aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-12-2014, 9h19

Obama dá sobrevida e saída aos irmãos Castro

Decisão deve encerrar bloqueio americano e acelerar fim de ditadura
38

Postado por: Daniela Martins

Na retomada de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, o presidente Barack Obama agiu de modo pragmático. Abriu mão da chamada “solução biológica”, que seria aguardar a morte dos irmãos Castro. Deu sobrevida política e uma saída aos irmãos Castro.

Fez isso por razões econômicas. Numa hora de recuperação da economia americana, que deseja exportar mais, faz sentido ter presença em Cuba. Essa decisão vai deixar o Congresso americano com a responsabilidade de continuar um processo elogiado globalmente e que contou com a participação decisiva do papa Francisco.

Será inevitável o fim do bloqueio comercial americano a Cuba. E também será inevitável o fim da ditadura com o progresso econômico da ilha. A mudança acontecerá sob controle de Raúl Castro, que foi mais pragmático do que o irmão, Fidel, e negociou uma concessão histórica dos Estados Unidos.

O reatamento das relações terá um efeito econômico imediato. Ainda que esteja mantido o embargo à ilha, há possibilidade de investimentos americanos nas áreas bancárias e de telecomunicações. Haverá mais entrada de dólares na economia cubana. Esse processo tende a pressionar o Congresso americano a rever o bloqueio comercial. Também vai pressionar Cuba, que hoje é uma ditadura, a realizar uma abertura política mais rápida.

Obama está tomando medidas progressistas no final do governo, contrariando o conservadorismo americano. Já realizou uma reforma migratória. Enviou ao Uruguai alguns presos de Guantánamo, cadeia em território cubano que ele prometeu fechar. E agora reata relações diplomáticas com Cuba, fazendo um aceno à America Latina. São medidas para melhorar sua fotografia histórica.

Essa decisão derruba um dos símbolos da Guerra Fria, aquela divisão do mundo entre zonas de influência dos americanos e dos russos feita logo após a Segunda Guerra Mundial. Cai um dos símbolos daquele mundo dividido entre duas potências nucleares que ameaçavam usar seus arsenais e destruir o planeta. Hoje, sobrou a divisão da península coreana como resquício daquele tempo, a divisão entre as Coréias do Sul, rica e democrática, e do Norte, pobre e ditatorial.

O Brasil, desde o governo Lula, vinha atuando para que os Estados Unidos e Cuba reatassem relações diplomáticas. Foi um dos países que apostaram que haveria uma abertura política e econômica e Cuba. E se antecipou, fazendo investimentos na ilha.

Foi acertada a decisão brasileira de financiar investimentos de empresas nacionais em Cuba. Essa decisão histórica mostra o acerto da construção do Porto de Mariel e da ampliação do aeroporto de Havana com capital brasileiro. O Brasil vai ganhar comercialmente porque sai na frente de muitos países.

Hoje, há presença econômica de europeus, chineses, canadenses e brasileiros. A ilha caribenha pode ser uma plataforma de exportação de mercadorias que tenham origem em outros produtos e serviços brasileiros. Há uma enorme proximidade política e cultural entre Brasil e Cuba. Isso dá vantagens à internacionalização de empresas brasileiras a partir de Cuba. O Brasil obteve uma vitória política, diplomática e comercial.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
38
  1. LUIZ MARDOS CAVALCANTE disse:

    SEGUINDO O QUE FEZ O BRASIL, SERIA INEVITÁVEL QUE EUA SE ABRISSEM PARA INVESTIMENTOS EM CUBA, POIS NO CAPITALISMO, O QUE VALE É O LUCRO, ASSIM COMO FOI FEITO COM IGUAIS REGIMES CHINES E VIETNAMITA. BEM FEZ O GOVERNO BRASILEIRO EM CONSTRUIR MURIEL.

  2. CBarros disse:

    Caso a Petrobras fosse uma empresa 100% privada, as chances da Graça Foster continuar no cargo seriam igual a ZERO. Essa decisão da permanencia dela sinaliza o seguinte para o mercado: Salvo decisões políticas do PT, é um bom negócio investir na Petrobrás. Ou seja: Suicídio corporativo.

  3. Walter Dworak Filho disse:

    É isso aí. América (USA) neles.

  4. É uma grande notícia e o Governo cubano precisa melhorar as condições do seu povo. O embargo americano não faz sentido pois novos mercados são necessários. Acredito que com isso termina a “fantasia” de alguns aqui no Brasil que Cuba vai exportar o seu antigo modelo para cá. Eles que vão a Cuba experimentar aquelas prais fantásticas !

  5. walter.nobre disse:

    CARO, O OBAMA ESTA SENDO OPORTUNO; PERDEU ESPAÇO PARA GOVERNAR; TIROU A CARTA DA MANGA; ESTA APROXIMAÇÃO COM CUBA, VAI TRAZER MUITOS DIVIDENDOS, AGORA E NO FUTURO PARA ELE.
    NESTE MOMENTO, EM QUE O MUNDO PRECISA VENDER; FALTA-LHES ESPAÇO, ONDE A CONCORRÊNCIA É FEROZ; AINDA MAIS PARA ELES; CUBA É TERRITÓRIO AMERICANO, E PONTO; ESTRATÉGICO MESMO.
    GRANDE JOGADA, E CERTAMENTE, NOS FAVORECERÁ, CASO NOS ACERTEMOS COM OS EUA…ESTAMOS AFASTADOS DELES, NÃO ADIANTA TER ESTREITO RELACIONAMENTO COM OS CASTROS.
    VALE AGUARDAR, O OBAMA, MARCOU SEU GOVERNO.

  6. Anafilófio disse:

    E no fim das contas financiamos um enorme porto para os Estados Unidos. Existe ironia maior?

    • Laurindo disse:

      Anafilófio, com todo respeito, mas você está muito mal informado. De acordo com o seu raciocínio, Alemanha, EUA, China e Rússia seriam países de idiotas, pois são os que mais constroem em outros países – em 2012, os norte-americanos investiram 900 bilhões no , inclusive no Brasil. Por que será?

  7. Inides disse:

    Tai uma medida que me agrada. Não se pode isolar um povo por conta de uma ou algumas pessoas. Nos tempos que vivemos não dá para Nações ficarem isoladas por conta de idealismo de um ou dois. Existem por trás disso tudo milhões de pessoas que são isoladas por mero capricho, ideologia ou religião. Se vivermos em comunhão, as guerras dificilmente aconteceriam. Vemos a Coreia do Norte sempre retalhando a vizinha Coreia do Sul, sem motivos, pois a do Sul é próspera e livre. Eu torço muito para que aconteça o que aconteceu com as duas Alemanhas. Derrubaram o muro e virou uma só.
    Esse reatamento diplomático de EUA e Cuba já estava passando da hora. É uma boa oportunidade para que outras nações com ideias ditatoriais revejam suas posições e caminhem para frente. Mostrarem que o sol nasceu para todos e que todos devemos ser livres!

  8. Elias F Supino disse:

    …concordo…

  9. Hudson disse:

    Que devaneio acerca do “acerto” do porto em Cuba… Basta lembrar que mais um porto no Brasil traria muito mais retorno que lá. Com uma deficiência estrutural digna de terceiro mundo, é um crime dizer que financiar infraestrutura em qualquer outra parte do mundo seja um acerto. Ainda mais quando o financiamento é feito sob sigilo absoluto.

  10. Michel disse:

    Estrategicamente um grande lance dos EUA, pois com maioria conservadora no congresso estadunidense, regime de miséria em todos os sentidos em Cuba há tanto tempo e com irmãos Castro no bico do corvo, estão preparando terreno pra livrar Cuba do inferno socialista e desestruturar essa esquerda psicopata e criminosa. em breve Brasil e Venezuela serão os alvos da vez, pode não ser simultaneamente, mas em breve.

  11. augusto disse:

    a sobrevida foi do Obama pra ver se salva parte do partido democrata no ano q vem…
    Ele sempre inventa alguma na vespera de eleiçoes.
    O Bush, de triste memoria, arranjava um ‘VIDEO’ fake do Osama, dois dias antes das urnas,lembra????
    Agora, o boneco da elite uolstrítica, barrako Obama, na ultima vez arranjou um ‘ataque’ ao ja defundo Osama em Abbotabd do qual nao mostrou uma foto, um enterro no mar sem uma foto das centenas de celulares q os marinheiros tinham…
    Agora, porque nao pergunta aos paises estrangeiros se querem 40 mil medicos cubanos ou preferem 400 mil soldados mercenarios estadounidenses. Manda escolher.
    Fizeram bloqueios e varias leis duras e nao deu vantagem nenhuma. Fizeram centena de atentados mas Fidel cutucava e escapou de TODOS. Incompetencia é isso ai.

  12. Gilberto Tomé disse:

    Gostaria de entender como vamos ganhar dinheiro tendo financiado ativos em Cuba com taxa de juros subsidiada ? Qual é a vantagem competitiva de ter se antecipado à abertura cubana? Qual o potencial do mercado cubano de 10 milhões de habitantes?

    • Marcos Paulo disse:

      Primeiro, vamos ganhar a possibilidade de usar o porto de Cuba como interposto para vender nossos produtos para toda a América Central, além de ter acesso como vc mesmo disse a um mercado de mais de 10 milhões de pessoas em Cuba. Segundo, o porto de Mariel fica em torno de 200 Km da Flórida, ou seja, as empresas brasileiras que atuam em Cuba e as que lá se instalarem com a abertura econômica, terão uma posição estratégica para exportar para maior economia do mundo (um mercado de mais de 300 milhões de pessoas). Terceiro, com a abertura econômica Cuba tem um grande potencial de crescimento econômico, uma vez que a população do país é inteiramente alfabetizada, tendo assim, uma vantagem competitiva (além da proximidade com os Estados Unidos) em relação a outros países da América Latina. Por fim, com essa participação na construção do porto em Cuba o Brasil reforça sua liderança política e econômica na América Latina.

    • eduardo bar disse:

      Exatamente, pois 10 milhões de suiços, noruegueses, dinamarqueses ou israelenses são ligeiramente diferentes. Mas a colonia cubana de Miami é ativa, Cuba vai receber creditos e é uma questão de pouco tempo os Castros sairem da area politica. Alan Gross, o americano que ficou 5 anos preso por ter levado uma duzia de I Phones [ que vc compra em qq casas Bahia ] e um supercelular via satelite, para grupos religiosos, dá uma boa ideia do que é Cuba. Conheço bem o sistema pois vivi dois anos debaixo dele, e familiares viveram de 10 a 40 anos debaixo dele. As mulheres usavam paninhos higienicos pois nem Modess existia. Viva la Revolucion lá e viva o mensalão, Petrobras e Maluf aqui.

      • Antonio Carlos disse:

        Prezado, você tem razão em parte.
        O regime não serve nem pra mim nem pra você.
        Não queremos ficar limitados a carros antigos, cujas peças de reposição têm que ser fabricadas (improvisadas); Não queremos morar em casas simples, sem nenhum tipo de luxo; queremos ter acesso à internet; queremos ter um maior contato com o mundo e poder viajar por ele, etc.
        Agora, pensa no miserável que mora nas favelas das grandes cidades, que não tem acesso a educação, saúde, moradia digna, que se alimenta mal, cujo filho está envolvido com drogas, cuja filha ficou grávida aos 13 anos, etc. Será que para ele Cuba seria bom, já que lá não existe droga, a saúde é excelente, todos têm escola, as moradias embora humildes são dignas, etc. ?
        O que você preferiria?

  13. Renato disse:

    A grande vantagem do Brasil poder investir em Cuba é justamente o conforto que uma ditadura oferece a quem não deseja prestar contas. Cuba é um destino perfeito para os recursos do BNDES. Tem muita gente batendo palmas, menos por questões ideológicas do que pela praticidade que a ilha Caixa-Preta oferece.

    Cuba é uma perfeita caixa-preta, que servirá de substitutivo ao esquema Petrobras, já manjado demais. Sim, Cuba será uma Suiça caribenha, mas sem a governança desta.

  14. adhemar disse:

    os coxinhas revoltados estão em toda parte,o que eles adoram é o aécioporto e o deserto da cantareira

  15. Precisamos para analisar,fazer conclusões sobre o caso Cuba estudar a historia politica e econômica de Cuba desde a entrada de Fidel Castro,o inicio do seu governo,suas atividades em varias áreas geográficas,etc..Cuba permitiu sim que a Russia colocasse ogivas nucleares em seu pais ameaçando os EUA….Houve aparentemente uma evolução…talvez seja o momento de se tentar outras atitudes politicas e econômicas…o mundo mudou e muito desde os anos 60.
    O Brasil ,BNDES,esta certo em financiar exportação de serviços efetivados por empresas brasileiras no exterior porem deve financiar de forma transparente como deve ser tratado qualquer empréstimo e com garantias,estrutura de credito que permita o reembolso…não pode ser tratado como doação,mesmo quando o empréstimo e liberado pelo BNDES para a empresa brasileira a medida que vai realizando o seu trabalho o devedor e o pais,a empresa para a qual o serviço esta sendo prestado portanto nos financiamos sim Cuba,quais garantias?Qual e a estrutura do credito?Iremos receber o reembolso?Qual sera o fluxo de dinheiro que permitira o repagamento?
    Neste momento Obama precisa reerguer a sua popularidade e somente poderá fazer isto através da área internacional e Cuba tem muitos cubanos que moram nos UEA…
    Da mesma forma o povo brasileiro permitindo que a corrupção na Petrobras não gere punição para os gestores da mesma que nada viram…porque não existia gestão…estamos dando sobrevida ao governo Dilma pois na primeira época ela foi presidente do conselho e nestes últimos anos Guido Mantega foi presidente do Conselho que ao mesmo tempo e ministro da fazendo e indicado por Dilma e mais na forma executiva Graça Foster tem sido a presidente,porem mesmo que seja somente falta de gestão e/ou incompetência todos devem se explicar e serem punidos pela demissão.
    Fazer o porto em Cuba,perder pedaço da Petrobras na Bolívia,perdoar Equador,ajudar Venezuela não e oportunismo mas sim ideologia perigosa.

    • Pasquale disse:

      Sebastião um bom comentário,acima de tudo realista.
      O problema e que o partido não nunca erra,quer dizer nunca aceita.
      Então estamos diante de um bando de fanáticos,lunáticos e ladrões que tomaram de assalto o País.

  16. Unamirim disse:

    Agora, a Comissão da Verdade, com a experiência adquirida no Brasil, poderá aplicar os conhecimentos em Cuba, onde foram assassinados pelo regime comunista mais de 17.000 cubanos, além dos atuais prisioneiros políticos.
    É de lamentar também o fechamento de mais um “MUSEU COMUNISTA”. O que vamos ensinar com exemplos práticos para nossos filhos daqui uns 20 anos?

  17. Ricardo disse:

    Belo comentário, penso da mesma forma e já ouvi vários economistas e profissionais da área que o porto foi uma jogada certa e estratégica ao Brasil. O porto é administrado por empresa brasileira. Acho que Cuba pode começara a se livrar desta ditadura e ser um belo mercado consumidor e turístico.

  18. Pasquale disse:

    Comovido fiquei ontem ouvindo a Foster falando,quer dizer justificando,quer dizer enrolando.
    Deu até pena quando disse, só estou aqui agora…cheguei as lágrimas com tanta mentira.

    • Herenergilson Catalunho disse:

      Mais uma vez tenho que repetir este comentário, pois ele será eterno.
      Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
      Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
      Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 6 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano.
      Isso quer dizer que no governo do PT a PF agiu 31,33 vezes mais que no governo do PSDB.
      É por isso que na pesquisa do Datafolha, 68% dos entrevistados consideraram o PT o partido que mais combateu a corrupção.
      Pesquisei na internet e vi que é verdade.
      Porque o PSDB impedia a PF de investigar ??????
      Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

  19. Antonio Carlos disse:

    VALE A NOTÍCIA.
    O IBGE deu hoje uma boa notícia ao país.
    Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, a percentagem de brasileiros que passam fome (o que os técnicos chamam de “insegurança alimentar grave”, um belo pleonasmo), caiu muito nos últimos quatro anos.
    Eram 6,9% em 2004, baixaram para 5,0%, em 2009 e, em 2013, são 3,2%dos brasileiros.
    Ainda assim, uma montanha de gente.
    Como, aliás, O Globo registra em sua manchete, “Mais de sete milhões de pessoas ainda passam fome no país”, sem dizer, claro, que eram mais que o dobro há alguns anos, quando seus queridos tucanos davam as cartas.
    A Folha segue na mesma toada: “A fome caiu 1,8 ponto percentual entre 2009 a 2013”, tentando induzir a população que 1,8 é quase nada.
    Curioso é que se a inflação ultrapassar o teto da meta em 0,01% a notícia é dada como se tivesse ocorrido uma catástrofe.

  20. Gessé disse:

    Ridículo. Quer dizer que para o Brasil se dar bem no comércio exterior precisa de Cuba? Além de charutos eles produzem mais médicos e o que mais o quê mesmo? E porque não reformam os portos daqui com o dinheiro que é nosso? Não acredito em nada que venha daquela ilha. Nem os americanos. Até porque o embargo continua. Se eles devolverem o dinheiro que jamais deveria ter ido para lá já ficará de bom tamanho.

  21. Mario Moraes disse:

    Esse Barack Obama é um gênio, entende tudo de comunismo, socialismo e marxismo!
    Sem Guerra, sem oposição das Organizações Internacionais, tendo o Papa como mensageiro e com alguns milhões de dólares, acabou com a mentirosa ideologia castrista e libertou o sofrido povo cubano da longa escravidão.
    Que os bons ventos do capitalismo, cheguem a América do Sul e nos libertem do populismo corrupto.
    Salve Obama! Salve o Papa! Salve o Capitalismo! Salve a democracia! Salve Cuba Livre!
    Cordialmente

  22. Bola fora do Kennedy… Os EUA já vinham isolado a muito tempo na ONU com esse embargo ridículo imposto a Cuba, em várias votações somente EUA e Israel votavam contra as resoluções que condenavam o embargo. Enquanto isso Brasil, China e Europa faziam negócios na ilha e devem se beneficiar com essa abertura.
    O Brasil principalmente pela aliança com o governo cubano e também pelo Porto de Muriel, que além de estar numa posição estratégica, receberá embarcações de turistas que devem triplicar em Cuba para turismo e busca de tratamentos médicos, ou seja, como as empresas brasileiras tem prevalência de operação no porto, empresas brasileiras vão ganhar e empregos e renda serão gerados aqui.
    Uma alfinetada para terminar: um dos gritos dos reaças na Paulista era “Vai pra Cuba”, Obama se antecipou e seguiu o conselho, e agora reaças colonizados, o presidente do céu de vocês resolveu fazer o que o governo brasileiro faz há alguns anos: ganhar dinheiro em Cuba… estão atônitos hahahaha

  23. Pedro Lago disse:

    Não entend a frase “O Brasil obteveuma vitória política e comercial”. O que o colunista quis dizer com isto ? Que o ato de Obama foi influenciado pela Diplomacia Brasileira ? Que graças a visão geopolítica de Lula é que Obama abriu os olhos e tomou esta decisão? Que frase mais sem contexto foi esta? Apolologia indireta a um governo que tem uma péssima política externa que se alia com a vanguarda do atraso latino americano?

  24. victor m r tavares disse:

    A mídia em geral propaga que os capitalistas vivem em função do dinheiro, mas após tantos anos de leitura e acompanhar o noticiário, cheguei à conclusão óbvia até demais: Quem mais idolatra o Dinheiro são os antigos Comunistas!!! Principalmente os Cubanos, que ficaram MEIO SÉCULO mamando nas Tetas da União Soviética !!! e quando a MESADA ACABOU, se viram de Pires na mão!!! Agora se voltam para o nosso Capital (NOSSO SUADO DINHEIRO QUE PAGA OS IMPOSTOS) para continuarem vivendo à custa do trabalho dos outros!!! Esses pseudo líderes não passam de parasitas e incompetentes!!!
    São enganadores. A sorte deles é que sempre encontram alguém que cai no conto do vigário.

    • FARINHADA DO MESMO SACO!!! disse:

      UM EXEMPLO DISSO QUE VOCÊ DIZ SÃO OS PSEUDO-COMUNISTAS DO BRASIL: MUITOS ESTÃO ATRELADOS A ESSE GOVERNO CORRUPTO, CORRENDO ATRÁS DE SEUS INTERESSES PESSOAIS.
      HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS UM TAL DE ALDO NÃO SEI O QUÊ, DITO DO PARTIDO DOS COMUNAS, SAIU NAS PÁGINAS DOS JORNAIS BABANDO OVO NUMA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO PAULO MALUF! DÁ PARA ENGOLIR UMA DESSA?
      EM TEMPO: LULA SEMPRE CRITICOU MALUF, OS COMUNAS SEMPRE O EXECRARAM MAS UMA COISA É CERTA: MALUF NUNCA MUDOU!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 20:40:54