aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-11-2013, 9h07

Para governo, prisão de petistas agora evita mistura com Copa

Planalto vê chance de STF derrubar condenação por formação de quadrilha
69

Além de encerrar na prática uma novela desgastante para o PT, o Palácio do Planalto considera melhor politicamente que a prisão de ex-dirigentes petistas tenha acontecido agora porque isso amenizaria a mistura do mensalão com as esperadas manifestações em 2014 contra a Copa do Mundo no Brasil.

Na avaliação da cúpula do governo, há chance de o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubar a acusação de formação de quadrilha contra os dirigentes petistas presos na última sexta. O julgamento desses recursos deverá acontecer entre abril e maio do ano que vem.

Se o STF tivesse decidido executar as penas somente após a análise desses recursos, provavelmente as cenas vistas no final de semana seriam exibidas num momento em que a Copa estaria prestes a começar e a campanha eleitoral se encontraria numa fase mais adiantada.

A eventual derrubada da condenação por quadrilha resultaria, por exemplo, na mudança do regime de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, de fechado para semiaberto. A leitura pública poderia ser de que, ao final do processo, Dirceu conseguiu uma vitória.

A prisão agora relativiza esse feito, avalia um estrategista da campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. A leitura pública da prisão imediata seria de maior dureza contra Dirceu. Se no ano que vem ele se livrar da sentença por formação de quadrilha, a imprensa já terá publicado fartas imagens do ex-ministro da Casa Civil na cadeia.

Se tudo ficasse para maio ou junho, o Planalto acredita que seria um combustível a mais para manifestações previstas contra a Copa, evento que terá início em 12 de junho e se encerrará em 13 de julho. Pior: com toda a imprensa internacional em território nacional a relacionar um fato negativo com um evento que o governo gostaria que fosse positivo para a campanha de Dilma.

 

Comentários
69
  1. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Após quase 20 anos de domínio eleitoral dos governos de Minas Gerais, São Paulo e Parana etc e agora o final do mensalão, nossa “direita” política ainda não se conforma com o governo de esquerda e sua possível reeleição. Momento de perigo institucional e a corda sempre arrebenta do lado mais fraço: os pobres.

    • luseoli disse:

      Gilberto, com todo respeito se a sua ideologia é de esquerda. Eu sou apolítico. Todos os partidos políticos e os políticos não são confiáveis. Mas veja bem, o José Genuíno dizer que é um “preso politico” é chamar todos nós de estúpidos. Os partidários em protesto pedir “abaixo a ditadura” (sic) fica pior ainda. O PT, para mim, pode ser comparado a fábula do macaco que queria comer alimentos que estavam dentro de uma arvore com uma trinca. Cabia a mão dele para entrar, só que era tão guloso que queria tirar a mão cheia, então não saia. Acabou saindo com mão ferida e sem alimentos, por sua ganância.

      • luiz carlos wilcke disse:

        o seu comentário não tem nada a ver com o texto escrito pelo colunista. Concordo com o colunista. Quando a copa vier e Dirceu for solto para o regime semi aberto, passara a impressão de injustiça pratica pelo STF, e que afinal de contas reconheceu o se erro.

      • Roberto disse:

        Porque será que todo tucano é enrustido e não se assume como tal..deve ser vergonha do governo esdrúxulo de FHC, tanto é verdade que ate hoje o psdb esconde ele de suas campanhas.

      • Gilberto José Muniz disse:

        Sr. Luseoli. Boa tarde. Ler é vulgar. Raro o refletir. Joaquim Barbosa age como Imperador, descumprindo a Lei, cujo [orgão – o STF, é o guardião da CF/88. O processo é um eivo de cavilosidades. sendo Relator dos 2 processos PT/PSDB, por abusivo, julga o último em primeiro. Toma para si o do PT, deixando o do PSDB para os juízos de Minas, onde é nativo, juntamente com os Réus. Uma arbitrariedade ímpar. Não admite os Embargos Declaratórios, afirmando não caberem no julgamento. No entanto, vários julgados foram modificados. Do mesmo modo os E Infringentes. Este pior, pois antes do término dos julgamentos, determinou – pessoalmente, as prisões. Um abuso de poder. Ademais, por ser mais antigo, em abr/2014, prescrevem os crimes, caracterizando sua parcialidade como julgador. Condenou vários reus sem prova, adotando a Teoria do Fato, negada sua aplicação pelo Autor da teoria. Pisialoto foi gestor do BB com mais outras 2 pessoas, mas Barbosa, ilegalmente, tornou o documento do BB que afirmava e demostrava os 3 componentes do BB, tornando-o confidencial, mesmo sendo tal documento, prava cabal de que não eras possível aprovação de apenas um componente etc etc etc etc Se o Pres do STFdesrespeita alei, agindo como Capitão do Mato, o que se observa é a fluência de uma ditadura. Junta-se a isto, outra violação grave, que é a inclusão de seu nome no rol dos presidenciáveis, misturando alhos com bugalhos, numa atitude aproveitadora da revolta do povo contra a corrupção eterna no Brasil, sendo o PT o último. O que a direita não comenta é o governo extraordinário do PT. Cito uym ítem apenas. Em 2012 o saldo do BB éw igual ao do Tesouro Nacional em 2002. Consegue ver a magnitude?

      • jacinto disse:

        Eu só acredito na justiça se os Tucanos do Metro, do Rodoanel, do Mensalão mineiro, tiverem o mesmo destino.

        Por enquanto me parece uma imagem midiatica para eleições de 2014.

      • Andre disse:

        Luseoli, você não é apolítico, você é a-lienado. Compactuar com ilegalidas somente para acalmar a sanha da população é um absurdo. Principalmente quando vemos promotores de justiça engavetar acusações contra o outro lado. Amanhã pode ser qualquer um sendo julgado e condenado sem provas. E não é somente quem tem ideolgia de esquerda que acusa isso não, Todos os grandes juristas viram ilegalidades no processo, muitos que não tem dada de petistas, muito pelo contrário.

      • João Emilio disse:

        gostei desta publicação, parabéns

      • Henrique disse:

        Meu caro Luseoli, com todo respeito, é ignorância sua afirmar que é apolítico. Ninguém é; é da natureza do homem ser político, sempre. O homem é um ser político. E é próprio de uma determinada ideologia fazer crer que os partidos e os políticos não são confiáveis. Ela nos faz reféns em pensar assim e garante a perpetuação de que nada nunca vai dar certo nesse sentido.
        – Mas veja bem, ser um “preso politico” necessáriamente não é um condição inerente à ditaduras militares como a mim parece ser o que você imagina. Com relação à estupidez geral, pode sentir-se encaixado sem problema, não é mesmo privilégio seu. E nem é necessáriamente só culpa sua. É um pouco, mas não lhe cabe na totalidade. Pensar é um ato que exige tempo, coragem, lógica e conhecimento também. Não há como pensar sem saber! Com relação à fábula a que você se referiu, mas em comum com ela a presunção e ingenuidade parecem caber bem.
        E pasme! Não sou petista! Você acredita?

    • HASSANY disse:

      mensalão (PETISTA OU TUCANO OU XYZ) é crime contra a DEMOCRACIA, a REPÚBLICA, e por isso contra o POVO. PRISÃO é o q a LEI permite e exige. o povo quer a prisão de criminosos?

  2. paulo pacini disse:

    olá!
    Deixe-me fazer uma observação que considero importante por conta da admiração que tenho por você.
    Vocês, bons jornalistas estão onde estão por serem bons e competentes. Muitos profissionais bons e competentes já atestaram que o mérito do processo do mensalão não existiu e por isso tem falhas jurídicas graves. Fernando Morais, Luis Nassif, Tarso Genro não são pessoas que podemos desprezar opinião, seja elas quais forem, sob pena de sermos constrangidos no futuro. Se queremos realmente um país melhor temos de ter ainda mais serenidade com esse processo e deixar aberta a mente para outras interpretações. Por exemplo, até eu teria fugido para a Itália se tivesse um compromisso menor com minhas próprias convicções se fosse réu de um processo que parece absurdo. Que realmente acha sobre isso?

    • mario monteiro disse:

      Muito bom, acho que este é um consenso entre a maioria dos brasileiros

      • luciano disse:

        Me faço algumas perguntas:
        As provas do processo coletadas pela policia federal não são verdadeiras? as testemunhas das reuniões etc.etc.etc também são falsas? todo processo de não sei quantas mil páginas é tudo montagem? os depoimentos dos réus ligando parlamentares e grande cúpula do PT também é falso?

        Porque pelo que estou ouvindo por ai, é o mundo contra o PT,tudo armação etc.etc.etc.

        Meus Deus!!!!!! chego a ter VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

      • Bolivar disse:

        Sr. Mário.
        Em vista dos resultados da votação em tempo real sobre a opinião dos brasileiros sobre as prisões dos condenados no processo do mensalão, é de se supor que V. S., ao se referir ao “consenso dos brasileiros”, presume subentendido por “brasileiros” apenas os brasileiros coniventes ou beneficiários da corrupção e aqueles ignorantes o bastante para não terem compreendido a grandiosidade histórica de todo o processo do mensalão. Só estes se apegam a firulas jurídicas para criticar a condenação de criminosos e respectivas aplicações de penas. Convido V. S. a juntar-se a nós, brasileiros não enquadrados naquelas duas categorias!

    • HASSANY disse:

      INOCENTE OU CULPADO, é direito do RÉU fugir, como é direito do culpado jurar que é inocente, q está sendo perseguido etc. o q não pode é esquecer de confiscar o passaporte italiano daquele que tem dupla personalidade, isso é uma PIADA. vergonha….

    • SÓ FALTOU UM MÉRITO : O VERDADEIRO CHEFE DO MENSALÃO NA CADEIA! disse:

      O mais impressionante de tudo é haver pessoas que achem que a roubalheira do Mensalão não existiu!
      Ficou mais do que provado que foi montado um esquema para roubar dinheiro público a favor de interesses políticos… o resto são detalhes que as brechas da lei ( muitas vezes deixadas de propósito para beneficiar ladrões ” PADRÃO FIFA ” )acabam dando dando chances a questionamentos.
      Qualquer cidadão é honesto, decente, até o momento em que deixa de ser.
      O grande problema em nosso país é que estamos acostumados a ver somente ladrão pé de chinelo ( pobre, sem poder, sem pedigree familiar )na cadeia.
      Agora, essa ladrãozada descarada querer ser considerada injustiçada, preso político, isso é piada, é gozar com a cara de qualquer cidadão mais ou menos esclarecido!

      • Marcelo Bretas disse:

        Os comentários a respeito do julgamento da AP 470 devem ser isentos do rangor contra o PT. Jurista do nível de Yves Gandra que tem uma posição clara em relação ao PT deu uma declaração que lendo o processo não encontrou provas para as penas impostas. O que mais me impressiona é o nível da corrupção seletiva. O STF NUNCA penalizou qualquer político por corrupção. Existe um temor a partir de agora, pois nada o que está sendo feito possui similaridade no passado.Direitos e provas não foram analisadas como feita em processos anteriores. Tenho a certeza que esse julgamento será o único. Nossa elite jurídica jamais irá contra a elite política e econômica. É assim desde que esse país foi fundado.

      • realmente o que querem é atingir o Lula! mas isso é impossivel! ele é amado pelo povo pois fez desse país um lugar melhor para todos!e isso é reconhecido internacionalmente!

    • me desculpem, não se trata de ricos e pobres e sim de justiça igualitária para todos os cidadãos Brasileiros idependente de raça, cor, etc. O fato é por exemplo, que um cidadão pobre, negro ou branco é pego pegando alguma coisa de pequeno valor para comer ou até cometendo algum deslize de menor gravidade onde apenas um processo corretivo de nível educacional poderia resolver a questão, mas não, ele vai apodrecer na cadeia só pq é pobre, não tem grana e não faz parte da mídia. Agora politicos corruptos, ladrões que usam o direito do poder para fazerem falcatruas,desviam milhões dos cofres públicos, não devem ter direitos e sim deveres. Eles deveriam dar bons exemplos pois estão no governo pq o povo acreditou neles e não fizeram por merecer. Para esses e todos iguais merecem é a cadeia e sem mordomias da mesma forma que um pobre é condenado por desvio de menores porpoções. Parabéns ministro JOAQUIM BARBOSA pela sua coragem, o povo está com vc.

  3. gesiel disse:

    A APURAÇÃO DO MENSALÃO do Congresso, pode não ter sido devastadora como a oposição pudesse esperar, porque:
    1) Houve CPI no congresso APOIO de deputados e senadores do PT e dos aliados.
    2) Dos 22 condenados apenas 4 são do PT ( o que apesar de não ser maioria, é muito afinal o ideal seria, não ter nenhum).
    3) A condenação se deu por votos da MAIORIA dos ministros do supremos, onde, 8 dos 11 MINISTROS, foram indicados pelos governos do PT da Dilma e do Lula (portanto maioria, que mostraram honestidade, e melhoraram a imagem da justiça perante a opinião publica).
    4) Se não foi a melhor resposta do Lula dizer que NÃO SABIA, a outra resposta dele dizendo, que “TUDO SERIA APURADO, E OS RESPONSÁVEIS PUNIDOS, mesmo que PRA ISSO FOSSE PRECISO SE CORTAR DA PROPRIA CARNE”, é inquestionável.
    5) As pressões INEVITAVELMENTE cairão agora para a apuração do PRIMEIRO dos mensalões, O MENSALÃO TUCANO, que ocorreu no governo do PSDB em minas; e também para a APURAÇÃO DAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO nos governos do PSDB do Alckimin e do Serra; e quem sabe até, abra-se outras frentes de cobranças da opinião publica, à denuncias de compra de votos na aprovação da reeleição do FHC e as privatizações; afinal A JUSTIÇA não vai querer passar uma imagem de DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

  4. Jorge disse:

    Ladrão é ladrão e ponto , deve ir pra cadeia !!!
    Não importa se é da direita, esquerda, centro …..
    O problema é que quando é dos outros o PT ataca e quando é dele o PT os acoberta e se faz de vítima das oligarquias ……
    Este discurso já não cola mais !!!!
    E o pior é o Lula que continua a afirmar que nada sabia mas que “quando soube” não ficou nem um pouco indignado com seus amigos que jogaram lama na história do seu governo …..
    Muito pelo contrário, ainda lhes telefona e se solidariza com o “sofrimento” …..
    Cara de pau !!!!!!

    José Dirceu estava de férias na Bahia e voltou de JATINHO PARTICULAR PARA SP !?!??!??!??!

    O que esta cara fez ou faz ???? Para ter condições de andar de jatinho particular ????

    Vamos cair na real ….. graças ao Joaquim Barbosa esta quadrilha está em cana porque se dependesse do Lewandovski eles estariam absolvidos !!!

    • Andre disse:

      Concordo com você ladrão é ladrão e deve ir para a cadeia. Isso se forem julgados e condenados com base em provas e com toda a legalidade. O que não houve no julgamento da AP. 470. Amanhã qualquer um poderá ser julgado e condenado sem provas. Não podemos compactuar com essa ilegalidade que foi apontada por inúmeros juristas.

    • José Roberto Campos disse:

      O seu comentário está aguardando moderação.
      Estou contigo Jorge inclusive quando falas à respeito do Ministro Lewandovski. Pensei que eu era o único a perceber tanta defesa desse magistrado aos condenados. Ainda bem que o STF é composto de uma dezena de magistrados. Queres a minha opinião com relação ao
      novo julgamento do tal José Dirceu ? vou te dizer o que vai acontecer : dois ministros que votaram a favor da apenação do réu citado por formação de quadrilha, aposentaram-se e, assumiram outros dois que no curso do processo já haviam se mostrado contra.Fica fácil calcular, cinco condenaram e quatro absolveram sendo que dois que condenaram não estão mais no STF. Próximo julgamento, condenarão apenas três e, se juntarão aos quatro que absolveram mais dois recém chegados o que nos leva a deduzir que o réu vai escapar por 6 votos ( contra a condenação ) a 3 ( a favor da condenação ). Daí o cumprimento da condenação em regime semi aberto pois a apenação ficará bem menor do que os mais de doze anos aplicados . Vamos torcer que essas informações que ouvi em um jornal televisivo não desencadeie a mudança do regime de prisão desse brasileiro.

      • Jorge disse:

        José Roberto, obrigado pela citação ao meu nome !!!
        Acabar com a corrupção neste país é uma tarefa árdua uma vez que ela está encrustada em todas as esferas de poder.
        Nós como cidadãos, muitas vezes não podemos provar mas temos cultura e discernimento suficientes para perceber que a forma como alguns ministros do STF se comportaram para atenuar as penas desta quadrilha chega a ser absurda e gritante.
        E se isto acontece na maior esfera do judiciário do país com a TV dando destaque ao vivo, imagina nas outras instâncias ……
        As leis brasileiras são fracas, passíveis de contornos que permitem aos bandidos, com bons advogados e boa condição financeira empurrarem as condenações para as calendas … e isto só não aconteceu no mensalão do PT porque , POR SORTE, havia um relator com coragem, correto e que peitou a tudo e a todos….sem contar é claro com a mídia em cima que colocou toda a população de olho não deixando o assunto cair no esquecimento.
        O que vai acontecer ano que vem na votação dos embargos infringentes, pode até ser que sua teoria esteja certa, PORÉM, nada e mais ninguém tirará destes canalhas travestidos de defensores dos trabalhadores a pecha de bandidos condenados !!
        E para aqueles comentários que possam ter visto em minha escrita como política contra o PT, quero que saibam que penso o mesmo para o caso de qualquer outro partido que apresente ladrões safados como este recém julgados !!!!!
        Aliás, uma pergunta aos PTs de plantão :

        Da onde o Sr. José Dirceu arrumou dinheiro para pagar o jatinho particular que o conduziu das férias na Bahia até SP onde esperou a intimação para ser preso ????
        Até onde sei, ele nunca foi empresário ou seja, era militante do PT, depois deputado federal, Ministro e agora faz o que ????

    • Yuri disse:

      Concordo com você em grau,número e gênero,só lamento o povo ter acreditado que o LULA nada sabia,ISTO É UMA VERGONHA!!!!!!

  5. Giovan disse:

    Obvio que a direita e os ricos não querem pobres cultos e bem de vida por isso querem derrubar o governo a qualquer custo

    • Fernando disse:

      Mas o PT não se uniu com a mesma Direita? Ou Renan, Sarney, Maluf e outros tantos são a esquerda? Eu não entendo. É a direita que apoia o PT e com ele administra querendo derrubar o PT?

    • Helio disse:

      Caro Giovan, com todo o respeito que voce merece, pergunto: qual, dentre os condenados é pobre? Todos eles enriqueceram com a política e são parte da elite brasileira (social, politica, economica…) Eles são da elite da qual o PT diz não pertencer…

    • Alexandre Fabri disse:

      Até onde sei, a “direita elitista” do Brasil nunca antes na história desse país se beneficiou tanto com o governo de “esquerda progressista”. Que papo é esse de “não querer um pobre no governo”? Aliás, quem é o “pobre” em questão? Lula? Ele deve ser mais rico que você. Dilma? Ela é mais rica, certamente, que você. Informe-se. Por sinal, informe-me que é a “esquerda” em pauta: Sarney, Maluff, Collor? FHC e Eduardo Campos seriam de direita?

    • vilanova disse:

      Se o cara é culto e bem de vida, então não é pobre. Não importa se os políticos são de “direita” ou de “esquerda”, o que importa é que eles devam ter vergonha na cara e parar com essas falcatruas, mensalões, etc.

    • Iara Franca disse:

      Ora, Giovan… que discurso antigo… qual direita? qual esquerda? Será que vc não está confundindo tudo? Acusar as zelites é falta de argumento. Pobres cultos é uma coisa que NÃO interessa ao PT, é importante ter bolsa-qqr-coisa e ser massa de manobra….

    • jose carlos miranda disse:

      não perca seu tempo falando bobagens

    • Andre disse:

      Desde que fique rico de forma honesta…o que no meio político isso é claro impossivel . Não confunda pobre culto com militante alienado.

    • Jorge disse:

      Qual o problema ser rico ??? Se o sucesso veio a base de trabalho honesto, inteligência e sorte ???
      Pior são os falso moralistas do PT que há poucos anos não tinham nada e hoje andam de jatinho particular…como o presidiário Zé Dirceu por exemplo, que interrompeu suas férias na Bahia para ir de jatinho para SP esperar o mandado de prisão !!!
      Da onde ele arranjou dinheiro para ir de jatinho ??? Não me lembro de nenhum empreendimento dele na vida privada que o tenha possibilitado tamanho sucesso profissional !!

  6. Leninha disse:

    Kennedy,
    O que mais me chama atenção de tudo isto é o fato de pela primeira vez na história do país haver punição aos criminosos, e eles são políticos do PT, uma vez que Maluf, por exemplo nunca foi punido,etc,etc .Uma coisa posso dizer se somente os políticos do PT forem punidos por seus erros, logo, valerá a pena votar neles, já que outros nunca o foram.

  7. observador disse:

    Olha a pizza do PT aí, gente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. JOSE CABRAL disse:

    PELOS COMENTÁRIOS FEITO ACIMA.
    PODEM VOTAR NAS PROXIMAS ELEIÇÕES NOS MESMOS BDDOS QUE ESTÃO AI…
    AFINAL, SE ROUBAR É HONESTO… PODEM DEIXAR LEVAR TUDO… AFINAL, O PT É DO POVO… NÃO É?

  9. geraldo figueiredo de almeida disse:

    acho que foi tudo montado, e o PT caiu,
    hoje o presidente do STF, ja pensa em deichar o cargo
    para concorrer as eleiçoes com Aecio do PSDB

  10. Jalves Oliveira disse:

    O PT inda não se convence, que ninguém é mais besta, só com esmola do bolça família não ganhar mais eleições. TEM QUE EDUCAR, segundo o maior interprete do NORDESTE nosso IRMÃO LUIZ GONZAGA, ¨DAR ESMOLA AO HOMEM SÃ, VICIA O CIDADÃO¨

  11. EDSON MOTA disse:

    AGORA O JOAQUIM BARBOSA E DONO DA VERDADE COMO FORAM OS ANÕES DA EPOCA DO COLLOR VAMOS VER DAQUI A ALGUNS ANOS COMO SERÁ PRA MIMI NÃO PASSA DE MAIS UM ESPETACULO CIRCENSE PARA ARRANJAR ALGUNS VOTOS NO FUTURO

  12. bom demorou isso acontecer, agora so quero saber se realmente eles nao terao previlegios e se realmente a lei sera cumprida… bom eu sonho que sim que isso sirva de exemplo para os outros… e que todos saibam roubou vai para cadeia..

  13. Isabel disse:

    Li que o Pizzolato levou duas malas de documentos do processo com relação de empresas que foram ¨contempladas¨ com dinheiro do tal mensalão. Tem veículo de comunicação da mídia tradicional e golpista que já está com as pernas tremendo com medo que a imprensa italiana divulgue o teor dos documentos para o mundo publicitário. Vai faltar Papuda…

  14. altair disse:

    acho ridículo essas palavras: direita, esquerda, centro-esquerda, centro-direita… o que se devia faze nesse país são políticas voltadas para o bem estar do povo e desenvolvimento do país. acontece que nessa guerra estúpida, os políticos esquecem disso tudo e só pensam no próprio bolso, em enriquecer sua família e apaniguados. eles esquecem completamente o porque estão lá. os votos que pediram prometendo saúde, desenvolvimento, educação, moraria, trabalho, segurança, etc… não deveria ter isso de direita, esquerda… deveriam existir pessoas comprometidas com o país e seu povo, não apenas com seu ego e ambições pelo poder. o poder é efêmero, assim como a vida. falta mesmo é vergonha na cara dessa classe.

  15. Terezinha disse:

    Planalto está torcendo pela absolvição dos réus por formação de quadrilha? Mas, então, ao contrário do povo que torce para que sejam condenados os que tiverem culpa, custe o que custar, doa a quem doer? O Planalto está lá torcendo para quem? Para o povo ou para os criminosos que roubaram o dinheiro do povo? È muita cara de pau, muita falta de vergonha. É total falta de compromisso com o que se propõem a fazer quando eleitos pelo povo. É fazer de gato e sapato o povo brasileiro.

  16. Gilvan, este seu argumento que “a direita e os ricos não querem pobres cultos e bens de vida” é a justificativa mais imbecil que se pode dar… ninguém, a não ser que esteja sendo pago para isso, defenderia essa quadrilha … e você acredita mesmo que o PT quer o pobre culto e bem de vida? Bolsa Voto, Bolsa Miséria e aprovação automática nas escolas deixa alguém mais culto e rico? … deixa de ser ridículo!!!

  17. Arnaldo Blezer disse:

    Ao ler alguns comentários neste fico muito preocupado. Preocupado porque vejo muitos brasileiros defendendo corruptos, não interessa seus partidos, suas idéias, seu passado, etc… SÃO CORRUPTOS E CORRUPTOS DEVEM SOFRER AS PENAS PREVISTAS NA LEI.

    Será que estes que defendem corruptos também são ?????????

  18. Oscar Moraes disse:

    Sendo novela ou não, tendo copa ou não o Brasil já deveria ter excluído a corrupção a muito tempo, se decisões assim já tivessem sido tomadas desde a era Collor.

  19. nei de morais pereira junior disse:

    é impressionante como esse PTssoal é bitolado! Esses caras foram presos em consequencia de seus crimes, agora preso político? Qual foi a Ditadura que os prendeu agora? O governo não é do PT? que oligarquias são estas?

  20. Will Itaquerão disse:

    O governo federal não investiu em infraestrutura o governo estadual e municipal não enxerga o caos que está instalado na área da saúde, educação e transporte público. Ambos PT e PSDB estão com os dias contados em SP e a Copa será o estopim que varrerá esses dois partidos do mapa para sempre, sem contar o PMDB que fica nos bastidores sobrevivendo de apoiar esses dois partidos que estão acabando com o Real e o País

  21. José Bezerra Sampaio disse:

    Acho que o caso “Mensalão” não se encerrou em definitivo pois com Pizzolato na Itália e como não poderá ser extraditado para o Brasil, os advogados dele vão querer um julgamento pela Justiça Italiana e caso a Justiça de lá encontre falhas graves no processo, pedirá um novo julgamento por uma Côrte independente pois o Brasil assinou acordos de direito internacional e fará a nossa justiça se consagrar mundialmente.

  22. Marco Antônio de Magalhães Almeida disse:

    A direita conservadora, inspirada pelo PIG ( Partido da Imprensa Golpista( sempre fez de tudo para se fixar no poder ou alijar do poder aqueles que lhe incomoda. Foi assim com o Partido Conservador no Império, na suja UDN, que era partidário o Corvo da Lavradio e muitos outros da sua lavra; dos que não queriam o “Petróleo é Nosso “( nacionalista é transfigurado pela direita comunista).(até aí nada de mais, pois no sectarismo- a direita é “nazista”).
    Houve ainda a “Marcha de Deus pela Família “, o triste Golpe de 64, a morte de Jango, JK e até do corvo da Rua do Lavradio que queria para tomar o poder promover a Frente Ampla. O pobre diabo foi procurar até o Brizola no Uruguai e felizmente não quis recebê-lo. Jango o recebeu e assim foram acontecendo uma parte da triste trajetória republicana, tais como o atentado do RioCentro, da bomba que vitimou a secretário da OAB, D. Lyda, da morte de Zuzu Angel, do quase extermínio do gasômetro ( que felizmente, não aconteceu e pois queriam e iam colocar a culpa na esquerda). A fraude da eleição do Brizola em 1982 pela PROCONSULT ( inspiração da VENUS PLATINADA ). Esta é a nossa direita, certinha, modelada, dissuadida. O Brasil aguenta ! É forte demais e pode sofregamente aguentar tais desvarios.

  23. Carlos Vieira de Mello Filho disse:

    De todos os comentarios que aqui constam pode-se observar que alguns assumem posturas ideologicas ou partidarias e alguns poucos assumem carater de isenção de analise dos fatos em questão. O momento em que passa o pais, em relação aos fatos do dito mensalão, e de que ainda tardia, foi feita justiça aos individuos que, em razão de usurparem a coisa publica ainda se acharam que permaneceriam livres e soltos para continuar a perpetrar mais e mais atos indignos e imorais que nos levam a perguntar a nos mesmos como somos ingënuos e mal informados acerca de nossos direitos e deveres. Podemos e devemos elogiar parte de nosso STF que deu um basta a esses maus brasileiros. Em tempo. Alguns ficaram de fora da apuração e consequente punição.

  24. Jansen disse:

    Perfeito seu comentário Jorge.
    Infelizmente a ideologia do Partido dos “trabalhadores” parece estar acima dos ideais republicanos, e tudo que se diga sobre eles, seja verdade ou mentira, os esquerdistas simplesmente não acreditam, salvo quando a notícia lhes é favorával. A ideologia virou fanatismo religioso!!
    Até mesmo alguns fundadores do Partido, quando falam sobre a transformação do mesmo, são ridicularizados pelos antigos colegas que fazem de tudo para desacreditar seus discursos, ensinuando que a neutralidade e a sanidade do discurso está comprometida com a vingança e o ódio típico dos traídores. Enfim, dizer que o julgamento foi político, quando a maior parte do STF foi indicada pelo próprio partido, o qual se perpetua no poder, com juízes que deveriam, por questão ética, ter se declarados impedidos e votaram a favor de seus amigos. E ainda dizerem que não houve o mensalão, tentando desacreditar as instituições públicas, é inacreditável.
    Viva Marx, Gramsci, Stalim, Fidel,Pol Pot, Chaves e o Camarada Lula!

  25. douglas disse:

    Porque nenhuma mídia entrevista o jornalista Raimundo Pereira que desafia o STF sobre o julgamento que foi politico, ele diz que se aquilo que ele relata é mentira que podem processa-lo, ele esta dando a cara a tapa, será que não merece ser ouvido??

  26. LYRA disse:

    Tenho fé em DEUS e em JOAQUIM BARBOSA, que realmente a pena por formação de quadrilha, para esse ladrões será revista mas, revista de uma maneira que nenhum deles escape dessa parte do processo, já que a formação de quadrilha nesse caso é simplesmente o que ficou mais configurado, ou seja, um bando de marginais se reuniram para roubar o dinhero do povo brasileiro e, pergunto, de que é que esse meliantes estão reclamando da prisão? Todos eles tem que ser transportados ALGEMADOS e sem nenhuma regalia dentro do presidio, são bandidos piores que os bandidos comuns, sendo a maioria dos bandidos do mensalão portadores de curso superior, tendo cursado ou comprado o diploma (isso é comum entre essa raça podre a quem chamam de politicos) e sabiam o crime que estavam praticando, mesmo já sendo benenficiados com altos salários e proprinas de terceiro.

  27. O Genoíno está doente? Mandem ele para um hospital penitenciário! O Dirceu já tem idade, e por isso ele deve ter um tratamento diferenciado daqueles que o elegeram? Esses políticos pensam apenas em enriquecimento (ilícito) próprios, através de licitações com pagamento de propina, campanhas políticas(caixa 2), verbas de gabinete, dentre outros. Dinheiro este que poderia matar a fome do sertanejo nordestino, de onde são oriundos alguns desses “crápulas”, melhorar a saúde pública e a educação … sendo a educação uma coisa que eles não querem nem ouvir falar, pois a educação faz com que o povo enxergue quão enganados foram, e não votariam mais nesses que são o câncer da nossa sociedade. Agora, quando a conta chegou para eles pagarem, firmam-se em frases de impacto emocional, tentando dizer “A prisão do Genoíno e do Dirceu foi uma pura vingança do STF!”. A justiça está prendendo quem deve ser preso, e quem sabe um tempo na cadeia, comendo a mesma comida que um preso come ou passando o tempo sozinho que um preso passa, os faça pensar nos erros em que cometeram, particularmente acho que esse pagamento de pena vai ser apenas o equivalente a uma “gorjeta”, a conta maior eles vão pagar após morrerem. Não acredito que uma pessoa com o conhecimento e cultura do Joaquim Barbosa cometeria “excessos indevidos”. Lugar de bandido, mesmo os de colarinho branco é na cadeia!!! Tirem essas pessoas de circulação, que são o “câncer da sociedade”!!! A conta da carceragem pagaremos com o maior prazer!!!

  28. Anir Batista Barreto disse:

    Em que pese as considerações postas em defesa dos mensaleiros não se vislumbra no Brasil atual qualquer risco institucional excetuando-se a mantença da corrupção e O STF mostrou que nem tudo está perdido. Os brasileiros decentes e equilibrados esperam que decisões nesse mesmo rumo se repitam e contagie os juízos de primeiras instâncias para que todos nos nos brasileiros possamos viver em um pais mais justo.

  29. Joao Paulo disse:

    Nao vejo esquerda ou direta rico ou pobre.
    Vejo uma quadrilha que por interesses partidario e propios, assaltou os cofres publicos .
    O que eles robaram do povo brasileiro matarao indiretamente muitos brasileiros , por falta de remedios , estradas devidamente reparadas, hospitais equipados
    Por isto independente do partido o classe social tem que ir para a cadeia

  30. Ozeias Soares disse:

    Não vou responder, vou emitir minha opinião.
    Se R$. 5.000,00 fosse o custo para o SUS cuidar de uma criança incluindo a mãe, nos seus primeiros 6 mese de vida, quantas mortes esses canalhas teriam provocado no Brasil. Dizer que são presos políticos, injustiçados é dizer aos brasileiro, “Vocês são Burros mesmo” Eles são criminosos, ladrões, bandidos de paletó e gravata. Cadeia neles.

  31. arnoldo disse:

    Cadeia sumária para mensaleiros e traficantes. São todos bandidos

  32. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Feliz do Homem que assume suas posições ideológicas. As pedras estão no chão para serem atiradas e a hipocrisia habita os armários.

  33. jose cabral de melo disse:

    existe um seguimento na nossa sociedade que so clama por desgraca se ta serto ou errado nao enteressa quem julga e como gulga tambem e detalhe

  34. Fernando M.A. disse:

    Agora o PT precisa notar que está fazendo discursos que anulam mutuamente e cria a ideia de farsa.
    Dizer que essas condenações são frutos de um Judiciário, de um Ministério Público independente, o que não ocorria nos governos anteriores e dizer que isso é fruto de uma perseguição politica, que são presos politicos cria que os discursos são apenas falsos, pois faz entender que o governo do PT criou a liberdade de prender corruptos até de seu partido, mas que faz prisões politicas!
    Pior ainda, que as prisões são injustas, mas que só ocorreram porquê os governos do PT deixaram fazer prisões injustas.
    Ou seja, podem fazer um discurso ou outro, é direito deles escolherem o que é melhor para eles, mas não façam os dois.

  35. paulo Bueno disse:

    porque a midia defende tanto os TUCANOS heim
    o MENSALÃO DO PT ocorreu em 2006,já foi julgado eod codenados presos
    o MENSALÃO DO PSDB,que tem até o AECIO NEVES envolvido ocorreu em 1998 e até agora não foi julgado e o ano que vem vence o prazo vai caducar as penas, e todos não poderão ser mais julgados a imprensa toda esconde o MENSALÃO DO PSDB,

  36. Mesmo com estas prisões,não espero um Brasil melhor e mais ético.

  37. paulo Bueno disse:

    e o mensalão TUCANO será julgado quando ?

    e o PROPINODUTO TUCANO será JULGADO quando ?

  38. – O QUE AS PESSOAS QUE SE APROFUNDARAM NO JULGAMENTO DO MENSALÃO ESTÃO SE MANIFESTANDO E SE PERGUNTANDO, É QUE , MUITOS FORAM CONDENADOS SEM PROVAS EM ALGUNS PROCESSOS .É CLARO QUE AS IDEOLOGIAS FEUDAIS (ALGUNS COMENTÁRIOS) , QUEREM VER SANGUE DO LADO DO INIMIGO (PT) ,É MUITO PERIGOSO ISTO ,SER CONDENADO SEM QUE SE TENHA PROVA . ESTAMOS AI COM O CASO DO JOÃO GOULART, SERA QUE ESTA OPERAÇÃO DA PF COM OS MENSALEIROS , É UM TROCO DA DIREITA CONSERVADORA ,FRATERNOS AMIGOS DO REGIME DITATORIAL NAS DÉCADAS DE 64 ,70 ??? AI VAI DAR CADEIA NO FIM DO PROSESSO TAMBÉM ,SE, É CLARO, NÃO TIVER INTERESSES A FAVOR DOS CONSERVADORES .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 21:34:14