aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-02-2014, 12h37

Novo STF derrota Barbosa; PT tem vitória pontual

Dirceu poderá dizer que não chefiou quadrilha no governo Lula
195

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, sofreu hoje a sua maior derrota política e jurídica no julgamento do mensalão. Com uma composição diferente da que havia condenado réus petistas por formação de quadrilha em 2012, o atual Supremo os absolveu desse crime.

O PT obteve uma vitória parcial, mas simbólica. Terá discurso para dizer que José Dirceu não chefiou uma quadrilha no governo Lula. No entanto, há um ex-ministro-chefe da Casa Civil condenado por corrupção ativa.

Do ponto de vista histórico, ameniza-se um pouco a narrativa a respeito do escândalo. Mas permanece a gravidade do caso de corrupção mais forte do governo Lula e dos 34 anos de existência do PT.

Cumprir sentença no regime semiaberto não significa impunidade. É preciso respeitar a decisão do Supremo. Numa democracia, a mudança de colegiados em tribunais resulta em alterações de decisões. No final das contas, o julgamento do mensalão continua a ser um divisor de águas no combate à corrupção.

 

 

 

Comentários
195
  1. Paulo Chacon disse:

    COMO DIZ O DITADO POPULAR: “MENTIRA TEM PERNA CURTA”. O MENTIRÃO DO JOAQUINZÃO FOI DESMASCARADO.

    • armando botelho disse:

      Caro Chacom , pelo menos no quesito quadrilha ou bando ficou amenisado e quanto aos outros itens como corrupção , peculato e outros , tudo continua como antes e esta turma tera que marcar presença na Papuda a noite e nos fins de semana .

      • Adamastor Xexéu disse:

        Por acaso, alguém sabe a quantas anda o mensalão tucano?
        E o Valerioduto nos anos de 1998 a 2002 quando foram movimentados mais de 2 bilhões de reais, segundo a CPMI dos correios…Alguém sabe a quantas andam estes processos?

    • Antonio Ferreira disse:

      Sr. Chacon, um grupo assaltou uma família ou uma quadrilha assaltou uma família, é lamentável ao abrir essa exceção o Brasil esta se deteriorando e vai ficar mais difícil punir pessoas do PSDB,PSD,PP,PT ou qualquer pessoa que se esconde atras de siglas.LAMENTÁVEL.

      • Helena/S.André SP disse:

        O problema é que é só políticos do PT que estão sendo punidos. Vc não viu a palhaçada que vão fazer com o mensalão tucano? Só porque Azeredo renunciou antes do julgamento, o caso sai do stf (minúscula mesmo) e vai para a 1a. instância que será em MG, e chega em Abril/14 o caso todo prescreve e o Azeredo livre, leve e solto. Sabe quantos políticos do PSDB/DEM e seus aliados foram julgados até hoje pelo stf? NENHUM. E olha que não foi por falta de políticos ficha suja desses partidos.

        • Campos disse:

          Acho que vc precisa se inteirar mais do assunto…Costa Neto e do PT? Roberto Jeferson é do PT? Acho que vc esta vendendo o peixe podre que os PTistas lhe passaram…acorda!!!

      • Edson B.Santos disse:

        Concordo plenamente com você !
        Estive acompanhando votos de alguns ministros na integra .
        Infelizmente poucos acompanharam,gostaria muito que todos brasileiros tivesse assistindo a defesa do ministro Barroso e Dias Toffoli. Lamentável !!!!
        Já o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF)representou muito bem !!! e resumiu tudo que fizeram.
        Observação.: “Insistir no erro é burrice” Infelizmente já votei nessa quadrilha “,porém jamais votaria !!!

      • Rogerio LINS disse:

        O pior é condenar alguém sem prova, isso pode acontecer com você ou alguém que você gosta, já pensou como você iria se sentir, mais vale passar mil verdades do quer aderir a uma mentira, isso é democracia o resto e politicagem

    • Marcirio disse:

      Olá Chacota, de que mentira do estás falando? Será que és do time de trouxas que não acreditam que o ladrões do PT não roubaram o erário? Quanta ingenuidade ou burrice!

      • jose carlos disse:

        Qual é mentira do ministro Joaquim?E qtas são as mentiras do chefe da gangue,o sinistro Lula da Silva e sua familia?

      • Helena/S.André SP disse:

        Sr. Marcirio, Chacon está falando do Inquérito 2474 e do laudo 2828 da PF que foram ardilosamente omitidos da AP470 pelo nosso “dignissimo” presidente do stf, Sr. Barbosa. Nesse inquérito e nesse laudo está a prova de que o mensalão petista não existiu. Barbosa ludibriou seus pares para criar esse grande “teatro” que foi o julgamento da AP470.

        • douglas disse:

          Você só pode estar de piada? não é? E de péssimo gosto!
          Etão vou contar uma; ” os ministros que não viram quadrilha no caso só pq não estavam em 4? É isso?

        • sanderson disse:

          Por favor nos aclare sobre este sr.: aponte as laudas, faça cole ai as malandragens deste sr. Desmascare-o, por favor…

        • Itamaraty Em Chamas disse:

          Laudos fajutos da PF feitos pela polícia partidária para justificar o injustificável. Chamar de caixa 2 um dinheiro que saiu de estatais para o bolso de intermediarios, que então remeteram dinheiro para o exterior para então voltar como pagamentos para partidos da base aliada, controlado o fluxo para garantir a fidelidade nas votações do congresso… Isso não é crime, isso é violentar a democracia de uma forma indesculpável. Um partido que carregava a bandeira da ética, e que agora justifica que é igual aos outros, que os outros não são punidos. É de uma falta de vergonha, uma falta de moral, que realmente só as esquerdas são capazes de expressar sem ruborizar….

          • Helena/S.André SP disse:

            Laudos fajutos? Então porque Barbosa os escondeu se são fajutos? Porque ficou uma sessão inteira de 2011 tentando justificar a necessidade de manter o inquérito 2474 sob sigilo? Barbosa mais enrolou do que explicou com aquele seu jeito tosco de falar. Além disso a Visanet não é uma empresa pública, não é uma empresa estatal, portanto não houve desvio de dinheiro público. No inquérito 2474 está lá toda a destinação do dinheiro da Visanet que foi usado para pagamento de campanhas publicitárias. Ao contrário do mensalão tucano onde ouve dinheiro de estatais: CEMIG, COMIG, COPASA.

    • carlos alberto ferrari neves disse:

      estou estupefato com sua posição, já desconfio até que, talvez você até fazia parte deste conglomerado de corruptos, quem perdeu foi o povo brasileiro, e não o grande Joaquim Barbosa ,este sim não precisa colocar fecho nos bolsos

      • Luana/SP disse:

        Quem perdeu foi a Nação Brasileira, mas ainda pode ganhar com a candidatura de Joaquim Barbosa para Presidente do Brasil. Eu voto.

        • getulio disse:

          Joaquim, este é o único brasileiro com capacidade e historia para ocupar o palácio planaltino, depois das roubalheiras de lula e sua corja. Vamos frazer campanha já, JOAQUIM presidente já.

        • valmir de jesus lima disse:

          A nação brasileira sempre e será massa de manobra dos do políticos, dos espertalhões e da meia dúzia de ricaço desse país que usa a mídia para manipular os leigos e despreparados. O Joaquim traidor não fez diferente, usou a mídia para se alto promover e denegrir a imagem do STF, recebeu o troco, ainda tem defensores imparciais.

    • O Sr. pertence a que partido, quantos anos tem, trabalha, estuda, utiliza transporte publico etc.? Aqueles que usaram nosso dinheiro para falcatruas(que poderia melhorar muito a infraestrutura do pais)foram absolvidos e logo mais estarão fazendo a mesma coisa ou pior do que fizeram quanto estavam no poder (pois agora tem MBA e estão diplomados sobre o assunto). Que tristeza, estamos presenciando o fim de uma sociedade civilizada.

    • ANTONIO JOSE disse:

      PAULO CHACOTA VOCE É UM ILUDIDO……………….

    • Vanderlei Luis disse:

      Essa derrota não foi do Joaquim Barbosa,e sim do povo brasileiro, que esta a merce desse pessoal, que sendo quadrilha ou não desviou muito dinheiro meu e seu.
      Pelo menos esse pessoal leva em seu curriculo, uma condenação
      a prisão, e se tiver vergonha na cara (infelizmente politico não tem), deveriam sair da vida publica de vez.

      • LUIZ CARLOS disse:

        Sr Wanderley Luis com certeza se voltarem a sert candidatos serão novamente eleito, o senhor pode ter certeza

      • Orlando Oliveira disse:

        quem perdeu foi o povo brasileiro? só se for em SP sua cidade, a cidade dos roubos do metro. Eu estou super feliz, pois a varsa desta ação penal vai ser desmascarada. Até o final do ano o Dirceu estará livre pra participar ativamente da campanha da reeleição da Presidenta Dilma no primeiro turno.

    • wagner souza soares disse:

      Caro cidadão vc esta equivocado,o sr joaquim fez a justiça mas a quadrilha e muito forte, mas vamos derrota-los na urnas.

      • jorge disse:

        Nas urnas eu duvido.Urnas eletronicas manipuladas pelos caras do PT?Duvido e faço pouco……Essas urnas sao arrumadas para o resultados serem beneficiados eles.

    • zeilton santos disse:

      tem gente comentando aqui e nem sabe o que escreve….ja tao chamando joaquin barbosa de mentiroso…..rsrs
      será que o mensalão envolveu tanta gente assim,envolveu até os comentaristas deste site…rsrsr
      (o tem rabo preso tambem ou algum familiar na situação)

    • ALEXANDRE MAGNO disse:

      Só acredita nesta história de que não houve mensalão quem acredita em papai noel e cuca sem cabeça ! Queria ver quem defende esta quadrilha se eles roubassem o dinheiro da merenda do filho dele. São ladrões da pior espécie !

    • Juliano disse:

      Chacon, muito bem dito tuas palavras, nunca vi na minha vida um Juiz tão arbitrário e leviano, só falta agora desmascarar quem esta por traz do mentirão.

      • Campos disse:

        Mais um comentário de UM PTista Louco e com problemas mentais…Sabe qual a diferença do Brasil Para a Venezuela? é que lá as Forças Armadas apoiam aquele louco…aqui não tem isso não “CAMARADA” As FA estão doidas pra comer vcs…mais 4 anos é o que vcs tem de alegria…roubem bastante e saiam do país..rsr

    • Antonio João A. Ribeiro disse:

      É lamentável. Essa revoluçãozinha foi uma incompetente mesmo. Deveria ter feito o que “eles” fazem: PAREDOM para essa quadrilha formada ou deformada. Fuzila e manda a família pagar o projétil que mandou o verme para o inferno. Bando de terroristas. O Fidel, fez e faz e é babado por essa turma toda da esquerda festiva. Por que a direita também não pode fazer??

    • edson cardoso disse:

      Caro Chacon ninguém foi desmascarado, simplesmente os companheiros indicados para o STF os absolveu, porque a cara deles não nega as sua autorias, o povo brasileiro dará a resposta nas urnas ou tenham o governo que merece.

    • Bob disse:

      Prezado Acharque, no mínimo você deve fazer parte da quadrilha, pois achar que o Joaquim está mentindo é no mínimo achar que o povo brasileiro é burro ! O Joaquim teve peito de enfrentar esta corja de vagabundos que ROUBOU nosso dinheiro para benefício próprio. Se este país fosse sério ou tivessem um pouco de vergonha na cara, deveriam fazer o que fazem no Japão, ARAKIRI pois a desonra é bem pior que a privação de liberdade. Mas como estes PTistas não tem vergonha na cara (usam barba para cobiri o rubor daface) ficam jogando com a lei (que é falha) para ver no que dá ! E deu, em pizza de novo. O povo só está esperando a copa do mundo começar para parar este país e quero ver a cara da Dilma e seus funestos ministros neste dia.

    • Marcos Finco disse:

      Cai na real cara!

    • Gil disse:

      Deixa eu entender: O Barba mentiu esse tempo todo e o o Mentirão é do Joaquinzão ????????????????

    • cd disse:

      COMO SÃO HIPÓCRITAS AQUELES QUE DEFENDEM O PT E SEUS SEGUIDORES QUE ESTÃO TRANSFORMANDO O BRASIL EM UMA DITADURA JÁ QUE COMANDAM O LEGISLATIVO E AGORA O JUDICIÁRIO JÁ QUE COLOCARAM PESSOAS DESQUALIFICADAS PARA JULGAR UM CRIMINOSO COM IMPARCIALIDADE E, TAMBÉM ESTÃO LEVANDO O BRASIL AO MESMO PATAMAR QUE PAÍSES DA ÁFRICA COMO NAMÍBIA, ETIÓPIA…ETC…ETC…. MAS, AQUELES QUE OS DEFENDEM SÃO AQUELES QUE RECEBEM AS BENESSES DO GOVERNO COMO BOLSAS VAGABUNDAGEM. E AINA TEM QUEM QUER CONDENAR O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, O MELHOR E MAIS CORRETO MINISTRO DOS ÚLTIMOS ANOS.

    • Marco Antonio Jose Maria disse:

      Este pais só coloca na cadeia, ladrão de galinha, a mulher que pega um saquinho de leite no supermercado para matar a fome do filho, negros e pobres. Estes que pregaram a honestidade durante toda a trajetoria deste partido que não gosto nem de falar o nome, tirou a máscara, e fez muito mais do que todos aqueles que eles acusavam. O supremo não deveria ter ministros com dívida de gratidão, para não acontecer estas presepadas com a sociedade brasileira. Este e o bom exemplos que dão os jovens que estão vindo. A falta de segurança é por causa disto. me enoja, continuar falando desta pouca vergonha que e o nosso JUDICIARIO.

    • Gumercindo disse:

      Sr. Chacon, infelizmente, ou ages como cego ou representa interesses de grupos ligados a esta gentalha. Lamentável, meu caro Senhor.

    • Fábio disse:

      PAULO CHACOTA, VOCE É UM IDIOTA. ATÉ RIMOU, POR CAUSA DE IDIOTAS QUE NEM VOCE ILUDIDO POR LULA E SEUS QUARENTA LADROES QUE O BRASIL ESTÁ DESTE JEITO. VIVA JOAQUIM, NOSSO HEROI.

    • Campos disse:

      Você deve ter problema mental ou fazia parte da quadrilha também…deixe de ser imbecil! ainda dá tempo pra vc…rs…quando a casa cair vc vai junto…pode ter certeza que não passar mais de 4 anos…até lá se Deus quiser essa Quadrilha já morreu e foi pro Diabo que os carregue…rs

    • Marcus disse:

      pernas curtas, inteligência idem, língua travada, falta um dedo…

    • abigail disse:

      Quem é esse boçal de Chacon que chamou o grande Ministro Joaquim Barbosa de mentiroso, se ele é um dos poucos brasileiros que se prezam neste país que envergonha !!!!

    • IDOMAR SÁ GONÇALVES disse:

      Sr. Chacon,
      Lamentável que hoje partidos considerados democráticos, por pregar a liberdade, a lisura, a dignidade e principalmente a honestidade, ajam da maneira como o PT. Eles já estão engendrados em todos os setores da sociedade e utilizam de falácias em seus discursos, tentando mostrar que são corretos, mas que correção senhor Chacon, agora lamentavelmente livraram os petistas corruptos de um crime que toda sociedade sabe que houve, o STF que o diga em primeiro julgamento. Por que será que agora mudou o julgamento?, as leis mudaram?. Acho que nada mudou, o que mudou foi a cara de pau desses desonestos políticos. O PT se diz a solução do país, será? já são doze anos e nada.
      Preste atenção senhor Chacon que o povo não se intimida mais. Vamos as ruas cobrar moralidade para os petistas e os não petistas (outros partidos). Em breve nos encontraremos nas ruas.

    • Ubirajara Ricardo disse:

      Chacon, quando voce for assaltado por um grupo de menores e sofrer as maiores atrocidades, inclusive estrupo de membro de sua familia. Ahi voltaremos a falar em quadrilha. Por enquanto ainda considero aqueles caras como quadrilheiros.

  2. Alexandre Kuroiva disse:

    No que pese o Blog ser dedicado à analise política , o julgamento é fantástico para nós profissionais do direito , e será melhor para a clientela,pois no escritório que trabalho poderemos com os votos paradigma e dos demais ministros , pedir a revisão das penas, pedir novo julgamento conforme o caso e e até livras clientes que tiveram suas penas aumentadas pelo crime autônomo de quadrilha, afirmando que na verdade eram co-autores. Só tenho a agradecer ao STF e os efeitos benéficos da sentença que irá permitir diminuir a pena de muitos condenados pelo crime de quadrilha ou bando em concurso com corrupção ativa .

    • Marcos Silva disse:

      Ou seja, mais uma brecha constitucional para absorver ladrões. É uma pena uma constituição de texto tão belo e aplicação medonha.

    • Jose Oliveira disse:

      Tu só cuida de “gente boa” heinnnnnnnnnnnnnnnnnn.

    • Carlos N Mendes disse:

      Não existe nada de novo aqui. Apenas toneladas de wishfull thinking turbinados por protofacistas disfaçados de jornalistas. A formação de quadrilha se caacteriza por associação para fins criminosos. Exemplos: se fulano X, comerciante, se associa a sicrano Y, motorista de caminhão para assaltarem um banco, essa associação configura formação de quadrilha, pois o vínculo entr eles foi criado A FIM de se cometer um crime. Já se W e Z, membros d uma loja maçônica, decidem juntos fraudar um concurso público, aí não há formação de quadriha, visto que ambos tinham vínculos anteriores que não tinham ligação com atividade criminosa. Basicamente é isso.

  3. Fracisco Oliveira disse:

    Engano seu caro colunista e admirador do PT. Não foi o ministro Joaquim Barbosa que foi derrotado não, foi a nação brasileira! Mesmo os mais leigos sabem que o PT é uma imensa quadrilha. Com a chegado do PT ao governo, simplesmente, a quadrilha alojou-se estrategicamente em todos os níveis da administração do Brasil. E, mais grave ainda,agora, está com uma quadrilha no STF.

    • Juçânia Facchin disse:

      Escuta aqui Francisco. Você acha que criminalizar a política vai fazer com que as coisas melhorem?O PT ganhou as eleições pelo voto, então a palavra Älojou-se”me perece delirante. Eu como brasileira não me sinto derrotada. Pelo contrario. Estamos reafirmando o Estado Democrático de Direito. A justiça se faz com provas, e não com impressões. Ainda mais impressões políticas. Joaquim Barbosa desconsidera o saber juridico dos outros ministros, apenas porque votaram contrariamente . Foi grosseiro com o Ministro Barroso e Teory Zavasky. ele fará um favor a democracia se realmente deixar o STF e sair candidato à algum cargo. Política se faz nas ruas, não dentro de Tribunais.

      • DENIS disse:

        Minha cara Juçania, LADRÃO SE FAZ NA RUA E STF, que absolveu este LADRÕES que dizem ministros do governo cego do sr. lula, que pensa que engana o POVO, com os dizeres eu nãO VI NADA, não viu pq faz parte desta QUADRILHA DE LADRÕES que estão no governo

      • robson disse:

        Política se faz nas ruas…e deveria servir ao povo que paga impostos e trabalha. Como pode a mais alta corte do País não ser independente? Como pode a mais alta corte do País ser “eleita” pelo partido da situação e como pode ex advogados e membros de um partido político votarem sobre um tema que envolve seu próprio partido? No mínimo, manda a ética,deveriam abster_se da votação. Mas ética neste País de faz de conta é como Papai Noel, não existe. O que mais me surpreende não são os políticos mas sim o povo, de quem imagino,você e eu façamos parte, aceitarem essa situação e ainda acreditarem que o mensalão é uma “história da carochinha”. Ingenuidade ou filiação partidária convicta mesmo que em desacordo com os interesses do País?

    • Edson Palaria disse:

      E estes Petistas comemoram, isto é uma vergonha, pagam as multas com o dinheiro que roubaram da nação e agora pagam para estes nvos Ministro indicados por eles pra fazer esta pouca vergonha ! vão comemorando !!!!!!

    • Luis Freitas disse:

      Quem foi derrotado foi a direita e os imbecis que acreditam que o PT inventou a corrupção. Acorda minha gente !! Eu quero ver o mensalão tucano, privataria, trensalão, isso sim é desvio de dinheiro público.

      • Itamaraty Em Chamas disse:

        Todo o desvio de dinheiro público deveria nos incomodar. Todo o desvio de dinheiro deveria ser investigado, e levar a julgamento os responsáveis.
        Tanto o mensalão mineiro, quanto o mensalão do PT deveriam ser devidamente jugados. O PT se deu mal porque a prerogativa de ser julgado direto pelo STF dos ministros e envolvidos no esquema deram velocidade à justiça, coisa que nunca acontece no Brasil, e principal motivo da maioria dos crimes de colarinho branco prescreverem antes do julgamento chegar a cabo. O Azeredo provavelmente vai escapar por esse defeito da justiça, que a maioria desses juizes teóricos como o Barrosso defende com paixão, pois é o direito à defesa, ou no caso da lei brasileira, de nunca ser punido. Aliás, a tese dos embargos infringentes é um absurdo, somente uma justiça desconectada da realidade pode achar razoável pedir novo julgamento no STF porque o primeiro não foi unânime. Como se o STF fosse superior ao próprio STF, ou que uma nova formação do tribunal, pela passagem do tempo, implicasse no direito de re-apreciar os casos, com a expectativa de resultado diferente.(Como o Kennedy falou, isso é democrático… claro, para quem gosta de baderna, parece bastante democrático repetir julgamentos até que o resultado mude…)

        Quanto ao trensalão, ainda precisam descobrir aonde foram parar as comissões pagas pelas empresas. Se acharem o caminho para os bolsos do Alckmin, ou dos caciques do PSDB, ou do “caixa 2” do partido, então caberá punição exemplar. Até agora, só provaram que o governo foi lesado pelo cartel, e que havia conivência de funcionários públicos. Coisa que nem o PT parece estar a salvo, incluindo na prefeitura…

    • Cleber Costa disse:

      Concordo plenamente caro Francisco. Nós estamos caminhando para uma ditadura sem precedente, vamos virar uma Venezuela da vida. E o pior é que, infelizmente eu ajudei a colocar esta CORJA no poder, pois fui enganado como muitos brasileiros, à época queria mudança e acabei votando no Ali Babá e os outros. Mas, a esperança é a última que morre. Vamos a luta para tirá-los do poder. Abraço.É a primeira vez que faço comentários. Por favor publique o meu comentário.

      • Eu não consigo entender porque tanta ira em relação ao PT, eu sô atribuo isso a alguns oposicionistas reacionários que desejam que o pais não ande, para eles se colocarem de novo no poder e ficar dividindo as verbas arrecadadas pelo governo para o bolso dos amigos como era feito antigamente e ninguém via falar na corrupção desvairada que existiu durante longos anos nos governos do PFL(DEM), PSDB, PP e tantos outros partidos que serviram aos governos da ditadura, essas pessoas não conseguem entender que o pais tem melhorado para todos e não para meia dúzia como era antes. Nos sabemos que essa ira toda não é contra essas pessoas e sim pelo que elas representam e representou para esse Brasil e que de fato antes estava nas mãos de verdadeiro corruptos, na época de FHC,COLOR e MALUF e por ai vai…..

  4. Ricardo Oliveira disse:

    A derrota é do povo brasileiro honesto. Os ministros de lula só poderiam fazer isso mesmo! Vergonha !

  5. Antonio Barbosa disse:

    Eu sempre achei que jornalismo fosse lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações sendo uma atividade de Comunicação. Pré supõe-se que o jornalismo deve sempre ouvir tanto o lado A da informação como o lado B, sem tomar partido deste ou daquele. Acontece que venho percebendo nos últimos tempos sempre as reportagens são de opiniões a favor do governo e contra aqueles que se opõe à ele. Esquecem de que a criminalidade organizada também se utiliza dos mesmos argumentos para conseguir viver livre neste país que mais se assemelha a famosa Ilha de Tortuga nos tempos do pirata Morgan. Os jornalistas deveriam repensar sua postura, pois está pegando muito mal esta visível tendência ao poder atual.

  6. Ricardo Castello disse:

    Faço suas palavras as minhas meu caro Francisco Oliveira, muito bem colocadas.

  7. Ricardo Oliveira disse:

    A derrota é do povo brasileiro honesto. Os ministros de lula só poderiam fazer isso mesmo!

  8. carlos de almeida vieira disse:

    Se no julgamento predominou a política sobre a Justiça, é o que parece, uma briga de ministros, continuamos tristes, sem esperança de um pais justo e ético. Enquanto a coisa pública for tratada para benéficos pessoais, a “cultura do narcisismo destrutivo”, pois o sadio chama-se auto estima, nunca avançará para um social(ismo), sem confundir com socialismo. Entenda-se essa transformação de narcisismo-social(ismo) como a consideração do outro, o respeito pelas pessoas, o compromisso social, e a capacidade de homens se aglutinarem em parcerias para governar de um modo sano, que respeite as necessidades básicas de qualquer povo. Ah que saudades da época na qual se reuniam pessoas indenes, políticos, filósofos, professores, juristas, representantes do povo, sociólogos, jornalistas que sentavam à mesa para pensar o país. Hoje, pensa-se os interesses partidários, egocêntricos, para beneficiar os amigos e cabos eleitorais.

  9. vania disse:

    Até que enfim a justiça foi justa nesse STF, agora eu quero ver a cara desse Sr. Joaquim barbosa no julgamento do Mensalão Mineiro PSDB!

    • neidinha disse:

      Eu tb quero ver a cara do meritíssimo Dr. Barbosa. Arrogante e prepotente, se investiu como o salvador da Pátria, dos pobres e oprimidos e fez o que fez no mensalão do PT: não barrou provas da defesa dos réus, relatórios de órgãos federais acima de qualquer suspeita, enfim, fez o que quiz e calou a boca de seus colegas magistrados o quanto pode. Agora eu quero ver a sua cara!… mas, não vou ver, porque, parece que ele já pediu pra dor o fora!

  10. Antonio Ferreira disse:

    O Sr. Tuma Jr. no programa roda viva falou sobre o PT ” depois não felem que não avisei” o Sr Barbosa falou “Aviso o Brasil que é só o começo”, tenho certeza que tem pessoas de peso que sabe a verdade do PT querer o poder, Vamos virar uma um Venezuela, Cuba ou melhor um país para poucos o resto da população sera nivelado por baixo, LAMENTÁVEL. A custa de uma falsa democracia( sou obrigado a votar ).

    • Francisco M Mattos disse:

      A propósito, Lula prestou apoio ao Maduro, na Venezuela. Ressaltou que ele está cheio de boas intenções. Já dizia Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, que “o caminho que leva ao Inferno está calçado de boas intenções…”

  11. Francisco M Mattos disse:

    Não tinha quadrilha e não tinha chefe: era auto-gestão. Nem pareceu relevante ao Barroso e cia. que o Zé Dirceu era Chefe da Casa Civil, e andava à tiracolo com o Presidente da República, o Lula. A derrota não foi do Ministro Joaquim, mas da honestidade no Poder. Agora, quem for roubar dinheiro público sabe que a sanção é o semi-aberto e não passa de um ano até a progressão. Como eu estou com pena dos mensaleiros também, vou aqui dar a idéia de que eles, todos muito cultos, escolham livros que já leram para oferecer ao sistema penal a título de redução de pena, pois a resenha pode ser feita de memória em 5 minutos. Força Zé, logo logo vc já estará pronto prá outra, e botando a mão naqueles milhõeszinhos que estão escondidos no exterior. A LUTA CONTINUA!!!

  12. ari busanello disse:

    a tal democracia esta manchada, agora pergunto, porque o PT da Presidenta quer condenar os militares por causa da ditadura.
    desse jeito a ditadura é fichinha.

  13. CARLOS AUGUSTO DA CONCEIÇÃO CRUZ disse:

    Faço minha as palavras do Ricardo e do Francisco Oliveira.

    A derrota é do povo brasileiro HONESTO E PAGADOR DOS IMPOSTOS,Os ministros, alguns são

    influenciado pala MAQUINA, E INTERESSE. VERGONHA!

  14. Marcos Silva disse:

    Pode sim ter existido influência política nesse julgamento, mas grande parte disso é culpa da mídia que transformou um caso tão sério em uma novela das 9.

  15. Bezerra Sampaio disse:

    A Justiça deveria ser exercida sem paixões ou fobias, mas hoje se ver no próprio STF decisões tendenciosas que atendem interesses particulares. Muita gente fala em indignação por algumas ações dos Ministros do Supremo e relaxam com outras como foi o caso recente em que o Ministro Marco Aurélio de Melo derrubou a ação do TCU contra os super-salários dos funcionários do Congresso como se não fosse nós que pagamos isso.

  16. Angelita Gomes disse:

    É uma vergonha, essa quadrilha dos Partidos dos Trombadões.Me sinto envergonha com esse nossos magistrados que estão com o “pé na cova” e continuam mamando nas nossas custas. Essa votação é sem dúvida políticas pois não querem perder a mamata. Que vergonha desse país tão injusto com que trabalha.

  17. Sidneyc disse:

    Podem falar o que quiserem, foram condenados por criimes como corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro e isso já é suficiente para manchar o currículo de qualquer político, pessoa ou partido. A manobra de procrastinar o julgamento esperando pela aposentadoria de dois ministros e indicar dois novos , claramente cooptados pelo governo, além de tecnicamente não serem os mais indicados para a posição, gerou os frutos pretendidos. Como pessoa digna, Joaquim Brabosa tem razão em ficar envergonhado.

  18. cara Vânia, fico muito triste pelos seus comentários, acho que quem perdeu fomos nós, não estou dizendo você, que pelas colocações das palavras tem um bom cargo em algum ministério.

  19. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    O POLITBURO instalou-se no STF com os ministros de togas vermelhas:
    Presidente: Ricardo Lewandowski.
    Vice-presidente : José Antônio Dias Toffoli.
    Luis Roberto Barroso.
    Teori Albino (Vermelho) Zavascki.
    Rosa (Luxemburg) Weber;
    Cármen Lúcia.
    Todos obedientes ao Comitê Central da República Socialista Bolivariana implantada na América do Sul.
    Os legítimos representantes da Suprema Corte Federal, alguns também indicados pelos comunistas, não se dobrarem à vontade de seus senhores, mostraram-se dignos do cargo de defensores imparciais da lei.
    Se temos a obrigação de rendermos homenagens a esses arautos da justiça, mister se faz mencioná-los e agradecê-los pelos seus esforços hercúleos para punirem esses corruptos formadores sim quadrilha e da mais alta periculosidade.
    Relação dos digníssimos Senhores Ministros que não tentaram mudar este País. Mudaram sim de fato e de direito:
    Joaquim Benedito Barbosa Gomes.
    Gilmar Ferreira Mendes.
    Marco Aurélio Mendes de Farias Mello.
    Luiz Fux
    José Celso de Mello Filho.

  20. Adelino Ferreira disse:

    Fico triste em ver que um brasileiro comum não consegue pagar uma multa imposta no tribunal,(quando inocente), que um pobre vai preso e mesmo inocente fica duas semanas preso e ainda vai ter que responder por um crime que não cometeu e que pessoas com poder ou com cargos que podem influenciar tenham um tratamento diferenciado.
    Bom em resumo, votei no PT, hoje com certeza não voto mais e nem em politicos conhecidos, acredito que tá na hora de mudar,

  21. moises morera disse:

    por favor alguem pode me dz kem komprou kem no congresso,kd kem se vendeu me explikem,genoino recebia 30 mil pra votar no lula er isso

  22. Sebastião Marques disse:

    Justiça em nosso país, só mesmo para negro, prostitutas-algumas pobres, e ladroes de comida.

    Me cinto lesado, roubado, e envergonhado de presenciar uma vergonha como esta da nossa
    maior força jurídica e autoridade democrática que defende nossa nação,,,é inacreditável o que nos brasileiros estamos presenciando através da mídia, e dos canais de televisões.

    Imagine como nossos países vizinhos estão de camarotes assistindo esta banalidade da nossa magistratura brasileira, força Maior, Corte.

  23. Max disse:

    tá certo, temos que torcer contra o brasil, acabar com os presidios e soltar todos os bandidos, fazer uma guerra civil e matar centenas de milhares de brasileiros e destruir completamente brasília, espalhar a violencia e crueldade sem limites por todos os cantos até que algum país, provavelmente os estados unidos venham e invadam e façam igual fizeram com o iraque, saqueiam tudo e depois vão embora e falam q arrumaram o pais… vai ser melhor assim… se vc olhar, só falta destruir brasilia e os americanos invadir, pois o resto já está dessa forma… VOTE NULO.

  24. Edmilson Freitas disse:

    Isto já era de se esperar desta “Quadrilha”. Não foi surpresa nenhuma.

  25. Jadir Morais disse:

    Infelizmente os embargos infringentes foram acolhidos pelo STF, portanto, vamos respeitar a decisão da Suprema Corte. Agora vejamos, os réus foram condenados por outros crimes e isso é o que importa. Responderão por isso e estarão manchados em suas carreiras políticas e vida pessoal para sempre…..Povo brasileiro, vamos acordar e aprender a votar, corruptos condenados, começamos a extirpar da política do nosso país, .

  26. Fernando Junior disse:

    Bem, a maior não foi para o Joaquim, mas sim para o nosso PAÍS que mostra como nosso sistema jurídico é perverso e cheio de saídas que cujo objetivo é sempre sair ileso. Hoje os que ajudaram a fazer a Constituição são os que cospem e a rasgam. Vivemos mesmos no melhor país do mundo pois aqui tudo…..

  27. carlos miller disse:

    AGORA O BRASIL VAI PARA O BURACO DE VEZ O STF JA ESTA CONTAMINADO TB PELA DESONESTIDA E CORRUPÇAO E O MODO PT DE AGIR APARELHAR TUDO ATÉ DIGNIDADE DO POVO.

  28. Luis F. Pellegrino disse:

    É triste ver para onde foi o Brasil desde a chegada ao poder do PT. É triste ao vermos um futuro cada vez mais negro para todos nós que queremos um país mais digno e honesto. É triste ver a mais alta corte do país bajular e ajudar criminosos que roubaram o dinheiro que é de todos e também daqueles que votam e ainda acreditam no PT. Tudo para se manter no Poder e continuar fazendo os absurdos que vemos hoje no Brasil , vide Petrobrás , a inflação,a corrupção desenfreada, Congressistas que não respeitam os eleitores,etc.
    A sensação é a cada dia de desilusão pelo que aconteceu ao nosso país, e também a desilusão de como o PT dividiu os brasileiros para se manter no Poder.
    Iludidos são aqueles que defendem com unhas e dentes o PT , tal qual um FLA X FLU da política e, acreditando que eles nunca sofrerão as consequências com todos os assaltos petistas aos cofres públicos cheios de dinheiro com o suor de todos nós. Pobre de todos nós.Petistas ou não.

  29. AMARAL disse:

    SE ESTE É O NOVO STF. CAROS ADVOGADOS, CHEGOU A HORA DE GANHAR DINHEIRO, TEM MUITOS CONDENADOS PRESOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA, PEGUE O GANCHO DO NOVO STF, E SOLTEM TODOS ELES, POR QUE NO NOSSO SISTEMA CARCERÁRIO SO TEM SANTO. VIVA CUBA, VENEZUELA, FIDEL E TODA ESTA GENTE BOA, QUE SÓ QUE O BEM DO BRASIL!!!!!

    • MARIA TERESA LANDUCCI ROSSIGALLI disse:

      B. tarde, a todos os participantes!

      Pois é, o ilustre colega tem razão. Exercendo meu direito de expressão e como cidadã e operária do Direito, coloco na mesma linha de raciocínio, que, jurisprudência é nosso bem e nosso mal, dependendo da posição que ocupamos, quer como defensores ou acusadores e dos interesses e direitos de quem estamos defendendo. Não é porque houve um julgamento, uma votação e a produção de um V. Acórdão que tudo está absolutamente correto e justo. Infelizmente não temos a segurança disto. Portanto, tanto é possível a produção da jurisprudência do acerto e que alcançou com lisura e isenção o objetivo da realização da Justiça; como, em polo oposto, ter à disposição, a jurisprudência do erro, do despudor, da falcatrua, da criminalidade investida e travestida em toga. O juiz não pode julgar contra as provas existentes nos autos, porque isto é motivo suficiente para anulação de um julgamento. O STF é a mais alta instância do Judiciário Brasileiro. Portanto, se há provas de que houve formação de quadrilha, e o julgamento beneficiou os réus, então, a tese seria a de que houve infração administrativa ocorrente na Magistratura em sentido amplo por parte da E. Corte Julgadora, e em sentido estrito relativamente àqueles Eméritos Ministros que votaram pelo entendimento da inexistência da formação de quadrilha. Nossa Constituição reza que todos são iguais perante a Lei. Toda a situação também encontra contornos no abuso de poder. Portanto, a única arma que o povo tem, é sair às ruas e exigir a anulação do julgamento retirada dos Ministros que votaram contra a formação de quadrilha e o enquadramento administrativo e penal de suas condutas; e, caso isto não ocorra, também de quem os colocou aonde foram colocados. O povo pode e tem legitimidade para exigir isto, porque é o patrão dos governantes, e funcionários públicos. É o povo que escolhe, elege, e está suportando tudo quanto é feito e como acontece. Ora, se o patrão da iniciativa privada está insatisfeito, ele demite o empregado. Pergunto então, por que motivo o povo não pode fazer o mesmo??? Voltando à questão argumentada pelo colega, isto abre sim, portas para que os advogados em geral, se utilizem de uma brecha jurisprudencial para tecnicamente tentar e conseguir lograr a absolvição de seus clientes quadrilheiros. É legal? Plausível tecnicamente? Sim. É moral? Não penso que seja. Tudo vai depender do referencial ético e moral do defensor(a). Se ele(a) achar que ‘Pagando bem, que mal tem?’, tudo bem, vai ganhar seu dinheiro sem se importar com os meios. Do contrário, procurará outros argumentos e estratégias de defesa para defender seus clientes, que não reduzam ou equiparem o(a) advogado(a) a um(a) profissional do sexo e nem tripudie a Justiça, transformando-a numa ‘Casa de Tolerância’, aonde tudo pode desde que se esteja pagando o acertado. Não se nega aqui aos acusados, o direito de ampla defesa; afinal, se a quadrilha roubou/desviou/esbanjou o dinheiro da Nação, ou se delinquiu contra um estabelecimento comercial, uma família ou um só cidadão, continua sendo ‘quadrilha’ que faz ‘jus’ ao direito constitucional de ter um defensor para representa-la junto aos Tribunais. Finalizando, e fazendo coro com o Notável Ministro Joaquim Barbosa, acho que hoje é um dia triste para o Supremo Tribunal, para os Magistrados que cumpriram e cumprem seu dever como um sacerdócio, e para nós, cidadãos comuns que sofremos as consequências. No jargão da mídia, é propalado que ‘Decisão Judicial não deve ser criticada, tem que ser respeitada’. Não sou contra, mas confesso que está difícil respeitar sem ter um problema de consciência. Se a figura da Justiça era representada por uma mulher vendada, portando balança e espada, agora ela pode ter duas versões: Sem venda, boquiaberta e com os olhos arregalados, dentro de uma camisa-de-força; ou permanecer vendada com um chicotinho e uma algema numa das mãos, sorridente em pose sensual, arreganhando as vestes para angariar simpatizantes. Como não sou idólatra, dispenso as representações e prefiro me restringir ao que está escrito, legível e de acordo com a realidade. PT sds.

  30. Ivo A L disse:

    Tenho mais de 60 anos e desde que me conheço por gente,sempre tivemos políticos desonestos (corruptos, ladrão, etc.) mas pela primeira vez, vi alguns políticos condenados e o mais surpreendente, políticos da situação condenados. Antes, grandes escândalos aconteciam (anões do orçamento, reeleição do presidente, mensalão de Minas – o Primeiro, etc.) e estes antigos governantes continuam impunes e milionários e querem o teu apoio para voltar ao poder e até mesmo, estão tentando inviabilizar a copa, causando prejuízos incalculáveis para o Brasil e a grande maioria da sua população, com o único objetivo de voltarem a ser governo.

    • biscaro disse:

      ESTAMOS VIVENCIANDO UMA PSEUDO DEMOCRACIA.
      DEMOCRACIA,DEVE SER IGUALITÁRIA PARA TOD0S OS CIDADÃOS. NÃO É O QUE ACONTECE NO BRASIL.
      CIDADÃOS DE PRIMEIRA CLASSE,(POLÍTICOS ETC.), TEM PRIVILÉGIOS QUE A MAIORIA NÃO TEM.
      CADEIA ESPECIAL ENTRE OUTRAS MORDOMIAS, QUE SÓ MESMO NUM PAIS COLONIAL, PODERIA SUBSISTIR
      PROVAVELMENTE,A GRANDE MAIORIA,APROVOU O FAZ DE CONTA DO STF. DEVAGARINHO ELES VÃO DERRUBANDO O PRÓPRIO VEREDITO. CHEGARA O DIA EM QUE O ESTADO AINDA VAI TER QUE INDENIZAR ESSA TURMA DO MENSALÃO. QUEM VIVER VERA.

    • robson disse:

      Inviabilizar a copa seria um ato de patriotismo. O mais ingênuo dos brasileiros não pode aceitar que em um país subdesenvolvido onde morrem pessoas nas filas de hospitais. É incoerente,insensato e absolutamente contrário a inteligência defender a realização desta copa e de todos os gastos extraordinários que estão sendo realizados com o argumento que trará vantagens econômicas à população. Um engodo daqueles que querem continuar se locupletando com o dinheiro público.

  31. É lamentavel que nesse novo julgamento esses ladões de colarinho, fiquem inocentado por formação de quadrilha, mas o povo bem sabe quem são de verdade esses crapulas e nós sentimos muito pela decisão de alguns ministros que não havia participado do julgamento anterior, mas pelo menos vamos ver esses safados um pouco na cadeia, o único que ainda teve a coragem de aceitar a pena foi o Roberto Jefferson, mas Joaquim Barbosa esta de parabéns tentou moralizar um pouco esse País.

  32. FeraDeAlmeida disse:

    Bem, todos eles se reuniram em torno de um único objetivo: levar vantagem às custas do erário público se isto não é quadrilha então, o que é ?!?!?

    Como é isso que disse o Kennedy :”uma composição diferente da que havia condenado réus petistas” ?!?!

    Ora, mudaram os componentes do primeiro julgamento e esperava-se o que ?!?!?

    Quem sofreu a maior derrota não foi o Joaquim Barbosa, foi a NAÇÂO que é obrigada a engolir esta sujeirada toda.

    Sujeirada da mesma forma que fizeram com outros assuntos como por exemplo:
    1.A toda e poderosa CAIXA conseguindo êxito (outra vêz, junto ao STF, em bloquear o julgamento acerca do índice de correção do FGTS, a exemplo do que já havia feito com:
    2.As ações revisionais de Contratos financiamentos de Veículos em relação ao Anatocismo e Onerosidade excessiva de juros e cobrança de taxas ilegais onde conseguiram “congelar” o andamento do ADI 2316, parada no STF até hoje.
    3.Os BANCOS influindo junto ao STJ e conseguindo mudar o entendimento dominante, inclusive no veto Presidencial aos parágrafos 1,2 e 3 da Lei 11795 e Súmula 35 (Consórcios) conseguinte impedir que em caso de desistência, os Consorciados não recebessem a devolução imediato dos valores pagos.

    Como diria o nosso Boris Casoy: “ISTO É UMA VERGONHA !!!!!!! “

  33. Eduardo disse:

    QUEM PERDEU FOI O POVO BRASILEIRO, COMO PODE TER SIDO NOTADO OS MINISTRO SÉRIOS E COMPETENTES MANTIVERAM SEUS VOTOS NA CONDENAÇÃO… INFELIZMENTE PARECE QUE OS MINISTROS NOMEADOS PELA PRESIDENTE DILMA JÁ FORAM ESCOLHIDOS A DEDOS PARA TAIS DECISÕES.. O QUE PODE SER PERIGOSO POIS NÃO HAVERÁ SÓ ESTA AÇÃO PARA OS MESMOS JULGAREM…HAVERÁ MUITAS OUTRAS AS QUAIS O GOVÊRNO É PARTE… E PODERÁ TER JULGAMENTOS DIRECIONADOS.. QUANTO A MAIORIA VENCEDORA ESPERO QUE MANTENHAM TAIS ENTENDIMENTOS (TENDENCIOSOS POR SINAL) EM TODOS OS CASOS DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA QUE DAQUI PARA FRENTE VIRÃO A JULGAR…UMA PERGUNTA; PORQUE O MINISTRO DIAS TÓFOLI NÃO SE JULGOU INCOMPETENTE? OUTRA: ELE É RELATOR NA AÇÃO QUE VERSA SOBRE PLANOS ECONÔMICOS, ELE NÃO FOI ADVOGADO GERAL DA UNIÃO? PORTANTO AÍ MORA O PERIGO

  34. Hoje é um dia de júbilo para o PT, é um dia de luto para a democracia do Brasil!

  35. gilberto martins guimaraes disse:

    NUNCA UM HOMEM COMO JOAQUIM BARBOSA PODERÁ SER DERROTADO.
    SEJAMOS BRASILEIROS E REFLITAM QUE O NOSSO PAIS ESTÁ VIVENCIANDO UMA ÉPOCA DE DESEQUILÍBRIOS MORAIS E A ÚNICA REPRESENTAÇÃO DESTE POVO É A JUSTIÇA. QUEM NO FUTURO PODERÁ TER PERDIDO É A NAÇÃO BRASILEIRA.

  36. Thereza disse:

    Que vergonha para o Brasil, uma quadrilha infiltrada na Corte liberta mensageiros ladrões do dinheiro público!!!

  37. Dia de júbilo para o PT e seus cooptados, mas um dia de luto para a democracia!

  38. Carmem disse:

    Os políticos do Brasil são uma vergonha. Depois desta, ao invés de ir para a rua em protesto, deveríamos sim boicotar as eleições, fazer feriadão nas urnas também. Os caras conseguem donativos, como se fossem “pobrezinhos e coitados” e a corja ajuda. Para que quebrar patrimônios públicos e particulares. Se em Brasilia os ladrões correm soltos.

  39. Thiago Guimarães disse:

    Nada mais nos separa da Venezualização. Uma corte em que os seus integrantes se orientam pelo interesse do partido no poder e pelo presidente que os indicou para beneficiar os seus “companheiros”, beira novamente a “Republica das Bananas”. O fim lá, estamos vendo nos noticiários, o fim aqui vai ser a carta branca para os crimes do colarinho branco, afinal, quadrilha na acepção jurídica da nossa corte maior só se aplica no âmbito das favelas e da reles população, não se aplica para os mesmos crimes em níveis “palacianos”, ai é co-autoria. Desisti de achar que estamos em um país sério.

  40. Matheus Bezerra disse:

    Estejam firmes, companheiros petistas. Muito se fez por este país desde 2002 e muito ainda será feito pelo Partido dos Trabalhadores, a verdadeira luz para este país que viveu nas trevas por muitos e muitos anos.

    Não percam tempo discutindo com essas pessoas que nada sabem sobre política, que não se deram o trabalho de saber, o que foi e a quem beneficiou o midiático mensalão.

    Se estas pessoas não sabem nada sobre o que falam, sobre quão levianas são as afirmações, não devemos perder tempo discutindo com elas. São intelectuais de facebook, aprenderam política com o Jornal Nacional e a revista Veja.

    Pergunte a uma dessas pessoas o que foi, quando aconteceu e o que precisou acontecer para que a Reforma da Previdência saísse do papel, reforma esta de suma importância para esse mesmo povo irresponsável que fala mal do PT.

    Se você tem menos de 20 anos, estude sobre os últimos 20 anos, pelo menos, veja qual era a base do governo popular de Lula em 2002, veja o que o próprio povo fez quando elegeu Lula. Perceba que a classe média já sabia, antes de 2002, que mesmo sem base o PT era a esperança para o Brasil, e não estávamos errados.

    Por outro lado, se você tem mais de 20 anos, por favor, não seja leviano, não admita que a eleição de 2002 foi o elo entre o Brasil de 3º mundo e o Brasil do Futuro, hoje estabelecido como potência regional. Não estou afirmando que vivemos no país das maravilhas, se tens mais de 20 anos de idade, sabes bem do que estou falando.

    Ainda sobre não viver no país das maravilhas, num mundo encantado; não devemos nos enganar com a política, manobras políticas sempre serão feitas, devemos observar as finalidades e motivações. Devemos buscar a verdade, não devemos viver como zumbis guiados por emoções plantadas.

    O respeito e a exposição argumentativa também devem ser observados.

    • Marcio Baudert disse:

      Nos últimos vinte anos o que aconteceu de mais importante no Brasil foi a ESTABILIDADE ECONÔMICA, fato este que o PT foi inteiramente contra tendo inclusive o LULA afirmado que o PLANO REAL era apenas mais um estelionato eleitoral, (este vídeo está disponível na internet para que pessoas de qualquer idade possam assistir). Nas eleições de 2002, o mercado internacional entrou em pânico, quando se começou a desenhar uma vitória PETISTA nas urnas, afinal o candidato que estava para assumir a presidência, passara os últimos oito anos jurando que o PLANO REAL era uma farsa, e que o BRASIL estaria com um rombo nas contas públicas maquiado, isso mesmo ele jurava que FHC fazia o que hoje o PT faz, diante de um quadro tão nebuloso, o LULA divulgou uma carta ao cidadão, que na verdade não era ao cidadão e sim ao mercado internacional,aonde se dispunha a manter a política econômica de FHC, pois era preciso desmentir tudo o que ele mesmo vinha falando há quase uma década, e assumir que a ECONOMIA estava no rumo certo para acalmar o MERCADO! Tudo estava bem, a economia a pleno vapor, a desconfiança que pairava sobre o REAL desde o seu nascimento estava enfim desfeita, não tínhamos mais uma OPOSIÇÃO RAIVOSA querendo destruir o que havia sido conquistado, cabia então ao PT dar prosseguimento ao amadurecimento do PAÍS, mas o que vimos foi um governo preocupado em fazer esquemas fraudulentos e se perpetuar no poder através de PROGRAMAS POPULISTAS, sim pois o BOLSA FAMÍLIA teria grande valor se fosse provisório, mas no modelo atual o governo apenas o utiliza para manter grande parte do eleitorado sob seu domínio( lembram o CAOS que ocorreu nas portas das agências da CEF quando pessoas pensaram que ele estava se extinguindo?)A quele é o retrato do Brasil do LULA ,DILMA ,DIRCEU e a CORJA DO MENSALÃO! Estas são as minhas lembranças dos últimos VINTE ANOS do BRASIL!!!!!!

    • Marcio disse:

      Acho que você não sabe ler ou como seu ex-presidente é analfabeto e tem preguiça de o fazer. Leia TUDO QUE O PT FOI CONTRA no site: http://www.florianopesaro.com.br/orgulhodeserpolitico/resgate-da-historia-do-pt/ e veja quem realmente construiu as bases para que este pais tenha durado os primeiros 12 anos do governo petista. Leia e analise depois conversamos.

  41. DÉCIO BRANDAO disse:

    Isso eu já sabia, rapace combinado, um bate o outro assopra, para mim é um bando de canalhas e guerrilheiros que não respeitarão os brasileiros. isso é chicana, isso é sacanagem, o PT , vai acabar com a liberdade desse pais, depois teremos novos João Batista Figueiredo no poder.

  42. José Carlos Damaceno disse:

    Boa tarde Kennedy,em primeiro lugar quero dizer que tenho o mair respeito pelo seu trabalho, e aproveito para dizer que as pessoas que politizam este julgamento torcendo sempre para o lado oposto se ferrar se esquecem que para a justiça existem três tipos de verdade a sua a minha a verdade verdadeira vamos respeitar a decisão dos juízes porque senão estaremos torcendo para um estado essessão.

  43. biscaro disse:

    ESTAMOS VIVENCIANDO UMA PSEUDO DEMOCRACIA.
    DEMOCRACIA,DEVE SER IGUALITÁRIA PARA TOD0S OS CIDADÃOS. NÃO É O QUE ACONTECE NO BRASIL.
    CIDADÃOS DE PRIMEIRA CLASSE,(POLÍTICOS ETC.), TEM PRIVILÉGIOS QUE A MAIORIA NÃO TEM.
    CADEIA ESPECIAL ENTRE OUTRAS MORDOMIAS, QUE SÓ MESMO NUM PAIS COLONIAL, PODERIA SUBSISTIR
    PROVAVELMENTE,A GRANDE MAIORIA,APROVOU O FAZ DE CONTA DO STF. DEVAGARINHO ELES VÃO DERRUBANDO O PRÓPRIO VEREDITO. CHEGARA O DIA EM QUE O ESTADO AINDA VAI TER QUE INDENIZAR ESSA TURMA DO MENSALÃO. QUEM VIVER VERA.

  44. Joao disse:

    LAMENTÁVEL. Nós todos perdemos,pois os montantes desviado foram MUITO ALTO. Quem nao sabe que nas Camaras Municipais de TODO o País tem MENSALÃO. Quem paga? Nao sao os partidos somos TODOS NÓS. Chega de partidarismo! PT e PSDB. Se tem mensalao ou Mensalinho tem que punir.

  45. Carlos JSB disse:

    Discordo plenamente de você, Kennedy, pois é óbvia a manipulação dos personagens para a alteração do julgamento, que nem foi tão forte assim. Dizer que “é preciso respeitar o supremo”, com tantas maracutaias do governo, é compactua com esse modelo picareta de país, que o brasil já virou sinônimo. Pela exposição do seu blog, você deveria ter uma posição mais abrangente e responsável. E esse julgamente só entrará para a história se a lula/dilma não forem reeleitos… E mesmo assim eles sairão milionários, tendo ainda ajudado seus comparsas nacionais e internacionais com bilhões do dinheiro público. Tenha mais coragem e faça do seu blog um instrumento de informação e poder crítico. Vou entender se você não liberar esse post… Foi apenas um desabafo, de um cidadão que tem vergonha de ter nascido no brasil.

  46. luis carlos disse:

    Dar nojo em saber que a STJ é pior do que a máfia, estava desconfiado que era politicagem e agora estou convicto da realidade, se nao tomamos cuidados iremos morrer como venezuelanos e ucranianos, por sermos culpados em por estes vermes no poder para nos representamos politicamente, Deus nos livre deste mal, amem!

  47. Alisson Siqueira disse:

    Caro Kennedy, ouço com uma certa frequência seus comentários na CBN. Ouço não por que gosto, mas porque acho importante saber a opinião de pessoas parciais e que se colocam como formadores de opinião. A sua frase “Numa democracia, a mudança de colegiados em tribunais resulta em alterações de decisões.” é válida quando não há interesses políticos que induzem as peças dessas mudanças. E este ponto você não teve capacidade de citar ou no mínimo, de levantar a dúvida.
    Além disso, a derrota não foi do Joaquim Barbosa, mas deveria ser sua! Pena que não reconhece isso.

  48. Paulo Sergio de Araujo disse:

    Povo cego, surdo, mudo e BURRO…! Esta corja política que nos envergonha, jamais desejará, DE VERDADE, resolver o problema da educação neste país; que, com ou sem manipulações econômicas, jamais deixará de ser TERCEIRO MUNDO. Porque é neste “território”, o da desinformação generalizada, que proliferam as maquiadas canalhices políticas.

  49. wilson disse:

    Está chegando as eleições e o povo brasileiro vai reeleger DILMA. Não tem para ninguém.

  50. JFG disse:

    Amenizam-se as atrocidades jurídicas da turma do Joaquim nessa pantomima midiática,da ação da raiva e da vingança contra LULA e PT.Perde força a patrulha do PIG que botou cabresto no STF.
    Quero saber se Gilmar tem jagunços como afirmou o “coronel”JB.

  51. ANTONIO JOSE disse:

    COMO DIZ O DITADO POPULAR ” EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI” NUMPAIS ONDE O POVO É FROUXO E DESMOBILIZADOS OS ESPERTOS NADAM DE BRAÇADA O PT MANOBROU TROCOU OS MINISTROS DO STF E CONSEGUIU O QUE QUERIA, VERGONHA TOTAL, MAS NÃO TEM PROBLEMA PARA A MINORIA CONSCIENTE ESTES MENSALEIROS FORMARAM UM BANDO OU QUADRILHA E REALMENTE SAQUEARAM O PAIS.
    AGORA EM 2014 EU VOU VOTAR NO GENERAL…..CHEGA DE POLITICO CORRUPTO E INCOMPETENTE…….

  52. Diógenes Farinha disse:

    Depois de décadas de Roubalheiras e Impunidades,alguém de
    “saco Roxo””, resolve mandar alguns Meliantes pra cadeia, e de repente, do nada, cai de Paraquedas um cidadão que
    revoga tudo, e liberta esses corruptos como de nada tivesse acontecido, sem contar, que nesse País ninguém devolve um Centavo sequer da grana “surrupiada”, que país de merda é esse, chega a dar nojo.

    Galera, tá na hora de “”voltar às ruas””, quem sabe até com foco mais direcionado, afinal a gente vai sabendo quem é quem.

  53. Daniel disse:

    Se instalou um Supremo nos qual a sua maioria deve a toga ao PT e aos seus ditames bolivarianos e corruptos..

  54. Fernando disse:

    Depois do ministro Batman interrompendo o ministro barroso, este respondeu pedindo ao presidente do STF que respeitasse sua opiniçao. Ele chegou a lembrar ao presidente que seu voto valia tanto quanto o dele e disse que desrespeitar quem pensa diferente, é um DÉFICITE CIVILIZATÓRIO..
    Depois de tantas brigas com ministros que pensam diferente, JB tem DÉFICIT CIVILIZATÓRIO E JURÍDICO

    • sanderson disse:

      O Fernando, vc sabe dos 70 milhões que SUMIRAM do nosso erário? Então… pense bem antes de apoiar meliantes… Esses vigaristas estão em cana leve, e nós estamos pagando essa piadinha que vc achou tão engraçada… Se vc trabalha para o PT…

  55. barroso disse:

    A situação de JB está cada vez mais insustentável. É provável que fique totalmente desmoralizado depois desse julgamento e só lhe reste a aposentadoria. Barroso foi direto no ponto: o crime de quadrilha foi imputado para que as penas não prescrevessem, foi uma jogada malandra do MPU que o ministro JB acatou. Simples assim! Quem conhece direto sabe que o crime de formação de quadrilha foi desfigurado para encaixar-se na denúncia do MPU. E agora JB??

  56. Talvez seja uma visão distorcida acreditar de quem foi vencido foi o presidente do STF. Decididamente quem foi vencido foi o “povo” brasileiro. Foi a confiança no órgão máximo da justiça. Vencido foi o modelo de nomeação de ministro para esta alta Corte. Evidente o peso político na indicação. Entretanto, não há como se discutir esta decisão que se ao menos é legal, questiona-se sua moralidade.

  57. Osmar Silva disse:

    E triste ver a condicao que esta as nossas leis, conseguiram provar que os homens do PT, nao praticaram os delitos q foram condenados. Sera q este e o partido do PT….que tanto pregam a honestidade. como foi colocados estes homens no poder nao acredito. E tem mais uma, vao se eleger de novo esperam por ver.

  58. Alcimar Monteiro disse:

    Um STF compostos por ministros indicados e escolhidos por indicação de políticos (Presidente da República e Senadores) só pode dar nisso. Ou vcs acham que a Sra. Dilma e seus asseclas políticos indicariam ministros que fossem contra aos interesses petistas???????
    Fica aí a reflexão para darmos a resposta ao PT nas urnas esse ano. Se é para continuar roubando, vamos pelo menos mudar os ladrões!!!!!!!!

  59. Marcelo Alduino disse:

    Quem indicou os novos Ministros ?
    Pois são indicados !
    Esses, os indicadores, tem interesses contrários aos
    anseios legítimos de punição exemplar
    aos mensaleiros, portanto as criaturas seguem seus
    criadores, e os criadores são do PT….lamentável judiciário

  60. Vanderlei disse:

    Um estrategista um dia disse “DIVIDIR PARA CONQUISTAR”, é incrível o que esse partido tem feito há nação brasileira desde que chegou ao poder. Esse partido tem aviltado todos os seguimentos da sociedade trabalhadora aprovando e fazendo leis que beneficiam mais a marginalidade do que aos que trabalham pelo bem comum. Por vezes inserindo emendas em textos relevantes para verem aprovadas as aberrações legais as quais podem e poderão beneficiá-los um dia. Dividir para conquistar, isso esse partido já fez com uma boa parcela da população brasileira com as benesses que promove ao invés de dar-lhes trabalho, no congresso já se instaurou definitivamente, pois tanto no Senado quanto na Câmara dos deputados essa divisão é notória, por fim, e o mais preocupante, é o que acabou por fazer no Supremo Tribunal Federal, isolou os que, penso eu, serem pessoas probas e estão seguindo uma linha de desmoralização pública à eles. Somente uma colocação final: “Nas urnas poderemos dar a devida resposta a este partido extirpando seus representantes da vida pública brasileira para sempre,”.

  61. joão de Deus disse:

    Só ganharemos esta batalha nas ruas união total seja bem vindos (companheiros da verdade.)

  62. Sebastian Neveis disse:

    É lamentável e triste para nos brasileiros que queremos ver um Brasil digno e honesto, ver uma meia duzia de magistrados do “Novo STF” que, inclusive, não haviam participado do julgamento anterior desses ladrões de colarinho, inocentem esses verdadeiros crápulas da política brasileira e que nunca deixaram de ser verdadeiros corruptos, ladrões, oportunistas, etc., lobos transvestidos de cordeiros. Parabéns ao Ministro Joaquim Barbosa que tentou moralizar um pouco este nosso País, mas,não deixa de ficar uma sensação de desilusão pelo que protagonizaram esses “novos magistrados”, daí, como acreditar nessa nova Suprema Corte Federal, onde existem pessoas tendenciosas que visam seus interesses pessoais. Agora, ainda da tempo, as eleições se aproximam vão dar a resposta nas urnas, expurgar o PT e extirpar os políticos conhecidos e de carreiras da política do nosso País é hora de renovar. Avança Brasil!

  63. jorge disse:

    Infelizmente não é desta vez que o povo brasileiro vai ver políticos assaltantes do erário público atras das grades. enquanto correr tanto dinheiro como vimos, até nas vaquinhas, todos serão passíveis de ser corrompido.executivo. legislativo e judiciário.

  64. Antonio Marques Pereira disse:

    Caramba ! Quantos absurdos, Quando será que teremos um Brasil Justo pára todos?

  65. Eduardo Reis disse:

    Uma coisa não dá para entender, se não houve formação de quadrilha, o titulo “mensalão” se refere a que? Uma corja de ladrões que se unem para enfiar a mão no nosso bolso, e os senhores do supremo acham que cada um agiu de forma independente, COMO É POSSÍVEL!!! Se quem paga sabe por que esta o esta fazendo e quem recebe também! É Brasil… nem sei mais o que fazer nesta eleição.

  66. joão de Deus disse:

    Só ganharemos esta batalha nas ruas, união total bem vindos (companheiros da verdade.)

  67. Nilson Moura Messias disse:

    ”Divisor de águas no combate a corrupção” está delirando.E os escandâlos dos tucanos, que nunca não serão julgados. Deixa de delírios, se liga cara!

  68. Com a devida vênia, entendo que, de fato, o STF virou um teatro, um verdadeiro BBB do STF. Na presidência de Gilmar Mendes foi uma vergonha e continuou a ser na presidência de Joaquim Barbosa. Não há naquele Corte pessoas sérias e comprometidas com a verdade, são influenciadas com indicações PSDB e PT tem gente lá até do tempo do Collor PRN e Sarney, esses últimos dois citados creio que são pessoa com grande saber jurídico, notadamente Marco Aurélio e Celso Mello, tão quanto era o saudoso Meneses Direito.
    São políticos e política não se faz ou pelo menos não se deve fazer com no Poder Judiciário e, principalmente, na mais alta Corte do País. Sem dúvidas interesses pessoais são colocados à frente no interesse público.
    Creio, ademais, que existiam provas suficientes nos autos para condenar todos os que realmente foram condenando e até aqueles que foram absolvidos. No entanto, entendo que existiu um critério em que nunca se viu no STF, ou seja, as penas de todos aqueles condenados foram exasperadas sem nenhum critério, desrespeitando a razoabilidade e proporcionalidade.
    Gilmar Ministro aguerrido contra os denominados “mensaleiros”, só defende os interesses do PSDB que o indicou, porque então não foi rígido com seu “afilhado” no caso de DANIEL DANTAS que envolveram bilhões e bilhões, sirva isso de exemplo.
    Joaquim na votação, pelo que tudo indica, tinha a intenção de realizar uma presidência mais tranquila, respeitosa, do que o seu antecessor, mas nada disso aconteceu. Ao revés, as coisas, na verdade, pioram por lá. Fez do STF um verdadeiro Big Brother Brasil. Condenações com duras penas que escapam na razoabilidade, sem nenhum fundamento (CF/88, art. 93, IX).
    Creio eu, que as pessoas condenadas são os autores dos crimes a eles imputados, no entanto, as penas de fato mereciam serem revistas. Foi exatamente isso que aconteceu, as penas foram redimensionadas na forma da lei. Não há ganhadores ou perdedores. Há lei. E ela deve ser cumprida!

  69. Francisco M Mattos disse:

    Comparando as penas dos empresários e dos agentes públicos agora, fica claro o grande erro. Qual crime é mais grave, o do particular que tentou tirar proveito dos órgãos públicos ou dos agentes públicos que traíram a confiança depositada pela sociedade para a guarda da Rés Publica, do Bem conjunto e público de toda a Sociedade? Pelo novo STF, os coitadinhos foram vitimas de assédio. Mas há países sérios que entendem que esse crime deva ser punido com a pena Capital. Já nós aqui, admiramos o esperto que consegue burlar a lei para enriquecer.

  70. Luis Carlos disse:

    Realmente, o mensalão do PT não existiu. Mas Papai Noel existe. E o sobrenome dele é Barroso.

  71. Danubia Menezes disse:

    Realmente é uma lástima,mas como já enfatizaram em comentários acima em um pais sem educação como o nosso não há muito mais o que se esperar.Seria preciso toda uma geração de pessoas determinadas a mudar a cultura dominante no pais e injetar valores morais e éticos na veia da população,criar uma nova metodologia de ensino e valorização da educação e do educador,gosto pelos valores morais,não vajo uma luz no fim do túnel.Pois se na eleição apos o escândalo com todas as informações fervendo e tudo mais acontecendo,mesmo assim o partido perpetuou-se nas esferas do poder,por que nestas eleições seria diferente e mais esta afronta seria levada em conta? Vão votar errado e continuar assim até que haja uma hecatombe.

  72. Miguel José Teixeira disse:

    Corretíssimo. O Zé era apenas o ajudante de ordens.
    O chefe da quadrilha, continua livre, leve e solto e. . .coachando!

  73. Sergio Weic - Uberlandia MG disse:

    Pra mim tá tudo errado a pena deveria ser perpetua e Lula tb deveria ser condenado. Pronto falei..

  74. Areowaldo Panadés Neto disse:

    Se os crimes guardam entre si uma conexão e,se a conexão conta com mais de três pessoas,então resta configurada a tipificação do crime de formação de quadrilha.Nada mais.

  75. Luis Fernando disse:

    HA… Quantas saudades sinto dos Generais Castelo Branco, Medici, Figueiredo… Ditadura…I-5.. e por ai vai….

  76. Vitor disse:

    Não gosto das ditaduras, e o senhor JB está aparecendo um ditador jurídico. Dono da verdade acima da opinião de outros juízes. Com certeza tem DÉFICIT CIVILIZATÓRIO E JURÍDICO.
    Daqui a pouco ele vira candidato da oposição.
    A caravana passa e os cachorros latem.

  77. Francisco disse:

    Dizer que os novos ministros nomeados votaram “politicamente” é piada…

    Dos ministros do STF, qual é pré-candidato a cargo POLÍTICO?

  78. Rosenildo Ferreira de Araujo disse:

    Lamentável mesmo, é ver os cidadãos que pagam impostos pelos menos presumo que sim, discutindo quem é o menos podre Partido X, Y ou Z, roubo e roubo tem que ser penalizado e pronto, não importa quem roubou se formou quadrilha ou não continua sendo ladrão do mesmo jeito, e enquanto o cidadão não enxergar isto continuaremos na mesma, afinal a proxima eleição taí.

  79. jose rezio de oliveira disse:

    É cada vez mais vergonhoso ser Brasileiro!!!!

  80. MARLON DE PAIVA SOARES disse:

    ESSE É O PAÍS DA CORRUPÇÃO E SEM JUSTIÇA!!!

  81. JOAO ANSELMO ALVES DE OLIVEIRA disse:

    Ainda tem gente com coragem de defender essa turma de corruptos que estão no banco dos réus.

  82. ACarlos disse:

    Continuando dessa forma, o “cancêr” está conseguindo entrar até no STF e certos ministros que são compromissados com o PT por indicação, já estão se manifestando. Daqui a pouco, vai-se colocar um poster do Hugo Chaves, e Fidel Castro na parede para reforçar o partidarismo a que se está levando. Quem dá asas pro PT, tem q levar muito tombo, e nos outros partidos, lógicamente tem q se haver uma devassa também, pq o “câncer” da corrupção é maligno e contagia aqueles que já tem tendências a adquiri-lo

  83. Paulo Sergio Burgadão disse:

    Esse mensalão foi um jogo de cartas marcadas, nunca na história houve um desrespeito tão grande pelo país, e a coisa continua a mesma, só vai pra cadeia, pobre,negro e prostituta.É só esperar mais alguns dias e essa gente já vai estar fora, atualmente esses governos só trabalham para se elegerem, o povo… que se exploda. Isso tudo para encobrir o Rosegate. Deus salve o Brasil..

  84. MARLON DE PAIVA SOARES disse:

    ESSE É O PAÍS DA CORRUPÇÃO E SEM JUSTIÇA, UMA VERGONHA!!!

  85. tunim disse:

    Triste de ver meu país, que um dia eu cantei o seu hino me sentindo um herói ser colocado num saco de lixo. Por mais incrivel que possa parecer por pessoas que moram do meu lado, comem as mesmas coisa que eu, tem os mesmos sonhos, desejos.Triste, muito triste de ver que há muitos anos atras Rui Barbosa já via o que tinham como concidadãos.

  86. sylvio teixeira disse:

    UMA VERGONHA NOSSO JUDICIÁRIO !!! ABSOLVER OS MAIORES CORRUPTOS E LADRÕES DESSE PAÍS SÓ PODE TER SIDO FEITO POR BANDIDOS INDICADOS PELA MAIOR PROSTITUTA E TERRORISTA QUE SE DIZ PRESIDENTE !!

    O CHEFE DE TUDO ISSO ESTÁ SOLTO !! E OS QUE FORAM AGORA ESTARÃO SE JUNTANBDO A ELE TOMANDO NOVAS MEDIDAS PARA LEVAR ESSE PAÍ9S AO COMUNISMO!!!

  87. Celeste disse:

    Brasil onde predomina a impunidade, o que vale é a trapassa, a safadeza e a roubalheira, tudo isto instalado no PT. Eles sabem, mas fingem que não vêem, ou pior, são iguais a eles. E uma senadora do infeliz partido no canal da tribuna disse, na cara de pau, que o Brasil nunca se desenvolveu tanto quanto no governo deles, só se for pros bolsos corruptos dos mesmos…

  88. JOAO ANSELMO ALVES DE OLIVEIRA disse:

    Parabéns Ministro Joaquim Barbosa pela coragem de denunciar tal desmando. Espero que o povo esteja atento nas eleições.

  89. tunim disse:

    Triste de ver meu país, que um dia eu cantei o seu hino me sentindo um herói ser colocado num saco de lixo. Por mais incrivel que possa parecer por pessoas que moram do meu lado, comem as mesmas coisa que eu, tem os mesmos sonhos, desejos.Triste, muito triste de ver que há muitos anos atras Rui Barbosa já via o que tinha como concidadãos.

  90. Adelino R. Alonso disse:

    Este e um Pais Tropical e muito rico, onde quem come farinha, toma agua e come um bagre não morre, não precisa de casa pois pode dormir na praça, se cometer algum crime vai para a prisão (não todos) e passa a ter uma vida melhor com direitos as saidinhas e relações intimas e aumentando a familia ainda tem ajuda do INSS. Os cidadãos economicamente ativos trabalham mais de 120 dias para pagar impostos que não refluem para o bem da sociedade, então, população pobre ou economicamente ativa o que esta faltando e berço recebido na educação pelos pais dos exemplos de etica, integridade, repeito e civilidade.
    O cidadão do bem esta acuado pois a classe politica não trabalha para o bem da sociedade e as distorções de tratamento são enormes.
    Vamos aguardar as proximas eleições para acompanhar as atitudes dos eleitores

  91. robson santos sarmento disse:

    A política se constitue num assunto multifacetado e ao qual influencia a realidade das pessoas, das comunidades, dos individuos, dos grupos, das organizações públicas e privadas. Infelizmente, ainda não conseguimos, como cidadãos, formar mecanismos voltados tolher aqueles que ingressam no espaço público para fazer valer seus interesses e nada mais. Sem hesitar, os interesses mesquinhos e a sede pelo poder acabam por fazer da política para alcançar tais intentos. Negar seria uma temeridade, a composição dos Ministros do Supremo Tribunal Federal perpassaram e trilharam por uma analise jurídica técnica, sem alardes e estardalhaços; em contrapartida, nunca tamanha ênfase e afã para os votos de absolvição e rejeitar a tese da influência de setores, seria uma ingenuidade. De tudo isso, a questão principal foca até quando iremos aceitar uma sociedade do cada um por si e sei lá mais o que, por todos? Eis mais um ano de pleito eleitoral e, novamente, vetustos e debutantes aventureiros estarão a procura de votos. Acredito ser o momento de deixarmos os idealismos de lado e pautar por uma militância de não aceitar tantos e quantos desmandos. Para isso, as redes sociais estão aí, as manifestações populares sérias e sinceras idem, apenas para começar.

  92. Ricardo disse:

    Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Isso sim, é formação de quadrilha.

  93. Célio Silva disse:

    Dominaram o Executivo, dominaram o Legislativo e agora com 6 Ministros, o PT instala-se na última e temida instância de PODER. Estamos FUDI….!!!!!

  94. Marcus disse:

    É, foi apenas uma grande coincidência: todos eles acordaram um dia dispostos a cometer vários crimes, todos ligados entre si, mas eles não trocaram nenhuma idéia entre eles: foi uma grande coincidência; se agiram como quadrilha, foi por acaso. Era, na verdade, um punhado de meliantes, agindo cada um por si, mas dando a impressão de ser uma quadrilha. Além disso, se formassem uma quadrilha, quem seria o chefe?

  95. joceli disse:

    Não quero acreditar em algumas asneiras ditas ai.Tão brincando com a minha capacidade de pensar. A corrupção comendo solto no Brasil e pessoas aplaudindo bandidos se safarem. Há muito o que se aprender neste país sobre cidadania, honestidade e ação social.

  96. jose disse:

    Na verdade quantos mensalões serão preciso passar pelo o crivo da justiça. Será que neste País existem apenas uma meia dúzia de corruptos? Se fala de mensalão do PT, do PSDB, mera balela. A corrupção neste País não tem partido, fronteiras, hoje são estes a mídia divulgou , amanhã serão outros. E assim caminha o nosso povo, que é apenas uma multidão perdida no deserto das necessidades de EDUCAÇÃO, CIDADANIA, JUSTIÇA E IGUALDADE SOCIAL.

  97. Wildner Arcanjo de Morais disse:

    Depois do caçador de marajás, vem aí o caçador de corruptos. E continuamos a cometer os mesmos erros de antes…

  98. alessandro disse:

    o Brasil jamais será um país sério.

  99. MOSSUETO disse:

    Deixem eles pensarem que o semi-aberto é melhor, no fechado, entrou trancou a porta, acabou, estão em outra sociedade, vão se entendendo rapidamente, mas no semi-aberto, vão ter que enfrentar manifestações todos os dias, ao chegar e ao sair do presidio, sem direito a reclamar, pois se o fizerem serão fechados, então meus amigos, terão que enfrentar a ira da sociedade brasileira todos os dias.

  100. CRISTINA MARTINS disse:

    FAÇO MINHAS PALAVRAS TODOS COMENTARIOS A FAVOR DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA…ACHO QUE O NOSSO PAIS NÃO MERECIA SER TÃO DESMORALIZADO…VALORES INVERTIDOS…OS “ERRADO SÃO OS CERTOS” OS “CERTOS SÃO OS ERRADOS”,SINCERAMENTE ISSO NÃO É DEMOCRACIA, ISSO É APOIO AS COISAS INVERSAS…MAS SÓ PRA QUEM TEM DINDIM…PORQUE OS QUE NÃO TEM PODER AQUISITIVO AS LEIS TEM PESO DE AÇO…BRASIL DE LUTO..NOSSAS LEIS NÃO SÃO LEIS…VERGONHA…ISTO É UMA VERGONHA…

  101. Jorge um Brasileiro. disse:

    Somente com um Militar linha dura como Presidente o país voltará a entrar nos eixos novamente.

  102. Rodrigo Vieira disse:

    Senhores e Senhoras, vamos manter o nível.
    Partidos a parte, gostaria de refletir:
    Cada um defendeu o seu ponto de vista individual. É um tal de fulano culpado pra cá, fulano sem culpa pra lá, julgamento, deixa em regime fechado, deixa em regime aberto, e por aí vai. Mas no final das contas, cadê o dinheiro desviado? Para onde foi este recurso? Qual a origem e qual o destino? Foi lavagem de dinheiro? É dinheiro público?
    Acho que toda esta história de julgamento, brigas partidárias, quem tem a razão ou quem deixou de ter, é mero disfarce da grande instituição corrompida chamada Brasil.
    No fundo mais uma vez, quem vai pagar essa conta é você, sou eu, todos nós. Achamos que defendendo um partido ou um político que gostamos de sua ideologia estamos nos dando bem, mas na verdade estamos e nos dando muito mal. A propaganda é bem enganosa… Lembra da propaganda de cigarro, todos bem vestidos, se dando bem na vida, com muita saúde? No final das contas o cigarro estava te matando bem devagar e você nem percebia. Quando percebeu, estava pronto para morrer.

  103. DEMETRIO DOS SANTOS disse:

    A CORRUPÇÃO NO BRASIL COMEÇOU EM 1.500 E NÃO EM 2002,COMO ACREDITAM MUITOS QUE AQUI COMENTAM,SABEM QUANTAS CPI’S TEVE O GOVERNO FHC EM 8 ANOS? ZERO!!! TODOS ERAM HONESTOS!!!

  104. IZABEL disse:

    TRISTEZA.DE TANTO VER OS POLITICOS, MALGRADO TUDO QUE POSSAM FAZER DE RUIM, RICOS/DESONESTOS SE DAREM BEM NESTE PAIS, SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRA E TER OPTADO POR DEFENDER A JUSTIÇA.

  105. LUIZ disse:

    ASSIM É FACIL ESCAPAR DE CRIMES PRATICADOS. QUEM NOMEOU OS “MINISTROS” FOI A DILMA DO PT! PODERIA DAR COISA DIFERENTE???
    SÓ NO BRASIL MESMO! É COMO COLOCAR A RAPOSA PARA TOMAR CONTA DO GALINHEIRO!

  106. claudiné kauffman disse:

    Sistema equivocado. Governo e Parlamentares indicam e aprovam os nomes dos Ministros do STF. Depois esses mesmos ministros julgam aqueles que os indicaram. O resultado é negativo, prejudicial à justiça, credibilidade na direção do zero do STF, um sistema falido e motivante para novos crimes.E o povo cada dia mais injustiçado e prejudicado.

  107. claudiné kauffman disse:

    Sistema equivocado. Governo e Parlamentares indicam e aprovam os nomes dos Ministros do STF. Depois esses mesmos ministros julgam aqueles que os indicaram. O resultado é negativo, prejudicial à justiça, credibilidade na direção do zero do STF, um sistema falido e motivante para novos crimes.E o povo cada dia mais injustiçado e prejudicado. O Dr. Joaquim Barbosa é firme e coerente.

  108. MCRISTINA MARTINS disse:

    ENTÃO SÓ UMA PALAVRA….”BRASIL TA MOSTRANDO A SUA CARA”,”LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO TEM 100 ANOS DE PERDÃO”VAI POVÃP AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO!!!!

  109. Paulo Xandão disse:

    “Brasil, mostra tua cara, quero ver QUEM PAGA prá genteficar assim…Brasil, qual é o teu negócio ? O nome do tu sócio, confia em mim…” AAffff….

    Falta faz um BIN LADEN nete paizinho tropical…

    A PIZZA saiu…enquanto isto o ladrão de galinhas, o que rouba margarina em supermercado continua apodrecendo numa cela…

  110. MCRISTINA MARTINS disse:

    ENTÃO SÓ UMA PALAVRA….”BRASIL TA MOSTRANDO A SUA CARA”,”LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO TEM 100 ANOS DE PERDÃO”VAI POVÃO AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO!!!!

  111. marcus leite disse:

    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    SUPREMA VERGONHA NACIONAL!!!!!

  112. Jorge Eduardo disse:

    Esse tal de Joaquim Barbosa é um sujeito que se acha melhor que os outros, tentando intimidar os demais ministros a votarem de acordo com seus interesses e conveniências.
    Duvido que esse cara não tenha aspirações políticas…

  113. Devemos nos preparar pois teremos de reembolsar estes digníssimos representantes do POVO que ora foram beneficiados pela cúpula petista implantada na mais alta corte deste país. Com certeza eles irão requerer uma indenização por danos morais e outras mais, pois tão ilibadas personalidades da nossa política não podem ser escrachadas desta forma. Maluf, Collor e Sarney até alguns anos atrás eram o SATANÁS da política brasileira. O POVINHO desta terra já esqueceu dos CONCHAVOS do PT com eles. Não me recordo da nossa Digníssima Presidenta Dilma ter realizado críticas para os casos das matanças no presídio de Pedrinhas, pois lá “GOVERNA” uma forte família aliada do PT – SARNEY, o DEMÔNIO.
    O Digníssimo André Vargas, deverá apresentar o projeto de criação do Imposto para Reparo de Danos Morais aos Mensaleiros do PT – a CPRMPT – Contribuição Permanente do Reparo Moral ao PT.

  114. Desculpem minha ignorância quanto ao assunto do julgamento mencionado acima(significado de palavras ou frases específicas do direito, teses, e outras questões atinentes), mas após o julgamento do Novo STF anulando o julgamento de 2012 sobre os envolvidos no Mensalão do PT e partidos correlegionários, chego às seguintes conclusões:
    1) Ou o STF em 2012 julgou sem provas ou levado pela emoção de ver pela primeira vez indivíduos “respeitáveis”(“nunca na história deste país…” lembram-se?) serem condenados por atos dessa natureza; ou
    2) os juízes do Novo STF que votaram pela anulação das atividades condenáveis, livrando os “ex-quadrilheiros” (aí, podem jogar uma bomba nuclear em Brasília e recomeçar uma Nova República Brasileira em … quem sabe Haiti ou Cuba!) estão participando de um novo mensalão! A ideia que eles passam para a Nação é que foram comprados pela mesma quadrilha. Espero que esteja errado em relação aos nossos honoráveis respresentantes do Novo STF!

  115. VALDECI DE SOUZA GOMES disse:

    Lamentável, mesmo, é saber que bandidos, principalmente os de “colarinho branco”, têm tanta aceitabilidade na opinião pública brasileira, inclusive, encontram guarida na alienada consciência de muitos, como pode ser visto na opinião de alguns até aqui observada. Como disse o também contaminado FHC, em texto publicado recentemente: “Não é a política que faz candidatos ladrão, mas é o voto que faz candidato ladrão virar político.”Infelizmente, essa reflexão é 100% realidade! Enfim, como acreditar na Democracia brasileira, quando vemos os absurdos sendo ratificados por grande parte de seus eleitores? Dessa forma, temos que respeitar aqueles que já não acreditam mais no Sistema… Eu, particularmente, vou continuar a busca, por meio do voto, por uma Democracia (com políticos realmente honestos e cônscios de seu papel) mais aceitável. Porque, lamentavelmente, ainda temos um Judiciário tão sujo quanto o Legislativo e Executivo, e, em alguns casos, os juízes conseguem superar o mais vil dos políticos brasileiros. Isso, sim, é lamentável!!!

  116. Jacinto de Oliveira disse:

    E onde está o dever das Forças Armadas que deixam seu próprio País virar esta anarquia e não tomam conta de uma vez do poder, ou tb já se venderam ?

  117. zuleika disse:

    Faço meus todos comentários contra o comentário desse tal de Chacom que não sabe o que esta falando Marcirio e os demais que meteram a boca estão de parabéns junto-me a vcs para mostrar a minha indignação com o circo que é esse STF é pior que aquela porcaria de BBB.PARABÉNS SR.JOAQUIM conte sempre com o apoio da população honesta como o senhor,DEUS te abençoe e não desista porque o país precisa de gente como o senhor no poder para moralizar o mesmo.

  118. Não entendo porque uns defendem PT outros defendem PSDB (Joaquim Barbosa), Tem algum mineiro ai? Assim como no Brasil Em MG existem muitos insatisfeitos com Aécio, o Neves!!!!!! Interressante,que até falaram que estão acabando com a democracia do Brasil! Que democracia? Um Pais onde os homens são obrigados a servir as forças armadas, “A FORÇA”! onde somos obrigados a votar “A FORÇA”! Ainda dizem que temos democracia? Pera lá, os que voces estão defendendo não estão nem ai pra voces, Politica, Religião, e Futebol não compensa a discursão!

  119. JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS disse:

    A CADA DIA E A CADA JULGAMENTO, O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA MAIS SE CREDENCIA PARA PRESIDIR O BRASIL E OS BRASILEIROS.
    QUER OBTENHA MAIS UMA VITÓRIA, QUER SOFRA UMA DERROTA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA NO SUPREMO MAIS SE CREDENCIA, REITERAMOS.
    NO MOMENTO É O MELHOR CANDIDATO, PORQUE, SE ELEITO, VAI SACUDIR E PENEIRAR O BRASIL, COM CERTEZA. E O BRASIL-POVO NUNCA PRECISOU TANTO DE UMA FORTE, GERAL E AMPLA SACUDIDA-PENEIRADA.
    SÓ OS INDIOTAS FUNDAMENTALISTAS PROFISSIONAIS NÃO PERCEBE ESTA LUZ INDICATIVA.
    E POR QUE E PRINCIPALMENTE DEPOIS DO DEBATE DE ONTEM NO SUPREMO E DO PLACAR FINAL, QUANDO O MAIS NOVO MINISTRO DA CASA, CASA ESTA QUE DEVERIA SER A CORTE DA MAIS PURA NOBREZA HUMANITÁRIA E DA DIGNIDADE MAIS RESPEITADA E MAIS FORTEMENTE PELOS PRÓPRIOS INTEGRANTES, E ONDE O BOM SENSO, A JUSTIÇA, A DIGNIDADE E A SACRALIDADE DO JUSTO E BOM DIREITO DEVERIAM SER REVERENCIADOS E APRIMORADOS, QUANDO, O MAIS IMATURO DOS MINISTROS ATUAIS, REPETE-SE, QUIS MOSTRAR, DE MODO INDECOROSO, IRÔNICO E ESPETACULAR, QUE FOI ALÇADO À CORTE COM MISSÕES ESPECIAIS: –
    – BAGUNÇAR E DESTRUIR O DIREITO, A JUSTIÇA, A DIGNIDADE, O BOM SENSO, A RESPEITABILIDADE, A RESPONSABILIDADE E A ÉTICA;
    -IMPOR O MAIS TORPE MODELO DE PALHAÇADA E DE ANARQUISMO NA CORTE;
    – QUIS MOSTRAR QUE A CORTE SUPREMA DO DIREITO E DA JUSTIÇA NACIONAL, PODE SER, A UM SÓ TEMPO, DEPENDENDO DO CARÁTER, DA COR, DO TOM, DOS OBJETIVOS OU DE CADA ELEMENTO-FACETA QUE COMPONHA A CABEÇA-PENSANTE (SE É O CASO) DE CADA UM DOS INTEGRANTES DA CORTE, NO MOMENTO, PODERÁ SE TRANSFORMAR NUM ATIVO CIRCO OU NUM POMPOSO BALCÃO DE NEGÓCIO.
    É O QUE PARECE SER OS OBJETIVOS IMEDIATOS DE ALGUNS POLITICANHALAS BRASILEIROS.
    E O VICE (OU A VICE) DO MINISTRO JOAQUIM? PODERIA SER MARINA SILVA… TEM TANTOS (E TANTAS)..
    MAS O MELHOR SERIA QUE O EMBATE PRESIDENCIAL DE 2014 SE TRAVASSE ENTRE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA E ESSE IMBERBE MINISTRO… OU O MINISTRO RICARDO? OU A MINISTRA CARMEM?
    DIFÍCIL SERIA QUE QUALQUER DESSES RECEBESSE O APOIO INTEGRAL DO PETISMO, DO LULISMO, DA DILMA, DESTRONANDO A PRÓPRIA DILMA OU O ESPETACULAR LUIZ INÁCIO LULA…
    QUE IRIAM DISPUTAR O TRONO DE CUBA… DA VENEZUELA… DO SUDÃO… OU OUTRO PAIS DA AINDA BEM EXUBERANTE E ATRATIVA ÁFRICA…
    MEU DEUS! A QUE ESTÁGIO HUMANO CHEGAMOS…

    VAMOS ESPERAR (OU PAGAR?) PRA VER?

  120. JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS disse:

    A CADA DIA E A CADA JULGAMENTO, O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA MAIS SE CREDENCIA PARA PRESIDIR O BRASIL E OS BRASILEIROS.
    QUER OBTENHA MAIS UMA VITÓRIA, QUER SOFRA UMA DERROTA O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA NO SUPREMO MAIS SE CREDENCIA, REITERAMOS.
    NO MOMENTO É O MELHOR CANDIDATO, PORQUE, SE ELEITO, VAI SACUDIR E PENEIRAR O BRASIL, COM CERTEZA. E O BRASIL-POVO NUNCA PRECISOU TANTO DE UMA FORTE, GERAL E AMPLA SACUDIDA-PENEIRADA.
    SÓ OS INDIOTAS FUNDAMENTALISTAS PROFISSIONAIS NÃO PERCEBE ESTA LUZ INDICATIVA.
    E POR QUE E PRINCIPALMENTE DEPOIS DO DEBATE DE ONTEM NO SUPREMO E DO PLACAR FINAL, QUANDO O MAIS NOVO MINISTRO DA CASA, CASA ESTA QUE DEVERIA SER A CORTE DA MAIS PURA NOBREZA HUMANITÁRIA E DA DIGNIDADE MAIS RESPEITADA E MAIS FORTEMENTE PELOS PRÓPRIOS INTEGRANTES, E ONDE O BOM SENSO, A JUSTIÇA, A DIGNIDADE E A SACRALIDADE DO JUSTO E BOM DIREITO DEVERIAM SER REVERENCIADOS E APRIMORADOS, QUANDO, O MAIS IMATURO DOS MINISTROS ATUAIS, REPETE-SE, QUIS MOSTRAR, DE MODO INDECOROSO, IRÔNICO E ESPETACULAR, QUE FOI ALÇADO À CORTE COM MISSÕES ESPECIAIS: –
    – BAGUNÇAR E DESTRUIR O DIREITO, A JUSTIÇA, A DIGNIDADE, O BOM SENSO, A RESPEITABILIDADE, A RESPONSABILIDADE E A ÉTICA;
    -IMPOR O MAIS TORPE MODELO DE PALHAÇADA E DE ANARQUISMO NA CORTE;
    – QUIS MOSTRAR QUE A CORTE SUPREMA DO DIREITO E DA JUSTIÇA NACIONAL, PODE SER, A UM SÓ TEMPO, DEPENDENDO DO CARÁTER, DA COR, DO TOM, DOS OBJETIVOS OU DE CADA ELEMENTO-FACETA QUE COMPONHA A CABEÇA-PENSANTE (SE É O CASO) DE CADA UM DOS INTEGRANTES DA CORTE, NO MOMENTO, PODERÁ SE TRANSFORMAR NUM ATIVO CIRCO OU NUM POMPOSO BALCÃO DE NEGÓCIO.
    É O QUE PARECE SER OS OBJETIVOS IMEDIATOS DE ALGUNS POLITICANHALAS BRASILEIROS.
    E O VICE (OU A VICE) DO MINISTRO JOAQUIM? PODERIA SER MARINA SILVA… TEM TANTOS (E TANTAS)..
    MAS O MELHOR SERIA QUE O EMBATE PRESIDENCIAL DE 2014 SE TRAVASSE ENTRE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA E ESSE IMBERBE MINISTRO… OU O MINISTRO RICARDO? OU A MINISTRA CARMEM?
    DIFÍCIL SERIA QUE QUALQUER DESSES RECEBESSE O APOIO INTEGRAL DO PETISMO, DO LULISMO, DA DILMA, DESTRONANDO A PRÓPRIA DILMA OU O ESPETACULAR LUIZ INÁCIO LULA…
    QUE IRIAM DISPUTAR O TRONO DE CUBA… DA VENEZUELA… DO SUDÃO… OU OUTRO PAIS DA AINDA BEM EXUBERANTE E ATRATIVA ÁFRICA…
    MEU DEUS! A QUE ESTÁGIO HUMANO CHEGAMOS…

    VAMOS ESPERAR (OU PAGAR?) PRA VER???

  121. Caetano disse:

    Chorem a vontade saudosistas do FHC, o maior entreguista que o Brasil já teve. Outubro tá chegando, mostrem suas forças. Coloquem lá o mineirinho cheirador de coca. Idiotas.

  122. Cláudia disse:

    Dá plenamente para acreditar no que estamos vendo! Vamos pensar que o maior dano na condenação de Dirceu seria um dia vir à tona o nome do verdadeiro chefe da quadrilha. O governo optou por acobertar Dirceu com medo de que um dia chegássemos a Luís Inácio Lula da Silva. Barbosa não foi derrotado pois cumpriu o seu dever com muita honra, se mantém coerente com seus princípios. Ofensas a colegas e à presidente? Desde quando palavras que traduzem indignação com injustiça pode ofender pessoas que tem usado o seu passado de luta por democratização do país como carro chefe de discurso para chegar e se manter no poder?

  123. Edélcio david disse:

    CALMA GENTE O PIOR ESTÁ POR VIR, QUEM VIVER VERÁ.

  124. Carlos disse:

    Quadrilha, bando, coautores, não importa! Essa quadrilha vai, rapidinho, voltar à vida pública com a complacência dos também indignos “juízes”. Essas Excias. que absolveram esses canalhas são intelectual e juridicamente competentes, só se “esqueceram” de calcular a porcentagem de brasileiros pobres, negros ou financeiramente miseráveis que ficaram sem alimento, saúde e segurança em razão do volumoso roubo perpetrado por aquela quadrilha, ou melhor, com o “devido respeito” àquelas Excias, por aqueles “coautores” hoje praticamente livres, leves e milionários.

    As Excias. que absolveram esses canalhas vão hoje dormir em seus elegantes e confortáveis aposentos com a “consciência” do dever jurídico cumprido. Pena que não apagarão de seus currículos o menosprezo ao brasileiro trabalhador, cumpridor de seus deveres à custa de enormes sacrifícios mas que sabem bater no peito e dizer em alto e bom tom: – EU SOU HONESTO!

  125. Carlos disse:

    Quadrilha, bando, coautores, não importa! Continuam ladrões essa canalha que outros indignos absolveram. Esses “juízes” são intelectual e tecnicamente competentes, principalmente para achar em nosso sistema penal firulas que possam “aliviar” a barra de seus protegidos; afinal foram esses protegidos que os colocaram aonde estão. Excelência juiz matemático, antes de seu voto matemático, calculou a porcentagem de brasileiros necessitados de saúde e segurança que foram tungados por essa quadrilha que V.Excia. tão bem aliviou da “reprimenda” merecida?! A pergunta é extensiva aos outros “juízes” que o acompanharam.
    O povo brasileiro merece passar por essa vergonha. Só assim aprendem a votar e, pelo menos, escolher, em seu voto, um menos canalha!

  126. Carlos disse:

    Continuam ladrões essa canalha que outros indignos absolveram. Esses “juízes” foram competentes, principalmente para achar em nosso sistema penal firulas que puderam “aliviar” a barra de seus protegidos; afinal foram esses protegidos que os colocaram aonde estão. “Excelência Juiz Matemático”, antes de vosso voto matemático, calculou a porcentagem de brasileiros necessitados de saúde e segurança que foram tungados por essa quadrilha que V.Excia. tão bem aliviou da “reprimenda” merecida?! A pergunta é extensiva aos outros “juízes” que o acompanharam.
    O povo brasileiro merece passar por essa vergonha. Só assim aprendem a votar e, pelo menos, escolher, em seu voto, um menos canalha!

  127. Enilde disse:

    Não sou Petista, nunca votei no PT, mas a Lei foi aplicada corretamente, infelizmente mas é a Lei.
    O que não pode é um Ministro se manifestar como O Presidente do STF, a destratar os seus pares, demonstrando assim, que aquela suprema corte que decide em última instância a “vida das pessoa” em área civil,criminal dentre outras,com opiniões ou capricho, demonstrando que não é uma questão imparcial e sim parcial.
    Quanto ao mensalão não concordo acho que devem sim ser presos e DEVOLVER o dinheiro adquirido nessa empreitada ilegal, é difícil aceitar a posição do Ministro quando o mesmo é motivo de questionamento como circulado na empresa escrita vejamos:A denúncia sobre os banheiros de Joaquim Barbosa
    publicado em 20 de abril de 2013 às 17:54

    Da Folha de S. Paulo, que escondeu no pé da página 6, sugerido pelo LC, que se assustou com a tampa do vaso a R$ 396,00

    Trecho:

    O STF (Supremo Tribunal Federal) gastará R$ 90 mil para reformar, com material de “primeira qualidade”, os quatro banheiros do apartamento funcional que o presidente da corte, Joaquim Barbosa, ocupará a partir de julho.

    Assim, Não concordo com certas posição do Ministro, pois é fácil apontar do erro dos outros.

    Por fim a “população” ainda faz vaquinha para pagar a multa dos processos do mensaleiros.

    Desta forma infelizmente o “povo” tem o governo que merece

  128. CÁSSIA CRISTINA BERÇOT disse:

    Senhor Kennedy, estamos num País livre, num Estado Democrático de Direito e temos civilmente o direito previsto na Constituição Federal de 1988, a nos expressarmos, a expressar nossos pensamentos. Ainda que indignada com essa Política de ” fundo de quintal”. Não posso me omitir, diante da postura que o Senhor adotou ao criticar o Ministro da Suprema Corte do País, o Senhor Doutor Joaquim Barbosa, que provou mais uma vez, não ter comprometimento com a politicagem e sim com as regras Constitucionais de um País Soberano e que deve combater todo tipo de corrupção e em todas as suas formas, declaradas ou disfarçadas. A indicação da Presidenta, eivada de Política até o último de cabelo. E a ” tal faxina” que ela disse queria fazer no País, por acaso seria escondendo a ” sujeira” por debaixo dos tapetes do Planalto Central, da mídia, do povo. Um País, ou melhor um Governo transparente, não deixa decisões com dúbia interpretação. NOTA ZERO para quem é de esquerda neo liberal e de esquerda não tem nada! É só uma fachada para ofuscar o olhar da população frente às vergonhas e falcatruas do País. Afinal, qual o seu posicionamento partidário politico, de esquerda ou de extrema direita? Pois é o que ficou parecendo! O BRASIL precisa de mais Ministros como Joaquim Barbosa com moral, honradez para defender os interesses da Nação e de não um “governismo protecionista de meia dúzia de aduladores!Passe bem e reflita sobre a sua postura retrógrada, anti- democrática! Dra.Cássia Cristina Berçot ADVOGADA e MILITANTE DOS PRINCÍPIOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS DO HOMEM E DA SOCIEDADE DE BEM , previstos na Constituição da República Federativa do Brasil.

  129. Francisco M Mattos disse:

    “Dirceu poderá dizer que não chefiou quadrilha no governo Lula” PODERÁ DIZER PRÁS NEGAS DELE, PORQUE O BRASIL INTEIRO SABE QUE ELE CHEFIOU

  130. ovidio lazari junior disse:

    calma povo brasileiro muita calma nessa hora,nao tem quadrilha ,nunca teve quadrilha,tem bloco de carnaval,kkk ei voce ai me da um dinheiro ai kkk.

  131. O DIA DAS " SEIS VERGONHAS " DO STF!!! disse:

    COM CERTEZA VAI FICAR NA HISTÓRIA DO BRASIL: O DIA DAS ” SEIS VERGONHAS ” DO STF !
    O CONSOLO É SABER QUE PODEREMOS TER, UM DIA, COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL, O GRANDE MINISTRO JOAQUIM BARBOSA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 09:13:06