aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
22-11-2014, 11h08

Obras de Aleijadinho ganham tour virtual por Congonhas do Campo

Artista barroco é celebrado no bicentenário de sua morte

Daniela Martins
Brasília

A cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, acaba de estrear na plataforma “Cidades Patrimônio”, do projeto “Era Virtual”, que há seis anos trabalha para digitalizar acervos de museus.

A cidade mineira é a primeira a ser mapeada pelo novo aplicativo. Ele permite que pessoas do mundo inteiro façam um tour completo pelo local e apreciem detalhes artísticos e arquitetônicos desse conjunto que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1985. Acesse aqui o link para fazer o passeio virtual.

O tour inclui o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que guarda algumas das mais importantes obras de Antônio Francisco Lisboa. Conhecido como Aleijadinho, ele é considerado o maior gênio da arte barroca brasileira. Lá estão as esculturas dos profetas, feitas em pedra sabão, e o conjunto de imagens sacras em tamanho natural, esculpido em madeira, que representa os doze passos da Paixão de Cristo. São obras da fase em que o artista já sofria da doença degenerativa que afetava seus movimentos.

Na semana do bicentenário do falecimento de Aleijadinho, ocorrido em 18 novembro de 1814, sua produção e sua biografia ganham merecidas celebrações. O site do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) destacou uma série de artigos e notícias sobre o valor de sua obra e sobre o contexto cultural em que viveu o mestre barroco. Vale a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 06:36:38