aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-11-2014, 22h27

Oposição ainda tem dificuldade de aceitar derrota presidencial

23

Postado por: ISABELA HORTA

O senador Aécio Neves, candidato do PSDB derrotado nas eleições presidenciais, retornou nesta terça-feira à cena política. Ao chegar ao Congresso Nacional, em Brasília, disse que vai liderar um “exército a favor do Brasil”.

O tom do discurso de Aécio já era esperado. Mostra dificuldade para dialogar e para aceitar o resultado da eleição. O senador tucano afirmou que recebeu de uma “grande maioria” a missão de chefiar a oposição. Mas, ainda que por uma margem apertada, quem obteve maioria foi a presidente Dilma Rousseff.

Esse clima de guerra entre governo e oposição não é bom para petistas nem para tucanos, mas não é bom sobretudo para o país. Há temas, como reforma política, que só serão aprovados com um acordo entre governo e oposição.

Outro tema do “SBT Brasil” foi a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O governo está muito preocupado neste momento em evitar a votação de projetos que possam aumentar as despesas públicas. Uma crise entre PT e PMDB, os dois principais partidos aliados, pode facilitar a aprovação desses projetos.

E ainda há uma Operação Lava Jato no meio do caminho. Ainda não são conhecidos oficialmente os nomes dos deputados e senadores acusados de corrupção. Isso pode afetar vários partidos e mudar o cenário para a eleição da presidência da Câmara, que acontecerá em fevereiro de 2015. Antecipar essa discussão não interessa ao governo.

Confira o comentário:

Comentários
23
  1. Antonio Carlos disse:

    Prezados, eu votei na Dilma com convicção e ela se formou, em primeiro lugar, porque eu tenho por hábito buscar várias fontes de informação, tentando tirar as minhas conclusões da forma mais correta possível.
    Para isso visito este Blog e outros onde encontro opiniões de jornalistas conceituados, muitos deles que, em épocas passadas, ocuparam posições importantes nos meios de comunicação tradicionais, como a Rede Globo, revista Veja, a Folha, o Estadão e outros. Ou seja, são pessoas altamente gabaritadas e o mais importante, independentes, sem rabo preso e sem a necessidade de agradar uma editoria comprometida com a “Empresa”. Afinal, não se iludam, estas que foram citadas por mim, acima de tudo são empresas que visam lucro e o fato de serem empresas de comunicação faz com que sejam altamente perigosas, já que têm o poder de manipular a opinião pública e o fazem de forma tão bem feita que o manipulado jura que está certo e briga pelo interesse destes poderosos como se fossem interesses seus.
    Em segundo lugar, porque independentemente de opiniões, eu vejo a situação atual do povo e percebo que o nível de satisfação é muito alto. Evidentemente que existem inúmeros problemas que ainda têm que ser resolvidos, mas estamos muito melhor.
    As pessoas mais humildes tiveram acesso ao crédito e com isso passaram a ter bens que antes não tinham. Eletrodomésticos de uma maneira geral e alguns até carro. O porteiro do meu prédio tirou férias e viajou de avião para o nordeste, com mulher e dois filhos. Antes tinha que ir de ônibus e levava mais de 40 horas.
    Falar de saúde e educação é pura hipocrisia. São argumentos daqueles que querem se agarrar em alguma coisa para poder criticar. A impressão que dá é que o Brasil, antes do Lula, era uma verdadeira Dinamarca. Que tudo era uma maravilha, que os hospitais funcionavam de forma exemplar. Chega a ser ridículo.
    Quanto a educação, mesmo ainda tendo que avançar, a melhora foi significativa. Enquanto os Governos Lula e Dilma construíram 422 escolas técnicas em 12 anos, o Governo do FHC fez apenas 12, em 8 anos.
    Os que torcem contra se acham com direito de pedir a volta do regime militar, ou seja, são contra a democracia, quando esta apresenta resultados diferentes do que eles desejam. No fundo são ditadorezinhos de fundo de quintal, até porque não têm a menor noção do que é uma ditadura.
    Dizem o que querem, agridem, ofendem, pedem impeachment, mandam para Cuba/Venezuela, chamam as pessoas de comunistas, ….
    Bom, mas diante de uma oposição tão convicta eu começo a achar que o idiota sou eu. Fico me questionando, será que eu sou cego, que eu sou o iludido, que de fato eu sou um ignorante, que quero, mesmo que no subconsciente, ir para Cuba e não sei?
    Assim sendo, considerando que existem pessoas boas qualquer que seja o lado, peço, imploro, me ajudem. Necessito de algumas informações que permitam a correção do meu rumo. Seguem algumas perguntas:
    Porque motivo se alega que vivemos numa Ditadura?
    Porque motivo se alega que existe a intenção de se implantar o Comunismo, um regime político decadente, no Brasil, quais são os indícios que induzem isso?
    Porque motivo todas as vezes que alguém defende o Governo ele é mandado para Cuba?
    Porque motivo dizem que querem transformar o Brasil numa Venezuela?
    Porque motivo pedem o impeachment da Presidente eleita democraticamente, se para que isso ocorra é necessário que hajam irregularidades devidamente comprovadas? Agir de forma diferente não seria uma arbitrariedade característica das Ditaduras, que condenam sem provas e julgamentos? Não é uma contradição que aqueles que acusam o Brasil de ser uma Ditadura queiram agir desta maneira?
    Agora a pergunta final:
    Todos que são contra o governo e comentam aqui gostariam que nos próximos 4 anos o Brasil crescesse 8% ao ano, que a inflação fosse de 0,5% a.a., que a taxa de desemprego fosse de 1% a.a., que o nosso PIB fosse multiplicado por 5, que o saldo da nossa balança comercial fosse de U$20 trilhões a.a., etc, ou vão torcer contra, preferindo que o Brasil fique muito mal, para poderem continuar a criticar o Governo?
    Segundo Bertrand Russel: “O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE É QUE PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS E PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS.”

    • walter.nobre disse:

      CARO, VC DEVE TER GANHO NA LOTERIA VOTANDO NA DILMA; É CURINTIA, E VENCEU MAIS UMA…ESTA MULHER, É PIOR QUE O LULA; NÃO APRESENTOU QUALQUER PLANO, AS CONTAS ESTÃO TODAS NEGATIVAS…OBRAS SUPERFATURADAS…SERÁ REFEM OS PRÓXIMOS 4 ANOS DO PMDB…ALIÁS, O TEMER SERÁ O PRESIDENTE, NA MAIOR PARTE DO TEMPO; SERÁ QUE VC NÃO ENXERGA ISSO!!!
      NÃO HÁ VIRTUDES NO PT; SEU MAIOR “MÉRITO, FOI A EXPANSÃO DO BOLSA FAMÍLIA, MAS NÃO SE PODE CHAMAR BOLSISTA DE MÉDIA…
      QUEM SABE DE POBRE REMEDIADO…ENFIM, SE GASTA MUITO A ARRECADAÇÃO, QUE JÁ BEIRA 1.500 TRILHÕES…NÃO CONSEGUEM PAGAS AS CONTAS…SÓ DE MINISTÉRIOS SÃO 60 BILHÕES…60 CARRETAS PALETIZADAS DE DINHEIRO; E VC SE ORGULHA DE QUE???

      • Geraldo Galvão disse:

        Walter Nobre, além de chorão, você é mal educado. Escrever em CAIXA ALTA na internet, é como se estivesse gritando. Você perderam a eleição e vão ter que aguarda mais quatro anos, enfrentar o Lula, e esperar mais oito anos.

    • Daniel disse:

      Caro Antonio Carlos, que frase de perdedor essa que você coloca no final, hein?
      Percebo sua visão limitada “no que se refere” a melhorar a qualidade de vida/satisfação das pessoas. Está claro que não é distribuindo dinheiro que resolveremos os problemas. As pessoas continuarão sem emprego, com baixa educação e sem dignidade.
      Comprarão os celulares top de linha em 36x, comprarão as TVs de 50´´, as geladeiras duplex, sim comprarão. Mas continuarão refens de uma bolsa familia, vendo como alternativa para aumentar a renda colocando mais filhos no mundo.
      Alguem tem que trabalhar para pagar essa conta.
      Esse programa deseduca a população carente.
      Em maio desse ano, o bolsa familia teve reajuste de 10%, enquanto a aposentadoria 5% e a classe trabalhadora 6,5%.
      “Em ano de eleição, vamos garantir o voto”
      Não é dessa maneira que o problema será resolvido.
      As pessoas precisam trabalhar, produzir alguma coisa, fazer alguma coisa util!
      Eu não votei na Dilma pelos seguintes motivos(nada ha ver com esse negocio de ditadura, Venezuela….):
      – Lideraça fraca
      – Não tem proposta para resolver os problemas (não apresentou nenhuma)
      – Não passa confiança
      – Falou que a economia estava boa mas mandou embora o ministro da fazenda(incoerente, não?).
      – Falou para a Economista fazer Pronatec para arrumar emprego.(visão mediocre)
      – É marionete do Lula e do PMDB
      – Uma robalheira danada de baixo do nariz dela. Ou ela sabia de tudo e diz que não(ou seja, corrupta também), ou realmente não sabia(aí só reforça sua fraca liderança).

    • Shazan Dantas disse:

      Solicito autorização para compartilhar suas palavras.Concordo com tudo explicitado.

    • Karime Matta disse:

      Você realmente quer continuar a acreditar no PT ou é mais fácil permanecer na cegueira política. Não se trata de ser do PT ou do PSDB. A discussão vai mais além. A corrupção do partido que ora nos governa está chancelada para os próximos quatro anos vindouros. O seu voto e os demais outros cinquenta e poucos milhões garantirão isso.

  2. carlos disse:

    A oposição Sr são mais de 50.000.000 de brasileiros honestos e que trabalham. Não são tutelados pelo PT no cabresto da Bolsa Esmola.

    • Antonio Carlos disse:

      Estão circulando na internet 2 fotos juntas. Em uma delas aparece a senhora Sônia, que aos 11 anos teve que trabalhar numa lavoura até que sua família fosse expulsa da terra onde morava. Foi estuprada e teve um filho que perdeu por subnutrição. Nunca teve como estudar e recentemente, para não morrer de fome, passou a receber ajuda de R$120,00 do Bolsa Família.
      Na outra foto está a belíssima Maitê Proença, que desde cedo teve como se dedicar ao estudo e à dramaturgia. Filha de militar, recebe R$13.500,00 de pensão vitalícia.
      Maitê crítica Sônia e é ferrenha opositora do Bolsa Família.
      O que a Maitê recebe, assim como o que a Sônia recebe, sai dos cofres públicos e daria para tirar da miséria absoluta 100 pessoas iguais a Sonia.
      Então, quando é que os que são contra o Bolsa Família e que querem tirar os R$120,00 da Sônia, vão começar a fazer protestos para acabar com os privilégios da Maitê?
      São situações como está que fazem os opositores do Governo afirmarem com convicção que o Brasil caminha para o Comunismo, ou que é igual à Venezuela e a Cuba?

    • Tem certeza que todos são honestos? Nunca sonegaram, nem um pouquinho? Quanta hipocrisia!!!

  3. Renato Seraphim disse:

    Mr. Kennedy

    O Sr acredita no nosso sistema eletrônico de eleições com o governo manipulador que temos? Eles mudam dados do IBGE , imagine do TSE
    Qtos países utilizam esse sistema?
    Temos tecnologia suficiente? Se temos, porque não conseguimos transferir essa tecnologia para coisas mais úteis ?

    Seus comentários me deixam preocupado

    • Moacir Viana disse:

      Eu não sou o Kennedy e nem tão pouco tenho procuração, mas, mesmo assim vou me atrever a responder.
      As nossas urnas eletrônicas não são as melhores do mundo, visto que, são de 1ª geração, mas, mesmo assim, todas as irregularidades que eu vi aprontadas nesta eleição decorrem de falhas dos mesários, ou seja, falha humana. Agora, se me perguntam se podemos melhorar as urnas eletrônicas ? Eu digo que sim ! Para isto, basta adotarmos urnas eletrônicas de 2ª geração, que são aquelas que, emitem um copia do voto. que é depositado em uma urna a parte! Agora, tudo isto, tem que ser discutido, avaliado e decidido para valer na próxima eleição!!

    • sergio disse:

      E você, Renato, duvida das urnas sempre ou só quando o seu candidato é derrotado?

  4. Laurindo disse:

    No meu entender, é perfeitamente compreensível essa resistência da oposição em aceitar a derrota, pois ela significa uma humilhação p/ a pequena parcela que, há 500 anos, é dona de tudo o que há no Brasil, abaixo e acima do solo, incluindo aí, os seres humanos que não têm o mesmo DNA dessa minoria. E a humilhação é muito maior pelo fato de essa derrota, que já dura 12 anos, ter sido iniciada por alguém que estava fadado a ser mais um anônimo, um João Ninguém, um operário, meio homem livre, meio escravo, tão sem “lastro” que apesar de ter sido presidente de todos nós e deles também, é identificado, até hoje, apenas pelo apelido (uma palavra que, usualmente, substitui o nome da gente, quando se é menino pobre dos bairros periféricos). Lula é o apelido dele. Haja humilhação!

  5. Floyd disse:

    Aécio não teve votação expressiva. Grande parte de seus votos são votos úteis, anti PT. Esses votos ciganos estavam com Marina mas estariam com qualquer um, que não fosse do PT ou do PSDB. Como o 2o turno exige voto em A ou em B, aconteceu uma aglutinação, não por opção mas por força do processo. Além disso há que se considerar os votos nulos e as abstenções. O PSDB sabe muito bem disso. Alguns PSDBistas é que não estão entendendo. Contrariamente, os votos do PT foram dirigidos. Ninguem vota no PT por acaso.

    • Fernando A disse:

      Floyd, O tamanho do PSDB nestas eleições foram 33,5 dos votos, foi o que Aécio recebeu no primeiro turno e a Dilma recebeu 41,5, essa a real representação dos dois partidos. Falar um blablablá de 50 milhões, não tem sentido. Tem mais é que chorar e esperar 2018.

  6. Edivarley disse:

    Meu prezado, o Aécio Neves saiu do pleito eleitoral muito mais forte do que você imagina. Do contrário aconteceu com o PT e a Dilma que não esperava um resultado assim tão apertado e que por um triz não perdeu as eleições. Acredito que o tucano hoje será a maior expressão oposicionista política que a muito tempo não se via.

  7. gesiel disse:

    “”NÃO FOI SÓ UMA DERROTA NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL”” que a oposição à Dilma do PT sofreu, pois “””O PSDB CAIU de 8 governadores para 5 GOVERNADORES eleitos nessa eleição””” e o DEMO “””NÃO FEZ NENHUM GOVERNADOR”””. O proprio PSB do Eduardo Campos, que DEIXOU DE APOIAR A DILMA e o PT, para “”INCONSEQUENTEMENTE LANÇAR CANDIDATURA PROPRIA”” e “”INCOERENTEMENTE, resolveu apoiar no segundo turno o Aecio do PSDB, UM PARTIDO QUE NÃO PUNE A CORRUPÇÃO””, “””TAMBÉM PERDEU GOVERNADORES”””. Então, a resposta DOS ELEITORES, PRINCIPALMENTE OS MINEIROS, “””FOI CLARA ao AECIO, ao PSDB e ao DEMO”””: “””””””””””O POVO QUER EXPLICAÇÕES E PRESTAÇÃO DE CONTA DOS GOVERNANTES”””””””””. Portanto, NÃO ADIANTA o Aecio e o PSDB, QUEREREM DESVIAR O FOCO DA CORRUPÇÃO NOS SEUS GOVERNOS, para a corrupção nos governos do PT, pois O POVO ESTÁ BEM INFORMADO, QUER APURAÇÃO DE TUDO, e disse isso “”””NAS MANIFESTAÇÕES DO ANO PASSADO””””, nas quais “”””O AECIO NEVES, o FHC e o PSDB, ‘TENTARAM PEGAR CARONA’, MAS FORAM CALADOS PELOS MANIFESTANTES, que DISSERAM À ELES QUE: AS MANIFESTAÇÕES ERAM CONTRA TODOS OS PARTIDOS E TODOS OS POLITICOS””””. Portanto, O AECIO e a oposição à Dilma, JA DEVERIA TER APRENDIDO “”NAQUELA EPOCA DAS MANIFESTAÇÕES”””, que o povo “”NÃO TEM MAIS MEMORIA CURTA””, e hoje “””VOTA CONSCIENTE”””. Nessa eleição, o POVO VOTOU NA DILMA que NÃO FUGIU DAS REIVINDICAÇÕES DOS MANIFESTANTES, NÃO FUGIU DA COPA e NÃO FUGIU DAS CPIs da PETROBRAS.

  8. Pedro R disse:

    Chegou uma hora na eleição que Aécio foi abandonado por todos do partido PSDB, o partido jogou a toalha.
    ninguém mais acreditava que chegaria no segundo turno. Chegou a correr boatos que Aécio renunciaria, para disputar o governo de Minas.
    Os tucanos tinham embarcado com Marina, inclusive seu alidao Agripino Maia.
    NA PRÓXIMA ELEIÇÃO QUE OS TUCANOS NÃO ABANDONE O SEU CANDIDATO NO MEIO DA ELEIÇÀO. SÓ TEM UM CULPADO PELA DERROTA DO PSDB O PSDB.
    As urnas são as mesmas usadas em São Paulo onde Alkmin venceu em todos os municípios menos hortolândia, onde foi eleito senador José Serra. Richa foi reeleito no Parana e o senador do PSDB com as mesmas urnas.

  9. Fátima Oliveira disse:

    O Aécio teve uma votação expressiva, mas a eleita foi a Dilma, ela é a presidente. A oposição tem que ser responsável para não prejudicar a população, não atrapalhar a votação de projetos que beneficiam os brasileiros.

  10. normando leite disse:

    Kennedy, o brasil cobra uma oposição forte e séria, certamente é isto que Aécio quer! Vc lembra como era o PT na oposição? Não se conformava com nada do governo e contestava tudo, nada mais justo e correto que, a oposição atual, também assim seja, como foi o partido governista há 13 anos atrás!Faz parte do regime democrático, situação, oposição e alternância do poder!

  11. Ederaldo Manoel disse:

    Aécio promete, mais uma vez, fazer o que nunca fez: trabalhar. Se aceitarem a derrota, doerá menos. Governa quem ganha. E como escreveu Machado de Assis: “Ao vencedor, as batatas.”

  12. Deduler disse:

    Kennedy. Por favor, avisa para esse povo sem visão nenhuma, que o Aécio e o PSDB não tem tantos votos assim não. A grande maioria dos votos que o Aécio teve foram votos contra o PT e não no Aécio. Acho que o Aécio terá dificuldade para se eleger em qualquer coisa que se candidatar. Depois do fracassado governo que fez em Minas ele não se elegerá muito fácil para nada mais. E digo mais, como Mineiro, estamos querendo é que ele nos devolva a cadeira do senado para colocarmos um melhor representante lá, pois não conheço nenhum projeto que tenha apresentado a favor de Minas. Minas pede a ele. Nos devolva a cadeira do Senado. Portanto parem com essa história de que o PSDB/Aécio foram muito bem votados. Descontem os votos de rejeição ao PT e vão perceber que a votação dele não é tão grande quanto pregam.

    • Shazan Dantas disse:

      Some-se ao seu comentário o fato que os votos que ele teve no sul e principalmente em Sp foram de políticos locais e não do playb0y rejeitado em casa e no Rio de Janeiro,onde passa as ferias de 11 meses pois trabalhar não é muito a praia dele que prefere os ares e bares do Leblon…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-20 13:21:33