aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-11-2016, 9h22

Nova versão de Azevedo reduz ameaça a Temer no TSE

Ex-presidente da Andrade Gutierrez agora diz que doação em 2014 foi legal
23

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A mudança de versão de Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, sobre o repasse de R$ 1 milhão à campanha presidencial do PT e do PMDB em 2014 tira gás da possibilidade de uma condenação da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em novo depoimento ao TSE, Azevedo afirmou que a contribuição de R$ 1 milhão foi doação legal e não propina, como dissera em versão anterior. Segundo o PT, essa quantia foi repassada ao então candidato a vice e hoje presidente da República, Michel Temer. A afirmação do PT criou um problema para a tese dos advogados do PMDB que sustentam a separação de prestação de contas entre candidatos a presidente e vice.

Com a nova versão de Azevedo, diminui a ameaça a Temer, que aguarda o desfecho do julgamento dessa ação do PSDB que pede a anulação da chapa Dilma-Temer. Se o julgamento ficar para o ano que vem, como é o mais provável, e se houver condenação, ocorreria eleição indireta no Congresso para escolher um novo presidente da República.

O novo depoimento muda pouco a estratégia de Dilma, que sempre foi negar irregularidades na arrecadação para a campanha de 2014, apesar de os investigadores da Lava Jato terem colhido depoimentos em delações em sentido contrário.

A versão recente de Azevedo muda mais a estratégia dos advogados de Temer. Já havia no PMDB uma predisposição de abandonar o argumento da separação de contas de candidato a presidente e vice, porque isso seria algo polêmico e sujeito a longo debate jurídico. Os advogados do PMDB avaliavam nos últimos dias reforçar a linha de defesa de Dilma, negando irregularidades na chapa como um todo.

Uma absolvição a essa altura do campeonato daria discurso político a Dilma e ao PT para reforçar a narrativa de que foram apeados do poder por meio de um golpe. Mas o efeito prático seria retirar do jogo político uma ameaça a Temer que gera incerteza política e econômica.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
23
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Ninguém mais se lembra de Dilma, PT e seus capangas, exceto quando é para celebrar a prisão de algum deles… Até o ar parece mais puro depois que esse lixo saiu de cena.
    Agora é olhar para frente, recolher os cacos e voltar a crescer !

    • walter disse:

      Fica a pergunta, carissima Maria Aparecida, o Sr Otávio da Andrade Gutierrez, teve um surto de amnesia, do nada o cidadão, muda a versão de dinheiro para a campanha, da chapa dilma e temer, depois de tanto tempo da delação; como diz o Joaquim, é muito estranho, e já vimos este filme antes; esta história esta mal contada, esta pressionado no mínimo. Estamos cercados, por interesses escusos; quando se juntam Temer, FHC e Lula, dá “negocio”; um tentando livrar a cara do outro, tentam iludir o POVO; querem continuar no poder, em 2018; são tão previsíveis, que vão se dar mal; serão aniquilados
      O Temer não pode acreditar, nem a dilma, que estão livres de acusações; temporariamente estarão safos, mas até a próxima delação da Odebrecht, que vai desvendar todos os podres de todos, de uma vez por toda; faltará cadeias, quando juntarem os bandos; as quadrilhas, serão extintas, podem ter certeza, serão inquiridos e processados todos, e o lula será acereja do bolo no finalmente…

    • Ibanez disse:

      Você quer dizer: agora vamos esquecer toda aquela indignação contra a corrupção que motivou todo mundo a ir pras ruas, esquecer o envolvimento dos outros partidos da antiga situação e oposição em diversos casos de corrupção e voltar a ser aquela tradicional massa alienada e conformada que aceita pagar o pato calada. O mercado de óleo de peroba no Brasil nunca entra em crise e deve ter sido o único a ter lucro nos últimos anos.

  2. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    deixa ver se entendi:
    1) Delator afirma pagar propina pra chapa Dilma-Temer;
    2) Temer diz que propina era só pra Dilma;
    3) Dilma caí;
    4) Dilma mostra cheque em nome de Temer;
    5) Temer corre risco de cair;
    6) Delator muda de opinião e diz que não era propina;
    7) Temer não corre mais risco de cair.

    senhores, francamente, só não vê quem não quer . . .

    • Mauro disse:

      Só não vê, quem não quer o quê?
      Seja mais explicito! Essa sua teoria carece de lógica, pois é mais fruto de sua imaginação, que qualquer outra coisa, pois Temer tem foro privilegiado e o STF demoraria anos para julgar. Por mais provas que houvesse, Temer no minimo terminaria esse mandato.
      De qualquer forma, seja mais explicito e coerente, pois ajuda-nos a tentar entender essa sua teoria da conspiração!

      • Wellington Alves disse:

        O que está sendo julgado é a eleição da chapa Dilma-Temer. Feito pelo TSE. O foro privilegiado serve para crimes comuns e não eleitorais. Acredito que alguém deve se informar sobre os ritos jurídicos.

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        foro privilegiado?!? amigo, do que vc tá falando?!?

        o texto do Kennedy e meu comentário, falam da processo de cassação da chapa Dilma-Temer no TSE.

      • Ana Paula disse:

        Desculpe Mauro, mas tá até numerado por odem de acontecimentos. Mais explicito nem desenhando. Não concordar é uma coisa mas não entender?

    • CLEUDEIR NUNES ELER ELER disse:

      eu vejo claramente manipulação. Então é só alguém acusar e pronto já esta consumado o crime. Agora
      é só mudar a versão e o problema esta resolvido, quanto custou essa operação?

    • RUBENS disse:

      muuuuuito estranho o presidente da AG mudar sua versão sobre caixa 2 da campanha DILMA /TEMER de 2014. nesse pomar tem jabuticaba. que a imprensa brasileira espere a delação do fim do mundo da ODEBRECH. a republica vai cair de PODRE.

    • Carlos disse:

      Dilma foi cassada(impedida) pelas Pedaladas Fiscais!
      Portanto, o processo no TSE é outra esfera e outro time.

  3. Wellington Alves disse:

    Eu dei risada quando vi a notícia hoje de manhã. Sério, ainda falam que não foi golpe? Para um partido é propina e para o outro não?Visivelmente manobra para salvar o Temer.

  4. Mauro disse:

    Nessa altura do campeonato acreditar que alguem está falando algo para defender alguem e prejudicar-se com a própria declaração, ou é má-intenção, ou verdadeira e inimaginavel teoria da conspiração.
    A Lava-Jato já provou que pode atingir qualquer um, sem qualquer sombra de dúvidas e o juiz Sérgio Moro tambem e o unico senão fica por conta do STF e seu “embromation” como no caso do Renan Calheiros e seus “n” processos no tribunal que devem estar sofrendo de tetraplegia, pois imóveis encontram-se a anos e anos.
    O “rabo de foguete” está atrás de todos e se o empresário muda versoes ao sabor do vento, é só uma estratégia juridica, para dilatar o curso do processo, ganhando tempo nos tribunais e quem sabe tendo tempo para esconder outras coisas. Ele vê o lado dele. Simples assim.

  5. euler disse:

    Essa turma de empreiteiros são pilantras, quando lhes convém fazem delação para prejudicar outras pessoas e se livrar da prisão e ir cumprir com o beneplácido da justiça federal suas penas em suas mansões. Como ia prejudicar o presidente da república, a turma do sistema agiu rápido e alterou o depoimento do pilantra. Tudo montado nesse País, uma vergonha, e ainda tem um monte de idiotas que acha que de fato estão combatendo a corrupção e não desmontando uma turma para colocar outra no lugar.

  6. Fernando disse:

    Lendo os comentarios do sr Mauro nota-se que ele esta redondamente perdido e lhe falta bom senso para entender nossa lingua portuguesa. Ja os comentarios da sra Maria Aparecida e Joaquim Xavier sao coerentes. So nao entende quem nao quer. O Kenedy colocou muito claramente o que isto quer dizer. So uma contribuicao Kenedy: acho que uma pessoa como o sr. Azevedo que fala uma coisa e depois muda sua versao deveria ir para a cadeia por no minimo 10 anos. Eh falcil falar uma coisa e depois mudar de opiniao “por ter se enganado”. Eh um sem vergonha que tinha que estar preso.

  7. ANDRE disse:

    Se o senhor Azevedo, falou uma coisa, uma acusação grave contra a ex-presidente e depois voltou atrás, negando ofato, se houver seriedade por parte do judiciário, está delação deverá ser anulada. Deve se investigar se há interesses escusos na sua delação, se houve intenção de prejudicar a ex-presidente, ou seja se estava mal-intencionado. Se a justiça resolveu basear o seu julgamento, utilizando o recurso da delação, também tem que endurecer com quem mente, para ganhar o benefício e prejudicar outros. Me parece claro que com a informação de que o dinheiro foi para a conta do Temer, houve uma movimentação clara, objetivando proteger o mesmo. Independente do julgamento do TSE, o Temer é um presidente com uma base de sustentação fraca, uma denuncia comprometedora, pode implodir facilmente o seu governo e não arrancaria lágrimas do congresso, que indiretamente colocaria outro no seu lugar. Iguais a ele existe tantos naquela casa.

  8. Rogerio disse:

    enquanto isso o povo Brasileiro fica cada vez mais a mercê de políticos corruptos :/

  9. Júlio César disse:

    Kennedy, a jurisprudência do TSE é pacífica e consolidada no sentido de que a impugnação é direcionada a chapa como um todo, tanto que sempre mandou o MPE incluir o vice nesses pedidos.

    Mais do que isso, o TSE sempre aplica a mesma jurisprudência no âmbito de uma mesma eleição, pra prestigiar a isonomia, e nas eleições de 2012 em diante já foi aplicado rigorosamente esse entendimento.

    Pode ser que o TSE atropele isso aí, faça um baita casuísmo. Se fizer irá se desmoralizar e se apequenar.

  10. Romanelli disse:

    Ameaça aonde ? vc ainda acredita na JUSTIÇA ..fosse isso e TODOS teriam suas chapas canceladas já em 2016 com direito a novas eleições ..mas aon contrário o que vimos foi um GOLPE vulgar aonde derrotados nas urnas assumiram o Poder (o PSDB)
    .
    Veja em SP, Doria tucano prometeu congelamento do IPTU e ônibus, aumento de velocidade ..eleito desdiz e fica por isso mesmo ..isso sim é crime eleitoral

    Por enquanto é isso ..GAROTINHO e Cabral humilhados sob guarda do Estado, sendo que o segundo cometeu crimes abjetos ..enquanto o outro meniuno os tais relativizados eleitorais (que poderia até ter cassação, devolução de salário, multa, mas prisão?)

    ..e Moro, que de Curitiba continua abusando do Poder

    sei sei ..confiar na nossa justiça, só mesmo você Kennedy

  11. Alberto disse:

    E tome cacoete ideológico !!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 21:25:45