aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-08-2016, 9h12

Num gesto de coragem e cálculo, Dilma acerta ao ir ao Senado

A depender do tom dos senadores, petista reforçará imagem de vítima
47

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff acertou ao decidir comparecer ao Senado para fazer a própria defesa no próximo dia 29. É um ato de coragem, porque vai encontrar um ambiente hostil e no qual os votos já estão decididos. Portanto, ela sabe que será derrotada e que o impeachment será aprovado.

No entanto, quer que essa decisão custe mais caro politicamente ao presidente interino, Michel Temer, que será efetivado, e também aos políticos do PSDB que capitanearam a campanha por sua queda, como o senador Aécio Neves, que perdeu a eleição presidencial de 2014 para ela.

A mensagem de Dilma será clara: o impeachment é um golpe contra uma pessoa inocente. Morrer de pé e lutando reforça essa imagem. Ajuda a presidente a tentar preservar a biografia na batalha pela fotografia histórica do impeachment.

Desse ponto de vista, a ida dela imporá um desgaste ao atual governo e seus aliados. Uma coisa é a defesa ser feita pelo advogado de Dilma, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Outra coisa é a presença da presidente, que dá um caráter histórico ainda maior ao episódio.

A depender do tom dos senadores, ela poderá reforçar a imagem de vítima de uma injustiça. O senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, disse o seguinte: “Pode parecer que a presidente está sendo julgada por um decreto ou uma pedalada. Não. Ela vai poder explicar todo esse desastre que o país vive”.

Esse discurso de Caiado é bom para Dilma, porque é a admissão de que a queda dela se deve ao conjunto da obra de um governo ruim e que o impeachment está sendo usado como um instrumento do sistema de governo parlamentarista para derrubá-la.

Se a petista cair pelas razões apontadas por Caiado, isso reforçará a versão histórica de que houve uma interpretação larga da lei do impeachment para se aplicar um golpe parlamentar debaixo das barbas do Supremo Tribunal Federal. Logo, essa linha de debate interessa a Dilma.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
47
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Nada vai ajudar a melhorar a biografia de uma presidente fracassada, derrotada e perdedora.
    O próprio PT se encarregou de demolir sua imagem que nem eles mesmos suportam.

    • walter disse:

      Isto mesmo Cara Maria aparecida, o PT encarregou-se, em jogar areia em seu caixão…são traíras mesmos,chega a ser absurdo.
      Quanto a ida da Dilma ao senado, é uma perda de tempo…mas a “cara de pau”grande; uma bravateira de marca maior, que só prova que não tem noção; intimidar os senadores…kkk…nem ligam…Mas um show circense, para “inglês”,”contorcionismo”…
      O que nos entristece Kennedy, enquanto a “madama” faz estas peripécias, o País paga a conta; todos nos imaginamos, que sua saída, seja decidida, na ultima hora, por renúncia; nenhuma grandiosidade, mas para preservas suas vantagens”…

    • Edi Rocha disse:

      Voces perderam a eleição e estão entrando pela porta dos fundos. Estão esquecendo que o precedente que estão abrindo é perigoso. Todos os que perderem a partir de agora poderão recorrer ao golpe para fazerem valer o programa derrotado nas urnas. Gravíssimo!

      • Edi Rocha disse:

        ??? Independentemente do conteúdo do comentário, não fui eu quem escreveu isso: “Vocês perderam a eleição e estão entrando pela porta dos fundos…”

    • Edi Rocha disse:

      Eu que acompanhei bem o cenário político posso afirmar que o governo Dilma foi sabotado. Aqui é presidencialismo, ninguém governa sozinho. Os deputadores e senadores queriam mais propina, mesmo com a lava-jato em curso.
      .
      Eles sempre foram contra as propostas para sair da crise, até criaram pautas-bomba para piorar mais ainda o cenário. Eduardo Cunha segurava os projetos e trabalhava para ter votos para derrotar o governo, e quando ele tinha certeza que ganharia, aí sim ele colocava em votação. E sem contar os projetos do próprio Eduardo Cunha que ele colocava em votação, e quando perdia, alterava algum detalhezinho e colocava pra votar de novo (até atingir o resultado que ele queria).
      .
      O povo tem o direito de ignorar os fatos para se ater a sua preferência política, mas julgadores não deveriam.

    • vagner disse:

      Biografia da mandioca e do milho .

    • CARLOS RIBEIRO DE FREITAS disse:

      Puxa vida e eu até hoje pensando que o Aécio tinha sido derrotado. Que coisa, não!

  2. rodrigo disse:

    Biografia???Dilma sem foro privilegiado vai pra cadeia!!!

  3. luiz pereira disse:

    MUITO INTELIGENTE, MAS DEVEMOS LUATR , PARA MANTER A DEMOCRACIA, FORA TEMER

    • Hugo Leonardo de Andrade Junqueira disse:

      ERRATA : 1-) A ùnica biografia dela é : a-) 11 MILHÕES de desempregados. b-) RETRAÇÃO DE DOIS ANOS DO PIB c-) DÉFICIT COLOSSAL d-) ATENTADOS A DEMOCRACIA como o decreto ”bolivariano” nº 8243 instituindo SOVIETES – ”conselhos populares” no Brasil. e-) ESTELIONATO ELEITORAL. f-) Política externa COMUNO-BOLIVARIANA, aliada a SEMI-DITADURAS FRACASSADAS e populistas. 2-)#AVANTEcomTEMER 3-) #FORAcomunas 4-) Ponto.

  4. Mauro disse:

    Coragem ou cara de pau?
    Dilma não tem o que explicar, até porque está tudo mais do que escancarado e esmiuçado!
    Dilma cometeu sim as pedaladas fiscais e é totalmente responsável por elas, embora tente repassar a culpa a seus ministros e assessores. Ela é a responsável assim como somos responsáveis por nossas declaraçoes ao IR, mesmo que sejam feitas por um contador! Simples assim!
    Dilma era chefe e responsável pelo governo e por todos os atos e fatos cometidos por esse governo e provou que apóia má-conduta, quando mentiu sobre a situação do país, para ser eleita,cometendo um enorme estelionato eleitoral.
    Dilma é centralizadora para o mal, ineficaz, ineficiente e ainda o pior de tudo, acobertou ou fingiu que não viu, todas as roubalheiras cometidas em seu governo.Ela é responsável e alem da expulsão deve ser julgada criminalmente por tudo isso!

    • Santos disse:

      Falou tudo…e bem, só os que perderam as vantagens indevidas com a muitíssimo provável saída da mulher sapiens, ainda a defendem.

    • Vladimir Seixas disse:

      Você deve entender mais que o MP.
      Pois ele, o MP, disse que ela não cometeu as ditas pedaladas.
      Mas nessa hora a opinião do MP não vale né?
      O que vale é a inconformidade pela perda da eleição.

    • alfie disse:

      Mauro, uma república como o Brasil não é governada só pela presidenta. Na sua administração tanto o poder legislativo como o judiciário têm muito peso nas decisões. Portanto, se Dilma cometeu ilícitos(e não cometeu) ou equívocos (cometeu), ambos tiveram anuência ou leniência desse mesmo congresso e desse mesmo judiciário que querem cassá-la. Roubalheira existe há décadas, desde a ditadura de Getúlio Vargas, pelo menos. Culpar só o PT é fazer o jogo dos ressentidos e derrotados no campo da eleição. Leia-se PSDBD, Dem, etc.

    • Marcio Faustino disse:

      Em meio a tanta asneira este certamente é o comentário mais lúcido. Muito bem fundamentado sobre a situação da Presidente afastada.

  5. Ivanir Teixeira Poter disse:

    Bom dia Brasil querido.

    É com muita tristeza que olho para o cenário politico do País,a queda de um Governo eleito pelo povo e derrubado por aqueles que também receberam votos do povo para zelar do nosso País.
    PSDB,PMDB e demais partidos,não há vontade politica de um modo geral de ajudar o fraco para o equilíbrio da NAÇÃO,ha sim guerra de poder.fraco aqui é o povo que nesta hora não tem voz,mas sabemos que todos pedalaram…

    -VOCES que derrubaram o governo,vocês poderão cair deste mesmo jeito.
    a porta esta aberta para todos vocês. LAMENTAVEL.

    • elsonio disse:

      Realmente é a primeira vêz que vejo uma pessoa errada querer julgar um inocente, mas infelismente aqui agente vê de tudo. Cadê o Renan, Eduardo Cunha e Michel com os 10.000,00. Se passar a limpo, sabemos que não sobrará ninguem para governar o nosso pais, que tirando todos os ladrões que estão no poder. Será um pais maravilhoso. Mas quando deparamos com um golpe como êsse, sentimos vergonha, pois a presidente Dilma foi eleita pelo povo. Tenho a serteza que se forem travéz das urnas, êles não ganhariam, êles não tem cacife pra isso. Um abraço a todos os PETISTAS DESSE NOSSO IMENSO “BRASIL”

  6. Jether Lacerda disse:

    Tá acabando pessoal, tá acabando, tá acabando…daqui a poucos dias a gente grita: ACABOOOOOUUU!!!

  7. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    resumindo: Dilma é bananeira que já deu cacho. Porém gostaria de comentar o seguinte assunto: ela insiste na presunção de inocência, embora admita os delitos e assim por dizer, empurra uma nova doutrina goela abaixo, atravez de seu advogado, que “ela” não fez, foram os imediatos e subalternos. Até pode parecer que aí esteja uma verdade, quando um chefe não consegue “ver” tudo o que os empregados fazem… Seria verdade no caso dela, não fosse um pequeno detalhe: uma gerrilheira como ela foi treinada e doutrinada para olhar em todas as direções, tendo olho até na nuca, desconfiando até da propria sombra. Lamento mas o dolo não é presumível, é real neste caso.

    • Mauro disse:

      Concordo em gênero, numero e grau porque nenhum administrador que se julgue capaz e competente para uma função de direção, pode alegar deconhecimento sobre atos cometidos por seus subalternos e isso pressupõe dolo, pois o cargo traz beneficios e beneplácitos, mas tambem carrega o ônus da responsabilidade sobre atos cometidos direta ou indiretamente.
      Dilma não tem o direito de alegar inocência ou desconhecimento sobre qualquer fato de seu governo, pois se foi eleita, foi para dirigir, ordenar, determinar e fiscalizar tudo e todos, sem exceção e portanto é responsável direta e deve responder por tudo que diz respeito a seu mandato
      Dizer repetidamente que o que ocorre é um golpe, só serve para tentar desviar o foco de todos os crimes cometidos efetivamente e nada vai mudar isso, embora os incautos de mobral inconcluso que a apoiam cegamente tentem desvirtuar a realidade, para justificar seus votos que foram jogados no lixo por Dilma, seus ministros, assessores e toda a cupula do PT.

  8. pena que ela saia—- mesmo ruim seu governo poderia ter sido melhorado – não bombardeado como foi – nem mal substituído como está ====

  9. luiz Carlos de oliveira disse:

    Caros , Acho interessante dizer o PT acabou com o Pais , não sei se eu vivia em outro pais , mas em 2003 antes do PT assumir o Poder , A Inflação era alta , o desemprego era maior , a corrupção não se fala , vejo quem critica o PT enchendo os Post de viagens a Europa , a USA , antes de 2003 estes mesmos viajavam aos USA como clandestinos pois aqui não tinha emprego . A Fome principalmente no Nordeste era uma vergonha nacional e 2 milhões de crianças morriam de fome todos os anos no Brasil . O Dolar erá 4 reais . O Salário minimo 70 Dolares . E existia uma frase famosa o efeito orloff , ou seja ” Eu sou voce amanha” , muito se falou na eleição sobre a Argentina ter eleito MACRI e que a vida na argentina ia melhorar . Por que não falam mais em MACRI ?? o que a receita neoliberal esta fazendo na Argentina ? Daqui a um ano a gente conversa , mas por favor não me venham com a desculpa pronta que o Brasil ira piorar por conta dos erros atuais do PT . Irá piorar pois a politica neoliberal

    • Wellington Alves disse:

      Manchete que saiu essa semana – Argentina pós-Macri com aumento de 4 milhões de desempregados. Acham que a nossa situação não pode piorar, que a culpa é toda da Dilma? Míopes políticos dizem isso.

  10. Luiz Gustavo disse:

    Coragem ou desespero?

  11. Manoel Messias disse:

    Tudo isso não passa de estrategia da Dilma e lula, prova disso é o um recurso na ONU para tentar barrar ações que considera como “abuso de poder” do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato.
    para livrar da prisão vão pedir Exílio Político.

  12. Henrique Lemos disse:

    E quem da bola para o motivo do impedimento ser o conjunto da obra ? Acha mesmo que o brasileiro tem noção da diferencia do presidencialismo e parlamentarismo ?
    Para o povo é mais que justo que se o conjunto da obra esta ruim é só ir la e tirar.
    Acho que vai ser um tremendo tiro no pé ela ir ao senado, sem teleprompter e sem discurso para ler ?
    A intimidade dela com a língua portuguesa não é das melhores.

  13. RONALDO cRUZ disse:

    Esta mensagem é especialmente dirigida aos meus amigos petistas. Suponhamos que uma pessoa é dona de uma loja. Contrata alguém muito bem recomendada para a gerência e dá-lhe carta branca operacional. Essa gerente indica TODO seu corpo de auxiliares. Passado o tempo verifica-se uma enorme quantidade de desmandos e que a loja encontra-se em estado falimentar. Amigos petistas: vocês aceitariam que a gerente apresentasse a desculpa que ela teria sido enganada por sua equipe e que ela não é responsável por NADA do que ocorreu?

    • Iria disse:

      Esse tipo de raciocínio medíocre é que faz possível o #golpe e que lhe dá falsas justificativas. Me fale sobre o rombo da Dilma para 2016 em 96 bilhões COM TODOS OS PROGRAMAS MANTIDOS e sobre o tombo de 170 bilhões que ele aprovou na Câmara. e que o Padilha disse já estar estourado. SEM UMA ÚNICA OBRA PARA O BRASIL nem para os BRASILEIROS, cancelando verbas de universidades, construção de casas populares, etc. E tentando dar a Petrobrás de brinde. Em 2001 se faziam filas de 15 mil pessoas para uma vaga de gari, o Brasil quebrou 3 vezes nas mãos do FHC, vivia de penico na mão para o FMI e USA, e tem muito mais. Pense sobre Dilma não ter tido um único dia com condições de exercer seu cargo, porque o chorão do Aécio não se conformou em perder, blá, blá, blá, mas em 1º lugar pense em você, nos seus direitos, no seu futuro e de seus filhos, impossível se jogar tudo fora porque o país não sobrevive à mulher ser presidente num país de misóginos.

    • Wellington Alves disse:

      Mas o motivo do impeachment não é de má administração. É de pedaladas fiscais e créditos suplementares ferirem a lei de responsabilidade fiscal. Não somos parlamentaristas para remover o governo por voto de desconfiança. Estamos removendo o chefe de governo por CRIME, que não houve. Por isso golpe.

  14. Iria disse:

    A falta de caráter dos golpistas, a falta de cultura democrática de parte da sociedade somados ao oportunismo político servirão para derrotar um projeto social que vinha elevando o Brasil ao patamar de um país sério que respeita seus cidadãos. O interessante é que o déficit anual de Dilma ficaria em 96 bilhões mantendo todos os projetos sociais e sem retirar direitos, e o Padilha já avisou que a meta que impuseram de 170 bilhões já está praticamente estourada sem que tenham feito nada, nem uma obra e retirando dinheiro dos projetos em geral. Não gostar da Presidente pode até ser natural mas dar um tiro no pé e se jogar numa aventura estúpida dessas por conta disso é demência. Serra e sua viralatice pelo mundo, o patrimônio brasileiro sendo jogado fora e os corruptos intocados em ministérios e cargos, e Janot pede por Dilma e Lula?? O retrocesso será muito grande, o Brasil lançado na lata do lixo pelos Caiados da vida, aliás ali no Congresso a maioria é túmulo caiado.

    • Ailton Apolonio dos Santos disse:

      Caro petista, 96 bilhões era o que já estava contabilizado , no final do mandato , na apuração do resultado do exercicio , esse deficit seria 1 trilhão + todo ativo da Petrobrás que passaria a ser passivo. Bom, quem é petista sempre votará no PT, quem elegeu Dilma poderá eleger Lula em 2018. No momento foi apenas interrompido um ciclo petista. Poderemos ter outro ciclo petista, só depende de voces petistas!
      Vai chorar é ?!!!!

      • Iria disse:

        Meu caro para ser contra um governo não é necessário inventar, mentir, enganar, tampouco para ser a favor. O projeto que estava para ser votado no Congresso era de deficit de 96 bilhões, sendo que até a votação do #golpe na Câmara baixa não tinha sido votado por conta de serem maioria em oposição, o valor que o interino pediu e recebeu foi de 170 bilhões e o Padilha ( que não é petralha ) avisou que esta meta está praticamente estourada. Não confunda meta fiscal com dívida pública, fica mais fácil de entender.

  15. Alberto disse:

    E tome fanatismo doentio mesmo com todas as evidências.

  16. Rodrigo disse:

    Em se tratando de Dilma, a chance dela ir discursar dopada e embaralhar as palavras, virando uma piada ainda maior, são razoáveis.

  17. jose soares disse:

    Para os petistas de carteirinha sua coluna tem razão afirmar que o impechment é golpe. Para mais de 60% a presença de Dilma no Senado só reforça a teimosia e não reconhecimento de seus erros e atos de corrupção escancarados no seu governo. Dilma no Senado será sim, a imagem da intransigência, da incompetência e da ignorância política do PT. Tchau Querida.

  18. Carlos A. Brandão disse:

    Aposo processo. ela terá que enfrentar a Justiça que já lhe bate a porta.

  19. "COLABORAÇÃO PREMIADA" É GESTO DE CORAGEM E AMOR À NAÇÃO! disse:

    ELA DEVERIA É FAZER UMA “COLABORAÇÃO PREMIADA”, CONTANDO QUEM SEMPRE FOI O CHEFE DE TUDO, QUE COMANDOU TUDO, RESPONSÁVEL POR TUDO!
    AÍ SIM, FARIA MUITO BEM À SUA BIOGRAFIA, POIS UM GESTO DE REDENÇÃO DESSE NÍVEL PROPORCIONARIA UM GRANDE BEM A TODA A NAÇÃO!

  20. QUERO VER SE ELA RESPONDERÁ ÀS PERGUNTAS DOS "GOLPISTAS"!!! disse:

    Coragem não, cara de pau no mais alto grau!
    O país no maior caos moral, político, econômico, com 12 milhões de desempregados, após promessas de emprego e prosperidade durante a campanha eleitoral fraudulenta e sustentada por mentiras e corrupção, e ainda se julga vítima de golpe?
    Golpe foi o que fizeram ao mentir descaradamente durante a campanha eleitoral, mostrando uma situação totalmente diferente da realidade!
    A tática do lula, no Mensalão, foi dizer que “não sabia de nada”!
    Ela, como poste de lula, não poderia agir de outra forma: “não tem culpa de nada”!
    Só espero que ela não vá ao Senado somente para falar, espero que responda às perguntas que, por certo, os “golpistas” lhe farão!

  21. SILVIO disse:

    Parabéns pela coragem !! FORA TEMER !!

  22. Por muito menos disto, o Presidente Collor foi cassado e não roubou dinheiro da Petrobras como fez a gangue do PT chefiada pelo “não sabia de nada” Lula e sua Secretária Particular Dilma. Abram os olhos brasileiros. Deixem da fanatismo. O PT já era, ou melhor acabou a era do PT.

  23. Wellington Alves disse:

    Os senadores serão questionados sobre a seguinte questão: Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vana Rousseff, os crimes da responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhe são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?

    Não adianta titubear e falar de conjunto da obra. Conjunto da obra não é crime de responsabilidade. Se não há argumentos convincentes para que a resposta seja sim, é GOLPE. Impeachment é um instrumento constitucional usado para encerrar um mandato do poder executivo com CRIME relacionado ao cargo.

    • Stanislaw p/Wellington Alves. disse:

      Se os “colaboradores premiados” continuarem a colaborar com a justiça e, consequentemente, com o país, ela, lula e uma grande quantidade de corruptos irão para a “CADEIA”!!!

  24. dejaime disse:

    Gostaria muito de escutar a presidente falar durante 30 minutos (ou mais). Não me interessa o que ela vai dizer. Trata-se de uma pessoa cujos gestos sempre se pautaram por “coragem e cálculo”. Ir ao Senado será, com certeza, mais um de seus incomensuráveis acertos.

  25. Marc disse:

    O PT definitivamente caiu no desespero, e esse tiro tem grandes chances de sair pela culatra. Em primeiro lugar, pela dificuldade de Dilma em concatenar ideias e no domínio da língua portuguesa, como outros comentaristas apontaram. Mas há também o seguinte: todo esse teatro que o PT vai montar tem o objetivo de solidificar a imagem de “mulher honesta” para Dilma. Só que estamos perto das delações premiadas de Odebrecht e/ou OAS, que vão destrinchar nos mínimos detalhes como Dilma é tudo menos honesta. Quando essas informações saírem, vamos rever a sessão do impeachment, com Dilma jurando de pé junto que é honesta, e a imagem que vai acabar se solidificando é a de mentirosa compulsiva – mentiu durante o primeiro mandato, mentiu na campanha de 2014, e mentiu no processo de impeachment. O que deveria ser a base para a retomada da militância petista vai acabar sendo mais um golpe na viabilidade eleitoral do partido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 04:25:31