aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-11-2014, 9h33

Nova fase da Lava Jato aumenta temor de empresas e advogados

Discurso de coação não deve ser aceito pelo STF; defensores buscam nulidade processual
38

Postado por: Daniela Martins

A Operação Lava Jato entrou em uma nova fase, que chega às empresas e executivos acusados de pagar propina a partidos políticos para obter contratos na Petrobras. A Polícia Federal começou a cumprir mandados de prisão de novos investigados. É um desdobramento de revelações feitas nas delações premiadas.

Ontem à noite já havia em Brasília e São Paulo fortes rumores de que executivos seriam presos. Advogados de defesa das empresas e de outros acusados estavam preocupados. Um deles chegou a viajar à noite para o Paraná a fim de tentar evitar que fosse expedido um mandado de prisão contra um cliente. Os rumores davam conta de que, além de executivos das empresas, um ex-governador de Estado e um operador financeiro de um partido político poderiam ser presos. Falava-se em prisões temporárias, de cinco dias, para que acusados não tivessem como apagar provas ou montar versões de defesa.

No início da Lava Jato, essas empresas ensaiaram fazer o discurso da coação. Afirmaram ter sido chantageadas para pagar propina. Do contrário, não teriam contratos. Advogados de defesa lembraram que, no Supremo Tribunal Federal, falhou a estratégia de tentar admitir um crime menor para escapar de uma punição por um crime maior. Equiparou-se essa ideia de coação à da tese de que o mensalão teria sido apenas caixa 2.

Os advogados têm se concentrado em tentar encontrar falhas no trabalho do juiz federal Sérgio Moro para buscar as chamadas nulidades processuais. Ou seja, dificilmente vão conseguir, no Supremo, derrubar as acusações no mérito, mas esperam ter sucesso na forma.

No entanto, a repercussão política das acusações de corrupção na Petrobras deverá criar na opinião pública uma atmosfera semelhante à do mensalão, a de que um escândalo grave não pode ficar impune.

*

Devido às acusações de corrupção que envolvem a empresa, a Petrobras terá que adiar a divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre. A auditoria contratada se recusa a endossar o documento. É um desastre político em termos de imagem para a empresa dentro e fora do país.

A Petrobras é a maior empresa brasileira. Tem ações em Bolsas no Brasil e no exterior. O dano de imagem é grande, porque transmite a ideia de uma empresa mal administrada e de falta de transparência.

A Petrobras não é um empreendimento pequeno. Está sujeita a regras de governança internacionais. Adiar o balanço do terceiro trimestre por uma recusa da auditoria de endossar as suas contas deverá provocar também danos econômicos às empresas e aos seus acionistas.

Além da União, que controla a Petrobras, há os acionistas minoritários. Muita gente depositou suas economias na estatal. Era difícil imaginar que uma empresa que acabou de descobrir uma imensa riqueza com o pré-sal chegaria a essa situação política.

A oposição ganha mais munição para criticar o governo. Uma coisa é a União achar que uma empresa do tamanho da Petrobras tem importância estratégica para a economia e discutir os seus rumos. Outra coisa é usar a empresa para controlar a inflação e ter permitido uma invasão político-partidária que acabou desembocando na Operação Lava Jato.

Para complicar, há ainda a indefinição da presidente Dilma Rousseff sobre a nova equipe ministerial, sobretudo sobre quem vai comandar a Fazenda. Desse modo, vai sendo criada uma agenda negativa na política e na economia. E a Petrobras, uma empresa importantíssima para a economia brasileira, está no centro dessa agenda negativa.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
38
  1. Bello Tavares disse:

    Entendo que se houve corrupção tem que ser devidamente apurado e condenar os corruptores imediatamente, doa a quem doer. O povo brasileiro merece saber a realidade do país em todos os sentidos. Chega de impunidade, desmandos e aparelhamento da máquina pública. Os brasileiros não merecem tantas desordens.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezado, você tem toda a razão, mas, lamentavelmente, a corrupção no Brasil sempre existiu.
      Na época da Ditadura, se falava em 10%, que chega a ser ridículo nos dias de hoje, mas não existiam partidos com a goela larga, ansiosos por Ministérios e Presidências de Estatais.
      Entretanto, hoje se apura, se investiga e a PF tem autonomia. Antes não era assim, era muito pior que agora, só que nos governos anteriores, principalmente do PSDB, a Polícia Federal estava de mãos amarradas, não investigava e era muito fácil fazer isto, bastando o Ministro da Justiça colocar no seu comando geral um delegado “amigo”, que nomearia delegados regionais também “amigos” e pronto, nada seria investigado. Não se ouviriam notícias sobre escândalos, corrupção, etc. Exatamente como fizeram os Governos anteriores, onde tudo parecia uma maravilha, o País era um sonho, uma verdadeira Dinamarca. Sem contar, e este é o ponto fundamental, que havia uma Mídia favorável que também se beneficiava desta situação de “amigos” e nada divulgava. O Governo do PT não cerceou o trabalho investigativo da PF, muito pelo contrário, o incentiva, tanto é que ele existe.
      Não se iludam aqueles que pensam que os nomes virão só do PT, se a delação não for política o Brasil vai tremer.
      FHC, em 1985, nomeou o Paulo Roberto Costa, que é funcionário de carreira da Petrobras desde 1979, Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobras. Foi DIRETOR, por exemplo, da GASPETRO DE 1997 A 2000.
      Bom, independentemente do caso da Petrobras, eu quero ver quando começarão a ser investigados, com a mesma determinação, os casos do Mensalão de MG, o Metrô de SP, etc, etc, etc…..

      • Daniel Flávio de Lima disse:

        Não se trate se hoje investiga e antes não. Antes também investigava, só que não conseguia prova do crime e a coisa ficava como se não investigado. O desvio, a coisa feia era bem feita. Os envolvidos eram inteligentes. Não deixam rasto. O pessoal de hoje, meus Deus!! Quando fazem as falcatruas e cometem corrupção são um bando de burros, ignorantes, incapazes de perceber que todos estão olhando. Quer um exemplo claro? Antes você via dinheiro na cueca? Isso é caso de amadorismo sem precedente na história. “Nunca antes na história deste país…Meu caro o PT tem que assumir que não sabe fazer nada. Nem cópia, pois quando copia da tudo errado.

      • Daniel disse:

        Boa tática essa dos Petistas… quando cometem corrupção dizem: “isso sempre existiu, sempre foi assim” quando é com os outros “eles têm de ser punidos exemplarmente, ferro neles”
        A diferença é que no PT os corruPTos são elogiados, são colocados como herois nacionais. E que é feito de gente bastante imcompetente mesmo. Antes tivessem privatizado a empresa a terem endividado-a, loteado para ladrões e agora deixarem ela quebrar. Adeus maior empresa Brasileira: ainda há 4 anos na mão dos imcomPTentes para falir o maior patrimônio do Brasil.

      • Daniel disse:

        Que sejam investigados, presos e banidos da politica todos os corruptos envolvidos em petrolão, mensalão, metro, etc.
        Agora, interessante sua análise quando diz que o esquema vem desde o governo FHC… Como estão vindo a tona no governo Dilma(e até agora 99% dos envolvidos do PT e sua turma), então o governo Lula usufriui do esquema?
        Espero realmente meu caro, que essa investigação vá bem a fundo mesmo e mostre os cabeças dos esquema, não só os soldados rasos.

    • “Os brasileiros são ordeiros. corretos, excelentes em suas tarefas e funções”. Isso é criação. Exatamente por isso colhemos o que plantamos. Nossas ações alinhadas … O governo federal é o espelho maior. Não conseguiremos mudar os governos sem que tenhamos o objetivo de trabalhar nossa experiencia particular. Rever nossas ações pormenorizadas. Ninguém pode fazer com que o mundo seja mais honesto… “eu decido que todos os meus esforços serão no sentido de ser menos enganador. menos fingido”.Eu decido ser mais magnânimo e me aplicar na arte da compaixão, o que prova que tenho sido cada dia mais honesto.

      • Antonio Carlos disse:

        Então Carmem, que cada um responda no seu íntimo as perguntas abaixo:
        Vamos lá, vamos ver quem tem o perfil adequado para ser político.
        Não minta, esperamos sinceridade absoluta, aqui ou na Itália, tanto faz.
        Você ultrapassa pela direita achando que é mais esperto?
        Você compra CD/DVD/Programa de Computador Pirata?
        Você rouba sinal de TV a cabo?
        Você acha alguma coisa e não devolve usando o ditado “achado não é roubado”?
        Você falta ao trabalho e consegue um atestado médico falso?
        Você estaciona o seu carro na calçada e não deixa espaço para o pedestre?
        Etc.
        Resumindo, se você quer levar vantagem em tudo, você é exatamente igual aos políticos do nosso País e só não é corrupto porque não teve oportunidade. Agora reflita e responda para você mesmo: qual é o percentual da população brasileira que se salva?

  2. Santos disse:

    Vamos ver se isso vai terminar em punição de TODOS os envolvidos, pois no caso do Mensalão, os que realmente foram punidos foram os do setor financeiro, já as “excelências” levaram um pequenino corretivo e logo estarão de volta as negociatas. Espero que um dia o país comece a deixar de ser o país dos “malandrinhos”, que só vive na m#rda e passe a ser o país dos “otários”, que educará seus cidadãos para serem pessoas éticas e todos terão uma vida digna.

  3. TA FALTANDO PRISÃO PARA O EX PRESIDENTE MAIS FALASTRÃO DESSE PAIS, AI SIM A VERDADE APARECE.

  4. Ivan Alves disse:

    Sem arrancar a Raiz do problema nada irá mudar. O PT é a raiz mestra de todos estes males que estão destruindo o País, a Presidente eleita não tem como se livrar do PT e dos crimes cometidos em seu mandato atual. Sem o afastamento da Dilma e exclusão do PT tudo irá continuar como foi nestes últimos 12 anos e tende a ficar muito pior. Explosão social a curto prazo.

    • marcos disse:

      Concordo Ivan. Sem mais comentários. Disse tudo

    • Paulo Pacheco disse:

      Concordo parcialmente, com voce. Porém, não adianta arrancar uma única erva daninha de um jardim cheio delas. O cancer que se alastra por nosso país não é, unicamente, o PT e, sim, a grande maioria dos políticos e, por extensão, dos seus seguidores. O país precisa de uma limpesa completa. Chegamos a um ponto em que, colocando um ou outro partido no poder, a sugeira, corrupção e demais desmandos neste país só tendem a piorar (sim, pior do que está ainda dá para ficar, como disse o grande “filósofo” José Sarney, quando ainda Presidente do BR. O povo precisa acordar politicamente.

  5. Moisés Naum disse:

    Será mesmo que os corruptores serão condenados? Será a primeira vez que isso irá ocorrer.
    Será que vão acabar com os que mamam e que dá de mamar?

  6. João disse:

    É um baita clima de fim de festa. E vamos ter que aguentar mais quatro anos de Dilma.

    • Paulo Pacheco disse:

      João, não sei sua idade nem sua apologia política. Porém, tenho idade bastante para dizer que, apesar de tudo, pelo menos, agora, estamos vendo alguma coisa acontecer (pelo menos, a mídia tem liberdade para publicar uma pequena parte das histórias). Já houve épocas, neste lindo país das bananeiras, em que não tínhamos liberdade para saber o que ocorria nos bastidores políticos e empresariais do Brasil. E não me refiro ao tempo da ditadura militar não. No pós D.M., ainda tivemos um bom período de “silencio compulsório”, onde vivíamos em completa ignorancia sobre as diversas falcatruas políticas e empresariais. Hoje, ao menos, estamos recebendo uma parcela do que vem ocorrendo em nosso país há décadas. Não adianta tirarmos um partido do poder e, simplesmente, colocar outro em seu lugar, pois, como dizia um político da velha guarda: a dança das cadeiras continua. Temos de tomar vergonha política e nos orgulharmos, de verdade, de sermos brasileiros e exigirmos uma limpesa de verdade nas tres esferas do poder neste país.

  7. Marcelo disse:

    E todu mundo da saba mais ninguem quer comentar o nome do novo presidenteda petrobras ,
    Jaques Wagner, Vai ser um desastre apocalitico.

  8. Ricardo Mariano disse:

    Em que Dilma acertou em seu governo? Nada pois ela não governa só bagunça.

  9. Paulo Pacheco disse:

    É óbvio que, onde entra o chamado “cabide de emprego” político, há diversas irregularidades,desde as administrativas até as falcatruas. Vivemos uma situação de hipocrisia, por parte do povo deste país. A atual situação por que a Petrobras passa, assim como, se fuçarmos a fundo todas as instituições públicas deste país, desde empresas, prefeituras, etc., não é nem nunca foi novidade para nós. Não sei até onde irão estas denúncias. Talvez, ocorra alguma coisa de positivo devido ao fato de haver dinheiro estrangeiro envolvido (ações nas bolsas de valores, etc.). Só espero que a P.F. e os demais órgãos judiciais atuem de verdade, para não testemunharmos mais um mensalão (houve sentenças sim, porém, os políticos envolvidos, que deveriam receber as penas mais pesadas, por serem pessoas públicas e, portanto, terem comportamento exemplar, foram os menos punidos, havendo alguns que já gozam de plena liberdade.
    Como disse um político há algum tempo atrás: não vamos nos preocupar não, pois, neste país há tantos escândalos que, amanhã, outros já estarão nas principais páginas da mídia e todos se esquecerão do nosso escândalo de hoje.

  10. CH disse:

    Isto complica também a formação de uma nova equipe ministerial conceituada. Quem vai arriscar sua idoneidade aproximando-se de um governo baseado num partido que ia consertar todos os problemas do Brasil, mas não conseguiu se afastar da costumeira corrupção que domina o poder?

  11. Daniel disse:

    Ainda não chegamos no fundo do poço.
    Muita prodridão ainda vai emergir dessas investigações.
    Por um lado, passaremos por momentos complicados de credibilidade economica e moral(pior do que já está). Por outro, temos a chance de iniciar um processo de inversão da corrupção no Pais.
    Se realmente aparecer todos os podres do governo relacionados a Petrobras, não haverá força que conseguirá sustentá-lo.
    Está caminhando para ser o pior escandalo da história. O caso PC Faria do Collor é fichinha perto desse.
    Bater no fundo do poço fará com que o Brasil inicie sua transformação ética.

  12. JACKSON disse:

    Vou fazer igual o Banco Safra! Comprar imóvel no exterior….ei turma do exterior, têm aí um terreno de 12×30 mt, a R$ 100,00 (cem reais), pode ser de periferia, para vender ao brasileiro que recebe o bolsa família…….QUE AQUÍ TÁ DIFÍCIL…………AI QUE SAUDADE DO MILICO……

  13. Pasquale disse:

    PF prende ex-diretor da Petrobras e executivos de grandes construtoras na Operação Lava-Jato

    Renato Duque, o ex-diretor da Petrobras indicado pelo PT, foi preso de manhã; Ricardo Pessoa, presidente da UTC e outros quatro diretores de empreiteiras foram detidos pela PF. Irmã de Vaccari foi levada para prestar depoimentos

    SÃO PAULO, BRASÍLIA E RIO – A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira seis mandados de prisão preventiva, 21 de prisão temporária, nove de condução coercitiva e 49 mandados de busca e apreensão – num total de 85 mandados judiciais, na sétima fase da Operação Lava-Jato, que investiga desvios e lavagem de dinheiro, boa parte ligado a obras da Petrobras. Nesta nova fase da Operação Lava-Jato, por volta das 7h, a PF prendeu o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras Renato Duque, indicado pelo PT, em sua casa, na Barra. Também foram presos executivos de construtoras: Ricardo Pessoa, presidente da UTC; José Ricardo Breghirolli, da OAS; Edson Fonseca, da Galvão Engenharia, Othon Zanoide Filho, diretor da Camargo Corrêa; Sergio Cunha Mendes, vice-presidente da construtora Mendes Junior.

  14. CELSO ARAÚJO disse:

    A Presidenta Dilma esta cumprindo o prometido na campanha,doa a quem doer.
    Precisamos investigar a empresa Vale do Rio Doce. Patrimônio Nacional.

    • Pasquale disse:

      A Vale tem dono Cumpanheiro,lá ninguem mete a mão.
      Ou vc deixaria o ladrão roubar a sua casa?
      A galinha dos ovos de ouro é a Petrobras.
      Até a Dilma,Graça foster…

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      É verdade, a Vale não é mais nossa, foi dada pelo PSDB (FHC).

      • Ivany Ganzella disse:

        Graças à competência do PSDB a Vale foi privatizada, assim como o serviço de comunicações. Não fosse isso, essas duas empresas estariam sendo roubadas e utilizadas da mesma forma que a Petrobrás e os Correios. Não cabe ao governo ter dono de empresas. o papel que cabe ao governo é infraestrutura, saúde e educação, ou seja, o PT não é capaz nem de gerir o que lhe cabe.

      • Daniel disse:

        Ainda bem, senão teriamos mais uma pra o pessoal do PT meter a mão e a situação seria pior.
        A gente precisa parar com esse negocio de “nossa”.
        A Petrobras não é minha. Não me traz nenhum beneficio. A gasolina é cara, não ganho participação de lucro, não vejo nenhum investimento no Pais com o lucro dela. Cade os lucros do pre-sal que não vi até agora?

    • Luiz Carlos disse:

      Celso, o país a beira do caos e você fazendo comédia, como a Dona Dilma pode cumprir a promessa de campanha “doa a quem doer” se essa senhora e seu mentor “intelectual”; o molusco de quatro dedos, sabiam de tudo, foram beneficiados com o esquema de corrupção da Petrobras !

  15. Jose Antonio - São Bernardo do Campo disse:

    O que tem de comparsa e sindicalista com medo de perder a boquinha.
    kkkkkkkkkkkk

  16. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    O pior é que a Petezada para tentar justificar sua lambança dentro da Petrobras. Vão buscar exemplos em governos anteriores, ora, cadê a bandeira da ética e o tal slogan tão propagado pela Petezada: “Não roubar e não deixar roubar.”. Ao chegar no Planalto em janeiro de 2003, se une ao pior da política nacional, até estourar o Escândalo do Mensalão(Ação Penal 470). Que todo o Brasil acha que era o maior escândalo da nossa tenra democracia. Claro que não, paralelamente a Petezada tinha o Petrolão. Vamos aguardar o desfecho do megaesquema de corrupção dentro da Petrobras. O tal Duque, preso hoje é íntimo do Capitão do Time da Petezada, José Dirceu(PT/SP), vamos ver se o Falastrão Mor será alcançado desta vez.

  17. alfredo sternheim disse:

    O combate a corrupção tem que atingir todos, sem partidarismo.
    Corruptos e corruptores devem ser investigados e até condenados. Espero que a mídia, que saiu com a imagem arranhada na última eleição, não esqueça do mensalão tucano em MG e de casos como o do aeroporto de Claudio. Há outros que também não devem ser desprezados por causa desse oba oba com a Petrobrás.

  18. Aldair José Malveira Costa disse:

    Kennedy, Com o Senador Aécio, tinha-mos uma chance de tirar o Brasil da UTI econômica, salvar as estatais, os bancos públicos, manter as metas macroeconômica do Plano Real. Mas com esses loucos que estão no poder, com tanta corrupção, escândalos, estamos a nao, sem velas a mercê dos ventos. 2015, vais ser um osso duro de roer. Querem fechar o superávit na marreta, onde já se viu?

  19. Edmir disse:

    Em geral, quando o roubo fica muito fácil, o ladrão vai ficando autoconfiante, muito a vontade, e vai relaxando e ficando descuidado.
    Então ele é pego.
    É só isso que está acontecendo !

  20. Joaquim disse:

    Gostarias de deixar a minha opnião:
    Dados do Brasil verdadeiro:

    1- PEA ( população entre 16 e 64 anos ): 119.0000
    2- POpulação ocupada 56% ( entra gente com até 10 anos e acima de 64 )
    3 – Seguro de aumentou 380% de 2003 para cá.
    4 – Rotatividade no Brasil de 40%.
    5 – Bolsa família passou de 3.000.000 de famílias para 16.000.000 de famílias.

    O Brasil é ótimo: Para que trabalhar. Aqui vale é a lei de Gerson.

  21. Max Antonio disse:

    Kennedy, só falta agora com toda essa parafernália perpetrada pelo governo dos PeTebas, dizerem de que a culpa toda é do Fernando Henrique. Como eles tem a maior cara-de-pau…
    Em tempo:como será a administração da CEF sabendo de que o governo deve a ela 10 bilhões de reais do Bolsa-Família? Nem isso esse desgoverno está cumprindo.Será que querem também falir a Caixa Federal? Como diz o alemão: “tamo canhando só terota”.

  22. José Andrade disse:

    Eu já acho que tudo isso pode fortalecer a empresa”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 22:39:26