aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-10-2014, 10h05

Na reta final, apoio das classes C, D e E torna Dilma favorita

136

Postado por: Daniela Martins

As últimas pesquisas mostraram vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre o senador Aécio Neves fora da margem de erro. A petista teria 8 pontos percentuais a mais do que o tucano, segundo o Ibope. No Datafolha, seriam 6 pontos a favor da presidente.

A maioria das classes C, D e E, neste momento, está apontado para uma vitória de Dilma. Uma análise dos dados do Datafolha mostra que ela subiu em vários segmentos sociais. Subiu mais entre os mais pobres e menos escolarizados, mas também aumentou seus votos entre os mais ricos e mais escolarizados. Cresceu entre as mulheres e nas cidades médias e grandes. Há uma tendência em curso, de subida de Dilma e de queda de Aécio.

Não parece ser uma onda avassaladora como aquela que beneficiou Marina no primeiro turno e que depois se desmanchou. É uma onda menor, mas consistente. E que acontece no melhor momento para a presidente, a dois dias da eleição.

É muito difícil que Aécio consiga reverter esse movimento. Apesar das críticas de que as pesquisas não captaram um movimento a seu favor no primeiro turno, o fato é que os institutos mostraram, sim, na reta final da primeira etapa, crescimento do tucano e queda de Marina. Eles acertaram ao mostrar a tendência.

Agora, os institutos também apontam uma tendência, que é resultado do sucesso da campanha da presidente Dilma no rádio e na TV. É uma campanha que melhorou a avaliação do governo. Isso repercutiu positivamente na intenção de voto de Dilma. É uma campanha que aumentou a rejeição de Aécio, porque funcionou, mais uma vez, a comparação entre o governo de Fernando Henrique Cardoso e os governos Lula e Dilma.

Não é possível dizer que uma eleição tão cheia de reviravoltas e de surpresas esteja decidida. Mas dá para dizer que a presidente Dilma Rousseff voltou a ser favorita e que está perto de ser reeleita.

*

A reportagem da revista “Veja” que afirma que o doleiro Alberto Youssef teria dito que Lula e Dilma sabiam dos atos de corrupção dentro da Petrobras acirrou a guerra entre petistas e tucanos nas redes sociais.

É preciso cuidado com esse tipo de reportagem a dois dias da eleição. É uma acusação grave. O doleiro Alberto Yousseff já fez uma delação premiada anteriormente, que acabou dando em nada. Ele entregou outras pessoas, ficou livre e voltou a cometer crimes.

Uma delação premiada não é garantia de que Yousseff esteja dizendo a verdade. Mais do que afirmar que Dilma e Lula sabiam, é preciso dar provas disso. O advogado dele já negou que ele tenha feito a acusação.

Da parte da campanha de Dilma, deverá haver uma reação. O PT deverá entrar na Justiça. Analisa propor uma ação por por calúnia, injúria e difamação. Se houver uso na propaganda política de Aécio, deverá pedir direito de resposta. Não vai pedir à Justiça que recolha a revista ou suspenda a publicação, mas deverá pedir direito de resposta à revista.

E, sem dúvida, o assunto será destaque no debate da TV Globo de hoje. Será uma oportunidade para Aécio tentar tirar votos de Dilma.

Em uma eleição tão acirrada, com um país dividido como está, o eleitor precisa ter cuidado para não ser manipulado. É importante que se informe com bom senso sobre as propostas dos candidatos e avalie com cuidado se uma informação grave assim, sem provas que a amparem, se sustenta.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
136
    • Julio Silva disse:

      Kennedy, Lula é um troglodita e o brasil não sai da idade da pedra lascada, então, um com o outro tem tudo a ver, não acha?

    • José Carlos disse:

      Pesquisas compradas pelo PT. Hoje saiu na Isto é uma pesquisa Sensus, mostrando Aécio quase 10 pontos percentuais na frente da Dilma. Podem parar de festejar, que o próximo posto da dupla Dilma/Lula vai ser na papuda.

      • amaury disse:

        Senhores, a pesquisa do IBOPE è encomendada pela Rede globo, que claramente e a favor do PSDB, caiam na real e não queiram justificar a derrota nesses termos, fica até feio e substima a inteligência do brasileiro

      • guido disse:

        Sensus o que? Fala de compra de pesquisa de institutos reconhecidos e vem falar de Sensus?
        Fala sério.

      • Marcos Freitas disse:

        Sensus kkkk

      • luiz carlos disse:

        Quer dizer que so vale aquela que da vitoria ao seu candidato. Quero ver segunda feira o que voce vai dizer. Ah ja sei…. Voce vai dizer que o povo brasileiro não sabe votar……

      • MARCOS ROCHA disse:

        Sensus?

        Que falta de bom censo.

        Vocês estão desesperados…….pois mais uma vez vão levar uma surra nas urnas de novo.

        PSDB nunca mais

      • claudio disse:

        Sinceramente sr Kennedy ,o sr me dizer que essa mentira,essa safadeza, imoralidade, estupidez, cretinice, dessa revista conhecida como detrito sólido da maré baixa será colocada no debate? O sr como jornalista que me parece ser, JAMAIS poderia deixar barato uma vergonha dessa produzida por colegas seus, jornalistas também. POr isso sempre duvido de cada um dos srs. Não se respeitam. Aceitam que veículos, reconhecidamente podres, façam barbaridades e sequer colocam uma dúvida séria sobre o fato. Está na cara que foi uma jogada eleitoral, que será utilizada pelo JN hoje e amanha como já está sendo utilizado por midias impressas tradicionalmente oposicionistas ao PT. Portanto, falar o que? simplismente não da para acreditar em 90% dos jornalistas.

      • Antonio disse:

        Vc trabalhador(a) em geral alguns de vocês já deparou com o patrão pedindo voto pro AÉCIO, agora me diga será que Aécio é mudança para melhorar os direitos do trabalhadores, aumentando o salário mínimo acima de 30,40,50 ou+ por ano ou é para da STOP nos seus direitos e deixar os ricos mais ricos. PENSEM BEM, PORQUE SE FOR PRA AJUDAR OS TRABALHADORES OS RICOS JAMAIS IRIA PEDIR VOTO PRO AÉCIO.

  1. Pasquale disse:

    Um bando de igonorantes,iludidos por um bando de espertos.
    Será que vamos assinar o atestado????????

  2. douglas disse:

    Quem dera se os jornalistas fossem um Kennedy que nos informa sem lado, e deixa para nós, julgar a ter opiniões, muitos acreditam na Veja eu tenho muitas suspeitas dela, tem um lado bem definido e isso para mim não tem credibilidade nenhuma, querem colocar o seu candidato a todo custo, não conseguem provar nada, caro Kennedy gostaria de ver sua opinião sobre o passado do vice Sr; Aloisio Nunes, já que a Veja não vai falar nada de jeito nenhum.

    • Alexsandro Barros disse:

      Acho que neste caso o pior de se tender para um lado é não deixar isso claro. Não vejo problema nenhum de um jornal ou revista se posicionar, mas insinuar sem deixar claro o apoio é maléfico. O que a Veja fez é criminoso. Tentar manipular a eleição de um país com palavras de um “doleiro” é algo terrível.

  3. André Luiz Duque Estrada disse:

    ATENÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA:

    JÁ IMAGINARAM MAIS 4 ANOS DE PT, TOTALIZANDO 16 ANOS (LULA E DILMA > 8 a 8). EM 2018 TEREMOS O SR LULA COMO CANDIDATO, QUE, SE ELEITO, COMPLETARÁ 20 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PETISTA.
    QUE SORTE A NOSSA HEM………………………………………………………………..
    CASO ESTE DESASTRE ACONTEÇA IREI VIVER, ATÉ SER CHAMADO POR ELE, NUM LUGAR ONDE NÃO HAJA JORNAL, TELEVISÃO, RÁDIO OU QUALQUER ESPÉCIE DE INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO.

    • JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

      Calma Andre
      Só não tem jeito para a morte. Não precisa tirar a cueca pelo pescoço
      Abraço

    • João Marcos Maciel disse:

      Prezado André, não se irrite tanto meu caro. Voce acha que o Lula volta em 2018 ? Acho que é mais fácil vir o Fernando Haddad.

    • Cristiano Cavalcanti disse:

      Calma amigo, venho sofrendo desse mal em São Paulo com Senhor Mario Covas e Cia, há muito tempo acabando com as escolas de São Paulo, e nem por isso deixei de lutar por aquilo que acredito. Seu glorioso partido criou a reeleição para reeleger Fernando Henrique e agora esperneia para todo canto dizendo que a reeleição é um mal para o Brasil, oras, mal por que, porque o PT ganhou as eleições? Mau porque o Lula se reelegeu e elegeu a Dilma? Por isso que é ruim? É bem comportamento de filhinho de papai, se for bom para mim tudo bem, mas se não for vamos mudar!! Tenha dó de mim meu caro!!!!

    • marcio disse:

      e dai …quando se elege tem que cumprir os mandato, quem criou a reeleição foram voces, agora não fiquem chorando e não tenta adivinhar o futuro o mãe diná…

    • Paulo Henrique disse:

      André, acho bastante engraçada essa postura aecista. O partido está há 16 anos destruindo SP e vocês acham bonito. Ficou 12 anos em MG, acabou com a educação, a saúde, a segurança pública, amordaçou a mídia e vocês acham bonito. Há momentos em que a técnica de campanha do PSDB chega a ser diversionista. Uma comédia, de verdade. Pra completar, a Veja, diversos pseudo artistas e intelectuais famosos, como Alexandre Frota, Luana Piovani, Dado Dolabella e a turminha da opressão (Malafaia, Feliciano, Bolsonaro, Levy Fidelix e Pastor Everaldo) apoiando Aécio. Realmente ele nem precisa de oposição com essa patota ao lado dele… De todo modo, é interessante pra quem vota em Dilma porque a cada vez que vemos isso é um momento de descontração, devertimento. Sem falar em alguns argumentos não menos engraçados do que essa turminha que citei. Muito hilário.

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      No 1º turno eu votei na Marina por convicção, pois achava que ela era o candidato com melhores possibilidades de fazer um bom governo, mas, lamentavelmente ela perdeu. O meu destino natural era o Aécio, até porque a Marina o apoia. Independentemente da minha escolha para o 2º turno, passeia a acompanhar os comentários de quem era a favor do Aécio e a favor da Dilma. Estava muito a vontade fazendo isso, já que a minha candidata estava fora do páreo. Percebi comentários fanáticos de ambas as partes e sempre fiquei em dúvida sobre aquilo que era dito, verdades ou mentiras, muito difícil saber.
      Eu tenho um casal de filhos e a minha filha, com 15 anos, é mais ligada em política e eventualmente ficava lendo os comentários e dando os seus palpites. É interessante que mesmo sendo uma adolescente que tem uma visão muito limitada da vida, por força da própria idade, várias vezes me chamou a atenção para informações que por mim passaram despercebidas, ou para as quais eu não havia dado importância, por achar que se travavam apenas de trocas de acusações.
      Ela atenta foi pesquisar e me trouxe informações que deram um verdadeiro nó na minha cabeça. Alguém já viu vídeos gravados por um tal de Lucas Gomes Arcanjo, policial civil de MG. Vi dois vídeos dele. Ao acessar o youtube, acabei pegando um caminho que me levou a um vídeo do Kajuru, aquele repórter de esportes. É impressionante as coisas que eles dizem do Aécio, abertamente. Coisas que prejudicam a imagem do Aécio e para as quais deveriam ser abertos processos por calúnia e difamação. Aprofundando um pouco mais, verifico que o vídeo do policial é relativamente recente, mas o do Kajurú já é antigo.
      Tomei conhecimento, também, que aquele outro repórter que cobre futebol, o Juca Kfouri, narrou e escreveu sobre um episódio do Aécio numa boate do RJ, extremamente constrangedor, há coisa de uns quatro anos atrás.
      Ora, se eu fosse o Aécio processaria os três e pediria uma indenização altíssima, afinal Aécio é um homem público e não pode ser ofendido da forma que foi.
      Fiquei indignado, mas surgiu a seguinte questão: porque o Aécio não vez nada?
      Como é que uma pessoa da importância do Aécio vai permitir que fique circulando na internet esse tipo de coisa. Não é só o público que vê, os seus filhos, amigos e parentes também vêm. Não faz nada?
      Sinceramente, para mim foi um banho de água fria. Só pode ser verdade, até porque, o Kajuru e o Juca Kfouri são jornalistas de uma certa importância e, sendo assim, mentiriam?
      Para mim foi uma decepção, já que todas as acusações feitas comprometem não só a sua credibilidade, mas também a sua honestidade e a sua honradez.
      Não dá mais pra votar no Aécio. VOU ANULAR O MEU VOTO.

    • fm disse:

      Pois é André, apesar de demonstrar claramente ser anti PT/Dilma/Lula e etc, e isso pouco importa, não se esqueça que seu candidato tucano de santo não tem nada e após terem a confirmação de que iriam para o segundo turno, foram eles os tucanos e seu candidato Aécio, os primeiros a tentar censurar a internet, as redes sociais e o youtube, pois, seus simpatizantes, militantes e correligionários declararam abertamente nas redes sociais que agora que a Marina tinha saído da disputa eleitoral, não precisavam mais dos nordestinos, dos pobres e dessa gente feia, portanto, lamento que você só veja defeitos em um candidato e faça vistas grossas as mazelas e notícias de corrupção dos tucanos, que não são menos graves, vergonhosas e escandalosas, só porque simpatiza com o candidato tucano. Lembrando que o rombo tucano é muito maior, com a diferença que todas as notícias de corrupção deles é engavetada, a exemplo do Estado de São Paulo que tem mais de 150 pedidos de CPI e não tem nenhuma CPI aberta contra os tucanos, porque, por terem, maioria na Assembléia Legislativa, ou engavetam ou arquivam, dando a entender que nunca fizeram ou fazem nada de errado.Lembrando, que só existe a maldita reeleição tão repudiada por todos os cidadãos brasileiros, graças ao seu governo tucano, à época do primeiro mandato do Sr ex-presidente FHC, que compraram os votos dos parlamentares do congresso nacional para aprovar o instituto da reeleição, que hoje eles dizem serem contrários, pura piada né, você se lembra do cartão corporativo criado para o Presidente da República gastar em suas viagens, pois é, foi invenção do seu partido tucano e depois que FHC deixou o poder, ficaram criticando o Lula por fazer uso daquilo que eles criaram e durante oito anos se beneficiaram, e as malfadadas privatizações das estatais brasileiras, numa política de entreguismo do patrimônio público aos estrangeiros, sob o discurso eleitoreiro de que traria divisas ao país e os serviços iriam melhorar, pura demagogia, as estatais foram entregues de graça aos estrangeiros, por preços bem inferiores ao que valiam, além de serem entregues empresas estratégicas para a economia nacional, e cá entre nós, só para citar um exemplo, as empresas de telecomunicações que valiam mais de noventa bilhões, foram vendidas por pouco mais de vinte bilhões, e os serviços continuam uma porcaria, além de caros, a assinatura do telefone fixo é cara, as tarifas de ligações de telefone móvel e fixo são caras, os aparelhos de telefonia móvel são caros e a prestação de serviços são uma droga, pois deixam a desejar, sem contar que os empregados dessas empresas hoje não podem se orgulhar de trabalhar nessas empresas, pois, tem um subemprego com um salário de fome, e é isso o que vocês chamam de investir no país e trazer divisas? O que tem é a remessa do lucro para o exterior. E o dinheiro das privatizações aonde está, pergunte ao seu candidato pra ver se ele sabe responder? E o escândalo da corrupção do metrô tucano de São Paulo cujo desvio de dinheiro equivale a cinco vezes o mensalão, que diga-se teve seu início também no governo tucano mineiro com o governador Eduardo Azeredo do PSDB e o sr. Marcos Valério, também foi mais uma obra prima dos seus tucanos, tudo isso só pra lhe refrescar a memória, nada do que o Sr. não saiba, mas faz vistas grossas só porque não gosta da outra candidata ou do PT, lembrando ainda, que não sou eu quem estou lhe dizendo, tudo isso, foi noticiado e veiculado na mídia escrita e televisiva, só que não dão o mesmo destaque que dão as notícias envolvendo os partidos adversários dos tucanos. E tem muito mais, mas se você prefere, aqueles que praticam a corrupção e escondem o malfeito que fizeram, tudo bem, é o famoso, me engana que eu gosto. E viva a mídia tendenciosa e o jornalismo parcial, lembrando que grande parte das emissoras de rádio e televisão no Brasil pertencem a políticos, pois, são concessões feitas pelo governo a deputados, senadores e correligionários de seus partidos, então você acredita que a mídia é ou não é tendenciosa. Meus pêsames por pensar assim. Espero que não se arrependa do seu voto. O partido tucano me faz lembrar muito a época da ditadura em que os militares faziam o terrorismo e depois diziam que a esquerda é quem era terrorista, se o senhor não sabe vai estudar um pouco da história desse país, antes de ficar acreditando em tudo que essa turma de burgueses recalcados saem falando por aí gratuitamente.

    • Euclides disse:

      O que dizer dos 20 anos do governo de São Paulo.

    • gleison luis lira da silva disse:

      ANDRÉ LUIZ, VOCÊ TÁ FALANDO DE TEMPO NO PODER? E O GOVERNO DE SP? HÁ 20 ANOS. PERNAMBUCO VOTA FECHADO EM DILMA 13. PSDB NUNCA MAIS.

    • ana maria disse:

      Andre , quando sair, apague a luz e feche a torneira já que a água está escassa. Deixe o Brasil com a fortuna do pré -sal para nós. Vai mesmo tentar a vida em outros países . vai ser bom para voce e para nós.Ah e se acha que a sua aposentadoria vai melhorar com a vitória do Aecio kkkk leia o programa de arrocho dele. e espere sentado.

  4. Finalmente alguém com bom senso!
    Quando as manipulações da Veja e da Globo vão acabar? Não aguento mais!!!!!Aceita que dói menos.

  5. Afonso Nascimento disse:

    Kennedy, quando desejo, longe das paixões, pensar sem sentimento politico busco aqui um pensamento que me leve a uma analise sem preconceitos, somente gostaria de lembrar-lhe que a postura de Classe Social esta espelhada em seus textos, mesmo que vc busque uma independência jornalística que acredito não existir.

  6. Renato disse:

    Há muita tendência nas colocações do Kennedy. Pelo visto então com todas essas classes sociais convergindo para o PT, a Dilma será reeleita?

    Chega! É o momento da mudança, do NÃO A CORRUPÇÃO.

  7. LEANDRO DOS SANTOS MARQUES disse:

    AECIO NÃO TEM CREDIBILIDADE PERANTE AS CLASSES D,E,O BRASIL ESTA MAIS ATUANTE E ANALISA DE FORMA AMPLA O CANDIDATO AO QUAL IRÁ VOTATAR,QUANDO SE TRATA DE COLOCAR AS CONQUISTAS, JÁ ADQUIRIDAS EM RISCO,O MODO DE GOVERNAR EM MINAS TAMBEM BALANCEOU MUITO O SEU PERFIO POLITICO, SITUAÇÕES EM QUE OS SEUS CONTERRANEOS,NÃO ELEGERIÃO=O NO SEGUNDO TURNO,COMPROVAÇÃO DE CONTRUÇÃO DE AEROPORTO EM TERRENO DE PARENTES,ASIMA DE QUALQUER VALOR, AS CLESSES MENOS FAVORECIDAS DO PAIS, NÃO LEVA EM CONTA QUESTÕES ECONOMICAS E FINANCEIRAS MAS SIM O CARATER DO CANDIDATO,NÃO EXISTE SUBTERFUGIO MEDIANTE A FATOS.

  8. Pedro Junior disse:

    Há algo estranho este ano: as pesquisas Datafolha e Ibope, as quais erraram muito no 1º turno, não batem com o resultado das pesquisas Veritás e ISTO é/SENSUS.
    Acho que o eleitor brasileiro, já que vivemos em uma DEMOCRACIA, deveria ter o direito de conhecer o resultado de todos os institutos de pesquisas.
    Outro fato é a insistência do Governo em não divulgar os dados sobre desigualdade e pobreza levantados pelo IPEA, mas INSISTE em divulgar os dados do desemprego do IBGE: há contradição, pois a democracia exige transparência.
    Existem dois pesos e duas medidas na imprensa e no governo federal.
    Os únicos países onde esse tipo de situação ocorre são ditaduras.

    • A Sensus não tem a menor credibilidade visto que é de propriedade do ex vice do Aécio. é só pesquisar e comprovar. O outro instituto mencionado simplesmente não existe como instituto de pesquisa.

      • Pedro Junior disse:

        KAKAKAKA. Qualquer instituto de pesquisa deve ser confiável até prova em contrário e o primeiro turno provou que DATAFOLHA e IBOPE, são na realidade DATAFALHA e BIBOPE, falharam.
        Pois é, a vontade de manter a corrupção no poer é tão grande que os falhos rejeitam os demais.

    • ESTEVAM disse:

      Meu Caro vou te explicar porque as pesquisas não batem: E que a Veritás e a Sensus são orquestradas pela Andréia, sim a irmão do Faércio Neves, a mesma que mantinha toda imprensa mineira atrelada a noticiar só o que agradava o “Garoto Mimado” se contrário fosse, não liberava verba de publicidade da qual comandava, melhor, escolhia a quem pagar entendeu?E olha que a datafolha e o ibope não são lá chegados no pessoal do PT. É que na verdade não dá mais pra esconder. Perdeu PLAYBOY.

  9. José Carlos Damaceno disse:

    BOM DIA KENNEDY TENHO MUITO RESPEITO POR VOCÊ COMO JORNALISTA SERIO QUE É IMPARCIAL ATÉ QUANDO TEM COLOCAR A VERDADE SOBRE ESTA MAU FADADA REVISTA VEJA, QUE QUALQUER PESSOA QUE TEM UM MINIMO DE INTELIGENCIA SABE QUAIS SÃO OS PROPOSITOS DELA, MAS ANINDA ESTÁ FALTANDO O GILMAR MENDES TAMBE FAZER AQUELAS ACUSAÇÕES QUE ELE ESTA ACOSTUMADO A FAZER E NUNCA SE COMPROVA TAMBEM.

  10. johanes disse:

    Comentário, no mínimo, equilibrado. Parabéns Kennedy!

  11. Rogerio de amaral disse:

    Dilma não me parece ter um plano de governo,teve 4 anos para administrar e não conseguiu resultado satisfatório,deu continuidade nos programas sociais já existentes,mas não se preocupou com o crescimento economico.Ora mais 4 anos vai afundar o pais os recursos vão diminuir por conta dessa politica e não haverá expectativa de melhora, planos que somente dão recursos mínimos para subsistencia não resolvem o problema.Quem vai pagar essa conta,adivinhem …Quanto a corrupção todos sabemos que o PT é tão ou pior que qualquer outro partido político…

  12. Gilberto Souza disse:

    Pessoal, vamos dar uma chance pro Aecio45, se ele não for bom pelo menos nós tentamos mudar o que tá ai, dai daqui 4 anos voltamos com pt, mas agora é importante esta mudança, vamos dar uma lição no pt de que ninguém rouba o povo brasileiro sem sair impune nas urnas.

  13. Jorge Costa disse:

    So anuncia as pesquisas que interessam ao PT? Divulgue tambem estas! Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos.

    • Luciano disse:

      Sr. Jorge Costa,

      Primeiro quero dizer que na minha opinião o comentário feito pelo kennedy está muito bem feito. Segundo quero lhe dizer algo que talvez o senhor não saiba, ou saiba mas esqueceu. Esta pesquisa que o senhor cita se de fato fosse “verdadeira” estaria em grande evidência em toda mídia. E porque não está? Porque ele foi manipulada. Não vou entrar aqui nos detalhes de uma pesquisa eleitoral (são muitos, acredite), mas vou lhe dizer o principal detalhe desta que o senhor cita: ao escolher os municípios a serem pesquisados o instituto em questão escolheu, em sua quase totalidade, municípios em que o candidato do PSDB venceu. Por essa razão, o TSE disse que o instituto deve explicações ao PT e outros institutos disseram que o que o SENSUS fez foi crime eleitoral. Por isso Sr. Jorge a pesquisa em questão não é citada neste Blog, e quase em lugar nenhum. Ela é manipulada.

  14. Jose Paulo Carneiro disse:

    A mudança já começou !!!! Dilma foi escolhida para comandar essas mudanças !! 13 !!!!!

  15. Fabio Vieira disse:

    O PT esteve na prefeitura de São Carlos SP por 12 anos, a cidade realmente cresceu e melhorou, nós trocamos pelo PSDB, que teria mais investimentos visto que o governo do estado tb era do PSDB, a cidade está um caos, pela péssima administração do PSDB, o Aécio perdeu dentro do próprio estado, deve ter aluma coisa erra, vamos pensar ,melhor antes de votar, depois temos que aguentar 4 anos.

  16. Eliete disse:

    Manipulação. Descobri agora que posso ser da classe A ou B.

  17. Francisco Miranda disse:

    POBRE BRASIL. POBREZA DE OPÇÕES. A IMPRENSA DIZ PARA VOTAR NO MELHOR. E ?????
    CADÊ ?? HÁ MUITO TEMPO SUMIU…

  18. Diney Gomide disse:

    Deixo aqui a minha indignação , ( Sou pobre , mas não sou analfabeto) , não adianta essa VEJA podre tentar manipular a população . O povo ja decidiu .Dilma neles de novo.

  19. J K disse:

    … cabeça, corpo, cabeça, vantagem ,,,, e domingo…. cruzam a reta finaallll.
    O páreo é duríssimo. Saiu a pesquisa sensus e na curva, Aécio na frente. Dizem que amanhã, o datafolia vai mostrar empate tecnico.
    Caramba, e eu que ia votar 13, depois 45, depois 13, entao 45, agora nem sei, confundiu mesmo !

  20. cláudia disse:

    SENSATAS PALAVRAS SR.KENNEDY.SOU MULHER,MINEIRA,GUERREIRA E BATALHADORA.POR AQUI NUNCA VI O SR.AÉCIO NEVES.DIZEM(NÃO SEI SE É
    VERDADE)QUE ELE FICA MUITO NA CIDADE MARAVILHOSA CURTINDO UMA
    PRAIA.COMO POLÍTICO COMPETENTE,AQUI ELE NÃO FOI.(ISSO É VERDADE).
    DIZEM TAMBÉM (NÃO SEI SE É VERDADE) QUE ELE PROMETEU DE TRAZER O MAR PRÁ MINAS GERAIS.ATÉ LÁ (ISSO É VERDADE) VOTO 13. VOTO DILMA CORAÇÃO VALENTE.

  21. João Muller disse:

    Aqui no Rio o povo esta na rua ! Dilma vai dar uma surra aqui no RJ !

    • Fidel Vilioni disse:

      Com toda certeza aqui em São Paulo também vamos votar na Dilma, e te digo os motivos o PT mudou o Brasil para melhor é fato concreto e ponto. Pessoal, basta ver que todos os intelectuais, cientista e artistas de peso estão apoiando a Dilma será que todos eles são burros alienados e recebem como dizem os partidários do Aécio? Respondo é claro que não. Voto consciente em Dilma e repudio essa reportagem tendenciosa da Veja.

      Dilma 13. Fidel

  22. Joaquim disse:

    22/10/2014
    às 19:48 \ Direto ao Ponto
    Onde estava Aécio aos sete anos?, pergunta Lula. Se não fugisse do estudo como o diabo da cruz, saberia a resposta: na escola, aprendendo a ler e escrever!!!

  23. Aderbal moreira disse:

    O povo não é bobo…não adiantou a média massacrar a Dilma. Quem melhorou de vida sabe em quem votar. Dilma 13 !

  24. Antonio de Pádua disse:

    Kennedy,

    Suas análises são sempre ponderadas e dentro da realidade e do contexto. O que vejo é uma intolerância total, principalmente dos que são anti PT e vão votar em Aécio “pela mudança”. Até aí ok, faz parte da democracia, mas como são radicais, meu Deus. Na maioria das vezes sem embasamento, sem uma análise fria e isenta dos fatos. Não é possível que o ódio tome conta dessas pessoas ao ponto de tirar-lhes todo o bom senso para buscar os fatos. Claro que a mídia no geral tem seus posicionamentos ideológicos, isso é comum em todo o mundo e nos paises mais desenvolvidos politicamente não é nenhuma aberração, o problema é que aqui mascaram com matérias tendenciosas. Então cabe a cada um de nós buscar as informações e tirar nossas próprias conclusões, sem rancores ou revanchismos tolos.

    Eu voto em Dilma por critérios pessoais e políticos, mas não quer dizer que ela é melhor que Aécio. Temos que entender o jogo político e votar com consciência. Não adianta dizer que ela rouba, o PT rouba e quando se mostra os supostos roubos do PSDB e as supostas maracutaias de Aécio isso é visto como perseguição. Gente, menos ódio, mais razão. Todos tem telhado de vidro. O FHC entregou a economia combalida ao fim do mandato e mascarou tudo para tentar eleger o sucessor, e não conseguiu. Agora a economia está agonizante e tratam a Dilma como lixo. Ela erra e errou como todos os governantes.

    Quem é Aécio meu respeito, você deve ter os seus motivos, mas não vote com raiva e rancor, vote por um ideal para sua vida e da sua família. Assim você terá certeza que está fazendo o certo.

    O debate é saudável quando um ouve o outro. Bom voto dia 26 a todos.

  25. Valdir disse:

    Kennedy. Mas uma vez Parabéns pela postura amplamente ética e imparcial. Se tivéssemos mais jornalistas ou até canais de TV ou Mídia Escrita com esta imparcialidade, o eleitor teria muito mais acesso à Verdade e aí sim poderia balizar-se na mídia para exercer sua cidadania com o Voto. Penso que, além dos motivos citados por você (Kennedy) um motivo para o crescimento do desempenho da Presidente Dilma nas pesquisas é justamente a falta de credibilidade Latente da mídia brasileira. Isto ocorre, pois o eleitor que tem constatado esta falta de credibilidade acaba votando ou de forma contrária ao que a mídia tendência ou, desconsiderando o que vem pela mídia, passa a considerar apenas aquilo que pode ver e constatar no dia a dia (no caso as obras do atual governo).

  26. Ulisses Junior disse:

    O que acontece depois da eleição com essa revista veja? Eu mesmo respondo:
    Uma semana depois da eleição, não mais sairá nenhuma matéria sobre a Petrobrás; A revista não apresentará nenhuma prova do que disse; E, se os acusados não entrarem na justiça, que é lenta demais, “fica o dito pelo não dito”.
    Ou seja, nada acontecerá com um veículo de comunicação, detentor de autorização legal para funcionar, que só faz caluniar e mentir. É essa liberdade de imprensa que queremos?

  27. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    DE SÃO PÁULO DA GAROA À SÃO PAULO DA SECA . COISA DE ALKIMISTA

    MAS DE REPENTE…

    SERÁ QUE SÃO PEDRO É FILIADO AO PT ???

    CABE RECURSO TUCANADA. O TSE ESTÁ AGUARDANDO!!!

    ABRAÇOS

  28. Bello Tavares disse:

    O instituto Veritá registrou : Aécio tem 53,2% contra 46,8% . Foi o que ficou mais próximo da realidade nas pesquisas no primeiro turno. Isso gera dúvidas. É melhor aguardar a resposta das urnas.

    • Wagner disse:

      Dificil acreditar nestas pesquisas, tenho conversado com pessoas de todas as regiões do pais e so da Aecio, o PT deve ter comprado com o dinheiro da Petrobras estas pesquisas que dão Dilma como eleita.

  29. Edson Santiago disse:

    A VEJA não se corrige, não vou me impressionar se as vendas deles cairem bastante porque eles estão fazendo papel de imprensa comprada, já não bastava a eterna perseguição a LULA agora com essa tentativa de golpe baixo(ja que a capa era pra ser liberada no sabado e eles anteciparam para quinta feira), por isso que ficou sendo informação de rodapé(sem destaque), sem falar do fato do processo da PETROBRAS ser um assunto já batido e ultrapassado e o advogado do doleiro desmentir a informação, eles ja tentaram até emporcalhar a imagem de Che Guevara, entre outras mentiras, eles(VEJA/PSDB) esquecem que do outro lado tem pessoas super preparadas para fazer isso se voltar contra a campanha de Aécio, ao longo dessa campanha percebi um grau de amadorismo enorme na campanha do PSDB, as vezes até duvidei se FHC estaria torcendo para Aécio ganhar, já que logo após o primeiro turno ele dar uma entrevista dizendo que só os pobres e desinformados votaram em Dilma, dando munição para o outro lado, Não vai ser Aécio que tira essa de Dilma.

  30. JOSÉ ELIAS disse:

    Parabéns. Vejo seus comentários com muita coerência. Não acho que a continuidade do PT no poder vai resolver os problemas em geral, mas o PSDB não possui sintonia com as classes C e D. Hoje não dá para ganhar a eleição sem conquistas sociais. O PSDB não conseguiu essas conquistas. Após as eleições PSDB e PMDB devem preparar um candidato com coerência e que tenham feito trabalhos relevantes para o País. Aécio não fez isso em Minas e também não teve projeto importante aprovado no Senado. O próprio estado de Minas Gerais o derrubou. Ele praticamente perdeu a eleição porque perdeu o governo do estado e ficou atrás da candidata do PT no primeiro turno. PMDB e PSDB tem que mudar a forma de fazer política. Se trouxerem bons candidatos, pessoas sérias com postura vão ganhar as eleições. Um candidato a presidente não pode chamar ninguém de mentiroso nem de leviano em um debate de televisão. Entendo que isso aconteceu porque é novo e inexperiente. A esperança agora é que apareça um próximo candidato com autoridade, postura, coerência. Isso Aécio não transmitiu.

  31. Eduardo disse:

    Sou brasileiro, aposentado com 37 anos 2 meses de contribuição junto ao INSS, sou evangélico e voto em Dilma 13 por um Brasil, Soberano, Grande, Forte, seguro, próspero,livre, sem preconceitos, voto á favor de um governo que faz o melhor para á maioria da população brasileira pobre quem contribuem e pagam os impostos nos alimentos, txs de agua, luz, pedágios,vestuários perto de noventa e quatro por cento da população esta massa sendo á quem mais contribui é quem deve mais receber, parabéns Dilma nossa Presidenta com fé em Deus vamos á vencer mais uma
    , parabéns PT…

  32. João Muller disse:

    Acho muito triste a situação em que chegou o estado de SP. Falta de planejamento do governador Alckmin. Ministério público e Assembléia Legislativa tem que tomar providencias.

  33. Edson Santiago disse:

    Interessante que no inicio do segundo turno quando o IBOPE e DATAFOLHA deram uma vantagem numérica para Aécio todos Aecistas comemoraram dai as pesquisas eram verdadeiras e não tendenciosas, inclusive para o próprio Aécio em suas entrevistas, quando as pesquisas mostraram a virada de Dilma, passaram a ser mentirosas, tendenciosas, até o Aécio que antes confiava nelas passou a não confiar mais e debochar delas, uma pena ver que as pessoas só veem o querem e os desinformados não pesquisam para fazer uma escolha, sensata, também me impressiona alguns famosos que dão uma de Maria vai com as outras e ingressam na campanha de Aécio e vinculam seus nomes a um candidato cheio de escândalos contra a pessoa dele.

  34. alexsilva disse:

    Fico impressionado como analisam os números das pesquisas e escondem os movimentos nas Ruas. Essa que parece ser a eleição mais disputada mostram Dilma praticamente como em 2010 e Aécio próximo de Serra em 2010. Ou seja nada mudou, não há descontentamento com o governo. Dilma não perdeu votos no primeiro turno em relação a campanha anterior e Aécio mantém os mesmos números do Serra porque está claro que o Psdb fica nisso em torno de 47%.

    Acho difícil Dilma fazer os mesmos números que em 2010 ou seja acredito que não tenha 54% e Aécio parece ser a mudança que SErra não foi. Uma vitória pra um e para outro por um diferença pequena. Por essa análise, minha, acho que dá Aécio.

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      No 1º turno eu votei na Marina por convicção, pois achava que ela era o candidato com melhores possibilidades de fazer um bom governo, mas, lamentavelmente ela perdeu. O meu destino natural era o Aécio, até porque a Marina o apoia. Independentemente da minha escolha para o 2º turno, passei a acompanhar os comentários de quem era a favor do Aécio e a favor da Dilma. Estava muito a vontade fazendo isso, já que a minha candidata estava fora do páreo. Percebi comentários fanáticos de ambas as partes e sempre fiquei em dúvida sobre aquilo que era dito, verdades ou mentiras, muito difícil saber.
      Eu tenho um casal de filhos e a minha filha, com 15 anos, é mais ligada em política e eventualmente ficava lendo os comentários e dando os seus palpites. É interessante que mesmo sendo uma adolescente que tem uma visão muito limitada da vida, por força da própria idade, várias vezes me chamou a atenção para informações que por mim passaram despercebidas, ou para as quais eu não havia dado importância, por achar que se travavam apenas de trocas de acusações.
      Ela atenta foi pesquisar e me trouxe informações que deram um verdadeiro nó na minha cabeça. Alguém já viu vídeos gravados por um tal de Lucas Gomes Arcanjo, policial civil de MG. Vi dois vídeos dele. Ao acessar o youtube, acabei pegando um caminho que me levou a um vídeo do Kajuru, aquele repórter de esportes. É impressionante as coisas que eles dizem do Aécio, abertamente. Coisas que prejudicam a imagem do Aécio e para as quais deveriam ser abertos processos por calúnia e difamação. Aprofundando um pouco mais, verifico que o vídeo do policial é relativamente recente, mas o do Kajurú já é antigo.
      Tomei conhecimento, também, que aquele outro repórter que cobre futebol, o Juca Kfouri, narrou e escreveu sobre um episódio do Aécio numa boate do RJ, extremamente constrangedor, há coisa de uns quatro anos atrás.
      Ora, se eu fosse o Aécio processaria os três e pediria uma indenização altíssima, afinal Aécio é um homem público e não pode ser ofendido da forma que foi.
      Fiquei indignado, mas surgiu a seguinte questão: porque o Aécio não vez nada?
      Como é que uma pessoa da importância do Aécio vai permitir que fique circulando na internet esse tipo de coisa. Não é só o público que vê, os seus filhos, amigos e parentes também vêm. Não faz nada?
      Sinceramente, para mim foi um banho de água fria. Só pode ser verdade, até porque, o Kajuru e o Juca Kfouri são jornalistas de uma certa importância e, sendo assim, mentiriam?
      Para mim foi uma decepção, já que todas as acusações feitas comprometem não só a sua credibilidade, mas também a sua honestidade e a sua honradez.
      Não dá mais pra votar no Aécio. VOU ANULAR O MEU VOTO.

  35. Aldo disse:

    O fim da impunidade tem de valer também para a imprensa marrom.
    Não podemos confundir liberdade de imprensa com desrespeito a democracia.

  36. Pedro Oliveira disse:

    É isso ai galera, quando o assunto é corrupção do PT, Lula e Dilma não sabem de nada. Mas quando se trata de Aécio, eles sabem de tudo e “um pouco mais”.

  37. Adalto da Silva Camargo disse:

    No primeiro turno votei em outro candidato a presidência, mas agora vou ter que escolher entre Aécio e Dilma e até agora, não mostraram a que vieram, não vi planos de governo ao país. Vi sim muita agressão verbal, acusações e denuncias. Hoje a noite tem debate e vou prestar atenção e votar naquele, que realmente mostrar um projeto decente para este país. Pois corrupção existe e sempre existiu e existirá neste país, em qualquer partido.

  38. carlos disse:

    OI Kennedy , denúncia contra o PT é como barulho em lataria de carro velho: está sempre aparecendo um barulho novo e o barulho maior vai cobrindo o menor. Vai ter muita gente chorando lágrimas de sangue em 2015, isso vai… Se depois de tanta falcatrua ainda votam no PT é porque o povo está merecendo; quer pagar prá ver.

  39. antonio barbosa disse:

    Já disse isso uma vez e volto a dizer: “Estas eleições estão no campo ideológico, somo nós brasileiros do verde e amarelo contra eles do vermelho gosmento”. O que o Lula conseguiu foi unir a direita e tornar o ódio de classes cada vez maior. Agora basta saber quem tem mais garrafa para vender. O engraçado é quando ele chama Aécio de “FILHINHO DE PAPAI”, e o filho dele, o tal de Lulinha é filho do que? Enriqueceu sem ninguém saber como da noite para o dia. Pobre Brasil de um povo burro e feliz!!!

  40. Joaquim disse:

    Se estas pesquisas valessem o Aécio nem teria ido a 2º turno.
    Vou fazer minhas as palavras do Joaquim Barbosa: “Eu não aguento mais , ver um partido que saqueia descaradamente, trata ladrões com heróis e ainda é aplaudido pelo povo. Será que eu combati a corrupção sozinho. População pelo amor de Deus, mostra a sua força.”

  41. AGATHA ALCANTARA disse:

    O POVO BRASILEIRO ESTÁ ACORDANDO,SÓ QUEM NÃO TEM BOA MEMÓRIA VOTA EM “AEROÉCIO” ,OU SEJA AÉCIO,ELE É A CARA DO COLLOR E DO FERNANDO HENRIQUE,É O RETROCESSO PARA PAÍS, ALIÁS PARE E PENSEM ,SE ELE NÃO GOVERNOU BEM O ESTADO DE MG VAI GOVERNAR BEM O GIGANTESCO BRASIL COM 26 ESTADOS.NA MINHA OPINIÃO QUE NÃO GOVERNA BEM A SUA CASA JAMAIS GOVERNA UMA NAÇÃO.TAMBÉM DISCORDO DO QUE FALAM QUE SÓ QUEM VOTA NO PT É ANALFABETO,POIS TENHO CURSO SUPERIOR E VOTO EM DILMA 13!!!

    • Marco Antonio disse:

      Boa tarde Aghata. Tenho dois cursos superiores e uma pós e também voto na Dilma. Só lamento pelos inalienados que não querem ver. O Aécioroporto é tão parecido com o Collor que até a fita verde e amarela e trás em seu programa eleitora.

    • Francisco Miranda disse:

      Por isso o Brasil está assim. Nem sempre formação é informação. Vote na aliança com Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia e no resto da companheirada do mensalão, mas antes procure saber como vai a população de lá,

    • Antonio Carlos disse:

      Aécio Neves é o mineirinho carioca do Leblon, que não sabe onde fica a Tijuca, quanto mais a Pavuna.
      O lugar que Aécio teve mais votos, percentualmente à sua população, foi o Leblon. Mais do que São Paulo, São João Del Rei ou qualquer outro lugar do Brasil.
      Lá não tem Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, mas tem muita bolsa Louis Vuitton e apartamentos de até R$60 milhões. Um apartamento de 2 quartos esmirradinho, mais baratinho, num prédio velho, sem garagem, custa R$1,8 milhão.
      Então, perceberam, só tem gente fina que só atravessa o túnel para pegar um avião no Galeão.
      Lá, um jantarzinho para duas pessoas, com um vinho barato, não sai por menos de R$250,00, quase a mesma coisa que o Bolsa Família paga a um pai com 2 filhos que estejam matriculados na escola, porque senão não ganha.
      Eu conheço bem, também moro por lá, mas entendo que o Brasil não é só pra mim. Voto na Dilma.
      Então, gostaram? Votem todos no Aécio, ele vai transformar o Brasil no Leblon rapidamente, usando a sua varinha de condão.

    • Ronaldo disse:

      Concordo integralmente com tuas palavras. No meu caso tenho três cursos superiores, todos em universidades federais, dois como primeiro colocado da turma e estou com Dilma e não abro, vejo Lula como único estadista que esse país produziu e acredito que com todos os defeitos, restrições e desvios de conduta, o PT é a coisa mais parecida com um partido político de primeiro mundo que este país produziu. Ah, corrupção, pergunte aos patetas que acusam petistas disso se sabem quem paga hotéis, translado, tratamento médico e até despesas não declaradas dos que já ocuparam lugar no poder nesse país. Garanto que não sou eu, pois não sou dono de empreiteira ou cacique industrial. As “figuras falantes” da verborragia partidária nada leram na vida que merecesse credibilidade, logo, confundem investigação da PF com sentença passada em julgado, essa sim, indica prática de crime.

    • zilda disse:

      É isto ai, vote certo, vote Dilma, vote 13!

  42. Nilson disse:

    Isto prova que o assistencialismo aplicado pelo PT vem dando resultado, ter o povão no voto do cabresto. O povão le revistas, jornais, etc….? A Veja desta semana mostra quem de fato são estas pessoas, e o mais impressionante que com toda corrupção largamente difundida na mídia o povão não acredita. Será que o Brasil tem jeito?????

  43. mauricio jose da silva disse:

    Li todos os comentarios aqui presentes até este momento, e tenho acompanhado o Blog do Kennedy em todo este 2º turno ao
    qual parabenizo este jornalista bem como a todos que deixam seus comentarios, considero um perfeito exemplo de democracia.
    Mas hoje me identifiquei muito com o comentario do Sr. Antonio de Paduá.Estamos fazendo destas eleições uma guerra de intriga,fofocas,injurias etc… E isto com certeza não é o exemplo que queremos deixar para nossos filhos e netos.O Brasil tem solução sim!! So devemos votar nos governantes corretos.Boa eleições a todos.

  44. Gledson disse:

    Será que não é Sensus que é furada não ? kkkkkkkkkkkkkkk

  45. Jose Maria disse:

    Não dá mais para acreditar nos números apresentados pelo IBOP e DATA/FOLHA. Dilma está perdendo por alguns pontos para Aécio, com certeza!

  46. Lulamos por isso a vida inteira, chegamos ao patamar que estamos hoje, lutar sempre regredir jamais o povo Brasileiro é inteligente só esquecemos que somos ou nos fazem acreditar que não somos eis a questão.

  47. Roger disse:

    Aécio é a cara do PSDB,ou seja,foi só mostrar a cara do desemprego,dos juros de 45%,da inflação de 12%,da miséria…os tucanos são extremamente incompetentes,o país precisa de gente nova,partido novo e com pessoas decentes e competentes,o PSDB não representa um futuro,são apenas o passado.

  48. Luiz Carlos disse:

    Quem vota no PT é cúmplice de assalto aos cofres públicos, caso a quadrilha consiga convencer a maioria que seu projeto para o país é o melhor, podemos acreditar que Brasil realmente não é um país serio, onde lideres de partido são condenados e aplaudidos por serem corruptos. As pessoas de bem,honestas,trabalhadoras e de caráter são as erradas.

  49. Pedro Ribeiro disse:

    Kennedy, ótimo comentário e como sempre imparcial e com uma visão realista. Só espero que não se configure desta forma ou seja com a vitória da situação. E, infelizmente pelo que li em alguns comentários acima e também em outros veículos, tem gente que ainda acredita que no PT só tem trabalhador e no PSDB só burguês e isso é lamentável e se esquecem que do lado do PT estão somente os pobretões; Sarney, Maluf, Collor, Renan Calheiros, Edson Lobão etc… e o governador Alkmin é tão ruim que foi eleito no 1º turno. Como diz o José Simão, vou pingar meu colírio alucinógeno.

  50. fernando cantarino disse:

    Aghata e outros PTistas. Sou mineiro e voto aécio. Sabe porque, sou funcionário público e não vi no governo desvio de recurso, compactuação com condenados e o salto que Minas deu em matéria de evolução de recitas. Realmente algumas áreas, como a educação, os vencimentos ficaram defasados. O motivo é a intransigência de sindicalistas ligadas ao seu partido em não aceitar nenhum tipo de negociação. Voces são alienados por provocação de pessoas que fizeram cursos de como aliciar e convencer pessoas a defender ideais mesmo que estes tenham cunho individualistas. Voces são vingativos, pois quem foram seus “inimigos” no passado e revisaram atos para não se tornarem malfeitores lhe rederam altos vencimentos a título de pensão e ainda fica a conta pra pagar. É sempre assim no PT, para os alienados eleitores do partido a comissão da verdade ouve só um lado e está provado que seus integrantes são “vítimas”, mesmo os condenados pelo supremo continuam mandando o recado para voces votarem e voces ainda acreditam. É assim que querem continuar? Eu não voto em quem é honesto.

  51. Carlos Seixas disse:

    FHC fez um ótimo 1º. mandato e um 2º. mandato abaixo das expectativas, seu grande equivoco foi ter implantado o sistema da re-eleição para presidente, que poderia ter conseqüências desastrosas no futuro, E ESTA TENDO. O PT saltou de oposição para situação, herdou uma inflação quase zero do PSDB, que lhe permitiu uma administração inflacionaria tranqüila. Mesmo assim o PT se limitou a atacar o governo do PSDB, como se este fosse o responsável por tudo que estava errado no pais, e o PSDB, pasmem, ficou quieto. Agora, com o terrorismo eleitoral, o PT, que usou e ABUSOU do poder, que manipula ate institutos de pesquisa, vem dizendo que governa para os pobres enquanto o PSDB governa para a elite. MENTIRA ABSURDA, FHC deu o maior aumento real para o salário mínimo que se viu neste pais e acabou com a inflação em meio a uma crise internacional grave. Como o PT diz governar para os pobres se os seus integrantes se tornaram BILIONÁRIOS as custas dos nossos impostos ? MENTIRA !!! A verdade é que não existe luta de classes no Brasil, os cidadãos patriotas, independente da classe social vislumbram o crescimento do pais, pois seus descendentes herdarão a nação. Obviamente, as classes A e B são muito mais esclarecidas que as classes C,D,E, etc…portanto quem esta acreditando que o PT governa para os pobres precisa se informar do que realmente esta ocorrendo no pais. A atual presidente vem de um desastroso 1º. Mandato, que serve de parâmetro para sabermos o que será o 2º. Mandato dela, isto é matemático. Se a população não entender isto embarcaremos num outro desastre, não da para ficar vendo, por mais 4 anos, ela guardar lugar esquentando a cadeira para a volta de Lula. A alternância no poder é o elemento mais saudável para a verdadeira democracia.

    • FIDEL VILIONI disse:

      Boa tarde Carlos. Carlos eu posso até concordar com você quanto a questão da alternância de poder, mas eu não vejo as pessoas que votam no PSDB dizendo isso no caso do governo de São Paulo que vai para 20 anos no poder. Quanto ao governo do FHC o único ponto positivo foi o controle da inflação e a criação do plano real feito a custo dos juros altos, taxa de juros de (selic) quase 50% ao ano é isso mesmo quase 50% ao ano e uma taxa de desemprego de quase 20% da PEA e eu me lembro muito desse tempos. A Dilma vai ganhar porque na comparação e é fato comprovado o Brasil melhorou muito é incontestável e é reconhecido até na ONU os avanços nas áreas sociais e ponto. Vamos lá pense, porquê todos os intelectuais, artistas e cientista de peso apoiam o PT e a Dilma inclusive os que tem críticas ao PT?
      Mas eu respeito sua opinião, só gostaria com todo o respeito que você fizesse uma análise imparcial e crítica que sabe você pode até mudar. Saudações. Fidel

      • Carlos Seixas disse:

        Prezado Fidel, parabéns pela sua polidez, mas como você mesmo disse o governo FHC controlou a inflação, o que é 90% numa economia, tanto que os antecessores dele tentaram e não conseguiram. A maneira mais eficaz de se ludibriar os mal-informados é utilizando números porque todos os individuos nesta condição não conhecem mecanismos para saber se são números verdadeiros ou manipulados. Os intelectuais, cientistas, artistas, etc… que você se refere fazem parte da elite brasileira, mas o PT diz governar para os pobres, então é no mínimo estranho este apoio da elite, que em meio há mais de uma centena de milhões de eleitores pouco significa. O tempo passa e as condições também, levado pelo idealismo eu votei no PT em 2002 para poder avaliar um ponto, e o PT não correspondeu, muito pelo contrario. Como você sugeriu, eu já mudei, não voto mais no PT, desta vez voto em Aécio, e também, com todo o respeito, não vou batizar meu próximo filho com o nome de Fidel. Abraços.

  52. Renato disse:

    Kennedy, sou um leitor assíduo do seu blog. Gostaria de parabenizá-lo por sempre emitir suas opiniões e comentários de forma totalmente isenta. Isso sim é papel de um grande jornalista. Na minha opinião, hoje você é um caso raro na imprensa brasileira, visto que a grande maioria dos jornalistas não é adepta da imparcialidade.

  53. luiz roberto pereira disse:

    Felizmente não preciso de ninguém para me informar sobre ilegalidades na administração pública, vejo com meus olhos, trabalho em uma Unidade prisional em São Paulo e faz 2 anos que alguns diretores estão cometendo ilegalidades, muitos servidores denunciaram e nada os bandidos concursados continuam exercendo suas funções normalmente. O que eu posso afirmar é que a corrupção é endêmica no Brasil, mas seguramente no governo do PSDB as ilegalidades passam de pai para filho, não adianta denunciar; é muito mais fácil você ficar bem longe destes criminosos e procurar rezar bastante.

  54. pedro paulo miranda disse:

    Para Adalto, posso te dar uma sugestão ? Troque idéia com seus vizinhos…torque idéia com seus colegas de trabalho. Outra coisa tambem que é interessante para definir uma posição é pesquisar o histórico dos 2 candidatos. Eu acho que um debate é muito pouco para tomar uma decisão. abs

  55. Josias disse:

    Agora é Dilma.
    Não voto no Obama, Rede Globo, Veja, Isto é,
    Época, Bispo Macedo, PSDB, PMDB, DEM, etc…

    • MAGNILSON disse:

      Prezado Josias, não temos opção ou é Aécio ou Cuba. Não sei se você viveu a época da ditadura, mas deve ter conhecimento dela. Como o PT não tem candidatos para concorrer em 2018, já que os petralhas estão presos, o lula estará esclerosado (mais)e a Dilma não pode tentar um terceiro mandato, ao menos que assuma a postura de Hugo chaves, que só saiu do poder após a morte. O PT com isso terá que adiantar a implantação da ditadura bolivariana, inicialmente prevista para 2020. Isso significa, fim da imprensa, importação de produtos de Cuba em no lugar de produtos brasileiros(já esta acontecendo com as bananas. O que esta em jogo não é a proposta de um partido, mas a liberdade de uma nação, pense nisso e se mesmo assim você achar que a ditadura petista vale a pena, vai fundo, mas não tem vaga para todos nos cargos do PT.

  56. Misael Farias disse:

    Existem pessoas que acham que tudo se resolve na emoção, seria interessante usar um pouco de razão. Até parece que o Aécio e os seus,são a garantia de alguma mudança. O resultado das urnas é que dirá isso, quem conquistar a vitória representará o vontade da maioria…

  57. fidel vilioni disse:

    Parabéns Kennedy por sua análise ponderada e imparcial.
    A impressa deveria ter a postura e ética do Kennedy pois está clara que a reportagem foi produzida com o objetivo claro de favorecer o Aécio não sejamos ingênuos.
    Digo em qualquer situação, tanto do lado da Dilma e Lula quanto caso fosse o Aécio, pois isso é extremamente perigoso acusar qualquer cidadão sem prova.Esta revista está fazendo um desserviço para a democracia e a justiça deve tomar as medidas cabíveis. Estou expondo meu ponto de vista não para defender partido A ou B mas para dizer que a impressa não pode publicar fatos sem provas em beneficio claro de um lado, Vergonhoso essa atitude.

    Mas parabéns Kennedy novamente pela sua imparcialidade de suas analises e ponderações.

    Fidel

  58. Adesbesel disse:

    Na verdade o Aécio não conseguiu enganar a todos ao mesmo tempo o tempo inteiro. São muitos erros: Aeroporto nas terras do titio construído com dinheiro público, desvio de 4,5 bilhões da saúde de Minas, emprego em Brasília com 17 anos mesmo morando no Rio, contratação sem concurso de parentes para cargos no governo, recusa do teste de bafômetro, e por ai vai. Não tem como confiar em alguém assim.

  59. Mario Moraes disse:

    Fui, sou e ainda serei da tal classe média por muitos anos.
    Nas últimas cinco eleições presidenciais votei PT.
    Agora votarei PSDB, pois, acredito na necessidade de alternância de ideologias.
    Porém, a qualidade dos candidatos é péssima.
    Aguardo alguém, pelo menos diferente, em 2018.
    Desejo felicidades e tolerância aos demais brasileiros e sucesso ao nosso país!
    Cordialmente.

  60. Edgardo U F Piriz disse:

    A VEJA acabou de dar um tiro no próprio pé…ricocheteou e atingiu o Aécio, porque quem estava indeciso, agora se decidiu…e como todos já conhecem os métodos dessa revista, certamente se decidiram pela Dilma. Que revistinha bem “chinfrim”…credo!!!!

  61. Chico Salgado disse:

    Dilma é favorita para uma vaga na papuda!

  62. Ronaldo disse:

    Penaliza-me o estado mental, já que moral não dispõem, dos arautos da catástrofe que aguardam a doze anos os petistas transformarem o país na nova Cuba, ao constatarem no inicio da noite do dia 26 que o poder continua nas mãos certas, sem aventureiros, sem prepostos da classe dominante, sem apologistas da escola de Chicago e principalmente sem delírios de crescimento chinês as custas do sangue das pessoas mais vulneráveis da população. Essa eleição decretará o fim do tucanato, que para sobreviver terá que transmutar-se em um partido político verdadeiro abandonando a posição medíocre de porta voz da parcela mais ignorante da elite brasileira, a exemplo do que aconteceu com outros similares em passado recente. Os que não se adaptarem que fiquem nos seus covis rosnando.

  63. Marcos disse:

    De forma exagerada, deveriam propor um projeto de lei que para se obter o bolsa família o cidadão abriria mão do direito de votar até não precisar mais desse auxilio e assim restabeleceria todos seus direitos como cidadão. Será que a dessa forma acabaria o voto de cabresto aqui nesse país. É um absurdo o que esse desgoverno faz com o processo democrático e eleitoral nesse país. Um projeto de governo é propor a nação crescer e não essa forma assistencialista de dar esmola para se manter no poder. Seria bom ver todos esses que vivem de programas assistenciais bancados pela parte produtiva da nação ingressar para o lado produtivo também. O bolsa família deveria ser apenas transitório até o individuo atingir uma condição melhor e caminhar com suas próprias pernas e não ser algo perene, definitivo. Não deveriam fazer de um benefício assistencial em um instrumento de avaliação para dizer se o governo é bom ou ruim, isso é populismo que faz lembrar o peronismo argentino. Que retrocesso.

  64. Flávio Regis disse:

    Quem não lembra que tanto o Data Folha como o Ibope erraram feio no primeiro turno! Previam que Aécio teria entre 24 a 26% dos votos e ele teve quase 34%. mais uma vez querem manipular os dados!
    Só que ninguém é bobo, já perderam a credibilidade! È visível, como os petistas estão tensos hoje!
    A pesquisa CNT/ Sensus mostra Aécio quase dez pontos a frente! Quem está do lado da mudança, que quer um Brasil melhor, convença mais um indeciso para estar do nosso lado domingo! Com certeza, seremos vencedores, Aécio, 45!!

  65. André Luiz Duque Estrada disse:

    Sem querer criar polêmica sugiro aos Srs Jefferson Nery de Almeida, João Marcos Maciel, Cristiano Cavalcante, Marcio, Paulo Henrique e a Sra Jurema Moreira, a leitura do livro ” ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES > UM CRIME DE ESTADO” de autoria de Romeu Tuma Junior em depoimento a Claudio Tognolli.
    Quanto ao Sr Eduardo, que se aposentou depois de contribuir durante 27 anos e 2 meses para o INSS, parece estar satisfeito com o valor que recebe. Para o seu conhecimento quando recebi a carta de concessão de minha aposentadoria o valor da mesma representava 6,32 salários mínimos. Hoje ela representa 3,38. A perda em nº de SMs é só de 47%. O que o Sr acha?

    • fide vilioni disse:

      Boa tarde Dr Andre luiz. A sua pergunta deve ser pautada em que você aposentou e te respondo: primeiro o salário é de conhecimento de todos antes não repunha nem a inflação, é só pesquisar os dados em fontes independente que um fatos que fez aumentar o poder de compra dos brasileiros foi sem dúvida nenhuma a valorização do salário mínimo que atualmente está em cerca US$ 300,00 dólares e antes não chegava a US$ 100, dólares. Portanto, Sr Andre deve lembrar muito bem e eu me lembro quando a discussão do salário mínimo chegar a US$ 100,00 (dólares).
      Não estou dizendo que os aposentados não tiveram perdas mas essas ponderações têm que serem levadas em consideração. E só para completar a política de valorização começou no governos Lula é só pesquisar os dados. Por isso e muito mais eu voto na Dilma mesmo sabendo que houve falhas no PT, mas não vejo tentativa de esconder a sujeira como no PSDB. Sou a favor de apuração dos fatos e responsáveis pagarem pelos seus atos criminosos independente de partido político . Fidel

  66. Marcos disse:

    Muito estranha essa colocação do Kennedy quando diz que estes institutos que erraram feio no primeiro turno consigam apontar um vencedor nas urnas. O PT ataca, calunia, mente com números absurdos, principalmente sobre a gestão de Aécio em Minas e está tudo bem. Quando é mostrada uma investigação séria da Polícia Federal aparece um tanto de petista para dizer que foi golpe baixo, é calúnia, não é democrático. Oras, faz-me rir. Ou seja, deixem saquear o país à vontade, com escândalos atrás de escândalos e está sem problemas, pois as classes C,D e E continuaram felizes.

  67. André Luiz Duque Estrada disse:

    Caro Sr.Eduardo

    Gostaria de me desculpar pelo erro cometido: O Sr. contribuiu durante 37 anos e 2 meses e não por 27 anos e 2 meses.
    Por favor me perdoe.

  68. fidel vilioni disse:

    Com toda certeza aqui em São Paulo também vamos votar na Dilma, e te digo os motivos o PT mudou o Brasil para melhor é fato concreto e ponto. Pessoal, basta ver que todos os intelectuais, cientista e artistas de peso estão apoiando a Dilma será que todos eles são burros alienados e recebem como dizem os partidários do Aécio bolsa família? Respondo é claro que não. Voto consciente em Dilma e repudio essa reportagem tendenciosa da Veja.
    Dilma 13. Fidel

  69. Elias Santos disse:

    Quero, primeiramente, parabenizar o texto produzido pelo Kennedy!
    Objetivo, claro e imparcial. São textos como esses que desfazem as notícias manipuladoras dos meios de comunicação, diga-se de passagem, da Globo, do Estadão, da Revista Veja e da Revista Época!! Parabéns Kennedy!!!

  70. Danilo disse:

    Fico feliz com reeleição do PT porque daqui pra frente quando eu ver um FDP de um Classe C, D, F, G H … pedindo comida, vou mandar pegar com o PT …. Fico indignado que a classe mais sem informação da sociedade vai eleger novamente esse ParTido quadrilheiro … vão em frente povo Brasileiro, a fome os espera !

  71. Marcos disse:

    O PT perdeu feio em São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e no sul e sudeste em geral e assim continuará. Não vejo intelectuais e artistas de expressão ao lado da Dilma, muito pelo contrário. Vejo a bandeira do bolsa família como o grande feito de 12 anos desse desgoverno. Estádios superfaturados, promessas de mobilidade urbana pelas metades, a saúde continua o caos de sempre. As pessoas saíram nas ruas em 2013 porque estavam satisfeitas com o governo? Então a resposta será dada nas urnas porque não é possível se ter uma memória tão curta assim.

    • Carlos Melo disse:

      Concordo plenamente com sua simples e objetiva analise do PT. Devemos agora dar um basta para este governo corrupto, vamos as urnas no dia 26 e mostrar que queremos mudar. Vamos votar no Aécio 45.

  72. ÁLVARO DELLA PASCHOA disse:

    PESQUISA NA PAPUDA REVELA DILMA EM PRIMEIRO LUGAR COM 100% DOS VOTOS VÁLIDOS. Serão mais quatro anos de descaminho econômico, escândalos de corrupção no alto escalão e cpi’s. Nunca seremos uma grande nação.

  73. antonio disse:

    Excelente análise.

  74. luciano disse:

    boa noite!

    Kennedy,te dou os parabêns pelo seu comentário,tá na cara que esta matéria,é de uma irresponsabilidade muito grande,neste momento,tá na cara que a veja quer derrubar a Dilma,eles falam tanto em democrâcia,mais os posts contrários a opiniões deles,não publicam,ao contrario do seu blog,que descordando ou não do seu ponto de vista,são publicados,isto sim é respeito com os leitores do seu blog.

    mais uma vez parabêns

  75. eduardo disse:

    a tucanada ta desesperada , a revista veja que so sai no domingo,se antecipou ,três dias pra ver se muda alguma coisa , com calunias e difamação , domingo a noite vocês vao ter que engolir a seco , outra coisa esse census não tem moral algum , o tal do verita pertence ao senador alvaro dias , já era meus amigos dilma na cabeça se deus quiser

  76. Eliana disse:

    Ganhe quem ganhar, o Brasil vai continuar na mesma. Quanto a saber o que aconteceu com a petrobrás, está na cara que a presidência tinha conhecimento do que ocorria porque se ela alega que não sabia de nada, ela se mostra relapsa com o que acontece no país, então, de qualquer forma algo está errado.

  77. Adansil disse:

    OUTRA IMORALIDADE DESTE PAÍS É ADMITIR QUE PESSOAS DESQUALIFICADAS MORALMENTE, POSSAM CANDIDATAR A QUALQUER CARGO ELETIVO, MUITO MENOS PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR OU PREFEITO. É MUITA HIPOCRISIA, ACEITAR QUE ELEMENTOS DESQUALIFICADOS MORALMENTE, SÓ PORQUE SÃO RICOS E PODEROSOS E APOIADOS POR OUTROS PODEROSOS, POSSAM ESTAR POR AÍ POSANDO DE INOCENTE E GRANDE SALVADOR DA PÁTRIA. É TRISTE VER TAMANHA HIPOCRISIA DO POVO E DAQUELES QUE APÓIAM ESTAS FIGURAS, QUE NÃO TEM CAPACIDADE NEM PARA ADMINISTRAR NEM O SEU PRÓPRIO CORPO, QUANTO MAIS UM PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. FAÇAM-ME O FAVOR, ISTO É DEMAIS PARA A MINHA COMPREENSÃO.

  78. Antonio Carlos disse:

    Também sou a favor da mudança. Mas da mudança para melhor. Se um dia aparecer um candidato realmente decente e que tenha condições de fazer mais e melhor mudarei meu voto. Não preciso listar tudo que tem sido feito pelo povo brasileiro por esse governo. Todos já sabem. Por enquanto continuo votando no PT.

  79. Márcio Pinheiro disse:

    Quando se lê comentários como esse dá um alívio em saber que ainda existem colunistas imparciais! Parabéns Sr. Kennedy.

  80. Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

    Pensando bem, porque votar nulo,vou dar uma oportunidade ao Aécio.
    Pode ser que faça algo para mudar,a desorganização que vivemos hoje.

  81. costa disse:

    Marcos talvez seja uma estrateja politica imagina o Aecio mostra os ricos e brancos na maioria a Dilma mostra os negros e pobres ai eu te pergunto quanto vale o voto do Neymar e quanto Vale o voto de um pobre? vc é esperto então entendeu, como o Brasil tem mais gente pobre qual sera a logica do dia 26? 13 nba cabeça.

  82. Mauricio disse:

    Votei em Dilma em 2010. Votarei em Aécio agora. Não posso acreditar em sucesso da politica econômica, se 50 milhões de pessoas recebem bolsa-auxilio do governo, que distorce as informações de forma inverídica sobre inflação, Petrobrás, mensalão. Não quero mais essa quadrilha no governo.

  83. ALINE disse:

    *************ATENÇÃO******************

    ESTÁ NA VEJA DESSA SEMANA:

    “LULA E DILMA SABIAM DE TODAS AS CORRUPÇÕES NA PETROBRAS”

    E AGORA PT????

    AS ACUSAÇÕES CHEGARAM ATÉ O PLANALTO. A REPORTAGEM DIVULGA O QUE TODO BRASILEIRO HONESTO E DO BEM JÁ SABIA.

    E AGORA PT????

  84. ANELISE FORESTI disse:

    a reportagem da VEJA estampa o desespero de quem não tem o que argumentar contra o governo que vem mudando o BRASIL para melhor, é típico de imprensa marrom que não tem mais espaço em um pais democrático.

  85. Josiane disse:

    Estava em dúvida entre votar nulo, votar em branco, não votar e justificar, muito triste pois nunca votei branco ou anulei voto antes. Para mim a melhor candidata era Marina Silva, tanto para a política interna brasileira, como para a política externa. No 1º turno foi a única que apresentou um programa de governo para a sociedade e foi esculachada pelo LGBT, pelo PT, por uma pastor que adora aparecer, e pelo candidato Aécio. Agora ele beija as mãos de Marina, a elogia, pegou muitas frases e textos dela, defende a nova política que Marina falava dizendo ser um candidato da nação, se autointitula o Salvador da Pátria. Por mim ele pode beijar os pés de Marina que não voto nele. Pior que um corrupto é um corrupto cínico. Sem contar os apoios, Neymar (sonegação de impostos, nem está no país), Fenômeno (aquele que diz que não se faz copas com hospitais), Luciano Hulk (aquele que queria vender as camisetas no caso de Racismo do Daniel Alves, aquela história da ilha de Angra, etc. Agradeço essas celebridades acima citadas por me fazerem decidir por Dilma. Se tenho que escolher entre dois candidatos com ética duvidosa, ambos envolvidos em Corrupção, então deixe a Dilma que é mais atrapalhada e faz umas carinhas engraçadas quando está com raiva, é mais natural e menos arrogante que o outro candidato. Cheguei a conclusão que o Brasil tem o governo que merece. Corrupto X corrupto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:12:24