aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-08-2016, 16h07

Na reta final do impeachment, PF cria constrangimento para Lula

Moro tende a condenar petista a partir de investigação de imóvel
15

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

No curto prazo, o indiciamento de Lula pela PF (Polícia Federal) gera um constrangimento político na fase final do processo de impeachment. Na segunda, Lula deverá acompanhar a presidente afastada, Dilma Rousseff, ao Senado.

No médio prazo, esse indiciamento por corrupção ativa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cria mais um desafio para Lula. São bastante prováveis uma denúncia do Ministério Público Federal e, posteriormente, uma condenação do juiz Sérgio Moro. Todos os sinais dados por Moro indicam isso.

Como o TRF (Tribunal Regional Federal) de Porto Alegre tende a confirmar as sentenças de Moro, Lula seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficaria impedido de disputar a sucessão presidencial de 2018.

Lula nega ser proprietário do apartamento no Guarujá. Ele foi indiciado hoje a partir de investigações que envolvem esse imóvel.

*

Direito de espernear

O presidente do Senado, Renan Calheiros, errou ao fazer um discurso agressivo hoje e insinuar interferência no STF (Supremo Tribunal Federal) a favor da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo. A senadora chamou Renan de mentiroso.

O peemedebista, que quer acelerar o fim julgamento de Dilma, deu explicação pouco convincente para sua insinuação. Disse que se referia a petições da Mesa Diretora no Supremo.

Foi uma tentativa de interferir no direito de espernear do PT, que está prestes a ver Dilma apeada do poder. No embate político no Senado, os petistas têm tido estratégia mais bem-sucedida do que governistas pela disputa da narrativa histórica do impeachment.

Ouça o comentário feito no “CBN Total”:

Comentários
15
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    “Jus esperneandi” (direito de espernear) é a tentativa frustrada da esquerda fracassada vender uma biografia menos manchada.
    Getúlio conseguiu isso à custa de suicídio… É dramático mas funciona !

    • walter disse:

      Vamos combinar Cara Maria Aparecida; estamos vivendo um momento sul real; onde nada parece ser, mas é, um filme de terror da pior qualidade possível; nosso Português fica mais pobre, com tantas asneiras proferidas, por tais…’Seus geniais defensores, são escravos da cultura”.
      Fazendo um balanço, nosso País caiu em desgraça, nos roubaram Bilhões, no nariz destes incapazes, os próprios beneficiaram-se de luxos e benesses com o nosso dinheiro suado; alegarem que são prejudicados por perseguições, no mínimo é uma Zombaria; total respeito a nossa compreensão.

  2. Maurício disse:

    Não é a primeira vez e pelo jeito não será a última que em véspera de algo importante, a PF ou MP expõe coisas do tipo.

  3. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    cheguei a escrever aqui no blog, tempos atrás, q eu tinha certeza que o indiciamento de Lula seria dias antes do julgamento do impeachment!!!

    ou a lava-jato é bem previsível, ou eu jogo búzios…

  4. Muller Souza disse:

    Como assim a PF causou constrangimento ao seu Lula? Na verdade foi o seu Lula que causou constrangimento a uma nação inteira chamado Brasil.

  5. Mauro disse:

    Porque indiciar e processar alguem que (com as devidas provas!), cometeu crime, seria um constrangimento?
    Constrangimento seria para a nação brasileira ter alguem que cometeu crimes, ter algum tipo de proteção e não responder por esses crimes.
    Creio sinceramente que a Policia Federal não iria indiciar alguem em um inquérito, sem robustas provas, indicios e testemunhas que corroborem essa atitude e posteriormente se isso tornar-se um processo é mais do que obrigação que o juiz Moro, com esse processo as maos tome as atitudes necessárias e cabiveis.
    Constrangimento é o que o PT e seus membros causaram e causam a sociedade brasileira e ao patrimônio nacional!

  6. Mauro disse:

    Infelizmente guerra é guerra e cada um vai usar suas armas como pode e em algum momento.
    Depois da insistência da senadora em por em duvida a moral de todos os senadores para julgar o impeachment, de maneira até irônica, pois ela não é a pessoa mais indicada para pregar moral na política, o senador Renan Calheiros usou algumas “armas” e contra-atacou.
    Renan, talvez tenha se excedido e colocado palavras mais contundentes do que deveria, mas desestabilizar psicológicamente e moralmente o adversário, tambem é uma arma em qualquer guerra e quem tem mais vergonhas e “causos” a esconder é alvo e vai receber os ataques.
    Gleise Hoffman “pagou para ver” e Renan sendo uma “raposa velha” na politica expos suas garras.
    O que fica mais claro a meu ver, é a praticamente declaração de voto de Renan Calheiros, pela cassação, coisa que estava bem nublada até as ultimas sessoes do Senado. Dilma perdeu definitivamente um dos seus maiores aliados e defensores. Mais um! A conta está ficando cara!

  7. Silvio disse:

    Nao eh constrangimento. O Lula sera fatalmente preso pelos crimes que cometeu. Bom para o Brasil

  8. Eduardo disse:

    Constrangimento? Seria assim se fosse um indiciamento não previsto, se houvesse uma prova, só uma, se essa caçada para cassar não viesse de longe. Parece não haver muita dúvida de que ele será condenado, ou até preso, cumprindo o final do script tão claro como o sol do meio-dia, de alijá-lo politicamente. A História, prezado Kennedy, registrará quem serão os constrangidos, infelizmente, como sempre, tarde demais.

  9. ROBERO LAGO disse:

    Nem um lado nem outro todos são farinha do mesmo saco. Sai Dilma entra Temer. no momento qualquer um seja de que partido for esta contaminado.

  10. Stanislaw: A MAIOR VERGONHA NACIONAL! disse:

    A maior vergonha de todas as vergonhas nacionais é esse cara ainda se encontrar em liberdade.
    Isso só comprova o que sempre foi dito: O Brasil não é um país sério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-11 19:09:21