aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
24-03-2015, 21h24

Para evitar peso sobre Previdência, Dilma edita correndo MP do mínimo

14

Postado por:ISABELA HORTA

Para evitar uma derrota no Congresso, a presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória (MP) para estender até 2019 a política de valorização real do salário mínimo. O governo ficou com medo de que os parlamentares aprovassem um projeto para dar a todos os aposentados a regra que reajusta o mínimo acima da inflação, o que faria as contas da Previdência ficarem mais caras.

A saída do Palácio do Planalto foi editar logo a MP mantendo apenas para quem ganha salário mínimo a política que garantiu uma valorização de 70% acima da inflação nos últimos 10 anos. Ou seja, até 2019 o salário mínimo será corrigido pela inflação do ano anterior (INPC) mais o índice de crescimento da economia (PIB, o Produto Interno Bruto) de dois anos antes.

Por último, a presidente deu uma boa notícia aos trabalhadores em meio à crise.

Outro tema do “SBT Brasil” foi a instalação da CPI para investigar contas de brasileiros no HSBC da Suíça. O caso também é conhecido como “Swissleaks”. O primeiro desafio da comissão será obter a lista com oito mil contas de brasileiros que têm ou tiveram depósitos no total de R$ 21 bilhões. Essa lista está em poder hoje de uma agremiação internacional de jornalistas.

O desafio é separar o joio do trigo. Não é ilegal ter conta no exterior desde que ela e o valor depositado sejam declarados à Receita Federal. Acontece que há suspeitas de contas abertas para tirar recursos do Brasil sem pagar impostos e para ocultar patrimônio do fisco.

A CPI do HSBC terá um trabalho difícil e gigantesco.

Confira o comentário:

Comentários
14
  1. ANTONIO GILBERTO DOS SANTOS disse:

    quero receber atualização politica..

  2. Kiko Alves disse:

    Saudades dos militares no governo!! Fato este, que a atual presidenta tanto combateu! Será que tinha um motivo óbvio ou oculto??

  3. César disse:

    Para o povo migalhas para os políticos milhões. Para os aposentados comuns não podem dar aumento só arrocho. Para os aposentados de cargos políticos aposentadoria integral, sem ter o limite mínimo por idade ou tempo de serviço, isto não quebra a Previdência. O Ex-Senador Eduardo Suplicy que foi para São Paulo ‘trabalhar’ para o Prefeito de São Paulo após ser recusado para representar a população de São Paulo pelo povo nas urnas, acumulava o salario de Secretario da Prefeitura e a aposentadoria como Senador. A farra com o dinheiro público é explícita! O desrespeito com a vontade popular também! O Clube que ficou conhecido pela operação Lava-Jato se estende ao corporativismo da classe político partidária que se empregam mutuamente alimentando-se de dinheiro público em beneficio dos que se apoderam do Estado brasileiro (o clubinho). Fazem o jogo do, se colar…colou. Se o povo reclamar finge-se amigo do povo e aprova-se um agrado para acalmar os ânimos e depois retira-se de outro lugar o que se deu antes. Dá com uma mão e retira com a outra! Somos todos meros pagadores de impostos, para mantermos as mordomias da classe política do país. Os impostos pagos por nós, o conjunto da sociedade brasileira, não nos devolvem os serviços pelos quais nós pagamos. Saúde, educação, segurança e transporte, estão com a qualidade muito abaixo do que deveríamos ter, pelo que pagamos de impostos. E acabamos por contratar os mesmos serviços novamente da iniciativa privada para ter um serviço de melhor qualidade e o custo pelo serviço privado é nosso, sendo que nós já havíamos pago por estes serviços ao Estado Brasileiro, que não nos devolveu o esperado. O povo que sustenta o país é o que fica com o resto do resto, depois que todos se servem dos recursos que deveriam nos dar os hospitais e postos de saúde, creches, escolas e faculdades, viaturas de policia, delegacias e presídios, ônibus, trens e metrô, além de pessoas bem treinadas, e bem preparadas para nos atenderem em suas áreas de trabalho, entre outros. Enquanto a classe política e seus familiares, frequentam os melhores hospitais, as melhores escolas, tem segurança e carros blindados paga por nós e cruzam as cidades e o país a bordo de helicópteros e jatinhos. Ajuda isto e ajuda aquilo, tudo com o dinheiro público, dinheiro este que só falta para resolver os problemas da população. Sempre que nos interessa a resposta do poder público é: Não temos recursos! Com a operação Lava-Jato agora sabemos por que faltam recursos para nós.

  4. celso gomes paulino disse:

    Os salários dos aposentados, que ganham acima do mínimo, vão sendo deteriorados, pois são reajustados abaixo do índice de inflação. O governo não quer que o mesmo seja indexado na forma aplicada para o salário mínimo, para evitar comprometer a Previdência Social, mas não controla suas contas, gastando mais do que arrecada. Deveria reduzir o número de cargos de confiança (os apadrinhados). Penaliza o Social, que paga a conta contraída pelos excessos de gastos e rombos das Empresas Estatais Brasileiras! e depois sinaliza com um “pacote de bondades” para os mais pobres e desavisados, tentando manter a popularidade que já foi por água abaixo! Um dia a de vir que esta farra irá de acabar!

  5. CELIO disse:

    estas publicações deveria ser mais divulgado para a massa da população.

  6. julio couto disse:

    E dizem que são do partido do trabalhador hehehehe da-lhe PT.
    E ANTES QUERIAM REAJUSTE IGUAL PRA TODOS AGORA MUDAM DE IDEIA.

  7. Reinon disse:

    Os aposentados só se ferra na mão do PT

  8. marcus cesar geudice mendes disse:

    Se for para estropiar o aposentado, os políticos são rápidos no gatilho.

  9. Aparecido disse:

    Tenho uma opinião formada ha muito tempo sobre o dinheiro da Previdencia.Fosse ele o “dinheiro” usado para os fins a que se destinava,não se teria esta infamia que é a aposentadoria e os aposentados.Se lembrarmos que no passado o primeiro aposentado so se aposentou após os 30 anos de contribuição.Pergunto? O que foi feito com este dinheiro nestes 30 anos que não havia nenhum aposentado.Foi usado e abusado por governos pra construir tudo que queriam ,inclusive com a Transamazonica e outros elefantes brancos

  10. Kennedy! Bom dia. É sempre assim não tem jeito para o povo. Só jeitinho para o Executivo o Legislativo e Judiciário. Para o povo não tem importância nenhuma pagar as despesas dos Senadores e Deputados incluindo o Plano de Saúde que o cidadão comum dá um duro danado para pagar o seu. Tudo que se reporta ao povo é fica muito caro mas para as despesas com Ministérios de agrado politico, cargos que não representam nada, espesas com todo tipo de mordomias como estudo para seus filhos no exterior, contradizendo oque dizem sobre a educação no BRasil que vai de vento em popa com Universidades que e só pagara amensalidade e pronto diploma na mão. Uma beleza só desinformação. Advogado vai ser vendedor, Médico vai trabalhar na construção civil, Administrador vai arranjar emprego público, e ai vai…..esse o atual Brasil, país da negociata, aqui tudo se negocia como se fosse um balcão de ofertas, desde medidas do governo como acordos exdruxulos com o Congresso e assim o barco Brasil vai de vento em popa amealhando o esforço da população conivente com tudo que está aí. Esse o Brasil Varonil. Que seu povo é muito caro para os seus dignos representates um bando de bandidos.

  11. Kennedy! Bom dia.. Todos os cidadãos pagam seus impostos seja aqui o no exterior. Mas a folha de SP pretensiosa já diz pela sua avaliação de agrado ao Gov que nas manifestações o público foi 210.000 que algo está errado.

  12. David Dias disse:

    O que acontece no Brasil é que o povo é libertino, egoísta , gosta e usa a Lei de Gerson e se preocupa com o aqui e agora, gostando muito de novelas pois não acompanha a administração da coisa publica e nem a politica e na hora de votar vota naqueles que mais mentem e dizem as coisas que eles querem ouvir e foi o caso do sapo barbudo , o PT e seus seguidores colocaram no na direção do pais e agora reclamam. Esquecem se que os governos e regimes comunistas e socialistas só duram enquanto o trabalho e o dinheiro dos outros durar depois vem a crise pois não plantam , só colher o que os outros plantaram e esquecem se também que nas democracias todo Governo tem o povo que merece e o povo tem o Governo que elege e na bíblia temos ajuda te que te ajudarei mas o povo não se ajuda e quer ajuda. E enterre-se o Brasil.

  13. O mais honrado a fazer seria Dilma renunciar junto com o vice e todo o gabinete. Desta forma seria mais fácil fazer reforma politica, ministerial, jurídica e MORAL !

  14. Edson disse:

    Noto que em nenhum momento os governos (Ditadura Militar, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma) justificou e/ou falou do retorno do dinheiro do INSS usado na construção de Brasília e da ponte Rio-Niterói.
    O MPF e o STF deveriam solicitar o retorno do desvio desse dinheiro para os cofres do INSS através da cobrança de aluguéis nos apartamentos funcionais de Brasília e demais prédios públicos utilizados no DF desde sua inauguração, bem como de parte da receita do pedágio da ponte Rio-Niterói.
    Assim o INSS criaria um caixa robusto que permitiria a recomposição do fundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-02-18 13:16:13