aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
24-12-2013, 6h00

Negar asilo a Snowden seria covardia excepcional

Tradição brasileira é de generosidade em relação a perseguidos
63

Ronaldo Biggs, Lino Oviedo, Cesare Battisti, Alfredo Stroessner, Roger Pinto Molina. A lista de pessoas que buscaram proteção política no Brasil é extensa.

Por que Edward Snowden não deveria fazer parte dela?

Ele é perseguido por suas opiniões e ações políticas. Razões humanitárias recomendam a concessão de asilo ao ex-técnico da NSA, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Por que o Brasil entrou em pânico com a carta em que Snowden fez uma sondagem sobre asilo?

Uma mescla de temor e hipocrisia parece ser a explicação mais plausível.

O Brasil teme eventual retaliação econômica dos Estados Unidos a dez meses da eleição presidencial. Dilma Rousseff não deseja colocar a sua recondução em risco.

A hipocrisia se reflete na rápida reação do Itamaraty em dizer que não foi feito um pedido de asilo e que, portanto, a presidente não tinha o que responder. Ora, foi mais ou menos como mandar o seguinte recado a Snowden: “Não venha nos complicar. Fique por aí com o Putin”.

Snowden revelou o escândalo de violação da privacidade de milhões de cidadãos e de autoridades do mundo inteiro. É o maior episódio desse tipo de que se tem notícia. O suposto combate ao terrorismo e a paranoia americana com segurança nacional resultaram em crimes contra a humanidade. Snowden prestou um serviço ao planeta. Merece a Ordem do Rio Branco.

Se era para ficar com tanto medo da Carta Aberta ao Povo do Brasil, na qual Snowden insinua o desejo de obter asilo nos trópicos, teria sido melhor comparecer à visita de Estado a Washington em outubro.

Haveria discurso para isso. Dilma poderia se dizer indignada por ter sido vítima de espionagem. Lembraria que propôs medidas à ONU para limitar bisbilhotagem contra cidadãos e países. E alegaria que a importância das relações entre Brasil e Estados Unidos justificava o gesto de grandeza de ir bailar com Obama apesar das revelações do jornalista Gleen Greenwald.

Essa linha moderada teria mais sintonia com o tratamento dado hoje a Snowden. Mas Dilma optou pelo caminho oposto. Apostou no confronto. Agora pega mal o temor com o qual o Palácio do Planalto e o Itamaraty reagiram à possibilidade de um pedido de asilo.

Será que o jogo ficou pesado demais? Quem fala em assento no Conselho de Segurança tem de tremer desse jeito?

Com razão, causou alvoroço a oferta do ex-técnico da NSA em auxiliar o Brasil a investigar mais profundamente a espionagem de que foi vítima. Poderia ser lido como um ataque aos Estados Unidos. Parece que não interessa cavar fundo nessa questão.

Lembrança: a tradição brasileira é para lá de generosa na concessão do asilo. Bastaria deixar claro para Snowden que, uma vez no Brasil, ele não poderia viver a vida como Gleen Greenwald, que não é perseguido político pelos Estados Unidos. Greenwald tem feito reportagens investigativas com competência extraordinária. Snowden é fonte. É parte. Não poderia fazer política contra os EUA em solo brasileiro.

Quando o senador Roger Pinto Molina ameaçou comparecer a uma comissão na Câmara dos Deputados para desancar Evo Morales, Dilma mandou um recado de que, se fizesse proselitismo político aqui, seria mandado de volta à Bolívia. Basta deixar claras as regras para Snowden receber asilo no Brasil. Se ele pisar na bola, problema dele.

Diante da lista de quem recebeu proteção no Brasil, só mesmo uma covardia expecional explicaria a negativa a um pedido de asilo do ex-técnico da NSA.

Comentários
63
  1. Jaelfonso Gonçalves Torres disse:

    Para o Snowden certamente é dificil a presidente dar asilo pos trata-se de um cara que prestou relevante serviço denunciando a espionagem americana. Se ele fosse terrorista não precisaria pedir, a presidente o convidaria, alguem tem dúvida?

  2. Wagner disse:

    A tradição do Brasil é de dar asilo a assaltantes; como no caso do trem pagador; e a terroristas; como no caso reente do italiano. Pessoas com o perfil deste rapaz que se indigna com desmandos governamentais pode trazer problemas a quem governa.

  3. jessé rêgo disse:

    Realmente, com todo o histórico de Dilma, de ser o Brasil um País independente, soberano, e com o ocorrido e relatado e revelado por Snowden, resta tão somente conceder asilo a Snowden. O Brasil precisa ter o respeito dos EUA e de todos os países do mundo.

  4. carlos tenório dias de oliveira disse:

    Acho que o blogueiro é tucano, está torcendo para o circo pegar fogo e o palhaço(Dilma) morra queimado. É tudo que a oposição, que foi contra a todas as medidas do governo, quer para receber o apoio e os financiamentos para a campanha de 2014.
    Se o exilado não tivesse garantida sua permanência na Rússia, até que se poderia pensar em lhe dar asilo. O que gera estranheza é o fato dele se oferecer para detonar os USA. Será que não está a serviço dos tucanos/dem?
    Acho que a Dilma deve deixar isso para depois das eleições, se a oposição vencer as eleições o coitado vai mesmo é ficar congelado lá na sibéria.

    • Marx disse:

      esse é bem o estilo petista, empurra para debaixo do tapete, eu não tenho nada com isso, não vi e nem ouvi nada.

    • wolf post disse:

      Acredito que seja paranoia sua, relacionar tudo, inclusive este caso, ao ridícul0 PT x Tucanos. Existem coisas no mundo que não precisam de PT x Tucanos. Acorde pra vida ô!!

    • carlos quintino disse:

      sr carlos se posso chamar assim vc deve ser muito politizado em acusar um partido

      simplesmente porque sua presidente so esta esperando um pouco mas de apoio (seu) para

      dar asilo a este idiota

  5. Acho uma grande perda de tempo dar tanta importância a esse cidadão. Contudo, não me causa surpresa esse tipo de argumentação, pois, impera atualmente no país a mediocridade, a inversão de valores, a banalização, o culto à hipocrisia, ao deboche, à desonestidade.

  6. Antonio Carlos disse:

    Kennedy, concordo plenamente com suas assertativas apresentadas.Não queremos afrontar os EUA, entretanto, não podemos, também, ser covardes. Se nossos políticos fossem mais decentes eles enchergariam a potência que é o Brasil: Essa reserva mundial de alimentos, água, minerais e riquesss imensas. O Brasil precisa tanto dos EUA, quanto os EUA precisam do BRASIL. Aliás, deixo uma pergunta no ar: Será que os Estados Unidos seria a mesma potência que é hoje se não fosse o único país no mundo a emitir o dólar, que é a moeda utilizada por todos os países para transações comerciais?

  7. Marcos disse:

    Será que o Senhor sabe que consequências (Embargos, Sanções, Chantagens, etc) Econômicas e Políticas traria para o Brasil, se a nossa Presidenta der ouvidos aos “clamores” de uma sociedade que acredita viver em um mundo perfeito?
    Em apenas quatro Países no mundo os EUA não se atreveriam invadir o seu território para sequestrá-lo ou matá-lo: RÚSSIA, CHINA, CORÉIA DO NORTE e IRÃ.
    Imagine Militares Americanos ou agentes da CIA invadindo o nosso território e levando consigo o delator, Snowden. Seríamos envergonhados, assim como foram o governo Paquistanês no caso do rapto de OSAMA BIN LADEN.
    Dado esse cenário, a nossa Governanta, usando de sabedoria e perspicácia, não arriscará em criar desavenças gratuitas com o Tio Sam. Pense!!!

    • sidney disse:

      Ok concordo plenamente. Acrescentando que o mesmo blog, que assim como todos os outros, sobrevivem de polêmicas, talvez seria o primeiro a criticar a “arrogância” ou “pretenciosidade” do governo brasileiro. Ademais não é só a invasão com a cia ou outros órgãos norte americanos mas a cooptação de agentes no Brasil pra onde levaria esta pessoa?

      • ivan disse:

        Não é abrindo as pernas que ganharemos o respeito de alguem,somos 200 milhões de habitantes,cheio de recursos naturais,campeões em produção de alimentos….enfim não somos nenhuma bolivia da vida ou afgnistão,os EUA é grande e forte,mas não é agindo como vira latas que vamos chegar a algum lugar,personalidade e moral não fazem mal a ninguem.

        • rosangela disse:

          Ivan,concordo plenamente com sua opinião. Somos importantes e não irrelevantes no cenário mundial, mas me parece q arriscar assumir esta condição não é tarefa para tupiniquins. Ousadia e competência para analisar situações desta ordem não fazem parte de nossa história política.

    • marcos disse:

      ABAIXAR A CABEÇA PRA TUDO COM MEDO DE EMBARGOS E ETC É A MELHOR OPÇÃO PRA VOCÊ, SERA QUE UM POUCO DE PERSONALIDADE E CONFIANÇA TAMBÉM NÃO SERIAM IMPORTANTE ? VOCÊ ACEITA QUALQUER COISA QUE TE FAZEM POR MEDO ? UM POUCO DE AMOR PRÓPRIO DE VEZ EM QUANDO É BOM CONCORDA ?SEI LÁ, PENSE NISSO !

  8. tunim disse:

    Naõ vejo esse cara como heroi de nada. Ele trabalhou em um emprego e resolveu lavar a roupa suja. Porque? Foi preterido em alguma promoção? Quem contratOria um sujeito desse? ora, tenha a santa paciencia! Nenhum governo quer um sujeito desse rondando perto da sua alcova de misterios.E pela mercadorias do PT, menos ainda.

  9. João Batista Teixeira disse:

    Legal a sua matéria! é o que a maiorias dos brasileiros devem pensar.
    Você escreveu o meu ponto de vista, Snowden não deveria estar na Ásia, Europa ou outro continente a não ser na América, porque é o continente e a Pátria dele com sua família, ele está a deriva, vulnerável e sem pátria.
    Recebe-lo é questão de humanidade e repatriamento continental, de um cidadão que não oferece risco a sociedade e que está apenas procurando um pedaço de chão para pisar e reconstruir sua vida.
    A contra partida do Brasil é sua matéria inteligentíssima de um jornalista de extrema visão.
    Parabéns e que Deus te ilumine sempre este raciocínio logico e objetivo.

    João Batista Teixeira

    • Mavi Santos disse:

      Srs. João e Kennedy vcs não imagina o risco que esse cidadão ta pondo ao seu pais vcs são desinformado dizer que é humanitário da abricó ao cidadão que traiu o seu próprio povo
      e com isso muitas pessoas pode perde suas vidas por brechas e falhas que essa denúncia causo, todo pais tem esse procedimento só vcs não sabe.
      Lembre-se o povo não pode ter toda liberdade ele abusa dela pondo em risco a vida dos outros.

    • Mavi Santos disse:

      Muitos de vcs que postaram esses comentário a favor do tau traidor não imagina o risco que esse cidadão ta pondo ao seu pais, vcs são desinformado dizer que é humanitário da abrigo ao cidadão que traiu o seu próprio povo
      e com isso muitas pessoas pode perde suas vidas por brechas e falhas que essa denúncia causo, todo pais tem esse procedimento só vcs não sabe.
      Lembre-se o povo não pode ter toda liberdade ele abusa dela pondo em risco a vida dos outros.

  10. andré luiz disse:

    Quando o saudoso Dr. Eneás disse que o Brasil deveria fabricar uma bomba atômica, quase todo mundo achou um absurdo. Será que ele estava falando bobagem?
    Este atual governo brasileiro só late…mas não morde,e os EUA sabem disso. Somos submissos e dependentes das grandes potencias. Esta é a nossa realidade. Infelizmente.

  11. Augusto disse:

    Tendencioso demais, cidadão. Os russos já sabiam que o delator também sabia dos podres soviéticos, aliás, bem mais fedorentos. Agora que o falador descobriu que corre peeerigoo dentro do estômago do tubarão, amarelou total, e quer sair de lá o mais rápido possível….

  12. E.Silva disse:

    Creio que não é seguro para o Snowden vir para o Brasil. O único país que pode garantir a sua integridade é justamente a Rússia, e ele sabe disso.

  13. Guilherme disse:

    Kennedy, me explique então, já que a “tradição brasileira é de generosidade com relação a perseguidos”, porquê os dois boxeadores cubanos que pediram asilo durante o Pan do Rio em 2007, foram sumariamente colocados em um avião venezuelano (!?!?) e mandados de volta a Cuba. Quer covardia maior que essa?

  14. NOBRE disse:

    NÃO DEVERÍAMOS DAR ASILO POLITICO PARA ESSE CIDADÃO.TERÍAMOS PROBLEMAS SERÍSSIMOS COM PAÍSES QUE SÃO NOSSOS PARCEIROS COMERCIAIS ,EUA.EUROPA E OUTROS MAIS.

  15. Luiz Csrlos disse:

    Pelo amor de Deus,deixem esse americano la com os russos, de traidores, basta os que estão la em Brasília.

    • eliane disse:

      Isso mesmo, denunciou por que e para que? não merece asilo político no Brasil que como diz o autor, já tem tradição de aceitar esses dissidentes. Acho que já está na hora de parar com isso, senão isso aqui acaba virando reduto de fugitivos. Melhor seria ele voltar para os Estados Unidos e assumir seus atos , receber sua sentença e depois ficar quieto com sua família e não colocar nenhum outro país em saia justa por causa do que fez – o que não é nenhum heroísmo. Foi valente bastante para denunciar, então que o seja também para assumir sua responsabilidade.

  16. Edwaldo Avellar disse:

    Tratar este Sr. como asilado político, é uma distorção dos fatos, pois ele era funcionário dos EUA, que simplesmente traiu seus patrões, nada a ver com politica e sim com traição.

  17. Couto disse:

    É muito mais fácil os EUA sequestrarem o Snowden em qualquer outro país, como têm feito várias vezes, do que estando ele na Rússia.

  18. Antonio Carlos disse:

    Deixando o lado político, o Snowden seria um excelente técnico que prestaria grandes serviços ao Brasil na área da contra-espionagem.

  19. Eduardo disse:

    Para começo de conversa, esse cara e um traidor da pátria e não perseguido político.
    Depois, aqui no Brasil ele estaria muito mais inseguro!

  20. C_Sampaio disse:

    Alguém imagina 1 Edward Snowden russo ou chinês? claro que não né? mas será que nem a Russia nem a China espionam? porque uns querem fazer crer que apenas países democráticos espionam?

  21. Antonio Luiz N Ferreira disse:

    Que então sejamos covardes, pois este cara só deseja desfrutar das nossas praias ensolaradas,como fazia no Havaí.

  22. ETXABERRI disse:

    E ai Lula? Onde está sua coragem agora?

  23. nelson disse:

    Covardia ou um pingo de prudência ? Quem em sã consciência abrigaria Snowden sabendo das represálias que certamente virão dos EUA ?

  24. Antonio Barbosa disse:

    Kennedy, desta vez estou de pleno acordo com seu editorial. Brilhante. Mostra que nossa esquerda é mesmo esquisita. Mostra-se comunista quando interessa e deixa de sê-lo quando a boca esquenta. Diz um amigo que o sujeito é comunista até que fica rico. O ateu até que o avião está para cair e nosso governo até que o jogo fica muito bruto.

  25. George Hasselmann disse:

    Recebamos o Snowden de braços abertos. Trata-se de um homem corajoso, um herói dos nossos tempos. Iguais a ele existem muitos nos Estados Unidos querendo se manifestar mas ficam com receio. Devemos oferecer segurança para que não venha sofrer atentados. Estará o tempo todo na mira do Pentágono para assassina-lo. Como sabem, para a CIA não há impedimento. Eles não titubeariam em mata-lo como fizeram sempre com os heróis e lideres de várias partes do mundo àqueles que não rezam a cartilha imperialista americana.

  26. O ensaio de “indignação e beicinho da presidenta” ao saber (já sabia) que era espionada por Obama não passou de “pose para inglês ver”.Asilo ao Snowden seria um belo troco mas, falta coragem. É melhor não.

  27. Redner disse:

    Dilma, asilo não é esmola, é uma questão de justiça. Todos foram traídos pela “DEMOcracia”
    de fantoches americana. O Brasil jamais sera retaliado como Cuba, eles sabem que fizeram uma grande cagada. ASILO JÁ.

  28. Francisco disse:

    Em política, tempo é tudo. Política são nuvens, dizia Ulisses Guimarães.

    Snowden aguarda quietinho Dilma se reeleger e ele terá o seu asilo…

    No Brasil, Snowden dará menos problemas aos EEUU do que solto por ai.

    Os EEUU sabem disso.

    Rússia tem contenciosos sérios e planetários com os EEUU, o Brasil não tem.

    Para os EEUU, melhor ele aqui, na beira da praia…

    Aqui no Brasil ele vai trabalhar em que? O rapaz ferrou a vida, deixa ele quieto.

  29. José Domingos Djabraian disse:

    Existe um velho didato que diz que,depois da invenção da pólvora existem dois tipos de seres humanos.Os valentões que morrem com uma bala na testa e os inteligentes que as disparam.Segundo o seu raciocínio,vamos asilar este sujeito e depois fazer uma aliança estratégica com a Síria,Coréia do Norte,Irã e Cuba.É claro,no campo econômico e de direitos humanos.Nâo queira ser mais realista que o rei.

  30. CHAVES disse:

    Nesse país tudo é distorcido. O certo virou o errado, o errado tornou-se o certo.
    Os americanos praticam espionagem contra empresas e o governo brasileiro, e o americano que arriscou tudo para nos avisar é tratado como um problema. Chega a ser ridículo tudo isso…e ainda demos asilo para o bandido do Cesare Batistti.

  31. Carlos disse:

    Já chega de bandido… é sim…, é bandido! Bandido traidor…!!!

  32. marcos disse:

    AGORA DEVEMOS FICAR COM MEDINHO DOS EUA ? SE O BRASIL NÃO TIVESSE IMPORTÂNCIA PARA OS EUA NÃO TERÍAMOS SIDO TÃO VIGIADOS COMO FOMOS, OS EUA NÃO SÃO LOUCOS DE ENTRAR EM UM CONFRONTO DIRETO COM BRASIL JUSTAMENTE PELA NOSSA IMPORTÂNCIA, DE NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS E SE O FIZESSEM COM CERTEZA NÃO SERIA NADA DE TÃO GRAVE COMO UMA INVASÃO E ETC… CABE A NOSSA PRESIDENTA MOSTRAR AO EUA QUE NOS NÃO SOMOS MAIS AQUELE CACHORRO VIRA LATA DE ANTES, NÃO CONCORDO COM A VINDA DE TODOS ESSES FUGITIVOS PARA O BRASIL, MAS SE JÁ ABRIU AS PENAS PRA ALGUNS ENTÃO QUE SEJA PARA TODOS PRINCIPALMENTE PARA ESSE CIDADÃO QUE FEZ ALGO BOM DENUNCIANDO TODO ESSE ESQUEMA, MAS INFELIZMENTE TEM GENTE QUE GOSTA DE VIVER DE OLHOS FECHADOS E PREFEREM SER VIOLADOS E FICAM CALADOS, PREFEREM VIVER COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO… FRANCAMENTE TENHO NOJO DE GENTE ASSIM PESSOAS SEM PERSONALIDADE, ESSE É O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL !!! SER ESCORRAÇADO E HUMILHADO COM UM BELO SORRISO NO ROSTO, AFINAL ESTAMOS NO BRASIL VENHAM USAR NOSSAS MULHERES, VISITAR NOSSAS PRAIAS E ASSISTIR UMA PARTIDA DE FUTEBOL E DE BRINDE VOCÊ GANHA UM MACACO, ENTRAR EM UM CONFLITO NÃO É PRUDENTE MAS SE OMITIR A ESSA VIOLAÇÃO NA QUAL FOMOS VITIMAS É MUITA COVARDIA.

  33. Janaina Semolina disse:

    Uai! A porteira vive aberta pra traficantes, ladrões, terroristas, gente doente, crenças e religiões, cidadãos do mundo todo fazem o que querem e as vezes até nos escravizam… Façam um acordo com o traidor e veja se no minimo ele não transfere alguma tecnologia. – Ao menos ficará mais barato que os caças.

  34. Jose Maria disse:

    Snowden é individuo faccioso, X9. Dá-se muito cartaz a esse desagregador. Sabemos que todos espionam a todos, isso é praxe cultural dos povos, a milênios. Dar abrigo a esse moço será nocivo para quem o fizer, afinal, as ações de espionagens continuarão na mesma ou maior intensidade.

  35. Ricardo disse:

    como ele não é terrorista, esquerdista, petista, a dona dilma não irá aceitá-lo por estas bandas.

  36. Firefox disse:

    Se for uma covardia não trazê-lo pra cá, é exatamente o que nosso COVARDE governo vai fazer.

  37. Ricardo disse:

    Depois de muito ler sobre todo esse imbróglio, chego a uma conclusão: Dilma não é estadista. Se o fosse, teria dado manifestação pública de apoio ao Sr. Snowden reafirmando toda a essência de seu discurso na ONU pouco se importando sobre todas as eventuais consequências dessa importante decisão de Estado. Vou ainda mais adiante, eventual asilo deveria ser incondicional, senão seria hipocrisia.

  38. Ramati disse:

    A politica é mesmo estranha. Quando o PT era Oposição.Raivosa e Mentirosa.! A primeira coisa que fariam.Seria Gritar!. até que o Governo Convidasse edesse o Asilo pra esse Jovem Quixote! Alguem Duvida? Só que a Historia Agora é outra. Os LulopetistasCastristas. Só pensam em como se perpetuar no Poder. Não Tem visão de Estado. não Pensam no pais .Podem escrever… Se derem asilo ao Snwoldem .Não demora. o Terrorista Italiano . será devolvido á italia, que é onde deveria estar. Isto é a politica do fatos que a Dilma fará. para dar equilibrio as ações.Conforme a cabeça dos seus ministros especiais. Marco A Garcia. e o Cardoso. Que Pais é Este.

  39. Fábio de Oliveira Ribeiro disse:

    Nosso país não consegue nem punir os militares que deram um golpe de estado instigado, apoiado e financiado pelos EUA. Se der asilo político a Snowden ele certamente será executado aqui pelos pistoleiros dos gringos (alguns dos quais usam fardas brasileiras). Neste caso nosso país sofrerá um imenso vexame internacional. Na Rússia, por outro lado, Snowden não corre risco de ser assassinado por norte-americanos ou por seus lustra-botas brasileiros. É claro que a FSB pode matar o ex-agente da NSA, mas isto só ocorrerá se ele foder a Rússia.

  40. joaquim barreto disse:

    A presidente de vez em quando acerta. Esse cara, da mesma forma que entregou os patrões dele, aqui póderá nos espionar e passar informações para o exterior. Ademais, se empregado, tirará emprego de um brasileiro.

  41. Maria disse:

    Traição a quem?
    Trair a verdade ?
    Trair o resto do mundo?
    Cumprir ordens sem critério próprio, como falaram em Nuremberg?
    Para os nazistas é delito não pensar . . .
    Obrigado Snowden, quem foi que falou que “a verdade os libertará”?

  42. independente de política, partidos, países,espionagem ou não, ele é um traidor do seu País.Quem assume uma responsabilidade em qualquer emprego que seja, tem obrigação de ser honesto e fiel.Deveria ser julgado e preso.
    nunca falei nada sobre este assunto

  43. Emmanuel Barros disse:

    Não deveria ser dado asilo nem a este nem a qualquer outro bandido, como o Partido dos Trambiqueiros costuma fazer. Somente agora este sujeito vira bonzinho e começa a denunciar tudo de errado que o governo americano fez ou faz. Cadeia para ele, pois não deve ser inocente.

  44. James Rui disse:

    Complexo de inferioridade é fogo. Agora, para mostrar que somos independentes do monstro americano, que não temos medo desse paiseco mais ao norte(é assim que se diz, esquerda raivosa?), temos que, obrigatoriamente, dar asilo a um traidor de seu país. Grande exemplo para os cidadãos que trabalham em órgãos de segurança brasileiros.

  45. João Evangelista Alves disse:

    Se eu vejo meu pai cometendo um crime contra a humanidade e o denuncio. Serei eu um traidor?

  46. carlosvwagner disse:

    A resposta é simples o PT é fundamentalmente covarde,e é exatamente assim que vai agir ,com covardia

  47. Paulo S. Silva disse:

    pra quem acha que o Brasil é ruim, gostaria que vocês lessem uma carta de uma escritora holandesa fez sobre nosso pais. ta no google (carta de uma escritora holandesa sobre o Brasil)

  48. paulo disse:

    Você está distorcendo os fatos, pois com exceção de Stroesnner, todos os demais listados “invadiram” o país, ou as nossas embaixadas, para depois pedir asilo político. É diferente.
    Zelaya foi um caso extremo.
    Storesnner foi “convidado” pelo nosso governo de então a ficar aqui para não ser pendurado em praça pública à la Mussolini.
    Pela mesma similaridade de comportamento ideológico, Bastiti também por aqui ficou, apesar te haver um processo contra ele relativo a falsificação de documentos que ninguém mais fala. Nem mesmo você.
    Este cara , Snowden, não é perseguido político, ele poderia ter resolvido isto pela própria justiça americana como estamos lendo as notícias mais recentes sobre esta questão de bisbilhotagem na vida alheia.
    Existem por lá várias ONGs que dariam apoio a ele.Informe-se a respeito.
    Ademais, o quê ele poderia nos oferecer sem os computadores e programas que ele utilizava nos EUA?Nada, a não ser informação do que aconteceu e não do que está acontecendo ou o quê acontecerá.
    Mas a tentação do estrelato falou mais alto.
    O jornalista Gleen Greenwald e seu companheiro vivem de matéria jornalística, então é natural o espetáculo que ele fez. O que Gleen Greenwald não disse é que a espionagem é uma prática mundial, desde os tempos de Sansão e Dalila que foi encarregada pelos filisteus para descobrir o segredo da força de Sansão, que era um juiz meio fanfarrão.
    Pode não ter acontecido nada daquilo que a Bíblia relata sobre Sansão e Dalila, mas o relato bíblico nos aponta como as nações interagem ente si desde aqueles tempos.
    Se a Dilma quis dar o troco, ela o fez rejeitando o caça americano F18. Todos nós sabemos como os EUA são sensíveis nos seus bolsos.
    Questão humanitária? Como ficaram os atletas cubanos? Aonde eles estão agora? Em que condições ele estão sobrevivendo?
    Cadê o Tarso Genro para dar uma satisfação agora?
    Ficar surpreso com a espionagem, me parece coisa de inocente bocó,pois aquele que não espiona,ou se mantém informado, será sempre pego de calças curtas, como fomos pegos de surpresa quando o o “bispo” Lugo saiu corrido da presidência paraguaia, segundo as leis da constituição paraguaia.
    Um “bispo” atrapalhado e com um monte de filhos com paternidade sendo reconhecida na justiça teria como resultado o que acabou acontecendo.
    Não concordo mesmo que seja oferecido asilo para o Snowden, pois além dele nada poder fazer aqui em função das nossas leis para asilados políticos, ele pouco poderá fazer aqui com os recursos disponíveis na “terra brasilis”. Vai acabar ganhando uma bolsa espião bonzinho” para poder se sustentar.
    Se trocar informações por asilo, ficaremos parecendo o quê perante as demais nações.
    Teríamos que dar abrigo/asilo para cocaleiros em troca das informações sobre rotas e compradores aqui no Brasil?
    Ah!Ele nos fez um favor!!!Mas e a ABIN, oquê faz ela?E os demais serviços de inteligência policial existentes aqui?
    Será preciso que um bostinha de 5 nível venha nos dizer que estamos sendo espionados.
    Se ele tivesse recebido uma promoção, ele teria aberto a boca?
    Eu sempre leio o teu blog e te escuto na CBN, vou considerar este teu artigo como resultado de uma noite mal dormida.

    Bom Natal e próspero Ano Novo para você

  49. EUSTÁQUIO COSTA disse:

    Concordo plenamente com o artigo. Entretanto, é preciso que Snowden faça uma importante reflexão: o Brasil não está garantindo segurança nem mesmo para os brasileiros, diante da matança quase institucionalizada, que acontece no País. As nossas estradas matam todos os dias, sem o devido conserto. Os nossos jovens morrem vítimas uns dos outros, na guerra do tráfego. Não reagir a um assalto, já não garante mais a vida da vitima, porque, parece, a adrenalina é o objetivo principal. Nas filas dos hospitais, face à demanda suplicante, os médicos escolhem quem ficará vivo tratando os sintomas, enquanto os laboratórios nadam em rios de dinheiro, diante da vida cada vez menos importante. Portanto, é grande a lista de incongruências sociais, políticas e econômicas que o governo brasileiro não dá solução, que Snowden terá de se preocupar, antes de exigir o asilo que lhe é devido moralmente…

  50. Alcides Braga disse:

    Sr. Kennedy,

    Sem dúvida alguma, uma covardia não cedermos asilo ao Sr. Snowden depois do que ele fez pelo Brasil e pelo Mundo. Entretanto seria também um ato ousado e corajoso imbuido de alto nível de consciência moral sobre assuntos Brasileiros e internacionais. É difícil imaginar um tal ato de um sistema político Brasileiro tão viciado. Creio que a iniciativa teria que vir de orgãos não governamentais, que em última instância teriam como competência acionar o judiciário para mover decisões executivas no governo.

    Atenciosamente, Alcides

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-13 20:33:13