aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
20-10-2015, 9h40

Oposição e movimentos anti-Dilma agem com ética seletiva

Por coerência, opositores deveriam pedir renúncia ou cassação de Cunha
43

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A oposição e os movimentos da sociedade civil a favor do impeachment deverão dar hoje mais uma demonstração de que agem com ética seletiva. Com direito a foto de todos os atores, está prevista a entrega ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), do novo pedido de impeachment dos advogados Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.

Nesse novo pedido, está incluído um parecer que aponta a continuidade de pedaladas fiscais em 2015 e também a recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) para que o Congresso rejeite as contas de 2014 da administração Dilma Rousseff.

A oposição e os movimentos anti-Dilma cometem um erro político. Pegam leve com Cunha, contra quem há fartas acusações com provas documentais da Suíça. E insistem num impeachment da presidente com base num parecer que nem foi aprovado pelo TCU e numa recomendação de rejeição de contas do ano passado que não foi apreciada pelo Congresso.

Apesar de Cunha ter dito ontem que mantém o poder constitucional de decidir se dá prosseguimento ou não a um pedido de impeachment, uma ação dele nesse sentido terá a marca de manobra diversionista e de tentativa de escudo político contra as acusações do Ministério Público.

Politicamente, a foto ao lado de Cunha pegará mal para a oposição e para os movimentos que pedem a saída da presidente. Para Cunha, será bom, porque esse flerte com a oposição o ajudará na estratégia de ameaça ao governo.

Por coerência, a oposição e os movimentos que pregam a queda de Dilma também deveriam pedir a renúncia de Cunha ou a cassação do mandato do peemedebista, já que não existe impeachment contra presidente da Câmara.

*

Depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter travado o rito que Cunha havia definido para apreciar pedidos de impeachment, a oposição decidiu depositar suas fichas nesse novo pedido de Bicudo e Reale Jr.

O objetivo é contornar um argumento de Cunha, que sempre disse que não via condição técnica de viabilizar um impedimento de Dilma com atos praticados pela presidente no mandato anterior. Por isso, essa tentativa inclui o parecer apontando pedaladas em 2015. Portanto, um fato do segundo mandato.

Ontem, Cunha deixou no ar a ameaça de que poderia aceitar esse novo pedido. Mas o governo planeja recorrer ao STF se isso acontecer.

Se acatar logo o pedido, Cunha abrirá guerra com o Palácio do Planalto sem ter começado a tramitar seu processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Se decidir avaliar por mais algum tempo, medirá melhor sua chance de defesa no Conselho de Ética.

Até ontem, a tendência era Cunha esperar um tempo para dar uma resposta sobre esse pedido. Mas, como ele é audaz, convém aguardar para ver se agirá assim mesmo.

*

Dilma e Eduardo Cunha trocaram chumbo nos últimos. Da Finlândia, ela já reagiu hoje à afirmação do peemedebista de que lamentava que o governo brasileiro fosse protaganista do maior escândalo de corrupção do mundo. A presidente afirmou que o governo dela “não está envolvido em nenhum escândalo de corrupção”.

A presidente da República e o presidente da Câmara estão errados. Claro que o governo está envolvido num grave escândalo de corrupção. Mas não há corruptômetro para dizer que é o maior caso do mundo, apesar de ser óbvio que tem um tamanho colossal.

O atual governo está envolvido porque diretores da Petrobras que estavam no cargo até 2012, no primeiro mandato de Dilma, são personagens centrais do escândalo. Há acusações contra ministros e ex-ministros do governo Dilma.

Não existe uma acusação jurídica contra a presidente, mas personagens do governo e do partido têm destaque no escândalo.

A afirmação de Eduardo Cunha foi uma resposta a outro comentário da presidente, que dissera lamentar que as acusações contra o peemedebista acontecessem com um brasileiro. Cunha reagiu porque está acuado e enfraquecido politicamente. Foi um episódio de troca de chumbo entre dois políticos em dificuldade.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
43
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Essa é a praga que assola o país, ninguém tem moral para impor decência em nenhum dos 3 poderes. Estão todos corrompidos por favores, nepotismo, propinas, cargos e salários. É a Sodoma dos tempos modernos !

    • walter disse:

      A saturação, com tanta hipocrisia Maria Aparecida Ramos Tinhorão, passou a ser, o dia a dia do Brasileiro que quer um desfecho…
      Caro Kennedy, a oposição se “preserva” o direito de aguardar os desdobramentos iniciados pelo Janot, em perseguir o cunha, no mínimo o renan deveria esta junto, com retórica mais antiga.
      A grande verdade, com os ministros do supremo se antecipando; interferindo no legislativo na “mão grande”; sinalizam e confirmam, uma interferência proposital, que tem segundas intenções; se os processos no País estão todos travados; imaginem, um Judiciário assumindo o papel de gestor de crises..
      Se a dita oposição, em conjunto com a sociedade, não levantar a bandeira da moralidade; fazer as tais paralisações, a partir de Brasilia, no ouvidos destes parlamentares, nada acontecerá…
      Não podemos esquecer, o lula esta no mundo ideal; o do CAOS…

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Walter, obrigada ! Foi a melhor síntese possível do obscuro quadro dessa triste situação. Só mesmo o povo nas ruas e adentrando aos palácios para dar um basta neste CAOS.

      • Pedro disse:

        Walter, o brasileiro quer um desfecho?? Qual seria o desfecho? A deposição da única pessoa isenta de crimes nessa história toda, a presidenta? A população quer um desfecho pra chamar de seu, guardar na gaveta da história e fingir que o problema está resolvido? O cinismo não é mais só prerrogativa dos políticos, mas de um povo que pede sangue, pede a cabeça, pede o “desfecho” pra fingir que tudo o mais não vem ao caso? Que a mídia implantou nas cabecinhas de vento que só, e somente só o PT roubou, que antes do PT virgens castas governaram o Brasil, que depois do PT as virgens castas retornarão ao poder, tudo bem, mas temos massa encefálica para questionar a mídia, senso crítico e discernimento para concluirmos que isso é uma farsa! Portanto, percebe-se que a crise é de caráter, da falta de caráter dos moralistas seletivos, da mídia, dos políticos, dos corruptos de toga, e de quem os apoia, por falta de discernimento ou por má fé mesmo!

      • Eric disse:

        O problema não é a sociedade brasileira querer levantar a bandeira da moralidade… o problema é a oposição (representada por Aécio Neves, Agripino Maia, Eduardo Cunha, Ronaldo Caiado, José Serra, FHC e etc) achar que tem moral para acusar qualquer pessoa de corrupção, seja ela a Dilma ou não.
        O problema não é a sociedade buscar a moralidade na política, o problema é a sociedade adotar como referência política quem não tem moral nenhuma para criticar ninguém.

        Se algum dia aparecer alguém probo, correto e minimamente honesto, aí teremos uma oposição decente e digna de ascender ao poder… até lá a hipocrisia impera e a busca é pelo poder e nada mais que o poder.

        • Vagner disse:

          A questão é a seguinte : Prioridade , tirar a Dilma .

          • Roberto Fernandes da Silva disse:

            É muita inocência achar que num sistema presidencialista, com um pacto federalista, onde cada ente federativo tem devidamente delineado suas funções, direitos e obrigações, achar que tudo se resolverá com o afastamento da pessoa que ocupa nesse momento a cadeira da presidência, principalmente quando os seus principais algozes atendem pelos nomes de FHC, Aécio Neves, Agripino Maia, Carlos Sampaio, Paulinho da Força Sindical, Roberto Freire, etc, etc… e tendo na presidência da Câmara dos Deputados alguém que atende pelo nome de Eduardo Cunha… Querem voltar aos tempos das trevas onde havia um engavetador geral da república que não deixava que as investigações acontecessem… de que adianta ter um baixo índice de corrupção se há um alto complexo que evita que investigações aconteçam? Esse seletivismo é muito burro e seus seguidores são mais burros ainda…

    • lunardi disse:

      E agora os intelectuais da USP dizem que não tem fatos nesta gestão de Dilma e agora!!! Quando cassação de Collo estes intectuais nada falaram e foi por causa de um carro Elba!! Dilma além de mentir ,consentir com a roubalheira ,onde ela atuou so teve problemas Petrobras, energia, pac……

    • Antonio Oliveira disse:

      Maria! A oposição é seletiva porque ela sabe que a primeira
      coisa que a população brasileira deseja é a deposição imediata dessa arrogante, fraca , incompetente e aproveitadora “presidenta”. Só não vê quem não quer! A queda dos demais pilantras – e são muitos- vêm depois!

  2. wilson disse:

    Para os Brasileiros e para a economia seria melhor que os dois saíssem imediatamente, mas como são aliados PMDB e PT, então enquanto forem aliados nada irá acontecer para preservar os seus cargos e de muita gente. é só jogo de cena para mostrar para a opinião publica que estão de lados opostos. mas na verdade são aliados a muito tempo.
    Faz parte do jogo politico. O problema acho que não esta na saída deles, porque motivos para os dois se afastarem tem de sobra, acho que a chave da questão é quem iria assumir os cargos, caso forem afastados?? Existe uma grande disputa interna nos dois partidos. vamos ver até onde vai chegar esta situação.

  3. Marco Túlio Castro disse:

    Janot age com etica seletiva Kennedy. Arrebenta com Cunha e poupa Dilma, Lula e os filhos.

    • Helena/S.André SP disse:

      Janot está poupando é o Aécio. Deveria mandar investigar tudo que esse cara fez em MG. Esqueceram que o doleiro Youssef acusou Aécio de receber mensalmente 120 mil dólares de Furnas?

      • Joaquim disse:

        Helena, já passou da hora desde Janot, abrir processo contra pelo mesmos mais uns 20 políticos e de todos os partidos. Por que ele só esta atacando o Cunha? Nós queremos é ver todos atrás da grades o mais rápido possível. pois pode ter certeza que esta turma esta usando este tempo todo para esconder provas ou para sumir com o dinheiro. Se o ministério publico não tem competência para dar andamento ao caso devolva para o JUIZ MORO, urgentemente.
        E o caso Pasadena, que vergonha, por que o presidente do conselho da Petrobras não esta na cadeia????

      • Donizeti disse:

        esses coxinhas defendem a ética, mas defender o cunha e atacar a Dilma é uma burrice que ultrapassa até a hipocresia, e outra o STF não defendeu o governo porra nenhuma, ele defendeu a constituição quan impediu a manobra inconstitucional que o Cunha?PSDB/DEM/GILMAR MENDES queriam fazer

      • edson aires disse:

        o problema é que a oposição caolha, não percebeu que a eleição já acabou e ela foi derrotada. Não quero minimizar o que o PT fez no poder, mas, quem acompanha os fatos sabe que eles aprenderam com os que hoje os acusam. E mais falam de impedimento da Dilma sem sequer saber em que casos a lei permite sua aplicação. Parem de falar bobagem.

        • Marcelo disse:

          Aprenderam com os que hoje os acusam? Edson, então lhe pergunto, onde estava o PT durante o impeachment do Collor? Por acaso não estavam apoiando a saída dele e apoiando os movimentos de rua contra ele? Então fiquei na dúvida agora. Quem será que aprendeu com quem?

      • Marco Túlio Castro disse:

        Esta Mercadantica lista de furnas já foi esclarecida mas parece que os petistas continuam a acreditar que uma metira dita repetidas vezes vira verdade. Não vira não. Mesmo os livros de história alterados são revisados no futuro.

  4. antonio barbosa disse:

    E a oposição esta corretíssima uma vez que ser seletivo é selecionar as coisas que fazem parte do seu dia a dia. E nada é mais diuturno do que a bancarrota do país com este governo insano. Se Cunha é o “malvado favorito” devemos utilizá-lo para atingir os fins desejados. Por outro lado não se esqueça de que o STF, o puxadinho do planalto, tenta impedir o funcionamento da Câmara com medidas judiciais numa clara interferência de poderes. Ora quer dizer que a oposição deve ficar observando calada todo o aparelhamento do Estado funcionar? Ops, vamos por partes. Primeiro cuidamos do impeachment da “professora de ciências ocultas e indeterminadas” e depois com o nosso “malvado favorito”. Se ele sair seu substituto é poderá ser um lacaio de Lula. Não há consenso, mas ouve-se no Planalto e entre peemedebistas o nome de Miro Teixeira, ex-ministro de Lula e hoje filiado ao minúsculo Pros, do Rio. Miro (que já foi filiado antes ao PMDB, PP, PDT, PPS e PT) tem 70 anos e foi eleito pela 11ª vez em 2014. É o deputado federal em atividade com mais mandatos. Esta é a política brasileira. Jesus!!!

  5. Elizabete Gomes disse:

    É tudo tão absurdo que parece piada. São contra a Dilma, mas andam de braços dados com Cunha, um dos politicos mais corruptos que já existiu. É de dar vergonha alheia…A oposição e esses movimentos definitivamente perderam o senso do ridiculo…Bando de hipócritas!!

  6. Ataliba disse:

    Quem disse que a oposição não prega a saída de Cunha? Só p PT e a torcida esquerdista. Existem prioridades, primeiro a Dilma entra na degola e depois o Cunha. Uma coisa de cada vez. Pedir pra oposição derrubar o Cunha e apontar o dedo falando que não têm moral é tática petista pra se agarrar do que lhe sobrou de poder no Brasil.

    • Eric Guimarães disse:

      Para você ver: essa oposição é tão fraca e tão hipócrita em todos os aspectos possíveis que PRECISA do Cunha para dar continuidade ao impedimento da Dilma.
      A população já vê quem tem moral e quem não tem para falar de corrupção… PT, PMDB e PSDB não têm NENHUMA.

  7. César disse:

    Cadê o resultado das investigações dos outros personagens políticos envolvidos em corrupção e denunciados na Operação Lava Jato? Por que fatiaram a Operação Lava Jato? Por que não querem que o Juiz Sergio Moro conduza as investigações do grupo político? Por que todos os advogados dos acusados querem que as causas cheguem ao STF? Parece que ninguém teme o STF ou tem a certeza da impunidade em ultima instância.

  8. Gilson carvalho disse:

    Perderam o senso e o consenso, não existe neste pais Direita e muito menos Esquerda, em verdade o que existe são quadrilhas brigando para chegar ao poder, não estão nem ai para a população ou condição do país. Esta é a real situação do país, como conseguiremos tirar este bando de urubus deste planalto? Esta e a pergunta que não quer calar, pois o corporativismo é 99%.

  9. Paulo Henrique disse:

    Não consigo entender porque o PSDB apoia incondicionalmente o corruptocrata Cunha, se for só por que ele é a favor do impedimento de Dilma tem vários outros que podem substituir o Cunha sem prejuízo da inclinação tucana, acho vexatório e me causa estranheza…

    • Eric Guimarães disse:

      Ué… Ainda não está claro que o PSDB é da mesma linha de gestão, administração e política de Eduardo Cunha??

    • Vicente disse:

      Não é incondicionalmente. Eduardo Cunha é um aliado da oposição enquanto se comporta como oposição e enquanto condição objetiva para o impeachment, já que ele é o único que pode acolher o pedido. No momento em que, por ventura, ficar claro que Cunha esteja manobrando um acordo com o governo, certamente perderá esse apoio.

  10. Santos disse:

    Duas notícias do dia: 1)”Dilma prepara anúncio de rombo de até R$ 50 bilhões nas contas de 2015″ 2)”Cunha ataca Janot e diz que não renuncia”. Enquanto a incompetente e o pilantra não desaparecerem da vida pública e pagarem pelos seus erros, nada muda, exceto a falência do país que produz e trabalha. E ainda temos alucinados que defendem um ou outro. Isto resume nossa situação.

  11. Alzira Madeira disse:

    Oposição e seguidores, apoiadores, torcedores e todo o tipo de sem-noção, que querem arranjar qualquer jeito de interromper o governo Dilma, seja por renúncia ou qualquer motivo estapafúrdio de Impeachment, teimam em ficar cegos para o verdadeiro motivo de qualquer motivo de Impeachment não ter grandes chances de seguir em frente: A reação popular, dos movimentos sociais, de artistas, etc. No início dos movimentos pró-Impeachment, seus líderes tentaram iludir a todos de que era um movimento suprapartidário, que na verdade ninguém queria Dilma no planalto. Tentavam, com isso, convencer pessoas sem uma opinião definida, além daqueles que vão pra onde acham que a maré está levando, além de convencer eleitores de que “foram traídos”. Os eleitores conscientes clamavam por reação, como eu cansei de fazer nas Redes Sociais, chamando os líderes dos movimentos que eu tinha certeza que apoiavam Dilma. Os artistas começaram a se posicionar a favor da manutenção de Dilma na presidência, dando visibilidade a esse desejo de muitos anônimos. Os movimentos sociais se organizaram para bloquear a onda golpista. Mas os opositores fingem não saber que haverá uma reação contundente à tentativa do Impeachment, apenas já não tentam convencer ninguém de que o apoio popular que têm é sequer semelhante ao que houve na era Collor. É isso que querem? Esqueçam da possibilidade de renúncia, que ingenuamente uma parte da oposição pode almejar. Vai ser uma boa e elucidativa briga. Só espero que não haja vítimas. Dilma fica. Não vai ter golpe!

    • Elizabete Gomes disse:

      Dilma fica, não vai ter golpe. E pará com essa hipocrisia de achar que a corrupção é só no PT. Me aponte um partido, cujos integrantes tenham reputação ilibada e eu me ajoelho aos pés dele, depois pode atirar a primeira pedra!

    • Antonio Oliveira disse:

      Alzira! Quem dera “exércitos” de pão com mortadela e 35 reais se revoltassem! Não tenha ilusão com esse povo, pois a única realidade é que a maioria esmagadora da população brasileira não suporta mais essa fraca, arrogante e incompetente “presidenta”! Já pensou na morte de milhares de crianças que ocorrerão nas famílias dos 2 milhões de desempregados previstos para 2016? Ninguém esquece essa idiota ficando em hotel de 35 mil reais a diária na Itália e ainda levar junto 52 “cumpanheiros boquinhas” na delegação!

  12. Rodrigo disse:

    O senhor também.

  13. Daniel disse:

    Kennedy, desisti.
    Ja comentei muito no seu blog… mas nao tenho mais esperanca a curto prazo.
    Enquanto nao sair a Incompetência(Dilma) e o Oportunista(Cunha), nao da pra voltar a conversar.
    Para o bem do Brasil, peçam pra sair.

    • Joaquim disse:

      Daniel, o pior que tem que sai muita gente e não os políticos. Que tal um lei de quem for pego usufruindo de programas governamentais sem ter direto ficará sem poder votar durante umas dez eleições????
      Peguemos a cidade de Nova Ponte, uma cidade na região mais rica de minas, tinha cerca de 10% dos benefícios do BF concedidos errados inclusive funcionários públicos recebendo. Agora vejamos Ilhéus, outra cidade rica e não esta no sertão, mais de 7.000 benefícios do BF fraudados inclusive 1200 funcionários públicos.
      Ou seja, em apenas duas cidades, que não são pobres, temos 8000 famílias vendendo o seu voto, por um beneficio do BF.
      Agora pergunto: Este tipo de gente merece votar???? Este tipo de gente é igual ou pior de os Cunhas, os Malufs e Dilmas???
      Este tipo de gente merece ser chamada de cidadão???
      Daniel este é o nosso povo, creio que teremos de sofrer muito ainda.

  14. Alberto disse:

    Ética seletiva? A hoje situação utilizou a mesma ética seletiva quando oposição.É o bumerangue político,a amnésia do feito.É assim que funciona e sempre funcionou a política na terra brasilis.
    O ruim é que quem não pariu Mateus,também, o irá balançar.

  15. Idalma disse:

    Por falar em seletividade, e o Aecim inFURNADO, O Anastasia, o Aluisio Nunes 3oo mil, Agripino Maia, o Ronaldo Caiado que foi denunciado por Demóstenes Torres e, pasmem, todos, inclusive a grande mídia, se fingem de mortos para os seus desmandos e falcatruas???? Perguntar não ofende, né!

  16. Marcelo Guerra de Figueiredo disse:

    Lula, Dilma e o PT, são o cancer do Brasil, temos que estirpar esse cancer…

    • pedro disse:

      Grande oncologista, o Sr. Marcelo já deu o diagnóstico cancerígeno a respeito dos três por ele citados. Concordo. Mas, nosso grande médico esqueceu-se de citar as metáteses: FHC, PSDB e a turma do terceiro turno. A crítica, para ser justa, tem que apontar todos e não apenas aquele de quem não se gosta.

  17. alvaro disse:

    Esse Eduardo Cunha de que fala a matéria e a quem a oposição planeja entregar um pedido de impedimento da presidenta Dilma é aquele que está sendo acusado de receber propina, de sonegação fiscal e de evasão de divisas? Não pode ser, deve ser algum engano. Um homônimo talvez.

  18. Robson disse:

    Cheios de Maus Caráter, Aqueles que Defendem o Impeachment da Dilma e que Apóiam o Cunha, Que Falam Mal do PT, e Votaram no Aécio aquele que comprou Aeroporto com dinheiro Publico e deu para sua FAmilia, Aquele que fez mais de 140 viagens para sua Casa de Veraneio no RJ com dinheiro Publico. Que moral tem essas pessoas para pedir o Impeachment. Não adianta quererem ganhar no TApetão. Dilma foi eleita democraticamente com 54 milhões de votos , auditados até recentemente pelo próprio PSDB, e Essa Maioria quer ela no Poder. e só pelo Voto será tirada.

  19. Elaine disse:

    Caro Kennedy, mais uma vez sou obrigada a discordar da sua análise. Vamos à luz dos fatos:
    Em primeiro lugar, a oposição não tem autoridade moral e nem coerência para levar adiante qualquer processo contra a presidente.
    Segundo, não há sequer uma única denuncia formal contra ela.
    Terceiro, a fragilidade do Governo está na economia, com os indicadores econômicos ruins, não tem base aliada disposta a ajudar o Governo Dilma. Simples assim.

  20. Marcelo Salino disse:

    Interessante, não há ética em defender a permanência de Cunha, tanto quanto não há ética em defender a permanência de Dilma. Então porque a esquerda seletiva não apoia a saída dos dois? Defender a permanência de Dilma, mesmo após ela e o partido assumirem as mentiras contadas durante o processo eleitoral não é ser seletivo? Ora, para mim a esquerda só terá dignidade quando tiver um peso e uma medida para todos. Se é ética que está em jogo, então que saiam os dois.

  21. AÉCIO DINIZ ALMEIDA disse:

    Enquanto o capitalismo financeiro prevalecer no mundo, a corrupção jamais será reduzida em nenhum país.

  22. J K disse:

    A P F prendeu hoje no litoral do Nordeste 2 estrangeiros suspeitos de tráfico internacional de drogas num veleiro que eles tripulavam e seguia da Costa do Recife para África e na altura de Fernando de Noronha passou a rumar em direção a Europa. A embarcação foi interceptada e solicitada a voltar a costa de Pernambuco entretanto pelo caminho um incêndio a bordo considerado uma explosao dos motores naufragou a embarcação. Os suspeitos foram levá-los para o Recife onde receberam voz de prisão. A capitania tenta resgatar o naufrágio pois suspeita-se que grande quantidade de entorpecente estava sendo transportada.
    Essa notícia para mim do Brasil que funciona é muito mais importante do que qualquer uma outra que mostra o desserviço que os parasitas da Nação produzam com seus desmandos.
    Coincidentemente, hoje a web teve uma atividade hostil contra a PR muito menor que nos outros dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 20:28:04