aki

cadastre-se aqui
aki
Geral
02-06-2015, 22h19

Para governo, queda de Blatter deve inspirar mudanças na CBF

14

Postado por: ISABELA HORTA

A presidente Dilma Rousseff espera que a renúncia de Joseph Blatter, presidente da Fifa, inspire uma renovação na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Ela tem esperanças de que o episódio tire de cena figuras como José Maria Marin, preso na Suíça, mas influente no futebol, e até mesmo o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

O governo avalia que a pressão dos patrocinadores e a péssima repercussão internacional da reeleição de Blatter para um quinto mandato consecutivo acabaram selando o destino do suíço, que também deverá ser alvo da investigação em curso nos Estados Unidos.

Dilma nunca morreu de amores por Blatter. E também sempre teve uma atitude de distância em relação aos dirigentes da Fifa e da CBF.

A presidente repetiu uma frase que usou na semana passada: a investigação sobre corrupção na Fifa fará bem ao futebol mundial e brasileiro.

*

Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), estão propondo a criação de uma Lei de Responsabilidade das Estatais. Os dois peemedebistas querem que o Senado faça sabatina e vote secretamente quem serão os presidentes de estatais.

A presidente Dilma Rousseff reagiu contra a proposta. Disse indicações para esses cargos são prerrogativas do Executivo. O governo acha que essa proposta tem uma armadilha: dará mais poder ainda aos políticos para tentar barganhar quem vai para esses cargos.

Em tese, seria boa ideia uma legislação para dar maior transparência ao processo de indicação de presidentes e diretores de estatais. Mas, de fato, com sabatina e votação secreta, o Senado teria uma arma para influenciar o comando dessas empresas.

Dilma sabe que isso tiro poder do presidente. Seria algo ruim para ela, mas também para os seus sucessores.

É um assunto que tem de ser debatido com cautela, porque claramente é um esvaziamento de poder do Executivo em benefício do Legislativo.

*

Comentários
14
  1. Nilson disse:

    Precisou o governo Americano entrar e apontar as imensas irregularidades para o governo Brasileiro dar uma declaração destas??? Estão no poder ha 12 anos e nada fizeram, aqui a corrupção na CBF rolou solta, o futebol brasileiro é servido de bandeja como moeda de troca e negociatas financeiras produzidas por estes cartolas inescrupulosos….

  2. JORGE ARAUJO FERREIRA disse:

    Se as investigações do Mensalão e da Petrobrás fossem nos EUA ou outro país sério, Nossa presidente faria o mesmo que Blatter. Mas como é aqui…..ainda tem o desplante de criticar um caso de corrupção. Nada como desviar o foco e ter um povo alienado pra “governar”.

  3. PAULO disse:

    Espero que tem o poder de decisão, não troque o seis pelo meia dúzia no novo comando da CBF. Acredito ainda que Marco Polo renuncie em poucos dias, talvez seja hora dos clubes brasileiro fazerem com Mrco Polo igual a UEFA fez com Blater.

  4. cesar disse:

    Essa presidente não dá uma dentro. O povo se lascando e a mulher preocupada com fifa. Deixa isso com o EUA doutora. A doutora deveria seguir o mesmo caminho do sr Blatter e renunciar, pois isso inspiraria renovação para o Brasil também.

  5. nataly mconcey disse:

    NA VERDADE MESMO ,ELA QUER È AFASTAR OS HOLOFOTES ,A POLÍCIA e A JUSTIÇA DA PORTA …

    ”o bolão da cor rupção”…a bola está com o povão…que passa para o futebol , que agarra firmemente…foi tomada pelos políticos (1º e 2º escalão ,camara e senado)… o concorrente (EXECUTIVO)pegou a bola ,domina…perdeu p’ro judiciário “todos jogando”(polícia e presídios)…igrejas com problemas /contundida capenga… entrou RESERVAS (saúde e advogados) …querendo entrar (loterias não aceita CPF e um disse que já ganhou 200 vezes )…atacando a industria das multas & indenizações…avança invasões ,pegou aluguel social …hi hi lá vem pedágios (melici anos )…e a prisão : o rico paga fiança ,E O POBRE ? esqueça…meu Deus até a violência está jogando …E OS PROFESSORES ??? mestres de todos … vai pizza (contaminada),prefiro samba (também).

  6. Helio Machado disse:

    Só não concordo com votação secreta, afinal eles estão lá para nos representa e nós temos todo o direito de saber o que eles fazem e o que eles votam. afinal não é DEMOCRACIA ?

  7. César disse:

    A frase repetida da Presidente da República Dilma Rousseff, a respeito da investigação do FBI sobre a FIFA, dizendo que as investigações farão bem ao futebol mundial e brasileiro, e o mesmo que nós queremos que a Polícia Federal e a Operação Lava Jato faça à política nacional. Que ocorra uma limpeza geral. A Presidente da República Dilma Rousseff, poderia ter a decência de fazer o mesmo que o Presidente reeleito da FIFA fez hoje, e seguindo o seu exemplo… Renunciar! Plagiando a Presidente Dilma.Seria bom para o Brasil e para o mundo.

  8. César disse:

    Já devem estar de olho grande no cargo. Onde há dinheiro, tem o interesse dessa gente. Já mandam nos sindicatos, fundos de pensão, movimentos sociais, MTST, MST, e agora se derem bobeira vão se meter na CBF também. Sabem que na CBF corre um rio de dinheiro fácil e que clubes assim como igrejas(nas mãos de pessoas desonestas), são lavanderias de dinheiro sujo. E com a CBF em suas mãos, terão meios de manipularem clubes, atrás dos votos de seus torcedores.

  9. edmilson disse:

    Incrível que ela pense assim! Pois, é exatamente isso o que o povo trabalhador e honesto quer: que a CPI da Petrobrás seja levada a sério, dentro da lei, e que ela e o PT se afastem deste País para sempre!

  10. A renuncia ontem do presidente da FIFA deveria inspirar a própria presidente Dilma pois assim reage a chefia quando e descoberto abaixo dela um escândalo…lembro que a presidente Dilma era a presidente do conselho da Petrobras na epca em que tudo aconteceu…inspire-se presidente Dilma e por uma vez seja uma estadista!!!!

  11. David Dias disse:

    É o sapo barbudo e seus asseclas foram ajudados por algum espirito maligno pois com este novo escândalo os processos de suas falcatruas fica meio esquecido mas eu espero que as autoridades envolvidas nos mesmos saibam atuar e condenar todos os culpados e eu espero que se chegue à Dilma e ao sapo barbudo. Quanto a CBF ele deve deixar de atuar e tão somente fiscalizar os clubes que se unem e formem uma associação para programar e dirigir os jogos e campeonatos. Em Copas Mundiais aí sim a CBF seria responsável mas sempre com fiscalização pois o Brasil é a terra dos que querem levar vantagem em tudo.

  12. Alvaro disse:

    Esta ai um bom exemplo para a Dilma, renunciar e convocar eleições livres, depois de votar na urna eletrônica, quem quiser poder imprimir o voto e colocar na urna para os fiscais de partido poderem conferir depois. Afinal se as urnas eletrônicas são confiáveis como eles falam não precisam temer nada. Ou será que eles tem o rabo preso porque a empresa fabricante delas Smartmatic esta sendo processada por fraude eleitoral la no exterior.

  13. Renato disse:

    Sobre Governo, CBF e FIFA – o que se está investigando internacionalmente é lavagem de dinheiro e suborno em países sedes de Copa. Ricardo Teixeira disse que a Copa no Brasil se faria sem um centavo de dinheiro público, o que sabemos ser mentira da grossa. Ou seja, num governo cuja característica é o do “por fora” acho que Dilma deve é se preocupar com o que o FBI vai levantar.

    Sobre o controle das Estatais eplo Legislativo – sou plenamente favorável, uma vez que não há um único Presidente que tenha, de antemão em campanha apresentado à população um plano para as Estatais (elas não são do povo?!). Essa posse de “porteira fechada” do patrimônio público e que envolve as estatais é mais uma peça do patrimonialismo brasileiro que já vai tarde.

    Viva o Congresso Nacional! Está mais do que na hora de limitar os poderes do Executivo.

  14. César disse:

    Copa da Africa do Sul em 2010. Propina-$ 10.000.000,00 de dólares.
    Egito diz que lhes pediram propinas de $7.000.000,00 de dólares para sediar Copa.
    Copa do Mundo do Brasil 2014. Quanto nos custou sediar esta Copa? Queremos saber!
    Não estou falando de estádios superfaturados. Estou falando que concorremos com outros países sedes e ganhamos. Por que? E ainda tem a Olimpíada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 19:09:44