aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-06-2016, 9h08

Desdobramento da Lava Jato torna mais difícil volta de Dilma

PT volta ao centro dos holofotes; sede nacional é alvo de ação
27

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Após uma safra de notícias ruins da Lava Jato para o PMDB, a Operação Custo Brasil traz o PT de volta ao centro dos holofotes. Uma diligência na sede nacional do partido tem peso simbólico forte, provocando mais desgaste de imagem da legenda. Essa ação, um desdobramento da Lava Jato, produz ainda mais dificuldades para a estratégia da presidente afastada, Dilma Rousseff, de tentar voltar ao poder.

Paulo Bernardo é um quadro importante do partido. Foi ministro nos governos Lula e Dilma. Bernardo é o primeiro ex-ministro de Dilma alvo de um pedido de prisão. No caso dele, é uma ordem de detenção preventiva. Em relação ao ex-ministro da Previdência Carlos Gabas, amigo de Dilma, as providências foram um convite para depor e uma ação de busca e apreensão na sua casa. Até hoje, o preso mais próximo a Dilma era o marqueteiro João Santana.

No primeiro mandato da presidente, Paulo Bernardo foi ministro das Comunicações. Da ala moderada do PT, ele foi muito criticado pelo partido por resistir às pressões pela regulamentação da mídia.

No governo Lula, Bernardo comandou o Planejamento. Sempre teve bom trânsito com o empresariado e outros partidos políticos. Bernardo e a senadora Gleisi Hoffmann, com quem é casado, negam as acusações feitas no âmbito da Lava Jato. A defesa dele diz que a prisão é arbitrária.

*

Cassação à vista

Mais uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) contra Eduardo Cunha torna provável a cassação do mandato do presidente afastado da Câmara. O Supremo decidiu ontem transformar Cunha em réu numa segunda ação na corte.

Na Câmara, a recomendação de perda do mandato é baseada na acusação de que o peemedebista mentiu à CPI da Petrobras quando disse que não tinha conta no exterior.

O Supremo aceitou ontem transformá-lo em réu justamente pela acusação de possuir uma conta na Suíça para receber propina. Diante da decisão do Supremo, os deputados não têm condição política de dar a Cunha uma pena menor do que a cassação. Portanto, agrava-se uma situação que já era ruim do ponto de vista político e jurídico.

Cunha esperava virar réu novamente no Supremo. No entanto, tinha esperança de manter a mulher e a filha com ele no mesmo processo, já que tem foro privilegiado. O STF rejeitou esse pedido.

As duas deverão ser investigadas e julgadas pelo juiz Sérgio Moro, que era tudo o que Cunha não queria, porque teme uma condenação rápida em Curitiba. A defesa delas ainda tentará transferir as investigações para a Justiça Federal do Rio de Janeiro, mas é mais provável que o caso fique com Moro.

Num contexto em que Cunha vai ficando sem saída, não devem ser descartadas as possibilidades de delação premiada e de renúncia à presidência da Câmara, apesar de negativas recentes dele em relação a esses dois temas.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
27
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O sindicalismo selvagem já produziu efeitos perversos em outros países, a cidade de Detroit-Michigan é um exemplo de cidade fantasma que os sindicatos transformaram.
    Agora os pelegos conseguiram transformar o nosso país inteiro em uma montanha de escombros espirituais, materiais e morais.

    • walter disse:

      Estes Sindicalistas Cara maria Aparecida, Não valem nada; não há qualquer apelo positivo, com relação aos empresários; tentam impor um ritmo que não condiz com as condições econômicas; serão o maior empecilho, na reforma da previdenciária; querem manter a obrigatoriedade na contribuição sindical, são oportunistas…
      Quanto a prisão do paulo Bernardo, e as buscas na cede do PT, complicarão, qualquer expectativa da dilma em voltar…
      Esta tentativa, de uma convocação de novas eleições, nesta hora do campeonato, não convencerá ninguém no senado; será cassada pelo tal motivo; teremos muitos capítulos “podres” da dilma…

  2. gilberto jesus ferraz disse:

    Quem conhece sabe que eles sempre destruíram os sonhos das pessoas.

    • CLEITON MENDES disse:

      Nessa Operação “Custo Brasil”, está sendo revelado as entranhas do partido e o modo operandi do PT para literalmente roubar dinheiro do Funcionalismo Público Federal. Chega a ser revoltante a forma que eles tratam com naturalidade, como se não houvesse crime e tudo isso não passa de criminalizar o PT. O PT precisa pagar caro pelo que fez! Lula precisa pagar caro pelo que fez!

  3. Nardo disse:

    Independente do processo, a ex-presidente já está fora há muito tempo.
    Por se tratar de um golpe, admitido até pelo interino, o fato está consumado há muito tempo.
    Em 1964 usaram-se armas. Em 2016 somente canetadas e conchavos.

    • Paulo Goiano disse:

      Ainda depois de todas as investigações e das provas que estão sendo colocadas na midia todos os dias., ainda tem este anestesiado defendendo aquela situação anterior? Quando vão acordar? Agora bateu novamente na vizinhança do ex-presidente. Quando vc vai acordar meu caro? Quando chegar o que mais? Obrigado Brasil pelas suas instituições continuarem vivas. Quem tem culpa, seja de cor for, tem que pagar pelo que fez. Se participou de corrupção. Vai ter que pagar. O espirito da nação está vivo. Ordem e Progresso.

  4. Vander disse:

    O que a justiça fez, caro Kennedy, até agora, que não foi “tramar a derrubada do PT, de Dilma e de Lula 2018?”

    Admiro você, aparentemente tão inocente. Eles tem dois objetivos: 1) Tirar Dilma e de quebrar alijar Lula da próxima eleição, e 2) Manter o governo golpista do Temer no chão até 2018, para que possam então lançar seu candidato próprio Sergio Moro pelo PSDB, fazendo assim a vontade da “justiça” e a vontade dos barões da midia/mafia tucana.

    Tudo caminha como eles planejaram, Dilma praticamente fora (se ela voltar e convocar plebiscito para novas eleições o candidato Moro entra mais cedo em pauta), e o PMDB definhando, para entregar o país ao PSDB destruído moral e economicamente.

    Esperem e verão!

    • Ivan disse:

      Meu, como tem gente alienada com idéias malucas de conspiração. Os principais partidos (PT e PMDB) estão no poder a mais de 13 anos, como todos os partidos são corruptos, é claro que a atenção está nestes partidos.
      Infelizmente, antes a PF não tinha tanta independência e recursos como hoje. Temos de dar apoio à PF para que os próximos partidos pensem bem antes de cometer ilícitos. Que os atuais sejam punidos para que sirvam de exemplo para o combate à corrupção.
      Esta história de privataria tucana já prescreveu, temos de trabalhar o presente para termos um futuro.

  5. Excelentíssimo Juiz Sergio Mouro tem todo meus apoio.
    Faça valer a lei.
    Esse pais precisa de Homens como o senhor.
    Deus seja louvado

  6. Romanelli disse:

    desculpe ..devo ter tido algum acidente vascular que me fez perder alguma coisa neste processo golpista ..o que tem a ver Paulo Bernardo com o crime de responsabilidade pelo qual DILMA VANA esta sendo acusada ?
    .
    Até onde lembro, o CRIME ainda é objeto jurídico indelegável a 3os e intransferível a quem não os pratica, correto ?

    • Luiz Silva disse:

      O crime de responsabilidade cometido por Dilma é tão certo quanto 2+2 são 4. Basta saber um pouco de leis. Se Dilma fosse julgada pelo STF, a condenação seria certa. Mas o julgamento é POLÍTICO, não técnico.
      A descoberta de corrupção dentro do Ministério de Planejamento mostra mais uma vez o que o PT faz quando está no poder. É por isso que o julgamento POLÍTICO de Dilma é afetado, mesmo que o delito revelado hoje não tenha a ver como o crime de responsabilidade que Dilma praticou.

  7. Quero ver a cara da senhora senadora Gleise Hoffaman defendendo o PT e
    a ex Presidente Dilma.Ela e outros fazem tudo para atrapalhar na comissão que
    vai afastar definitivamente o partido do poder , que eles não querem largar.
    Cinismo e deboche essa é a cara dos que defendem Dilma.

  8. Ontem tinha petista perguntando aqui no blog, onde estava Sérgio Moro?
    A resposta veio hoje!
    Falaram que a Lava Jato havia acabado, que o juiz tinha sumido. A Lava Jato foi lá na sede do PT em São Paulo ,para dizer aos petistas que duvidam da sua seriedade, que ainda não acabou.
    Quem roubou, “tenha medo”.
    Quem deve, “tenha medo”.
    Corruptos, deixem uma mala feita pronta para se mudarem para Curitiba.
    Viva a Lava Alma! Quero dizer, Viva a Lava Jato.
    Viva a Polícia Federal!
    Viva o Ministério Público!
    Viva as pessoas honestas deste país!

  9. Alberto disse:

    É isso aí!!!!!!!!!

  10. Frank Underwwod disse:

    Frank Cunha Underwood, não cai sozinha, abre logo o bico e entrega todo mundo.

  11. Romero disse:

    Dilma não tem a mínima condição, hoje, de voltar. Temer está se saindo muito bem articulando e mantendo uma base aliada heterogênea e usando a credibilidade da equipe econômica. Só um erro de cálculo ou uma ação da lava jato que o atinja diretamente pode derrubá-lo. A cartada de deixar as maiores reformas – previdência, trabalhista etc. – somente para depois da queda definitiva de Dilma faz pressão sobre a classe política e a sociedade, que para ter estabilidade vai ter que apoiar o fim do impeachment. O que vimos até agora foi um aperitivo do governo Temer.

  12. João Alves de oliveira disse:

    É incrível que as denuncias feitas pelos Jornalistas Paulo Francis e Amaury Ribeiro Jr ente outros. Denuncias gravíssimas, basta ver e ouvir os vídeos que circulam pela internt, mas até agora não vi a LAVA JATO prender nenhum dos envolvidos na privataria tucana ser preso, entre eles o tal de RICARDO SÉRGIO. Mas, atacam o PT, Lula e Dilma, com o objetivo de não aceitar os resultados da urnas. O Sr. Gilmar Mendes, impediu Lula de Assumir a Casa Civil, mas após concretizar parte do golpe para derrubar Dilma, o Sr. Temer assumiu nomeando vários ministros com acusações seríssimas, mas o Sr. Mendes e o Supremo Tribunal Federal, nada fez para impedir a posse dessas pessoas. Moro manda prender pessoas para obter a tal famigerada delação premiada, mas quase todas direcionadas para incriminar Lula, Dilma e o PT, o mesmo não acontece com as denuncias contra a privataria tucana. Não resta duvida que estamos diante de um golpe sujo e criminoso. A OEA e a ONU, tem que investigar e prender.

  13. Pasquale disse:

    Até tu Bernardus!!!!!

  14. RAYMUNDO AVELINO disse:

    A Operação Lava Jato, está cumprindo com muito determinação, o seu papel, no seio de sociedade. Pela primeira vez em nosso país, podemos ver de fato, o avanço da DEMOCRACIA, com a justiça sendo praticada a quem comete crimes, independentemente, do seu status político e social. Por isso, o pavor do ex-presidente Lula, ao ver que as investigações contra ele, voltou ao âmbito do juiz Sérgio Moro. Que todos os que cometeram crimes de lesa pátria, sejam presos e, paguem pelos seus crimes, de acordo com os parâmetros da Lei.

  15. O que é isto PT?
    Mais um tesoureiro preso?

  16. Marcellus disse:

    Nossa!, esse PT não sai do caderno de notícia policial.

  17. MAURO BOGES disse:

    Tenho até vergonha de confessar que eu já votei, apoiei e até fiz campanha de graça para o PT, acreditando no seu juramento de que se um dia chegassem ao poder máximo do Brasil: NÃO ROUBARIAM E NÃO DEIXARIAM NINGUÉM ROUBAR. Mas, no poder, roubaram o dinheiro público como nunca antes visto na história deste país. Pior: Estão deixando UMA HERANÇA MALDITA para os trabalhadores e todo o povo brasileiro pagar a sua roubalheira. PT NUNCA MAIS !!!

  18. Mandem alguns “companheiros” para o João Vaccari.
    Ele está se sentindo abandonado.

  19. E a CPI da UNE?
    Já começou?
    Queremos ver quem tem teto de vitral.

  20. Frederico Flintstone disse:

    Esperemos que agora ele abra a boca e denuncie o trem da alegria. Vai sobrar corrupto para pouca cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 00:06:04