aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-07-2015, 9h26

Para evitar crise maior, Dilma promete reforço a Temer

Saída de vice da articulação política agravaria dificuldades políticas e econômicas
28

Postado por: Daniela Martins

Para evitar uma crise maior, a presidente Dilma Rousseff prometeu reforçar o trabalho do vice-presidente da República, Michel Temer, na articulação política. Por ora, diminuiu o risco de Temer deixar essa função.

Temer e Dilma acertaram os ponteiros em conversa ontem. Mas será preciso que a presidente honre os acordos feitos pelo vice e tome cuidado com a insatisfação no PMDB.

De fato, há contrariedade de Temer com a demora de ministérios em liberar verbas e fazer nomeações acertadas por ele para tentar melhorar a relação do Palácio do Planalto com a sua base de apoio no Congresso.

Ao longo deste segundo mandato, tem prevalecido um clima permanente de insatisfação dos aliados com o governo. A popularidade baixa do governo não ajuda a controlar os aliados. E peemedebistas dizem a Temer que o governo está fazendo água e que o partido deveria se afastar.

Ora, sem Temer, a situação caminharia dessa turbulência crônica para uma crise grave, pois poderia resultar numa ruptura antecipada com o PMDB. Isso seria jogar gasolina na fogueira de uma eventual discussão sobre impeachment.

Teria também efeito desastroso sobre a economia. Uma saída de Temer da articulação, ainda que mais à frente e sob a justificativa de que encerrou a votação do ajuste fiscal, seria interpretada como um afastamento da presidente e agravaria as dificuldades políticas e econômicas.

Se a articulação política está ruim com Temer, pior sem ele. Se o governo está ruim, pior sem ele. O vice-presidente ainda consegue conversar com políticos que se recusam a falar com os ministros petistas mais importantes.

Nas votações do ajuste fiscal, Temer fez parceria com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Apesar de as medidas do ajuste terem sido desidratadas pelo Congresso, foi aprovado um conjunto mínimo que ajuda o governo a melhorar o resultado das contas públicas.

Também houve uma carona que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pegou nesse imbróglio. Em conflito aberto com o PT por causa da redução da maioridade penal, Cunha sugeriu que Temer poderia sair da articulação política do governo.

Após uma sugestão desse tipo, Temer é praticamente obrigado a ficar, sob pena de passar a imagem de que seria comandado pelo presidente da Câmara. Sem querer, Eduardo Cunha ajudou Dilma a apagar o incêndio.

*

Foram grandes as reações contrárias à manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para votar um segundo texto sobre a redução da maioridade penal após uma primeira derrota. As críticas foram bem maiores do que quando Cunha usou o mesmo método durante a reforma política.

Pela primeira vez, um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, fez críticas duras à forma como Eduardo Cunha conduz a presidência da Câmara. O ministro do STF foi claro ao dizer que a manobra para aprovar um texto mais brando depois de rejeitada outra proposta sobre o mesmo tema seria inconstitucional.

Cunha respondeu dizendo que a manobra obedeceu ao regimento. Mas o episódio gerou uma discussão jurídica e política grande. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um grupo de deputados pretendem recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) alegando ilegalidade.

Por enquanto, Cunha vem ganhando as batalhas. Ele sempre diz que está seguindo a vontade da maioria dos líderes partidários. No entanto, dessa vez, o peemedebista reuniu um número maior de opositores aos métodos que utiliza no comando da Câmara, que seriam ditatoriais na visão de seus críticos.

A guerra sobre a redução da maioridade ainda irá longe. É provável que a proposta passe também no segundo turno da Câmara. O governo tentará derrubá-la no Senado. E há ainda o forte apoio da opinião pública à redução. A grande batalha pode acabar se dando no STF.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
28
  1. César disse:

    O Vice-Presidente Michel Temer, sabe que está colado na Presidente da República Dilma Rousseff tanto quanto o ex-Presidente Lula. Se ela cair, ele também cai! O processo de impeachment se aproxima, e é inevitável. O presente de Natal para o povo brasileiro em 2015, será a queda da Presidente Dilma Rousseff. Em 2016 teremos novas eleições para Presidente. O segundo mandato entrou em contagem regressiva, da mesma forma está a popularidade da Presidente. 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4…

  2. César disse:

    Todos querem pular fora, desta canoa furada. O Vice-Presidente Michel Temer, o ex-Presidente Lula, o Ministro da Justiça Eduardo Cardozo, o Ministro Chefe da AGU Luís Inácio Adams… A lista não tem fim!

    • walter disse:

      EXATAMENTE CARO CESAR; MUITOS QUEREM TER A ATITUDE DA MARTAXA, MAS NÃO TEM PEITO…SE PENSAR QUE É UMA QUESTÃO DE TEMPO, PARA DILMA.É ISSO KENNEDY, O TEMER QUER MAIS PODER, COMO PODE!!!
      Estão preparando uma saída; a oposição, quer que a dilma, tome todas as mediadas impopulares, queimando totalmente o filme, dela e do lula; NÃO VÃO SE LIVRAR-SE, DE UMA PENA CAPITAL…
      A pergunta que fica, quem vem,..o Aécio, a marina…enfim, nenhum deles, tem carisma, para uma frente popular de retomada…aliás, se o Aécio quer alguma coisa, precisa REAGIR, TORNAR-SE NECESSÁRIO; ALIÁS O PSDB ANDA ESCONDIDO…muito provavelmente, o melhor Homem HOJE, é o ALKIMIN; se resolver a situação da água, torna-se-a IMBATÍVEL, PELO CONJUNTO DA OBRA.
      NÃO ESTOU TORCENDO POR ELES, E SIM PELA RETOMADA DO PAÍS; ASSIM NÃO PODE CONTINUAR…BOAS NOTÍCIAS E INVESTIMENTOS JÁ…

  3. César disse:

    É bom ela ficar de olho no Governador do Piauí Welinton Dias( o índio). Se ele pular pela janela, pode pular atrás porque pode ter certeza que ele deve ter achado uma boia, para tentar se salvar do naufrágio do governo Dilma Rousseff.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Acorda país !!! Tudo isso é manobra para distrair o povo da roubalheira e das pedaladas. Por muito menos Collor caiu.
    É hora de renúncia de Dima e todo o gabinete.

    • cirineu disse:

      É verdade, parece que estão com medo de se manifestarem,a corrupção afetou a todos,o povão deve fazer uma nova manifestação maior que as outras, mostrar para governo corrupto e fracassado que as empresas púbicas não são deles.
      fora Dilma
      fora PT

  5. João Alberto Afonso disse:

    O ponto é o seguinte:- A Dilma está tão desgastada com a população que não tem qualquer apoio para governar porque os políticos bem sabem que, ficando ao lado dela, morre a reeleição. O povo está se comunicando cada vez mais e, a cada passo dela, chovem críticas e denuncias. O melhor que teria a fazer é renunciar porque, ao menos, Temer é mais articulado e menos desgastado na medida em que ficou e tem ficado a margem dos escândalos que pururucam diariamente. Quanto ao Lula, está sofrendo o mesmo caminho e, via de consequência, Adeus a eventual candidatura para voltar a Presidência. Aliás, se se candidatar, seus opositores o colocarão a NU e, via disso, toda a corrupção que patrocinou se exposta.

  6. Rafael Dantas disse:

    Acabava de citar a entrevista do Cunha em que ele destituía o Temer da articulação política, e li esta matéria. Muito boa.

  7. João Marques disse:

    Calma, Kennedy. Depois que todo esse pessoal do PeTrolão, LEGO e Cia “Molusco” forem presos, a situação vai melhorar bastante.

  8. walter disse:

    ESTRANHAMENTE, O TEMER SE FAZENDO DE MORTO… sabemos muito bem, que o pt e sua falta de cultura, e habilidades na políticas; enfim, faltam-lhes tudo, inclusive, conhecimento concretos…
    Kennedy, seu comentário como sempre, amplo…mas as atitudes do PMDB, que tem a hegemonia, é um fracasso; se fossem unidos…mas é um salve-se que puder; aliás, o Brasil esta mais pobre, com a falta de coerência; políticos com interesses escusos, e com “fichas turvas”; enfim, estamos réfens, do quem sabe, talvez…

  9. Gilberto da Rocha Coelho disse:

    Infelizmente no brasil as instituições como a OAB, vem se destacando negativamente por apoiar propostas de leis que contrariam a ansiedade da sociedade, desde o direito romano as instituições como os poderes legislativo, executivo e judiciário foram criados para que o direito fosse respeitado, através de regras claras, onde o direito de um individuo acabaria onde inicia o do outro, hoje vejo instituições e os três poderes em uma luta incansável, para defender que jovens de dezesseis anos continuem tendo licença para estuprar e matar, sabendo que terão impunidade, com um estatuto da criança e do adolescente que apenas eles dizem que deu certo, se tivesse dado certo teria sido copiado pelo mundo todo, nenhum pais do mundo copiou ou mesmo aproveitou algo de nosso estatuto, não podemos agirmos como se o povo fosse burro ou mal informado, os que são contrários a redução da maior idade penal, dão índices inexistentes, falam de lugares como a “casa” de São Paulo ou a “FASE” do Rio Grande do Sul, como se fosse muito diferente dos presídios, nas instituições que o “menor” é internado as facções mandam e desmandam, há lideres de quadrilha com quinze, dezesseis anos, os menores são separados por suas facções como em qualquer presidio brasileiro, por tanto a redução da maior idade como foi aprovada não vai aumentar em nada a necessidade de se construir novos presídios pois no projeto é muito claro com relação ao cumprimento em local diferenciado, até a criação do estatuto da criança e do adolescente este modelo já funcionava em pavilhões onde ficavam os infratores, que sua pena começava dias antes de completarem dezoito anos, eram colocados em um pavilhão separado dos menores de dezoito anos, que é o que a proposta diz, portanto não aumenta custo, pois quem for condenado continuará indo no caso do RGS para a FASE, somente ficará em pavilhão diferente dos demais, com isto acabamos com a escola do crime que é hoje dentro das instituições pois misturam o que rouba para comer, com o assassino e o estuprador, outra grande mentira é quando a OAB e um dos ministros do supremo afirmam ser inconstitucional a aprovação da LEI, pois é muito estranho, pois por vária vezes isto aconteceu no congresso por que só com esta lei, que interessa para grande maioria da população eles estão contestando, mostrado claramente estarem contra a sociedade, pois como já disse, porque tanto interesse em dar uma carta branca a estupradores e assassinos, quando dizem que todos os países estão revendo e aumento a maior idade penal, esquecem de dizer que apenas quatorze países do mundo tem sua idade penal em dezoito anos que todos os demais a idade penal é menor que dezesseis anos e que os que estão aumentando a idade penal são os que á tem em 12, 11 anos podendo chegar até 6 anos como é o caso da Carolina do Norte nos Estados Unidos, países como Suécia e Noruega ( considerados os países com longa tradição de proteção ao menor ) a idade é 15 anos. Por tudo isto solicito a estas instituições respeitem a vida, respeitem o direito da sociedade de ir e vir de estar em seu lar sem o temor de um “menor” de 16 ou 17 anos invadir sua casa, estuprar seus filhos, violentar a integridade de sua família e ficar algumas horas muitas vezes preso e ser liberto por ser “DI MENOR”. Em tempo: Posso afirmar o que digo pois trabalhei na FEBEM RS, que se transformou na FASE, quando pedi transferência para a FPERgs ( Fundação de Proteção do RGS) desde 2003.

  10. SONIA disse:

    Agora que a Dilma está acordando que o País está crise? A minha opinião seria, abaixar os salários de todos os políticos
    inclusive o seu, dona Dilma e não mexer com quem tem um salário mensal mixuruco pra se sobreviver.
    E os comércios, quando é que vai ter uma melhora? Obama por favor ajude o nosso PAÍS a seguir em frente sem corruptos e sem corrupção.

  11. Joao Manuel disse:

    Ora, ora o Brasil sempre foi assim, desde o tempo de colonia. Solução, só fazendo um convite a uma pessoa integra, honesta e competente: Convidem o ex Presidente do Uruguay Sr Mujica.

  12. molina disse:

    espera ai! quem precisa de reforço é ela, e muito!

  13. Pasquale disse:

    Sonia, a Dilma estava acordada,o povo é que ainda esta dormindo.
    Eu queria fazer uma saudação a mandioca… é porque esteve o tempo todo acordada.

  14. Paulo Valerio disse:

    Parabéns Kennedy, seu blog sempre tem bons debates e profundas expressões sociais. Caro Gilberto da Rocha Coelho, estou contigo em sua exposição, e principalmente quanto a posição da OAB, que parece-me..digo, parece-me, querer ficar na corrente oposta aos verdadeiros anseios da sociedade no tocante a proteção da vida individual e coletiva. Por que não lutam pelo emprego efetivo e prático dos nossos princípios constitucionais, iluminados por nossos Direitos Fundamentais (Art. 5º). Não temos constitucionalmente garantia alguma de sair e voltar vivo ou inteiro para nossas casas. A Constituição existe, mas parece-me que em sua plenitude de folhas de papel e muito blá-blá-blá político.

  15. luis disse:

    Esse “governo”a tempos vem capengando e consequentemente atrapalhando todo o Brasil com suas manobras descabidas para se manter a todo custo no poder.Dilma se ainda te restar um pouco de lucides faça um bem para a nação PEÇA PARA SAIR… Quanto ao Cunha, tenho que lhe parabenizar por ouvir o povo, lugar de bandido mesmo “DIMENÓ” é na cadeia . Quando eu tinha menos de 16 anos eu trabalhava, estudava e sabia muito bem o que era certo e o que era errado. Quem defende bandido menor de idade deveria pegar um para cuidar.

  16. Reinaldo disse:

    O que seria reforço…. Na petrobras o reforçoe foi grande era uma robalheira e ninguem sabia de nada….

  17. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    lamento que,segundo as suas palavras, “…o forte apoio da opinião pública à redução (da maioridade penal)…” esteja colocada quase que no rodapé do texto. Pelo princípio básico, alí estão os REPRESENTANTES DO POVO, ou o poder emana do povo… Estão dando muita importância à partidos políticos, chegando ao ponto de a situação achar que a situação atual “devesse governar para o partido” e depois para o povo. Já foram perdidas oportunidades em relação ao ‘distritão’, voto facultativo, etc… faça-se um referendo para saber se estão na mão ou na contra-mão da opinião pública.
    Em contra-partida, não vejo o porque da discussão da maioridade penal ser reduzida. Estão tirando o foco do problema tentando algum bônus político ou coisa parecida. Ninguém falou que o infrator abaixo de 18 anos deva ir obrigatoriamente para a penitenciária comum. Seguramente, na minha opinião, poderia ser mandado ao mesmo lugar ao qual hoje é enviado pela lei atual. Apenas e tão somente teria sua reclusão rotulada como crime e não como ato social, sabendo que iria ficar recluso, fora do convívio social, por muito mais tempo. Estão fazendo tempestade num copo d’água. Estão omitindo o dever de responsabilidade do próprio cidadão, seja acima ou abaixo dos 18 anos. Francamente, falta “vontade política” de querer ver o problema.

  18. Stanislaw: MUDAR GOVERNO SEM CADEIA NA LADRÃOZADA = CONTINUAR A FARINHA DO MESMO SACO! disse:

    O PT do Lula repugna hoje a milhões de brasileiros.
    Mas é claro que ele não é o pioneiro na corrupção, na mentira deslavada, no estelionato eleitoral, no enriquecimento ilícito de muitos de seus membros.
    Só que nunca um povo confiou tanto de que tudo isso mudaria como confiou no PT.
    Prometeram que, além de combaterem a corrupção, colocariam “na cadeia” os corruptos dos governos anteriores.
    Mas, ao contrário, nunca se roubou tanto, como nesses três últimos governos.
    Agora se defendem dizendo que em outros governos “também” havia corrupção – e chegam a fazer comparações numéricas, medindo quem roubou mais, quem roubou menos.
    Mas quem não sabia que nos outros governos sempre houve corrupção?
    Todos sabiam, e confiaram que com o PT no governo, tudo isso mudaria – e é por isso que o partido está se desmilinguindo.
    Para nós povo não deve importar se os órgãos encarregados de investigar, processar e punir os bandidos que têm assaltado os cofres públicos só começaram a agir agora, de verdade.
    Essa briga “política” só interessa aos “ladrões da política”. Para nós o que deve importar é: “antes tarde do que nunca”.
    Também não deve fazer diferença para nós, povo, pagadores de verdade dos impostos que sustentam o governo que se prendam ladrões do PT, DO PSDB, DO PMDB, DO PCB, DO DEM, DO SOLIDARIEDADE, DO PDT, DO PTB ou qualquer outro bandido travestido de político, de qual partido seja.
    A ladrãozada travestida de “político” de todos os partidos quer exatamente isso – que fiquemos nos digladiando em suas defesas, entre brigas partidárias que acabam desviando a atenção para a gravidade de seus crimes.
    Grande parte do povo sabe, todo jornalista sabe, toda a polícia sabe, todos os membros dos Executivos, Legislativos, Judiciários sabem que a roubalheira dos cofres públicos acontece “IGUALMENTE” nas esferas municipal, estadual e federal: e isso acontece do menor município situado no norte do país, ao sul do país!
    Desde a menor prefeitura até o Executivo Federal tudo se resolve na base da propina, na base da roubalheira, do conchavo, tudo usando o dinheiro suado dos impostos.
    Aí falta dinheiro para tudo!
    E mais arrocho em cima do povo, mais impostos para cobrir os rombos dos cofres públicos.
    Repetindo: Para nós povo não deve importar se os órgãos encarregados de investigar, processar e punir os bandidos que têm assaltado os cofres públicos só começaram a agir agora, de verdade.
    Precisamos entender, exigir e assumir que somos o “PATRÃO” de toda essa geringonça chamada governo – e que governo tem que governar em favor do povo: SEM ROUBAR!
    E, para isso, temos que apoiar os órgãos encarregados de investigar, processar e condenar, quando for o caso, colocando na cadeia e ressarcindo os cofres públicos dos prejuízos causados pelos ladrões de cofres públicos.
    Nós, povo, não devemos escutar as vozes da ladrãozada que vem atacando o juiz :Sergio Moro, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o TCU etc, que têm feito um trabalho, se não perfeito, a favor de dar um basta a tanta roubalheira e prejuízo ao povo brasileiro.

  19. mario machado disse:

    Concordo plenamente a todos esses comentários acima. O Brasil está corroído em sua base econômica. Espero que outro “gênio” não venha a cortar os zeros do Real adotando, p. exemplo: Real Novo! Isso já foi provado e se derrotou por si mesmo. O que resultou dessas medidas foi o confisco de toda a economia do povo em bancos e Caixa Econômica. Já estamos “por aqui”! As pedaladas foram aprovadas pelo Congresso em noite memorável para… Dilma Roussef. Nada de “impeachment”! Novas eleições seria o mais justo e o mais democrático. Só assim os que estão sempre contra o povo poderão ser “deletados” pelos votos. Por que entregar às mãos do Temer o leme do Brasil? Esse leme já está “sujo” demais. E com Temer, seria uma Temeridade a esse gigante que parece ter tomado dose forte de relaxante e adormecido mais do que o necessário. Salvem o nosso Brasil! Luz à nossa Nação!

  20. Pasquale disse:

    Podem acreditar na frase…O mal nunca vencerá o bem.
    Vejam como tudo de podre que existia na Petrobras,agora é de conhecimento de todos.
    Estamos em grau evolutivo diferente,alguns mais avançados, outros mais atrasados.
    Ainda não aprendemos, que eu só vou estar bem,quando todos estiverem bem.
    Eu nunca vou ser feliz, dentro de um carro blindado.

  21. Perdoem-me se acharem que estou defendendo partido a, ou b. Faço um questionamento, e respondam se acharem pertinente: Porque tantas criticas ao governo Federal o atribuindo todas as mazelas e corrupções que ocorrem no Brasil atualmente, como se isso fosse algo novo inventado pelo pt e seus aliados? Não vejo criticas aos desmandos da câmara Federal e senado com seus respectivos presidentes, atolados pelos mesmos males até o pescoço – Aos desmandos na educação estaduais, cito os acontecimentos nas greves do Paraná e São Paulo, nos problemas paulistas relacionados ao metrô e graves problemas hídricos e abastecimentos de água. Me parece que esses políticos são blindados, ou realmente são políticos íntegros, comprometidos com o bem público e da população? Aliás são para isso que são eleito – mas será que esses fazem jus à sua função e estão acima de qualquer suspeita? Sejamos críticos, mas não podemos fechar os olhos para os maus feitos de uns, condenando os outros.

  22. Pasquale disse:

    A Petrobras anunciou segunda-feira uma redução de 37% em seus cinco anos de orçamento de gastos de capital, para 130,3 bilhões dólares em 2015-19 a partir de $ 206.800.000.000 prevista para 2014-18. A empresa também disse que planeja vender 15,1 bilhões dólares americanos em ativos este ano eo próximo, além de outros 42,6 bilhões dólares em 2017-18 através de “reestruturação das empresas, desmobilização de ativos e desinvestimentos adicionais.”
    ____________________________________________________________________________________
    Digamos uma privatização…a prestação.
    Nunca mais será a mesma empresa,a prova esta no texto acima.
    Vcs sabem o que ela já vendeu?????????
    ____________________________________________________________________________________
    Lula fazendo discurso defendendo a Petrobras????????????
    O Brasil vai acabar… de tanta mediocridade ao mesmo tempo.

  23. Pasquale disse:

    Como presidente do PT, Lula foi um dos articuladores da abertura do processo de impeachement do então presidente Fernando Collor de Melo, acusado de corrupção. 1992.

  24. ZéCarlos disse:

    Senhores….Tudo o dito acima tem seu valor. Aprecio mais os comentários imparciais politicamente falando, pois sou sempre a favor do Brasil. Na minha modesta opinião de simples brasileiro do povo, acredito que “ENQUANTO O POVO FIZER FESTA, BATER PALMA, SOLTAR ROJÃO E CHAMAR POLÍTICO DE AUTORIDADE… NADA VAI MUDAR. TUDO FICARÁ COMO SEMPRE FOI”. Não somos nós que devemos reverenciar os políticos, são eles que devem reverências a nós. Afinal de onde vem o dinheiro que paga os milionários salários de toda a classe política?

  25. Marco Túlio Castro disse:

    Dilma está muito doente. Precisa rápido ser declarada incapaz! O pessoal do PT acha que são muito espertos e que o resto é idiota. O PMDB já vai pular fora da canoa furada em que se tornou o PT. Lula acabou, Dilma acabou e o PT acabou. Ótimo para o Brasil.

  26. Antenor Pereira de Assis disse:

    Esse governo (Dilma e sua corja ) encontra-se em areia movediça. Quanto mais se mexe mais afunda. A areia já está até o pescoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 20:01:53