aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
13-08-2015, 9h25

Não ter Fiat Elba dá escudo a Dilma na crise

Por ora, governo prevê protesto no domingo menor que março e maior que abril
70

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A entrevista com Dilma Rousseff deixa a impressão de que não são frases de efeito a presidente da República dizer que resiste a pressões e ameaças ou que se verga, mas não quebra.

Dilma aponta o risco de uma eventual saída antecipada do poder abrir um precedente que ameaçaria também os seus sucessores.

Ao tratar de impeachment ou de renúncia, ficou evidente a preocupação em apontar que o efeito político de ambos poderia ser negativo para o país. No entender presidencial, algo desse tipo poderia levar o Brasil a viver uma instabilidade institucional parecida com a dos anos 50 e 60, que resultou no golpe de 64, possibilidade que Dilma descarta hoje em dia.

A questão da renúncia envolve uma decisão de foro íntimo, que seria adotada por um presidente que não conseguisse mais suportar os fardos do cargo. Dilma demonstra disposição clara de resistir, apostando que em 2016 a economia começará a se recuperar. Ela precisa é ter fôlego político para chegar até lá.

Na questão do impeachment, se lembrarmos o que aconteceu com Fernando Collor em 1992, havia um quadro de crise econômica, perda de sustentação parlamentar e um envolvimento pessoal com a corrupção, simbolizado pela descoberta da compra de uma Fiat Elba por meio de um fantasma de PC Farias, tesoureiro da campanha collorida de 1989.

No caso da presidente Dilma, há crise econômica e crise política. Existe apuração sobre corrupção que atinge membros do seu partido, mas os investigadores da Operação Lava Jato dizem que não há evidência contra ela. Portanto, é como se a presidente dissesse: “Não tenho Fiat Elba”.

Dilma não é Collor.

Essa âncora na honestidade pessoal tem dado segurança à presidente de que ela não sairá do poder antes de 2018. Claro que um fato investigado pela Operação Lava Jato que atinja a campanha da presidente poderia ser usado para turbinar a eventual abertura de um processo de impeachment.

No entanto, não possuir uma Fiat Elba, no sentido de não ter benefício direto do esquema de corrupção na Petrobras, é um escudo importante numa hora de crise. Essa é a impressão com a qual se sai de uma conversa com a presidente

*

No tradicional monitoramento que o governo faz das redes sociais, mapeando a intensidade das convocações para os protestos do próximo domingo, dia 16 de agosto, um auxiliar da presidente diz: as menções são em maior volume do que as dos protestos de 12 de abril, mas em menor intensidade do que as de 15 de março.

O protesto de março reuniu mais gente do que o de abril.

No termômetro mais atual do governo, haveria um protesto de tamanho intermediário, mas essa é a medida de ontem, quarta. Até domingo, será preciso acompanhar as redes sociais para ter uma ideia do eventual tamanho.

Nesta quinta, há uma nova fase da Operação Lava Jato, a Pixuleco 2, que sempre gera movimento nas redes sociais. Portanto, sem dúvida, os protestos deverão ter peso.

Será preciso ver se também se eles se espalharão por todas as regiões do país com intensidade semelhante. Ao tratar os protestos como atos normais da democracia, o governo procura não jogar mais lenha na fogueira.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
70
  1. Joaquim disse:

    Kennedy, deixa eu descordar totalmente de você.
    A referida senhora era presidente do conselho da Petrobras, ministra das minas e energia, presidente a republica, se este fosse um pais só um pouquinho serio ela já deveria ter pedido demissão, se a nossa cultura fosse parecida com a Japonesa ela já teria cometido harakiri.
    Se ela não esta ligada ela foi, e é, uma péssima administradora, totalmente incompetente e o congresso não age por que também falta a instituição a cultura da moral.

    • luiz carlos disse:

      Se tivesse algo podes crer que o Juiz Moro ja tinha colocada na imprensa. O quadro seria outro. Ela pode ser acursada talvez, eu disse talvez de administradora relapsa. Ora se voce for fazer impeachment de todo administrador que for relapso, não sobraria nenhum do PSDB. Todos estaria no limbo.

      • Joaquim disse:

        Luiz, em algum momento eu defendi o PSDB. Por favor pare de defender o indefensável e tentar justificar o maior roubo do mundo. Se é assim por que o PT não investigou O PSDB em 13 anos? Que tal um renuncia coletiva, presidente, vice, deputados, senadores e ministros do supremo.

        • Marta disse:

          Por quê que o PSDB nunca foi investigado? Quem disse? Você não pode estar falando sério. O PSDB teve inúmeros processos engavetados, inclusive no “maior roubo do mundo”, como vc diz, o PSDB viu ser arquivado denúncias importantes contra o próprio partido. Mas é óbvio que vc está por dentro disso, não é possível. E essa história de “um roubo não justifica o outro” é pura demagogia.

      • JORGE ANDRÉ PAGEL disse:

        Eternos comentários de PTs, não reconhecem a incompetência e colocam o PSDB na roda, se antes do lula fosse PR, PP… sempre seriam os culpados, só falta falar que a culpa foi do regime militar a incompetência da presidente.

      • Melchior disse:

        Luiz Carlos – A ideia do impeachment de todo administrador por relapso não seria ruim aliás, pode-se pensar nisto para o tipo de mudança estrutural que precisa ser feita neste país. Não adianta defender um PT que errou em ser, na melhor das hipóteses, “permissivo” no sistema de corrupção que esta implodindo está nação a anos. Não se engane, o estrago é prejudicial a todos os brasileiros e não existe nenhuma justificação.

    • ADEMIR disse:

      Parabéns Joaquim!! Digitou pouco, mas falou intesamente. É a verdade.

    • Max disse:

      É como disse a presidente, vai abrir precedente e seremos um país de ninguém, não podemos tirar uma autoridade do estado como o presidente da república simplesmente porque não gostamos ou por ser oposição e oportunista. O que deve ser feito e investigar os fatos punir os corruptos e corrigir os erros administrativos para que o país volte a crescer com segurança, e não há nenhuma ameaça de golpe por parte da presidente e nem motivos esse alvoroço todo no país já tivemos em situações piores.

    • vagner gontijo disse:

      Kennedy voce deve estar de brincadeira ! Um fiat Elba ? O que sob seus olhares passou em branco seria motivo de um justa causa . Nós podemos , sim , demití-la .

    • Valdir disse:

      Joaquim, com todo respeito ao seu comentário, mas domínio do fato só cabe em regimes despóticos, vivemos numa democracia, então por ser e ou participar do conselho da PETROBRÁS não justifica que a Presidenta logrou benefício ou foi conivente face ao tamanho e complexidade da empresa nacional. Agora, vejamos, as instituições estão funcionando, Ministério Público, PF e Judiciário, tudo sob os holofotes de uma mídia, que sejamos francos, partidária, haja vista que outrora ela era indiferente aos conchavos e arquivamentos de várias denúncias. Mas são 500 anos de acobertamentos, então a novidade agora é o PT, pois os outros, os outros são sempre os outros, e é isso que é lamentável, isso que devemos corrigir, com reformas política, tributária (fiscal) convicentes, não se aliando ao Cunha e Renan. O resto é discurso de uma oposição conhecida( PSDB, DEM, PTB )famigerada, carcomida, sem qualquer moral para o debate público e sincero sobre o país.

  2. Daniel disse:

    Como não tem Fiat Elba? O tesoureiro responsável pela sua campanha eleitoral está preso, porque foi evidenciado o pagamento de propina para a campanha.
    O impeachment só não foi instaurado porque o Cunha ta na lava jato também.
    Agora estão investigando o triplex do Lula no guarujá. Segundo investigação, a obra do predio teria recebido dinheiro da OAS.
    É muita sujeira! Cadeia pra todo mundo.
    Estamos no limiar de começar a tirar a cabeça da lama e iniciar o processo de um país mais honesto.
    Jornalistas / PF / MP, não deixem a poeira abaixar.

    • walter disse:

      Compreendo as ponderações do kennedy; aqui as coisas não são logicas, são casuais…tudo pode, até um certo ponto…
      Concordo Daniel, a sujeira é MUITO GRANDE…A QUEDA DA DILMA É CERTA; segundo especialistas em CRISE, ELA NÃO COMERÁ CASTANHAS, COMO PRESIDENTE…O lula só esta fazendo meio de campo; oferecendo uma falsa ajuda; por temer as investigações e delações…
      De Fato, os COFRES ESTÃO VAZIOS E “PEDALADOS”…ESTAMOS PRECISANDO COM URGÊNCIA, DE UMA AUDITÓRIA INTERNACIONAL…

  3. Rodrigo dantas disse:

    Pera lá…pedalas fiscais e campanha politica desviada da corrupção da petrobras…não seja imparcial por favor

  4. Marcelo Campos disse:

    E os golpe deu errado, golpistas gritam e latem, mas não mordem… Aécio, que seria uma vergonha para seu avô caso estivesse vivo, se comporta como um piromaníaco alucinado, quer o poder a todo custo, mesmo que isto custe transformar o país em “pó”. Seus companheiros de golpe tem a envergadura moral der uma formiga, e quem for a rua no dia 16 com a intenção de querer por o PSDB no poder, ao invés de lutar por uma reforma política, cumprirão bem seu papel patético de massa de manobra.

    • Alexandre disse:

      Como o golpe deu errado? A exma. sra. presidente está aí no poder gritando que nem louca. O golpe foi dado, e bem dado, pelo PT que quer a todo custo se perpetuar no poder, contando com a sua ajuda e de de-putados, senadores e vários outros cabides-de-emprego que mamam nas vultuosas tetas do governo. Eles mentem tanto que a própria Dilma e o Lula tem medo de se olhar no espelho e acabar acreditando no que eles mesmos falam. DIA 16/08/2015 TODOS NAS RUAS CONTRA ESSA POLÍTICA SAFADA DE TODOS OS NOSSOS GOVERNANTES. EU DISSE TODOS: PRESIDENTE, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, GOVERNADORES, PREFEITOS E TODOS OS SEUS AUXILIARES.

      • Marcos disse:

        Amigo, dia 16 Eu não vou a lugar nenhum!

        • Daniel disse:

          Marcos, faça o favor de não ir mesmo.
          O Brasil não precisa de você. Pois é por gente assim que estamos nessa lama toda.
          Você é responsável pela desgraça que nos rodeia.
          Fez o favor de votar na Sra. Incompetencia.
          Você deve fazer parte da maquina publica e mamar no governo. Só pode.
          Porque o trabalhador brasileiro não está satisfeito, esta perdendo o emprego, o dinheiro já não vale nada.
          Faça o seguinte, pegue o seu remdimento de 2014 do IR e converta para dolar de dez-14.
          Agora pegue o desse ano e converta para o dolar atual.
          Senta e chora meu caro.

          • Dimas disse:

            E você parece que é o responsável pelas outras crises. Não se lembra como foi o governo de Collor, FHC? Qual foi a taxa de juros? As sucessivas crises?

      • Marcelo Campos disse:

        Olha exemplo de massa de manobra… comentário raivoso, cheio de preconceitos, agora adivinhe por onde ele se informa !! Golpistas, o choro é livre, Dilma vai até 2018, e Lula volta em seguida para continuarmos com os enormes avanços que o país quer.

        • Luiz disse:

          Avanço, não sei a que lugar. A situação atual demonstra o resultado dos avanços promovidos pelo PT e cia.

        • Daniel disse:

          Marcelo, voce viu a entrevista do Kennedy com a Dilma?
          Como é possível alguem que tenha um minimo de discernimento acreditar nessa Sra.
          Como é possível delegarmos a condução do Brasil a uma Sra. que não sabe o que fala.
          Estamos perdidos.

    • Marcelo disse:

      Patético é ler esse mantra petista de reduzir as insatisfações populares a uma mera disputa partidária PT X PSDB. Os dois partidos, assim como os demais, não valem nada pois são o retrato do sistema político brasileiro fisiológico, corrupto, viciado e totalmente dissociado dos interesses da sociedade. Vou às manifestações, sim, com a minha família e milhões de brasileiros, para tirar esse partido imundo do poder, para pedir a prisão de políticos ladrões do PSDB, PT, PP etc e lutar por um País mais decente.

    • Carlos Roberto disse:

      Sinceramente, parece que pagam CCs ou pessoas empregadas no governo para defender os absurdos.A propósito o conceito que tenho de políticas sociais é muito diferente, creio no mérito, esforço, responsabilidade, sinceridade etc. Acredito que uma pessoa muda sua condição social com atitudes, governo deve apoiar e não subsidiar.Entenderam ou preciso desenhar? Familia com renda bruta inferior a 2 mil reais com 3 filhos ou mais, onde o governo fornece aux é bem diferente de outra familia com a mesma renda e apenas 2 filhos. Ao invés de distribuir mais auxílios o governo poderia investir em mais educação,saúde,segurança,habitação, saneamento básico etc… trocando quantidade por qualidade.

    • José Geraldo Fernandes disse:

      Marcelo,
      Faço minha suas palavras.
      Parabéns.

    • Melchior disse:

      Marcelo Campos deixa eu te esclarecer contra quem você quer defender o seu partido no dia 16, não é contra o PSDB, PMDB ou qualquer outra que você considera como um golpista, a manifestação é de brasileiros que estão indignados com a corrupção e desastrosa gestão pública independente de partido. Se quiser atirar pedra no PSDB fique a vontade, também acho que não são exemplos de honestidade, sobre o PMDB idem, aproveita o dia 16 e vai para rua para mostrar sua indignação com este partidos também mas por favor não tente defender o PT que hoje está destruindo a nação.

  5. antonio barbosa disse:

    Mais do que Dilma ser uma ex-guerrilheira, incompetente, pau-mandado de Lula e uma péssima articuladora política, o grande problema é ela ser e não ser. Dilma não é o que aparenta e por detrás de sua compassiva atitude de pedir paciência ao povo, o que ela quer mesmo é implantar a ditadura do proletariado. Ao tentar comer pelas beiradas Dilma vai deixando claro que as intenções dela e de seu nefasto partido é aprofundar as medidas socialistas comunistas bolivarianistas no Brasil. O problema foi a descoberta da roubalheira da Petrobrás. Não fosse isso e hoje já estaríamos com leis e mais leis aprovadas para o aprofundamento do caos social com vistas a perpetuação no poder do PT. Entretanto não deixa dúvidas nenhuma que mesmo vazando água por todos os lados a única coisa decente que Dilma pode fazer é pedir a renúncia em nome da governabilidade do Brasil. Isto sim seria uma atitude decente e que teria as bênçãos do povo brasileiro. A continuar com suas falas vazias ela só coloca mais gasolina no fogo que já começa a tomar forma de incêndio. Dilma não é o foco principal dos graves problemas que assolam o Brasil, mas com toda certeza ela é o grande problema.

  6. Aparecido Jose Casonato disse:

    Fosse a Presidenta Dilma Roussef uma Administradora em Empresa Privada ,ja teria sido Demitida por Justa Causa há muito tempo. O resto todos ja sabemos.Politicam,ente fraca se apegou a um Partido cujos ideias nunca foram muito bem explicados.Temos vistos seu presidente Rui Falcão bater na tecla de que são Incorruptiveis e vemos varios lideres do PT atras das Grades ou que ja passaram por elas.Não ficaram presos pq o Brasil é esta joça.

  7. marcus disse:

    Pais de ipocritas,por terem a capacidade de roubar,na menor chance que lhes é dada ,acham que todo mundo faz a mesma coisa.

  8. Vixe disse:

    Pois é sr. Kennedy.
    A audiência de seu blog já foi de melhor qualidade.
    Ao ler os comentários por aqui, me pergunto:
    Em que país vive estes comentaristas e quais são as fontes de informação que eles leem?
    Repetem “ad nauseum” o que leem nos periódicos suspeitos de sempre, repetem as mesmas mentiras sem nem se dar ao trabalho de checar se já foram desmentidas ou não.
    Lamentável que gente assim peça “mudança” na política, se eles mesmos não mudam a maneira de agir e pensar…

    • Jose Roberto Sampaio disse:

      Pois é! Você sim é esclarecido, lê de fontes altamente confiáveis, sem víeis politico partidário. Ou seja, uma visão diferente da sua e rebatida com um comentário como esse, de altíssimo nível. Ter políticos corruptos não é o maior problema. Ter pessoas que os defendam é sim o fim do mundo.

    • Amaro disse:

      Sem identificação? Sua “peneira” de sites confiáveis demonstra ter ficado só com as bordas. Na melhor das hipóteses, a presidente é a mais incompetente que este país já teve!

  9. juan carlo disse:

    Olá todo mundo. Concordo com todos, mas, seria altamente destrutivo para este País a saída da atual Presidenta, posto que abriria as portas para novo golpe e iríamos à banca rota de vez. Melhor continuarem as investigações e, se chegarem COMPROVADAMENTE a ela, sem paixões nem emoções, aí, há de se preparar o País, antes de qualquer atitude que possa nos deslocar da Globalização, em qualquer Administração no escalão maior, público ou não, tudo é uma questão de assessoria. Se informaram, como dizem Graça Foster e aquela que foi parar na Malásia e a Dilma “deixou correr”, prender-se-á a mesma, mas por enquanto deixa assim. Não votei nela e não votaria, mas, “…toda pessoa é inocente, até prova em contrário”, “…a quem acusa, cabe o ônus da prova…”
    juca29@ig.com.br – torcendo pelo Brasil

    • Murilo disse:

      Defina a palavra PresidentA. Não existe meu caro. Assim como ela não deveria existir.
      Independente de partido, fora corruptos. Ladrões.
      Brasil Submisso.
      Brasileiros Submissos.

  10. JM disse:

    É Dilma ficando e o país afundando cada vez mais.

    Ela pode até ficar se arrastando até o final do mandato, já que se juntou a um bocado de bandido para lhe dar proteção, agora, o país não vai melhorar em nada com essa administração desastrosa do PT e seus aliados.

    Eles falam o tempo todo em golpe, mas, o verdadeiro golpe já foi dado no Brasil pelo PT e seus comparsas.

    • J K disse:

      Num outro dia recente, alguem veio aqui dizer que se demorarem a “impichar” a PR ela iria acabar se levantando. Eh a economia, tolo !!! Mesmo que nao movessem uma palha a economia daria sinais de melhoras em pouco tempo, pelos ventos mundiais, vantagem da globalizacao para um pais rico em materia-prima como o Brasil.
      Esta ficando bom ! Ela vai se salvar e entao vira um movimento do povo que pensa em educacao, depois em infraestrutura (transporte, agua, energia) e depois em saude.
      O ciclo deve se consumar em 10 anos.

  11. Paulo disse:

    Milhões de reais roubados da Petrobras para sua campanha. Bilhões de reais roubados enquanto era presidente do Conselho da Petrobras. Isso é muito mais que um Fiat Elba. Imagine isso num país sério, ela já estaria presa a muito tempo, junto com seu chefe Brahma.

  12. Renato disse:

    Dilma pode não ter um Elba oriundo dessa sujeira, mas isso não a isenta de responsabilidade sobre o que ocorreu. E se achar que sim, não tem estofo moral para estar onde está. Quem está no comando pode até não ter a intenção do roubo, mas tem a responsabilidade – e faltar com esta é algo que tem punição prevista pela Constituição.

    O mundo das leis e dos adultos é assim. Cabe ao Brasil decidir em que mundo quer viver. Por isso, Muito mais que o julgamento da Presidente, o que estamos assistindo é ao julgamento da nação. O Brasil vai dizer para si mesmo o que aceita em relação à conduta de um governante. Vejam, o que está em discussão não é se queremos socialismo ou liberalismo. O que está em discussão é a idéia que o brasileiro tem do que seja responsabilidade.

  13. Antenor disse:

    “ENVERGO MAS NÃO QUEBRO”
    Não é essa a questão, minha senhora! A questão é que, se o Ministério Público, a Polícia Federal e o TST obtverem provas de que houve seu envolvimeto nas falcatruas de Passadena, nas falcatruas da Petrobrás e recebimento de dinheiro ilegal para sua campanha (vide João Vacari e “Edinho” Silva), a própria Lei e seus preceitos encarregar-se-ão de “quebra-la”; e aí, não haverá frase de efeito e nem alegação de “Elba” que possa lhe manter no posto de mandatária do País.
    Bravatas são comuns àqueles que devem explicações de atos e fatos ilícitos à sociedade. Aguardemos os desdobramentos.

  14. claudio disse:

    O teste para medir a eficácia do Golpe do dia 16 é muito simples, procurem contar nas fotos da imprensa e nas imagens da Globo quantos negros vão às ruas conduzidos pelas mãos “imaculadas” do PSDB.

    Como a maioria da população brasileira é composta de negros e pardos, as ruas do Brasil serão tomadas de negros enfurecidos com a Dilma!

    Todos eles leitores do New York Times e da Economist. Quá, quá, quá
    PH

    • Carlos Roberto disse:

      SIMPLES, vamos dividir o Brasil em dois, separando de um lado PT com sua visão de certo e errado do Restante que discorda dos absurdos.
      Será que os seguidores do PT serão suficientes para bancar? Vejo muitos apoiando somente em função de algum benefício, ignorando o que realmente estão fazendo ao País como um todo.

  15. Reinon disse:

    Todo o trabalho do Kennedy com perguntas certas foram pro volume morto !!! O jornalista faz todo o esforço para obter o máximo … A mulher responde tudo errado, em qual mundo Dilma reside .

  16. Eduardo dos Anjos disse:

    Nem elba nem aeroporto na fazenda da família, se algo comprovado não deu impeachment em Minas por que daria em Brasília? Com toda a fúria da imprensa em parceria com a oposição, se tivesse um mínimo resquício de desonestidade da presidenta ela já teria sido derrubada. Algo difícil para muitos (para não dizer quase todos) os jornalistas é admitir que a Presidenta Dilma é uma pessoa digna e honesta e deixar claro que ela não tem envolvimento algum nestes episódios investigados na Lava-jato. Mas afirmar isso significa enfraquecer o movimento golpista nas ruas(que querem anular a escolha de 54 milhões de brasileiros),é duro engolir mais uma derrota, já foram 4, esperem mais 3 anos.
    Odeiam a Dilma? Tudo bem! Odeiam o PT? Tudo bem!Não gostam das políticas sociais ou econômicas deste governo? Tudo bem! Vão bater panelas e aguardem 2018!

  17. Giovanny disse:

    Queiram ou não, estamos melhores que antes do PT.
    Corruptos, tem em toda parte, até em nossas casas, não sejamos hipócritas, tampouco imbecis ao nível de achar que só tem corrupção em um partido. Que ela não esta dando conta do recado, verdade, mas também não é o pior que poderíamos ter.
    Antes de falar isso e aquilo, pensem um pouco, se é que tem memória. O passado sempre mostra o futuro. Com toda essa descoberta de corrupções, que devem ser aprofundadas em todos os níveis e partidos, certamente que sairemos e seremos melhores, mais honestos, acabou a história de colarinho branco não vai para a cadeia, e isso é para todos.

  18. MARCELO FERRI disse:

    O grande problema é que todos têm rabo preso Dilma , Renan Calheiros e Cunha, grande maioria do STF que são amigos de Lula e indicados pelo mesmo, por isto todos jogam para debaixo do tapete.Se fosse um país sério como disseram acima a Dona Dilma já não estava no poder faz muito tempo.Pedalada fiscal,operação Lava jato , Petrolão quer dizer que ela não sabia de nada…Que Administradora é esta!

  19. Daniel Hugo disse:

    A desculpa ou justificativa esfarrapada da possível “instabilidade política e econômica” caso ocorra o impeachment é conversa fiada.
    Depois do impeachment COLLOR fez falta ao Brasil???
    No início do Mensalão tinha-se grande receio que a saída do Ministro Palloci poderia gerar instabilidade econômica na época…. ele fez alguma falta?
    De uma coisa podemos ter certeza, DILMA, LULA, PT e cia ltda. não vão fazer falta nenhuma ao país.
    Se o impeachment ocorrer, já terão ido tarde demais!!! Fizeram muito estrago no país.

  20. PAULO ROBERTO DOS ANJOS OLIVEIRA disse:

    Parece que o pessoal já esqueceu que no ÚLTIMO ANO do governo FERNANDO HENRIQUE a inflação esteve a 12,5% muito maior do que está hoje. Parece que já esqueceram que as Reservas Cambiais estiveram “baixímas” em nível preocupante, e hoje está em um nível confortável. Parece que os agora DEFENSORES da PETROBRAS já se esqueceram da tentativa de privatizá-la, enttregá-la aos estrangeiros, que tentaram mudar o nome para PETROBRAX (para tirar o nome “BRAS” da empresa, para “facilitar o negócio…) e, como não conseguiram, estranhamente, passaram a ocorrer grandes acidentes na empresa, vazamentos de óleo na Baía da Guanabara, explosões e afundamento de Plataformas, etc. Parece que já esqueceram que s Divida com o FMI foi paga e não mais recorremos a ela (como fazia o FHC), parece que os “urubus” de plantão, querem criar a situação de quanto pior melhor para iludir os de pouca opinião e “legitimar” a “virada do tabuleiro” (quando estão perdendo o jogo, é claro…)

    • Carlos Roberto disse:

      Prezado, acredito que empregados no governo, ccs, apadrinhados, empregados do partido ou não, ainda conseguem ler e interpretar dados e informações. Sugiro buscar o portal TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL, DÍVIDA EXTERNA, REFINANCIAMENTO DA DÍVIDA, DÍVIDA INTERNA E JUROS. APROVEITE E VEJA OS 24 BILHOES LIGADOS AO BOLSA FAMILIA ETC, impossível acabar com a miséria meramente subsidiando natalidade. O governo administra tirando de aposentados e trabalhadores, direcionando para outros setores considerados coitados. O governos cobra de quem trabalha, busca qualificação, estuda e tem no máximo 2 filhos para beneficiar alguns q tornaram o governo pai de seus filhos.

    • Rodrigo Otávio disse:

      Paulo Roberto, vamos lá meu caro, ninguém disse que os dois pleitos do Lula não foram eficazes, ninguém disse que a implantação de obras ou de projetos de lei ou de campanhas não tenho surtido efeitos positivos no campo social neste país durante o pleito do PT. O que se quer é justiça a partir do momento que se discubriu que mentiu deslavadamente e queriam se perpertuar no governo a qualquer custo, inclusive criandos novos sistemas de lavagem de dinheiro, propinodutro e daí para pior. Não temos culpa da Polícia Federal ter dado cabo disto. A partir daí fechar o olho é ser cumplice da incopetência, das falcatruas e das propinas, coisas que achávamos que háviamos ficado livre exatamente porque o PT se colocou no poder. Não nos culpe mas já está confirmado que com Elba ou sem Elba o rombo é ainda maior que em todos os outros escandalos pela simplicidade de terem levantado a bandeira de serem alheios a corrupção. Não interessa se vc é padre, se atropelou ou não pagou o imposto de renda pode ir pra cadeia, é simples assim. Queremos a mesma justiça que todos somos passíveis de sofrer. É hora de pararmos para pensar que crime de colarinho branco não pode ser defendido por ser o réu popular, populista ou seja lá o que for. chega disto. simples.

  21. Geraldo Aznar disse:

    Eu fico pensando nessa parafernália toda e vejo que o Governo atual não usa de seu poder para encobrir tamanha corrupção e seus acusados ainda que de seu partido e amigos (ha também pessoas de outros partidos). O que seria natural e já foi feito nesse pais muitas vezes. É o tal do Cala-te boca. Isso não está acontecendo no Governo da Presidente Dilma. (Não sou militante de nenhum Partido). Os órgãos responsáveis pelas investigações estão agindo livremente. Pense! Quantas vezes no passado quando se falou em corrupção que alguém se quer foi indiciado? Quantos foram ao menos investigado? Quando muito um funcionário de escalão menor assumia a culpa e fim de conversa. Não é o que acontece hoje. Nem preciso aqui citar as pessoas que estão sendo investigadas. VOCÊ deve ler jornais. Acredito que todos os envolvidos devem pagar e caro na forma da lei.
    Agora que nesse momento sempre aparece os oportunistas aparece. Pessoas que não estão exatamente preocupadas com o Pais, mas sim com sua parte do quinhão que ainda possa lhe sobrar. Agora é hora de pensarmos num pais soberano, onde todos possa contribuir para melhorar a nossa atual condição.
    Agora culpar por tudo que acontece a Presidente é no mínimo infantilidade.
    Aumentou o preço da energia. Culpa da Dilma que não cumpriu o que prometeu. Afinal como Presidente ela deveria ter previsto que meses depois do que prometeu ficaríamos sem chuvas e que os reservatórios ficariam sem água. (Esquece aquele pessoal que lava calçadas, caros e etc) A CULPA É DA DILMA. Que existe erros eles existem então vamos contribuir para corrigir. Troca-Troca de Presidente não leva a nada além de uma péssima impressão do Povo Brasileiro.
    Essa parafernália toda na minha opinião é uma maneira sutil das investigações não chegar nesses que tanto criticam o Governo atual. Quer apostar. Se conseguirem tirar a Dilma da Presidência no dia seguinte não se falara mais sobre essas corrupções que aí estão. E tudo será esquecido. PENSE NISSO!!!!

    • Antenor disse:

      Sr. Geraldo, se o PT e seu governo fossem sérios, honestos e não enganasse tanto os eleitores desavisados (e alguns até cientes), cocordaria com a sua tese. Mas, se cosiderarmos o que o PT fez com Collor, as mentiras dessa última campanha, as atrocidades que fizeram com Marina Silva e a irresponsabilidade nos gastos públicos com que essa presidente vem demosntrando, perecebe-se que eles (PT e Dilma) nos colocaram nessa situação caotica que hoje vivemos.
      Assim, eles estão experimentando do mesmo “veneno” com o qual dosaram o cálice do Collor. (não que esteja justificando as falcatruas do Collor). Agora, depois de tudo, ficam posando de “coitadinhos” e de vítimas de “golpistas”. Eles precisam fazer uma meaculpa, isto sim!

  22. Alberto disse:

    O mundo gira e a Lusitânia roda.Simples assim.

  23. Carlos Alberto Selis disse:

    Entendo e respeito as opiniões expressas… Porém devemos ter SABEDORIA em momentos caóticos… De nada vai adiantar o impeachment da Dilma, chega de reclamar ou acusar AGORA…

  24. Luiz Roberto Assis disse:

    Segundo a declaração de renda apresentada antes da companha de 2014, o carro dela era um FIAT TIPO. Coincidencia, né?? PresidentA andando nessa carroça velha…..

  25. Luiz disse:

    Kennedy o que eu vejo neste posts são sempre rancor e ódio de quem quer impor suas vontades baseadas em distorções alucinógenas da realidade delas próprias, uma lastima, poderiam ser muito uteis ao país se realmente participassem da politica, via sim partidos, moralizando os e dando ordenamento aos pleitos da sociedade fazendo se novos lideres e patriotas democráticos
    .

  26. Isabel disse:

    Uma pesquisa de um desses institutos de pesquisa pesquisou que mais de 70% dos brasileiros são contra doação empresarial para campanhas políticas. Empresas não votam, mas mesmo assim nossos adorados deputados aprovam o financiamento privado de campanha. E os coxinhas aplaudem e pedem impitim…

  27. EDSON disse:

    Tenho quase cinquenta nos de idade e já estava inserido no mercado de trabalho na época da hiperinflação, plano cruzado, plano collor, troca de moedas, corta zero, carimbos nas cédulas e pouco depois acompanhei a humilhação nacional com o FMI nos fiscalizando dentro de nossa própria casa – nossa dignidade jogada no lixo. Depois vieram as mau explicadas privatizações, inflação tucana (bem maior que a atual), Brasil rebaixado perante essas agências de especuladores etc etc etc. Então, fico muito a vontade para afirmar que época melhor que a de 2003 até 2014 não houve em nosso país. Dentre os paneleiros de plantão existem muitos de memória curta e outros tantos desinformados e mais um bocadinho SIMPLESMENTE REACIONÁRIO E PRECONCEITUOSO.

    • Murilo disse:

      O fato é que não estamos numa época melhor ou pior que antes. Estamos numa época péssima.
      Onde muitos milhões, bilhões deveriam ser investidos no progresso do país, e estão na mãos de golpistas, oportunistas, hipócritas. Investimento em Saúde e Educação no país que são primordiais estão deixados de lado. O país está afundando.

    • Daniel disse:

      Caro Edson, o Sr. como um homem experiente deve entender que mudanças estruturais, que direcionem um pais, não acontecem de uma hora para outra. Assim com os declinios.
      Veja o Sr. que, para conseguir estabilizar uma situação de hiperinflação, foi necessário a implementação de um plano de moeda robusto e capitalizar o país(FMI). Também houve uma priorização de gestão, pois as estatais muito mau administradas não geravam lucro e emperravam o desenvolvimento tecnologico.
      Pois é, essas medidas surtiram efeito em alguns anos. O FHC pegou o pais virado para baixo e teve que reverter. O Sr. Lula, pegou um país virado para cima, com a moeda estável e uma população pronta para usufruir dessa estabilidade. No entanto, veja que as medidas tomada pelo Lula geraram uma sensação de melhora de vida repentina. Todos ganharam dinheiro e sairam gastando tudo. Os imóveis tiveram supervalorização, ficamos caros(salarios) comparados a outros paizes, perdemos competitividade pois os impostos aumentaram mais que proporcionalmente. A verba para as faculdade particulares, fez surgir uma quantidade grande de faculdades de segunda linha banalisando o curso superior(hj qualquer um se forma). O Sr. veja que, não foi feito um planejamento de desenvolvimento sustentável do pais. Houve uma liberação de verba, pra todos construirem, as empreiteras ganharem e os politicos enrriquecerem como nunca.
      Se compararmos a liberação de verba e a copa do mundo, podemos associar a politica de pão e circo.
      Hoje, vivemos um declinio novamente. Pois não soubemos nos estruturar no momento certo.
      Ainda vamos descer um pouco mais antes de começar a subir.
      Com a atual presidente, não temos perspectiva pois ela demonsta inabilidade politica para tomar as medidas corretas, além do que, essa medidas não corresponde a idealidade do PT.
      Podemos concluir que, partido de esquerda, deve ficar na esquerda. Quando precisa tomar medidas de direita, não sabem o que fazer.

  28. Pasquale disse:

    Os Petistas são mal informados e parecem papagaios,só repetem o que escutam.
    Analisar alguma coisa,opinião própria nem pensar.
    Falar com eles é como jogar palavras ao ar.

  29. MARIA JOSE ALENCAR ARRUDA disse:

    gentemmmm…. ou seja BRASILEIROS O QUE ESTAMOS ESPERANDO? deputados cadê voces, vamos logo por essa mulher incompetente fora do planalto mandá-la de volta cuidar de casa, precisamos de administrador competente o brasil esta a beira de um colapso vamos para as ruas…. vamos para as ruassssssssssss socorro socorrooooooooooo MEU DEUS MEUS NOS SALVE DE TANTA INCOMPETENCIA E CORUPÇÃO fora esse maldito PT PT PT

    • Max disse:

      É preciso avaliar o cenário econômico o Brasil não aguenta uma crise dessa proporção nos dias de hoje, o capitalismo está em crise em todo o mundo, caso a Dilma saia não conseguiremos nos levantar, o grau de investimento será perdido, a moeda irá se desvalorizar podendo chegar a U$ 5,00, a divida pública irá aumentar, os investidores irão tirar seus investimentos do pais,a China que tem interesse geopolítico na região irá tirar seus investimentos e não aplicará mais nada até que o novo governo dê um sinal positivo e todo o BRICS não aceitará um governo do PSDB que apoia o tratado do atlântico e tem afinidade com os EUA, viraremos novamente amantes do poder americano e devedores do FMI o qual busca interesses do seu povo EUA.

    • Selma disse:

      Nossa, quanto preconceito vindo de uma mulher: “mandar essa mulher de volta cuidar de casa” “precisamos de um administrador competente”. Saiba minha senhora que são por comentários assim que continuo apoiando a presidenta. Deus me livre me juntar a uma gentinha tão atrasada como essa!!!!!

  30. donizete disse:

    Vamos ser sinceros: é preferível que a Dilma roube 1 (10,100 talvez até 1000 [considerando os valores oceânicos do petrolão]) Fiats Elba para enriquecimento próprio, do que as cifras que tem sido descobertas na roubalheira do petrolão, para benefício do PT e dos “companheiros”.

    Acreditar que roubar para si é errado mas roubar para o partido é correto é de um estupidez monumental. Esse sim é o verdadeiro golpe, no qual o PT deseja enfraquecer as instituições e se perpetuar no poder.

    A cada dia que passa, graças a operação lava jato e ao juiz Moro, está ficando mais claro esse projeto criminoso de poder que o PT idealizou. O povo não vai se contentar com desculpas baratas para manter essa senhora e seu partido no poder.

  31. O Ilícito não se dá por ação; se omitir como Conselheira Petrobras, Ministra e depois como Presidenta… também é crime formação de quadrilha é CRIME ORGANIZADO… JUSTIÇA PARCIAL
    E CONDENAÇÕES PARCIAIS. Muitos de nosso juristas deveriam estar envergonhados com a falta
    de competência do judiciário em agir com o RIGOR DA LEI.

    Este rigor da LEI, só afeta aos desafetos e aos opositores não lembro do Autor, frase nunca esqueci… De tendo ver prosperar a impunidade o homem chega a rir-se da honra e envergonhar-se
    da Honestidade…

  32. César disse:

    Não tem mesmo! FIAT Elba, já saiu de linha faz tempo. Como vimos na residência de Fernando Collor de Melo, agora os veículos não são carroças. Ferrari, Porsche, Lamborghini, Rolls-Royce. Não podemos nos esquecer, que o PT sempre faz mais.

  33. mario disse:

    Nesta manhã de domingo 16/08/15, tive a felicidade de assistir documentário sobre a China à época de Mao-Tsé-Tung. Pela descrição dos textos, Jiang Quin, mulher terrível, prepotente e invejosa, além de gananciosa para ter o Poder às suas mãos, foi esposa de Mao. Sempre à sombra daquele líder, ela não teve muitas chances para manobras no governo chinês. Antes, ela foi uma moça comum sem muita ambição além de ser dona de casa, mas bastou Mao levá-la à tiracolo logo ao começo de sua carreira para ela sonhar mais alto: ser a futura dirigente total e única da Nação chinesa. Fez poucas e boas antes de ser até mesmo desprezada por Mao. Foi guerrilheira, mudou todo o perfil das óperas chinesas, das vestes da população, e o pior: transformou a cultura literária de antes da era Mao, e enquanto nela, irritando os chineses do Partido Comunista Chinês e a sua população inteira. Esteve a um passo para assumir os destinos da China. A base da cultura milenar chinesa caminhava para o caos. Mas essa mulher, apesar de ter sido eliminada de seus aparecimentos ao lado de Mao, ladina e ambiciosa, invejosa e vingativa, acabou, após a morte de Mao, tendo presença forte na vida cidadã da Nação chinesa. Aí, meteu os pés pelas mãos. Foram tantas as criminosas atitudes dessa quase nova líder de toda a China que finalmente caiu em desgraça entre a nova classe de governantes. Presa e julgada, afrontou todos os juízes do Tribunal. Condenada a morte, não viu a pena ser consumada. Mantida em prisão domiciliar (igual aos dias de hoje nesse Brasil mal arrumado)e, após, hospitalizada. Não sendo mais que um rebotalho e esquecida com o alívio de todos, juntou os lençóis da cama, amarrou a “tereza” no cano do banheiro cometendo suicídio por enforcamento. A sua vida, até o momento em que quase tomou as rédeas da vida dos chineses, foi de altos e baixos; esses tiveram peso maior. Ela abdicou não de sua vida política (embora tivesse sofrido duro golpe com seu afastamento da liderança do partido),mas da própria existência inteiramente de maldades. Vejo, hoje, se repetir essa história real de uma mulher de sonhos além da humildade em reconhecer seus erros, prepotência e ganância pelo Poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-29 04:45:17