aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
10-04-2020, 17h02

Nos EUA, povo faz serviço contra coronavírus melhor do que Trump

No Brasil, Bolsonaro continua a agir como criminoso e irresponsável
11

Kennedy Alencar
WASHINGTON

O presidente Donald Trump fez nesta sexta-feira um pronunciamento num tom algo triunfal, como se já tivesse derrotado “o inimigo invisível” e anunciou que instalará na semana que vem, provavelmente na terça-feira, um conselho para planejar a reabertura da economia.

Reativar a economia é uma preocupação eleitoral de Trump. Sua pressa não faz sentido do ponto de vista da saúde pública, mas tem amparo político. Com a economia parada, diminui a chance de ele se reeleger.

Como sempre, Trump é ambíguo. Força a barra ao dizer que deseja reabrir logo o país, mas fala em seguida que ouvirá os especialistas e os fatos.

O presidente americano tenta reescrever a história da crise. Cria uma narrativa de que está agindo bem, mas falhou. O país não estava preparado. Trump acordou tarde. Os EUA têm o maior número de casos e mortes por covid-19 no planeta.

Mas o povo americano está indo bem, comporta-se melhor do que o seu presidente. Ao obedecer às ordens de distanciamento social, os americanos contribuíram para o chamado “achatamento da curva”, a diminuição do ritmo de crescimento dos casos de covid-19.

A previsão do número de mortes é de cerca de 60 mil até agosto, bem menor do que a feita há uma semana, quando os especialistas cogitaram um número entre 100 mil e 240 mil fatalidades.

Nesse contexto, chama atenção o comportamento irresponsável e criminoso do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a sair às ruas ontem e hoje sem obedecer às regras de distanciamento social, gerando aglomerações e expondo as pessoas a um risco maior de contrair o coronavírus.

Bolsonaro tem o dever de mostrar ao país o resultado do seu teste de covid-19. Se não contraiu o vírus e pode ser infectado, seu comportamento é irresponsável, pois ele se expõe a risco e estimula outras pessoas a fazer o mesmo. Se o presidente já teve covid-19 e desenvolveu anticorpos que o tornaram imune, a saída às ruas da forma desabrida é simplesmente criminosa, porque engana as pessoas.

Bolsonaro disse que ninguém tolheria o seu direito de ir e vir. Não se trata disso, mas de contrariar uma política de saúde pública do seu próprio governo. Não há um debate sobre direito individual nessa situação. Existe a obrigação do presidente da República de respeitar a coletividade, o que ele não tem feito ao ser a maior ameaça à saúde pública no país.

Ouça o comentário feito na “Estúdio CBN”:

Comentários
11
  1. Walter Nobre disse:

    Kennedy, os EUA estão sob suspeita de suas ações em todos os estados infectados, precisam agir em conjunto, mantendo as forças Armadas em peso para impedir a contaminação no nível em que esta. O governo central esta mantendo a linha esperada, ninguém pode se declarar dono da questão, nem mesmo os dois partidos em disputa no final do Ano, terão que derrubar de mãos dadas a crise. Finalmente, deverão ter o pico da pandemia, até os primeiros quinze dias do mês de maio. Após a crise inicial teremos a reconstrução do mercado como um todo, será muito difícil retomar.

  2. […] Fonte: Nos EUA, povo faz serviço contra coronavírus melhor do que Trump […]

  3. Julio Moreira disse:

    No Brasil o desespero do Bolsonaro pela ameaça diária de seu filho Carluxo em suicídio, depois pelas possibilidades de seus outros filhos, Flávio vai perder o mandato e ser preso e o Eduardo perderá o mandato por extrema falta de Decoro, ou seja, não é só por pressões de militares, apoiadores, arquivos de Queioz e do Nóbrega, Ministros anencefálicos, mídia e o próprio Povo, o Bolsonaro anda sobre o fio de uma Navalha afiadíssima, sua saida será ser INTERNADO EM UM QUARTEL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, depois assistiremos o Moro, o Dalagnol, o Waytenbrut. o Salles, a Tereza, a Damares, o Guedes, o Araújo serem processados até o resto de suas vidas ridículas.
    E o Queiroz, bem o Queiroz será abatido por uma blitz por furar bloqueio

  4. Carlos Alberto de Campos disse:

    Infelizmente são dois presidentes mais preocupados como a falsa preocupação com a economia do que com a saúde humana.

  5. Com Coronavírus Bolsonaro é o primeiro brasileiro que pisou na Lua disse:

    Trump deve iniciar nas próximas semanas, as evidenciações de sua insanidade e ganância pelos dólares verdinhos em detrimento do seu povo. Bastou se sentir ameaçado politicamente que caiu a máscara do ser arrogante e ante capitalismo sério nos EUA. Os americanos após Trump, devem ter mudanças na forma de eleição e punição para o uso da máquina pública. Até nosso país, que não é o das maravilhas, tem melhor amparo contra essas violações descaradas. Aqui, esqueçamos, seu Jair, o capitalista sócio do erário (socialista que se acha Rei, um Deus, mas é gentinha que emprega seus familiares e amigos para sugar o dinheiro público (falso capitalista, verdadeiro socialista do bem público). Conta inverdades, alicia ingênuos, provoca a divisão do povo, e de útil: nos serviu para mostrar os falsos profetas do capitalismo selvagem (outra turma que comer do erário – vide RJ – ou pelo cabresto sobrevive do dinheiro de Jesus). Mas com ajuda militar, Bolsonaro pensa alto. Viajou e aterrissou na Lua.

  6. Com Coronavírus Bolsonaro é o primeiro brasileiro que pisou na Lua disse:

    Viajou e ainda está na Lua. Na Lua economicamente. Pois, não se organizou com sua equipe econômica para alinhar propostas a longo prazo. Não discutiu com sua equipe econômica propostas para entender um mundo pós coronavírus. Sua tolice de se apegar aos EUA. Sua não observação as barreiras que teremos economicamente dos países Europeus. A Inglaterra fez uma aposta. E a UE devem estar rindo. Nós também. O Brasil já devia estar destituindo os generais no comando. E em verdade. Avaliando o acordo com os EUA sobre uso de Alcântara. Devíamos destituir o governo. Vice e Presidente. Pois, avaliando diferentemente a causa. Há generais a frente e por vaidade de alguns militares e a “rainha louca”. Devem ser colocados a corte marcial. O Congresso Nacional aprovou. Quem aprovou, aprovou por vaidade e apego a mentira de um novo – governo dos “bolsonaristas”. Hoje tão corrupto. Segundo índice divulgados pela mídia e fontes que medem isso. Seria uma oportunidade única de penalizar com a não eleição.

  7. Com Coronavírus Bolsonaro é o primeiro brasileiro que pisou na Lua disse:

    Afinal, se no contrato que entrega Alcântara, tiver um erro que a tradução para o português traga alocação de militares ou cientistas militares americanos, sem que tenhamos provisionados despesas para a segurança militar para retirá-los de lá caso aja uma justa necessidade. Teremos que todos que aprovaram isso. Cometeram erro técnico civil, que militarmente nos coloca em risco de soberania. Podendo o povo, requerer a prisão dos congressistas entreguistas, do presidente, vice e generais a frente do governo. Assim, de uma vez só. O Brasil se livraria dos políticos com da ditadura na veia, dos maus políticos, dos políticos religiosos. Para que pudéssemos eleger gente séria para levar esse Brasil ao lugar que merece. Entre os melhores. É hora de novo povo encarnar o povo americanos e ser maior que o governo. O Brasil necessita renascer das cinzas e o marco zero é encerrar um governo provocado pela Lava Jato. Pelos Moro e Deltan. Contra a construção civil, contra a política, e contra nós.

  8. Com Coronavírus Bolsonaro é o primeiro brasileiro que pisou na Lua disse:

    Bolsonaristas na Lua. Tanto os intelectuais, quanto empresários com o a mão no erário, e militares de alta patente nos escritórios com ar condicionado e a percepção dos monstros de moinhos de vento. Aqueles que diante fim da economia certa. Ainda levantam vaidades e arrogância contra parceiros comerciais. Ação digna de pena. Já que essas “coisas” do mundo da lua, trabalham contra o povo enfraquecendo seus futuros batalhões. A economia mundial tenderá dar vazão de sua produção internamente. Isso Presidente, não se muda. Reação normal de quem está ferido (tu militar deveria saber). Se não quisermos perder a safra. Temos que no Brasil pensar já ações para aumentar a renda (falso capitalista – pense assim – tirar dos amiguinhos e investir no povo). O mundo vai parar nos países já desenvolvido. O minério, matérias primas vão ser solicitados por países em desenvolvimento. E o que o Ministro, tu e seus Militares fazem? Nada! Crédito para margem consignada tomada. É estar na Lua. É o fim.

  9. IRINEU BRESSAN disse:

    Se esse cara ficasse calado seria um grande poeta.

  10. jose disse:

    A respeito do direito de ir e vir, leio em um site de notícia que o AGR vai recorrer de determinações de governadores e de prefeitos a favor do isolamento social argumentando que sem respaldo técnico configura abuso de autoridade. Mas o douto não disse de quem poderia estar sendo aplicado tal abuso: dos governadores ou do presidente da república? Essa gente é tão sem adjetivo humano que não percebe o óbvio e de esconde em argumentos fajutos. E não é um advogado que distribui cartão de visita em portas de tribunais. Ele está advogado geral da repúblcia. Kennedy, qual a possibilidade dessa gente está investindo numa higienização social aproveitando a pandemia da covid-19? Em SP há um bairro que simboliza essa prática nos anos 20 e 30 na época da modernização e industrialização do país. Ricos contraíram, mas vão para hospitais particulares. os favelados não têm como se isolarem nas barracos e precisam dos hospitais públicos que têm estado na iminência de colapso. O corona está humilhando

  11. Bolsonaro com Covid te convida para ir e ... ficar queimando em brasa disse:

    Conheci um louco. Bozo, bozo, bicho lá teimoso. Que convida vem pra rua. Acreditando que está governando na terra das “loucas”. Aposta toda a economia na única nação que já aponta recessão. Enxota os maiores mercados consumidores. Porque a lá menina do armário. Tem medo dos moinhos de vento. Com sua caneta na mão ameaça seus soldados. Com sua língua venenosa semeia ao mundo falsos inimigos e narrativas que parecem que dos quartéis brotam homens lavados em chá de cogumelos. Aqueles sensatos, que aceitam como amigo, dando de graça seu território aos americanos. O maior inimigo para qualquer outra nação onde suas FFAAs tem a frente gente que pensa e sabe o que é conhecer seu inimigo. Para se preocupar e tomar decisões que são contra a economia, de país amigos, em território tão tão distantes. Bolsonaro quanto a soberania te chama e avisa que cozinharão na caldeira da sabedoria dos militares da ditadura insana. E quanto a sua fé te chama a orar diretamente na fornalha da insensatez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-01 05:32:47