aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-11-2013, 7h35

Nunca antes tantos foram punidos por corrupção

Ao mandar prender poderosos, STF toma decisão histórica no combate à corrupção
46

Nunca antes na história deste país foram decididas tantas ordens de prisão de condenados por corrupção. Numa sessão tumultuada, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou ontem que, no mínimo, 16 dos 25 condenados no processo do mensalão comecem a cumprir suas penas imediatamente.

Ainda há dúvidas que terão de ser esclarecidas hoje. No entanto, foi definido que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e mais dez réus serão presos. Cinco sentenciados cumprirão penas no regime aberto ou por meio de penas alternativas (prestação de serviços à sociedade, por exemplo).

O Supremo Tribunal Federal entendeu que precisava dar respostas mais rápidas após a repercussão da decisão de setembro de acatar embargos infringentes (recurso que permite, na prática, a eventual revisão de uma sentença em que o réu tenha obtido quatro votos a seu favor).

O fator político tem influenciado o julgamento. Há os que enxergam um processo mais rigoroso do que o usual, uma exceção que não será seguida pelo tribunal no futuro. E existem os que avaliam que o Supremo abandona um “garantismo formalista” que eterniza processos e facilita a impunidade. O tempo e os estudiosos do direito dirão quem tem razão.

Ontem foi um dia histórico. Ao punir tanta gente poderosa numa só penada, o STF sinalizou maior rigor no combate à corrupção. É simbólico enviar para a cadeia um ex-ministro da Casa Civil. A medida, que corresponde aos anseios da sociedade, deverá assustar quem anda malversando dinheiro público.

O mensalão não é o maior escândalo de corrupção do Brasil. No entanto, é grave o suficiente para levar o PT a refletir sobre as reiteradas tentativas de relativizar a importância de um episódio que deveria envergonhar seus 33 anos de existência.

Num julgamento com amplo direito de defesa, a maior corte do país decidiu que a ex-cúpula do PT comprou apoio político com dinheiro público. Um tribunal composto por uma maioria de ministros indicada por presidentes petistas considerou que havia provas suficientes. O Supremo entendeu que havia chegado o dia de aplicar as punições. Respeite-se a decisão.

 

Comentários
46
  1. douglas disse:

    Espero que no presidio a onde vão ficar os novos condenados exista camas beliche porque tambem espero que o julgamento dos tucanos comecem imediatamente antes que prescreva.

  2. orlando disse:

    E O MENSALÃO MINEIRO A MÍDIA CALOU-SE.PROCESSO PARADO ARQUIVADO,NINGUEM FALA NADA É IMORAL COMO A IMPRENSA ESCONDE NOTICIAS.

  3. pedro cotrim disse:

    é a tese do “nunca antes…”.
    nunca tantos, pois nunca se formou um bando tão articulado e ardiloso em subtrair o dinheiro publica em beneficio próprio ou de algum partido.
    querer tirar proveito de condenações dos próprios atos é no mínimo cínico. no máximo, ter a certeza de que somos “otários”.

  4. carlos antonio da silva disse:

    Antes não havia o PT!

  5. Vander Salles disse:

    Embora eu não ache que esse STF seja reserva moral desse país, é preciso dar um basta nessa praga chamada impunidade. É bom que punam corruptos e com penas mais severas ainda os corruptores. Contudo, não acredito que depois da condenação e prisão dos mensaleiros, o Brasil vai se transformar num país de vestais. Não vai, logo logo estaremos vendo novos escândalos de corrupção envolvendo políticos, agentes públicos e empresários corruptos. Essa maldita corrupção parece que está impregnada na índole da grande maioria da população.

  6. valquirio disse:

    excelente!
    Gostaria apenas de saber como ficarão as milhares de pessoas que morreram em consequencia dos desvios efetuados por estes “condenados”. Como a união pretende ressarcir os danos causados à sociedade por seus “excrementos”?.
    Além disso, porque não utilizam estas penas alternativas para os assassinos e traficantes que estão nos presídios? Eles, embora continuem exercendo a atividade,pelo menos estão atrás das grades. Penas alternativas é apenas uma forma de amenizar um crime. Ainda hoje continuamos a ver pessoas presas por roubar um pão e outras soltas por ruobarem uma nação inteira. Neste país, justiça é injustiça, e é assim que se faz….

  7. VANDEILTON FERREIRA DE SOUSA disse:

    Concordo que Haja Punição e que todos os Brasileiros sejam Submetidos

    à Constituição, inclusive os Militares, Historicamente Responsáveis pela

    Derrubada do Ex-Presidente João Goulart, que Foram Comprados pelos EUA.

  8. VANDEILTON FERREIRA DE SOUSA disse:

    A Punição deve ser um ATO do Estado Brasileiro

    CONTRA QUAISQUER UM QUE TENHA SUBVERTIDO O DIREITO

    PÚBLICO OU PRIVADO, INCLUSIVE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

  9. Nunca antes neste pais, o menos culpado levou a maior pena. O judiciario em geral, inclusive a PGR, sob a batuta do PIG, mostrou que nao so fazem parte da politica partidaria, como sao os seus principais lideres. A justica nao foi feita. Foi uma aberracao e SO.

  10. MARIA APARECIDA RAYMUNDO disse:

    NUNCA ANTES HOUVERA TANTOS CORRUPTOS NO PODER …ESSA É A QUESTÃO

  11. wanderley disse:

    Não acho que devamos comemorar muito tais acontecimentos.
    No Brasil, um CONDENADO pega 4 anos de cadeia e simplesmente ao invés de Cadeia, fica em sua residência. QUE RAIO DE PENA É ESSA???? Quem vai fiscalizar isso? Não há fiscalização nesse país para nada, quando existe, os fiscais são CORRUPTOS. E os que vão pegar pena SEMI ABERTO kkkkk Os CONDENADOS pegam 8 ANOS (EU DISSE 8 ANOS) e a pena é SOMENTE dormir na cadeia. KKKK
    AH! ESQUECI DE COMENTAR: isso se tiver vaga. kkkkkk
    Alguém vai devolver algum centavo?????

  12. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    O fato é que os mecanismos de corrupção,peculato, abuso de poder,carteirada, desvios de funções e tudo que for possível fazer para se beneficiar; sempre foi uma prática recorrente. O que acontece agora é que o povo estão mais antenados. O país vem mudando. E aí as instituições estão se mexendo mais.Embora o corporativismo ainda não se deu conta. Mas algo está acontecendo!

  13. Stanislaw disse:

    Na verdade, mais uma vez, na base do ” pão e circo ” : ladrão padrão FIFA continua não indo para trás das grades, como o ladrão pé de chinelo.
    O acerto final com a tropa de choque determinada a defender os mensaleiros, foi o regime semi-aberto, “NO MÁXIMO”!
    Mesmo quem não mudar a condenação no crime enquadrado nos embargos infringentes, ao abater o tempo já cumprido no semi-aberto agora, não irá para o regime fechado.
    Cadeia de verdade continua só para os pés de chinelo!

  14. Nilton disse:

    Já dizia platão: “Justiça é a arte de lesar o inimigo em prol do amigo”. Nunca antes no pais a elite dominante teve que conviver com tantos inimigos no poder.
    Anteriormente havia até um engavetador geral da união. Logo, ninguem preso.

  15. Carlos BianchiniPontes disse:

    Kennedy, “nunca antes tantos foram punidos por corrupção” mas porque será? Acho que foi pouco, pelo que fizeram, e o pior ainda, os beneficiados pelos desvios, nem tampouco foram punidos. E tem mais, nada mudou, pode ser que a partir desta posição firme do STF de colocar esses malfeitores na cadeia tenha alguma mudança de atitudes dos politicos corruptos, agora, não venha com essa história de perseguição política, pois a maioria dos ministros como você próprio comentou foram indicados pelo PT, e que pela gravidade e pelos desvios escandalosos, mesmo tentando amenizar, não tiveram como, parabéns para a DEMOCRACIA.

  16. Celio Jorge Lasmar disse:

    Realmente, concordo, mas e os que cobravam para aprovar projetos beneficiando a sociedade? Onde estão a maioria deles?

  17. Elaine Barcélos Mota disse:

    Punição não significa prisão. Eles já foram,condenados e punidos e AINDA ESTÃO SOLTOS! o que muda nesse discurso???? Pega leve, Kennedy!

  18. Luís disse:

    Como você disse, Kennedy, a punição se deu por compra de apoio político com dinheiro público. Foi errado? Foi. Mas fica a dúvida, se foi feito por um ideal político, diante de uma realidade política, em que é difícil governar e fazer alguma coisa pelo país de outra forma, e os que tentam de outra forma acabam se enterrando politicamente. Não sei… Mas eu, sinceramente, preferia ver ser presa gente que desviou dinheiro público para enriquecimento próprio ou de seu grupo, ou para calar a boca contra falcatruas que praticaram. E vemos alguns casos que nos deixam pensativos com a divergência de tratamento, tanto da mídia quanto dos que julgam e condenam.

  19. Marcelo Freire disse:

    José Dirceu e José Genoíno foram heróis da resistência aos militares e agora serão mártires da moralização. Suas condenações e suas penas servirão de referência e respaldo para exigirmos que a Justiça vá atrás de todos que já botaram a mão na lama. E, sobretudo, quem pretenda botar daqui pra frente.
    Vamos exigir que sejam julgados os processos do mensalão tucano e do DEM.
    Eu gostaria de ver uma matéria com um comparativo de evolução patrimonial e de padrão de vida dos principais acusados de corrupção de todos os partidos. Ninguém rouba pra continuar duro. Basta olhar o que cada um possui e como vive que vamos ver quem está e sempre esteve roubando o Brasil.

  20. Alberto Capucci Filho disse:

    Talvez seja porque SEMPRE, antes, o STJ estivesse atrelado aos interesses do Planalto, como no caso da compra de votos para permitir a inconstitucional emenda que viabilizou a reeleição do presidente Fernando Henrique. A verdadeira democracia exige a independência entre os três poderes da República. Parece óbvio, mas só agora está funcionando.

  21. Melo disse:

    Vão para a cadeia mesmo ? vão dormir nas mesmas camas que os seus colegas detentos ? vão comer a mesma comida da penitenciaria ? vão usar uniforme? vão ter o cabelo cortado ? Agora é que vamos ver se o artigo 5º da constituição será respeitado .

  22. gesiel disse:

    NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS COMEÇAR A ENTENDER QUE O FATO de uma AÇÃO CORRUPTA SER APURADA NUM DETERMINADO GOVERNO, “NÃO SIGNIFICA QUE A CORRUPÇÃO FOI DAQUELE GOVERNO”; e também PARARMOS DE ACREDITAR que “CORRUPÇÃO É COISA DO PT e que O LULA ENSINOU POLITICOS BRASILEIROS A SEREM CORRUPTOS”, porque, “SE HOJE TEMOS CONHECIMENTO DE QUE HOUVE CORRUPÇÃO”, pode SER APENAS PORQUE ELAS ESTÃO SENDO APURADAS E NÃO “ESCONDIDAS”. Por exemplo: Será que se o PSDB tivesse apurado o MENSALÃO MINEIRO, que “FOI O PRIMEIRO DOS MENSALÕES”, teriam existido os MENSALÕES DO CONGRESSO e o de BRASILIA? E será que é melhor TERMOS APURAÇÕES e “SERMOS INFORMADOS DE QUE HOUVE CORRUPÇÃO”, como aconteceu no governo Lula nesse caso do Mensalão do congresso e ESTÁ ACONTECENDO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO nessa administração do prefeito Haddad, com esta APURAÇÃO DE CORRUPÇÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO; ou FINGIRMOS QUE NÃO HA CORRUPÇÃO nos governos do PSDB, somente porque NÃO HOUVE investigação no MENSALÃO MINEIRO, na suposta compra de voto para a reeleição do FHC, nas denuncias do metrô nos governos do Alckimin e do Serra e etc? SERÁ QUE A CORRUPÇÃO NO BRASIL SEMPRE EXISTIU, E APENAS AGORA FICAMOS SABENDO PORQUE, ALGUNS POLITICOS ESTÃO APURANDO, ou a corrupção só existe quando o PT está no poder? – O que precisamos mesmo, É COMEÇARMOS A ANOTAR, EM CADA CASO DE CORRUPÇÃO, quais os partidos de cada um dos envolvidos, para sabermos QUAL É REALMENTE O PARTIDO QUE TEM MAIS CORRUPTOS,e na eleição PELO MENOS votarmos no partido que teve menos politicos envolvidos com corrupção.

  23. Wesley disse:

    Pena que sao dois pesos e duas medidas. Moro em Minas Gerais e, o mensalao tucano mineiro virou piada entre nós. Sabemos que o PSDB tem fortes relações com poderosos da imprensa e por isso, sabemos que nunca sera julgado, pois alguns membros do STF tem ambições politicas, inclusive de chegar a presidencia e, por isso, nao querem se queimar com a imprensa, em sua grande parte, tucana.

    De qualquer forma, parabéns a Justiça por punir aquele que se julgava o partido do povo, PT.

  24. RODOLFO MARTINS disse:

    Nunca antes na história deste país foram decididas tantas ordens de prisão de condenados por corrupção. é isso agora no governo do FHC( PSDB) isso não ocorria , era engavetamento certo.

  25. Ronaldo de Oliveira disse:

    Talvez o maior de todos os escâdalos Caro Kennedy seja o das revelações da CPI do Banestado em que mais de 30 bilhoes de reais foram enviados para fora do Pais durante o periodo dos governos do PSDB e continuou no periodo de Lula(http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=467). Além disso vamos ver se por exemplo o STF validara a operação Satiagraha e caso a valide tratara com o mesmo rigor que tratou o caso do mensalão o escandalo que envolve o Banqueiro e suas relações com gente do Governo Tucano.

    Abraço

  26. Fabio disse:

    Kennedy, agora é esperar o julgamento do mensalão mineiro do PSDB, será que há interesse do MPF e do STF nisso!

  27. joao barbosa disse:

    a justiça só funciona para corrupto petista.com apoio total da midia inclusive seu kenedy.parabens estamos construindo um novo brasil.

  28. jairo disse:

    Fico feliz de ver que apesar de anos luz para haver justiça, a corrupção no pais corre a passos largos, onde milhões e bilhões são desviados a cada dia. Mas cremos que a justiça será eficaz ainda que tardia.
    Só que o mensalão de compra de apoio partidario não é a corrupção maior do pais, temos que combater o lobi do poderio economico que trama contra o estado, onde desenfreadamente vem surgindo inumeras tercerizações com a primicia que o estado ira economizar entregando a administração do bem publico nas mãos do privado. ai esta o perigo, estamos sendo enganados com essa falsa primicia….. ainda bem que o povo não se levantou a uma guerra civil, se continuarmos assim , em breve governo nenhum segurara mais a população….. pois ninguem aguentara mais ser explorado em tudo pelo o poder economico…….

  29. ATAIDE M MARCIANO disse:

    SERÁ QUE,AOS 63 ANOS DE IDADE,VEREI,FINALMENTE,ALGUM POLÍTICO “REALMENTE PRESO” PELO QUE ROUBA?
    PAGAREI PARA VER….LEVES E SOLTOS EM BELAS PRAIAS..MUITO BREVE….
    1889 DEVERIA SER ABOLIDA DA HISTÓRIA…LÁ COMEÇOU O QUE DEVERIA MELHORAR…MAS…..NADA MUDOU….NOSSA REPÚBLICA,POBRE COITADA,NASCEU DA CORRUPÇÃO….E NELA SE MANTEM………….LEIAM NOSSA HISTÓRIA!!!
    SEMPRE REPLETA DE “ESTÓRIAS DE CORRUPÇÃO”…NUNCA PUNIDAS…BUSQUEM NOS JORNAIS,REVISTAS,ETC….NÃO TEREMOS TEMPO DE VIDA PARA LER TUDO O QUE EXISTIU E EXISTE NÊSTE PAÍS EM TERMOS DE CORRUPÇÃO SEM PUNIÇÃO
    DESDE O MENOR ATÉ O MAIOR MUNICÍPIO DO PAÍS VALE A MÁXIMA(PEQUENEZ).:LEVAR VANTAGEM EM TUDO….E É SÓ O QUE QUEREM OS POLÍTICOS DE SEMPRE…..MAS VAMOS LÁ…QUEM SABE UM DIA MEUS VIVERÃO UMA PÁTRIA “LIMPA’

  30. As convicções do presidente Joaquim Barbosa, segue os princípios e edeologia do direito do seu conterrâneo Afonso Arinos de Melo Franco. A razão e o direito e uma pista unica, onde 2+2 e = a 4.

  31. Sansao Pereira de Castro disse:

    Isso não deve ser um fato isolado,mas é uma grande noticia, eu denunciei a corrupção numa Entidade publica, perseguido e demtido pela minha atitude que deveria ser normal numa pais sério, pois os homens do Brasil deveriam ter vergonha na cara e vencer trabalhando, eu não roubei,vivo bem e sou feliz, valeu a pena, avança Brasil, o povo merece.

  32. dalva barros disse:

    mas também nunca antes teve tanta corrupção….

  33. Jomar Farias disse:

    Evoluimos.
    Nunca antes nenhum governo permitiu-se ser tão investigado. Agora a Polícia Investiga e o MP denuncia. A pratica dos governos anteriores era de não permitir investigação e, caso ocorresse, a ordem era engavetar.

  34. Maria Alice disse:

    Caro Kennedy,

    Ainda faltam tantos que tenho a sensação que esses foram “oferendas para piranhas”. Explico: a sensação é a de que esses foram oferecidos às piranhas para que, enquanto elas se distraiam com esses, outros milhares atravessassem o rio. Todavia, concordo que algum dia tinha que começar a limpeza cultural.Torço para que continue.Abraço.

  35. antonio disse:

    GOSTARIA DE VER PRESO TAMBEM, OS FRAUDADORES DO PAINEL DO SENADO, OS COMPRADORES DE REELEIÇÃO, MAS NÃO DEIXA DE SER UMA BOA NOTÍCIA.
    ESPERO QUE ISSO NÃO SEJA UMA RETALIAÇÃO DO SUPREMO COM O PT.
    VAMOS VER COMO VAI SER EM SÃO PAULO, E O MENSALÃO MINEIRO, ALGUEM TEM NOTÍCIAS?

  36. Ciro Gemelli Junior disse:

    Infelizmente é mais um capítulo da Novela “Diga que vai fazer o que o povo quer, mas faça o que sua ganância mandar”. O dinheiro desviado será devolvido? A pena será cumprida em penitenciária? Será cumprida em casa?… Duvido muito que serão penas de fato, pois o crime por ele cometido não está só no desvio das verbas, mas nos homicídios causados por estes. No Brasil há um genocídio em andamento e o que é feito? Nada. Vidas tiradas e oportunidades desperdiçadas. Não, não é um bom começo para provar que em nosso país haverá JUSTIÇA tão brevemente. Simples assim!

  37. Marcus disse:

    Não é condenando inocentes que vamos mudar o país ou as pessoas. O julgamento foi de fato político o que me deixa muito preocupado, pois essa situação não se amolda ao Estado de Direito. O STF de certo não é nenhum guardião da moral; muito pelo contrário. Essa farsa um dia vai cobrar o seu preço.

  38. Antonio Carlos Ferreira disse:

    Sr.Kennedy, um ero não justifica outro, assim vemos um grupo unido por um ideal de ideal que não é para o bem de todos, ainda tenho a certeza de uma cortina de fumaça pois temos muitos acusados nenhum dinheiro reposto e presos os peixinhos e ainda pior não esta servindo de lição para os que estão chegando. Lembrando que um corrupto que desvia dinheiro para seu bolso teria sua prisão a toque de caixa, os que usa o dinheiro para alavancar PTartidos não vão presos nem recuperamos o dinheiro e é estimulante para outros que chegam.

  39. douglas disse:

    Gostaria que alguem mais esclarecido respondesse minha pergunta: o dinheiro do mensalão é publico ou privado?? o suposto dono não vai reclamar a devolução??

  40. Fausto,?Vale!
    Eso es un útil cláusula ,Nunca antes tantos foram punidos por corrupção | Blog do Kennedy,Lucío gracias , buen día
    marcas de gorras http://compra-gorras-bebe-espana.webnode.es/

  41. Ana disse:

    Tantos que são muito poucos. Alem disso, o governo deu um jeitinho pra fazer disso tudo uma piada. “PRESOS” entre aspas.

  42. julio disse:

    Cade os Picianes? Ah! É tudo pra inglês ver: logo, logo o Cabral e Garotinho e etc vão ficar solto de uma maneira ou a outra no STF pelas decadências, quem vai pra cadeia é os integrantes do povo. O Brasil não é um país sério. Mas nos USA Yourself vai testemunhar no FBI sobre o rombo da Petrobras para os acionistas! Vê que diferença! Lá ele é considerado testemunha chave, lá a coisa é séria. Sera que aos 61 anos de idade verei algum politico preso, mas preso mesmo! O pior que nós trabalhamos dando duro e eles querem prejudicar-nos na nossa aposentadoria, primeiro devolvam o dinheiro surrupiado de toda a nação (povo), e depois nós conversamos! Estão nos tratando como ESCRAVOS DOS TEMPOS MODERNOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 11:49:32