O sorriso bonito e calmo de Mandela
Com justiça, reconciliação e perdão são palavras associadas ao mito Nelson Mandela. Mas ele foi, sobretudo, o homem pragmático e visionário que entendeu que gestos de vingança da maioria negra contra a minoria branca não unificariam e não transformariam a África do Sul.
A história de Mandela confirma que a política é a principal arma para mudar e melhorar uma sociedade. Ele foi líder da luta armada contra o regime de segregação racial sul-africano. Ficou 27 anos presos por isso.
No entanto, a política, essa atividade tão aviltada no Brasil e no planeta nos últimos tempos, levou a África do Sul a superar o apartheid, uma das maiores vergonhas do século 20. A inteligência de Mandela venceu uma opressão odiosa.
Nas próximas horas, dias e semanas, vamos ouvir falar muito dele. Nesta noite, vale lembrar daquele sorriso bonito e calmo. Sorriso que nos ensinou muito, por ser prova e exemplo.
Prova de que ele não se quebrou, não se amargurou, não perdeu a humanidade nas quase três décadas de cárcere. Exemplo de como encarar os piores momentos, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Mandela era um homem feliz. E dividiu essa felicidade com a África do Sul e o mundo.
A notícia sobre a morte do líder africano Nelson Mandela teve, em mim, o peso igual ou maior que a notícia que nos informou sobre o buraco na camada de Ozônio. Acordei com a incomoda sensação de, SOCIALMENTE, estar mais vulnerável… Menos protegido. MANDELA FOREVER!
Morreu o homem, nasceu o mito. Viva Mandela. Viva o seu legado. Se Mandela fosse brasileiro a Globo o teria transformado num bandido terrorista. A história da Africa é um pouco parecida com a do Brasil
Se vc brasileiro, a grande mídia, e o KENNEDY entre eles, estaria dizendo que a prática política do MANDELA era baixa e corrupta, tenso se chafurdado na lama da terra comum. Como não é daqui e não ameaça interesses econômicos e corporativos, vira herói ( o que ele realmente é). Temos pessoas que se sacrificaram como ele no Brasil, em prol do país, mas aqui são bandidos, e não merecem reconhecimento.
venceu o apartheid ou mudou-o de lado?
vá viver lá e ter suas convicções.
MANDELA GRANDE HOMEM EXEMPLO DE VIDA!