aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
28-04-2016, 9h13

Oposição radical a Temer seria erro do PT

Partido não pode agir como no anos 90, pois está há 13 anos no poder
76

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Pelos sinais emitidos até agora, o PT sugere a adoção de uma oposição radical ao provável governo de Michel Temer. Se confirmado esse caminho, será um erro político.

O PT está no poder há treze anos. Apesar de Dilma Rousseff ter feito um governo ruim, o balanço desse período é mais positivo do que negativo, sobretudo por mostrar que foi possível abrir espaço no orçamento público para atender às demandas dos mais pobres.

Portanto, são preocupantes esses sinais de que o PT se comportará como se estivesse fazendo oposição nos anos 80 e 90, contra tudo o que propõe o governo.

Não pode agir como o PSOL, que não passou pelo poder. O PT não pode se comportar dessa maneira, sob pena de perder a liderança no campo político da esquerda e da centro-esquerda. Seria a ida para o gueto político.

O partido deveria fazer uma oposição propositiva ao governo Temer, analisando suas medidas iniciais e se manifestando sobre a correção delas. Como vai ficar contra a reforma da Previdência se Dilma propunha algo nesse sentido até poucos meses atrás e se o partido sabe que é necessária? Há uma crise fiscal gravíssima no país que foi criada pela política econômica da presidente Dilma. O PT vai fazer o discurso de que o gasto público pode continuar crescendo?

Neste momento, na iminência de perder o poder, é natural esse discurso mais beligerante. Mas a manutenção do PT e do ex-presidente Lula no modo de guerra só interessa a Dilma, não interessa ao partido nem ao país.

O PT precisa elaborar uma estratégia política e jurídica de defesa do ex-presidente Lula a fim de que ele não se torne inelegível. Com a queda de Dilma, Lula e ministros petistas passarão a ser investigados pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Deixarão de responder a eventuais acusações perante o Supremo Tribunal Federal.

A princípio, não haverá paz de cemitério. É da natureza do PT lutar. Faz sentido batalhar pela fotografia histórica do impeachment. Mas Lula e PT terão outras batalhas a travar. A guerra em defesa do governo Dilma está perdida. Lula e o PT deveriam fazer uma autocrítica e entender como foi possível perder o poder dessa maneira.

*

Proposta de plebiscito em estudo

Depois de conversar com senadores que defendem a emenda constitucional que anteciparia a eleição presidencial, há gente no PT que entende que Dilma deva propor um plebiscito junto com as eleições municipais de 2016 para que o eleitorado se manifeste.

A pergunta seria se o eleitor apoiaria uma nova eleição presidencial solteira num prazo de dois a três meses depois das disputas municipais de outubro. A presidente Dilma analisa encampar essa sugestão.

*

Debate econômico intenso

Nos debates sobre as propostas e a formação do governo Temer, há um conflito a respeito da intensidade do corte de gastos e da dureza de medidas que devem ser enviadas ao Congresso.

Há aqueles que pregam um radical corte de gastos, sem aumento de impostos. Existem os que alertam que, se não aprovar na largada no Congresso uma nova CPMF temporária, poderá ser difícil conquistar isso em 2017.

Na discussão da reforma da Previdência, há um debate sobre combinar uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos com um tempo de contribuição maior do que os atuais 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.

Diante da gravidade da situação econômica do Brasil, medidas duras serão necessárias. Melhor fazer todo o mal de uma vez, como dizia Maquiavel. Foi mortal para Dilma ter proposto um ajuste fiscal em 2015 e depois ter hesitado.

Para dar mais força ao discurso de união nacional necessário para enfrentar a tempestade, Temer analisa dizer publicamente que não disputará a reeleição e poderia apoiar uma emenda constitucional prevendo o fim desse instituto.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
76
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Oposição radical, baderna, vandalismo e cuspidas…esse é o jeito PT de governar.
    Obs.: Atenção para a saída do Planalto, é bom verificar as caixas, bolsas e bolsos… tipo alfândega mesmo, muita coisa vai sumir !

    • CLAUDIONOR ERASMO DO PRADO disse:

      Não é só do PT não minha amiga, são todos iguais só destaca o PT porque é vidraça,porque esta no governo a 16 anos quatro mandatos consecutivos vencidos em cima do PSDB. Oposição é oposição e seu papel sempre foi descaracterizar governos, o PT já foi oposição e ela procura até pelo em ovo para incriminar qualquer o governo. Muito importante e que só criticam o PT, acusam o PT, condenam o PT e prendem petistas e os outros?. Só o Dep. Beto Mansur SP tem 45 processos ativos na justiça inclusive por trabalho escravo infantil(google), sem contar Caiado, Agripino,Paulinho da farsa, Aécio, Alckmin, Aloisio Nunes, FHC e outros todos com problemas com a justiça Enquanto Dilma não tem nenhum processo e nem seu aparece em nenhuma lista de construtoras que tem o nome de muitos deputados que votaram pelo impeachment. Tudo isso é golpe ou não é?, pode até o Supremo apoiar o impeachment como estão fazendo veladamente, no fundo eles sabem que existe um complô, arquitetado e orquestrado para o golpe.

      • Isidro Tadeu Xavier de Lima disse:

        a nossa presidente não tem nada contra ela, porque ela está blindada pelo cargo que ocupa mas, é só deixar a prerrogativa de função (foro privilegiado) que vai aparecer.

      • Ricardo disse:

        Pois é, o PT fazer oposição radical a um “eventual” governo Temer é “coisa feia”, agora o que o PSDB, os traíras do PMDB e os demais oportunistas de plantão, têm feito desde que perderam as eleições, pela vontade da maioria do povo brasileiro, ah, isso pode. Como diz o ditado: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

      • Paulo Moreira disse:

        No impeachment de Collor, onde o PT encabeçou, foi golpe ou não? Não está na hora de parar com esta retórica hipócrita? De todos os corruptos que vc citou, o PT e seus associados são amplamente os mais corruptos da história do Brasil. A diferença é gritante. Não adianta ficar listando os corruptos do governo do Brasil, não terá espaço suficiente aqui. Mas se o principal governo foi leniente com às práticas absurdamente feitas pelo PT, então este governo é sim criminoso. Não é pelo fato da Dilma não ter roubado diretamente dos cofres públicos para ser uma criminosa, basta ser conivente com centenas de bilhões de dinheiro desviados dos cofres públicos pelo LUla e seu partido PT. O Stalin morreu pobre, ele nunca roubou o governo, mas foi responsável pela morte de milhões de pessoas. E aí, ele é criminoso ou não? Crime é permitir desvios de verbas (Petrobrás, Pasadena, programas socias infinitos) e depois cometer crime de responsabilidade fiscal para cobrir o rombo no país.

      • As delações apontam que muito dinheiro desviados das empresas estatais e de obras públicas foram usados nas campanhas de 2010 e 2014. Isto sim é golpe!
        A “Presidente honesta” assinou um contrato de compra de uma refinaria sem ler (acredite quem quiser). Todos que delatam apontam que o dinheiro desviado foi para o PT,PP,PMDB.
        Mentiras elegeram Dilma Rousseff. O eleitor caiu em um golpe.
        Roubaram a Petrobrás que financiaria a educação com os royalties do petróleo. Os estudantes caíram em um golpe.
        Disseram que tudo na economia estava muito bem enquanto destruíam o país. Os Trabalhadores caíram em um golpe e perderam os seus empregos.
        As mentiras do PT não colam mais. Dilma já vai tarde!
        Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

      • Rubens disse:

        Os conservadores estão com muito medo do que a população e sindicatos poderão fazer durante o confirmadíssimo governo Temer. O PMDB sempre quis todos os ministérios do governo Dilma. Abriram a CPI da Petrobrás para arrasar Lula, Dilma e o PT, mesmo sabendo que vários desses golpistas seriam investigados, mas sempre tiveram certeza de que não seriam condenados. Quem duvida de que nossos ilustríssimos deputados federais não ganharam nada em troca de apoiar o golpe? Se haverá golpe, contragolpe nele.

      • Dilson disse:

        Claudionor, concordo com todo o teor da sua resposta à Maria Aparecida. Confesso que nunca tive simpatia por nenhum partido político brasileiro, que mais se assemelham a quadrilhas, com “foro privilegiado” (considero um deboche com o povo), principalmente o PT. Mas diante dos últimos acontecimentos na política, já olho o PT com outros olhos. Sinceramente percebo que tem partidos piores. Bem piores por sinal. Principalmente os partidos ditos desta tal “elite brasileira” que não se conformou em ficar fora do poder, por quatro mandatos consecutivos. No governo do PT, vi pela primeira vez na vida, políticos serem julgados condenados e presos, o que nunca havia visto antes neste país. Só falta acusarem o PT (que só tem 36 anos de existência), pela invenção da corrupção na política, como se ela nunca houvesse existido. Talvez o grande erro deste partido tenha sido a inabilidade em participar das tramoias e do “toma lá dá cá” sem a competência dos disfarces. Existem partidos mais hábeis nisso

    • walter disse:

      Infelizmente cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão, teremos que aguentar, todos os tipos de revanchismo e baixarias…
      O Kennedy é esclarecedor, quando afirma, que o PT não pode fazer uma oposição sistemática contra o Temer; depois de 13 anos de governo; dos quais, 5 anos foram ao lado do TEMER; que aliás, estará prestigiando o Meirelles…O LULA deveria reconsiderar; o Temer vai fazer sucesso em sua transição, esta repugnância e acusações, não levaram a nada; esta linha radical é burra…

    • Fernando B Almeida disse:

      Temer diz que não disputará a reeleição hoje para agradar aos tucanos. bloquear a reeleição não significa somente fazer isto no campo federal. Estados e municípios também terão que acatar. E pode ter certeza que centenas de prefeitos e dezenas de governadores não tem interesse nesta proposta. Temer continuaria então perfeitamente “reelegível” e com a caneta mágica na mão. Um governo federal ao estilo malufista, com propostas que agradam à classe média e jogadas de marketing para o povão (tipo fura-fila / PAS), fariam ele ser reeleito facilmente. O PMDB tem capilaridade, está nos grotões do país. Conquistar o eixo café com leite (SP Minas) é fácil. Esta gente está meio cansada de PT x PSDB.
      Com dois anos e meio de mandato, Temer tem chance sim de ir para o segundo turno e segundo turno, petistas jamais votarão num tucano, mas engoliriam seco e votariam no “golpista”. Seria Centrão x Direita (sim, o PSDB já é de direita faz tempo).
      O que o PSDB quer caminho livre pra seu candidato.

  2. Marcos Hoff Homem disse:

    A bem da verdade, deve-se registrar que a reforma da previdência era uma proposta do governo que nunca foi debatida pelo PT. Tanto que muitos de seus parlamentares reclamavam de as bancadas não terem sido sequer consultadas e diziam que votariam contra.

  3. CLAUDIONOR ERASMO DO PRADO disse:

    Kennedy, por favor me responda se puder isto é uma realidade, porque Temer foi um inútil e parasita durante cinco anos e meio no governo Dilma, e agora o que não fez em todo esse tempo esta fazendo em quinze dias, isso não demonstra uma conspiração e um golpe?. Para mim esta claro!!!

    • Gilson Alves disse:

      Desculpe meu caro, mas o vice sempre esteve com as mãos atadas e a boca amordaçada, pois a Sr.ª presidente nunca lhe deu liberdade para se quer desse uma opinião, ela não ouvia nem o próprio PT.

    • wiliam disse:

      Caro Claudionor, não fique nervoso; O PT ACABOU, O LULLA SE ESFALEROU, A CASA CAIU!!!!!

  4. André disse:

    Se é golpe, o governo ilegítimo não deve nem ser reconhecido. Não há o que suavizar.

    • Golpe deu quem aumentou a conta da energia elétrica, os combustíveis, os juros, a inflação, etc… Enquanto falou outra coisa para os eleitores antes de eleita, durante a campanha. Isto sim é golpe!
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  5. RAfael disse:

    Mais nobre blogueiro.
    Uma oposição radical , uma onda de invasões na terra e campo e a persistência dessa tese de ‘golpe’ vão saturar a sociedade brasileira do PT.
    O saturação leva ao aniquilamento, pois ninguém aquentará mais ouvir a expressa “PT”, mesmo quem um dia já foi simpatizante. Eu adentrei nesse campo, com o tempo, milhões também.

    PS.: PT na oposição deveria ‘denunciar’ que programas eram deles foram abandonados, isso eh demarcar o contraponto, o que mudou de um para outro.

    O resto deixe para 2018.

    • luiz carlos disse:

      E o que o PMDB, o PSDB, o DEM, o PPS fez no mandato da Dilma? Foi oposição pensando no Brasil, ou estavam pensando no poder do próprio partido? porque a cobrança e so em cima do PT, As muitas vezes que esses partido entravam em obstrução pra não aprovar projetos que Dilma encaminhava pro congresso, nunca vi nenhuma manifestação criticando a postura deles. Agora basta o PT dar um sopro, já vem as criticas.

  6. rodrigo disse:

    Foi o que voce falou sem foro privilegiado Lula e os demais ministros de Dilma como Edinho Silva vão todos parar na lava-jato e nas mãos de Sergio Moro…ou seja o PT não terá força nem pra ser oposição.

  7. Nunes disse:

    Então juntam-se todos os ladrões da oposição, dão o golpe e o PT tem que dá uma de zé ruela, de bonzinho. Porque não dá esse conselho a oposição, ver se eles não ficam bonzinhos e esperam as eleições. Pimenta no currupilo do outro é refresco.

  8. Elaine disse:

    Acredito que você não é economista Kennedy, me parece que você repete o que os economistas neoliberais defendem como mantra. Para retornar o crescimento é necessário fazer ajuste. Nossa, que lindo. A Dilma caiu nessa armadilha o ano passado e isso custou o mandato dela.

    • O jornalista faz uma análise dos fatos encima da realidade.
      O mundo da fantasia petista destruiu o país. Até quem é concursado e aposentado, está correndo risco de não receber os vencimentos. O Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro não tem como pagar os funcionários e até conta de energia estão atrasadas. O país paralisado e você quer que o jornalista fale o que? Elogios?
      A fonte secou! Estamos em crise, ou melhor depressão econômica. Se o governo e o PT tivessem ouvido o ex-Ministro Joaquim Levy talvez hoje ela não estivesse nesta situação. Tinham o apoio dos bancos, da FIESP, FIRFAN, OAB, etc… Quem não quis as reformas foram a CUT e os movimentos sócias. Parabéns! Derrubaram a Presidente por nós.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Marcos disse:

      Não são só os economistas neoliberais, qualquer pai de família ou dona de casa sabe que não pode gastar mais do que recebe, isso é o óbvio.

  9. Marcos disse:

    O PT só sabe ser do contra, o PT negou a constituição de 88, foi contra o plano Real e contra a lei de responsabilidade fiscal. O PT não pode fazer uma oposição propositiva porque não sabe propor nada. O modelo petista de assistencialismo e gastança desordenada do dinheiro público se esgotou, as commodities supervalorizadas da era Lula já eram e a gastança continuou então agora o que resta é a imensa divida criada pelo governo do PT que teremos que arcar. Programas sociais são importantíssimos desde que feitos com planejamento e inteligência para promover uma REAL ascensão social e não a dependência permanente do estado como o PT fez (de proposito) com o único intuito de criar um gigantesco curral eleitoral. Como diz o ex petista Eduardo Jorge: ” O PT nunca pensou no país o PT sempre pensou só no PT e em seu projeto de poder”.

  10. Tato disse:

    Mais oposicão é o melhor que o pt sabe fazer. O povo é que tem memória curta. Quando lula era oposição criticava fhc que só viajava. Como presidente comprou um avião novinho e viajou mais ainda. Foi um critico ferrenho da privatização das telecomunicações e hj qualquer pessoa consegue um telefone fixo graças a privatização. Só alguns exemplos tem muito mais. Então em matéria de oposição eles são profissionais. Se o brasileiro não tivesse memória curta esse partido não elegia nem mais vereador.

  11. Luiz Gomes disse:

    Engraçado este estilo democratico petista…se não é do jeito deles, não é de jeito nenhum…tudo é golpe, tudo é anti democrático, tudo é inconstitucional…
    Para começar, nem assinaram a constituição de 88…recorrem a uma constituição de desde sempre foram contra.

  12. Eduardo disse:

    Todos os Partidos são farinha do mesmo saco, mais a questão PT, é que a história do PT sempre foi essa de ser do contra, PT foi o partido que não assinou a constituinte de 88, foi contra o plano real, era contra tudo, 13 anos de governo, os caras não tiveram uma proposta de reforma da previdência,politica, etc, sempre pensando no POPULISMO,uma hora ia secar a fonte, falar que próximo governo(TEMER) será ilegitimo, isso é errado, foto do TEMER estava na urna na hora do 13, oque é ilegitimo, foi a pessoa votar na DILMA, e o lula sempre governar, chega! pais já gastou tudo que tinha que gastar, pra sustentar esse governo populista, agora é destravar o Pais,tirar essa gerencia ridícula, e o povo tem que ficar ligado, pq tem muitos erros, BANDIDOS são aos kilos, mais o primeiro é tirar o maior mal! O QUE ESTÁ NO PODER.

  13. Alberto disse:

    Santa ingenuidade acreditar que sairão,como se diz, pela “porta da frente”.Só aguardar mais um tempinho e saberão.

  14. Julian SCROUT disse:

    Não vai ocorrer novas eleições, a constituição está sendo seguida. Algo impossível. A casa já caiu.

  15. Joaquim Fernando disse:

    Eu não sou PT não sou Dilma mas considero tudo isto errado, e se fosse comigo eu iria me vingar sim, quem esta entrando não foi eleito e quem esta saindo não é por justa causa entao tudo é possivel, mas quem vai pagar por tudo isso vai ser como sempre o POVO.

  16. É mito bla…bla…bla…No atual cenário o melhor seria fechar aqueles antros (Presidência, Senado e Câmara), colocar esse pessoal para procurar emprego isso se conseguirem e realizar novas eleições, só assim para arrumar o Brasil de vez.

  17. Paulo disse:

    Engraçado, o colunista fala sobre erro do PT. porque já esteve no governo..e o PSDB que fez oposição radical e já foi governo?. Criou a CPMF. Criou o Fator Previdenciario e, alegando que o momento era outro, votou contra..o que o colunista tem a dizer sobre isso? E todas essas e outras, o PSDB, PMDB e seus associados, farão voltar??…Me parece que o colunista usa “dois pesos e duas medidas”. Por isso a imprensa não é confiável.

  18. EDSON PLAZZA disse:

    Que é um golpe não resta dúvidas, que esse golpe talvez seja o remédio amargo que o PT tem que tomar para se reabilitar também. O que resta saber é se essa quadrilha deixara acontecer as eleições de 2018!!! É preocupante.

  19. Romanelli disse:

    RESUMINDO ..é GOLPE ..mas ..mas
    .
    O PT não pode descontar no Brasil e imitar os golpistas do PSDB que apostaram no quanto pior melhor em ao menos 10 destes 13 anos ..ou os marinistas que ficaram futucando pra ver se conseguiam algumas migalhas enquanto escondiam seus próprios pecados
    .
    O PT não pode prejudicar o país e o POVO pois, como todos vemos, tanto tucanos como marinistas, nas pesquisas, JÁ ESTÃO LEVANDO O TROCO ..tão bem merecido, diga-se

  20. ELIAS TOLEDO disse:

    A incompetência, soberba e ganancia da tropa petista justificam o obvio e o óbito do PT. Cunha, Renan e Temer são um mal necessário para conduzir ao final do esgoto a incapacidade e o lixo que o PT virou. O que fizeram ao país, levará no mínimo 20 anos para se consertar. Não plantaram nada, não regaram o que foi plantado. Mas expuseram a podridão da politica, que é reflexo do povo que a elegeu por migalhas sociais. Qualquer mudança ou limpeza começa por partes. PT agora. Demais depois, sejam com manifestações ou seja na próxima eleição.

  21. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    QUEM SE PRONTIFICA A GOVERNAR ASSUME NATURALMENTE A MISSÃO DE HARMONIZAR A SOCIEDADE COMO TODO. lULA FEZ ISSO COM MAESTRIA. CONSEGUIU COM AUDÁCIA ATENDER AS DEMANDAS DO CAPITAL TAL QUANTO OS DAS DEMANDAS SOCIAIS . NÃO É POR ACASO SER RECONHECIDO COMO O PRESIDENTE MAIS CONCEITUADO DA NOSSA CONTEMPORANEIDADE E TER UMA REPUTAÇÃO INTERNACIONAL IRREPARÁVEL.

    CABE AO NOVO GOVERNO CUMPRIR SUA MISSÃO. LULA COMO DIZ O BOM COMPOSITOR “JÁ DEU RÉGUA E COMPASSO ” . LUGAR DE CHORAR É NO PÉ DO CABOCLO. TEM-SE MUITOS BOMBEIROS DISPONÍVEIS PARA APAGAR O FOGO QUE VEM POR AI.

  22. Djalma Modesto da Costa disse:

    Meu caro Alencar!
    Ação e Reação: estou convencido que não chegamos no fundo do poço com os nosso homens públicos. Gostaria que levantasse com sua experiência quantas empresas o Moro(agindo certo sem prever consequências) vai quebrar, quantos funcionários vão ser demitidos, quanto de dívidas essas empresas tem com os bancos(vão ameaçar o nosso sistema bancário? conseguem pagar as suas dívidas? e ainda não digo só as empresas grandes ligadas a Lava Jato, pois muitas médias e pequenas empresas dependiam dessas empresas investigadas(quebrando leva uma grande parte dessas empresas juntas). Parece que à nossa economia sempre foi alicerçada na corrupção e falcatruas. Podemos lembrar vários casos no passado: governo salvando bancos..etc e depois gente que salvou estes bancos foi para o conselho de grandes bancos(apenas um exemplo). Pelo que sinto e vejo essas empresas que hoje estão quebrando é que faziam nossas grandes obras de infraestrura(agora para tudo). Será que vem capital estrangeiro ?

  23. Eduardo disse:

    Tudo que o PT comete de erro é exponencialmente aumentado. Quando se trata de outros partidos como o PSDB , PMDB, DEM entre outros praticamente são abafados pela mídia e outros grupos políticos . Lamentável que isso esteja ocorrendo diariamente ..mas é real ao meu modo de ver . O PT não é de calar-se às investidas principalmente quando é vítima de um Golpe Branco avassalador como essse que está em curso Quem cala consente ! e não acredito que esse seja de fato para o caso em questão .

  24. sylas disse:

    Esta indefinição política remonta ao tempo de Getúlio Vargas. Todas as soluções encontradas em consensos de gabinetes só promoveram os interesses das elites econômicas, atendendo seus interesses e provocando uma das maiores concentrações de renda do mundo. Acho correto partirmos para conflitos como forma de resolução e entendimento dos nossos problemas. O Brasil precisa mudar e sem sofrimento infelizmente não será possível. Falta sentimento de patriotismo às nossas elites. Parece que teremos que fazer desmoronar nosso sistema polílico-partidário para tentarmos construir algo melhor.

  25. Paulada disse:

    Meu caro é muito fácil condenar o PT quando o PSDB vai para o poder com Michel Temer, um vice presidente que conspirou a céu aberto contra um presidente, que tem irmandade reconhecida com Eduardo Cunha, ator principal da queda de um presidente da república e que está cheio de acordos para que sua cara seja livrada de investigações e entre tantas coisas que não é preciso recitar aqui diga como não é possível não se indignar? A situação de Collor de Mello não era tão ruim quanto agora porque já se passaram 20 anos de seu afastamento e o perfil dos votantes continua o mesmo, só que agora com um agravante, a presidente não roubou ninguém. Manobra parlamentar para destituir um presidente quase em 2020? Ah meu caro se sua indignação não existe, vale a frase de Augusto Branco, “quando eu perder a capacidade de indignar-me ante a hipocrisia e as injustiças deste mundo, enterre-me: por certo que já estou morto”.

  26. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    PARA QUE CHORAR!!

    QUEM SE PRONTIFICA A GOVERNAR TEM QUE TER A QUALIDADE DE PACIFICAR , HARMONIZAR AS RELAÇÕES NA SOCIEDADE.

    LULA FEZ ISSO COM MAESTRIA. CONSEGUIU AGRADAR DEUS E O DIABO. ATENDENDO DEMANDAS DO CAPITAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. NUNCA ATÉ ENTÃO BANCOS GANHARAM TANTO DINHEIRO.NUNCA ATÉ ENTÃO TAMANHAS DEMANDAS SOCIAIS FORAM ATENDIDAS.
    COMO DIZ O BOM COMPOSITOR LULA JÁ DEU ” RÉGUA E COMPASSO”.

    UM PRESIDENTE QUE ENTRA NO PLANALTO PELA PORTA DE FRENTE , JÁ GOVERNA COM DIFICULDADES, PORQUE ACREDITAR QUE UM PRESIDENTE ILEGÍTIMO, QUE POSSA ENTRAR NO PLANALTO PELA PORTA DA COZINHA, TERIA MAIS FACILIDADES ?? `INGÊNUO E DEMASIADAMENTE FANTASIOSO.

    POR TUDO ISSO , PAREM DE CHORAR. A NOVA HISTÓRIA AINDA NÃO COMEÇOU

  27. Alexandre Negrao disse:

    Kennedy, o seu raciocionio teria sentido se Cunha, Temer & Associados, não tiverem chegado ao poder por um golpe. Qual fosse o grupo, PT, PSDB, PMDB, mesmo que tivesse há 100 anos, democraticamente, no poder, e fosse apeado por um golpe, teria sim motivos para fazer a oposição necessária. E deveria ser apoiado por todos que defendem a democracia.

  28. Armando disse:

    Vendo estes comentários partidários e rançosos acima, e vendo as dificuldades que o novo governo terá, seja ele quem fôr, entendo ser PRINCIPAL PRIORIDADE DO PAÍS investimento na educação infantil, primaria, e secundária, aumentando o curriculum com novos conhecimentos, valorizando e treinando professores, executando instalações escolares de melhor qualidade, tudo para dar educação TEMPO INTEGRAL às nossas crianças e jovens. E DAQUI 20 ANOS TEREMOS UMA REAL POTENCIA ECONOMICA E DE QUALIDADE DE VIDA. É infeliz o cidadão que quer receber “tudo de graça” pois não dá valor ao que recebe.
    Só para lembrar, a COREIA DO SUL em 1960 tinha um PIB metade do Brasil, investiu prioritária em educação e hoje tem… 2,5 PIBs do Brasil, e com 5% de nosso território.

    • Isto na Coréia do Sul “capitalista”. Já na Coréia do Norte socialista…Não tem luz em boa parte do dia, não tem comida suficiente, não tem liberdade de imprensa, não tem liberdade de ir e vir, não tem liberdade de escolha, não tem eleições livres…Mas tem bomba atómica e um exército enorme comandado por um ditador arrogante, imprevisível, estúpido e autoritário. Um dos piores lideres mundiais da atualidade.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita.

  29. Gilson Ferreira disse:

    Muito simplório, Kennedy, querer que o PT dê governabilidade a um “governo” sem legitimidade que não veio das urnas. Isto sim, seria dar um tiro no próprio pé e renegar uma passado de lutas sociais e pela democracia.

  30. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    Enganam-se aqueles, que em uma prática aventureira , acredita que o Temer, , na condição de presidente ilegítimo, sem voto, tem ou teria capacidade de governança. O caos social se estabelecerá nesse país e dessa forma não existirá estabilidade econômica, sem que antes necessariamente ocorra a estabilidade social e política .
    A ONU, OEA – Organização dos Estados Americanos, já se mostram preocupadas com a forma pela qual o processo está sendo conduzido, alegando o aspecto da ausência necessária da base legal o que poderia implicar na necessidade de invocar a cláusula democrática.
    “ O Secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro Lemes, encontrou-se ontem, dia 15 de abril, com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. O encontro se deu ao final da tarde.
    Almagro Lemes considerou preocupante o quadro político no Brasil, tendo em vista que o processo de impeachment precisa de base legal. E isso não acontece.

  31. ricardo disse:

    interessante que o jornalista nao aborda a violencia da oposição tramando a derrubada de um governo eleito legitimamente e contra o qual nao pesa alguma acusação sequer. uma oposição (psdb) que votou contra os seus proprios projetos anteriormente propostos. violencia ter que conviver com um presidente da câmara alvo de inumeras denuncias e processos no STF e justiça comum inclusive seus familiares e jamais incomodados, muito pelo contrario “jogando livre, leve, solto” .

    • 3% de cada obras feita no país dividida entre PT, PP, PMDB. O tesoureiro do PT está preso. Os delatores dizendo que o dinheiro foi usado nas campanhas de 2010 e 2014. Os áudios nas gravações não bastam? Quer foto e recibo da propina reconhecidas em cartório? É cada um que aparece!
      Que zika! Corrupção mata mais que mosquita!

    • Luiz Silva disse:

      Sobre este governo eleito legitimamente levantou-se legitimamente suspeita de crime de responsabilidade. A existência deste crime está sendo julgada legitimamente pelo Senado, eleito legitimamente. Somente o Senado é que tem legitimidade para dizer se houve crime ou não.

  32. Waltair Martão disse:

    Bom, o governo da Dilma foi ruim em qual sentido? Talvez no sentido de que a oposição passou o tempo todo chorando a derrota nas últimas eleições e brecando o País. No sentido de que os aliados viraram as costas pra ela para aplicar o golpe. Me parece que as badernas começaram com a oposição, depois de tantas manifestações, janelas quebradas, patos e outros bichos nas ruas. O que não dá, caro jornalista, é falar o que o partido, no caso o PT, tem que fazer. Menos, menos. Isso cabe ao PT decidir e suportar depois os ônus e os bônus. Já são grandinhos.

  33. luiz gonzaga teixeira disse:

    Gosto dos comentários do Kennedy, mas não desse. Nâo propõe nada razoável e não explica os motivos de sua opção de forma compreensível. Inclusive a oposição radical do PT vai ser erro ou não vai ser erro dependendo de como for feita. Se for uma oposição que busque confrontar a direita com a esquerda, a opçao pelos pobres, pela racionalidade e modernidade, a valorização da educação e da infraestrutura em oposição às negociatas, ao perfil de coroneis e corruptos etc., enfim,se fizer um bom desenho para que os eleitores futuros compreendam como foi governo do pt, como está sendo do Temer, e fundamentar dessa forma a sua oposição, só tem a ganhar. Mas se ficar falando em juros, superávit etc., sem fundamentar em oposições ideológicas, aí sim, não leva a nada. Mas mesmo assim não acho que seja pior.

  34. Onda Vermelha disse:

    Radical? O PT? Quem disse o que PT não seria “propositivo” no parlamento num eventual Governo Temer/Cunha? Se Dilma já fala em montar um Governo Paralelo? “Dialogar” com golpistas que querem implantar uma terceirização ampla, geral e irrestrita? Acabar com a CLT? Criminalizar os movimentos sociais e os partidos de esquerda? Acabar com as vinculações constitucionais da Saúde e da Educação? Congelar reajuste de salário mínimo? Acabar com o casamento gay apoiando a proposta da bancada evangélica? Que desejam usurpar o cargo da Presidente, democraticamente, eleita pelo povo em meio a um Golpe de Estado Parlamentar descarado? Impedir novas eleições presidenciais a qualquer custo? Inviabilizar Lula de qualquer forma, até propondo uma projeto de lei impedindo uma terceira candidatura de um ex-Presidente como ele? Quem seria o ”radical” aqui? O PT ou o PMDB e aliados? Agora se propostas foram legadas a frente não há “diálogo” mesmo! Não tem arrego! Me desculpe, mas você foi MUITO mal, Kennedy!

  35. Sônia Ribeiro disse:

    Estes comunistas estão querendo transformar o Brasil numa Venezuela, que quebrou de vez, a ponto de a população estar pleiteando um referendo. Por lá já não há energia elétrica, serviços públicos estão trabalhando duas vezes por semana, miséria total. Não se esqueçam que Evo Morales, Hugo Chaves, Maduro, Fidel Castro e cia ltda. são todos amiguinhos de Lula e “cumpanheirada”. Abram os olhos e coloquem as barbas de molho, para não deixarmos fazerem isto com nosso país. O MST, patrocinado pelo governo, já está nas ruas barbarizando. Lembrem-se de que na Venezuela começaram assim: depois controlam imprensa (censura), prendem pessoas – é a ditadura de esquerda. Eles querem permanecer no poder eternamente. “Alea jacta est”. Que Deus esteja com os cidadãos de bem e não lobotomizados.

  36. Prenderam o marqueteiro e o PT acabou. Era só propaganda enganosa!
    PROCON, CONAR, TSE, podem agir. A parte criminal deixem com o Juiz Sérgio Moro. e os procuradores de Curitiba.
    Que Zika! Corrupção mata mais que mosquita!

  37. Job disse:

    Essa análise faria sentido se estivéssemos falando de uma derrota eleitoral, de uma alternância de poder democrática. Contudo, é um erro grave tratar um eventual governo Temer com naturalidade, pois trata-se de um golpe branco, um claro desrespeito ao meu voto e ao de 54 milhões. E ainda aparecem cínicos dizendo que Temer também recebeu esses mesmos votos! Que fique claro, votei na Dilma apesar de Temer, e em hipótese alguma teria votado nele ou em qualquer outro candidato do PMDB.

  38. INFELIZMENTE A DILMA, UNCA QUIS OUVIR OPINIÃO DE NINGUÉM, NEM DO PRÓPRIO PARTIDO, SÓ AGORA QUE TUDO DESANDOU ELA RESOLVEU OUVIR ALGUNS MEMBROS DO PT., E ERROU POIS, ESTÁ OUVINDO PESSOAS ERRADAS.

  39. Paulo disse:

    Se o PT fizer oposição ao PMDB, nunca mais governa, pois o PMDB pode virar oposição ao um futuro governo do PT.

  40. Felipe disse:

    Centro esquerda é o PSDB.

  41. Ednilson disse:

    Eu vi o PMDB Governando o O País por 13 anos e alguns da Mídia tem a coragem de tentar ludibriar os menos desinformado de que a culpa e do PT, francamente, se querem tecer comentários políticos sejam sensatos. O PT sempre foi laranja do PMDB. 5 ministérios, Um presidente da Camara, um Presidente do Senado e os Senhor tem a coragem de dizer que era o PT que estava no poder. A culpa da Crise é do PMDB e do PSDB.

  42. Plínio Erickson disse:

    Será um erro político? E golpe é o que? com certeza não é um erro, pois é feito de caso pensado, então é má fé mesmo.

  43. Baguncem bastante. Preguem o terror. Façam a anarquia que sempre fizeram. Nas eleições de Outubro o PT terá a resposta dos eleitores. Em outubro vamos ter como medir a real dimensão do PT.
    Que zika! corrupção Mata mais que mosquita!

  44. Adenilson Azevedo disse:

    Olha, Kennedy, você está pedindo para o PT ficar pianinho, como aquela criança que teve o pirulito surrupiado e não vai chorar? Até parece!!!! O comportamento radical do PT e demais forças sociais está relacionada a legitimação do Poder tomado pela oposição. Embora, aparente, no fundo, no fundo, você sabe que se trata de um engodo tirar o PT do poder porque os mecanismos utilizados o foram por conveniência interpretativa da Carta Magna. O arranjo que está sendo feito é para dar de imediato uma resposta ao mercado financeiro que não quer esperar 2018. A alegada paz social e política que supostamente o PT, LULA e demais seguidores terão caso fiquem “pianinhos”, corrobora a tese que o Mensalão e Lava Jato serviram nada mais para aniquilá-los, ou seja, pura motivação política. Você acha que um Governo Temer (PMDB-PSDB) não precisará de uma cortina de fumaça da mídia para encobrir as políticas econômicas e socais severas e austeras? Corre LULA, PT e petistas!!!

  45. Andre LUis disse:

    Se aceitarmos este governo ilegítimo , conquistado de forma vil e rasteira, estaremos aceitando a desgraça das instituições democráticas deste pais. Estaremos carimbando o esfacelamento do equilíbrio entre os três poderes, legitimando a onipotência do legislativo, que poderá a qualquer tempo, de acordo com sua conveniência destituir presidentes e dar as costas aos clamores da sociedade, que é o que ocorre com relação ao senhor Eduardo Cunha, presidente da câmara. Temo muito pela nossa democracia, senhor Kennedy.

  46. O PMDB nunca saiu do poder disse:

    O PMDB esteve no poder desde o tempo de Itamar. De lá pra cá nunca foi oposição, sempre ocupou ministérios, cargos e foi responsável por muito, muito dinheiro. Não é a toa que é no PMDB que estão os políticos mais citados na Lava Jato. A maioria enriqueceu na política.
    Dizem as más línguas que o PMDB vai distribuir 142 cargos para cada deputados que votou a favor do afastamento de Dilma. E não duvido.
    As reformas virão somente para prejudicar o povo, porque para cortar mordomias eles nada farão. Irão aumentar os gastos com o parlamento para calar a boca dos deputados e senadores, assim como conceder aumentos ao MP e PF, para calar esfriarem as investigações contra seus aliados.

  47. Golpe parlamentar... disse:

    O PT levou e Lula manobrou os corruptos enquanto preparava seu sucessor para acabar com a corrupção neste país….negociou ministérios e cargos com partidos só interessados, como sempre, na corrupção. Enquanto isso nomeava e dava autonomia (sempre nomeou os indicados pelas respectivas classes)do MPF, PF, JUDICIÁRIO e inúmeras outras instituições que com o passar do tempo resolveram fazer jus aos seus proventos e começaram a trabalhar e incomodar os corruptos…aí a Dilma assumiu e não negociou impunidade pra ninguém. Os corruptos de sempre perceberam a gravidade da situação e começaram a corromper (são mestres nisso) aqueles que o investigavam e veio o Golpe. CRISE ??? QUE CRISE ?? se o CUNHA vai derrubar veto da DILMA e dar 41% de reajuste salarial para o JUDICIÁRIO… vão tirar dos programas sociais ?? dos aposentados ?? dos trabalhadores ?? Enquanto isso canalhas como o Cunha aplicam centenas de milhões de dólares em paraísos fiscais à custa de muito sofrimento de desvalidos…

  48. Laila disse:

    Oposição radical e violenta é o que o PMDB e seus aliados estão fazendo contra o governo federal,isto é, presidente Dilma. Temer é vice de Dilma e antes da decisão pelo Senado já
    está planejando seu “governo”. Será que já sabe o resultado?
    Mesmo assim, deveria ficar discreto e mais “disfarçado”! Seu palácio fica ao lado do palácio Alvorada onde está a presidente. Este impedimento, no meu ver,como bacharel em Direito, é ilegal. Não há crime de responsabilidade fiscal para tirar um(a) presidente. Crime de responsabilidade é atentado a lei orçamentária,a probidade na administração,entre outros. Mas não fala em responsabilidade fiscal. Art 85 ítens I,II II IV,V,VI e VII.
    Interpretações da lei apresentadas são sofistas.
    Desconfio de uma grande dose de machismo. O retrógrado não pode ver mulher no comando.

    • Luiz Silva disse:

      Prezada Laila, o art.29 par.1o da LRF determina que reconhecer dívida equivale a operação de crédito. Dilma reconheceu a dívida com os bancos públicos, tanto que pagou. Isso equivaleu a operação de crédito proibida em lei (LRF). Praticar (não é assinar, é praticar) ato visando fim proibido em lei constitui improbidade administrativa, conforme art.11 da lei 8.429/92. Logo, Dilma cometeu crime de responsabilidade por improbidade administrativa, definido no art.85 inciso V (citado por você).

  49. Felipe disse:

    Então, o Temer, aliado ao Cunha, dá um golpe institucional, derruba a presidente, que é do PT, e o PT, segundo você, deve ficar na cadeira, sentado, tomando um cafezinho, achando tudo isso normal?

  50. jose erivaldo ferreira disse:

    Não entendo o Kennedy Alencar com esse raciocínio apaziguador, pois que tem essa posição radical é a direita tentando violenta a democracia. É inaceitável o retrocesso é a volta patrimonialista dos golpistas do atraso. Tudo ainda não terminou, Não é custoso lembra que Eduardo Cunha já disse que se cair, levará com ele mais da metade dos 513 deputados.

  51. Andre LUis disse:

    Meu caro Kennedy, me responda o que a oposição fez durante este um ano e meio do governo Dilma, a não ser uma raivosa oposição visando levar o governo a lona, sem nenhuma preocupação com o país e as instituições. Normalmente, logo após a eleição o grupo vencedor tem um ano de certa tranquilidade em respeito ao resultado da eleição, é assim nos países em que a democracia é amadurecida, mas o que vimos aqui pela oposição foi o comportamento de não aceitar o resultado das urnas e criar um clima de terceiro turno. Não precisa nem falar da atuação do Cunha, lembra-se da pauta bomba? O Temer vai propor muitas das coisas que o PSDB era contra, e agora mudaram de opinião ? Acho que só um governo com a legitimidade das urnas, poderá no atual cenário político, pacificar o país e fazer as mudanças que são necessárias para o país voltar a ter estabilidade e num futuro próximo voltar a crescer.

  52. Pega para Capar disse:

    O PT está em desespero. Enquanto Stédile confirma publicamente que é uma ameaça à ordem constituída, Lula esbraveja diante dos microfones utilizando frequentemente as palavras luta e guerra em cuidadoso duplo sentido, visando insuflar as massas para algum tipo de levante que teria por objetivo assustar o país e os opositores. Dilma permite que estrangeiros ocupem a mídia nacional para apoiá-la e prepara viagens internacionais para mendigar apoio. O que ele oferecerá em troca ninguém sabe. Enquanto isso o desemprego ‘declarado’ já crava os 11% e a Lava Jato prenuncia nova temporada de caça. Temer coleciona amigos. Qual será o doce que ele tem para oferecer? Um quadro dantesco, regado à demora absurda para que a situação se resolva. Políticos seguem imunes, estanques, ‘imaculados’, agora vomitando besteiras nos microfones do Congresso. Que país, que tempos.

  53. J K disse:

    É vida que segue.
    A luta é contra o relógio. Os principais causadores do caos (aqueles que cometeram crimes) foram abatidos pelos criadores do caos (estruturas organizadas) . A tecnologia de informação permitiu monitoramento remoto permanente e daqui em diante estaremos refens dos interesses e desejos daqueles que controlam os sistemas telepáticos e telemáticos . Pode parecer meio louco isso, mas o que é a realidade da vida senão uma loucura ?

  54. PT é do contra, contra o progresso, contra o desenvolvimento, contra educação.

  55. Francisco V Silva disse:

    Respeito a opinião do Kennedy, mas, ouso discordar, parece mais o discurso de posse do Temer. O que temos que analisar são as manobras maléficas do pretendente ao poder central, traindo os seus compromissos éticos e morais em nome de um poder ilegítimo, feriu a nossa tenra democracia, traiu o povo, traiu o Brasil. Golpista, ignóbil e inútil, será sempre lembrado nos anais da história entre os judas e os Silvérios e a esquerda ficará na sua jugular até o fim dos seus dias.

  56. Danilo disse:

    Duas palavras:governo ilegítimo! Não tem como apoiar, mesmo que ele mudasse radicalmente a “Ponte para o futuro “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 11:56:42