Opinião pública e empresários freiam irresponsabilidade do Senado
34Postado por: Daniela Martins
Diante da péssima repercussão perante a opinião pública e empresários da ação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, na volta do recesso parlamentar, o Senado recuou e parou de dar gás à chamada “pauta-bomba”.
Pela sua natureza, o Senado sempre foi uma casa revisora, um poder moderador em relação à Câmara. Portanto, atuar nesse sentido é devolver um pouco de racionalidade ao debate político e interromper essa escalada de irresponsabilidade fiscal, que él ruim para o atual governo, mas pior para o Brasil no curto, médio e longo prazo.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mudou o tom da água para o vinho. Disse ontem que o impeachment não é prioridade do Congresso e afirmou que tratar disso seria atear fogo no país. É uma atitude totalmente diferente da que vem sendo adotada por Cunha (PMDB-RJ).
É preciso lembrar que foi Renan quem devolveu a medida provisória que reduzia a desoneração de impostos e obrigou o governo a apresentar um projeto de lei. O Senado também aprovou o reajuste do Poder Judiciário, que a presidente Dilma teve de vetar.
Há uma clara inflexão dos senadores nos últimos dias, sobretudo daqueles da base de apoio em geral e do PMDB em especial.
Para agradar Renan, o governo aceitou debater uma pauta de 28 medidas, batizada de “Agenda Brasil”. Na atual crise, aceitaria debater qualquer agenda, porque qualquer socorro que venha do Congresso é bem visto pela administração Dilma.
Essa agenda tem muitos polêmicos e não há unanimidade, como idade mínima para aposentadoria e acelerar licenças ambientais. Mas é melhor dialogar a respeito disso do que votar projetos que aumentem as despesas públicas.
Também contribui para a ação de Renan uma informação de bastidor de que o inquérito em relação a ele no STF (Supremo Tribunal Federal), que apura acusações da Operação Lava Jato, está num ponto de tramitação mais atrasado do que o de Cunha, do senador Fernando Collor e de outros políticos.
A tendência é que Renan fique fora da próxima fornada de denúncias do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Só isso já dá ao peemedebista um fôlego na atual crise e o ajuda a se reaproximar do governo.
Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:
Acabou para Eduardo Cunha.
O empresariado cansou da irresponsabilidade do legislativo.
Isso mesmo. Eles preferem a irresponsabilidade do executivo!!!!!!!!!!!!
O executivo não está sendo irresponsável (como você sugere) porque o legislativo não está permitindo que o executivo trabalhe (também não permite que o país olhe pra frente).
.
As pessoas acham que o executivo é totalmente independente e “faz o que quer” (porque a eleição presidencial é a de mais destaque), mas a verdade é que são 3 poderes, e o legislativo tem trabalhado muito no decorrer deste ano para prejudicar o executivo (e de quebra, o país).
.
Quem acompanha ao vivo o trabalho dos deputados e senadores, e tem uma certa imparcialidade na análise, percebe bem isso. Quem age como torcedor de time de futebol (parece o seu caso), só faz “puxar a sardinha para o seu lado”, não importa os fatos.
.
É claro que isso não quer dizer que o governo não precisa agir diferente em vários pontos, e se já tivesse feito isso não teria todo esse desgaste.
Então me explique o porque de se financiar e acabar obras nos países vizinhos, enquanto saúde e segurança vão de mal a pior aqui no Brasil? Financiamentos esses que são feitos a revelia dos interesses do povo brasileiro, que como já mencionei estão carentes de saúde e segurança. pedaladas, mentiras, compra de votos, compra de base aliada, e por aí vai… Isso custa muito caro para o povo brasileiro, que no entender desse governo, só serve para pagar impostos, sem receber em troca o que deveria.
O que a Dilma esqueceu de dizer é que suas ações demagógicas, para ganhar eleições, é que esta nos causando tantos aumentos na conta de luz. Lembram-se quando ela e o pt obrigaram as distribuidoras a não aumentar a conta de luz. Fazendo isso, faltou investimentos das distribuidoras, isso sem falar nos desmandos na macroeconomia e gastança ‘social’, além claro da roubalheira do mensalão e do petróleo. Infelizmente, ainda tem mais coisa jogada pra debaixo do tapete, se mexerem lá, a coisa vai feder. A listar: Eletrobrás, fundos de pensão, dentre outros que depois listo mais. abra os olhos Brasil.
Esse é um dos pontos onde notadamente foi um erro do governo. Por exemplo, forçar a Petrobras a manter o preço da gasolina por alguns anos. Quando teve que aumentar os preços, o povo mal acostumado a “não ter aumento de gasolina” reclamou. Oras, o povo tem memória curta, é bem melhor aumentar “um pouco” quando há necessidade de aumentar os preços, do que esperar para aumentar tudo de uma vez. Foi um erro.
.
Um outro erro é que falta o governo cortar seus próprios gastos. Estamos em crise, então o que o governo está fazendo para “poupar dinheiro”? Já deu tempo de sobra pra dar uma satisfação à sociedade.
Eu penso que essa mudança repentina nas atitudes do Renan é porque o Janot o deixou de fora das denúncias que pesam contra ele. Ou seja, o Cunha foi denunciado porque se rebelou contra o governo, mas o Renan foi poupado porque o governo precisa do seu apoio. Assim, abre-se o balcão de negócios: isenção de denúncias e cargos no segundo e terceiro escalões, em troca de apoio.
Não tem o menor sentido o comentário. O Janot é do MPF e não do Executivo, o Governo não tem poderes sobre as ações do MPF. Tem sim sobre as da Polícia Federal, mas se fosse para manipular seria mais fácil nem ter começado a investigação, não é?
Ricardo Borges, O que vc diz não faz sentido, Como já explicou o Daniel o Governo não exerce influencia sobre o MPF, pois se exercesse livrava todos os companheiros, pelo contrário pela primeira vez o Brasil tem um MP e PF independendes . Se Renam foi poupado e Cunha acusado por ser contra o governo então me explica pq Aécio citado foi poupado ? pq Alvaro Dias citado foi poupado ? Sergio Guerra citado foi poupado ? inclusive o próprio PSDB foi poupado ? Será que eles foram poupados por ser contra o governo ?
É deprimente saber que estamos na mão de Renan Calheiros….
Tem qua acabar tudo e começar denovo.
Concordo plenamente, a situação do país é tão ruim que o que esta com o processo atrasado é o melhor aliado do governo, ou seja, o menos pior agora é o melhor, mas esta conversa aqui do blog que a população e os empresários não querem o impeachment é prematura, que tal fazer tal avaliação após o dia 16/08 quando o povo ira as ruas e dia o que quer?
Risos , o conchavo que não conseguiu com o FHC conseguiram com Renan , mas o que o governo ofereceu ? Será que seria o atraso das investigações sobre ele ?????? Assim não comprova de fato que o Procurador é submisso a Dilma e joga o jogo dela ?????
O janot é tão submissso a Dilma que poupou todos os adversários dela, não investigou, Sergio Gurerra, Aécio, Alvaro Dias, Anastasia, nem o período de FHC, será que foi por ordem da Dilma que nada disso foui investigado apesar de citados pelos delatores ?
É… parece que o Brasil está ficando cada vez mais Brasil. Chegamos a ponto de depender de um esperto – no pior sentido da palavra – o Renan, e de um obsessivo, louco-de-pedra, o Eduardo Cunha. Se os compararmos a um Alkmin, por exemplo, ficaremos estarrecidos, pois perceberemos o nível dos dois. O paradoxo é que o país é tropical, mas o sol aparece só de vez em quando.
O brasil continua cada vez mais brasil, onde já se viu um combate a corrupção onde não se prende ninguem do PSDB nem do DEM. Inclusive parece que é crime investigar pessoas desses partidos, se for do PT já é ladrão mesmo que não seja, não importa se é injusto, o que interessa é o poder
Acordo para lá, dólar para cá, e assim vão levando a vida
Esse pessoal está querendo manter seus cargos milionários a qualquer custo, mesmo que as suas ações acabem por levar o povo e o pais ao fundo do poço, se é que já não chegou.
STF, OAB, MINISTÉRIO PÚBLICO, EMPRESARIOS E O POVO TEM A OBRIGAÇÃO DE SE MOBILIZAR PARA ACABAR COM ESSA FARRA, NÃO MERECEMOS DE FORMA NENHUMA ESSA GENTE CORRUPTA E INCOMPETENTE DIRIGINDO NOSSO PAIS.
quem fez mais médicos, luz para todos, bolsa família, pronatec, prouni, fies, nos livrou do FMI, tirou milhões da miséria extrema, tirou o Brasil do mapa da fome (da ONU), recuperou o salário mínimo, pra vc esses são incompetentes. Com certeza competente é que depois de 08 anos deixou o país com inflação de 13%, juros de 24%, desemprego de 13%, e salário mínimo de R$ 200,00 e que corrupção não se investiga se arquiva (não se deixe enganar pesquise no google e comprove )
Se alguém é irresponsável não é apenas o Senado, é todo o conjunto da sociedade que elegeu isso que hoje é uma formação de quadrilha. Democracia sem instituições fortes é estado de anarquia !
Está certo que as atitudes do Cunha são meritórias de criticas, mas a pauta bomba só se fez presente por conta dos desmandos dos governos Lula e Dilma que, simplesmente, colocaram o País na pior situação financeira que teve, muito em face da corrupção sem ímpar e gastança com 39 ministérios para agasalhar apaniguados. Portanto, se o governo que a compreensão do Congresso que trata de parar de gastar, começando por reduzir indigitados Ministérios para, no máximo, doze e que acabe com os malditos cargos de confiança, visto como há funcionários públicos concursados para exercerem a gestão com a fiscalização dos setores governamentais para tanto.
“pior situação financeira” pesquise no google a pior situação nossa foi em DEZ/02 quando o PSDB foi tirado do poder nas urnas, com inflação de 13%, juros de 24%, desemprego de 13%, endividado com FMI, sem reservas cambiais, com risco brasil acima de 1000 ptos, petrobras valendo 20% do que vale hoje, sem nenhum programa social que temos hoje, privatizaram tudo mas até hoje não sabemos o que foi feito com o dinheiro das privatizações. Apesiar da crise mundial estamos bem melhores hoje
É muito nojento o ambiente político no Brasil:
Presidente na TV pedindo para não fazer o que o partido dela fez e faz o tempo todo;
Presidente do Senado trocando impunidade por apoio;
Presidente da Câmara revoltado por que está sendo investigado;
Fernando Collor se fazendo de inocente;
Lula escondido com o rabo preso;
Enquanto isso Maluf rindo de todo mundo!
Dilma faz apelo? Como assim apelo? Ela já foi presa na ditadura, ela aguenta a pressão! Aguenta firme, rainha do cangaço! A porrada tá só começando!
Cunha quer aumentar as contas do governo nesta crise só porque é contra o governo, e o povo fica em segundo plano, vamos abrir o olho por mais descontente que você possa estar com o governo não apoie os aumentos dos gastos porque quem ira pagar como sempre sera NÓS (o povo).
Exatamente isso. O dep. Eduardo Cunha se aproveita da função para retaliações e vinganças, é por isso que o correto é que uma pessoa na posição dele renuncie, porque quando isso não acontece… olha a bagunça que ele está fazendo.
Até porque a maioria da população só conhece presidente da república, tudo cai no colo do executivo. O povo elegeu deputados federais, mas “presidente da câmara” foi eleição entre eles, o povo nem sabe que existe isso (pelo menos a grande maioria).
Desculpe-me, Kennedy, mas que “opinião pública” você está se referindo? Aqueles 90% que consideram o governo ruim? ou a “opinião pública” dos 9% que consideram o governo ótimo? A pauta do Cunha retrata o desgoverno que vivemos e a verdadeira opinião pública já se cansou do “estilo PT de Governar”….
As ações da Petro,estão em liquidação 9,40.
Metade do preço do quilo da carne.
Feito histórico,o Lula fez os brasileiros otários comprarem a 26,50.
Usando o FGTS,parabéns ao PT.
Enquanto o Dirceu e cia ficaram rico,o trabalhador empobreceu.
Por que o Congresso não discute o cancelamento daquela compra absurda de US$ 5,4 bilhões em caças, o que não é prioridade nenhuma para o país na atual conjuntura??? Isso sim é que tinha que ser derrubado pelo Congresso! Com este dinheiro, o governo poderia pagar um reajuste mais digno aos aposentados que ganham acima do mínimo, não é mesmo? Contribuíram uma vida inteira, para chegar no final e serem tratados desse jeito! Como um encosto! Preferem gastar com caças do que melhorar minimamente a vida que resta daqueles que ajudaram o Brasil crescer. Isso ninguém fala. Só quem não defende que a justiça seja feita com esses aposentados, é quem não precisa disso para o futuro e está mais é pouco se importando com eles…. é ou não é verdade?? Absurdo!
Vergonha total!! Mas, o povo quer protestar somente para uma parte dos quadrilheiros, esquecendo-se ou omitindo-se em relação ao resto dos bandidos que,sem exceção, estão em todas as legendas partidárias.
Esperar o que de Renan?Preocupação com o país?Honestidade?Caráter?A diferença entre ele, Dilma e Collor é……nenhuma!!!
Que opinião pública ? essa conversa esta meio que esquisita, a maioria quer é se livrar desse governo corrupto, e na eleição se livrar dos puxa-saco do congresso, quem defende a continuidade são claramente os Petistas pagos, os sem vergonha ladrão de galinha, os come dorme.
A irresponsabilidade política de Aécio e de Cunha já está prejudicando a economia, e os empresários saltaram da barca furada da oposição. Acorda povo brasileiro. Resta ao senado assumir o papel de poder moderador diante da crise mais política do que econômica.Não queremos que o Brasil se transforme na Grécia de hoje.
o collor foi eleito pela refe globo, a dilma foi eleita apesar da rede globo. não existe comparação entre eles! quem viveu a época do pc farias, sabe q agora é a mesma roubalheira clássica de sempre e que pela primeira vez tá sendo combatida de fato. sorte a dilma ser a presidente, outros no lugar dela teriam ou se matado ou renunciado ou derrubado. ela é fodona. o tempo dirá quem é quem.
Fundo do poço…Depender de Renan mostra a que ponto chegamos…a que ponto o PT chegou para manter a governabilidade. Siga-me dia 16 os que forem brasileiros e contra a corrupção.
Entenderam que o governo acabou? Entenderam que a festa fiscal acabou?