aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
23-12-2014, 10h58

Para Jatene, PSDB deve ir além de discurso da corrupção

Amazônia deve conciliar preservação e produção, diz governador do Pará
30

ISABELA HORTA
Brasília

O governador reeleito do Pará, Simão Jatene (PSDB), diz que o discurso da corrupção usado pela oposição em campanhas eleitorais é “necessário, mas não suficiente”. Para Jatene, que é um dos fundadores do PSDB, seu partido deveria “ter ido além” nas campanhas eleitorais.

“Não existe um fator único que explique isso [derrota de Aécio Neves]. Eleição tem uma mistura que não é homogênea nem equilibrada. Nem sempre tem a mesma receita entre lógica e mágica. A resposta mais simples é dizer o seguinte: o que terminou se colocando não coincidiu com o desejo de mudança [do eleitorado].”

Jatene considera “uma bobagem” os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Fazer uma oposição firme, rediscutindo a federação, como melhorar a qualidade dos serviços públicos, a recomposição de valores na própria relação política, é uma necessidade. É uma urgência do país. Longe de impeachment. Isso é uma bobagem.”

A respeito das declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de que a vitória de Dilma não teria sido legítima, Jatene diz: “O país avançou e nós temos de ser inteligentes o bastante para sair desse imbróglio em que estamos metidos sem colocar em xeque valores que, todos nós sabemos, foram muito caros a este país”.

Para o tucano, a proibição das doações de empresas em campanhas eleitorais não será suficiente para inibir a corrupção. “Nós estamos vivendo uma enorme crise de valores. Você simplesmente dizer ‘suspendam as doações’ e achar que com isso você vai resolver? (…) Nós temos que mudar primeiro é a ideia de que tudo tem ‘jeitinho’.”

Segundo Jatene, o país vive um “encruzilhada civilizatória” em que será preciso rediscutir os valores da sociedade. “Vamos ter de aprender a trabalhar melhor sem ter de enfrentar o clientelismo, paternalismo, personalismo, patrimonialismo e populismo. Ou seja, nós temos uma síndrome de ‘ismos’ na nossa construção social que não é compatível com a sociedade que se pretende moderna.”

*

Amazônia

Na avaliação do governador paraense, a região amazônica deve gerar mais riqueza. Segundo ele, é possível conciliar produção e preservação de recursos naturais. “Se eu produzir sem preservar, certamente, em breve, morreremos todos. Se eu preservar sem produzir, eu morro logo agora. Então, nós precisamos fugir dessa armadilha.”

Ele defende que a conversação da região amazônica seja “precificada”. “Você preservar rio e floresta na Amazônia é uma forma de produzir condições de vida para o planeta. O que nós precisamos enquanto país é aprender precificar essas coisas e discutir isso, inclusive internacionalmente, em outro patamar.”

*

PINGUE-PONGUE

Getúlio Vargas: “Um homem admirável”.

Juscelino Kubitscheck: “Dois”.

Jânio Quadros: “Um brasileiro que merece respeito”.

João Goulart: “Gosto do Jango”.

Ditadura militar de 64: “Não gosto de ditadura de espécie nenhuma”.

Tancredo Neves: “Um habilidoso brasileiro que, sem dúvida alguma, nos deixou algumas lições”.

José Sarney: “Presidente da República”.

Fernando Collor de Mello: “Presidente da República”.

Itamar Franco: “Contribuiu muito para onde nos chegamos”.

Fernando Henrique Cardoso: “Além de intelectual, um brasileiro admirável e um presidente respeitado”.

Lula: “Podia ter ido além”.

Dilma Rousseff: “Está diante de um imbróglio que não tem tamanho. Espero que ela consiga sair, porque saímos todos nós ou então todos nós entramos numa enrascada maior ainda”.

Assista à íntegra da entrevista de Simão Jatene ao SBT:

Comentários
30
  1. Marco disse:

    Acho que ele está dizendo que nos governos do PSDB não teve e não há corrupção!Gargalhadas….

    • Carlos disse:

      É só ver a reportagem do CQC que foi ao ar ontem sobre a cidade de Navegante -SC.

    • OBSERVADOR disse:

      Vocês da Petebras sempre mistificando. Ele quis dizer que sempre houve corrupção, mas só que com o PT no poder durante estes doze anos nunca se roubou tanto e tão descaradamente em tão pouco tempo. Dá para entender agora???

      • Ricardo disse:

        Não, Colega, Nunca Antes na História deste País se investigou e puniu tantos crimes!!! Só um partido comprometido com a ética e com dinheiro público teve coragem de tirar a couraça que anuviava os corruptos e corruptores. A Privataria Tucana ROUBOU + de 100 Bilhões do Brasil, não fosse parte da Rede de Corrupção Rede Globo, FHC teria sido destituído, mas nós fizemos isto 4 vezes ao não permitir que o seu partido retorna-se ao Poder. FHC saiu com 87% de reprovação enquanto LULA com 87% de aprovação e emplacou Dilma Roussef 2x..
        O Povo não é bobo e não cai neste discurso tolo de que o PT é o + corrupto, somente pessoas com visão estreita como vc enxerga isto.

        • pedrao disse:

          Quer dizer que a questão é. quem é mais ou menos corrupto???? Quem roubou mais ou menos????
          Meu pai sempre me ensinou que não importa o valor, se não é meu não pego. ( ponto final, não há discussão )

      • Roberto disse:

        Voce se denomina OBSERVADOR? De que? quem realmente é OBSERVADOR deveria saber que roubo ja vem da época do teu ídolo o FHC, que comprou sua reeleição por 240 mil reais por congressista para votarem a favor. Se realmente fosse OBSERVADOR iria ao Google e confirmaria a reportagem feita a época pela jornalista da Folha Fernando Rodrigues. Se também fosse OBSERVADOR saberia que os desmandos na Petrobras vem de muitos anos atras só que agora o governo atual está pegando os safados. Se realmente fosse OBSERVADOR estaria sabendo da corruoção nos trens da CPTM desde a época do falecido Covas. E do metro, quando o sr Serra era governador.Se fosse OBSERVADOR perceberia que a imprensa escreve para o gado que não tem opinião própria e só entende o que ela escreve. Portanto o sr,não é um OBSERVADOR. Não passa, na verdade, de um representante dos perdedores da ultima eleição.

        • Azambuja disse:

          E se você fosse honesto, não estaria defendendo nenhum partido, porque todo politico é canalha, seja ele FHC, Lula, Serra, Dilma. São todos reféns de partidos aliados pela corrupção. Deixa de ser ridículo defendendo PT , PMDB, PSDB.

      • Giovanny disse:

        Ele disse que todos gostam do jeitinho e que “Todos nós” devemos nos reformular, crescer e deixarmos de ser parciais.
        Até que enfim, um cara do PSDB fala com propriedade.
        Esqueçam partidos, quem rouba são pessoas, e de todos os lados.
        Diferença: A Dilma esta investigando, não é como outros no passado que não permitiam que isso acontecesse.

    • F_Z disse:

      Vejo vários comentários, todos dizem partido A ou B, temos que acabar mesmo com esta politicagem, torcer contra quem esta no poder, ou como ele disse vamos todos para o mesmo buraco. Como ele citou o ISMO. Temos de cobrar isto e um direito e dever nosso como cidadão, os Sites e Rede de Televisão poderiam fazer uma campanha mais limpa, sem tomar as dores de A ou B, sem tanto interesse em quem paga mais.

  2. O governador Jatene é dos poucos que se mantém, considerado os quadros restritos de oposição que ainda podemos identificar com a social-democracia,ajustado às ideias que nortearam a fundação do seu partido que hoje parece perder o rumo, quase deixando-se sensibilizar pelas ideias reacionárias de volta a ditadura que seus fundadores tanto lutaram contra, propondo-se a trilhar um caminho reformista do ponto de vista social e político e desenvolvimentista para a economia capitalista no país. Vejo-o ainda dentro desses quadros. Um político equilibrado dentro do seu partido que destoa com suas principais lideranças, paulistas e mineiras.

  3. Roque disse:

    Ao falar de Lula, “trupicou”. Ainda não entendeu o Brasil de hoje ou é tapado. Ou o povo entende melhor ao eleger o Lula o maior presidente da história. Que mal pergunte: esse Jatene não está sendo cassado?

  4. PRISÃO PERPÉTUA PARA LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, ÚNICA SOLUÇÃO PARA ACABAR COM A LADRÃOZADA! disse:

    SR. JATENE, CONSTA NO PENÚLTIMO PARÁGRAFO DO ARTIGO ACIMA:

    Para o tucano, a proibição das doações de empresas em campanhas eleitorais não será suficiente para inibir a corrupção. “Nós estamos vivendo uma enorme crise de valores. Você simplesmente dizer ‘suspendam as doações’ e achar que com isso você vai resolver? (…) Nós temos que mudar primeiro é a ideia de que tudo tem ‘jeitinho’.”

    POR QUE NÃO APARECEM POLÍTICOS LEVANTANDO A BANDEIRA DE QUE SE CRIE UMA “LEI” QUE PUNA COM “PRISÃO PERPÉTUA” TODOS OS GOVERNANTES, POLÍTICOS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DE CARREIRA, EMPRESÁRIOS, ENVOLVIDOS EM ROUBAR OS COFRES PÚBLICOS?(LOGICAMENTE APÓS O PROCESSO LEGAL).
    SE NÃO RESOLVESSE O PROBLEMA 100%, COM CERTEZA DIMINUIRIA MUITO A QUANTIDADE DA LADRÃOZADA DISPOSTA A CORRER O RISCO DE MOFAR NA CADEIA!
    O QUE NÃO DÁ MAIS É FICAR OUVINDO A PRESIDENTE, POLÍTICOS, MINISTROS, FALANDO QUE NÃO TOLERARÁ MAIS A CORRUPÇÃO! TUDO CONVERSA PARA BOI DORMIR, CONVERSA FIADA, QUE O POVO ESTÁ SE CANSANDO DE OUVIR. E QUANDO O POVO EXPLODIR, NINGUÉM SEGURA: EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, QUANDO O SACO DO POVO EXPLODE, NINGUÉM SEGURA! E QUEM PENSA QUE O SACO DO BRASILEIRO NÃO EXPLODE, ESTÁ PAGANDO PARA VER ALGO QUE VAI DOER MUITO!
    E, O PIOR, SE AS FORÇAS ARMADAS APOIAREM A REVOLTA DE QUEM NÃO AGUENTA MAIS VER TANTA CORRUPÇÃO, TANTO DINHEIRO PÚBLICO SENDO ROUBADO, TANTA INEFICIÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS (EM PRIMEIRO LUGAR A VERGONHA QUE ESTÁ O SUS, NO BRASIL INTEIRO), VAI TER MUITA GENTE CORRENDO PARA FORA DO PAÍS, NOVAMENTE! (DA OUTRA VEZ QUERIAM IMPLANTAR O COMUNISMO E DANÇARAM…. AGORA NÃO QUEREM MAIS PARAR DE ROUBAR OS COFRES PÚBLICOS E DIZER: “EU NUM SABIA DI NADA”!
    FALTA DE VERGONHA NA CARA SÓ SE CURA COM CADEIA, SR. JATENE!

  5. Atillan Cesar disse:

    Simplesmente enterraram o “Roda viva” fazendo do programa palanque oficial do PSDB. É vergonhoso esse aparelhamento político de um canal de tv estatal. Vergonhoso!

  6. Chico disse:

    Entendo diferente.

    Ele está é querendo dizer q o PSDB, deveria ter assumido q foi o criador do caixa 2 em MG, e depois, infelizmente o PT, copiou o modelo.

  7. Gilson Garcia Sanches disse:

    Jatene.

    Os valores da nossa sociedade precisa ser reconstruído.A moral chegou ao fundo do poço,o espelho quebrou não consigo
    ver o meu rosto que vergonha.Executivo,Judiciário,Legislativo.
    Tudo tem que ser refeito para o bem do BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Boa tarde, concordo plenamente com o Janete, não é agredindo que se consegue algo melhor para nosso País. Eu entendo que impeachment também não seria a melhor para saída para melhorar a corrupção. Acredito que nós Brasileiros deveríamos fiscalizar mais as coisas que precisão mudar. Nosso País é muito grande, por isso o povo deveria cobrar mais e não esperar só as próximas Eleições para falar e cobrar. Nosso País deveria ter um Orgão em cada município só para denuncias de melhorias, o que não acontece. Outro dia fui em um pronto socorro e por incrível que pareça, não tinha um médico, os seguranças e os funcionários todos sentados no pátio, parecia hora de recreio das escolas. Fica aqui a minha indignação, nosso País precisa melhorar desde que alguns responsáveis comecem a fazer alguma coisa por ele e por nós eleitores, ou cada dia que se passar ficará ainda ainda pior do que já está.

  9. Frederico Gosling disse:

    O Jatene esqueceu-se da parte mais importante, nós não estamos numa cruzada, como na idade média, mas estamos numa guerra fria e cruel entre a ESQUERDA, que está tentando mudar nosso País e a DIREITA RADICAL, que não aceita estas mudanças, assim como se fossem donos desta terra chamada Brasil. Onde foram parar os 500 quilos de cocaína no helicóptero do Perrela, o Mensalão Mineiro, o Metrô de São Paulo, abafou, a Direita é muito forte pois tem toda a mídia a seu lado, agora a GLOBO lançou uma PIADA a Gerente da Petrobrás, que sabia da Corrupção e que teria denunciado tudo, MENTIRA, ela fazia parte do esquema, e está sendo usada pela Direita na tentativa de desestabilizar a Presidente DILMA, a por trás de tudo isto a mesma GLOBO de sempre, que inclusive apoiou o Governo Militar, até o Joaquim Barbosa saiu do ostracismo em que se encontra para criticar a Presidente Dilma, é uma luta difícil e sem trégua, a Direita jamais irá aceitar que foi derrotada.

  10. amarildo disse:

    esse vai ser o pior natal de minha vida, graças a esses políticos que temos. tenho vergonha de ser brasileiro, porque viramos a escoria do planeta. NEM PARA SER LADRAO A GENTE PRESTA.

  11. Laurndo disse:

    Finalmente um tucano que ainda se lembra do que é fazer oposição política. Não é ficar na crítica, na denúncia, na maioria das vezes infantil e, no geral, sem provas fundamentadas, mas é apresentar projetos, mostrar soluções, criticar responsavelmente. Gostei.

  12. Celio Jorge Lasmar disse:

    Ele está certo, mas vai ser difícil, pois não possuem competência, nunca fizeram nada de significativo quando governo, na verdade em vez de moralizarem o serviço público privatizaram empresas construídas com o dinheiro público numa ação entre amigos, todas a preço de banana, e não são donas de verdade nenhuma sempre tiveram as mesmas praticas que qualquer partido deste País quando no governo. Mas poderiam por exemplo ir trabalhar, propondo reforma administrativa seria, reforma política seria inclusive acabando com esse negocio de politico dizer quanto vai ganhar já que o povo é o patrão o salario de politico e de funcionários públicos deveria ser em unidades do salário mínimo, reforma do Judiciário, com a cúpula do STF sendo eleita pela sociedade, votaram a reeleição do FHC, mas agora querem acabar com ela pois não estão no poder são um partido de mauricinhos incoerentes e só tiveram essa votação porque foram financiados por aqueles que queriam se livrar do que esta acontecendo agora com esta limpeza promovida pela PF desde que o PT assumiu o poder, no governo deles a PF nunca trabalhou mas a patifaria era a mesma. Portanto sugiro que comecem a ir trabalhar e fazer jus ao salário e à boa vida que o cidadão brasileiro trabalhador lhes confere durante seus mandatos e às vezes depois dele com aposentadorias que ele mesmo não possui.

  13. Arnaldo Probo disse:

    Se a oposição permitir que o PT leve os embates e disputas para a questão apenas ideológica ,a oposição vai se desarmar e será neutralizada !

  14. Nilo Aguiar disse:

    A opinião de um que responde a vários processos de improbidade administrativa. Um grande exemplo da organização criminosa a qual pertence: PSDB!

  15. Djalma disse:

    Até que em fim surge uma luz no fim do túnel, – a conclusão de um político do PSDB, sobre o momento político e sobre o Brasil. Simão Jatene diz que o País vive uma “encruzilhada civilizatória” porém, só consigo observar isso a partir da sua (dele) análise, porque antes só se falava em corrupção, corruptos e corruptores como se isso fosse a novidade do século. Ademais, o Simão se deu conta de que precisamos, nessa encruzilhada, promovermos uma espécie de “revolução cultural” para, enfim, inibir as ações do clientelismo, populismo, paternalismo, personalismo, patrimonialismo sendo, este último, osso duro de roer pois, aponta para uma das soluções adequadas ao Sistema Capitalista. Tal sistema, alimenta uma estrutura estatal que, não raras vezes, se confunde com a Soberania do Estado. Isso também precisa acabar, portanto, acho que a oposição deve mudar o foco, fazer uma representação responsável (sem esta de impeachment), sem esta de estar querendo inviabilizar um governo legitimado pelo sistema democrático e do voto livre. Foi prudente o Simão.

  16. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    Aleluia!finalmente alguém do PSDB, com argumentos consequentes, e com conteúdo de qualidade!Precisa ver se o partido do impithiman e do militarismo, aceita este discurso!

  17. José Carlos Damaceno disse:

    TODO BICHO QUE TEM ORELHA NO BRASIL SABE QUE NUNCA SE ROUBOU TÃO POUCO NO BRASIL, O QUE ESTAMOS VENDO ATUALMENTE É O COMEÇO DA DERROCADA DOS CORRUPTOS PORQUE AGORA ESTÃO SENDO INVESTIDOS COMO NUNCA FORAM NO BRASIL.

  18. CBarros disse:

    Aldo Rabelo jornalista, ministro da Ciência e Tecnologia, fim dos tempos, só no Brasil. Onde andam os cientistas e gente do ramo no país? Como pode em pleno século 21 um jornalista assumir uma pasta estratégica que exige conhecimentos específicos? Qual o critério usado?

  19. luis augusto couto disse:

    governador 3 vezes eleito. derrotou a ana julia do pt em 2010, ano em que a economia cresceu mais de 7 por cento, derrotou mesmo com o apoio do lula.
    governo baseado na meritocracia.
    derrotou o filho e clone do jader barbalho, helder barbalho que hoje é ministro da pesca.
    parabéns ao governador Jatene.

  20. Alonso Lins disse:

    Surpreendente a entrevista do governador Jatene, por ele abordar temas que sinto falta.
    Penso que nos brasileiros, estejamos querendo resolver nossos problemas, sem discutir o viés que temos sobre nossa realidade e que está na origem da grande maioria desses problemas.
    Concordo que estejamos vivenciando um crise civilizatória e que nosso alto índice de corrupção é fruto disso. Não o contrário como diz o senso comum.

    Isso decorre, devido termos importado um modelo de gestão de povos diferentes.
    Agora esse modelo sofre os desgastes “naturais” devido ao tempo e a nossa formação que é diferente (não necessariamente pior ou melhor) e ninguém fala nisso.
    Em vez de buscarmos produzir conhecimento para enfrentar o problema, ficamos lamentando a falta de um salvador.
    Penso que alguém ou alguma entidade, teria que puxar essa discussão.
    O governador Jatene é um dos poucos que tem essa possibilidade.
    Proponho que ele faça isso de maneira objetiva e sistemática.

  21. Paraense disse:

    Vivemos sim o pior momento de nossa frágil democracia. Até volta da ditadura pediram. A moral e a ética sendo defendidos e como representantes do PSDB é o fim mesmo. O estado do Pará merece esse tipo de político demagogo que não consegue tirar o estado do abismo social e cultural que a população vive. Principalmente do interior. Corrupção; perseguição, desvio de dinheiro publico em secretarias….poderia enumerar vários. Mesmo assim, se dizem os únicos representantes da boa política. FALA SÉRIO!!!! Procurem saber quem é o senador tapioca do estado do Pará!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-17 22:56:41