aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
13-09-2014, 7h50

Os dez personagens fundamentais para a História do Brasil

23

Daniela Martins
Brasília

A revista “Aventuras na História” realizou uma pesquisa para definir quem foram os dez personagens fundamentais para a trajetória do país. A proposta era descobrir os nomes que fizeram História e que moldaram o país em que vivemos hoje.

Participaram 4.454 leitores e foram convidados dez especialistas. Entre eles, a pesquisadora Isabel Lustosa, o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos e o professor de História Contemporânea da USP Lincoln Secco.

O resultado revelou contradições entre os votantes. Ficaram de fora nomes como D. João VI, Rui Barbosa e Sérgio Buarque de Holanda. Nenhuma mulher apareceu na seleção. A princesa Isabel foi citada pelos leitores, mas não foi escolhida por nenhum dos especialistas. O mesmo aconteceu com Tiradentes. A lista foi publicada esta semana. Pode proporcionar uma discussão interessante. Confira aqui.

*

O Museu Nacional de Brasília apresenta, até 25 de outubro, a mostra “Barradas – desenhos e aquarelas”. Ícone da pintura uruguaia, nascido em 1890, Rafael Barradas construiu vínculos com as vanguardas europeias do início do século XX e propôs uma concepção estética chamada “vibracionismo”. Esta é a primeira exposição individual do artista no Brasil.

barradas

Comentários
23
  1. Marcos Santos disse:

    Nossa! Me espanta Irineu Evangelista de Sousa não ser lembrado e não estar entre os 10. Eu o colocaria ele entre os 5 até!

    • Francisco Tavares disse:

      É verdade Marcos Santos o Barão de Mauá foi um brasileiro importantíssimo, mas infelizmente não moldou o país em que vivemos hoje, daí ficou fora da lista. Outros sem importância alguma moldaram o Brasil de hoje, gente tipo Fernandinho Beira Mar, Tião Medonho, Sarney, Lula e Gerson.

  2. sergio afonso disse:

    Kennedy, em se tratando de leitores da revista, torna-se uma pesquisa bastante segmentada. Joaquim Nabuco e Jose Bonifacio, permeia o resultado, jamais, no POVO estes dois seriam lembrados.

  3. LUIZ - SOROCABA disse:

    Quando vejo nomes como Luis Carlos Prestes, Luiz Inacio da Silva e, pasmem, Carlos Marighela nessas listas me pergunto que valor poderá ter essas indicações ?? Prefiro consultar meu horóscopo .

  4. Pedro José Gonçalves Bento disse:

    É realmente espantoso não terem incluído Irineu Evangelista de Sousa nessa lista, tendo em vista a sua contribuição para a modernização do país e a visão empreendedora, bem à frente de seu tempo. Ele, sozinho, foi para o Brasil o que foi Vanderbilt, Rockefeller, Carnegie, J. P. Morgan para os EUA. Entretanto, a conjuntura política e mentalidade arcaica da sociedade brasileira da época não permitiram a mesma pujança que houve nos EUA.

  5. David Dias disse:

    É uma infelicidade querer que somente 10 personalidades sejam importantes para um País da envergadura e problemas como o Brasil. O Brasil teve em sua história varias fazes até chegar a presente e, em cada uma delas tivemos muito mais do que dez personagens.

    • geninho disse:

      Estou de acordo, David!
      Realmente, fica segmentado.No fundo a História registra atos e fatos, ainda bem que esses existem e não se perdem nos porões.

    • Luciano de Carvalho disse:

      Querer que dez personagens representem o que de mais importante na história do Brasil é desconhecer a complexidade do nosso país. Ainda mais se considerarmos que os chamados especialistas são quase todos de São Paulo. Não tenho nada contra esse importante Estado mas a visão paulista certamente não será a mesma visão das demais regiões.

  6. Flavio disse:

    nosso imenso país é carente de ícones históricos. Uma pátria onde se tem orgulho de poderosos que lesaram o povo. JK com sua obra faraonica assumiu dividas q afundam nossos pés até hoje, sem contar os acodos com a indústria automobilistica e o descaso com as ferrovias. Empobreceu o país e virou herói… povo pobre. Niemeyer se beneficiou de licitações no minimo duvidosas. Seguindo essa linha faltaram Sarnei, Collor, PT, PSDB, e já que é pra dar relaxo, quem melhor pra representar nosso povo “cuturalmente” do que o Galvão Bueno. TRISTE

  7. CELSO BIZZARRO disse:

    Dos historiadores fundamentais à História do Brasil, quem definiu muito uizbem as 10 maiores personalidades foi Marco Antônio Villa, um grande estudioso sobre o assunto. É de espantar que Lincoln Secco, que carrega excelente biografia sobre o assunto, tenha incluído Luiz Inácio Lula da Silva entre os seus indicados. Este não ofereceu nenhuma significativa contribuição a história deste País.

  8. Hamilton Ferreira de Oliveira disse:

    Há uma evidência na lista calcada nos bancos das escolas tradicionais, assim não retrata personagens que são marcantes na formação estrutural do Brasil. Como sempre a maquiagem torna o nosso país mais interessante aos olhos alheios a realidade.

  9. Juvencio disse:

    D Pedro II , Getúlio Vargas , Tiradentes , Juscelino Kubistchek , Fernando Henrique Cardoso , Joaquim Barbosa , Pelé , Mario de Andrade.

  10. Claudia Pedrini disse:

    Esqueceram de D. João VI , a corrupção começou aí .
    Veio fugido da Europa , trouxe consigo uma centena
    de pessoas corruptas , que quando condenadas , logo
    eram absolvidas e ainda ganhavam títulos de nobreza .
    E ainda esse rei , que também era enganado pela mulher
    criou o mal fadado banco do brasil ….

    • geninho disse:

      Não é que a Claudia está atenta! Que Sabatina!!! Tb estou de acordo. Nota-se que na terra do pois pois a coisa continua e similar nos moldes do que aqui ocorre, aliás ex-capitanias hereditárias. Enfim, 514 anos de descobertas e achados. Agora concordando com seu comentário…será que não vão fechar “os portos” p’ra nós em qq visita pelo Tejo e seus arrebaldes??? Madeira!!! Ilhaaa….terra à vista! Na escuta D João VI….ou seus herdeiros. Fico a imaginar se não sobra um ramo da árvore genealógica do sertão do nordeste e seria eu um descendente de Lampião??? Sobram Silvas, Oliveiras, Coutinhos, Madeiras,Nogueiras, Pintassilgos, Passarinhos…e Cavacos….Rss

  11. Roberto Barnabe disse:

    Cadê o Santos Dumont?

  12. Deixaram de fora o TIRIRICA, o MAIS QUERIDO DO POVÃO…

  13. Fernando M.A. disse:

    Tem alguns nomes bem interessantes, instigantes para pensar, como Chica da Silva, Tibiriçá e Cândido Rondon (dentre outros), não sei se merecem estar entre os dez, mas valoriza o que é muito esquecido.
    Porém outros nomes só podem ser brincadeira, mesmo que até tenham algum valor, a presença deles é mais de uma adoração fanática do que de real importância, a ausência deles nem seria sentida na História. Isso sem contar de pessoas vivas ou falecidas em menos de uma década, isso não permite que a História julgue realmente os atos, até mesmo no caso de FHC e do Lula a politica atual mais que a História.

  14. Hélio Filho disse:

    Gostei da lista, por sinal tira dela alguns “heróis” que nunca fizeram a diferença para o Brasil. Quem foi Tiradentes se você tem Frei Caneca!

  15. geninho disse:

    É de espantar mesmo.E fico indagando-me com hipocrisia de comentários quando tudo começou com um Monte Pascoal, celebrado com uma Missa de Santa Cruz, foi virando Capitanias Hereditárias, e de terras à vista migrou para São Sebastião do Rio de Janeiro.Da febre do ouro e esmeraldas, sobou para Joaquim da Silva Xavier no silêncio escuso da traição mineirice…numa pressuposta similaridade de Joana D’Arc,para aplausos e ovação, e num vôo da Águia de Haya o Brasil se fez ouvir, e num manifesto qq de Itu ,terra de tudo grande, Câmaras à vista, Ruy Barbosa…acho que devia escrever notadamente bem, Rui ou Ruy deixou sua marca.Acho q agora ficaria envergonhado sim.
    Fico a indagar-me se Evangelista de Souza ficaria feliz com a extirpação das suas ferovias,a olhos vistos, em favor das rodovias…diga-se pela chegada da Indústria Automobilística favorecida por JK. Renascem as esperanças com a Norte e Sul, espera-se que nenhum fradinho ouse fazer greve de fome pq não atende outros interesses na concorrida corrida do pódio da fé tanto abalada. Vai faltar água, e daí? e daí que eu tenho um copo cheio e posso repartir um pouco. Matar minha sede e da família nesste período biológico que Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente me dá numa médida de 75 anos, com lucro ou prejuízo. História é isso…marotamente eu diria, e do que serve tanta informação no país do futebol??? Arremate-se carnaval, futebol, samba, suor e cerveja. Pois é, terra de cacau, de cana-de-açúcar, sisal…muita riqueza de vanguarda e estratégica, à vista, e a descobrir. E os montes serão abalados, ou já foram a verter o mel, na forma de petróleo nos avanços do mar. Quantos nomes e importantes de A a Z estão fazendo esta Terra, implicitamente estão sendo lembrados e aplaudidos, e cabe um porquê, Deus é único, e perscruta o coração humano. Nada escapa à sua forma de olhar e ver o Paraíso que criou, que clama ser cuidado.

  16. geninho disse:

    Quando vejo “jesuítas” no pedaço…por detrás das suas imagens, vejo cruzadas e bandeiras…e talvez a Cristina Kirchner esteja certa, colaboraram para a matança indiscrimnada de índios,aquele seu povo habitante nato e de cultura própria e local de verdade, em nome de coroas, reis e rainhas, numa submissão e com a expoliação das riquezas…Ah! Sim, Cristovão Colombo, de norte a sul nas Américas…Pizarro, Cabral, etc…etc… E o amigo francês ficou horrorizado com seus conterrâneos do passado aparentemente longínquo.Como vê, coroas, reis e rainhas….e imensos jardins a céu aberto.
    Como se chamava mesmo aquele índio da época do Caçador de Esmeraldas???

  17. Flauberto Wagner de Farias Fonseca disse:

    Faltou o nome de Irineu Evagelista de Souza, o grande Barão de Mauá.

  18. Romildo Pereira disse:

    O responsável pela atual configuração do Brasil não aparece na lista. O Duque de Caxias foi o responsável pela pacificação de de várias províncias (hoje Estados) além de ser Comandante das tropas nas Guerras da época. Infelizmente não figura na lista.

  19. Marcelo Siqueira disse:

    Como professor de História digo: essa lista não faz o menor sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 05:13:22