aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
13-11-2015, 22h01

Não houve retrocesso social em Dilma 1, mostra Pnad 2014

Mas agravamento da crise econômica traz risco de passo atrás no 2º mandato
10

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo sabe que o aumento do trabalho infantil em 2014 é uma notícia ruim e que vai gerar desgaste político, porque atinge uma parcela mais vulnerável da população. Esse dado foi aferido pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A explicação da ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, é que o índice caiu muito em 2013. Teria sido, portanto, “um ponto fora da curva”. E, em 2014, teria ocorrido um crescimento de ajuste da taxa.

Mas auxiliares da presidente Dilma ainda tentam entender o que aconteceu. O temor é que a pesquisa do próximo ano seja pior ainda, porque a crise econômica se agravou do ano passado para cá e poderá sacrificar a infância e a juventude.

Na opinião do governo, a leitura geral dos dados da pesquisa é positiva, porque permite avaliar os quatro anos do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

Do ponto de vista social, não houve retrocesso, porque diminuiu a miséria extrema, caiu a desigualdade social e aumentou o acesso da população a serviços públicos, entre outros aspectos positivos.

No entanto, o risco é que haja retrocesso social no segundo mandato, porque 2015 está sendo um ano perdido na economia e tudo indica que 2016 também será um ano ruim. Ou seja, a pesquisa, em geral, é boa, mas ela é uma visão do retrovisor. Mostra o que passou. Não o que está pela frente.

Veja os temas desta sexta no “SBT Brasil”:

Comentários
10
  1. César disse:

    Na Pátria educadora que ficou 6 meses sem aulas nas universidades federais, tudo avança em marcha à ré. Não vai aumentar o trabalho infantil, por um motivo bem simples. Não tem trabalho! O que vai aumentar é o “desemprego” de famílias inteiras.

    • walter disse:

      Caro Cesar, tens razão, nem as crianças terão emprego; mas não sei se o PT liga muito para isso; Confesso eu também não…as crianças que trabalham desde cedo, não tem tempo para pensar em bobagens, e nos dias de hoje em Drogas; esta conversa que a infância deve ser vivida vale muito, para países desenvolvidos…
      O grande problema, é o politicamente correto…a nossa realidade não permite esta condição; nossa infra estruturas,necessita de toda a ajuda; esta conversa mole, não leva em consideração, o tamanho do País que temos, e os tantos lugarejos, que jamais recebeu uma pesquisa; graças a Deus…

  2. César disse:

    O Prefeito de São Paulo Fernando Haddad, já deve pensar em aumentar o número de semáforos na Cidade de São Paulo, se Dilma continuar no poder. Porque vai faltar semáforo para tanta gente desempregada pedir esmolas.

  3. Pedro disse:

    No Dilma 1 José Serra aceitou o resultado das urnas. Dilma pôde trabalhar desde o início do mandato.. Já no Dilma 2 o candidato derrotado fez pirraça, liderou uma oposição sem escrúpulos,com o apoio da mídia, do quanto pior melhor.. Assim fica difícil pra qualquer governante, pra qualquer país!..

  4. Esta senhora Ministra deveria sair de Brasília, para conhecer e ver o que estar acontecendo com a população dos beneficiários do Bolsa Família no interior dos estados que elegeram este governo que aí está. A exclusão e a diminuição destes recursos fez voltar os “vendedores mirins” de balas e outras coisas nas estradas e em outros locais. Isso é feito por pura necessidade de sobrevivência, sem contar com o êxodo escolar, cuja as pesquisas somente irão relatar mais adiante. O povo humilde está sofrendo um terrível retrocesso social com retorno as classes D e E. Eles não têm o que comer, infelizmente foi oferecido a eles o “ouro de bobo” e que somente a gora eles se deram conta. Pátria enganadora.

  5. Alberto disse:

    Um crescimento do ajuste de um ponto fora da curva,segundo explicou a ministra.Nada mais simples.Não há retrocesso social,só mental mesmo.

  6. Celso Ramos disse:

    Eu acompanhei parte da Entrevista da Ministra, pela NBR, a questão é simples, tudo que se conquistou, esta indo para o BURACO, o governo LULA, deixou de continuar e fazer as REFORMAS ESTRUTURAIS, de que o BRASIL, precisa COM URGÊNCIA !NÃO é conversa fiada, NÃO É JOGAR conversa fora, as CONQUISTAS SOCIAIS, que na verdade foi o POPULISMO, que o PT se APROVEITOU e se APROPRIOU, não esta tendo CONSISTÊNCIA, parece que foi uma MIRAGEM. TEMOS QUE COMEÇAR ” TUDO DE NOVO ” palavra CHAVE REFORMAS ! REFORMAS !

  7. César disse:

    FHC que o diga! Por anos o seu governo foi “sabotado pelo PT”. Que votou contra todas as reformas que ele tentou implantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 19:54:12