aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-02-2015, 9h33

Para enfrentar crise, Dilma precisa ouvir mais Lula e Temer

19

Postado por: Daniela Martins

O melhor que a presidente Dilma Rousseff poderia fazer no momento é ouvir mais o ex-presidente Lula e o vice-presidente Michel Temer sobre a área política. São dois profissionais que podem ajudar o governo a deixar o amadorismo num momento em que há frentes de batalha na política e na economia. Será preciso escolher as batalhas a travar e reduzir o número de adversários, mas Dilma tem se empenhado em aumentar o número de batalhas e de adversários.

A presidente listou suas prioridades para o Legislativo na mensagem que enviou ontem ao Congresso. Dilma defendeu o ajuste na economia, mas disse que ele não traria recessão. Claro que cabe a todo presidente vender otimismo. E ela não vai sair por aí a defender uma recessão. Mas é irrealista assegurar que não haverá recessão quando os agentes econômicos preveem zero de crescimento e uma inflação de 7% no ano. Isso é estagflação, combinação de economia parada com inflação alta. Dificilmente não vai afetar negativamente a taxa de emprego e o custo de vida.

A parte boa do discurso foi afirmar, mais uma vez, que a nova política econômica não será alterada. No final de semana, haverá encontro do PT, por ocasião dos 35 anos do partido. Já há um trabalho para evitar fogo amigo contra o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O ex-presidente Lula está ajudando nisso.

Outro ponto do discurso foi a defesa da reforma política. Reforma política depende do Congresso. E acabamos de ver uma demonstração de fraqueza do governo no Congresso. Levantar a bandeira apenas como forma de pressão aos parlamentares parece tentativa de empurrar para o Congresso um eventual fracasso da reforma política. Isso é outro erro, porque tensiona a relação com os partidos.

*

A presidente Dilma telefonou para Eduardo Cunha após a vitória do deputado na Câmara. Cunha afirmou que terá relação institucional. Foram gestos bem protocolares de parte a parte. O clima continua ruim. O governo continua errando na política. Não ficou marcada nem data para uma reunião, o que deveria ter sido feito imediatamente.

A presidente deveria ter chamado Eduardo Cunha, que se elegeu presidente da Câmara, e Renan Calheiros, que se elegeu presidente do Senado, para uma reunião já ontem ou hoje. Ela não tem tempo a perder.

O governo continua atordoado, tentando entender a derrota. Há uma versão que responsabiliza os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e Pepe Vargas, da Secretaria de Relações Institucionais, que é quem oficialmente faz a articulação política com o Congresso.

Os dois ministros têm parcela de culpa na estratégia de tentar isolar o PMDB. Mas a responsabilidade maior é de Dilma. Foi ela quem vetou Cunha e perdeu. É correto pensar em reforçar o PSD de Kassab e o Pros de Cid Gomes para ter um contraponto ao PMDB. Contraponto é uma coisa, porque ajuda a equilibrar as forças num momento de embate para aprovar um projeto. Outra coisa é isolar o partido do vice-presidente da República, Michel Temer.

É um erro de Dilma isolar Temer das principais reuniões estratégicas do governo. Temer é um moderado que conhece a Câmara. O governo conseguiu fazer com que ele perdesse prestígio no poder, abrindo espaço para o crescimento de Cunha. Foi Dilma quem criou o poder de Cunha. E agora ainda resiste a dar o braço a torcer.

O governo Dilma não tem alternativa. Precisa do PMDB para enfrentar a tempestade da Lava Jato e as dificuldades na economia. Enquanto não entender isso claramente e mudar sua estratégia política, a tendência é continuar a colecionar derrotas no Congresso.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
19
  1. Vitor disse:

    Quem acredita que Dilma faz e fez tudo por conta própria,sem Lula por traz?
    Estão querendo enaltecer Lula,mas como ele mesmo ja disse,Lula e Dilma são uma coisa só,na campanha eleitoral ele disse que Dilma era sua continuação…

    • "ELES NÃO SABEM DO QUE SOMOS CAPAZES... UNS PODEM EXPLODIR...UNS PODEM IMPLODIR"... disse:

      COM CERTEZA JÁ ENTRAMOS NO QUE PODERÍAMOS CHAMAR DE “ÚLTIMO RECURSO” QUE SE ENCAIXA PERFEITAMENTE DENTRO DA FRASE: “ELES NÃO SABEM DO QUE SOMOS CAPAZES… ELES NÃO SABEM DO QUE SOMOS CAPAZES”… QUANDO AS COISAS CAMINHAM PARA UMA DERROTA!
      SE NA ELEIÇÃO, A “DESCONSTRUÇÃO DE IMAGEM” DE MARINA E AÉCIO FOI O “ÚLTIMO RECURSO”, QUE SE TORNOU A TACADA CERTA, ESTÁ SENDO AGORA A “DESCONSTRUÇÃO” DA IMAGEM DE DILMA, A TACADA VISANDO O OBJETIVO DE “SEPARAR” A IMAGEM DA INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO, DO “SALVADOR DA PÁTRIA!
      EXEMPLO? A ESCOLHA “PROPOSITAL” PARA MINISTRO DA FAZENDA DE ALGUÉM QUE NÃO ERA O PREFERIDO DO SALVADOR DA PÁTRIA;
      OUTRO EXEMPLO? A ESCOLHA “PROPOSITAL” PARA PRESIDENTE DA PETROBRAS DE ALGUÉM QUE NÃO ERA O PREFERIDO DO SALVADOR DA PÁTRIA.
      OU NINGUÉM ACREDITA QUE REALMENTE ELES SÃO CAPAZES DE QUALQUER COISA?
      AFINAL HÁ DOIS TIPOS DE “HOMENS BOMBA”: OS QUE EXPLODEM… E OS QUE IMPLODEM… TUDO EM PROL DE UMA CAUSA “JUSTA”…

  2. Ricardo disse:

    A melhor politica para o Brasil, e o PT sair do governo, quanto o profissionalismo de Lula e o vice atual, não existe,este dois elementos já provarão que o” profissionalismo”, e só em em beneficio propio.

  3. gesiel disse:

    QUE CRISE? Embora a imprensa conservadora e o PEQUENO DITADOR tenham tentado instaurar o TERRORISMO durante o ano passado; “””NADA DAQUILO QUE ELES PLANTARAM””” vingou. A hiperinflação não veio e o país fechou O ANO com uma inflação de 6,5%. A crise da energia e os apagões NÃO VIERAM, e o unico soluço de crise no setor eletrico, foi um UNICO apagãozinho de 1 HORA, que É MUITO MENOR DO QUE A CPFL ou a EletroPaulo DEMORAM PARA CONSERTAR E REESTABELECER A ENERGIA, quando UMA SIMPLES PIPA ATINGE A REDE ELETRICA; e a operação lava-jato, NÃO CHEGOU PROXIMA A DILMA. No entanto, A DILMA PRECISA SIM SE AFINAR MAIS COM O VICE MICHEL TEMER. E’ hora do Michel Temer TER FUNÇÃO DENTRO DO GOVERNO, como a de COORDENAR O SEU PARTIDO PMDB.

    • Breno disse:

      Esse tal de gesiel vive em que país? Deve ser um desses petistas malucos que não enxergam o que o PT está fazendo com o Brasil. Essa Dilma é uma incompetente, sabia de todos os roubos da petrobras. Fora Dilma! Acho que esse gesiel deve morar na China!

    • Antenor disse:

      AÍ, GEISEL, ARRUMA LOGO UM OFTALMOLOGISTA QUE A TUA CEGUEIRA PETISTA ESTÁ ENORME, MEU VELHO!!
      PARA DE DEFENDER O QUE NÃO TEM DEFESA. ACORDA QUE O BARQUINHO DO PT JÁ ESTÁ MAIS NAUFRAGADO DO QUE O TITANIC.
      ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA.

  4. jaco disse:

    Nem nos meus piores PESADELOS via o PT AFUNDAR o País como ele esta fazendo na realidade, tempos d e FHC vai ser comparado a istoria de fazer ninar perto de como o PT vai d eixar o BR nos proximos anos, é a esquerda espalhado a desgraça por onde passa, e o TROUXA aqui acreditou neles um dia….

  5. Rogerio de amaral disse:

    Quando começou a falar que o LULA é profissional meu deus ….sem comentário….

  6. Edy disse:

    Kennedy, tenho acompanhado e visto que você é um jornalista imparcial. É assim que deve ser.
    Parabéns!!!

  7. ANDRE LUIZ disse:

    Na minha opinião, Lula é um dos cabeças do mensalão e dos desvios da Petrobrás, porém pedir ajuda a ele só se for para comprar mais apoio político, como no passado o mesmo o fez. O melhor que deve fazer é coibir a corrupção que o PT e seus aliados andam fazendo com este país maravilho, porém cada vez mais saqueado por políticos hipócritas e bandidos.

  8. willian silveira jose disse:

    Respeito sua opinião Sr. Kennedy, mas se a DILMA ouvir mais o LULA teremos que decretar falência, pois toda vez que ele abra a boca é para roubar mais. O certo é tirar a Dilma e Lula da frente do país pois só estão queimando cada vez mais a imagem do Brasil.

  9. Francisco disse:

    O PT tirou o Brasil do Mapa da Fome. Dilma desempenhou o seu papel nessa política.

    Quem nunca passou fome, como eu já passei, não faz idéia do significado disso e nem adianta perder tempo explicando: a fome só conhece quem passou. Quem passou (e tem medo de voltar a passar) e quem passa votou em Dilma e no PT.

    Em outro país do mundo, haveria estátuas para Dilma (imagina o tamanho do monumento feito para o sujeito que tirar a Índia do Mapa da Fome…). Contudo, não há como negar: Dilma é um trambolho em política. Como é ruim, meu Deus!

  10. Reinon Macedo disse:

    Se ouvir Lula a casa vai desabar mais ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!

  11. Juvencio disse:

    Ouvir mais o lula? Nos últimos 4 anos ela não fez outra coisa e deu no que deu. Lula está politicamente fora do jogo , com o rabo preso pelo lava jato e perde influencia a cada dia !

  12. Daniel disse:

    O PMDB está começando a colocar a asinhas de fora. Sempre ficaram por traz dos partidos governistas, manipulando e garantindo sua boquinha. Mas agora, com uma presidente fraca, estão vendo a oportunidade de assumir o poder.
    Vice presidente, presidente da camara e presidente do Senado.
    Daquia a pouco eles dão um chapel na Dilma e no PT, que esta totalmente desestruturado.
    Mas isso não é uma boa noticia, porque o PMDB é tão safado quanto o PT.
    Resumo, estamos na roça.

  13. LUIZ FERNANDO SALUM disse:

    Amigos:
    Todos os partidos políticos necessitam ser fortes para termos uma DEMOCRACIA saudável. Não está escrito nos estatutos dos partidos que seus filiados podem roubar, trapacear e trair sua nação.
    Acredito em todos os partidos. MAUS BRASILEIROS usam os partidos políticos, ora no poder para fazerem falcatruas e, infelizmente é o que estão fazendo. Não existem santinhos seja em que partido for, assim como, não existem só bandidos.
    Desgraçadamente o PT fez a proeza de reunir o maior BANDO da história deste país. Não gostaria que nossa presidenta fosse cassada, acredito que estamos (como dizemos aqui no Rio Grande) nas aspas do touro, porque este TAMER é farinha do mesmo saco.

  14. Não votaram nela? Agora engulam!

  15. J K disse:

    Fazendo análise da análise pude vislumbrar uma luz no fim do túnel. Observei que o jornalista, a quem faço questão de enfatizar o meu respeito pelo seu trabalho, está falando mal daquilo que faz bem. Vámos lá: em tese, o “acerto” entre as partes, que eu chamo de conchavo, tem sido danoso aos cidadãos do país. Os caras se acertam primeiro, votam, mandam-nos a conta, e vão jantar felizes. Quase sempre a imprensa crítica esse tipo de gerenciamento. Agora, criticam por que não há tantaaaa amizade entre eles. Que mal há nisso ? A governabilidade pode ficar um pouco diluída, mas que tal o Legilativo trabalhar para realizar a função para a qual foi constituído.
    Kendo, o especialista nesse tema é você. Posso estar sendo inocente, mas tem chance de sair daí um Brasil mais digno, ou não ? O legislativo trabalha para os interesses dos seus representados e o governo atende às demandas quando cabíveis. É uma chance que as pessoas de bem do governo encontrem amparo legal (nas leis) para evitarem a gastança que os apadrinhamentos permitem. Queira Deus ( o dos céus) estar me lendo e me entendesse.

  16. Tania disse:

    Sr.Alencar, e quem te garante que a Sra.Dilma não ouve o Pateta do Lula. Ela nunca dirigiu esse país, tudo o que iria fazer corria para o Lula. Acorda querido, que o umbigo é bem mais abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:53:54