aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-04-2014, 21h47

Oposição vai ao STF contra Renan, diz PSDB

Para PSDB, peemedebista abre brecha para melar CPIs futuras
11

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), diz que a oposição vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra as decisões sobre CPIs tomadas nesta quarta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan jogou afinado com o Palácio do Planalto.

Segundo Aloysio, a oposição avalia qual recurso deve ser apresentado.

A decisão de Renan esfriou a possibilidade de instalar uma CPI da Petrobras no Senado, porque, ao remeter questionamentos à Comissão de Constituição e Justiça, o presidente da Casa abriu espaço para que os governistas travem uma guerra regimental contra a oposição.

A visão de Renan de que podem ser ampliados os temas de investigação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito funcionariam, na opinião da oposição, como um precedente para inviabilizar apurações pontuais no futuro. Qualquer CPI poderia ser bombardeada pela maioria por vários temas a fim de diluir a força da minoria.

Resumindo: a oposição deseja uma intervenção do Supremo para tenta impedir o jogo de ganhar tempo do Planalto e de Renan, mas também para preservar um instrumento de pressão contra governos.

Para o Palácio do Planalto, interessa evitar CPIs sobre a Petrobras. Se for impossível, a intenção é adiar a instalação ao máximo. Assim, o governo aproximaria um período de atividade da CPI, seja mista ou de uma Casa apenas, de dois eventos que poderão esvaziar as investigações: Copa do Mundo e eleições para a Presidência, governos estaduais, Câmara dos Deputados, um terço das 81 vagas do Senado e Assembleias Legislativas.

Comentários
11
  1. .Davi Rodrigues da Silva disse:

    Só podíamos esperar essa decisão deste homem, que no passado tomou todas Armas dos Inocentes que as guardavam como Relíquias, Lembranças dos seus Entes queridos em troca de uma Sesta Básica e deixou todos Bandidos armados que estão dominando até a própria Polícia.

  2. Ruy Barbosa Netto disse:

    Neste país tudo é possível. A começar pelo fato do Presidente do Senado ser o Sr Renan Calheiros, que renunciou para não ser cassado e depois voltou como o líder maior. Como pode todo o povo, inclusive as notoriedades civis e militares, assistirem passivamente a uma manobra tão descarada quanto essa tentativa de melar a CPI. E o povo calmo, esperando a praia e o churrasco de domingo. Além do futebol, é claro.

  3. Mauricio Gerude disse:

    O que esperar de Renam Calheiros, é nossa obrigação, digo do povo, retirar esse indivíduo desqualificado do senado, deve haver gente menos pior.

  4. Ricardo Milla disse:

    O PSDB só quer investigar….mas quando se fala em ser investigado….hahaha chama o STF !!!

  5. Ricardo Milla disse:

    PSDB …. o café com leite da politica brasileira…. se perder não vale !!!

  6. Francisco disse:

    O que se diria do presidente do STF que, não conseguindo impor sua vontade à maioria dos juizes do Supremo, batesse à porta do Senado para ajudá-lo a impor sua vontade aos demais?

    O que se diria do presidente do executivo que tentasse, junto ao STF, impetrar uma medida suspensiva a Lei votada pelo Congresso, porque não conseguiu articular forças políticas para impedir, atrasar ou derrubar Lei proposta pela oposição?

    Seria chamado de ditador, incompetente politicamente, doido ou de mau caráter (aquele que não aceita as regras instituídas de um determinado jogo, no caso, o jogo democrático).

    De Aécio diremos que é um paladino da Justiça…

    Aécio tem certeza de que jamais será presidente, caso contrário, não estimularia essa cultura de melar o jogo. Quantas CPIs foram impedidas em São Paulo pelo PSDB?

  7. Andrei disse:

    Não podemos deixar de estranhar esse argumento e o jeito que a direita joga – pode investigar o governo, mas só o governo, os Estado que são governados pelos partidos da oposição e estão tapados de corrupção não- meio estranho, não acham?
    É mais que óbvio que na campanha eles vão se colocar como arautos da honestidade e remédio contra a corrupção, mas para isso tem que esconder suas próprias sujeira (que são muitas, principalmente em Sp). Acho que esse jogo está óbvio e não cola.
    Se querem investigar a corrupção que seja toda ela e se caso eles também tiverem sujeira (coisa que obviamente têm, caso contrário não teriam medo de ser investigados)percam essa bandeira de campanha, pois isso só pode ser usado pelos partidos que não têm sujeira, só que hoje é difícil de achar um, a não ser PSOL e o PSTU, o resto está cheio de maracutaia.

  8. Benedito de Souza Lima disse:

    Acorda senhores militares, está na hora de mandar o senhor Renan Calheiro e seus pares irem plantar café.

  9. Celio Jorge Lasmar disse:

    Politicagem barata de quem não tem propostas para o País. Deviam ir ao STF para solicitar o fim de votação do próprio salário, salário em unidades do salário mínimo para todos os servidores públicos do País, STF com cúpula eleita pelo voto direto, reforma tributária, reforma política com fim de financiamento de campanha por empresas, pois político tem que ter compromisso com a sociedade e não com empresários, reforma administrativa no serviço público, cadeia imediata e longa para atos de corrupção frente à administração pública e uma série de outras coisas benéficas para a sociedade e para o bom funcionamento do País, mas como não têm propostas a única coisa que conseguem fazer é criar factoides em época de eleição tentando denegrir os adversários e prejudicar o País.

  10. José Carlos Damaceno disse:

    A posição no Brasil é uma vergonha só fica tentando desestabilizar o adversário sem apresentar nada de novo,vão perder feio outra vez.

  11. Andre disse:

    ESTÃO QUERENDO ESCONDER SUJEIRA EMBAIXO DE OUTRA SUJEIRA. ESSE É NOSSO GOVERNO , ESSE É NOSSO PAÍS, ESSE É O PT. O CORRETO É UMA CPI PARA CADA ABSURDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 15:16:26