aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-10-2013, 0h17

O plano de Lula para renovar o petismo

13

Na eleição paulistana do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou com Fernando Haddad o seu projeto de renovação das lideranças petistas. Seu objetivo é ter opções para a eleição presidencial de 2018 além das tradicionais.

No ano que vem, tentará acrescentar três nomes a esse plano: Alexandre Padilha, ministro da Saúde, Gleisi Hoffmann, ministra da Casa Civil, e Lindberg Farias, senador pelo Rio de Janeiro. Os três deverão disputar, respectivamente, os governos de São Paulo, do Paraná e do Rio de Janeiro.

Lula tem se empenhado para ajudar Haddad a se sair bem na prefeitura da maior cidade do país. Foi decisiva sua ação para convencer a presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega (Fazenda) a renegociar o indexador das dívidas de Estados e municípios, o que beneficiará principalmente a capital paulista.

Na crise de junho e julho, Lula entrou em campo para corrigir o que considerou erros de Haddad, que se aliou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) para jogar duro em relação ao movimento pela queda da tarifa nos transportes públicos.

Padilha é uma aposta arriscada de Lula. Alckmin segue favorito à reeleição na disputa pelo governo de São Paulo. Nessa luta, o PMDB vai de Paulo Skaf, presidente da Fiesp. No entanto, o ex-presidente avalia que Padilha demonstrou com o “Mais Médicos” potencial para surpreender.

Mais: Padilha conquistou politicamente o PT paulista. É hábil negociador nos bastidores. Tem pontes com Eduardo Campos (PSB) e se dá bem até com Aécio Neves (PSDB). É o mais político da turma de novatos petistas.

No Rio, a crise do governo Sérgio Cabral (PMDB) abriu um espaço que não dá a Lula o direito de tentar impedir a candidatura de Lindberg Farias. Bem político como Padilha, Lindberg foi convencido por Lula a ficar no PT naquela crise dos radicais, logo no começo do primeiro mandato, quando foi votada a reforma da Previdência. O ex-presidente gosta do senador petista.

Gleisi é uma aposta compartilhada, digamos assim. Ministra da Casa Civil, ela é mais afinada com Dilma do que com Lula. Mas o ex-presidente aprovou o desempenho de Gleisi em Itaipu e na rápida passagem pelo Senado. Uma vitória da ministra na briga pelo governo do Paraná daria ao PT um Estado em que o partido sempre teve dificuldade para crescer a ponto de ser tornar a força principal.

Se vingarem as apostas, Lula acha que o PT terá um amplo leque de nomes fortes para lançar a sucessão de Dilma, caso a presidente se reeleja. Uma candidatura ao Palácio do Planalto do ex-president em 2018 é considerada, hoje, improvável por ele próprio.

Comentários
13
  1. Onda Vermelha disse:

    Kennedy

    Admiro muito seu trabalho. Entretanto, gostaria de ver uma análise mais aprofundada sua sobre os possíveis impactos do escândalo do Metrô Paulistano/CPTM nas próximas eleições em Sampa. Acredito que em São Paulo será jogado o principal “xadrez” desta eleição porque a se confirmar os atuais candidaturas postas pela primeira vez em muitos anos o estado mais poderoso do país não terá um candidato a presidência. Para que lado penderá esse grande contingente órfão? Dilma/Padilha, Aécio/Alckmin ou Eduardo/Marina?

    • Cabo Dias disse:

      Acredito que o Alkimimem e a Marina/Eduardo levarão a melhor, o PT já demonstrou que o paulista é obrigado a pagar pelas suas incompetências administrativas: Depois do governo MartaTaxa, agora vem o Haddad com esse aumento absurdo do IPTU… Se for para cobrir as contas do transporte porque não repassa esse aumento para o IPVA?…
      O GIGANTE acordou: Se temos de um lado Dilma/PT e aliados, e do outro Aécio/PSDB e aliados… Para o bem do Brasil temos MARINA SILVA/EDUARDO CAMPOS E A SOCIEDADE BRASILEIRA que quer MUDANÇAS e não aceita mais este jeito retrogrado de fazer política: DO TOMA LÁ DA CÁ para se manter no poder e a corrupção no governo do PT.

  2. Rubinho da Divinéia: Competência,Justiça e Legalidade.Para Mudar a Política: A grande vitória política do #PT!! http://rubinhodadivineia.blogspot.com/2012/10/a-grande-vitoria-politica-do-pt.html?spref=tw

    O PT tem Quadros Preparados e em preparação; Tem Militância aguerrida e apaixonada pela causa do Socialismo e está Forte e Unido para enfrentar os Desafios Vindouros. O devir não nos intimida, ao contrário, nos encoraja para seguir lutando na construção do Brasil que propusemos e o Povo Brasileiro abraçou desde 2002 e vem mantendo, Democraticamente, no Poder.

  3. Wilma Lyra disse:

    E você, Kennedy Alencar, é jornalista em favor de quem ? Não perdia um programa seu, mas agora…olharei com uma terceira visão… Apenas por curiosidade: Por quê você sempre devolve os meus textos??? Só curiosidade.

  4. Wilma Lyra disse:

    Outra coisa: meu nome e sobrenome estão com asteriscos vermelhos??? Terei sido reprovada ou estou filiada ao PT à minha revelia???
    E por quê meu comentários estão sempre “aguardando moderação” Serei assim tão IMODERADA, para o tal moderador???

  5. Clovis Ferreira Filho disse:

    Espero q o povo desta vez não se iluda com o PT , são incapazes de administrar um pais do porte do Brasil , um termômetro disto é a nossa Bolsa, IBOVESPA , caminhando para o ridículo , a mídia não divulga este fato , etc ,e caminhamos p o posso .

  6. @RRENE2013 disse:

    KENNEDY, EM 2018 O PMDB VAI DE CHAPA PRÓPRIA. O TEMER E O RAUPP JÁ AVISARAM SOBRE ISSO. MAS PRINCIPALMENTE A BASE DO PMDB TAMBÉM JÁ AVISOU.

  7. Frankito disse:

    Kennedy, faltou considerar a enrascada conjuntura do trensalão em SP e a boa colocação do Fernando Pimentel em Minas. Portanto, a conjuntura favorece tremendamente, senão o PT, ao menos o governismo (lulidilma), capaz de lograr vitória inédita no triângulo sudestino.

  8. Ricardo disse:

    Não acredito que seja desprezível o escândalo do PSDB de São Paulo no próximo pleito. Uma vitória petista em São Paulo enterraria de vez o PSDB, que anda um tanto capiongo no plano nacional. Parece que a direita brasileira está órfã. Marina tenta ser a aposta de centro direita (existe isso?) mas parece que não decola, enquanto o fraco desempenho de Aécio o descredibiliza totalmente.

  9. fernando godoy disse:

    Kennedy leio você faz tempo , gostaria de saber se é possivel ter uma copia algo assim da entrevista que você fez com o Carlos heitor cony já que você saiu do programa e logo o mesmo pode sumir do ar

    e uma outra curiosidade gostaria de um pinga fogo você respondendo as propias perguntas

    abraços

  10. FLAVIO LUIS FARIAS GARCIAS disse:

    Creio que realmente o PT tem que começar a construir algo novo, pois o que está aí posto já não representa e nem sustenta mais o discurso socialista do PT que hoje demonstra já não ser um partido de esquerda, mas um centro e não representa as necessidades do trabalhador, ao contrário tem se mostrado atuante na repressão ao trabalhador e ao povo. Por este motivo e somado as alianças desastrosa o PT perdeu demasiadamente seus militantes e hoje paga para fazer propaganda e não tem mais aqueles representantes que dariam a vida pelo partido, estas alianças, a perda de militantes e agregação de pessoas que pensam muito diferente as ideologias do PT o estão matando ideologicamente.

  11. Adriano Garcez disse:

    Kennedy, considero vc um jornalista excelente, sou seu fã, só que acho que vc deveria fazer uma entrevista com o Prefeito de Anápolis Antônio Gomide, mas creio q vc não sabe, ele é Prefeito da Terceira maior cidade de Goiás, com quase 400 mil Habitantes, e está com uma aprovação de quase 90% da população, esse seria o nome ideal para tirar o Marconi Perillo do Poder, e não Iris Rezende cujo idade já esta chegando aos 80, e é presa facil para Marconi. O Lula deveria investir mais no PT de Goiás, com a Candidatura de Gomide. Lembrando que o Prefeito da Capital Paulo Garcia também é do PT mas está enfrentando dificuldades em sua administração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-23 21:19:51