aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-07-2015, 21h40

Para governo, Cunha agora é problema de Janot

Mas peemedebista já retalia Dilma ao liberar CPIs e organizar pedidos de impeachment
34

Postado por: ISABELA HORTA

Para o Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é agora um problema do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ao romper com o governo Dilma Rousseff nesta sexta-feira, Cunha fez um discurso de ataque contra Janot, o juiz federal Sergio Moro, o PT, a presidente e ministros. Está rodeado de inimigos.

Mas, apesar de se dizer um aliado, Cunha já atuava contra a presidente Dilma. Agora, ao assumir claramente que faz oposição, já cria embaraços para o governo, como aprovar CPIs incômodas para Dilma e organizar os pedidos de impeachment pendentes de apreciação por ele.

O Palácio do Planalto avalia que Cunha quis chamar Dilma e seus auxiliares para a briga. Mas a presidente decidiu ter uma reação cautelosa porque o presidente da Câmara ainda manterá muito poder enquanto presidir a Casa.

A esperança do governo é que uma provável denúncia de Janot contra Cunha o enfraqueça ainda mais na Câmara e no PMDB _legenda que já deixou claro que o rompimento é pessoal e não partidário.

Já a oposição sai ganhando com o episódio, porque recebe o reforço de um político que tem poder de retaliar o governo. Mas o PSDB não quer se aproximar demais de Cunha porque há rumores em Brasília de que o Ministério Público teria reunido muita munição contra o peemedebista.

Uma ala tucana mais moderada avalia que, agora, ficou mais difícil articular uma operação para viabilizar um eventual impeachment da presidente.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta sexta:

Comentários
34
  1. Mkl Juliano disse:

    Cunha dispara demonstrando desespero. E ñ é pra menos. Pena que esse achacador tenha tanto poder. Ele vai e deve ser detonado! Chega desse tipo de politicagem que extorque dinheiro dos empresários. Tudo tem limite e tomara que a hora do Cunha tenho se iniciado de vez com o último depoimento que, alias me pareceu bem lúcido e sincero.

    • jose antonio de souza disse:

      vc é muito inocente, esta claro que estão orquestrando uma armação contra ele, não digo que ele é santo mas certamente esses bandidos estão desesperados por que a ultima coisa que eles queriam era um presidente de câmara como inimigo. Outro sim vc esta afirmando que ele é achacador e extorquiu empresário a partir de uma denuncia não comprovada, se por acaso eu que nem lhe conheço falace algo contra vc e antes que fosse provado vc já estivesse sendo condenado por alguém certamente vc acharia injusto, então cuidado com o que vc fala pois com a mesma medida que mediste hão de medir a vós. Fora que não podemos deixar que nossa opinião seja formada por outras pessoas tão facilmente sem nem ao menos analisarmos as coisas a não ser que já estejamos pré-dispostos a cometer injustiça com alguém.

      • pedro disse:

        José antonio, tem razão não podemos culpar e condenar o Cunha sem apurar as provas, não é justo, como vc mesmo diz, mas será justo condenar o Lula e a Dilma sem provas como fazem ? Nem mesmo contra Vacari e Duque foram encontradas provas e no entanto eles já são condenados pela mídia, isso é justo ?

  2. Minha festa será quando o Eduardo Cunha tiver vendo o sol nascer quadrado.

  3. PAULO GOUVEIA DE OLIVEIRA FILHO disse:

    Acho que temos que manter a governabilidade, até porque o aspecto econômico está em pleno andamento com perspectivas de que possa tirar o doente da UTI.
    Quanto ao Sr. Eduardo Cunha, acho-o de uma postura política apressada, errada neste momento em que precisamos de unidade no Congresso Nacional. Digo com todas as letras que o mesmo será enfraquecido politicamente devido a esta grave denuncia contra sua pessoa, mas é prudente esperarmos os próximos passos da Operação Lava Jato, pois novos fatos estão por vir.

  4. ribeiro disse:

    Kennedy gostaria dever os reportes o indagando por que ele não entregou os cargos de indicação que ele tem no governo.

  5. JorgeSP disse:

    Que vergonha o Psdb e a grande imprensa apoiarem a eleição de Cunha e depois oferecer à ele todo espaço que precisava somente para atacar Dilma. Em uma democracia é preciso escrúpulos para fazer a guerra política. Quanto pior, melhor, mas não para o povo.

  6. douglas disse:

    Não consigo entender o caráter do brasileiro, basta alguém ser suspeito de alguma coisa para ser linchado verbalmente, depois se vier a noticia de que ele é inocente o estrago na vida dele não tem volta, não gostar de alguém não dá o direito de julga-lo por ouvir dizer. não gosto do Cunha como politico e de vários outros mas espero a justiça se pronunciar antes de enforca-lo.

    • pedro disse:

      Douglas vc tem toda razão, não podemos condenar sem provas, cunha ainda não foi condenado, por enquanto é apenas suspeito, pena que isso não vale contra o PT, Lula e Dilma que mesmo sem provas são condenados todos os dias, nem contra Vacari e Duque encontraram provas mas já foram condenados. Ainda que na hipótese de algum petista ser condenado será punido e pronto, mas não é justo condenar todos no partido por isso

  7. Don Quixote disse:

    Um estranho procedimento, é o que se pode dizer.

    Que o Eduardo Cunha era oposicionista ao governo e à presidente, isso já estava muito claro em sua postura. O que ele declara terem sido realizações do plenário que preside, sempre foram pela maioria entendidas como a facilitação de uma agenda que viesse a beneficiar unicamente a imagem do seu partido, em detrimento do apoio de seu partido aos políticos governistas e seus auxiliares.

    Mas minha visão é a de que ele trabalhou prazeirosamente no sentido de bloquear as medidas e as intenções de recuperação de caixa criadas pelo ministro da economia e defendidas pela presidente. Nunca entendi suas ações como sendo atitudes de um prestador de serviços devotado à população. Para mim seu objetivo é, e sempre foi, sacanear o PT.

    Se defendeu algum interesse como representante popular de forma sincera, foi na defesa dos interesses das seitas evangélicas. Fora isso, imerso em vaidade e arrogância, buscou mesmo é atrapalhar o PT e o ritmo de vida da nação.

    Mas como escrevi, estranhei seu procedimento. É normal que um político em sua posição seja acusado de algo, ainda mais operando dentro de um sistema político repleto de conchavos, acordos e mistérios como o nosso. O que não é normal é o sujeito “arrancar as calças e ficar pulando em cima delas” como ele fez. Além de suas precipitadas e iradas entrevistas de corredor, vai ele a tv, como fala de bom moço, dizer das suas “realizações”. Porém, à imprensa declara, guerra isolada ao PT. Irá galante, em sua armadura impenetrável, rumo ao por do sol enfrentar Dilma e sua tropa de gárgulas.

    O assunto deveria ser sério, aliás é seríssimo, mas torna-se cômico nas mãos destes que foram eleitos pelas urnas.

    Cunha afirma que retalia-rá. Diz que vai bloquear as votações das medidas de ajuste que o governo necessita. Deu caminho livre para duas CPIs, daquelas que tumultuam a vida do país e acabam em pizza. Declara que trabalhará pelo impedimento. Só a humilhação e o sofrimento de Dilma e do PT aplacarão a sua ira.

    Pergunta-se: esta é a reação de alguém que é acusado injustamente? Parece mais um procedimento defensivo que visa aterrorizar aqueles que o investigam, ou não? É assim que se trabalha pelos interesses do povo e do país? Estaria ele necessitando também de um habeas corpus preventivo?

  8. Getulio disse:

    Alguem pode tentar explicar o que é Cunha?
    É uma pessoa que nunca deveria ter se tornado politico tipos como esses fazem mal ao pais e a sociedade em geral
    Faz por merecer o apelido que tem nos bastidores “Cunha Cara de Vilão’, a politica de Cunha é de apenas um sabotador igual ao “Dick Vigarista” dos desenhos animados sempre armando emboscadas para se sair vitorioso, e o resultados todos sabemos, igual ao Cunha só se f…de!

  9. Luis Carlos disse:

    Esse cara é muito prepotente. Até que enfim teve alguém a coragem de denuncia-lo (mesmo sendo um delator). Tomara que o procurador Janot (era pra ter denunciado mais político corruptos inclusive Aécio) e o juiz federal Sergio Moro não venha denuncia-lo, porque está claro segundo os jornais que Cunha está envolvido.

  10. Jorge Luiz disse:

    Não defendo nem janot nem cunha, defendo a seriedade das instituições públicas, representativas da nação, se o janot tem algo DE FATO contra a conduta moal do cunha, então apresenta e não fica com fofoquinha,maledicência gratuitas na mídia, isso só enlamea a instituição que ele deveria representar. Não acredito que nenhum deles tenham essa moral ilibada que se propõem, ruim um, pior o outro.

    • pedro disse:

      jorge Luiz, o Janot não está de fofoquinha, se o delator declara que pagou propina para o cunha, é obrigação do janot ofererer denuncia. No processo, dele (cunha) no mínimo vai acontecer a careação entre ele e o delator. No entanto há dois pesos e duas medidas, quando é contra o PT, Lula e Dilma não existe “fofoca” basta falar e no dia seguinte os coxinhas já dizem que é verdade, mas como é contra o cunha……

  11. Só no nosso Brazil ladrão cantar de frango,falta o presidente do Senado tambem.
    Como nos humildes eleitores vamos aceitar leis emanadas por essas corjas.

  12. J K disse:

    Será que diante de tantas denúncias e descobertas ainda tem alguém que queira se arriscar a pegar uma graninha ? Tenho dito, mas sou um otimista inverterado, que em pouco tempo só vai poder entrar na política ou ocupar cargo público se tiver uma vida uma correta, do contrário sempre vai ter deixado um rastro por onde pode ser atacado.

  13. ERJ disse:

    Brasileiro sempre trata uma mera denúncia como se já fosse uma prova. Denunciar, eu posso denunciar qualquer um que eu quiser. Primeiro, é preciso que haja o julgamento. Aí sim dá pra dizer que alguém é culpado. Isso vale tanto para o Eduardo Cunha quanto pra Dilma.

    Mas é um absurdo essas tentativas de golpe branco que a oposição vive montando. Bem, quem não consegue ganhar no voto, tem que partir pro golpismo, mesmo.

  14. arruda disse:

    O Eduardo cunha é um dos culpados pela crise que vivemos, não gosto das atitudes da nossa presidente e nem do partido que ela é vinculada. Temos de ver que pais esta sendo governando para todos e não para poucos, os políticos tem de deixar de se achar uns deuses acima do bem e do mal. O político não era para ter foro privilegiado e só se aposentar após 40 anos de contribuição e deixar de ter muitas regalias e só o salário como qualquer outro funcionário ou servidor publico. Se roubar a justiça tomará todos os bens que esteja em seu nome ou de parentes. Este cunha é um capeta vestido de anjo!!!!!!!!!!

  15. Luiz Carlos de Souza Martins disse:

    Nosso País foi entregue a governantes sem escrúpulos; não temos dinheiro para saúde, educação, segurança e outros investimentos necessários a existência humana. morremos de forma esdrúxula enquanto políticos assaltam nossos cofres, e se dizem vítimas da ditadura militar… ” os ratos brigaram pra tirar os gatos…. os ratos assumiram os lugares dos gatos…. os ratos viraram gatos…. que vergonha!

    • pedro disse:

      Luiz carlos, eu não diria que o PAÍS está sem saude, segurança e educação mas diria que nossos estados estão sem saúde, segurança e educação, visto na saude o SUS apenas repassa dinheiro aos estados que não utiliza na saúde, por exemplo, o estado de SP recentemente faliu as stas Casas, que culpa tem a Dilma disso ? na educação as escolas de 1º e 2º grau são todas municipais e estaduais, que culpa tem a Dilma delas não funcionarem ? segurança a policia militar cada estado tem a sua…..

  16. Chuck Norris disse:

    Ué, peraí, mas o Ministério público até semana passada não era aquele truculento e inimigo do PT?

  17. Edson disse:

    POR FAVOR KENNEDY DIGA AO NOBRES QUE EU TENHO UMA PADARIA E VENDO PIZZA QUANDO COMPRAREM PRA COMEMORAR LEMBRAM DE MIM OK. POR QUE ESTOU CERTO QUE ISTO VAI TERMINA EM PIZZA.

    • pedro disse:

      Caro Edson, a pizza começou a ser assada quando deixaram de investigar o periodo de FHC, e os citados pelos delatores: Aecio e Sergio Guerra. Não escondo sou petista, quero muito ver o Brasil livre da corrupção, e defendo a ampla investigação, doa a quem doer, e que se puna os culpados, mas defendo a investigação séria, não o uso político da corrupção, essa lava jato não é séria, enquanto o ódio partidário for maior que o amos pelo Brasil, os corruptos (que estão em todos os partidos) se divertem

  18. ABMAEL GRANJEIRO disse:

    O feitiço virou contra o feiticeiro, Dilma agora assiste a derrocada dos inimigos, esse Cunha
    foi mais apressadinho e se deu mal, que venha Renam, porém este ultimo é mais esperto e não demorará fazer um acordo com a presidente.

  19. Helvidio disse:

    Cunha nunca foi aliado Governo, quem tem um aliado desse não precisa de inimigo! Independente de ser condenado ou não, o que você faria com amigos ou aliados como cunha era do Governo. Me lembro do grande estadista FHC: nossos amigos e aliados são os que nos apoiam nas decisões do nosso governo. Aqueles que votam contra são adversários. O Cunha sempre foi adversário desse governo.

    • pedro disse:

      FHC nunca foi estadista. Ele foi sim o pior presidente que tivemos, após 08 anos saiu do governo com aprovação pior que da dilma hoje. Deixou o governo em DEZ/02 com inflação de 13%, juros 24%, segundo maior desemprego do mundo só menor que o da India, salario minimo de R$ 200,00, risco brasil acima de 1000 ptos, sem reservas cambiais, com FMI, sem crescimento, sumiço do dinheiro das privatizações, petrobras valendo 1/6 do que vale hoje, ………pesquisem no google

      • Pasquale disse:

        Na época da Dilma guerilheira,eu era estudante do Colégio Pedro II.
        Muita passaeta ,muita porrada etc…Não eram os coxinhas da UNE não,que vcs tanto gostam de falar,e muitos morreram em brigas com o colégio militar etc.
        Caiu todo o objetivo por terra,que seria sair da ditadura militar.
        E conseguir viver em um país livre.
        Conclusão, já naquela época o viés era comunista.
        E ninguem jamais imaginou,o que fariam com os país depois das diretas.
        Tudo uma farsa,e vamos ver agora…o jogo virou.
        ________________________________________________________________________
        VERGOnHA,VERGONHA e finalmente… o que fizeram com o país é uma vergonha.
        ______________________________________________________________________

  20. marco neves disse:

    Num outro dia, um político conhecido enfatizou a inteligência emocional do Sr. Eduardo Cunha, também conhecido como Pinguim. A oposição, principalmente a ala anti-PT do PMDB e o Sr. Aécio Neves, deram poder a esse homem para que ele enfrentasse o governo federal. O resto está nos jornais. Se não o conterem ele vai tocar fogo na República se é que não já o fez.

  21. Alberto disse:

    Problema só da PGR? Debaixo dessa ponte muita água ainda vai passar.O que dá em Chico,dá em Francisco.Devagar com o andor que o santo é de barro.Aguardem.

  22. Schwartzemond disse:

    Esperemos que Janot não queira quebrar record de velocidade em relação a Cunha, para que a provável queda do presidente da Câmara não aconteça antes que ele tenha tempo para por em votação um pedido de impeachment bem fundamentado que, enfim, nos livre do pt!

    • pedro disse:

      triste fim do PSDB (Pior Salario Do Brasil) ter que depender de um sujeito como Cunha para fazer oposição ao PT. Esperar o que de um partido que depois de 08 anos entregou o pais do jeito que entregou em DEZ/2002 ( vejam no google e comparem)

  23. Sebastião Rodrigues da Silva disse:

    Olha o nosso Brasil, ainda, existe porque é muito rico, senão não existia mais. Há tanta corrupção que dá medo, se fosse num País sério a maioria dos políticos e comandantes de órgãos estariam presos, numa pesquisa recente 86% dos políticos tem algum problemas com a Justiça, isto porque tem foro privilegiado. Já imaginou se não tive deveriam estar presos.
    E o nosso suado dinheiro enriquecendo-os cada vez mais.
    Não é justo um Senador custar em torno de R$ 550.000,00 e um Deputado Federal, também sair por volta de R$ 500.000,00 ao mês a custa de tanto impostos, taxas e outros meios de roubalheira.(…)

  24. marcelino disse:

    Alguém sabe me informar como que o povo brasileiro deve fazer para pedir o impeachment deste abestado, (aberração), ante-Brasileiros, chamado Eduardo Cunha????

  25. Marco Túlio Castro disse:

    E para os brasileiros 91% o problema agora é o governo. Acabem com este governo e o Brasil melhora da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 02:53:42