aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
22-08-2016, 9h17

Olimpíada surpreende positivamente; Paes é maior ganhador

No poder, Temer tira proveito; Dilma e Lula tiveram um bom papel
24

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo, as previsões mais pessimistas e as desconfianças em relação à capacidade de o Brasil sediar um evento planetário foram se dissipando. O país vive uma grave crise política e econômica. Seria natural, portanto, que houvesse uma percepção mais negativa em relação aos Jogos Olímpicos.

Esse sentimento mudou ao longo da competição. Parece agora que o Brasil realizou o mais maravilhoso dos jogos. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Foi uma Olimpíada bem-sucedida do ponto de vista da organização, da segurança e do desempenho esportivo.

Teve grandes momentos, como o ouro olímpico no futebol masculino e atletas de origem humilde e com dificuldade de obter patrocínios que tiveram suporte das Forças Armadas e de programas sociais implantados nos governos Lula e Dilma.

O presidente interino, Michel Temer, e seus ministros devem tirar proveito desse clima positivo nos próximos dias. Apesar da morte de um soldado da Força Nacional e de outros problemas pontuais, o esquema de segurança funcionou. Isso beneficia quem está no poder, apesar das vaias na abertura e de inúmeras faixas de protesto contra Temer, o que é do jogo democrático.

Detalhe importante: o governo federal deve mais satisfações sobre o grau de ameaça de acusados de planejar atos terroristas que continuam presos. A sociedade precisa saber as razões de medida tão gravosa, para que não fique aberto um precedente de uso autoritário da lei.

É justo reconhecer o papel da presidente afastada, Dilma Rousseff, que colaborou com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para a realização de grandes obras públicas, sobretudo na área de mobilidade urbana, que são bons legados para a cidade.

Também é fundamental reconhecer o papel do ex-presidente Lula, que acreditou na possibilidade de o Brasil realizar no intervalo de dois anos uma Copa e uma Olimpíada. Os Jogos Olímpicos no Rio aconteceram porque Lula se empenhou de fato na liderança da campanha brasileira perante o Comitê Olímpico Internacional.

Mas, encerrados os Jogos, a dura realidade política vai se impor e voltar a cobrar respostas do governo para a crise, sobretudo na área econômica. O Brasil melhorou a sua imagem do ponto de vista internacional, mas seus problemas políticos, econômicos e sociais continuam a merecer respostas da classe política como um todo.

*

O maior ganhador na política

Eduardo Paes é o político que mais ganha com o bom resultado dos Jogos Olímpicos. Não se concretizou aquela profecia dele próprio de que os jogos seriam uma oportunidade perdida, feita pela preocupação com o momento histórico de grave crise política e econômica.

Paes é um político que gosta de ser prefeito e que demonstra amor pelo Rio. Apesar de algumas gafes, de falar demais algumas vezes, ele se empenhou muito para a realização dos Jogos Olímpicos e soube ser um bom anfitrião, admitindo erros e buscando fazer as correções necessárias.

Ele ganha mais força política para tentar emplacar o sucessor, o deputado federal Pedro Paulo, que é o candidato do PMDB a prefeito do Rio. O arquivamento pelo Supremo Tribunal Federal de uma acusação de agressão de Pedro Paulo à ex-mulher deve fortalecê-lo politicamente, apesar de ser um fato de desgaste para a campanha.

Eduardo Paes pode, sim, sonhar em ser candidato a governador do Rio, como ele admite publicamente, ou até em disputar a Presidência pelo PMDB em 2018. A Olimpíada deu uma nacionalizada em Paes. Mas temos de aguardar a tempestade que virá com as delações de executivos da Odebrecht e da OAS negociadas no âmbito da Lava Jato para ver quais nomes da política tradicional estarão de pé em 2018.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
24
  1. Fernando Almeida disse:

    Adoro este Blog do Kennedy, não entendo porque é tão difícil ter um botão compartilhar a notícia e poder comentar algo sobre ela diretamente no Facebook. Eventualmente gosto de tirar uma frase e fazer uma citação sobre ela, um comentário.
    Mas não é possível fazer isto aqui. Tem o botão “gosto”. Não é suficiente.
    A coluna de hoje está concisa e muito correta. Apesar de não concordar em nada com o governo do PMDB, que mais uma vez chega ao poder de modo estranho, ficou claro que Eduardo Paes é grande beneficiário.
    Mas com certeza a turma tucana está muito quieta, não deram um pio sobre os jogos. No mínimo, vão dizer que o mérito de toda a Olimpíada é de seu careca ministro da Justiça. Ou do desagregador Serra. Se não puderem capitalizar votos com o evento, os tucanos irão implodir e golpear a imagem do mesmo. Como sempre fazem.

    • walter disse:

      Caro Fernando, tem razão, quem leva a “melhor”, nesta história, é o PMDB, e no caso do Paes e seus comentários infelizes menos…mas no Rio, como as opções, são todas bem “bichadas”, fazer o que…A safra de candidatos, já vem com rótulos…
      Acabei de Ler, que o nome do comitê olímpico, ficou sujo, por falta de recursos, mais uma vez, tiveram que cortar o orçamento em 1 BI…depois do PT não há mais orçamento sério, sempre estouram e pedem mais, e são atendidos; ainda bem a dilma não estava lá.Tenho muito receio, do que vem a frente, com paraolimpíada, e mais despesas, sem retorno; quem, bancará”…

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        menos parcialidade amigo. Infelizmente, irresponsabilidade fiscal é tradição pátria, e a gastança eleitoreira/partidária é característica notória dessa ala corrupta do PMDB que está no poder!!!

        digo isso há muito tempo.. um impeachment que põe Temer/Cunha/Jucá/Padilha no poder não está visando moralidade nem melhora na economia, foi puto anti-petismo!!!

        Governo Dilma sinalizava para um deficit em 2016 de 96 bi, Temer subiu isso pra 170 bi para o ano, e agora em agosto, já atingiu esse limite. . . é fato que essa é a maior farra fiscal da nossa história.

        e quantos aos governos anteriores:

        Itamar = Saldo 23,378 bi
        FHC = Déficit 9,76 bi
        Lula = Saldo 259,442 bi
        Dilma = Saldo 47,859 bi (1º governo)

  2. Mauro disse:

    Em termos esportivos e como espetáculo os jogos olimpicos do Rio, inegavelmente tiveram o sucesso desejado, embora não tenha sido o esperado devido aos atrasos nas obras e toda a improvisação de ultima hora.
    Em termos financeiros e de retorno econômico já sabemos que a Rio/2016, não foi o sucesso esperado devido aos fatores que espantaram milhares de turistas estrangeiros, quais sejam ZIKA, insegurança e até o valor estratosférico de hospedagem e isso ficou patente quando se sabe que sómente perto de 400 mil estrangeiros estiveram por aqui, quando em Londres, foram mais de 1,5 milhão.
    Não acredito que E.Paes será favorecido, pois a conta a ser paga é astronômica e em breve a falta de dinheiro vai fazer o povo carioca esquecer a beleza e a festa dos jogos.
    O Rio (estado e municipio) estão quebrados e isso vai depor contra qualquer “pai” dos jogos, pois eles são os maiores responsáveis desta aventura que em verdade nem deveria ter sido realizada.

  3. Anafilófio disse:

    As Olimpíadas e a Copa do Mundo foram um sucesso, não há dúvidas, ponto, ótimo, poderia ser um desastre, não foi, fim.
    Agora ao que interessa. Um país pobre, em crise, deveria sediar estes mega eventos mesmo sabendo que produzem apenas prejuízo? Mesmo sabendo que metade do dinheiro fica pelo meio do caminho? Mesmo sabendo que os elefantes brancos tem custo para serem mantidos e para nada servirão depois como já foi comprovado? Turismo? Sim, isso pode fomentar o turismo, mas o turismo vai salvar o país?
    Não seriam a estabilidade e o crescimento, infraestrutura e confiança qualidades melhores para atrair investimentos? Propaganda atlética? Acredito que não. E Lula não inventou o Exército, que desde sempre financiou e estimulou o esporte e os atletas olímpicos. Lula e Dilma tem responsabilidade sim por terem ajudado a trazer e realizar estes eventos no Brasil, óbvio, fazia parte da propaganda do projeto de poder petista. Responsabilidade deles para eles, para o PT.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O país espera que o “legado” não se deteriore como aconteceu com as instalações dos Jogos Panamericanos, onde prédios estão afundando.
    Quanto a Eduardo Paes, sua grande habilidade o levará a sindico de condomínio de subúrbio… no máximo !

  5. hitman disse:

    é mais um elefante branco que nós, trabalhadores ativos temos que pagar, que não participamos da festa e querem que achamos bom.

  6. Luty disse:

    Brasil surpreendeu demais nesse evento.

    Pude acompanhar não só pela TV, como também presencialmente, e a organização foi impecável.

    É claro que um detalhe ou outro não teve a atenção que merecia, o que é aceitável para um evento desta magnitude, mas no contexto geral estava tudo muito bom.

    Apesar do Brasil ter seus defeitos, é por situações assim que passamos a nos orgulhar do país em que vivemos.

    Ainda há esperança, e eu acredito fielmente nisso.

  7. walter disse:

    Caro Kennedy, prefiro acreditar que os excessos do ex presidente, não foram em vão, a dilma não capitalizou nada; infelizmente as olimpíadas, que foram muito bem obrigada, deveu-se ao excessos de cuidados a quatro mãos;haviam indícios de grande perigo…Somos vulneráveis a todos os perigos…
    O grande protagonista foi o exercito com seus oficiais é fato; por falta de investimentos e novos atletas, teríamos meia duzia de medalhas, faltou tudo, somos sim heróis por consequências.
    Quanto ao Paes, se não falasse tantas asneiras, não tivesse se comprometido, em repassar uma Fortuna para as paraolímpicos; custeando transporte a pequenos países que não podem bancar, a ida e vinda de sues atletas…”quem absurdo, sem condições”..
    Tem atitudes, como a fortuna gasta de $270 Milhões, abertura e fechamento; sinceramente, não precisavam de tanto gasto assim.

  8. Santos disse:

    Eu discordo. O que salvou tanto a Olimpíada como a Copa do Mundo foram os brasileiros que, apesar de serem MASSACRADOS diariamente pelas nossas “excelências” corruptas, conseguem receber com alegria e amizade os turistas que vem nos visitar.

    • Eurico disse:

      Concordo com sua teoria.
      As Olimpíadas foram um sucesso por que o povo brasileiro é festivo, principalmente o carioca, e não iria perder a oportunidade de curtir os gringos e o carnaval fora de época. Tirando isso, nada demais, muita propaganda da Globo e vida medíocre que continua. Ah!! Paes é um fanfarrão de quinta categoria.

  9. Marco Antonio Rodrigues disse:

    O legado que esse evento deixa, de forma bem clara, é que se os políticos realmente pensassem no Brasil, o povo estaria pronto para alavancar qualquer projeto, pois o Brasil tem a alegria e a força do povo para qualquer situação. Mostramos ao mundo que o Brasileiro não foge à luta e sabe como lutar e vencer.

  10. Sônia Ribeiro disse:

    Oi???!!! É só ver a opinião dos estrangeiros, dos seus colegas jornalistas, por exemplo; para nos certificarmos de que não foi bem assim….todos, sem exceção, reclamaram do trânsito, da falta de condições de trabalho, da comida cara e demais falhas. A abertura e o encerramento foram bonitos, porém, baratos e onde estarão os bilhões gastos?!!! Eduardo Paes foi claramente ignorado pelos cariocas e vaiado ontem no encerramento…..Aliás, Eduardo Paes deveria ter ficado calado! O povo brasileiro, por mais simples que seja, por menos educação, não é mais tão bobo como outrora. Há redes sociais que informam. As olimpíadas foram razoáveis, as obras prometidas, pra variar, não foram cumpridas e veremos em breve mais este rombo milionário e ninguém saberá o que ocorreu e cadê o dinheiro. “Cadê o dinheiro, o gato comeu e ninguém viu….” O único legado destes jogos é o povo, sempre solícito e tentando “se virar”….

  11. Wellington Alves disse:

    O país tem um potencial incrível. Exercíamos uma liderança regional e havia um projeto de sentar de igual para igual com as potências do planeta. Mas precisamos superar os interesses pessoais de políticos e manipulação da mídia. E nem digo que a mídia manipula os com pouca instrução. Manipula os “estudados”, a classe média ufanista, vergonhosa, usuária de camisa da CBF/NIKE e apoiadora do impeachment. Esses e nossa classe política são nossos atuais tumores.

    • Sônia Ribeiro disse:

      Sr. Wellington, com todo o respeito: E Alice continua a viver no país das maravilhas…..Todos, vou repetir, todos os políticos brasileiros são corruptos e querem viver na mamata….Lula, Dilma & Cia. Ltda. são os mais perniciosos e covardes – nunca se corrompeu tanto e com tamanho cinismo….
      Quanto às camisetas de marcas, se gostam e pagam com seus trabalhos dignos e honestos, não vejo mal algum. O duro é viver de sítios, triplex e demais bens “emprestados” e se ganhar tanto por “palestras” biônicas, como se fosse “expert”. #ficaadica. Todo fanatismo é burro!

      • Mauro disse:

        O erro não é manifestar-se com camiseta e de grife e sim fingir que se manifesta (recebem 35,00+lanche+transporte) com dinheiro público, ou desviado de alguma corrupção.
        Quem estava nas manifestaçoes com camiseta de grife, sabia porque estava se manifestando e o porquê da manifestação e creio que seja impossivel de afirmar o mesmo dos que estavam de camisetas vermelhas, que na sua maioria nem sabiam porque estavam lá.
        A afirmação da total ignorância dos mortadelas (grande maioria) em relação a presença em manifestaçoes, foi comprovada em entrevistas que muitos deram a orgaos de imprensa.É fato!

        • Wellington Alves disse:

          Você realmente acha que os que foram com as camisas de CBF/NIKE sabiam porque estavam ali? Não vejo os mortadelas postando em redes sociais que foram na Paulista. Os mortadelas não precisam ser vistos, não precisam ser modinha. MODINHA, é isso que essa classe média quer. Não se interessam pela política, não a entendem, defendem o impeachment porque está na moda. Despolitizados, alienados.

      • Wellington Alves disse:

        Como eu disse, ” Mas precisamos superar os interesses pessoais de políticos”. Não houve um projeto simplesmente interessado na Nação. A projeção do Brasil foi interessada em projetos de empreiteiros. Lula e cia quiseram lucrar. Não sou ignorante quanto a isso. Assim como não sou ignorante à essa classe média ufanista, sem vergonha e tola.

  12. Mauro disse:

    Embora a magia dos jogos tenha sido mantida e respeitada, a sociedade brasileira tem o dever de fazer um profundo reflexo a respeito da sanidade de se gastar o que se gastou, em detrimento das prioridades absolutas de que o pais carece.
    Tomando o exemplo de Estocolmo, capital de um pais riquissimo, que negou-se a gastar para realizar uma Olimpiada, deveriamos questionar profundamente os ideólogos dessa verdadeira festa com dinheiro público.
    Todos sabemos que pelo menos 90% dos pais e responsáveis por essa Olimpiada, queriam sómente retirar um quinhão dos bilhoes investidos, semjam empreiteiras, politicos e outros e a Lava Jato está ai para provar isso e com certeza em futuro próximo saberemos que esses que hoje julga-se favorecidos pelo sucesso do evento, são sómente usurpadores do dinheiro público.
    Lula, ministros, Eduardo Paes, Sérgio Cabral, Pezão e etc…, com certeza não são tão patrióticos quanto parecem…e o tempo provará isso!

  13. LYRA disse:

    Não vejo motivos para se afirmar que o atual prefeito do RJ irá tirar proveito dos jogos olímpicos para eleger o seu sucessor, até mesmo porque já se iniciaram algumas acusações de superfaturamentos e desvios de verbas em muitas obras que sequer já foram acabadas e, com certeza o nome dele aparecerá no rol dos beneficiados com essas verbas sujas, a exemplo de PE onde o falecido governador Eduardo 10% está envolvido até o pescoço no desvios de verbas de obras para a copa e no Ceará onde o todo honesto José Agripino e o filho, estão envolvidos nos desvios de verbas da arena construída também, para aquela copa.

  14. Claudio Diniz disse:

    A festa acabou … Ficaram as boas lembranças das OLIMPÍADAS RIO 2016 que surpreenderam positivamente … Todavia, NÃO esqueçamos as MORTES dos 2 cariocas na ciclovia panorâmica do cidade por total incompetência dos responsáveis, inclusive do Sr. Prefeito do Rio de Janeiro que por negligência ou ganância escolheu uma empreiteira de amigos para tocar a obra … Quem pagará esta dolorosa conta ? O Sr. Prefeito é o síndico do Município e, portanto, deveria responder civil e criminalmente por este triste episódio …

  15. Aristeu Tilhe disse:

    Gostaria de que o Kennedy estendesse o seu comentário aos desdobramentos do que eles chamam de “Legado Olímpico”….se isto seria um móvel pra melhorar o atendimento das necessidades mínimas do cidadão..notadamente as relacionadas à Saúde (um caos), à Educação (decepcionante em temos de gestão pública), à segurança (totalmente perdida) e ao Saneamento Básico. Meu caro Kenned, até o Collor conseguiu com que as coisas funcionassem bem quando do Evento Eco-92/Rio 92..então atrelar o êxito do evento aos políticos que mal versam a coisa pública é uma afronta a população…esta sim a grande sustentadora deste e de outros eventos tais, a Copa do Mundo e agora a Olimpíada. Sr. Kennedy, quem vai pagar a conta das Mazzelas do prefeito e principalmente do duo Lula/Dilma? Pra não ir muito longe, eles conseguiram nestes fatídicos 13 anos de gestão petista/pmdbista destruir a grandiosidade da maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo, com o seu trio roubo/corrupção/incompetência. Falem aí!

  16. marcos gentil disse:

    Eu concordo plenamente com o parecer do Kennedy.
    Em seu artigo mostrou respeito, profissionalismo e imparcialidade jornalistica ao citar os valores em participação para a realização das olimpíadas no Brasil do ex presidente Lula e da afastada presidente Dilma.
    Agora lógico o governo interino Michel Temer vai tirar proveito da situação favorável, um governo que na verdade só sabe tirar proveito, virou as costas junto com o seu partido ao governo Dilma, travou naquela oportunidade a pauta de votação de projetos e leis na câmara e no senado, todos safados e corruptos.
    O ministro chefe da casa civil, Eliseu Padilha, o qual possuem um currículo politico invejável já se manifestou quanto a reforma previdenciária sob alegação de que o Brasil não terá recursos para bancar o pagamento das aposentadorias e pensões em futuro próximo.
    Vale dizer a esse ilustre ministro que quem roubou a nação não foi o trabalhador e sim os seus pares.

  17. Stanislaw: O POVO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR A CONTA! disse:

    Tem casa de muito brasileiro em que “se come mortadela mas se arrota peru”:não há dinheiro nem para as contas básicas do mês, mas se faz festa com churrasco, cervejada e muita música – pagar a conta é problema para pensar depois!
    Na casa Brasil a Copa do mundo e Olimpíada foram duas maravilhas e os arrotos pós comilanças de peru regadas a cervejadas estão aí!
    Agora é hora de pagar a conta: com certeza não poderá ser com aumento de impostos, prejuízo aos aposentados, inflação, diminuição de verbas de saúde, educação, segurança pública e … mais desemprego, que já está na faixa de 12 milhões de desempregados!
    Seria mais do que justo uma avaliação dos setores que se beneficiaram com a festança, para que paguem a conta!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-08-17 12:41:17