aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
23-07-2014, 17h26

O Rio antigo nas fotografias de Juan Gutierrez

Daniela Martins
Brasília

A digitalização dos acervos de museus é um acerto. Não substitui a visita presencial. Ver as peças reais é uma experiência que jamais poderá ser substituída pela tecnologia. Mas ajuda em pesquisas e torna as coleções acessíveis para quem está longe. Além disso, é uma delícia fazer esses passeios virtuais pela História.

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, disponibiliza parte das coleções em sua galeria virtual. Uma boa dica é conhecer as fotografias de Juan Gutierrez, espanhol radicado no Brasil no final do século XIX. Dono da “Photographia União”, Gutierrez foi fotógrafo oficial da Casa Imperial. Em 1893, já no período republicano, documentou as tropas que combateram na Revolta da Armada.

Também fez muitas fotografias da cidade do Rio de Janeiro. A galeria conta com 118 imagens que revelam uma cidade muito diferente da atual. É interessante ver o Pão de Açúcar emergir diretamente da Baía da Guanabara, ainda sem o bairro da Urca construído em suas encostas. Ou o Corcovado sem a estátua do Cristo Redentor. Para ver as duas séries, clique aqui.

paodeacucar

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-10 02:46:53