aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-10-2014, 10h08

Na reta final, Marina e Aécio sofrem com erros em SP e MG

Debate da Globo é última cartada para principais candidatos
82

Postado por: Daniela Martins

Na disputa por uma vaga no segundo turno, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) pagam por erros políticos que cometeram, respectivamente, em São Paulo e Minas Gerais.

Na campanha do PSB, Marina é acusada, nos bastidores, de não ter aproveitado a chance de atrair o PSDB paulista quando tinha, há um mês, uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre Aécio, segundo o Datafolha.

Marina errou ao não dar continuidade a uma estratégia política que Eduardo Campos (morto em acidente em 13 de agosto) construiu em São Paulo, quando permitiu que o deputado federal Márcio França, do PSB, virasse vice do tucano Geraldo Alckmin. Marina evitou Alckmin, que deverá ser reeleito no primeiro turno.

O governador de São Paulo chegou a ir a um jantar de empresários com Campos e Marina, quando ela ainda era vice. Tucanos paulistas tentaram se aproximar de Marina quando ela abriu grande vantagem sobre Aécio. Mas ela preferiu ficar distante. Agora, no sufoco, Marina tem a preocupação de recuperar essa aproximação. Se for ao segundo turno, a candidata deverá procurar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ela tinha boa relação com Ruth Cardoso e mantém pontes com o ex-presidente.

Aécio teve de dedicar boa arte dessa reta final da campanha a Minas Gerais. O Estado que o tucano governou pode eleger no primeiro turno o petista Fernando Pimentel, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no governo Dilma.

Um dos principais erros de Aécio foi ter lançado Pimenta da Veiga como candidato. Pimenta estava fora da política desde o final do governo Fernando Henrique e fora de Minas havia mais de 20 anos. Aécio confiou na sua popularidade e menosprezou a força de Fernando Pimentel, que foi um prefeito bem avaliado de Belo Horizonte.

Outro equívoco de Aécio foi ter feito, em eleições passadas, um discurso amistoso com relação ao PT. Havia a chapa Lulécio em 2002 e 2006, quando uma parcela do eleitorado mineiro votou em Lula para presidente e Aécio para governador. Em 2010, havia a chapa Dilmasia, mistura de Dilma para presidente e Antonio Anastasia para governador. O próprio Aécio fez aliança com Pimentel para colocar Márcio Lacerda, do PSB, na Prefeitura de Belo Horizonte.

O discurso duro de hoje contra o PT se choca com a fala amistosa do tucano em pleitos recentes. Há pouco efeito por ser justamente contra Fernando Pimentel, com quem Aécio já se aliou eleitoralmente. Essa dubiedade confunde o eleitorado.

Outro ponto do comentário no “Jornal da CBN” foi a importância do debate de hoje na TV Globo, o último do primeiro turno. Os resultados das pesquisas que serão divulgados hoje deverão nortear as estratégias dos três principais candidatos à Presidência no confronto televisivo desta noite.

Há uma disputa acirrada entre Marina e Aécio pelo segundo lugar. As pesquisas mostrarão se o tucano conseguiu ultrapassar o patamar dos 20% de intenção de votos, empatando tecnicamente com a ex-senadora.

Pela ordem, o debate é mais importante para Aécio, Marina e Dilma. Um tropeço, neste momento, seria ruim para qualquer candidato. Mas seria pior para Aécio porque ele joga as últimas cartas.

A presidente Dilma Rousseff, do PT, pretende continuar na ofensiva, estratégia que vem dando certo. Dilma se fortaleceu nas últimas pesquisas. Ela espera ser atacada duramente por Aécio e Marina. Os dois candidatos estão tentando mostrar para a parcela anti-PT do eleitorado quem teria chance maior de bater a petista do segundo turno.

Marina subiu o tom em relação a Dilma e a Aécio. Criticou com mais força a presidente. Ontem, ela disse que já está no segundo turno, uma forma de tentar neutralizar uma arrancada final do candidato do PSDB.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
82
  1. Elizabete Gomes disse:

    Márina é só blá, blá, blá e Aécioporto não passa de um playboy querendo brincar de ser presidente. Eu vou de Dilma!!!!!!!!!!

    • Hildebrando Dias dos Santos disse:

      Reitero o que sempre afirmo:

      Marina Silva é uma candidata de um discurso filosófico, de uma nota só. Conteúdo de absoluta aridez!

    • Ademilson disse:

      E vai continuar a reclamar do país…

      • mini disse:

        Ademilsom, nunca devemos e nem pode mos nos conformar, reclamar faz parte, para que eles nao se acomodem, mas só cego para não ver que o Brsil realmente melhorou de LULA pra cá, só mesm o uma minoria ou pessoas que nao entendem que quanto mais um pais que diminue as diferenças estre as classes, nao disse iguala tá ? para as classes medias a e b nao morrerem do coração, mas, quanto mais proximas as classes é mehor para todos. Por que este odio a que os pobres tenham mais oportunidades de empregos melhores ? faculdade ? por que ? jamais se conformar com corrupção, mas dizer que o psdb é mlehor ? onde ? cada voto desta maldita reeileição foi comrpada por FERNANDO HENRIQUE CARDOSO por nada menos que 250000 9 duzentos e cinquenta mil raais ) em 1998. Clcule ai e veja, fora o senado. Por que falar que o pobre se vende ? A DESGRAA DO BRASIL SE CHAMA CONGRESSO. O que ha em 40% dos brasilieros se chama EGOISMO E ODIO PELA PATRIA isto sim.

    • Caludia disse:

      Acabo de ouvir de um desconhecido que, só vota no PT quem tem interesse na safadeza , ou eh muito desinformado, ou acham que todos mentem, menos eles, os PT.

    • claudio disse:

      É a mais equilibrada de todos e vai sim conduzir o País a um nível de maior honestidade. Governando com vários partidos sem compromisso de cargos nossa nação vai em frente.

  2. Lima disse:

    Aécio Neves é politicamente muito fraco, pior que Dilma, e Marina esquece que as eleições serão aqui na terra, especificamente no Brasil.

  3. sergio david disse:

    “MARINA /ASSEMBLEIA DE DEUS” E O “AEROAECIO” SÃO DOIS
    DOS MAIORES EMBUSTES DOS ULTIMOS PLEITOS ELEITORAIS !!!

  4. Emerson disse:

    Para o eleitor definir com clareza qual é a verdeira proposta de seu candidato, hoje é difícil, por razões o objetivos deles ou é a manutenção do poder ou a tomada deste. No passado votei no Lula para presidente, por acreditar em suas intenções de melhoria para a população em geral, e não em uma parcela somente o suficiente para garantia dos voto em futuras eleições como é o caso do bolsa família, na sequencia votei na Dilma, acreditando que ela por sua personalidade recolocaria as intenções de melhoria para a população, fato este também não ocorrido. No caso hoje temos a Marina Silva que advém de uma ala do PT de certa forma nebulosa e sem indícios que seu posicionamento politico seja firme. Resta então o Aécio Neves para o caso de alternância do poder administrativo do nosso país, com o modelo FHC já conhecido, ou seja, estamos ferrados por falta de opções válidas de um voto.

  5. walter.nobre disse:

    Caro, as confusões podem existir; mas aquela de Minas sobre a manipulação dos correios; o PT mais uma vez, com suas artimanhas correspondências do Aécio; isso é um absurdo…nada é verdade, vindo do PT!!!
    As dificuldades em SP, é fácil de identificar,porque!
    SP; as pessoas são mais esclarecidas e informadas, tanto é, que o PT não consegue se instalar no governo do Estado.
    Falta pegada para o Aécio, e verdades para a Marina; ela de desconstrói sozinha; falta-lhe, convicções em seus
    planos…por outro lado, como nada é preciso em nosso País; deveria ser motivo de preocupação no PT…os planos de reeleição,podem estar, indo para o “brejo”; pelo conjunto da obra; o Brasil sofre de convulsão”…

    • emcolera disse:

      Em SP as pessoas são super esclarecidas, elegem tiricas, malufs, e vão reeleger um governador q instalou a aprovação automatica nas escolas, q faz 2 km de metro por mês, que desperdiça 1/3 da agua que retirada dos reservatorios, e que vai acabar com esse, para não perder as eleições….

      • Giba disse:

        Não sou de SP.Mas o PSDB está no poder há 20 anos porque: das 10 melhores estradas brasileiras todas estão em SP…enquanto o metro de SP transporta 5,5 milhões de pessoas por dia o segundo colocado,RJ,transporta menos de 600 mil pessoas/dia…o índice de assassinatos em SP é 10,8 pessoas por 100 mil habitantes,o segundo mais seguro do país,só batido por SC,sendo que a OMS considera seguro lugar com menos de 10 assassinatos por 100 mil…E por aí vai amigo.Os paulistas podem eleger os Tiriricas da vida,mas Governador do PT não,porque não são burros

    • Carlos Elísio disse:

      Chamando mineiro de burro? Que isso maluco? Já em Minas dizem que paulista vota no PSDB porque não gosta de tomar banho. É verdade? Aí, quem cuspir aqui ganhou a briga.Segura tua onda mané, vc não sabe nada de Brasil, afinal SP fica entre Paris e Londres, tendo a capital próximo a Miami.

    • Alexsandre disse:

      Concordo Plenamente com sua colocação.

    • Ademilson disse:

      E apesar disso tudo que você expôs, vai votar no PT de Dilma, acorda!

  6. Pasquale disse:

    O Aécio teria que incorporar o saudoso Carlos Lacerda.
    E me atrevo a dizer que se hoje fosse vivo,o Lula não faria o que fez.

    • Antonio Carlos disse:

      Vovô Pastor Pascoal,
      Agora você mostrou suas garras, não podia ser diferente, ter como ídolo o Carlos Lacerda define bem o seu estilo. Que tristeza!!!!
      VITÓRIA NO Iº TURNO
      Dilma – 45%
      Marina – 22%
      NADA – 19%

    • adhemar disse:

      Pasquale! caia na real,estamos em outrs tempos,se lula transformou o pfl em dem,e depois em pó,e fara a mesma coisa com os tucanos depenandos e junto com o dem/tucanos ira junto o resto do pps,se lacerda estisse seria triturado também,falar de lacerda prova que esta fora da realidade,hoje o povo não depende do pig,dilma ganhara no primeiro turno(abraço)

    • Fernando disse:

      Quer dizer que os candidatos do PSDB são uns titicas ou m…….
      Esquece o corvo ele era só um grande tribuno, mas não gostava de povo.

      • Pasquale disse:

        Senhores digníssimos,irei responder a suas colocações,já que teria direito porque fui citado.
        Esperem deitados…da mesma forma que o povo vai esperar as promessas da guerrilheira.

  7. Roberto Silva disse:

    Caro Kennedy, bom dia!

    Leio com frequências seu blog.Vejo que suas colocações são extremamente coerentes e precisas.Sou de Minas Gerais, especificamente, da cidade de Campo Belo. O maior erro de Aécio Neves e Anastasia foi a política injusta praticada por eles contra os 410.000 servidores estaduais da área da educação do nosso Estado. Em 2012, através de uma lei denominada Subsídio, eles cortaram todos os benefícios adquiridos e pagos aos professores, como: biênios e quiquênios, ou seja, a cada 02 anos de trabalho, o professor recebia 5% a mais em sua folha salarial e a cada 5 anos 10%, além do aumento anual, como de costume. Porém, a partir dessa nova política salarial imposta “goela abaixo”, os professores e o pessoal administrativo da área da educação declararam uma verdadeira guerra contra o PSDB. Os 410.000 servidores carregam consigo aproximadamente 2.000.000 de votos de protesto.Aí está a verdadeira revolta contra eles e como consequência a derrota neste dia 05.Quero lembrar que Aécio Neves governou Minas Gerais por 08 anos, e não deu sequer 1% de aumento para a referida classe. Aécio Neves construiu a cidade administrativa retirando nas “costas dos servidores” os milhões necessários para essa obra faraônica.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezados,
      Agora falando sério, não é hora para brincadeiras.
      Sinceramente eu tenho pena. Não estou brincando não, tenho pena mesmo.
      É muito triste um eleitor devoto, quase fanático, ver que o seu candidato não é NADA, NADA mesmo, aliás nunca foi NADA além de neto do Tancredo, aquele que quase foi Presidente. O tal NADA governou MG por oito anos e foi tão mal que seu candidato vai perder no 1º turno. Bom, mas o tal NADA é um cara fino, de família tradicional mineira, quase a mesma coisa que as famílias tradicionais de SP. Por falar nisso, acho muito bacana aquele pessoal rico de SP, tenho a maior inveja daquele tal de João Dória, êta cara elegante, faz cada entrevista espetacular na televisão. Gosto muito, também, do Roberto Justus e da Valdirene, quer dizer a Val Marchiori, que me deixa emocionado com a sua simplicidade e quando diz Hello! Só gente bacana e com certeza todos votam no NADA, lógico.
      Esse pessoal fica muito triste vendo que pessoas pobres, com baixo nível de instrução, estão melhorando de vida. Que absurdo esse governo querer fazer essas pessoas melhorarem de vida!!! Também, um Partido cuja estrela maior é um ex-operário, só podia dar nisso.
      Falando sério, eu fico com pena deles, não estão acostumados a sofrer e por isso sentem muito mais, nós temos que compreender, de verdade. No fundo, bem lá no fundo, no fundo mesmo, são pessoas boas.
      Agora o que é pior, é ver uns caras que são de uma classe média melhorada, alguns nem tanto, que querem imitar a “casta” de SP. Sei lá, eu fico pensando, eles querem imitar para parecer com eles, só pode ser. No fundo isso é necessidade de autoafirmação. Eles pensam assim, se eu for contra o povo, me distancio dele, mostro que eu sou melhor, e aí passo a ser considerado um cara mais importante.
      Enquanto isso, aquele povinho pobre está feliz da vida, de barriga cheia, morando com dignidade, podendo sonhar com uma vida melhor, quem sabe um carrinho, mesmo que seja de 2ª mão.
      CONCLUSÃO: DILMA GANHA NO 1º TURNO E O NADA, QUEM É O NADA?????????
      Em tempo: Se a Dilma tiver mais votos em Campos de Jordão vai ser uma choradeira geral.

      • Julia disse:

        Boa Antonio Carlos! Seu comentário é um texto que merecia se transformar em artigo. Crítico, instrutivo e bem-humorado. Parabéns! É DILMA! Pra MUDAR MAIS!

      • claudio disse:

        Professor, foi muito convincente seu comentário, porém em nenhum momento li sobre a honestidade da sua candidata. Muito boa sua defesa,só não esqueça que enquanto você fica aqui ganhando migalhas eles estão com os bolsos cheios de grana. A não ser que seja o filho do barba, antes monitor e agora mega empresário defendendo seu agora caviar.Honestidade faz bem.

      • paulo disse:

        Parabéns Antonio Carlos falou tudo, mostrou como realmente é a alta sociedade paulistana um monte de gente fútil se achando a vanguarda do Brasil e muito preocupada com ascensão dos pobres, realmente são um montão de nada que votarão num nada! Dilma vai ganhar no primeiro turno!

      • Manuel Ferreira Duarte disse:

        Talvez não seja tanto assim. Deputado federal não é nada ? Presidente da Câmara Federal não é nada? Governador de Minas Gerais dois mandatos, não é nada ? Senador não é nada ? Nesse aspecto, o que foi Dilma? O que foi Lula? Parece estar havendo algum equívoco ou ignorância plena.

  8. SEM COMENTARIO disse:

    Os escândalos do PT não cansam de aparecer. vimos no Estadão e reforço do JN as declarações de Durval Angelo quanto o uso dos Correios em MG para alavancar Dilma nas pesquisas. É descarado o uso da máquina pública em benefício da situação. Vivemos um câncer nas empresas públicas do país com mais cargos políticos sendo oferecidos a militantes por seus padrinhos. Como o deputado mesmo disse os companheiros dos Correios que ajudaram na campanha do PT só tem a ganhar com a reeleição: mais cargos sendo entregues para incompetentes e greve todo o ano por melhores salários. E a população xinga o coitado do carteiro com coisa de que é culpado pela não entrega da sua correspondência. PT não pelo amor de Deus. Em tempo: não sou militante, só tenho esperança de que o país mude antes que nos transformemos em Cuba ou Venezuela.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Padrinhos oferecerem cargos para militantes e “cumpanheros”, por si, já é um abuso e um desrespeito civil da pior qualidade. Pior ainda, é que esses militantes e “cumpanheros” que são empossados em cargos diversos , sempre bem remunerados, não entendem nada de nada. Geralmente são desocupados funcionais que , desde jovens, dedicaram-se a atividades com a unica preocupação de que estas lhes tragam privilégios, fama e principalmente grandes oportunidades de poderem se apoderar de boa soma de dinheiro.
      Grande parte dos ministros que aí estão também no escalão petista são meros esquentadores de poltronas em seus palácios de cristal. Um dos exemplos é o tal de Lobão, que garanto que não sabe nem trocar uma lâmpada, e aí está dirigindo um dos mais importantes ministérios do país, que é o de Minas e Energia. Que desperdício.

    • clovis jr disse:

      porque sera que eleitor de oposiçao tem receio de assumir seu lado? e incrivel que qualquer critica contra o PT, parte de pesssoas APARTIDARIA, nao entendo, nao me venha falar em corrupçao, faço das minhas palavras a de Luciana Genro ” O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO”

    • Hildebrando Dias dos Santos disse:

      Eu quero saber, qual governo em quaisquer das esferas governamentais, não seriam beneficiadas pela máquina do poder! Claro que se fez um bom governo, isso seria o melhor cabo eleitoral.Se, entretanto, fez um mau governo, isso seria objeto de avaliação do eleitor. Então srs. e sras. atirem a primeira pedra, quem não se beneficia do poder que exerce!

    • vANDER disse:

      Sempre as mesmas abobrinhas. No principio conseguiam até ludibriar alguns, mas hoje só vocês mesmo acreditam nestas bobagens. Não vale nem a pena tecer algum comentário mais elaborado. Coxinha é coxinha, e tende sempre ao fracasso eleitoral.

    • Dilermando disse:

      As pessoas que se propõe a comentar algum assunto deve ter um mínimo de conhecimento para não falar asneiras. Também não devem se “esconder” atrás de apelidos.
      Alguém que se intitula :”Sem comentários”. Não tem capacidade para comentar NADA.

  9. Nelson Fragoso disse:

    Creio que Aécio está colhendo o que plantou ou seja:no passado se aliou ao PT,agora faz um discurso antipetista como se fosse inimigo “público número 1”.O resultado disso deve ser que ficará fora do segundo turno e ao que tudo indica fora também de disputar a candidatura em 2018,pois Alckimin deve se fortalecer com a vitória em São Paulo.Aécio pelo visto tem muito o que aprender com a política tupiniquim…..

  10. geraldo j andrade disse:

    precisamos de um estadista que realmente goste do Brasil e queira melhorar a nossa vida como população, é uma vergonha vermos que o candidato que hoje fala mal de um foi amigo desse um na eleição anterior, tudo interesse para se perpetuar no poder, vamos começar a reagir brasileiros vamos aprender a gostar do nosso pais, vamos acabar com essa pouca vergonha que existe na politica, não deveriamos votar em ninguem nessa eleição, a cada informação fico mais enojado, vamos reagir povo brasileiro

  11. sebastiao menezes disse:

    Se o Sr. Aecio,fez um ghrande governo como diz na TV. ele nao estaria tao mal em minas.

  12. Pasquale disse:

    Dolar nas máximas, quase 2,50.A permanecer o quadro atual,esperemos mais inflação efeito dolar.O governo não conta com isso? Manteiga com a palavra,aquele que nunca acertou uma previsão sequer,ou está de aviso prévio?

  13. Pasquale disse:

    Dilma quando as contas estão no vermelho, ela arranja uma exportação de plataforma de petróleo, e instantaneamente as contas se tornam superavitárias, agora setor elétrico e petrobras atolados em dívidas, no caso a Petrobras, tem uma árdua missão, retirar da camada pre sal o petróleo mais caro do mundo, sem dinheiro em caixa.

  14. A análise confere com o ocorrido. A favor de Dilma tem o reconhecimento do FAO afirmando a política positiva contra a Fome, tirando o Brasil desse holocausto. Também milita o sucesso da Dilma a política de diminuição das desigualdades sociais. O programa Mais Médicos atingiu 50 Milhões de brasileiros pobres que passaram a ser assistidos.

  15. Cristiane Rocha disse:

    Lamento o fato de ver a Dilma liderando nas pesquisas. Na história do Brasil se viu uma corrupção tão escancarada, mas as pessoas parecem não se importar com os crimes e descasos do PT. Importar médicos que não conhecem nosso povo, nossa língua e nossas doenças…Custear e perdoar dívidas de outros países, se aproximar de países com regimes socialistas e se afastar de países que poderiam nos beneficiar e, por fim, acabar com a economia do país. É um vexame! Não entendo como e porque as pessoas votam no PT.
    A Marina pode ter seus defeitos, mas não existe prova de que ela é corrupta, é uma professora com méritos.
    O Aécio, é alguém preparado,nasceu na política e fez um bom governo, sim. Claro que com falhas, mas não deixou o Estado as minguas.
    Qualquer um é melhor que a Dilma!!!

    • CLÁUDIO AGUIAR disse:

      Cara Cristiane Rocha, sua opinião tem que ser respeitada. Mas de tudo que você disse, só há uma certeza: você não mora em Minas Gerais e portanto não conhece “Ah é Sim”. Sabe de nada, inocente!

    • claudio disse:

      Cristiane, você tem toda a razão,é incrível a falta de honestidade dessas pessoas que defendem essa corja instalada no governo. Pobre do nosso País,só querem mamata.

    • José Carlos disse:

      Prezado Cristiano:

      Acho que vc nasceu recentemente: por isso não sabe que no governo “FHC”, no escandalo Banestado foram enviados ilegalmente para o exterior 42 bilhôes de dólares.

      1 – Privatizaram a Vale por 3 bilhôes, ou seja efetuaram uma doação ( valia cerca de 100 bi).
      2- O candidato do Aécio perde no primeiro turno para um tal de Pimentel/Pt.
      2- Leia o livro Privatária Tucana. Pelo que sei o livro não foi retirado e o escritor não foi processado.Documentos com os nomes povoam as paginas do dito livro.
      3- Pelo Google , procure por maiores escândalos financeiros e políticos dos últimos 20 anos.Você cairá de costas.

      4 – Nem falo da Sabesp, do Tremsalão.

      5- Triste constatar que S. Paulo, Pib maior que a Argentina, tem péssimo ensino, saúde caótica, Transporte idem e os pedágios mais caros do País.Acabaram com nossas ferrovias.Estão no poder há cerca de 20 anos.Cooptaram as oposições, não se faz uma CPI por aqui, pasmem.

      É apenas um resumo Cristiano. Respeito sua opinião e não tenho nenhuma intenção magoa-lo, muito ao contrário.

  16. n varone disse:

    falam em alternacia para presidente e SÃO PAULO para governador não vai ter alternancia
    eu vou alternar em 2018 de DILMA PARA LULA E VAMOS A VITORIA DILMA DILMA 2014

  17. Julio Silva disse:

    O PT ganha pq conta com uma campanha muito bem definida. Enquanto LULA faz acordos até com MALUF e o capeta, Marina tenta bancar a PURA. Trouxa, perdeu SP. Agora, coitados dos petistas q sempra engoliram a DILMA e sonham com LULA em 2018, ELE NÃO TERÁ SAÚDE P/ TANTO; o efeito tempo é p/ todos!!!!

  18. clovis jr disse:

    sabe porque continuo votando no grupo de LULA, porque e o unico que tem um projeto claro, nao adianta resmungar, e visivel, seus adversarios quando fala seus projetos diz logo, vou da continuidade a todos os programas, vou aprimorar alguns deles, ou seja eles nao tem projeto nem propostas, eles desejam tirar o PT do porder, agora vamos ver como anda os estados governados pela oposiçao, eles estao bem? sao exemplos a serem seguidos? NAO, falar em corrupçao é piada, propina do metro, mensalao tucano, mensalao do DEM ficha sujas eles estao no topo, portanto o eleitor vai preferir a continuidade é Dilma, como é Alquimin essa historia de alternancia, e papo furado.

  19. Regina disse:

    Nem Aécio e nem Marina. Esses dois não tem a menor condição de serem presidentes. Temos que de votar em Dilma, que está mostrando ser possível viver em um pais sem miséria. Voltar ao passado de desemprego da era Fernando Henrique nunca mais.

  20. Antônio Carlos disse:

    Aecio não e preparado ele me lembra muito o Collor de Melo.Marina e uma professora e sabe falar em público.

  21. Vanderlei Silva disse:

    Estamos há doze anos vendo os absurdos do PT, gostaria de que se retratasse isso para os incautos ou desinformados para que estes refrescassem as suas mentes e nesta eleição não cometessem o mesmo erro. Ontem vimos os comentários nas redes de televisão que o desconto de 20% da energia elétrica, depois das eleições irá nos custar muito caro, isso é o PT no poder, ninguém vê, mas roubam, ninguém sabe e no final o povo é quem paga. Espero que o povo acorde ou viraremos uma Argentina da vida.

  22. Flávio Mesquita disse:

    Os escândalos do PT em terra tupiniquim deveriam ser punidos da mais alta forma possível. Parece impressionante o povo brasileiro votar em quem acobertou em seu governo ladrões e assassinos da dignidade e moral. A corrupção MATA pessoas, MATA sonhos e MATA a moral de uma nação. O PSDB já cansou e também muito se soube e nada se fez. Fizeram um plano que estabilizou e ficará na história, ponto. A Marina pode representar para o país uma política sem compromisso com a CORRUPÇÃO, pode sim. Dizer que não quer se reeleger é porque tem peito para enfrentar este cenário de políticos profissionais do roubo, políticos de carreira e de corrupção. SIM, TEMOS POR OBRIGAÇÃO MUDAR A DIREÇÃO DESTE PAÍS. Temos que nos dar a chance de vermos um horizonte diferente. Se entrar a Dilma ela culpará o cenário internacional e jamais a DÍVIDA PÚBLICA ENORME que ela e seus aliados nos enfiaram. VOU DE MARINA !!!!!

  23. Marco Valverde disse:

    Na altura do campeonato os eleitores do PT estão adorando a disputa. Estão dando risada dos eleitores do PSDB que sonham com o impossível e se mostram uma “elite” tão atrapalhada quanto o “povão” que eles tanto criticam. As eleições serão decididas é nesse primeiro turno, se Aécio for para o 2º turno, Dilma se reelege, se for Marina para o segundo, Dilma cai. E o pior está por vir para os psdbistas, é que se Dilma se reeleger, eles terão que aguentar, além dos 4 anos da presidanta, mais 8 do seu sucessor. Caso Marina vença, é certo que o PSDB pode, na figura de Alckmin, ocupar a presidência depois de Marina. A burrice é também irônica.

  24. diego disse:

    Vamos para o segundo turno com a verdadeira mudança, Aécio 45!

  25. Maria Hiley disse:

    Sr. Sem Comentário, em pleno século XXI, estás com medo de Cuba e Venezuela? Me desculpa, mas o senhor é muito ingênuo.

  26. Nilson disse:

    Sou mineiro, e vi como o Aécio Neves prejudicou os professores no seus dois mandatos como Governador de Minas. Vi também a politica porca do Fernando Henrique privatizando tudo. Se o Aécio ganhasse voltaria a mesma politica do Fernando Henrique, pois o PSDB só pensa em vender as coisas do Brasil para os estrangeiros. DEUS me livre do PSDB. A Marina passou também a campanha toda se contra dizendo, apresentou um programa, mas cheio de inconsistência e incertezas. Ela não é aceita nem no seu próprio estado. Se se candidatar a governadora do seu estado não vence as eleições lá. Se ela não vence no seu reduto eleitoral, quer ganhar onde? Algum defeito ela tem. Como se explica uma pessoa ser rejeitada no seu estado? Ela é muito doutrinada com a história de ambientalista, que não é defeito mas o exagero não é aceito. Até os colares da mulher é feito de cipó, ou cobra seca, ou palmeiras trançadas, etc, esse perfil não é do Brasil. A Dilma, com todos os problemas de corrupção e rejeição em alguns setores, tem a sorte do PT ter sido o único partido que conseguiu levar a classe pobre a ser universitário, como meu filho, que é médico, filho dum casal com origens muito humildes. Nos governos anteriores ao PT eu passei três vezes no vestibular e não conclui, justamente por falta de condições financeiras, pois era o único arrimo da família e tive que optar por abandonar o curso para cuidar da família. Por isso ela deve ganhar. Eu ainda voto na Dilma. Dos três de frente ela é a menos pior.

    • Ivete Lemos disse:

      Sou do Estado do Pará e entre os projetos que beneficiaram meu estado estão:
      1-Caminho da escola: 387 lanchas,986 ônibus, 1,7 bicicletas que levam jovens à escola.
      2-Pronatec:oportunidade de profissionalização para milhares de jovens.
      3-Minha casa minha vida: Quase 130 mil moradias.
      4-Mobilidade: 10 terminais rodofluviais novos ou reconstruídos.
      5-Mais médicos: Um em cada quatro paraenses é beneficiado.
      6-Luz para todos: Realizou 49.838 ligações desde 2011.
      7-Bolsa Verde: 35.996 famílias beneficiadas.
      8-Bolsa Família: Desde 2011 um em cada cinco paraenses saiu da extrema pobreza.
      9-Empregos formais: o nº cresceu de 98% desde janeiro de 2011.
      10-Mais médicos: 89% dos municípios paraenses aderiram ao programa.
      Portanto tenho 10 motivos para continuar com DILMA!!!

  27. José Bezerra Sampaio disse:

    O candidato Aecio Neves parece que acha o eleitor bobo ao ponto de mudar seu voto por falta de papel de campanha, mesmo vendo sua imagem e ouvindo suas propostas na televisão, rádio e demais meios de comunicações. Mas está cometendo um grande erro pois a maioria da população não se amarra muito nos tais santinho e sim nas proposta e críticas aos adversários. Imagina ele que os eleitores são todos analfabetos ou beneficiários das bolsas sociais, que o povo em geral não tem alto crítica e que engole tudo que é divulgado pela imprensa.

    • valmir de jesus lima disse:

      muito boa à sua opinião, esse cara sempre viveu na aba do avô, e sozinho, parece uma mosca tonta, falando coisa com coisa, não merece voto de ninguém.

  28. Celiane disse:

    Acho saudável que as pessoas debatam e tomem partido de alguém, agora! deturpar o que se ouve e se vê é demais! em nenhum momento foi dito no vídeo que o PT usou a máquina dos correios! e sim os amigos do correio!!!quem conhece a militância do PT sabe que o Deputado falava da reunião com os militantes para intensificar a campanha, e isso todos são livre para participar ou não!

  29. Aparecida disse:

    Também sou de Minas Gerais e concordo plenamente com o que disse meu conterrâneo acima. PSDB massacrou o funcionalismo estadual por doze anos em MG e ainda gastava verbas exorbitantes para se promover, mostrando um estado que só existe nos sonhos deles. A realidade por aqui é bem diferente. A mentira tem perna curta e até que enfim o povo de Minas resolveu dar um basta. Não se menospreza os servidores da Educação como eles fizeram. Todas as vezes que os educadores resolvem dar um basta, não tem nada que segure. Deu no que deu e vai amargar derrota aqui em MG. O PSDB só é bom nas propagandas do Governo de Minas. venderam uma ideia por doze anos e agora a população descobriu que não é assim.

  30. Carlos disse:

    O tal de Sem Comentário é um humorista,na vontade de eleger o Aécio, vem com estas piadas.
    Depois de 12 anos de PT, então deveríamos estar no comunismo como Cuba e Venezuela, ou não ?
    Você não diz, mas deve estar com a vida boa, troca de carro todo ano, come seu churrasco todo fim de semana. Que comunismo é esse que depois de 12 anos ainda não se instalou ? É o famoso discurso das elites. Creio que é somente preconceito social e isto não tem cura.

  31. Santos disse:

    Esta é a política brasileira…para conseguir o poder vale tudo, absolutamente tudo. Hoje estão cravando faca nas costas e xingando a mãe…amanhã estão se acariciando e dizendo que são irmãos. Isso inclui TODOS os nossos políticos e partidos. E ainda querem que os eleitores brasileiros, que já não são muito informados por natureza, entendam essa suruba. Como já dizia aquela música: …já me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém…Sabe de nada eleitor inocente, pois nós vamos é ser comidos por essa corja de ladrões…

  32. Pedro disse:

    Entre candidatos nenhum é aquela brastemp, na minha o pinião e na atual situação, vejo que o mais capacitado para o Brasil voltar a navegar ( o Brasil atualmente parou ta quase afundando) é o Aecio. Entre partidos não simpatizo nem PT nem PSDB.

  33. jairo do nascimento costa disse:

    A Dilma vai ganhar, não só por ter feito uma gestão razoável, como também e principalmente, por falta de adversários. Ora, esse tal de Aércio é uma tremenda piada. O cara não diz coisa com coisa e passa a maioria do tempo requentando denúncia que nunca foi comprovada. por outro lado, a Marina, padece de uma fragilidade a toda prova. Ancorada pelo que de pior existe na política brasileira, ela ainda é financiada por um banco e tem mais: Recebeu o abraço da morte, quando aceitou, sem pestanejar , as exigencias de um pseudo lider religioso.

  34. Tatiana da Silva disse:

    Infelizmente o Aécio é pouco conhecido, acredito que ele sofreu foi por isso! No mais sua campanha foi firme e forte em todos os cantos. Marina sofreu por não ter tido propostas boas que conseguisse segurar votos. Mas de todos os candidatos, a melhor opção é o Aécio, eu acredito na virada!!

  35. Ferreira disse:

    Das alternativas disponíveis para sucessão, nenhuma é confiável. Nos resta analisa-las, avalia-las e escolher dos males o menor.
    O sistema eleitoral brasileiro está superado. Sua estrutura criou toda essa conduta nojenta dos políticos em busca do poder pelo poder. Perderam-se a noção de que Partidos e políticos existem para atender a demanda de todos os seus representados e nunca interesses de uma minoria dominante.

  36. Antonio Flávio Augusti disse:

    Boa tarde – e boa eleição – e as pesquisas mostraram que não precisava ter pesquisas desde as convenções de julho (tirando o fator Eduardo Campos) – se Marina Silva tivesse conseguido criar a REDE – e se os candidatos ao invés de viajarem (debates, comícios…), enfim não tivessem feito campanha (exceto Eduardo Campos), o resultado seria o mesmo que está aí, resumindo: os candidatos
    gastaram tempo e dinheiro. Os números não mentem: Dilma no 1º turno é candidata para 40% dos votos, e não poderia ser diferente é a atual Presidente do Brasil (com campanha ou sem campanha). Marina é candidata para ter no mínimo 25% dos votos, já teve 19% em 2010 – e Aécio sempre teve e vai terminar com seus 20%, que são os eleitores do PSDB no Brasil.

  37. n varone disse:

    virada é dar as costa e ir para casa renova a carteira quando parado fazer o teste dar o exemplo

  38. Alonso disse:

    Gostem ou não o futuro já está escrito. Serão mais 12 anos de governo do PT no mínimo… 4 anos de Dilma e mais 8 anos de Lula. Pensa um partido ficar no poder por 24 anos… PSDB pode fechar as portas. Esse Aécio é muito fraco e foi péssimo governador em MG. Se brincar se o FHC estivesse concorrendo quem sabe ele chegava no segundo turno kkkkk. A Marina sinceramente da até dó quando olho pra ela. Fico querendo tirar 10 reais do bolso e dar pra ela. Putz, que candidata sem expressão. Ela não agrega, aliás me parace que ela saiu do PT e do PV justamente por ser desagregadora, daí quis um partido só pra ela, o tal Rede, que nem existe de verdade e teve que se contentar em ser PSB. O jeito é votar em Eduardo Jorge no primeiro turno.

  39. benesaturnino disse:

    Interessante, ninguém questiona as pesquisas, hoje duvidam da infalibilidade do Papa,
    mas acreditam nas pesquisas como obras da perfeição.
    Ninguém sabe como as pesquisas são realizadas, nunca soube se algum repórter acompanhou os pesquisadores, ninguém informa como são determinados os universos a serem pesquisados, mas acham que o resultado é perfeito, que se pode confiar neles, nos Institutos só interessa a verdade, ninguém se deixa trair por afinidades, interesses financeiros etc.
    Gente isso acontecer no Brasil terra de pessoas de pouco ALCANCE, onde a corrupção corre solta, onde o político sobrevive mediante propaganda enganosa e até conseguem acreditar que o governo pode repetir mais de mil vezes a mesma promessa e ninguém acha ruim esse com portamento.
    Está aí, tenho que admitir que os Institutos de Pesquisas estão acima do bem e do mal, só mostram a verdade, tal como o PT nos mostra que transformou o Brasil no paraíso celestial e por isso tem que continuar governando por todos os séculos amém.

  40. É preciso entender que o povão só vota quando é induzido pela mídia matreira, e porque existe essa questão de que é obrigado a votar, quando na verdade não é.Se não for à urna, se não justificar a ausência no pleito eleitoral, basta ir ao cartório eleitoral para pagar uma multa de cerca de menos de dez reais e está tudo bem, nada de mais ocorre com o cidadão que assim proceda. A punição ao ausente só acontece se ele não pagar a ” MULTA “, aí sim, é o cúmulo da idiotice…

  41. Luiz Carlos disse:

    Desculpe Kennedy, não se recebeu os comentários anteriores, por isto reescrevo parte

    Depois do FHC que é uma fraude que a imprensa tenta engrandecer, o PSDB vive a mingua, por que o sr FHC não criou nada, ou melhor, criou sim impostos e mais impostos como CPMF que tinha outro nome, aumentou o IRPF de forma absurda, o maior aumento da carga tributaria da historia, privatizou e ninguém viu o dinheiro em lugar algum. criou o maior desemprego da historia, aumento a relação divida PIB nunca vista neste País, Fator previdenciário, mas não teve coragem de mexer na aposentadoria da maquina publica.

    Apesar da imprensa alardear que que vota no PT é dependente da bolsa familia, é mentira, por isto o PSDB só perde, o que o PT mais quer é ter o PSDB como adversário, pois e só relembrar o FHC o povo foge, o governo com a pior avaliação no final de mandato.

    Infelizmente e a imprensa tem culpa nisto, ou mudamos tudo ou o PT vira perpetuo no poder, a Dilma contra o Aécio, se elege fácil, daqui 4 anos volta o Lula, para onde iremos? temos que mudar tudo, acabar com as câmeras de deputados, vereadores, senado, as decisões que emanem do povo através de plebiscitos. Um judiciário justo, não o que esta ai. A imprensa tem que expressar a voz das ruas, o povo esta contra todos os políticos, e o judiciário, vivemos num País sem ordem e sem regras, se somos iguas perante a lei, por que cotas? será que o povo quer cotas? ou é parte da mídia que alardeia isto. Plebiscito para tudo.

    Uma nova classe politica, liderança verdadeira e não corrupta, uma imprensa livre e independente, povo participativo, do jeito que esta, domingo apareço em uma escola e justifico, como faço a bons anos, pois a classe politica, me enoja por um novo País com leis e regras que premie os melhores nada de benefícios, benefícios apenas para idosos e deficientes, os demais vá a luta que a vida é curta, comecei a trabalhar com 10 anos e sempre conquistei as coisas com trabalho.

    Sds

  42. willians disse:

    É claro que cada um defende o seu candidato aqui. Por ideologia, afinidade, desconhecimento, ou mesmo má intenção…Alguns como eu, tentam achar um “menos pior”. Tarefa bastante difícil…Sou da opinião que continuidade no poder deve ser reservada somente à políticos super honestos e competentes. O que praticamente não existe no país. Pelos últimos acontecimentos, votar no PT é um risco de ter seus eleitos presos após os desdobramentos que ainda virão do escândalo da Petrobrás…Votar no PSDB é dar retorno à uma política que embora tenha estabilizado a moeda, privatizou (entregou) o patrimônio público e tb governou para a elite…Partidos nanicos radicalizam demais, a ponto de cair em descrédito (todo mundo sabe que não dá pra fazer o que eles querem)…Sobra a Marina? Embora tenha errado no discurso “paz e amor” e demonstrado fraqueza, alguns acharem que ela é o PT-2 (pq já foi do partido), ou que é liberal demais e vai governar para a elite tb (tanto qto o PSDB), acaba sendo uma opção tênue…Ao menos, de mudança (será?)…

  43. Manuel Ferreira Duarte disse:

    Vejam só se o Brasil não precisa mudar muito. No ranking Times Higher Education (THE). O País continua sem nenhuma instituição entre as 200 melhores do mundo. Esta matéria vem no Estadão de hoje. Chega a ser quase inacreditável. E Educação, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país.

  44. Josiane disse:

    Na minha opinião Marina perdeu alguns votos por fazer uma Campanha baseada em ética, respeito, coisa que não é muito valorizada no Brasil, a maioria gosta de tirar vantagem em tudo, desde um jogo de futebol com gol roubado a favor do Brasil.
    Por outro lado não acho estas pesquisas confiáveis, acho que há muito jogo de influências por traz disto, e estas pesquisas mais confundem os eleitores.
    Mas apesar de tudo, estamos firmes com Marina, é a chance de tirar o PT do poder e após 4 anos quem sabe Geraldo Alckmin.
    Aceitem ou não, neste momento Dilma é supostamente a candidata dos pobres e oprimidos(povão) enquanto Aécio é o candidato da “elite” e tem seu telhadinho de vidro também, alvo fácil dos petistas.
    Marina representa o equilíbrio entre as classes e as diversidades. Mas cada um vota em quem quiser, o voto é livre e um privilégio, já que em alguns países nem esse direito existe.

  45. Deuzana Barbosa De Brito disse:

    Aécio em Minas está sendo desbancado pelos Professores que ele tanto desfez em seu governo e do Anastásia. Com fé em Deus este governo tucano vai ver a força que os Professores de Minas tem. E que todo o Brasil no ouça.

  46. flavia disse:

    Enquanto o eleitorado briga para defender o menos pior, o Brasil segue sabe se lá como DEUS quiser. Não hora é de dividir e sim de juntar todos contra as mazelas do País. Ou é favorável para você continuar vivendo e aceitando tantas inverdades?

  47. Francisco Barroso disse:

    A guerreira Marina Silva, nestas eleições não enfrenta somente a candidata Dilma Roussef. Luta também bravamente contra o desigual tempo de propaganda eleitoral; contra a demolidora máquina do governo; contra a compra de votos institucionalizada do Bolsa Família; contra a infâmia do PT; contra o maior partido do país – PMDB, que não quer largar o osso; contra as grandes construtoras e suas relações inconfessáveis com o governo do PT; contra o capo Lula; contra a mídia chapa branca e outras vozes reacionárias e preconceituosas.

  48. Eda Costa disse:

    Vai dar Aécio nos 2 maiores colégios eleitorais do país, SP e MG!

  49. David disse:

    Não tem pra ninguém, vai dar Aécio! chega de PT! Estamos todos cansados de tanta corrupção!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 11:15:49