aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-11-2015, 9h10

Para Dilma, Delcídio cometeu “erro grosseiro”

Governo teme paralisia; é provável delação de senador
105

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Numa reunião no final da manhã de ontem, já perto do meio-dia, a presidente Dilma Rousseff disse que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) cometeu “um erro grosseiro” ao tentar negociar proteção com Bernardo _filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Em conversa com ministros, Dilma discutiu a prisão do senador. Ela demonstrou surpresa, mas também abatimento. Dilma tem boa relação pessoal com Delcídio. Gosta dele.

Para a presidente, o senador acabou caindo numa armadilha e adotando uma atitude indefensável. Ou seja, não há margem nenhuma para o governo defender Delcídio.

O PT, que sempre recebe a carga maior do desgaste da Lava Jato na comparação com a presidente, desvinculou-se rapidamente do senador. Teve uma reação dura, negando solidariedade.

O poder de Delcídio estava mais ligado ao prestígio junto à presidente do que a uma rede de apoio partidário. O suporte de nove senadores do PT contra a decisão do STF de prender Delcídio deve ser entendido, na sua maioria, mais como um ato de solidariedade de colegas que poderão ser vítimas da Lava Jato do que como apoio partidário.

*

Risco de paralisia do governo

Neste momento, a maior preocupação do governo é evitar paralisia de votações no Congresso, o que já não andava fácil. Mas impedir também paralisia administrativa.

O governo havia ganhado fôlego recentemente no Congresso. A gestão política e administrativa melhorou com Jaques Wagner na Casa Civil e Ricardo Berzoini na articulação política. Mas um fato como as prisões de ontem tira energia do governo.

Não foi possível avançar na votação da meta fiscal de 2015, que precisa ser alterada pelo Congresso para evitar acusação de desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Há projetos que necessitam ser aprovados, como o da repatriação de recursos ilegais. E existem medidas administrativas que devem ser tomadas.

Dilma se comporta como se a Lava Jato fosse passar rapidamente e dar uma trégua ao governo. Há momentos de calmaria, mas essa operação vai durar todo o segundo mandato dela. A presidente precisa melhorar a economia.

Isso significa ter capacidade para negociar um plano fiscal de longo prazo com aliados, setores da oposição, empresariado e sociedade civil. Tem de ter capacidade de articulação. Mas Dilma é uma presidente que queimou pontes políticas e que não tem repertório para reagir a uma crise desse tamanho.

O que vimos ao longo de 2015 foi uma série de erros políticos que agravaram a crise, que já teria combustível suficiente para ser bem ruim só com a Lava Jato. Exemplos de erros: briga com o PMDB, afastamento do vice-presidente Michel Temer, titubeios e morde e assopra em relação ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, envio de orçamento deficitário, ataques à oposição em momentos em que conseguiu respirar e poderia fazer algum gesto de pacificação. E por aí foi.

Do jeito que está, é bom para a oposição, que vê o governo e o PT se afundarem. É ruim para Dilma, mas é péssimo para o país, porque as crises política e econômica se agravam, com duras repercussões sociais.

O desemprego está crescendo e as previsões econômicas para 2016 só fazem piorar a cada semana. Ou seja, a situação do governo tende a piorar, não a melhorar, como alguns incrivelmente imaginam.

*

Delação à vista?

Quem conversou com o senador Delcídio antes da prisão relata que ele estava preocupado com os rumos da Lava Jato e se queixando bastante dos riscos que corria. Isso ajuda a explicar a ousadia de tentar planejar a fuga de Nestor Cerveró em troca do silêncio do ex-diretor da Petrobras.

Na atual situação, em que a gravação funciona como uma confissão de crime, o único recurso que pode amenizar a situação do senador é uma delação premiada. Esse tem sido o caminho seguido pela maioria dos principais personagens que foram sendo pegos, com exceção de alguns executivos de grandes empreiteiras.

Os ministros do Supremo, alguns citados por Delcídio como passíveis de pressão política, deverão ser duros em relação ao senador e outros políticos. Portanto, é provável que Delcídio faça uma delação premiada.

Ouça o comentário do “Jornal da CBN:

Comentários
105
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Erro grosseiro foi o que o país cometeu ao eleger esse bando.
    Erro grosseiro é o país se alinhar aos governos bolivarianos.
    Erro grosseiro é a festa de cargos e salários desse desgoverno.
    Erro grosseiro é a ditadura sindical de capachos e pelegos.
    Erro grosseiro é ressuscitar a CPMF para financiar mordomias.
    Erro grosseiro é virar as costas para o povo e ficar no poder.
    Erro grosseiro é …

    • Wilson disse:

      Você tem toda razão Maria Aparecida.
      Erro grosseiro mesmo!! mas alegre se com um novo tempo..
      Tenho esperança que um dia, voltaremos a ter orgulho do meu pais.

    • Edmilson disse:

      Como pode dizer uma coisa desta, Delcidio foi indicação do FHC na Petrobras que também indicou o Paulo Roberto Costa.. O Banqueiro preso, pagou a viagem recente do Aécio na lua de mel dele. Ou seja, Erro grosseiro é a mentalidade do povo que pensa sem raciocinar. Fala sem conhecimento de causa. Assista mais as reportagens, devemos nos informar mais. Referente a esta barragem que estourou em Brasilia, é mais uma que não vai dar em nada. porque o povo é que vai sofrer as consequências. Enquanto isto,, vem Carnaval, brasileirão, mulherada e tudo mais.

      • Paulo disse:

        A gente percebe quando aparece petista por aqui para defender o PT. Erro é uma coisa e crime é outra, o que o PT faz é CRIME, não tem nada a ver com erros.

        • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

          Paulo tem toda razão.
          Na lógica do ladrão “erro grosseiro” não é roubar … é se deixar apanhar !

          • Marcos disse:

            Erro grosseiro foi ele ter feito isso com seus cumpanheiros, erro grosseiro foi ele não ter desconfiado de uma possível gravação para ser usada pela PF, erro grosseiro é ele não ter se safado desta como ela e seu bando conseguiu até o MOMENTO…

        • jacir rossi disse:

          Nos meus 71 anos de idade já presenciei muitas coisas, briga do Adhemar x Jânio estadistas como Ulisses Guimarães Tancredo Neves Laudo Natel e muitos outros não estou afirmando que foram santos ou honestos, existia a briga politica porém sempre resultava em algo aproveitável para população hoje não o que se vê e só proveito próprio que se linchem os demais o PT instalou no pais a politica do roubo a cara de pau, e esta sendo copiado pelos demais partidos e políticos hoje não existe mais ética ou moral a começar pela nossa presidente e terminar no mais reles funcionário publico em sua função. Será que agora irão começar a mudar esta situação uma vez que foi colocado em duvida a idoneidade de nossos ilustres magistrados do STF?

      • Marcelo disse:

        O que você está tentando dizer? Que as imundícies criminosas perpetradas pelos governos petistas devem ser tratadas como simples rixa política PT X PSDB? Mentalidade rasteira a sua, que reduz problemas nacionais gravíssimos (corrupção institucionalizada, populismo desenfreado e inconsequente, pedaladas fiscais, remessa de dinheiro brasileiro para patrocinar projetos de amigos e ditadores bolivarianos e africanos etc, etc) a uma simples disputa política-partidária, com Aécio Neves de um lado, e o canalha do Lula do outro. Você é o exemplo acabado do esquerdopata brasileiro que se julga no direito de falar asneiras em defesa de projetos de poder espúrios do partido político mais safado, corrupto e vil da história republicana. Lute e defenda a transformação do sistema político do Brasil e não de criminosos da estirpe de Lula e seus asseclas.

      • fabricio disse:

        Edmilson, não somos idiotas de achar que no PSDB tem só gente honesta. Mas o PT é uma organização criminosa. Onde a PF investiga tem crime do PT. Se você tem alguma prova contra o PSDB e seus políticos, faça como o filho do Cerveró, que demonstrou ter coragem, procurou o MPF e entregou as provas. Nas maiores cidades do Brasil tem escritórios do MPF, procure o da sua cidade e faça isso. Ficar dizendo que esse fez isso e aquele fez aquilo não resolve, até a semana passada não tinha nada contra o Delcidio, mas alguém criou coragem e levantou provas contra ele. Esse bla bla bla não vai resolver nada. Já votei muito no PT, mas tenho que reconhecer, o PT até tem gente honesta, mas agora começo a acreditar que são bem poucos.

      • Daniel Guinter disse:

        Edmilson talvez vc esteja certo mas, e preciso ver que o problema vem claro de longa data mas os catedráticos que estão aperfeiçoando a “arte” da corrupção fazem parte do de um grupo independente de siglas cara sou a favor da pena de morte me revolta ver coisas como no Rio de Janeiro uma cidade linda e RICA com a saúde abandonada educação inexistente, este polítocos que estão ai TODOS estão matando os Brasileiros.
        Matando sem saúde.
        Mantando de fome.
        Matando sem educação.
        Matando os sonhos.
        A Argentina passou uma situação financeira complicada mas, não se falou em corrupção.
        A Grécia também teve momentos difíceis mas não se falou em corrupção.
        E o Brasil onde vai parar? Ti digo mais 1 (um) ano e nós estaremos declarando a FALÊNCIA do Brasil, um país imponente e grandioso mas com a pior especie de gente no comando.

      • Emerson de Lima disse:

        Putz … o cara saiu do PSDB em 2001, aliou-se a Lulla e Dillma, que juntos somam 13 anos de governo … mas insistem que a culpa é do FHC … afffemaria!!!! Santa ignorância, Batman!!!

      • ERRO GROSSEIRO É ainda ter pessoas que esta vendo e não enxerga que o PT é uma quadrilha que tomou conta do nosso Pais em todas as esferas. Por favor é melhor admitir que voltou errado quando colocou esta quadrilha(PT) no Poder.

      • Maria de Fátima da Silva disse:

        No governo Fernando Henrique Cardoso, indicado por ele, foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás, entre 2000 e 2001, quando trabalhou com Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa, dois dos delatores da Operação Lava Jato.
        Algumas fontes afirmam que foi filiado ao PSDB entre 1998 e 2001.Outras afirmam que ele teria assinado a ficha de filiação ao partido mas esta nunca teria sido homologada. Seja como for, até 2001 era próximo ao PSDB, mas só agora se envolveu com a corrupção na Petrobras, antes era mais um #tucanosanto…:-/
        Cansada desses indignados seletivos, que acreditam na justiça caolha do moro e sequer param para se perguntar pq, com tantos nomes do PSDB, e outros, envolvidos na lava jato (?) ele só prende se for ligado ao PT? Exemplo, a mulher e filha do cunha, onde estão? Porque também não mencionam a amizade do aecio com o banqueiro preso?
        Custa deixar o ódio cego de lado e raciocinar um pouco?

      • Antonio Nascimento disse:

        Meu caro, tenho 48 anos, vivi os anos mais críticos da nossa economia. Inflação de 90% ao mês, moeda senado desvalorizada a cada 6 meses, cortes de zeros para equilibrar os cálculos, estatais servindo de cabide de emprego, da moeda de barganha pra políticos, estatais gerando dinheiro para financiar partidos e candidatos, desemprego; enfim o caos. Surge um homem com coragem, disposto a ser chamado de anti herói, disposto a fazer o que era necessário para mudar a situação do país, este homem não quis agradar a uma fatia da sociedade. Oito anos depois entregou para o PT, um país saneado, com inflação de 4,8% ao mês, moeda estabilizada e mais valorizada que o dólar americano, dinheiro em caixa, emprego em alta, estatais vendidas (fechou a torneira que escoava dinheiro público, criou o mínimo de ministérios necessários, diminuiu o gasto da máquina pública, atraiu investidores e novas empresas… Não vou falar mais, me desculpe Edmilson, o que você ler nos jornais eu vivo no dia a dia.

      • Mauro disse:

        Erro grosseiro é defender o indefensavel. Aceite que esse governo desastroso e desastrado é um câncer que está corroendo o pais e suas instituiçoes.
        O PT e seus dirigentes são um esgoto que polui e contamina mais que qualquer elemento.

      • iza disse:

        emerson quem não lê é você que é cego e ainda tem a cara de pau de ser partidário.

      • Paulo disse:

        Sério!? A Mãe do Decidio deu vida a ele, a culpa é dela então? Não se cansa de defender os corruptos que estão no PODER?
        Mais uma vez a culpa é do STF, dos ignorantes do povo, da mídia, da PF, dos procurados, no papa, de Deus!?
        Escutou o audio? Quem ele citou? As estratégias, de quem é amigo?!

        Por favor, pára de subestimar a inteligência dos demais…

      • Regina disse:

        Acho engraçado o pessoal colocar a culpa nos outros partidos…. Se o PSDB errou, por que o PT não foi lá e consertou? Por que então o PT não fez a limpeza uma vez que durante muito tempo teve maioria no congresso? A resposta parece clara…. o PT gostou do esquema e fez/faz igual.

      • Arlindo Gomes disse:

        Era só o que faltava! O Pior cego é aquele que não quer enxergar.

        Em tempo a barragem rompeu na Cidade de Mariana / MG e não em Brasília….

      • Edison Carvalho disse:

        Verdade NUA e CRUA……………., e depois ainda elegem um Congresso Arqui Conservador………………!!!!!

      • Christian Mesquita disse:

        Se foi indicado pelo FHC ou quem quer que seja, não dá o direito de ser criminoso e se é do PT, PSDB ou qualquer outro partido, cadeia é o lugar de criminoso.

    • Antonio Evangelista disse:

      Vc esta coberta de razão, o maior erro cometido foi colocar o PT para governar este Brasil. Entraram no poder para poder assaltar a nação. Se a coisa continuar assim, não sobrara ninguém deste partido. É Incrível ter tanto ladrão num lugar só, num partido só.

      • Geraldo Junior disse:

        Erro grosseiro foi o PT permitir que os carrapatos do poder continuassem a sugar o sangue da máquina pública travestidos de petistas.
        Quando será que toda a turma que vem bancando (e sendo bancado) os governos vão cair? Collor, Renam, Barbalho, Cunha, Jucá, Sarney e tantos outros sustentaram Itamar, FHC, Lula, Dilma em troca de se sustentarem, às custas do sustento da nação.

      • Luiz Lino disse:

        Estes indeviduos corruptos que estão presos, herdaram à roubalheiras do governo que antecedeu o ao do PT, aja vista que, todos são oriundos do governo do Fernando Henrique, que entraram no PT, para dar continuidade dos roubos que foram acubertados pelo o engavetador nomeado pelo o então presidente ou seja o Fernando Henrique, que à maioria do povão, desconhece ou se deixam levar pela propaganda negativa que fazem deste governo que foi o unico, em toda história do Brasil que está botando na cadeia, os maiores figurões de colarinhos branco como se falavam anteriormente, que foi o governo do PT que deu total autonomia à Policia Federal para investigar seja quem for doa à quem doer, mais às grandes oposições,não comenta isto, só fazem denegrir este governo que tirou o País da mizéria que o F H C deixou

    • walter disse:

      Verdadeiríssima Maria Aparecida Ramos Tinhorão, a dilma identificar erros na gravação do delcidio, chega a ser engraçado;; ela NUNCA sanou os próprios, são MUITTTOOOOSSSS…
      Já esta provado e comprovado Kennedy, O PT ABANDONA OS SEUS, SEM MAIS…VEJA O CASO DO DIRCEU, NEM FALAM MAIS NELE…
      Onde anda o lula para comentar….por mais idiotas, que eles nos achem; nada justifica afirmar, que delcidio AGIU EM CAUSA PRÓPRIA, OS INTERESSES ALI, SÃO DIRETAMENTE LIGADOS A DILMA E SUA ASSINATURA NO CONTRATO DE PASSADENA, ALI SIM FOI “LAMBANÇA”

    • Fabio Mesquita disse:

      O que seria exatamente um governo bolivariano?

    • João Gonçalves disse:

      Não foi erro não , foi crime há uma grande diferença , eufemismo barato

    • luiz disse:

      erro grosseiro é deixar essa quadrilha chegar onde chegou. E o principe dos ladrões continua dando palestras falando mas “daszelites” quando deveria estar preso e e amordaçado na mais fundas das masmorras, que por sorte desse crápula ,não existem mais na nossa democracia que jamais será bolivariana.

    • Paulo André disse:

      …não ter aprendido a lição, pois não deve ter feito a de casa…

    • Wanderley disse:

      Erro grosseiro é tudo isso e mais…..

    • Nelson Souza disse:

      Sra. Dilma, se ama um pouquinho este país, renuncie para que, pelo menos se tente, através de nova eleição, dar um alento à população, que não merece tudo isto.

      • Carlos BS disse:

        Para novas eleições precisaria Temer renunciar também, e enquanto as eleições não acontecessem, o presidente seria o Cunha.
        Em qualquer cenário. Deus nos ajude.
        Se passar de 2016, então, as eleições seriam INDIRETAS, será que não é isso que está se planejando?

    • Carlos Eduardo Santana de Andrade disse:

      Deixa eu continuar..

      Erro Grosseiro é roubar o povo na MP664
      Erro Grosseiro é roubar o povo na MP665
      Erro Grosseiro é querer enrolar o povo com a MP das Terceirações
      Erro Grosseiro é roubar o trabalhador
      Erro Grosseiro é pagar Bolsa Familia dinheiro do povo brasileiro aos Refugiados que entram no Brasil
      Erro Grosseiro é Mentir em campanha politica
      Erro Grosseiro do TRE de ainda não ter Tirado este Bando do PT e PMDB dos cargos públicos deste país
      Erro Grosseiro, e ver nossos comentário e saber que de nada vale neste País

      Erro grosseiro….

    • Virginia Leite disse:

      Apoiada . Concordo plenamente!

    • José Carlos Lins e Silva disse:

      Concordo plenamente contigo. E a grosseria vai ficar ainda maior quando a tampa fétida de Passadena for aberta, prejuízo de mais de 1 bilhão de dóllares ao povo brasileiro na época em que Dilma era presidente do conselho da Petrobrás. E não podemos esquecer também da refinaria da Petrobrás que Evo Morales tomou a força ao que Lula deu razão, isso precisa ser investigado.

    • claudia pedrini disse:

      Acho que ela , a presidente, quis dizer que :- O senador deu uma “bobeada”, uma escorregada” nas negociações …. ele deveria ter sido mais cuidadoso rsrrssrs aí cometeu um erro grosseiro .

    • NRA Borges disse:

      Nós todos erramos e temos que aprender com o desacerto. Só não vou repetir aqui que a palavra chinesa para crise é composta pelos ideogramas conflito e oportunidade pq todo mundo escreve e fala a mesma coisa em todo lugar e ninguém guenta mais. Que é preciso fazer o dever de casa então? Aí tb já passou dos limites da tolerância possível.

  2. Aparecido disse:

    Realmente o Delcidio,deveria ter umas”aulinhas” com Dilma,Lula,Ze Dirceu,Vaccari,Delubio.Culpe a Imprensa e os não Ptistas.Fica mais facil.Não sei de nada,não fomos nós, e por ai vai.A Ministra Carmem Lucia que está certa.

  3. Infelizmente, nosso país foi dominado pela máfia política.

  4. Pasquale disse:

    Menos um…vai sobrar alguem?
    PT morte anunciada,últimos suspiros.

    • PT morte anunciada? Isso é o que se pensa, as eleições estão aí, e se verá eleitores tão corruptos quanto os políticos no mandato, votarem por míseros reias, porque? Porque esta é a cultura brasileira, ou você acredita que o bolsa família e outras bolsas absurdas foram colocadas a bel prazer da população carente? Essa criação foi uma forma de se comprar apoio à sigla no poder, pelo PSDB, e facilitada pelo PT. Em suma, são todos uns bandidos os quais a única preocupação é encher os bolsos às custas do erário público. Não acredita nisso? Reveja a história da política brasileira.

      • Pasquale disse:

        Entenda a criação do PT(o real objetivo),e entenderá o comunismo bolivariano.Que tentaram implantar mas a Argentina já mudou e pediu a saída da Venezuela.
        Eu sou da época da Dilma comunista.

      • Germán disse:

        É verdade Paschoal. No passado foi interessante manter a população analfabeta e alheia à política do país por quem estava no poder. Quando a população, cansada de não receber de volta educação, segurança, saúde, etc, votou na oposição, muita gente achou ruim, inclusive eu. Aí o partido começou com o assistencialismo, que é uma maneira de comprar votos, sem dar à população o que realmente deve ser dado. Muito ruim.
        Nas eleições, o partido deve obter boa quantidade de votos novamente, pois a população continua na mesma, mas agora elege alguém de quem possa obter uns trocados (esmola talvez). Triste situação de nosso país. Talvez nas próximas eleições devêssemos votar naqueles mais honestos, em todas as esferas do poder, ao invés de votarmos em siglas. Quem sabe em algumas décadas, a corrupção fosse erradicada e pudéssemos nos orgulhar de nossos governantes.

  5. Alvaro Souza disse:

    Erro grosseiro é não admitir os próprios erros e passar uma imagem totalmente contrária a da realidade.
    Erro grosseiro é a falta de humildade.

  6. Manoel José Ulisses disse:

    Calma minha gente, calma meu povo, sem reclamação e nem espernear, o Povo sempre tem razão, assim como também tem o Governo que merece, e não adianta dize que estes votos foram trocados por telhas; tijolos, muita gente votou, haja fabrica de tijolos e telhas para pagar kkkkk, se acha que ta ruim, esperem o próximo a ser eleito, kkkkk, ainda é capaz que o Povo vote até no Político que despachava de dentro da Prisão, eita Brasil sem porteira, nem salvador dali conseguiria pintar uma obra destas, obra nos dois sentidos.

  7. Os politicos acreditam que eles estariam protegido,mesmo praticando atos criminosos,se enganaram eles podem ser preso,viva!

  8. Ricardo disse:

    Realmente não se tem defesa do que está acontecendo com alguns setores do governo e políticos, principalmente do PT. Mas longe de achar que essa desgraça chamada corrupção ocorria somente com o PT. Vejo aqui muitos com ódio pregando como se fosse uma partida de futebol e o inimigo fosse o PT. Muitos destes escândalos só estão sendo investigados porque a presidente Dilma aprovou a delação premiada, coisa que nenhum outro presidente teve a coragem de fazer. Talvez ela não imaginasse o que isto acarretaria ao governo dela, mas graças a Deus temos esta delação. Os órgãos de investigação estão trabalhando com total independência, apesar de subordinados ao governo e isso nunca tinha ocorrido antes. Nada justifica o péssimo governo, mas procuro ver as coisas pelo pado positivo, mesmo em crises, este estado de investigação que ocorre hoje acho que é para ficar e isso deve ser muito bem observado por todos.

    • Antonio F. Mensch disse:

      REalmente a Dna. Dilma aprovou escreveu e depois disse que não tinha aprovado,quando ela viu que ia espirrar para o seu lado, berrou, memoria curta essa senhora, não acha?

  9. F.Carlos disse:

    Erro grosseiro, para a “capo” Dilma, pode ter sido cometido pelo Senador Delcídio Amaral “GAMBINO”, mas ã luz do Direito foi crime mesmo!

  10. Rômulo Ventura disse:

    Estes Ministros do STF, só prenderam este cidadão porque foi gravada a conversa pelo filho do Serveró onde o Delcidio citou nomes de ministros do Supremo. Isto é um recado para os outros parlamentares que tambem ja pediram favores ao Supremo, e foram beneficiado, para que não citem nomes dos senhores ministros do supremo. Ministros do supremo indicados pela presidência da Republica, é um grande motivo para o povo Brasileiro desconfiar!!!!!
    Vamos ver se eles continuam prendendo finalmente estes parlamentares envolvido, eu ja estou de saco cheio desta novela onde só empresários e ex parlamentares são presos.

  11. francisco disse:

    O que ela quer dizer com “erro grosseiro”? Erro é algo que alguém, bem intencionado, comete. Alguém que comete um crime não está cometendo um erro, está cometendo um crime. Agora, se eu entendi bem, o erro a que ela está se referindo, foi ter deixado um garoto gravar a conversa toda. Portanto, o problema do um petista ser preso, não é pelo crime, mas pelo erro de deixar ser pego. É essa a leitura que faço dessa nossa presidenta. Dessa faz ela não falou besteira, ela falou o que pensa, bandido bom não se deixa ser pego e não comete erros grosseiros.

  12. José Valente disse:

    O que essa Presidanta quis dizer com a expressão “erro grosseiro”, traduz o que essa corja petista define como amadorismo; como incompetência; como inabilidade no trato da coisa, etc…
    É assustador a capacidade dessa criatura de falar bobagens. É fato que essa gente não tem medo de nada e serão capazes de patrocinar todos os tipos de falcatruas, mas sem cometer “erros grosseiros”.

  13. Carlos Neves disse:

    pra mim não houve erro nenhum e sim uma tentativa de crime contra a nação

  14. Alexsander Bittencourt Vieira da Silva disse:

    Armadilha? Só se for para RATO. Amigo de quem? Se a Presidente fosse pessoa de boa índole, iria aceitar publicamente que Delcídio cometeu crime e deve ser tratado como criminoso. Graças a Deus, ontem o Senado abriu precedente para novas prisões em todas as esferas do poder. Agora um desembargador pode pedir a prisão de pessoas públicas, desde que haja provas de envolvimento com crimes/corrupção. Era o que Renan Calheiros queria evitar a todo custo. Quem assistiu à seção do Senado ontem viu que Calheiros está “maquinado” e amarrado com o PT: discurso emotivo, polido, envaidecido… Que a mão de Deus pese sobre esse povo. Collor, Calheiros, etc. A lista será grande. E logo depois, a mão da Polícia Federal.

  15. mario machado disse:

    Acredito que haja petistas de bons caracteres, poucos, como vêm se evidenciando os fatos mais corriqueiros. Um líder de governo no Senado Federal não poderia jamais se envolver a tratos sujos sem enlamear definitivamente aquele em nome de quem exerce liderança no Congresso. Erro crasso visto a todo o momento nesse universo de libertinos formado pelas duas Casas Legislativas mais importantes do Brasil. Delcídio é apenas o começo de rastilho de pólvora que, se incendiado, detonará a banana de dinamite sobre os assentos onde se assentam os Congressistas. Alguns escaparão, com raras exceções. Há muitos peixes grandes torcendo pelo silêncio do Quasimodo da Petrobras. E estão todos eles lá à assembléia da Democracia brasileira.

  16. Santos disse:

    Realmente, não há mais nenhuma razão para a mídia manter uma seção de política no país. Basta a seção policial, pois o Brasil está entregue ao crime organizado. Tem que acabar com tudo o que existe hoje e recomeçar do zero enterrando de vez o tal do “jeitinho brasileiro”.

  17. jose neto disse:

    As declarações da Dilma são de uma mediocridade que dá pena, “Delcído cometeu um erro grosseiro ao tentar negociar proteção com o filho do Nestor Cerveró” ; quando ao roubo de MILHÕES foi um grande acerto ????????

  18. André disse:

    Se sua esperança é com o da Lista de Furnas esqueça.

  19. walter disse:

    Erro grosseiro e os brasileiros, ficarem nessa que PT,PSDB,PMDB,PSOL,PUTAQUEPARIL……podem tirar o Brasil da corrupção. Sendo que todos eles são corruptos.

  20. Alberto Favero disse:

    Dona Dilma o maior erro que estas cometendo e ficar no governo e acabar o nosso`Pais como esta acontecendo ate onde voces querem ir? Uma guerra cicil?

  21. Marco disse:

    Há pelo menos uma luz no final do túnel, ou seria uma luz na boca do poço, poço este que cada vez que acreditamos ter chegado ao fundo, descobrimos que podemos afundar mais.

    Cada povo tem o governo que merece….meia verdade, nem todos votaram nisso que está ai…..

  22. nelfisio disse:

    Perceberam como o tal erro grosseiro foi cair na armadilha e se deixar gravar….já a roubalheira imprópria para favorecer o partido e a reeleição da governante atual até aí estaria tudo bem…E olhem que o cara teve mais de 250 mil votos…coitados desses eleitores jogaram o voto no lixo.

  23. Ed Rodrigues disse:

    Que a Operação Lava Jato perdure por todos os tempos. Outrora, só víamos super homens nos filmes de Holywood; agora no entanto, os tempos mudaram e passamos a vê-los também nos bunkers da Policia Federal. Parabéns briosa Justiça Federal!

  24. francisco lima disse:

    A quadrilha pt, digo partido, está se partindo: muitos atrás das grades, outros saindo do partido e com raríssima exceção, vai se salvar uns dois.
    Só não entendo porque o gran chefão e sua cria, ainda não foram presos.
    “sabem de tudo,viram tudo, falaram tudo” e não estão presos, Não entendo.
    Se é amigo do lula, prendam e depois façam as investigações, fácil, fácil.

  25. ricardo lima disse:

    Desapareça PT e leve junto com você PMDB e PSDB enfim leve todos o politicos e seus partidos o simples motivo do senado ter um lampejo de bom senso é motivo de comemoração(que absurdo) estas atitudes deveriam ser regras, pobre povo brasileiro que acha que algum politico ou partido vai salvar este pais muito antes pelo contrário, cada um leva a vida pensando somente neles mesmos o povo é só um detalhe.

  26. Reginaldo Rodrigues disse:

    O PT ganhou a eleição com mentiras….Dizendo que vai acabar com a pobreza… O que estamos vendo é um assalto aos cofres público….. PT partido trambiqueiro

  27. Antonio Luis disse:

    Estão pegando bastante gente.
    Precisamos polarizar a coisa; tucanada livre.
    Isso não pode.
    Tem que pegar todos.

  28. Franco disse:

    O PT quis se perpetuar no poder roubando do pais e distribuindo dinheiro para quem eles achavam que fosse necessário comprar, a muitos que foram comprados e estão ai quietinhos inclusivo o povo idiota que votou na Dilma por causa de benefícios.

  29. Mike disse:

    Vindo dessa mulher nao poderia dizer outra coisa, esse termo prova a intenção de sempre roubar e trapacear, erro grosseiro ou seja como um profissional (neste caso profissional da corrupção) que comete um erro inaceitavel por ser tão habituado a praticar tal ato, dona Dilma o que ele fez nao se trata de erro nao, foi crime mesmo por isso esta preso! Seus lixos!!!!!!

  30. Finalmente uma luz no fim do túnel… parece que, agora, estamos saindo do terceiro mundo, com o fim da impunidade para os “poderosos”, graças à pressão popular… O povo, depois de tantas decepções, está mais consciente e politizado, por conta das informações “online” nas redes sociais, a exemplo dos comentários neste blog (espaço democrático)… é apenas o começo de uma “nova era” … Parabéns Kennedy, vamos em frente !!!

  31. Nilson disse:

    Em se tratando desta Criatura incompetente, esperar o que???
    Se ela tentou amenizar o episódio usando palavras suaves cometeu mais uma gafe diante das inúmeras já cometidas, Não é “erro grosseiro” o que o Senador fez foi articular um crime e achar que por tras da figura de senador estaria a salvo de qualquer coisa, quebrou a cara, tem que apodrecer na cadeia, isto é o mínimo que esperamos. Quem sabe a partir do seu “mal feito” os outros parlamentares passarão a pensar mais vezes antes de cometerem crimes e achar que ficarão impunes.

  32. Alberto disse:

    O comentário do sr Gilmar Antonio concorda com que constantemente escrevo,ou seja,que há uma grande diferença entre ver e exergar. Uma coisa é certa,nunca antes neste país um senador foi para o xilindró em pleno mandato.É a lama da Samarco,a lama do PT,enfim a terra brasilis é um lamaçal.

  33. Admilson disse:

    É por isso que o Brasil está nesta situação caótica, não adianta descer a lenha em um partido ou outro, o povo tem que acordar e agir, é lutando que se consegue vitórias, mas precisamos ser mais unidos para darmos um basta em toda esta roubalheira que acaba saindo é do nosso bolso.

  34. Elias abilio disse:

    Culpar a armadilha por apanhar o rato é palhaçada. Afinal o rato queria ou não abocanhar o queijo?

  35. Salviano Neto disse:

    Só existe 2 situações que podem talvez botar o País nos trilhos !!

    1ª Joaquim Barbosa Presidente
    Jair Bolsonaro Vice-Presidente
    Sergio Moro Ministro da Justiça

    2ª A Volta dos militares ao poder para moralizar esse prostíbulo !!

  36. Milton Moura disse:

    Na verdade, tanto o FHC quanto a Dilma não tem muito o que fazer, pois a corrupção faz parte de quem leva o Governo via voto democrático. Perceberam que nada respinga nos 2 Ex-Presidente da Petrobrás e Dilma ( Presidente do Conselho) que eram as cabeças da Empresa. Como pode uma Ex-Presidente da Petrobrás (Graça Foster) nada responder por tudo isso.? Então quem é culpado?.
    Eu entendo que o Presidente é o responsável pela empresa.
    Abs. aos amigos

  37. Wilson disse:

    Olhem só o que virou nosso querido País, um mar de lama. Lamentável tudo isso. Desde 2002 o Brasil só vem afundando. Que coisa hein. O que um erro brutal dos Brasileiros causou votando errado, bom ninguem tem bola de cristal mesmo. Fomos todos enganados, mas ainda podemos consertar.

  38. Ricardo Parafatti disse:

    Só sei de uma coisa pra salvar o Brasil dos hipócritas e falsos moralistas.E Lula 2018 kkkkkkkkkk

  39. Manuel Antonio Fialho disse:

    O erro grosseiro do Delcidio foi citar nomes de ministros do STF. afinal um tribunal nomeado inteiramente pelo PT é digno da maior confiança . Quanto ao povo, não é erro é burrice mesmo votar nêsse lixo

  40. Sérgio Neto disse:

    Enquanto ficamos nesta guerrinha Petralhas X Coxinhas os políticos estão com as contas bancárias gordas. Não cabe ficar defendendo esse ou aquele partido muito menos personalidades políticas. Temos que cobrar que o que for delatado seja apurado e punido, seja do PT, PSDB ou qualquer outro. Querer perguntar porque esse ou aquele não foi punido por algo não pode servir de argumento para pedir que alguém que errou não seja punido. Se errou e foi denunciado temos que cobrar a punição. É óbvio que quem está no governo está mais exposto e por isso vira alvo mais facilmente, não se trata de perseguir o partido. Se o PSDB, DEM, PMDB, PTB assumirem o governo estarão na janela e serão alvo. No momento não podemos nos preocupar com o aeroporto do Aécio enquanto a Petrobrás está sendo destruída. Não podemos olhar se o Delcídio foi nomeado pelo FHC se ele está tentando livrar a pele do PT e não do PSDB. Não é porque é o PT mas sim porque é IMORAL. Um erro não pode justificar o outro.

  41. Eliana disse:

    Quer dizer que se ninguém descobrisse estaria tudo certo? Belo exemplo é dado ao povo brasileiro por essa mulher que se acha a toda poderosa: Povo brasileiro, podemos roubar mas será um erro grosseiro de sua parte se alguém descobrir, se ninguém descobrir está tudo certo. É por essa e por outras que o país está cada vez mais chegando ao fundo do poço.

  42. Paulo Fonseca disse:

    Impressionante a presidente considerar um erro grosseiro do senador e que tenha caído em uma armadilha. Mesmo opositor de seu governo, a respeitava como presidente de direito, pois eleita pelos os que acreditavam nela.
    Ao invés de mostrar indignação ele está sentida pela armadilha em que ele caiu ?
    Se havia algum resto de seriedade acabou de ir para o esgoto.
    Triste pelo meu país, minha pátria, meus conterrâneos.

  43. Murilo disse:

    O PT nem defende nem é solidário ao Delcidio, né? E de quem foi a orientação pra que os senadores do PT votassem contra a prisão do Delcídio ? Pq em outras matérias li que o partido orientou a votar contra a prisão. Há tempos o discurso e as atitudes do PT não tem coerência. Não sei como ainda existem defensores deste partido.

  44. FABIANO disse:

    No caso o erro grosseiro é porque ele deixou que gravassem suas conversas e foi pego rs

  45. Naufrago da Piscina disse:

    Erro grosseiro é brigarmos entre nós, povo, e não votarmos e cuidarmos os nossos eleitos, erro grosseiro mesmo, brigarmos por quem vale muito pouco,=políticos, brigar nada vale, tirar os ladrões de lá? sim, duvido dos brigões aqui, aqueles que sabem o que seus políticos fazem realmente.Brigas pra saber quem são os fodões da política? rsss, nenhum, esses que estão lá hoje em dia(mesmos de 30 anos atrás,ou os xupins herdeiros), cuidam mais de seus rabos expostos que do país,votem e cuidem, cobrem,assumam suas responsabilidades, só assim seremos um país de verdade,, algum dia.

  46. sandra disse:

    O que??? Erro grosseiro??? Essa mulher não sabe nem falar direito mas na hora de tentar acobertar os seus aliados cometendo CRIMES dá outro nome.. Ou ela disse o que realmente pensou: ERRO GROSSEIRO foi ter sido pego!!!

  47. João Guilherme disse:

    O problema desse partido que aí está no poder, eles se acham tão seguro de si que acabam cometendo erros tão grosseiros que não tem volta. O pior que a cúpula do PT diz que a situação atual do país na parte econômica é culpa da Lava Jato. A verdade é só uma, eles estão apavorados com os resultados das investigações da Lava Jato que estão deixando eles totalmente descontrolados. Esse escândalo do senador Delcídio do Amaral é só a ponta do iceberg, agora imagine se o Nestor Cerveró colocar a boca no trombone o estrago que ele vai causar no PT não terá volta e isso que está deixando o chefão Lula sem dormir.

  48. Ivo Moralus disse:

    A Dilma tem razão!!! Erro Grosseiro
    SE ele tivesse falado com ela antes, imediatamente ela ia ligar para o Lula e os dois ima articular um plano melhor….
    Esse cara é muito burro!!

  49. Arai disse:

    O que me espanta (e me dá medo) é a expressão “erro grosseiro” usado por ela.

    Isso quer dizer que seria aceitável, caso fosse (erro) refinado, sem deixar se grvar, fotografar, etc., enfim sem deixar pistas, senhora presidenta?

    É como está na Bíblia: a boca fala o que tem no corção. Se realmente for assim, é de se lamentar a “presidenta” que temos (diz-se que cada povo tem o governante que merece, mas não merecemos essa gente [para não falar outra coisa] que está no poder).

  50. marcio disse:

    O erro grosseiro para a Dilma é não ter tomado cuidado para não ser gravado…

  51. Marco Antonio de Melo disse:

    Nossos políticos e bandidos que flertam com o poder público, não honram nem os princípios da máfia, qualquer prisão, já saem delatando todo mundo. A máfia Russa, Italiana, etc…, deve solicitar que não utilizem mais o termo Máfia ao se referirem às quadrilhas brasileiras. Ficaria melhor um monte de vermes!
    Agora, só para entender! não deveriam prender também os Ministros do Supremo, que foram citados na gravação? Se…, prenderam um Banqueiro, que supostamente financiaria a espetacular fuga de um dos vermes e os que supostamente facilitariam o habeas corpus?

  52. Jose soares disse:

    O que mais pode acontecer para que Dilma renuncie? Somente a prisão de Lula pelo que parece. É nítido a responsabilidade do PT em todo este episódio. Ela não entende que quanto mais tempo permanece no Planalto ela afunda o PT e o Brasil na lama. E nem seus comparsas conseguem mais defendê-la daquilo que não tem defesa. Pelo bem do Brasil, Dilma arrume suas malas talvez sobre alguma coisa do PT.

  53. Gilberto disse:

    Gente,

    Eu gostei das políticas sociais feitas pelo PT. Ajudou a melhorar um pouco a desigualdade social.
    Mas não tem como defender o PT e a Dilma, com essa roubalheira que está acontecendo n o país.

  54. LYRA disse:

    Só quero lembrar a todos, que esse meliante não é o único que comete um grave crime em pleno exercício do poder e, para que não dizer que todos os outros que fazem parte dessa grande quadrilha que é a nossa podre politica já cometeram crimes que no mínimo poderia levá-los a cadeia, como por exemplo: Eduardo Cunha, Renan Calheiros, FHC, a família Sarney e Maluf.
    Desejamo-nos que mais meliantes sejam presos para que possamos voltar a acreditar um pouquinho em nosso desacreditado judiciário.

  55. André Luíz de Paula Cardoso disse:

    Não vejo esta raça de políticos que estão no poder como líderes dispostos a mudar o Brasil. A meu ver eles não passam de uma quadrilha. Maquinam dia e noite várias maneiras de roubar o dinheiro dos brasileiros e encontram nas obras da copa, olimpíadas e outras coisas inúteis a oportunidade de colocar em operação seus planos maléficos.

  56. BRASILEIRAO disse:

    Prezados BRASILEIROS …

    Bacana os vossos comentarios….
    Precisamos sim disso…comentar e expor nossa visao dos fatos e acontecimentos politicos em nosso PAIS.
    Devemos ter postura clara sobre o que ocorre, e discutir sempre de forma democratica…
    Quanto ao que esta acontecendo em nosso pais, infelizmente, reflete o projeto criminoso de poder do PT , ironicamente o partido ” dos trabalhadores ” …trabalhadores que so sao lembrados na hora de se pagar as contas dessa loucura criada pelo Governo, responsavel sim por
    esta situacao caotica que vivemos. E ainda por cima faz apologia e parceira com ditaduras ridiculas, paises sem recursos e sem expressao ou algo de interesse real para o crescimento da nossa nacao, pois os responsaveis pela nossa politica externa sao os figurinhas de esquerda do PT…pessoas completamente despreparadas, como demonstram reinteradamente ilustres petistas ( presos ou nao.
    Pagarei impostos….mas tambem vou VOTAR !!!!

  57. Jose Maria disse:

    Delcídio não cometeu erro grosseiro, Senhora presidente Dilma. Delcídio cometeu crime grave, Senhora.

  58. douglas disse:

    Erro grosseiro é pensar que a corrupção começou agora com o PT, em 1996 o presidente da CSN alertou o FHC sobre a corrupção que corria solta na Petrobrás, se o lava jato existisse na época hoje a história seria outra.

  59. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Erro grosseiro é não votar em político ficha limpa!
    O que esperar de um Congresso Nacional com Collor, Renan, Barbalho, Maluf, Aécio, Cunha e outras centenas de ladrões?
    Os errados com certeza somos nós!
    A hora de bater panela acabou, precisamos com urgência tirar esses vagabundos do poder.

  60. JEAN PIERRE BARBOSA OSORIO disse:

    NESTOR Corre risco de morte, queriam silenciá-lo. E ele sabe disso, por isso vai alcaguetar todos.

  61. Terezinha disse:

    ERRO GROSSEIRO? Crime mudou de nome?

  62. Mantenha a mente quieta a espinha ereta e o coração tranquilo disse:

    Parece-me q esta é a chave d “ouro” q vai encerrar os trabalhos da PF em 2015.

    Fico me perguntando qto + existirá p/ser exumado e acabar apodrecendo tbm 2016. Muito me engano ou o plano seria prolongar este modo d operação durante todo o mandato d Dilma? 1 cena q repete Chicago. Recessão, excesso d leis, bandidagem em profusão, justiça tendenciosa até nos altos escalões, policiais federais trabalhando muito.

    Acho q seria melhor esquecer por enquanto os problemas com a economia. Será um “salve-se quem puder” e o país vai mesmo mergulhar na escuridão monetária. Esta dupla dinâmica, Dilma & Levy, conseguem realizar prodígios qdo o assunto é cometer erros na condução da economia.

    Cada qual q mande fazer seu patuá na mãe de santo favorita e q c segure bem, onde puder, porque o negócio vai ser punk. Bancos e cobradores já entraram em ação e demonstram q serão implacáveis, apesar do q c sabe sobre a condução do país. Devedores e negativados vão brotar feito capim depois da chuva.

  63. Helena disse:

    Dilma e Lula tenham um pouco de dignidade, peguem o que já roubaram e deixem o sobrou do nosso país para que outros com um pouquinho mais de caráter possam reconstruí-lo.

  64. acorda Brasil, até a Argentina está melhorando.

  65. marcelo mazzolli disse:

    Kennedy Alencar,revelador, mas nenhum jornalista explorou o que significa quando Dilma disse que o senador Delcídio cometeu ‘erro grosseiro’ ao tentar negociar sua proteção, caindo em uma armadilha. Isto quer dizer que, para ela, o erro não foi se envolver no esquema de corrupção da lava jato, mas sim se deixar pegar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 20:44:12