aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-10-2018, 21h05

Onda de fake news eleva rejeição de Haddad no 2º turno

TSE precisa dar resposta dura a mentiras eleitorais
27

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Uma onda de fake news contra Fernando Haddad elevou a rejeição do candidato do PT à Presidência a um patamar superior ao do seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL). Segundo a primeira pesquisa de segundo turno do Ibope, realizada no fim de semana e divulgada hoje, 47% dos eleitores rejeitariam Haddad. E 35% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.

No dia 6 de outubro, véspera do primeiro turno, o Ibope mostrou que 43% dos eleitores afirmaram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. A taxa de Haddad era de 36% _7 pontos percentuais em benefício do petista. No levantamento divulgado hoje, houve uma inversão de 12 pontos a favor de Bolsonaro. A onda de fake news explica isso.

Além dos ataques associando o PT à corrupção, Haddad tem sofrido acusações de ordem pessoal que misturam preconceito, desinformação e falsidade sobre sexualidade, aborto, drogas e patrimônio.

Uma das maiores democracias ocidentais, o Brasil enfrenta nestas eleições uma onda de notícias falsas que tende a fazer o escândalo Cambridge Analytica virar fichinha _descoberta de manipulação de empresa inglesa no Facebook para ajudar Donald Trump e outros mandatários a chegar ao poder.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ameaçou esboçar uma reação nesta semana, cobrando o WhatsApp. Antes tarde do que nunca. Mas parece pouco diante do tamanho do problema.

A presidente da corte, Rosa Weber, deveria vir a público responder à evidência de uma avalanche de fake news na campanha eleitoral. Weber também deveria comentar a acusação de Bolsonaro em entrevista na quinta ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” de que suspeita de fraude na urna eletrônica no voto para presidente. Ela ainda deveria falar a respeito de atos de violência contra eleitores de esquerda, sobretudo de ataques a mulheres.

No que se refere a fake news, Bolsonaro é o candidato mais beneficiado pelas mentiras enquanto o TSE assiste a tudo de camarote.

*

Falsidade religiosa

Houve mais uma notícia falsa espalhada contra Manuela D’Ávila, vice de Haddad. Ela é cristã e católica, ao contrário do que afirmavam mentiras nas redes sociais.

*

Fragilidade policial

O indiciamento do empresário Abílio Diniz pela PF parece baseado na Teoria do Domínio do Fato. Pelo que está no inquérito do delegado federal Maurício Moscardi, há suposição de que o empresário avalizou burla do sistema de vigilância sanitária.

A Operação Trapaça é desdobramento da Carne Fraca, ação de Moscardi que se mostrou frágil e danosa à indústria de proteína animal do Brasil, afetando exportações e a imagem de uma cadeia produtiva que gera muito emprego.

*

Favoritismo eleitoral

A pesquisa Ibope divulgada hoje mostra que Bolsonaro chegou a 59% dos votos válidos contra 41% de Haddad _diferença de 18 pontos percentuais. O levantamento deve levar Bolsonaro a manter a estratégia de evitar confrontos diretos com Haddad. Se não vai a debates, Bolsonaro leva vantagem e não submete suas propostas ao contraditório.

Essa pesquisa, provavelmente, demandará reação da campanha petista. Afinal, Bolsonaro é franco favorito para ser eleito presidente em menos de duas semanas. Ouça os comentários feitos hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
27
  1. JOILSON CAMPOS DE ALMEIDA disse:

    como Brasileiro estou sem entender como na História do Brasil, um candidato a Presidente da República, pode ser eleito, sem, passar pela sabatina do debate em UM País democrático como o Brasil. com isso perdemos a oportunidade de vermos as proposta que podem melhorar nosso grande país e olhar no olho dos candidatos sem (fakes news) e termos um parecer melhor de avaliação das propostas dos mesmos. estou muito decepcionado com esse pleito, onde várias pessoas mudaram até o seu comportamento religioso, político, pessoa, e profissional e com esse fato novo, gostaria que Você como um Comentarista de Renome no Brasil, Desse sua opinião Pessoal e sem interferência Política e só Jornalista. espero resposta sincera sua porque confio no grande trabalho critico e ético que faz no Brasil.

  2. José Antônio disse:

    Também o candidato fica só falando para filósofos! Fale e mostre na TV com a linguagem que o povo entende, de forma clara. Além disso mostrar os prejuízos que o oponente causou ao trabalhador e irá causar.
    Marqueteiros ruins esses de Haddad! Um candidato com tantos defeitos e esses marqueteiros não conseguem tirar um ponto percentual.
    Passou todo o tempo e não se preocuparam com o tal Kit Gay e agora querem correr atrás do prejuízo??? Já é tarde …
    Time que joga recuado acaba levando gol. Quis fazer campanha bonita, dita “propositiva”, e se deu mal.

  3. luiz cunha disse:

    A conivência e convênicia das autoridades constituídas, colabora pra disseminar as fakes news. Procuradoria Geral Eleitoral, Tribunal Superior Eleitoral, Policia Federal e Supremo Tribunal Federal, assistem à tudo mudos, calados, quietos, apequenados, parciais e omissos. Além das fake news, ainda existe o palanque religioso, montado por pastores inescrupulosos que ao arrepio da lei, induzem seus fiéis para que votem no candidato da extrema direita.

    • antonio fernandes de matos disse:

      Na realidade não é fake news, tudo que falam mal do PT e do Haddad é a mais pura realidade, inclusive colocam filmes demonstrando os fatos, e contra os fatos não há argumentos. O Bolsonaro é uma Esperança, o PT nós já conhecemos. PTnão.

  4. Ladislau Fernandes de Souza disse:

    Frase muito bem colocada “O TSE ASSISTE TUDO DE CAMAROTE” não considero só irresponsabilidade, é mais uma prova que a “IMPARCIALIDADE” vive muito longe de nossa “JUSTIÇA” em todas as esferas.

  5. walter disse:

    Kennedy, todos os Fake News, cheiram mal e beiram a incompetência; eleitores do Bolsonaro são mais preparados; tentaram desenhar suásticas na igreja, nem desenhar o sujeito sabia; os queixosos, normalmente fogem de ocorrências, quando são criadores de pegadinhas pesadas; não digo que não ocorrem com os promotores do Capitão; por ter mais votos são menores, com maior qualificação, de forma geral…estas mudanças de cores, ausências do lula, foi a maior cabeçada já protagonizada pelo PT…quanto a Manuela, é uma piada ambulante, apela sempre, tem histórico por excessos, e por ser do PC do B…quanto ao Abilio Diniz, tem perdido o rumo, como foi o episódio do carrefour, agora com o frigorifico; não entendo sua conduta, tem mais dinheiro do que pode contar…certamente, caro, o Bolsonaro, é um fenomeno, quanto mais bate mais avança; não podemos esquecer a fragilidade do haddad, mas o lula sabia desta possibilidade desde sempre; não quis ganhar na cadeia; este cavalo é fraco e manco…

  6. Georges Christian Costaridis disse:

    Chamar esse sistema político de democracia é uma forçada de barra grande, não?

  7. JADIR disse:

    Em vídeo largamente disseminada nas redes a própria Manuela se declara atéia. Existe mentiras dos dois lados, o TSE não tem que intervir mesmo.

    • Alberto disse:

      Lembrou bem caro sr Jadir.Da mesma forma o Lula teve apoio dos evangélicos,mas o cenário mudou de lado e temos a amnésia ideológica.Cumprimentos sr.

    • Miguel Ângelo disse:

      Na boa. Os Ateus dão mais empregos a todos religiosos que os mesmo religiosos dão para qualquer um. E a Manuela é mais bonita que Mourão. Eu votaria nela. Que fiquem com o Mourão. 17 pra vocês.

  8. carlos jorge dos santos disse:

    Só existe uma chance, a TV GLOBO estampar no GLOBO REPÓRTER uma chamada tipo ‘ANTIPETISMO’, colocando como chamamento “Por que a população rejeita o PT”, assim todos os eleitores de Bolsonaro iriam assistir o programa e nesse momento se colocaria a verdade dos fatos, claro que os eleitores do Bolsonaro iriam ficar contrariados mas com certeza funcionaria para se fazer uma reflexão, não tenho dúvidas , haveria uma onda HADDAD que o levaria a vencer as eleições. FICA A SUGESTÃO.

  9. João Grilo disse:

    O presidente eleito será a mentira. Justiça do sul pra vice ?

  10. ANDRE disse:

    Esta eleição será marcada pelo histerismo politico cego, como na pintura de Bruegel, a parábola dos cegos, os eleitores caminham todos cegos para o abismo, que representa a candidatura do obtuso e sinistro Bolsonaro.

  11. Francisco Ricardo disse:

    Kennedy, concordo com o Jadir. Tem mentiras e muitas dos dois lados. É um tiroteio e se o TSE se meter vai acabar favorecendo um ou outro. Acho que na verdade o discurso de ontem do Cid Gomes em Fortaleza, apesar de eu ter ojeriza aos Ferreira Gomes, é o que o PT deveria ter considerado antes de entrar na eleição. Reconhecer de verdade seus erros, mostrar que não vai repeti-los. Mas quem está na campanha do Haddad? De que adianta falar genericamente que cometeu erros e dizer que vai nomear a mesma turma? E aquele programa de governo ideológico? Concordo em gênero, número e grau com o CID – Quem criou o Bolsonaro foi o PT com sua visão sectarista do nós contra eles, pobres contra elite, brancos contra negros, héteros contra LGBTs. Somos um único país que acreditou no PT, suas políticas e ideologias e não deu certo. Agora vamos para outro rumo para ver no que dá, mesmo eu, você e todos deste blog querendo isso ou não. Não sou contra ninguém e penso que você e as pessoas daqui também não.

  12. Caio Teixeira de Freitas Junior disse:

    Vale lembrar que Marina e Aécio foram “desconstruídos” em 2014. Aécio, a despeito de sua venalidade e duplicidade depois reveladas, foi particularmente ‘desconstruído” tendo como base o que Dilma fez a partir da sua posse em 2015, o que ela vendeu aos eleitores que seria Aécio quem faria. Tudo isso propagandeado e repercutido por uma “rede democrática” (GGN, Brasil 247, Carta Capital, etc). Sua reclamação atual é da existência de uma mídia (mídias sociais) que o PT não controla e cujo controle, no atual estágio tecnológico, implica em algo pouco diferente de censura prévia pura e simples.
    O PT está colhendo o que plantou e validou em outras eleições. Machuca e é doído ver pessoas intelectualmente consistentes como Fernando Haddad serem vítimas disso, mas esse “vale tudo” estabelecido em outras eleições pelas vítimas atuais.

  13. Alberto disse:

    Pelo visto o Cid Gomes tomou um comprimido de “fake news” e desandou a falar do PT no vídeo mostrado pela mídia.Fake news virou desculpa de incompetência até para quem,também, os produz desde outros carnavais.Fake news serão as vitimizações de uma derrota que se avizinha.

  14. Mauro Cezar evangelista disse:

    O que estar acontecendo no cenário político nos anos atuais e passados; vieram através de informações das emissoras de televisão, rádio e jornais. Informações essas: Através do ministério público de São Paulo e da polícia federal etc.. divulgando que nossos governantes e parlamentares estavam sendo investigados em envolvimentos em atos de corrupções, lavagem de dinheiro e crimes etc…que resultou nas condenações do Ex- Presidente Lula do PT ( preso), a Ex – Presidente ( Dilma do PT ) que perdeu o cargo, e o atual investigado. Assim, que o povo tomou conhecimento: Houve o despertamento, manifestações nas ruas em todo território brasileiro. Consequentemente a indignação e a revolta; os quais posicionaram contra a maioria dos candidatos Petistas. As respostas foram nas urnas. Entretanto, para a eleição do 2º turno para Presidente, estamos vendo o efeito crescente de REJEIÇÃO ao candidato Addad do PT que aproxima dos 50%.

  15. […] A coluna do jornalista destaca que “segundo a primeira pesquisa de segundo turno do Ibope, realizada no fim de semana e divulgada hoje, 47% dos eleitores rejeitariam Haddad. E 35% disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum”. […]

  16. Gustavo Paiva Guedes disse:

    Kennedy, talvez o STF não esteja agindo por estar sendo coagido, conforme indícios (ou suspeita) levantada por Carta Capital (link abaixo).

    https://www.cartacapital.com.br/revista/1025/campanha-de-haddad-recebe-alerta-sobre-vigilancia-militar-pro-bolsonaro

  17. Francisco Ricardo disse:

    Que tal essa do Haddad: “(Bolsonaro) Hoje ele recebeu apoio da Ku Klux Klan”. Tá no Twiter isso. Como já disse no comentário anterior, tem mentira dos dois lados!!!

  18. Miguel Ângelo disse:

    Sinceramente não sei o que o brasileiro quer. Criam rejeição por notícias falsas. Mas não conseguem construir valores no que se apresenta de real. Mesmo que Haddad não propusesse nada em sua campanha. Para o erário brasileiro, para o cidadão comum de classe pobre até média alta, seria melhor opção que Bolsonaro. Não existe argumentação econômica sobre o que ele diz para o IRRF. Até porque isto não vai sair para 2019, só vai entrar em vigor em 2020. Mas mesmo assim, é só aplicar a tabela, que qualquer um verá que existe tributação maior para quem ganha de 5 mil a 11,8 mil. E redução de 35% da alíquota para os salários acima de 12 mil. Quanto mais se ganha, menos tributo paga. Pensando altos salários do Governo. Maior sangria do erário pelo fim da faixa de 27,5%. Isto quebra o Brasil. Aumenta déficit de 139 bilhões. BRICS e Mercosul, fora da economia, quebra o Brasil. Previdência para se sacar pelo que vai guardar. É melhor então acabar com tudo, que economizamos custos administrativos.

  19. Miguel Ângelo disse:

    E isto não é só. O sujeito diz que a minoria serve a maioria, e se quiser sobreviver, ela tem que se submeter ao que a maioria quer, em suma. Oras, talvez as pessoas não consigam entender isto. Mas até onde se vê a maioria, se tem uma minoria. Exemplo: você é evangélico (maioria), Igreja Jesus é Coisa séria, minoria. Então acabe com a coisa séria. Você branco, maioria (não é, só exemplo), mas é analfabeto (morre), é deficiente (morre), é estrangeiro (morre), é não eleitor de Bolsonaro (morre), é feia (não é estuprada – morre). Caramba! Notícias Falsas criam juízo de valor. Mas as verdades entre linhas não te coloca a repensar seu papel diante a sociedade? Ainda acho que o correto seria Haddad, sair de fininho, deixar a briga para Gente séria, com seus defeitos, ou erros, pois todos erram. E Bolsonaro muito mais. Errou em até em nascer. E chamar o Ciro para o segundo turno. Não entendo o PT, que não soube, e não sabe fazer política. Crie uma nova situação favorável. Chame Ciro!!!!

  20. Miguel Ângelo disse:

    Diante situação quase confirmada de derrota. Onde 6 anos de governo, colocam o PSDB, MDB e o próprio PT no esquecimento, na melhor hipótese, ou como os errados e partidos que devem sumir. A união sim, para que Haddad, não com humildade, pois não precisa disto para este ato. E sim, com sobriedade sobre as questões políticas e democráticas que precisam de sustentação neste Pais. Deixe o pleito. Metade do que Bolsonaro fala, não afeta tanto ao Ciro. Boa parte da população aceita Ciro. E muitos dos votos antipetistas vão para o Ciro contra o Bolsonaro. E vou para guerra, com minhas armas vou perder o conflito, vou eu morrer na praia só porque posso por meu vizinho para comprar a briga e ganhar? Me desculpe Lula. Me desculpe PT Me desculpe Gleisi. Estão sendo mesquinhos para com o Brasil. Havendo oportunidade de renuncia. Que leve Ciro ao 2º turno. Ele já está eleito. Inteligência acima da utopia. Seria lindo. O Haddad dizer eu renuncio para um bem maior do Brasil. E apoio o Ciro. Fui!

  21. […] pelas mentiras enquanto o TSE assiste a tudo de camarote”, opinou. Por Kennedy Alencar Onda de fake news eleva rejeição de Haddad no 2º turno Uma onda de fake news contra Fernando Haddad elevou a rejeição do candidato do PT à […]

  22. Quando será que está guerra vai acabar, já estamos cansados de tantas mentiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:30:07