aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-03-2017, 9h11

Odebrecht deve inviabilizar candidatura de Aécio em 2018

Depoimento de delator ao TSE repete acusação apresentada a Janot
17

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em relação ao processo contra a chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), uma informação dada ontem pelo ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior tem, somente por ora, mais importância política do que jurídica. Segundo o depoente, a empresa deu R$ 9 milhões em caixa dois a campanhas do PSDB em 2014 a pedido do presidente do partido, o senador Aécio Neves (MG).

A informação de BJ, como é conhecido Benedicto Júnior, sinaliza que a futura quebra do sigilo das delações da Odebrecht complicará a carreira política de Aécio. O ministro relator do processo contra a chapa Dilma-Temer no TSE, Herman Benjamin, não avançou em detalhes do depoimento de BJ por considerar que a informação a respeito do tucano não tinha relação com o caso em análise.

É fato, mas, de acordo com a reportagem da “Folha de S.Paulo”, a informação teria, nas palavras do ministro, “relevância histórica”. Para o processo em análise no TSE, existe, sim, “relevância histórica”, porque o PSDB presidido por Aécio é o autor da ação que pede a anulação da chapa Dilma-Temer.

A revelação de BJ mostra que o PSDB agiu com hipocrisia ao propor essa ação e que teria usado método ilegal de arrecadação de recursos eleitorais, exatamente a acusação feita contra o PT. Ou seja, o episódio diminui ainda mais a autoridade moral dos tucanos para criticar a corrupção dos outros e desmonta as versões para encobrir a própria sujeira.

BJ e outros delatores da Odebrecht estão repetindo exatamente o que já disseram à Procuradoria Geral da República em suas colaborações premiadas. Apesar do pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que os depoimentos ao TSE fossem mantidos em sigilo, tem ocorrido um festival de vazamentos.

Diante do que disse BJ, afirmando que R$ 9 milhões via caixa dois irrigaram campanhas tucanas a pedido de Aécio, provavelmente Janot pedirá a abertura de um inquérito para investigar o presidente do PSDB, que já responde por acusação de receber propina de Furnas, uma estatal elétrica.

O presidente do PSDB, que é o principal partido aliado do governo Temer, vai se enfraquecer politicamente. Ele dificilmente conseguirá ser candidato a Presidente pelo PSDB em 2018 _o tucano disputou o Palácio do Planalto em 2014 e perdeu.

Apesar de Aécio negar irregularidades, a Lava Jato vem mostrando que políticos do PT, do PSDB e do PMDB beberam na mesma fonte da corrupção empresarial. A quebra dos sigilos das delações da Odebrecht não vai ferir apenas o PT, que já perdeu o poder, mas também peemedebistas e tucanos que derrubaram Dilma da Presidência.

*

Destinados entrelaçados

Ao escolher o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para ministro das Relações Exteriores, o presidente Michel Temer está seguindo à risca a estratégia de abraçar o Congresso Nacional a fim de aprovar as reformas da Previdência e trabalhista.

Temer até pensou num diplomata, mas diante de nova turbulência política desencadeada pelo depoimento de José Yunes, amigo dele e ex-assessor presidencial, optou por um tucano para reforçar a aliança com o PSDB numa hora difícil. Com Aloysio no Itamaraty, Temer imagina que os tucanos ficarão mais comprometidos com o governo.

PMDB e PSDB entrelaçaram seus destinos no governo Temer. Já a política externa continua em segundo plano nas prioridades do governo. É uma pena, porque o cenário internacional tem desafios enormes para que o país use uma pasta tão importante como moeda política para um assunto doméstico. Mas pesou mais, na avaliação de Temer, a governabilidade no Congresso.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
17
  1. jairo marconi disse:

    Vislumbro a pavimentação, candidatura, e eleição do Capitão Bolsonaro, pois, até que provem o contrário, é o único que tem capacidade moral para apontar o dedo na cara que qualquer outro político, até porque, até o presente momento, o seu nome (Bolsonaro) não está em nenhuma lista de corruptos/corruptores. A vingança contra os mal políticos está chegando. Bolsonaro 2018!!!!!

    • walter disse:

      Exatamente caro Jairo Marconi, hj o Jair Bolsonaro é o único que não esta envolvido na lava jato, e faz parte do moderno, e sem comprometimento…acredito sinceramente, que outros notáveis possam surgir para o bem do Brasil…não há meios de conduzir o Brasil, sem alianças políticas no congresso, o que o Jair Bolsonaro não tem; temos que acertar nas escolhas daqui p/ frente. Caro Kennedy, o Aécio já esta queimado; assemelha se ao lula de certa forma, sua rejeição só aumentou nos últimos tempos; trata se de uma “eminencia parda”, aos olhos de muitos..diria que sua candidatura, não será homologada nem pelo partido, que tem a opção do Alkimin, com melhor opção, aguardemos;nosso País precisa de novos rumos,com novos Homens.

  2. "EXIGIR, PEDIR, ACEITAR... É TUDO CRIME! QUE ESSA LADRÃOZADA VÁ LOGO PARA A CADEIA, PARA O PAÍS VOLTAR A ANDAR! disse:

    O que a Justiça tem que fazer com todos esses políticos envolvidos, é só separar o que foi crime de “concussão” ( quando funcionário público exige vantagem, dinheiro etc) ou corrupção passiva e ativa (pedir, receber, etc). Acho interessante esses políticos confirmarem que “pediram” para a campanha de outros membros do partido, ou para si próprios etc. Tanto pedir quanto exigir, aceitar, é crime!
    Não dá mais para aguentar esse STF moroso não meter logo essa cambada toda do PT, PMDB, PSDB etc na cadeia, visto que protegidos por esse maldito foro privilegiado, para que o país volte a andar. Não adianta essas reformas fajutas, feitas por um monte de suspeitos, investigados, processados, aos quais só está faltando um “ATESTADO CRIMINAL DE BANDIDOS”! Não dá mais para aguentar tanta hipocrisia, tanto “EU NÃO SABIA DE NADA… ESTÁ TUDO REGISTRADO OFICIALMENTE… EU SOU INOCENTE…”

  3. REFORMAS "VERDADEIRAS" DA PREVIDÊNCIA, TRIBUTÁRIA, POLÍTICA ETC: SÓ APÓS AS ELEIÇÕES DE 2018! disse:

    Em outros países vemos políticos admitir seus erros, ser demitidos ou se demitindo, pedindo desculpas à nação: aqui um monte de ladrões incorrigíveis, assassinos de milhares de brasileiros carentes do dinheiro que eles roubam dos cofres públicos, juram inocência! Uma vergonha! Dá nojo!
    Temer deveria, pelo menos em honra à sua longa existência, renunciar a projetos pessoais, colocando como objetivo único desse mandato tampão, levar o país até às eleições de 2018, “SEM REFORMAS FEITAS POR MAIORIA DE BANDIDOS – DEVERIA APENAS INCENTIVAR A LIMPEZA MORAL DA NAÇÃO! Reconhecer que não há como fazer reformas verdadeiras, atualmente, com tanto bandido à sua volta! Reconhecer que sabe que o povo fará uma “limpeza” no covil de ladrões que se tornou o setor político do país, nas eleições de 2018 e que, aí sim, haverá condições para as reformas verdadeiras que o país precisa: política, tributária, previdenciária etc.

  4. Jose Emílio Guedes Lages disse:

    Bacana Kennedy, voce tem demonstrado ser um jornalista muito sensato.
    O país precisa disso,além de lucidez, poesia….

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  5. Francisco Oliveira disse:

    Olha eu sou contra essa delação premiada, sou a favor do politico ladrão pegar 100 anos de cadeia e o empresário mais ladrão ainda pegar 200 anos de cadeia. Agora será que essas autoridades eleitorais e jurídicas no Brasil não sabiam que essas empresas doadores doavam porque são bonzinhos podem enganar aos chineses mais a mim não

  6. WALDECIR MONTEZUMA BASTOS disse:

    O que desanima é o fato de que na estrutura de poder do país não há um órgão ou setor de inteligência ou seja lá o que for, para intervir nessa crise, (não sei se é o termo, tendo em vista que é detectável os problemas que estão fazendo o país se estagnar e envergonhar seu povo trabalhador). Nenhum dos três poderes oferecem confiança e parecem corporativos entre si. E O POVO NÃO MOSTRA INDIGNAÇÃO, REAÇÃO …. BANALIZOU!
    SE NÃO PODEMOS CONTAR COM NINGUÉM DEVEMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E FAZER VALER O 4º PODER (TODO PODER EMANA DO POVO – A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS).
    PRECISAMOS DE PATRIOTISMO NESSA HORA E MOSTRAR QUE O FILHO SEU NÃO FOGE A LUTA.

  7. Maurício Assuero disse:

    A verdade é que está difícil achar algo político que não tenha se beneficiado de caixa dois, de propina. Aécio é um dos caras mais nojentos dessa gangue. O cara se faz passar por honesto, um cara acima do bem e do mal, vamos são antigas as citações de desvios de conduta desse hipócrita. O pior é que quando chegam os processos no STF, Gilmar Mendes manda arquivar e o cara vai ficando impune. Não é possível que isso continue acontecendo. A justiça precisa agir com celeridade. Todos nós estamos vendo os movimentos no sentido de sufocar as investigações. Ponha Gilmar Mendes e, num futuro breve, Alexandre de Morais e ninguém do PSDD/PMDB vai ser condenado a nada. No máximo sairão com uma advertência.

  8. Eugenio Barros disse:

    O “SACO” já encheu, são tantas notícias de crimes que em algum momento vamos precisar encontrar uma solução. Não serão os homens públicos deste País que irão resolver. Precisamos de idéias novas para substituir essa podridão que se instalou nos poderes, logo não temos esperança em política ou políticos.

  9. Wellington Alves disse:

    Acho engraçado que agora tem gente querendo eleições em 2018. Estão vendo as consequências de se romper com a democracia. Aquelas manifestações nas ruas já deveriam ser para pedir reformas. Não existe atalhos na democracia. Aguentem calados, classe média.

    • p/Wellington Alves: SÓ LAVA JATO E ELEIÇÕES EM 2018 RESTAURARÃO O PAÍS! disse:

      Não, senhor Wellington Alves, quem foi para as ruas exigir que a quadrilha de Lula saísse do poder, sequer admitiu políticos nas manifestações. Isso deixou claro que não queria que outra quadrilha substituísse a primeira. Só que pelas regras do jogo democrático, alguém tinha que assumir. Quem lutou para a quadrilha do PT cair, não aprova a quadrilha que se instalou junto com o Temer!Todo brasileiro com vergonha na cara enxerga que houve uma troca de “6 por meia dúzia”! Mas pode estar certo que nas eleições de 2018 essa ladrãozada do PT, PMDB, PSDB ou de qualquer outro covil de bandidos, vai ter a resposta, nas urnas, da população brasileira!Essa ladrãozada não se elegerá mais!

      • Sebastiao Canabrava disse:

        Ingenuo. Quando voces derrubaram o PT, deveriam saber quem estavam colocando. Mas, ingenuos como sao, nao viram isto. De que adiantou criar o atalho e pisar no mesmo caminho? Pior ficou, pois fragilizou a ja’ fragil democracia brasileira (veja na historia recente da republica quantos presidentes nao terminaram os mandatos: Getulio, Jango, Collor, e agora Dilma). Se o objetivo e’ trocar um governo ruim, que seja por outro melhor. Mas o que os ingenuos fizeram foi trocar (nao seis por meia duzia) o ruim pelo pessimo. Grandes otarios foram os manifestantes nas ruas com camisa da CBF (argh! Antro de desonestos) com um pato amarelo (Da Fiesp do hoje sumido Paulo Skaf, amiguissimo de Temmer). Mas quem vai pagar o pato, quem vai se lascar e’ o trabalhador, quem foi manipulado pelos quem nao aceitarem as urnas. Colocaram no poder um governo cheio de corruptos, aposentados ha’ anos com grandes vencimentos e que querem que o trabalhador trabalha por 49 anos para se aposentar. Obrigado, ingenuos.

        • Wellington Alves disse:

          Não tenho o que acrescentar. Muito fácil afirmar que “alguém tinha que assumir”. Esperasse 2018, que é o que a democracia exige e agora estão defendendo, depois de verem o tamanho do estrago.

  10. Luciano disse:

    Quero apenas parabenizar o jornalista Kennedy Alencar.
    Este Blog tem se destacado pela isenção e sobriedade na discussão dos complexos fatos políticos deste país.
    Precisamos avançar a discussão para além da simples divisão “esquerda x direita”.
    Penso que o jornalista oferece-nos uma verdadeira aula de um jornalismo realizado de forma honesta e competente.
    Sempre que posso eu divulgo aos colegas e amigos os textos deste blog.

  11. Alemay disse:

    Parabens Kennedy esse blog é de alto valor, não deixo de ler cada post.
    Sucesso.

  12. Renato disse:

    Nosso querido Brasil vai de mal a pior, olhar para um cenário político hoje é uma verdadeira tristeza, medalhões da política em um loop infinito de reeleições e candidaturas, não temos um nome em ascendência que possa nos fazer deslumbrar algum futuro para a nossa querida nação, realmente lamentável…

  13. mano disse:

    prezados: mas alguém de sã consciência e ou com grau de inteligência mediana acredita que o PSDB é um partido recheado de políticos diferenciados, que nunca utilizaram caixa 2, são éticos, são exemplo na política brasileira, são incorruptíveis, vivem e viviam para as suas mulheres como as mulheres de Atenas viviam para os guerreiros de Atenas? Ah meu Deus! que tanta hipocrisia, ou ingenuidade, ou sabedoria, ou esperteza? O que pensaram e o que pensam os milhões de brasileiros que foram as ruas pelo impeachment? São eles hipócritas, ingênuos, espertos, sábios ou………………..? Há uma infinidade de adjetivos que podem contemplar os pontinhos, mas alguns deles não podem ser escritos sob pena de não aprovação do comentário. Pra frente sempre e até a próxima! Eu te amo meu Brasil, Eu te amo, meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil = mais um refrão ingênuo e hipócrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-10 02:24:46