Os dez personagens fundamentais para a História do Brasil
23Daniela Martins
Brasília
A revista “Aventuras na História” realizou uma pesquisa para definir quem foram os dez personagens fundamentais para a trajetória do país. A proposta era descobrir os nomes que fizeram História e que moldaram o país em que vivemos hoje.
Participaram 4.454 leitores e foram convidados dez especialistas. Entre eles, a pesquisadora Isabel Lustosa, o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos e o professor de História Contemporânea da USP Lincoln Secco.
O resultado revelou contradições entre os votantes. Ficaram de fora nomes como D. João VI, Rui Barbosa e Sérgio Buarque de Holanda. Nenhuma mulher apareceu na seleção. A princesa Isabel foi citada pelos leitores, mas não foi escolhida por nenhum dos especialistas. O mesmo aconteceu com Tiradentes. A lista foi publicada esta semana. Pode proporcionar uma discussão interessante. Confira aqui.
*
O Museu Nacional de Brasília apresenta, até 25 de outubro, a mostra “Barradas – desenhos e aquarelas”. Ícone da pintura uruguaia, nascido em 1890, Rafael Barradas construiu vínculos com as vanguardas europeias do início do século XX e propôs uma concepção estética chamada “vibracionismo”. Esta é a primeira exposição individual do artista no Brasil.
Nossa! Me espanta Irineu Evangelista de Sousa não ser lembrado e não estar entre os 10. Eu o colocaria ele entre os 5 até!
É verdade Marcos Santos o Barão de Mauá foi um brasileiro importantíssimo, mas infelizmente não moldou o país em que vivemos hoje, daí ficou fora da lista. Outros sem importância alguma moldaram o Brasil de hoje, gente tipo Fernandinho Beira Mar, Tião Medonho, Sarney, Lula e Gerson.
Kennedy, em se tratando de leitores da revista, torna-se uma pesquisa bastante segmentada. Joaquim Nabuco e Jose Bonifacio, permeia o resultado, jamais, no POVO estes dois seriam lembrados.
Quando vejo nomes como Luis Carlos Prestes, Luiz Inacio da Silva e, pasmem, Carlos Marighela nessas listas me pergunto que valor poderá ter essas indicações ?? Prefiro consultar meu horóscopo .
É realmente espantoso não terem incluído Irineu Evangelista de Sousa nessa lista, tendo em vista a sua contribuição para a modernização do país e a visão empreendedora, bem à frente de seu tempo. Ele, sozinho, foi para o Brasil o que foi Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, J. P. Morgan para os EUA. Entretanto, a conjuntura política e mentalidade arcaica da sociedade brasileira da época não permitiram a mesma pujança que houve nos EUA.
É uma infelicidade querer que somente 10 personalidades sejam importantes para um País da envergadura e problemas como o Brasil. O Brasil teve em sua história varias fazes até chegar a presente e, em cada uma delas tivemos muito mais do que dez personagens.
Estou de acordo, David!
Realmente, fica segmentado.No fundo a História registra atos e fatos, ainda bem que esses existem e não se perdem nos porões.
Querer que dez personagens representem o que de mais importante na história do Brasil é desconhecer a complexidade do nosso país. Ainda mais se considerarmos que os chamados especialistas são quase todos de São Paulo. Não tenho nada contra esse importante Estado mas a visão paulista certamente não será a mesma visão das demais regiões.
nosso imenso país é carente de ícones históricos. Uma pátria onde se tem orgulho de poderosos que lesaram o povo. JK com sua obra faraonica assumiu dividas q afundam nossos pés até hoje, sem contar os acodos com a indústria automobilistica e o descaso com as ferrovias. Empobreceu o país e virou herói… povo pobre. Niemeyer se beneficiou de licitações no minimo duvidosas. Seguindo essa linha faltaram Sarnei, Collor, PT, PSDB, e já que é pra dar relaxo, quem melhor pra representar nosso povo “cuturalmente” do que o Galvão Bueno. TRISTE
Dos historiadores fundamentais à História do Brasil, quem definiu muito uizbem as 10 maiores personalidades foi Marco Antônio Villa, um grande estudioso sobre o assunto. É de espantar que Lincoln Secco, que carrega excelente biografia sobre o assunto, tenha incluído Luiz Inácio Lula da Silva entre os seus indicados. Este não ofereceu nenhuma significativa contribuição a história deste País.
Há uma evidência na lista calcada nos bancos das escolas tradicionais, assim não retrata personagens que são marcantes na formação estrutural do Brasil. Como sempre a maquiagem torna o nosso país mais interessante aos olhos alheios a realidade.
D Pedro II , Getúlio Vargas , Tiradentes , Juscelino Kubistchek , Fernando Henrique Cardoso , Joaquim Barbosa , Pelé , Mario de Andrade.
Esqueceram de D. João VI , a corrupção começou aí .
Veio fugido da Europa , trouxe consigo uma centena
de pessoas corruptas , que quando condenadas , logo
eram absolvidas e ainda ganhavam títulos de nobreza .
E ainda esse rei , que também era enganado pela mulher
criou o mal fadado banco do brasil ….
Não é que a Claudia está atenta! Que Sabatina!!! Tb estou de acordo. Nota-se que na terra do pois pois a coisa continua e similar nos moldes do que aqui ocorre, aliás ex-capitanias hereditárias. Enfim, 514 anos de descobertas e achados. Agora concordando com seu comentário…será que não vão fechar “os portos” p’ra nós em qq visita pelo Tejo e seus arrebaldes??? Madeira!!! Ilhaaa….terra à vista! Na escuta D João VI….ou seus herdeiros. Fico a imaginar se não sobra um ramo da árvore genealógica do sertão do nordeste e seria eu um descendente de Lampião??? Sobram Silvas, Oliveiras, Coutinhos, Madeiras,Nogueiras, Pintassilgos, Passarinhos…e Cavacos….Rss
Cadê o Santos Dumont?
Deixaram de fora o TIRIRICA, o MAIS QUERIDO DO POVÃO…
Tem alguns nomes bem interessantes, instigantes para pensar, como Chica da Silva, Tibiriçá e Cândido Rondon (dentre outros), não sei se merecem estar entre os dez, mas valoriza o que é muito esquecido.
Porém outros nomes só podem ser brincadeira, mesmo que até tenham algum valor, a presença deles é mais de uma adoração fanática do que de real importância, a ausência deles nem seria sentida na História. Isso sem contar de pessoas vivas ou falecidas em menos de uma década, isso não permite que a História julgue realmente os atos, até mesmo no caso de FHC e do Lula a politica atual mais que a História.
Gostei da lista, por sinal tira dela alguns “heróis” que nunca fizeram a diferença para o Brasil. Quem foi Tiradentes se você tem Frei Caneca!
É de espantar mesmo.E fico indagando-me com hipocrisia de comentários quando tudo começou com um Monte Pascoal, celebrado com uma Missa de Santa Cruz, foi virando Capitanias Hereditárias, e de terras à vista migrou para São Sebastião do Rio de Janeiro.Da febre do ouro e esmeraldas, sobou para Joaquim da Silva Xavier no silêncio escuso da traição mineirice…numa pressuposta similaridade de Joana D’Arc,para aplausos e ovação, e num vôo da Águia de Haya o Brasil se fez ouvir, e num manifesto qq de Itu ,terra de tudo grande, Câmaras à vista, Ruy Barbosa…acho que devia escrever notadamente bem, Rui ou Ruy deixou sua marca.Acho q agora ficaria envergonhado sim.
Fico a indagar-me se Evangelista de Souza ficaria feliz com a extirpação das suas ferovias,a olhos vistos, em favor das rodovias…diga-se pela chegada da Indústria Automobilística favorecida por JK. Renascem as esperanças com a Norte e Sul, espera-se que nenhum fradinho ouse fazer greve de fome pq não atende outros interesses na concorrida corrida do pódio da fé tanto abalada. Vai faltar água, e daí? e daí que eu tenho um copo cheio e posso repartir um pouco. Matar minha sede e da família nesste período biológico que Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente me dá numa médida de 75 anos, com lucro ou prejuízo. História é isso…marotamente eu diria, e do que serve tanta informação no país do futebol??? Arremate-se carnaval, futebol, samba, suor e cerveja. Pois é, terra de cacau, de cana-de-açúcar, sisal…muita riqueza de vanguarda e estratégica, à vista, e a descobrir. E os montes serão abalados, ou já foram a verter o mel, na forma de petróleo nos avanços do mar. Quantos nomes e importantes de A a Z estão fazendo esta Terra, implicitamente estão sendo lembrados e aplaudidos, e cabe um porquê, Deus é único, e perscruta o coração humano. Nada escapa à sua forma de olhar e ver o Paraíso que criou, que clama ser cuidado.
Quando vejo “jesuítas” no pedaço…por detrás das suas imagens, vejo cruzadas e bandeiras…e talvez a Cristina Kirchner esteja certa, colaboraram para a matança indiscrimnada de índios,aquele seu povo habitante nato e de cultura própria e local de verdade, em nome de coroas, reis e rainhas, numa submissão e com a expoliação das riquezas…Ah! Sim, Cristovão Colombo, de norte a sul nas Américas…Pizarro, Cabral, etc…etc… E o amigo francês ficou horrorizado com seus conterrâneos do passado aparentemente longínquo.Como vê, coroas, reis e rainhas….e imensos jardins a céu aberto.
Como se chamava mesmo aquele índio da época do Caçador de Esmeraldas???
Faltou o nome de Irineu Evagelista de Souza, o grande Barão de Mauá.
O responsável pela atual configuração do Brasil não aparece na lista. O Duque de Caxias foi o responsável pela pacificação de de várias províncias (hoje Estados) além de ser Comandante das tropas nas Guerras da época. Infelizmente não figura na lista.
Como professor de História digo: essa lista não faz o menor sentido.