aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
05-09-2014, 9h51

Na prática, Dilma demite Mantega da Fazenda

75

Postado por: Daniela Martins

O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi a sinalização da presidente Dilma Rousseff de que trocaria o ministro da Fazenda num eventual segundo mandato. Perguntada sobre a saída de Guido Mantega do cargo, Dilma respondeu: “governo novo, equipe nova”. É uma tentativa de atrair o empresariado, que não apoia mais a política econômica do governo.

A resposta da presidente é praticamente uma “demissão” de Mantega, bem no meio da campanha eleitoral. É uma decisão que vem tarde e numa hora inconveniente. Mantega poderá não ter força para exercer o cargo nos quatro meses que ainda faltam para acabar o atual mandato. Ele já não tem credibilidade junto ao empresariado. Ficou famoso por fazer previsões que nunca se realizaram. Enfraquecê-lo pode socorrer a presidente do ponto de vista eleitoral. Mas atrapalha ainda mais a gestão decepcionante no Ministério da Fazenda.

As bases econômicas bem avaliadas do governo Lula foram lançadas pelo então ministro Antonio Palocci. A entrada de Mantega trouxe uma inflexão mais intervencionista na política econômica, que não deu certo. Sua gestão vai entregar um crescimento medíocre e deixar a inflação em um patamar alto. Dilma errou ao não demiti-lo no ano passado, quando aconselhada por Lula. Agora, paga o preço por essa decisão.

A presidente é responsável, em última instância, pela política econômica. Mas também tem culpa quem baixou a cabeça. Há relatos de bastidores de que Mantega quis contrariar Dilma algumas vezes, mas não foi adiante. Palocci chegou a pedir demissão a Lula caso não fossem bancadas algumas medidas duras que ele considerava adequadas. Toda a equipe econômica do governo Dilma é fraca na comparação com a do governo Lula. Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, não resistiu às investidas do Palácio do Planalto para baixar os juros. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, fez maquiagem nas contas públicas. Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, nega acusação de um motorista que o teria visto transportar sacola com dinheiro vivo.

É injusto culpar apenas Mantega. O Banco Central tem de ser cobrado pela inflação no topo da meta. O Tesouro tem de ser responsabilizado pelo descrédito da política fiscal. Nelson Barbosa, que era o número dois do Ministério da Fazenda, não concordou com algumas medidas e se afastou. Agora é um dos principais cotados para substituir Mantega.

O risco que a presidente Dilma corre de não se reeleger deriva, principalmente, de erros na área econômica. Portanto, além de “governo novo, política nova”, ela também deveria dizer “política econômica nova”.

Comentários
75
  1. Rodrigo Mudesto disse:

    Acho que o caro jornalista se esqueceu que Guido Mantega integra o governo desde 2003.É o mais longevo ministro da história recente do Brasil. Ocupando o Ministério da Fazenda desde 2006, sendo o responsável direto pelo Brasil ter atravessado em boas condições os piores momentos da crise de 2008. Ele, e não Palocci, que precisou sair corrido duas vezes, é o ministro dos melhores momentos da economia do governo Lula.

  2. Lima disse:

    Simples…
    Ela é que tem que se demitir.

  3. André Luiz Duque Estrada disse:

    SERÁ QUE DONA DILMA VAI TROCAR A MARCA DA MANTEIGA USADA DURANTE TANTO TEMPO E QUE FEZ UM MAL DANADO AO SEU ORGANISMO E AO ORGANISMO DA SOCIEDADE BRASILEIRA?

  4. Alexandre disse:

    Só lamento que depois de sete anos de contabilidade criativa, artifícios para maquiar a economia, alta de juros , recessão e encolhimento da economia , políticas intervencionistas e o latente crescimento da divida interna e externa a nossa chefe da nação venha admitir que precisa mudar a sua equipe econômica … ! O que precisamos é mais que isso é mudar os fundamentos da economia. Mas para um período eleitoral , parece que o discurso é conveniente. Só precisa saber se o empresariado vai acreditar nessa historia.

  5. Campos Júnior. disse:

    E, então, Kennedy, o que você diz da matéria abaixo, pois ontem fez questão de falar da estagnação do crescimento da Marina. E agora?

    A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) mostra as intenções de voto para as eleições de Presidente em seis estados e o no Distrito Federal. Em todos, a briga entre primeiro e segundo é entre Marina Silva e Dilma Rousseff, com Aécio em terceiro.

    Marina Silva, candidata do PSB, lidera em São Paulo com 42%, quase o dobro da presidente e concorrente à reeleição pelo PT Dilma Rousseff, que conta com 23%. Aécio Neves, que disputa a Presidência pelo PSDB, aparece com 18%. O estado de São Paulo representa 22% do eleitorado do Brasil.

  6. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    Os ranços de uma administração ultrapassada e resistente aos avanços da modernidade, principalmente no que diz respeito às reformas das estruturas do Estado, em especial no que se refere aos gargalos que impedem o desenvolvimento social, econômico, político e democrático, não são mudados apenas com palavras, mas sim com competência, disposição e eficiência que faltaram nestes últimos doze anos, conforme comprovam os resultados das ações e políticas implementadas pelo governo, cujo programa continua com as mesmas bases ideológicas e programáticas, que não serão alteradas com meras palavras de efeito, na tentativa apenas de contrapor situação momentaneamente contrária aos interesses políticos e às conveniências eleitoreiras. É pena que o povo não se conscientize sobre a realidade de dificuldade pela qual o país vem enfrentando com as políticas econômicas em dissonância com a situação macroeconômica internacional, que exige a adoção de medidas capazes de contribuir para o controle da inflação, o enxugamento da máquina pública, a efetiva redução dos gastos e das contas públicos, a racionalidade da carga tributária, permitindo que a capacidade contributiva dos cidadãos tenha folga para o consumo e que a produção nacional possa competir com o mercado internacional, entre outras medidas em contraposição aos gargalos que impedem o progresso do país. No entanto, a candidata petista não acena para o aperfeiçoamento e a modernização dos sistemas econômicos, como instrumento capaz de fomentar o crescimento do país. Ao contrário, a sua ideia principal é turbinar apenas os programas assistencialistas, que são importantes, por contribuírem para socorrer os desvalidos economicamente, mas as questões essenciais da economia jamais podem ficar em planos secundários, porque seus fundamentos são indispensáveis do desenvolvimento da nação. Acorda, Brasil!

    • Luiz disse:

      Belas palavras Sr. Antonio. Porém qual é a tal fórmula? Qual é tal modernidade? Quem tem apresentado um plano com base na realidade sem causar impactos sociais? Se há uma solução que os brasileiros de fato a apresentem para que seja discutida. Pois de belas palavras e teorias mirabolantes e infalíveis os governos anteriores sempre estiveram cheios. Porém aos críticos do PT deixo Perguntas simples: No governo do PT faltou trigo? No governo do PT faltou energia? No governo do PT faltou carne? No governo do PT faltou combustível? No governo PT faltou emprego? A resposta é simples não! Se os governos anteriores não deram conta nem disto, e sem crise financeira mundial, que dirá controle da inflação, domínio da economia, e da geração de incentivos a moradia e educação que estão a transformar nosso belo país. Que dirá da fazer parte de um bloco econômico como o BRICS. Preocupo-me com os jovens, eles querem mudanças. Porém quem tem menos de 30 anos hoje, tem pouca, ou nenhuma, lembrança de como era a vida do povo em geral antes do governo do PT. Melhorias no governo são necessárias, isto é óbvio, temos que melhorar continuamente, porém quem já esteve no governo antes do PT, simplesmente não fez, e, duvido muito que está preocupado em fazer, algo em benefício do povo. Prometer milagres eu também posso prometer, dizer que fiz isto ou aquilo qualquer um pode fazer, mas quantos podem registrar em cartório as melhorias que efetivamente fizeram no Brasil? E antes que aqueles que defendem candidatos que não tem propostas concretas comecem a dizer que no governo do PT também não faltou corrupção, por favor digam em que governo houve punição de fato aos corruptos. Digo punição, não o simples afastamento ou aposentadoria do(s) envolvido(s). Bons exemplos são sempre muito bem vindos, pois os exemplos de corrupção e engavetamento em outros governos não são poucos, rederam até um livro.

      • Marco Rocha disse:

        Senhor, Luiz, concordo em gênero, número e grau com suas palavras. O principal problema que eu vejo em toda discussão contra o Governo atual é que a oposição e os eleitores dela insistem em não quererem ver os avanços sociais que o Brasil alcançou. Somos sabedores da crise mundial que desde 2008 estamos vivendo, muito embora, o Governo do Brasil tenha superado, esta crise, sem nenhuma única vez, ter pedido, como nos governos anteriores, para a população brasileira “apertar o cinto”, nem muito menos, anunciar, em edição extraordinária, aumentos sucessivos de combustíveis, inclusive, gás de cozinha, sem falar das outras mazelas vividas, principalmente, pela população menos favorecida.

  7. Nobre disse:

    É vedade que o Ministério da Fazenda deva ser trocado, já que os Paulistas não consegue eleger o Aércio Neves do PSDB, eles agora querem fazer um voto de protesto e eleger Marina Silva,ora senhores, os Paulistas nunca gostaram de Nortista e nem de Nordestino. A Marina silva é sem SAL e não pega tempero. Vocês querem uma Presidente sem SAL e do ACRE?….Com todo respeito a essa senhora, além disso o salão de beleza tenta tirar a capa feia que está estampada nela, mais não tem jeito, feio é feio e bonito é bonito.

    • Ezequiel-SP disse:

      Paulista não engole muito mineiro e carioca.O Aécio é mineiro e mora no RJ…kkkkkk deu azar….

    • Lucas disse:

      Comentário completamente preconceituoso e equivocado. Em primeiro lugar, se os paulistas quisessem eleger o Aécio, ele estaria em primeiro lugar na intenção de votos no estado, e está aparecendo em terceiro, atrás até de Dilma. Em segundo lugar não generalize uma população. Existe sim preconceito de algumas pessoas, tanto de paulistas para nordestinos, como de nordestinos para paulistas. E em terceiro lugar não se julga a capacidade de uma pessoa pela sua “capa”. E já que o senhor é assim, então com certeza também tem um péssimo julgamento em relação a a atual presidente (apesar que seu governo merecer tal julgamento).

      • LUIZ - SOROCABA disse:

        Pois é Lucas. E nunca esquecendo que a cidade de São Paulo tem mais mais nordestinos e nortistas do que qualquer capital do próprio norte ou nordeste. Quem gosta de jogar norte e nordeste contra sul e sudeste e preto contra branco é o comandante lulla. Infeliz essa manifestação do Nobre com observações venenosas.

    • cypriano disse:

      O Acre eh aonde???? Lula eh da onde??? Me poupe desse regionalismo ultrapassado.

    • Glenio disse:

      Fico triste com o eleitor brasileiro, quando em vez de criticar as qualificações profissionais de um candidato, se preocupa em denegrir a sua fisionomia, sua estética facial. Será que este eleitor daria seu foto ao ex ministro Joaquim Barbosa pela beleza ou acreditaríamos na sua competência enquanto jurista. Lula seria menos ou mais feio que Marina. A sujeira que deveríamos estar falando é os das contas públicas, aquelas escondidas debaixo do tapete.Avalia-se aqui a capacidade de governar o pais ou a sua beleza. Marina tem demonstrado ter aquilo que o PT perdeu com o tempo, princípios para manter a suas convicções e propósitos em prol de uma pais melhor.

    • Fabio disse:

      Eu acho que os Paulistas estão com o saco cheio de vigaristas, principalmente do PT.

  8. gesiel disse:

    NA PRATICA, HA MUITO TEMPO O MINISTRO MANTEGA “QUER SE APOSENTAR”, porque ele ja está cansado com tanto tempo de ministerio da fazenda, SENDO CRITICADO, e SEMPRE GANHANDO NAS SUAS EXPLANAÇÕES, contra a MIDIA PESSIMISTA E PARTIDARIA. Nessa semana o ministro Mantega, “”GANHOU MAIS UMA””, pois a mesma midia que DEU MUNIÇÃO AOS SEUS CANDIDATOS, ao dizer que o Brasil esta em recessão, É A MESMA MIDIA que nessa semana mostra que “O BRASIL VOLTOU A CRESCER NESSE TERCEIRO TRIMESTRE”. O Guildo Mantega, É COMPETENTE e principalmente “”HONESTO””, e ja pode ser usado pelo PT PARA SER CANDIDATO A ALGUM CARGO ELETIVO; pois foi ele “”QUEM RECUPEROU O BRASIL QUE O FHC DO PSDB DESTRUIU, QUANDO DEIXOU UMA INFLAÇÃO DE 12% AO MÊS””. O Brasil que tanto elogiou e pediu o Ministro Joaquim Barbosa,indicado pelo LULA, como politico pela sua “honestidade”, DEVE OLHAR TAMBÉM para o Guildo Mantega do PT, que também é honesto E MUITO COMPETENTE.

    • Renato Tironi disse:

      Acho que você não sabe muito de história. Afinal o governo do PSDB deixar a inflação em 12%, porém baixando ela dos 40% que era antes do governo deles. E o senhor Lula que você quer enaltecer abaixou de 12% para 6%…então em termos absolutos o governo FHC fez muito mais do que o governo Lula que só pode fazer o que fez porque recebeu um pais muito melhor estruturado do que o FHC recebeu.

      • gesiel disse:

        Que historia você quer Renato, a HISTORIA do Brasil, ou a estoria da carochinha que alguns colegas da imprensa conservadora contam? Bem vamos falar do que interessa, da HISTORIA, que você não precisa acreditar em mim, mas no que essa PROPRIA IMPRENSA CONSERVADORA DIZ, caso você resolva perder um pouco do seu precioso tempo pra pesquisar no que ela dizia de 1989 a 2002 . O PSDB e o PT eram contra o governo Itamar, vice do presidente cassado Collor. No entanto o PT se manteve firme,ja o PSDB no melhor estilo em cima do muro pelo qual sempre se notabilizou, mandou um membro inexpressivo para participar do PACTO DO ITAMAR, para depois poder dizer CASO DESSE ERRADO, que mandou um inexpressivo FHC e não uma liderança do PSDB como o Covas e o Alvaro Dias; e se desse certo, como deu, DIZER QUE ESTAVA LÁ. Resultado, O PACTO DO ITAMAR conseguiu reunir NOTAVEIS brasileiros representantes da ECONOMIA E DA ADMINISTRAÇÃO no Brasil e criaram o URV/PLANO REAL e o FHC levou o status de grande ministro. A imprensa conservadora, ajudou a omitiu a vida do FHC, e ajudou a plantar o terror Lula presidente que iria DESTRUIR O PLANO REAL. Mas a HISTORIA diz que a estoria da midia conservadora, estava errada, pois quem DESTRUIU O PLANO REAL foi o FHC, que recebeu um Brasil com a inflação de 1,5% e o dollar a 1 real, depois de se ajoelhar para os estados unidos, privatizou tudo A PREÇO DE BANANA, e entregou o país QUEBRADO ao Lula, com o dollar valendo 4 reais e a inflação a 12%.

      • Jr. - SP disse:

        Quem não sabe é você. Afinal de contas, foi o governo Itamar, e não o FHC, que criou o Plano Real, “usurpado” pelo “socialista” que pediu que esquecessem tudo o que ele tinha escrito. Manteve o real supervalorizado até a sua reeleição. Depois, foi só desgraças. Quem corrigiu essa po**a aqui é o Lula. O resto é conto da carochinha.

    • Domenico disse:

      Isso me parece ignorância de petista. Até parece torcedor fanatico.

      Não entende de política e muito menos de economia.

      Aproveite o tempo, procure ler mais com visão de quem não tem preconceitos e partido politico.

      Assim vc poderá entender melhor e expor com exatidão.

  9. Ezequiel-SP disse:

    Tem um ex ministro da Fazenda dando sopa no mercado. O cara é muito bom…kkkk

  10. Sergio Amancio disse:

    Independente do próximo eleito(a), a submissão à “corja” continuará prevalecendo.
    Vide propaganda eletoral do TIRIRICA onde a arte imita a vida ou…

  11. Pasquale disse:

    O mantega ganhando nas suas explanações???????????
    Gesiel o Manteiga não acerta uma,falaram para a guerrilheira sumir com ele,ela poderia ir junto,aliás os dois vão ser demitidos pelo povo Brasileiro.
    Vc falou que ele é competente como Ministro,deve ser brincadeirinha né?

    • gesiel disse:

      O que é Guerrilheira professor Pasquale? -Guerrilheiros não são mafiosos ou chefes de carteis de drogas. São cidadãos que pegam em armas para DEFENDER A LIBERDADE DE UM POVO. Qual foi a vez que A IMPRENSA CONSERVADORA e O PSDB do Aecio, do Alckmim e do SERRA, conseguiu MOSTRAR AO FINAL DO ANO, que O Q QUE DIZIA AS CONVICÇÕES DO MANTEGA ESTAVAM ERRADAS? Professor Pasquale, se quer falar de algo concreto, vamos falar, agora se quer falar de achismo ou previsões, sugiro que procure aquele LIDE do Santander ou a mãe Dinah.

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Senhor, por favor, seja um homem de Deus como somos eu e o senhor Pasquale. Além dele estar já com bastante velho e por isto merece o nosso reepeito, somos da mesma congregação evangélica, na qual ele exerce a função de Pastor.

  12. Santos disse:

    Um ministro da fazenda que aceite ser um marionete da “presidenta” só pode ser incompetente, ter sangue de barata ou os dois. Como quem sempre comandou a economia neste governo foi a “presidenta”, a troca do atual por outro será trocar 6 por 1/2 dúzia, pois nenhum que seja competente aceitará ser “figura decorativa” no governo.

  13. DEMOCRATA disse:

    A culpa não é só do mantega, e sim da gerentona,e sua cúpula quando você e subordinado já mais suas ideias serão aceitas, e sim a da sua patroa, a coisa mais complicada, veja se o mantega abrir a boca em forma de troco?, a situação da gerentona é de não ir para o segundo turno, e ai Dr.

  14. Pedro Henrique disse:

    Acredito que você foi infeliz nesta matéria, Guido Mantega foi convidado por Dilma para ser ministro até o final de seu mandato, se o povo conceder um novo mandato ela tem total liberdade
    para escolher quem ela quer para ministro.
    Agora se ela disse que terá equipe nova, pode ser fruto de pressão de nossas classes empresarias que só gostam de mamar nas tetas do governo e não foi suficiente o dinheiro que ganharam desde 2010 até esta data.
    Você apurou se o Mantega quer continuar no governo num próximo governo do PT?
    Até ele sair é Ministro da Fazenda. Ela revelou para o país como nossas classes empresarias,
    sabotam uma candidatura, e um governo, tem gente ainda que não consegue ver.
    E tem incautos que acreditam na “nova política”.
    Como ele foi demitido na pratica? Ela pode dar uma banana aos que querem sua demissão.
    O caminho é feito ao andar.

  15. Luiz Dias disse:

    Entendo que é muito tarde a atitude de demitir o Mantega. Se essa fosse a intenção porque não foi demitido antes? É pura balela, quem manda nesse desgoverno é o chefe e não a secretária executiva.
    O Mantega vem desde o desgoverno anterior. Já que é governo novo porque não foi demitido quando a atual secretária executiva tomou posse? Porque só agora, quando a sua candidatura está fazendo água? Se serviu até agora, porque não serve para o futuro. O mercado vem pedindo a saída do Mantega há tempo, inclusive o mercado internacional, pois sua administração já provou ser um total fracasso.
    Pura balela eleitoreira, como tem sido o desgoverno há 12 anos.

  16. Antonio disse:

    O Guido Mantega bem antes já tinha falado que não continuaria como ministro da Fazenda, se caso a Dilma ganhasse a eleição.Pois ela não está demitindo.

  17. Claudio Lourenço disse:

    Não nos esqueçamos que o depto. marketing Banco Itau e todo um rolo compressor da midia a apoia Marina. As coisas ficaram claras depois que parte da turma do PSDB/DEM/PPS acenou apoio a Marina mesmo antes terminar 1º turno. Tudo que se lê e se ouve, deve ser avaliado de forma critica pois Marina Silva hoje representa a unica esperança da elite nacional pára retornar ao poder.
    Responder

  18. Lucas de Nniro disse:

    Qualquer pessoa com o mínimo de instrução e sabedoria teria trocado a Mantega a muito tempo. Nem para administrar um condomínio daria certo da maneira como ele atua.

  19. Carlos disse:

    Caro colunista com todo respeito e consideração, pois só comenta quem o lê, Quanto a corrida Presidencial, gostaria que fosse comentado o fato da candidata Dilma PT, a quem depositei meu voto para elege-la, permanecer no cargo e concorrer a eleição. É legal? É ético? É Moralmente correto. Poderia comentar a disparidade do fato de esta inaugurando obras e gravando programas de campanha, seria ela o divino espirito santo, três em uma Presidente, Candidata e Cidadã Dilma.

    • Nuno disse:

      Sua observação é correta Carlos, PORÉM pior é o Alckmin inaugurando obras DA INCOMPETENCIA dele como a “RETIRADA DE AGUA DO VOLUME MORTO DA CANTAREIRA”. Isso é obra? Vale lembrar que no mês passado a Dilma foi PESSOALMENTE entregar uma obra do minha casa minha vida e MANDOU MAIS 4 MINISTROS para REPRESENTA-LAS EM OUTRAS INAUGURAÇÕES SEMELHANTES. Então, será que o Alckmim NÃO TEM OBRAS PARA INAUGURAR, tendo que inaugurar A RETIRADA DE AGUA DO VOLUME MORTO e de MAIS UMA INAUGURAÇÃO DO RODOANEL, que ele ja inaugurou outras 6 VEZES?

  20. Ubiracy Machado Cavalcanti disse:

    O DESESPERO VAI LEVAR ESTA PRESIDENTE A TOMAR MEDIDAS QUE DEVERIAM SEREM TOMADAS A MUITO TEMPO E A TEIMOSIA E A ARROGANCIA NÃO PERMITIA ENTÃO VAI TENTAR RECUPERAR O CRÉDITO EM APENAS UM MES DAS ELEIÇÕES.SÓ QUE AGORA NÃO ADIANTE MAIS FORA.

  21. gilvanea disse:

    é impressionante, como sempre a culpa é do outro, todos sabem que a Dilma é quem manda nos ministros, ela é quem decide tudo, com o aval do Lula, dizer que vai trocar é o mínimo que pode ser dito é esperar quem quer fazer o papel de marionete, só isso. Quanto a beleza do próximo presidente, temos que pensar em eleger alguém competente isso não é concurso de beleza se o fosse com certeza teríamos que trocar todos os candidatos.

  22. MARCO ANTONIO - ADVOGADO disse:

    Meus amigos, a casa começou a cair, na próxima pesquisa a Marina vai começar a descer. Ela nunca irá prosperar, o brasileiro só parece ser burro, todos verão que não é. O moribundo do Aécio ainda vai fazer mais votos que a Marina Collor de Mello. Aguardem. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

  23. Silvio dos Santos disse:

    Agora Presidenta que sua reeleição já esta indo a pique, a senhora vem falar em mudança no Ministério da Fazenda, mudar sim, este circo chamado PT que quer se perpetua no poder. Vamos acordar meu povo.

  24. Fernando Ferreira disse:

    Poxa Kennedy, gosto do seu trabalho mas me parece que você se equivocou quando falou dos momentos “áureos” da economia durante o governo Lula ao referir-se a Palocci. O ministro na ocasião já era o Mantega, que não é gênio mas certamente sofre bastante por pressões da cúpula política do governo sobre questões econômicas.

  25. Realista disse:

    O que não presta no governo Dilma é… a Dilma! Se pelo menos ela trouxer o Meirelles de volta e dsser ‘ok, eu sou uma anta, não entendo bulhufas de economia, só fiz besteira. Na economia, você manda, você decide, eu vou cuidar de outras coisas.’, ai eu vou sentir firmeza.

  26. Jorge josé de souza disse:

    Pessoas gananciosas e negativista que não viveu o passado critica e condena o brasil atual, pois nos últimos 11 anos o brasil desenvolveu economicamente como num, só para a elite tradicional pode estar mau, não querem ver os que não tem, possuir algo.

  27. carlos alberto de assis disse:

    É lamentável que a Sra. Presidenta só tenha acordado para os detalhes da perda de credibilidade do empresariado, um pouco tarde, depois de todo o gado se atolar no brejo. Deveria ter trocado quando a primeira vaca(ou boi) se atolou. Vai necessitar de muita PATROLL para desatolar o que se atolou no brejo. Contudo, antes tarde do que nunca, veremos. Depois das eleições, perca ela ou ganhe-as, todos veremos o quanto os pr~ços vão explodir neste País. zylber33@gmail.com

  28. Ramati Dalmeia disse:

    Minha Gente.Finalmente -A Dilmona Escorregou(A politica economica já Acabou com ela e tem que pagar o Preço-Ela tem respota pronta pra tudo! Mesmo que sejam Esfarrapadas .Que Venha a Marina ou Aecio-Mas Lulopetismo Nunca mais .

  29. “Crônica de uma morte anunciada”. O Mantega já havia sido poupado na época das denúncias de corrupção na Casa da Moeda, somente para não causar sobressaltos no mercado. Ultimamente, cantavam para e sobre ele a música: “eu presto atenção no que ele diz mas ele não diz nada! Uou, uou! Yeah, yeah”.

  30. Djalma Camacam Bomfim disse:

    As justificativas que estão sendo dadas para alguns desajustes econômicos domésticos não estão sendo entendidos por muitos dos que estão afeitos aos ditames da economia global e do capitalismo moderno. Falta àqueles uma orientação que não se concebe ou se percebe da noite para o dia, nem tampouco, numa conversa informal. Os fundamentos econômicos não são como uma armadilha para prender a presa, na cadeia alimentar mas, atalhos técnicos e mensuráveis que servem para ajustar, desajustar, regulamentar e desregulamentar a condução do fluxo de capital com o fim de dar liquidez aos ativos e outras coisas variantes da política econômica. Por exemplo, não devo afirmar que a política econômica está equivocada só porque a desvalorização do dólar está prejudicando os exportadores num determinado momento.
    Atribuir alguns erros na condução da política econômica a Guido Mantega é o mesmo que “jogar o bebê com a água do banho”. É não ter a SENSIBILIDADE e a compreensão de que numa economia global a alta do petróleo na OPEP, também, sensibiliza o muares no interior do Piauí- BR.

  31. marcos disse:

    AGORA É TARDE! O desespero da PTzada é tão grande que já estão trocando os ministros antes da hora, coitados, tiveram 12 ANOS para fazer isso e agora que a derrota é eminente baixaram a arrogância, sabem como resolver tudo e se dizem honestos! AGORA É TARDE

  32. Ely Santod disse:

    Caro Kennedy, não haverá “política econômica nova”; pois não haverá REPÚBLICA VELHA! A Dilma será convidada para tomar café de Kopi Luwak com Marina no Planalto, pequeno detalhe: CAFÉ E PÃO SEM MANTEIGA, amigo.

  33. ADILSON RIBEIRO SIQUEIRA disse:

    Mantega foitaxado pela imprensa internacional com ” caoseiro ” e a guerrilheira esta envolvida com toda a turma do ‘mensalão. Acorda povo brasileiro. Parem de receber mensalmente o pagamento do voto dos petistas e vão à luta com dignidade.

  34. SAI GOVERNO ENTRA GOVERNO NUNCA A GENTE OUVIU FALAR QUE A ECONOMIA VAI FICAR NUM PATAMAR DE CRESCIMENTO ENTRE 8 OU 9 PONTO SEMPRE A MESMA MIGALHA 2 OU4 PONTO ESTE ECONOMISTA SÃO UMA DESENTERIÁ DANADA NO COMERCIO E NA INDÚSTRIA COM INFLAÇÃO E DESEMPREGO ESTOU 63 ANOS NUNCA OUVI FALAR O BRASIL SUPEROU OS OUTRO PAIS NO CRESCIMENTO.

  35. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    É! Os bastidores da política sempre agiram assim. Um tem que ser o bode expiatório ou boi de piranha. Ele não é o único incompetente entre os Ministros deste governo. Todos são inclusive a própria presidente Dilma.

  36. Doalcey disse:

    Na prática mesmo o Brasil está sem ministro da fazenda, ela desautorizou e qualquer movimento que ele sinalize não haverá um mísero de credibilidade pro agora ex-ministro, essa é a dilma, enquanto se anuncia o que fazer e com quem vai governar ela apresenta ex-minstro. Esse é o modelo pt de governar, eu no lugar do Mantega sairia hoje mesmo.

  37. RODOLFO disse:

    O que podemos esperar de uma nação onde a educação é deixada de lado; quem sabe propositalmente,haja vista que uma nação sem cultura e educação de qualidade jamais terá senso crítico. É realmente muito triste, pois temos muitas pessoas no Brasil com capacidades e possibilidades de alcançar patamares os mais altos, mas infelizmente não se investe, creio do mais profundo da minha alma que tudo é muito proposital pois assim é muito mais fácil manipular o povo. Deus tenha piedade de nós e nos livre das mãos dos ímpios.

  38. As mudanças que estão por vir neste Governo, é tardia uma vez que a Inflação tem corroído os rendimentos do Povo Brasileiro,tentar de ultima hora mudanças na Área Econômica; criará desequilíbrio não só na estrutura da Economia, mas de um modo geral instabilidade no Comércio, Indústria, e outros, já que vai demitir o Ministro Mantega, que o faça sem gerar insegurança nas pessoas deste Pais. que seja tudo novo mesmo,Presidente, Ministros, Economia Nova e um Brasil Novo para todos. Muda Brasil este é o momento.
    5 de setembro ode 2014 às 21:45

  39. RODOLFO disse:

    Quando não se investe em cultura e educação de boa qualidade temos um povo sem senso crítico e de fácil manipulação. É o que somos.

  40. LUIZ CARLOS REIS disse:

    GENTE ESTÁ NA HORA DE ACORDAR,VAMOS MUDAR ESSE LULINHA 9 DEDOS
    O MAIS RÁPIDO E A DILMINHA QUE ESTÁ COM MEDO DE PERDER A MORDOMIA
    QUE TEM VAMOS MUDAR ESTÁ NA HORA, GENTE QUE MENTE NA ECONOMIA E
    OUTRO SETORES, ENGANA O POVO.TEM QUE SAIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    ACORDA POVO VOTE MARINA.
    MUDA BRASIL,SAI PT,ENTRA MARINA.

  41. José Maria disse:

    Este governo de 12 anos,acham que descobriram o Brasil,lula lélé,o grande e poderoso chefão acredita que foi ele quem pagou a divida externa,que fez o Brasil crescer,que achou o petroleo do pré-sal,que deu o sol a lua,etc. deixe de ser egocentrico e caia na real,só fez um governo razoavel graças ao ministro da fazenda palocci implorar a todos caciques da economia brasileira,que tudo que eles falavam era mentira,era só para ganhar a eleição,pois enquanto manteve o triplé economico que o pt sempre foi contra,e graça ao Henrique Meirelles(eleito pelo psdb)o pt pediu pelo amor,Meirelles venha nos ajudar,pois não sabemos bulufas,a não ser gastar sem procurar de onde saira para cobrir o gasto,a dilma intitulada a gerentona(ela acreditou)mostrou que de gerente,não sabe delegar poderes.O lula pegou a casa construida mudou pra ela fez uma festona,ficou feliz com o seu ego,gastou o que o fhc a duras penas economizou,nos deu a dilminha,que só pagou,pagou a festa do cacique.

  42. Roberto Barnabe disse:

    A atitude de Dilma em dar indiretas ou diretas à Guido Mantega em pleno pleito eleitoral manifesta a falta de controle a péssimo suporte que a sua equipe está lhe dando quando os números da pesquisa eleitoral mostram a queda do presitigio da atual presidente no ano de 2014 que começou com a Copa do Mundo, depois vem o recorde negativo de empregos em carteira em julho de 2014 e para fechar a tampa do caixão do governo Dilma o surgimento da recessão técnica que, diga – se de passagem os consumidores já perceberam que estão em plena crise na queda do poder de compra e número de demissões que a mídia não registra, se alguém tem dúvida se as empresas estão dispensando, então na próxima semana faz uma visita em qualquer posto do Poupatempo e pergunta para qualquer atendente qual o motivo de tanta gente neste local? A resposta será certeira, isto é, o pessoal está aqui para pedir o auxilio do seguro-desemprego senhor e verificar se tem alguma vaguinha!

  43. Edson Sena disse:

    O Mantega já vai tarde, ou seja, ante tarde do que nunca!

  44. GAbriel disse:

    A Dilma deu aviso previo para o Manteiga hahah

  45. Pasquale disse:

    Brincadeira me denominaram Pastor kkkkkk
    Muito menos evangélico,isso é coisa de petista kkkkkkkk
    E ainda idoso,tenho menos de 60 kkkkkkkkk

  46. J K disse:

    Se a PR soubesse a que interesses estará atendendo ao demitir o Min. Mantega, não faria.

  47. ANTONIO ELETRICISTA disse:

    A MAIORIA DE VCS GANHAM ENTRE 10 E 100 MIL POR MES TAM POUCO SE LICHANDO PARA QUEM GANHA 700 REAIS ESSE PAPO NAO INTEREÇA PARA O POVAO

  48. Israel disse:

    Infelizmente o brasileiro não tem memória sadia pois esquecem do que acontece muito rápido ninguém procurou do passado de Dilma antes de votarem nela ainda tem tanta gente que acha que a Senhora Dilma é uma Santa e o que eu não entendo é que tem gente formada e ainda politicas que sabe de toda história da Dilma e ainda procura por chifre na cabeça de cavalo e mostra ao povo que ela é e sempre foi uma mulher direita pode ser que ela seja uma mulher direita agora porque já não tem o aval de tantos homens frouxos deste país procurem informação do exercito brasileiro para ter certeza se o Adv. Cardoso está certo, de uma coisa eu tenho certeza que quem recorrer informação do exercito Sobre uma Senhora direita Que é, a Eis Presidenta Dilma digo, sendo uma Mulher de bem e que tiver censo moral jamais vai dizer que Dilma é direita e honesta como ela e, alguns andam falando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 14:29:36