aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-11-2013, 10h30

Para Lula, Dilma deve melhorar relação com EUA

Na visão de ex-presidente, atual governo já faturou o que podia com caso de espionagem
41

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que o governo Dilma Rousseff deve distender sua relação com os Estados Unidos. Para Lula, Dilma já capitalizou o que podia do episódio da espionagem, mas teria a perder a partir de 2014, ano eleitoral.

Na visão de Lula, uma relação fria como a que se estabeleceu hoje entre Brasília e Washington poderia causar à presidente Dilma a antipatia do governo americano perante investidores do país.

Trocando em miúdos: Lula acha que “os gringos” podem acabar estimulando uma visão mais negativa da situação fiscal brasileira e criar, por exemplo, pontes com os nomes da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O raciocínio de Lula é pragmático. Do ponto de vista interno, Dilma já faturou politicamente ao cancelar a visita de Estado a Washington prevista para outubro. No fórum externo, fez um duro discuro na ONU e obteve apoio da Alemanha para questionar as ações de espionagem do governo Barack Obama.

Agora, a batalha principal de Dilma é a reeleição. Apesar das pesquisas que apontam possibilidade de vitória no primeiro turno, Lula considera que o jogo será mais duro e provavelmente decidido numa segunda fase. Por isso, melhor evitar cultivar inimizades, ainda mais com o país mais poderoso do planeta. Uma eventual retaliação econômica prejudicaria a campanha petista no ano que vem.

 

Comentários
41
  1. Marx disse:

    … Por que? Os americanos só nos exploram! São eles que governam o nosso país. Veja a questão – por exemplo – dos transportes. Por que o Brasil não tem uma malha ferroviária? Porque os americanos precisam vender os caminhões que fabricam!… Sai fora, ô!…

  2. nelson silva disse:

    É PRECISO ERRADICAR O MAL QUE SE INSTALOU NO BRASIL NOS TRÊS ÚLTIMOS GOVERNOS. O QUE MAIS SE ENCONTRA NO MEIO POLÍITICO É CARÁTER DE 5ª CATEGORIA, ÉTICA ZERO E COMPORTAMENTO IRÔNICO NA MÍDIA. FORA!!!!!

  3. Lauri disse:

    Fixo-me ao trecho:
    “Na visão de Lula, uma relação fria como a que se estabeleceu hoje entre Brasília e Washington poderia causar à presidente Dilma a antipatia do governo americano perante investidores do país.”
    E pergunto, mas como assim? Depois de 2002, não é o Brasil o país mais poderoso do mundo?
    E no trecho que vem um pouco antes:
    “Para Lula, Dilma já capitalizou o que podia do episódio da espionagem, …” Então o que a Presidente queria era CAPITALIZAR, enganar os bobos daqui?

  4. MIguel Santos disse:

    Não entendo a INTROMISSÃO deste EX em todos os assuntos de governo. Afinal que é o presidente desta JOÇA (Pais)

  5. Paulo Pessoa de Albuquerque disse:

    Eu tenho certeza, o Lula desta vez está equivocado além do voltar atras de uma questão em que tomou a nossa presidente posição correta,acho que o maior problema que vai ter para ser reeleger é justamente a proximidade estreita que ela tem com o ex-presidente e que vira a tona todos seus erros do passado.

  6. ANTONIO SILVA JÙNIOR disse:

    Bem avaliado pelo “insigne” ex-presidente a questão Dilma x EUA. Se a questão é simpatia, ele deve recomendá-la a rever a postura do governo perante ao fim do Fator Previdenciário com o massacre de milhões a aposentados brasileiros. Muito mais abrangente, pois envolve respeito e simpatia mútuos, direito adquirido e simpatia pública nacional. Mas nem por ele respeitado…

  7. lógica disse:

    Já era. A relação da Dilma c/ os EUA já está comprometida. Os americanos, c/ razão, veem o Governo Dilma como folclórico, pouco confiável e economicamente isolado. O Brasil tem muito mais a perder c/ esse esfriamento do que os EUA, que está tranquilo c/ suas parcerias comerciais c/ países do Pacífico e c/ a UE. Dilma jogou dinheiro fora e prejudicou o Brasil.

    • renato disse:

      Não sei se vc já percebeu ou ouviu falar,más o mundo passa por um processo que chamam de “desamericanização”. Não será nada estranho de agora em diante, vermos os EUA se ausentarem de decisões que impliquem em custo diplomáticos e financeiros. O secretário de Estado John Kerry em um discurso recente,anunciou o fim da doutrina Monroe,evidenciando claramente este novo rumo da diplomacia estadunidense.

    • renato disse:

      Ah…me esqueci da questão comercial! A OMC está fechando um mini acordo que resultará em US$ 1 trilhão de dólares em facilitações de negócios; e o Brasil será beneficiado. Até o fim do ano nosso país também terá um acordo de livre comércio com a UE com quase 90% da pauta negociada. Portanto não estamos tão paralisados assim com imaginamos. Outra coisa,se acordo de livre comércio resolvesse tudo,o México seria a maior potência econômica e social da América latina,pois o México além de pertencer ao NAFTA,tem acordos com quase meio mundo.

  8. Marcos fernandes nunes disse:

    A questao e essa só se pensa na politica de votos nao da mais precisa trabalhar esqueça a próxima eleição e assim que principalmente o Pt age nao da mais os investidores nao Sao bobos esta questao da América do Sul ter paíse com regimes socialistas arcaicos e todos nos sabemos os riscos de calotes e a ligação do Pt com esses países nao tenham duvidas que já estao de olho nao foi esse episódio da espionagens

  9. Caro Alencar, as pessoas são bobas assim?
    Os EUA gostam do blá-blá-blá do Lula?
    Você e o Lula se acham os donos do mundo?
    Mande a Dilma respeitar a lei de responsabilidade fiscal, controlar os gastos públicos e para de mentir nas redes de TV!
    O que é mais importante: o Brasil ou a permanência dela e do PT no poder?
    Eu acho que o Brasil é maior que todos esses azarões!

  10. Errata – em lugar de “você”! coloque Dilma!!!! não tem nada a ver com o alencar!

  11. renato disse:

    Apoio este conselho do ex-presidente Lula;portanto só falta os EUA se desculparem e ai está tudo resolvido!

  12. Kennedy, caso tenha que responder alguma coisa faça-o pelo meu email, agradecido.

  13. Marcos fernandes nunes disse:

    Nao adianta esta atitudes de peitar a justica o ministro o diretor do cade militante petista o ministro da justica nao sendo parcial e a presidente nao fazendo nada isso tambem eles estao vendo nao da mais para maquiar tem que mostrar serviço só despesas com o propio governo nao consegue conter mostra a fragilidade do controle para poder se investir no propio pais que precisa muito de aeroportos estradas portos para uma logística mais eficiente tudo isso eles estao vendo se nao melhorar na pratica os investidores nao entram em canoa furada imaginem na Venezuela opto Io governo incentivou saques em lojas que vai investir nestes países eo Brasil nao se contem parece que apóia isso assusta e muito

  14. ANTONIO ALVARO GOUVEIA disse:

    CONCORDO COM O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA EM RELAÇÃO A REATIVAR UMA FORTE LIGAÇÃO COM OS ESTADOS UNIDOS.
    AGORA EU PERGUNTO ! POR QUE NA ÉPOCA QUE VEIO TUDO A TONA ELA NÃO TIROU POR MENOS. DEVERIA TER MANTIDO A VIAGEM DE CHEFE DE ESTADO AOS ESTADOS UNIDOS. TIRAR POR MENOS CERTAS COISAS É IMPORTANTE.

  15. E

    O LULA RELMENTE VIROU POLITICO PROFISSIONAL, O QUE INTERESSA E VENCER NÃO IMPORTA OS MEIOS, O EX-METARLURGICO DE FATO VIROU POLITICO.

  16. jose marcos barbosa disse:

    o maquiavélico lula sabe das coisas! clamamos para que o Obama torne público para os brasileiros as conversações de todos os envolvidos nas espionagens.

  17. André Vieira disse:

    É o Lula mostrando que é necessário agir sem motivação imediatista e sim pensar como Estadista ou seja, no risco econômico da perda de investimentos e o próprio risco de se perder o CETRO para o PSDB.

  18. Gilberto disse:

    Essa figura não conseguiu produzir uma opinião construtiva até agora (desde sempre). Vamos tocar o país e ignorar as fofocas e mexericos que o Lula faz.

  19. DAVID disse:

    Melhorar as relações ditas pelo sr Luiz Inacio da Silva, é quase uma apologia a sua companheira de partido.

    ORA DILMA, CHEGOU A HORA DE MUDAR. RELAXE E GOZE.

    A nossa soberania que vá a m…..

  20. osmar disse:

    o lula ta atolado até o pescoço quem estiver com ele vai afundar também.

  21. Carla disse:

    lula é um ridículo mesmo,metia o pau nos americanos,e nem se referia direito a eles,dizia:aqueles lá dos olhos azuis,e etc,agora vem dizendo para essa outra ridícula para melhorar a relação com os americanos!Se eu fosse eles(americanos nem dava ouvidos e este governo miserável do Brasil!

  22. Carla disse:

    Olula é um invejoso!Nunca fez nada por ele mesmo,só copiou tudo,e se acha!E só entrou na politíca para enriquecer às custas dos i diotas que nele votaram,e puseram aquela ignoran te para viajar as nossas custas!

  23. Dioogo Morais de Vasconcelos Lobo disse:

    Realista e pragmático o aconselhamento do ex-presidente .

  24. Carla disse:

    Aliás,me desculpem,mas os que acham que ele teve que ser presidente,foi por puro despeito,de ver um metalúrgico ser presidente,mas não por cultura,esclarecimento,mas por ter quem fizesse por ele copiando tudo!Nunca votei nesse partido e jamais votarei,e acho que se formos inteligentes temos que fazer tudo para tirá-lo do poder,para não se tornar uma Siria,uma Venezuela e Cuba etc,que agora querem tirar e não conseguem mais!

  25. hiperboria disse:

    nuca vi como uma pessoa pode ser tão idiota como esse personagem .

  26. Romulo Gentil disse:

    Convenhamos como creditar e apoiar uma política incapaz de gerir suas próprias convicções? …Governo socialista incapaz de administra suas estatais? …Não conseguem administrar rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, segurança, escolas, hospitais. …Porque não admitir de vez o “engano ideológico bolsista” em favor de 200 milhões?

  27. José Brenand da Silva disse:

    Concordo plenamente com o ex presidente Lula, cujo mesmo deveria ser ele o candidato a Presidente em 2014, não que a Dilma esteja Governando Mal, porem para se ser um bom governante, principalmente de um País em desenvolvimento e precisa continuar crescendo com segurança e muita solidez,se faz preciso ter muito jogo de sintura. Quem aplaude hoje, amanhar atira pedras. Pensemos nisso.

  28. adriano alencar disse:

    A Dilma tá certa , não tem que baixar a bola pra esses americanos, esse Lula é um imbecil, baixou varias vezes a cabeça para os gringos, vergonha para o Brasil, ferro nos americanos

  29. Genaro Severino do Nascimento disse:

    O Lula está certo nunca vi o peixe pequeno comer o peixe grande.

  30. O político petista está coberto de razão, porque desde que houve o entrevero entre os presidentes brasileiros e norte-americanos, este não conseguiu mais dormir por ter sido incomodo com os arrogantes pedidos de esclarecimentos sobre as espionagens do Tio Sam, que nunca vieram e nem virão, porque os americanos estão nem aí para as incompetências tupiniquins, que não teve capacidade de implantar sistema eficiente de controle das suas comunicações, propiciando que as lupas estrangeiras, não somente dos EUA, bisbilhotassem livremente as informações e as comunicações brasileiras. Ao invés de o governo brasileiro ter ficado choramingando mundo afora pedindo socorro, que nunca apareceu, deveria se cuidar convenientemente para se proteger contra os abelhudos, providenciando a implantação de mecanismos eficientes para impedir que suas deficiências facilitem as espionagens estrangeiras. Como disse muito bem o ex-presidente, a mandatária tupiniquim já conseguiu os dividendos políticos que ela pretendia com as escaramuças protagonizadas, em aproveitamento das espionagens americanas, mas apenas com relação às pessoas menos instruídas e despreparadas que não tiveram a percepção de que toda encenação não passou de dramatização bufa com a exclusiva finalidade de tirar proveito eleitoreiro, com a devida orientação dos marqueteiros palacianos de plantão, que devem explorar o fato como sendo bastante audacioso, por ter a mandatária brasileira enfrentado com singular bravura o presidente mais poderoso do mundo, dando prova da sua invulgar coragem e determinação. Não obstante, os marqueteiros certamente vão omitir que pantomima não resultou em absolutamente nada senão estrondoso desgaste ante a opinião pública esclarecida e a imprensa, que perceberam, de forma cristalina, que toda armação ardilosa não passou de estratégia maquiavelicamente arquitetada, que serviu para pôr o Brasil bem distante dos interesses econômicos e diplomáticos norte-americanos, em evidente prejuízo para as causas brasileiras, que agora deve corre, mas com estratégias eficientes e inteligentes, para recuperar o enorme estrago causado à imagem do Brasil, que nunca foi das melhores junto aos americanos, que não aprovam os galanteios do governo tupiniquim para com os governos antagônicos aos princípios democráticos e aos direitos humanos. Nunca é tarde para se corrigir as falhas cometidas, mas é sempre importante evitar que elas ocorram, porque os estragos, em se tratando de país, são sempre prejudiciais aos interesses da sociedade e nenhum governo responsável tem o direito de causar prejuízo à pátria, em nome de realizações pessoais, como se verificou com as dramatizações encenadas pela presidente brasileira. Acorda, Brasil!

  31. Marcos disse:

    NÕ CONCORDO COM VC E NEM COM O lULA, EM QUEM VOTEI DESDE PARA DEPUTADO EM

    Não concordo nem com vc e nem com o Lula, citado na matéria, pois não se trata de Governo e poder e sim de Pessoas e países, se é qu podemos chamar aquilo dde país, pelo visto notaste que nada tenho com políticos…

    S

  32. Delmo Oliveira disse:

    Esse Paspalhão deveria ficar calado por algum tempo, hoje o Olívio Dutra(PT/RS) deu uma resposta maravilhosa aos seguidores do Paspalhão. PT NUNCA MAIS!!!

  33. joel disse:

    Lula está certo. Tem muita visão

  34. O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO?!!! disse:

    Será que o pessoal sério desse país acredita mesmo que alguém possa ter falado a verdade quando disse ” Eu num sabia di nada “, em relação ao maior escândalo de corrupção já ocorrido no país, no cargo em que estava, e hoje demonstre abertamente que sabe de tudo, que comanda tudo e que nada do que se faz num partido e num governo é feito sem o seu crivo, sem ocupar cargo algum?!!!

  35. sonia zókix disse:

    Não seria melhor ela nascer de novo??????

  36. lm disse:

    Por que não se fala em reforma fiscal no Brasil? Até agora quase 1,5 TRILHÕES de Reais arrecadados… por isso que o país não quebrou até agora. O que o governo vai ganhar com a “concessão” dos aeroportos, se comparado ao que ganha com os impostos, é dinheiro de cachaça.

  37. Romulo Gentil disse:

    Convenhamos como creditar uma política incapaz de gerir suas próprias convicções??? …Governo socialista incapaz de administra suas estatais??? …Falta competência na gestão de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, segurança, escolas, hospitais, etc. – Porque não admitir de vez o “engano ideológico” que estagna há décadas praticamente todo o continente. …Não é justo que a paranóia de alguns submeta centenas de milhões ao humilhante subdesenvolvimento crônico.

  38. Romulo Gentil disse:

    …Todos espionam na medida de sua capacidade, interesse e necessidade estratégica. Todos monitoram. A ABIM não faz outra coisa. Obviamente ninguém admite. …Qual é o inusitado? …Qual o motivo para tanto pasmo? …É evidente que os EUA e outros monitoram os movimentos políticos do continente em especial o Brasil por sua importância estratégica, magnitude geopolítica e a atual convergência política socializante.

  39. Gilberto Jesus Ferraz disse:

    Infelizmente o Poder Executivo Federal tem interferido demais na atuação do Itamarati; nossos Embaixadores possuem comprovado jogo de cintura para lidar com incidentes diplomáticos, ou seja, cada macado em seu galho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-19 12:36:08