aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-03-2015, 9h40

Para Lula, Dilma deveria avaliar reforma ministerial já

Protestos na hora do pronunciamento surpreenderam Planalto
102

Postado por: Daniela Martins

Em conversas reservadas, o ex-presidente Lula tem dito que a presidente Dilma Rousseff deveria avaliar a possibilidade de fazer uma reforma ministerial. Para ele, o atual ministério, que tem apenas dois meses e alguns dias, envelheceu precocemente.

Uma reforma ministerial seria feita para recompor pontes com o PMDB, dando ao vice-presidente Michel Temer maior espaço no governo e até uma eventual pasta, como aconteceu com o vice José Alencar, que foi ministro da Defesa no governo Lula. Há possibilidade de Lula e Dilma se encontrarem amanhã em São Paulo.

O Planalto insistiu na ideia de que a lista de Janot dividiria a crise com o Congresso e que isso seria bom para Dilma. A crise se estendeu ao Congresso, mas piorou politicamente a situação da presidente. Ou ela recompõe de verdade a sua relação com o PMDB ou vai enfrentar uma série de derrotas no Congresso que agravarão a crise.

O governo errou ao achar que poderia empurrar a crise para o Congresso. Isso irritou os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), porque foi uma demonstração de inabilidade política da presidente Dilma e de seus ministros.

No entanto, Renan e Cunha tiveram uma reação mais política do que jurídica ao apontar suposta perseguição política do Ministério Público e uma ação do governo para colocá-los na lista. Renan e Cunha precisam dar explicações para as acusações. Ameaçar retaliar o governo no Congresso, a partir da posição de comando que eles possuem, seria um abuso político de suas atribuições. É preciso serenidade na condução da Câmara e do Senado.

*

Panelaço surpreendeu Planalto

No pronunciamento de ontem à noite, a presidente Dilma Rousseff fez uma defesa correta da necessidade de ajuste fiscal. Falou em sacrifício temporário, pediu paciência e alfinetou a imprensa. Disse que a crise não era tão grave como retratada e voltou a atribuir ao cenário externo a responsabilidade pelas dificuldades internas.

Um presidente deve transmitir otimismo, mas isso é diferente de dourar a pílula e de não reconhecer os próprios erros. O ajuste é importante sim, mas para corrigir equívocos que a presidente cometeu no primeiro mandato. Uma análise mais sincera talvez fosse mais efetiva.

Não há problema em criticar a imprensa. Mas é importante lembrar que a imprensa não inventou a Operação Lava Jato nem foi responsável pela estratégia equivocada de isolar o PMDB no governo. O governo deveria fazer uma autocrítica e se preparar melhor. Os serviços de inteligência não mapearam as convocações para o panelaço e o buzinaço de ontem. O Palácio do Planalto foi surpreendido.

As reações ao pronunciamento, com panelaço e buzinaço, sobretudo nas áreas nobres de algumas capitais, devem servir de alerta para o governo. Há uma piora no clima político em prejuízo de Dilma e do PT. Alguns xingamentos foram vergonhosos, ainda mais feitos no Dia Internacional da Mulher.

Uma parcela algo fascista da sociedade tem saído do armário com desenvoltura e agressividade. Existe um setor que não aceita o resultado das urnas e, como disse o economista Luiz Carlos Bresser Pereira, tem ódio ao PT pelas medidas boas que o partido adotou em defesa dos mais pobres.

Há setores dos protestos que têm desrespeito ao resultado eleitoral e desejam a saída da presidente Dilma do poder sem apego às regras institucionais e democráticas. No entanto, existem outros setores que protestam legitimamente contra a corrupção e contra o governo, dentro de limites civilizados e democráticos. Panelaço e buzinaço fazem parte da democracia.

Há uma parcela que votou em Dilma que está desapontada. Será um erro o governo achar, como fez na época da Copa do Mundo, que se trata de um protesto de uma minoria de maior renda e maior escolaridade anti-PT. A campanha eleitoral tão dividida mostrou que o PT perdeu base social, sobretudo na classe C. O Datafolha já mostrou queda da popularidade da presidente e do governo.

Nesta semana, haverá, na prática, dois protestos contra o governo. No dia 13, centrais sindicais e movimentos populares vão criticar medidas do ajuste. No dia 15, haverá um protesto contra o governo e a corrupção. Apesar da presença de neofascistas, mal-educados e golpistas, o panelaço e o buzinaço de domingo em cidades do país sinalizaram que os protestos do próximo domingo poderão ter uma força maior do que a imaginada pelo governo.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
102
  1. Marco Túlio Castro disse:

    Li tudo e tô aqui morrendo de rir. Deve ser porque sou dazzelite golpista e facista. Sou um coxinha a serviço do PIG. Houve um tempo em que paguei impostos no Brasil mas isso é um passado que quero esquecer. Mas confesso que até gosto do sangramento gradual da “presidenta” e do PT. Sou sádico também !

    • Leon disse:

      Um pouco de leitura da História recente do país faria muito bem a vc e outros “sádicos” de palntão. O Brasil, mesmo sendo a sétima economia do mundo, é campeão em desigualdades sociais e, se comparado ao outros paises da AL tem um profundo desapreço pela democracia e respeito ao resultado das urnas. Nunca é por demais lembrar que a regra do jogo democrático estabelece que a vitoria eleitoral é de 50% + 1, o que significa dizer, que ainda que a presidenta Dilma tivesse obtido a vitoria com apenas um voto de diferença ainda assim seria legitimada pelas urnas. Porém, os tupiniquins parecem não entender nada de jogo democrático e muito menos de economia capitalista que tanto defendem, haja vista que em uma economia de mercado nunca há, e nem se pode contar, com estabilidade ad eternum na economia, uma vez que a lei da oferta e da procura não é a única “mão invisível” que estabelece critérios para estabilidade de preços e oferta de produtos. Ademais, senhor “sádico”, as instituições republicanas no Brasil não podem ser rechaçadas todas as vezes que tivermos uma crise economica. Estude um pouco mais e deixe de falar besteiras em redes sociais.

      • Alexssandro Carvalho disse:

        Leon, compreendo a legitimidade do resultado das urnas e da presidenta Dilma, entretanto acredito a maior revolta ser comprometer-se com algo antes das eleições e depois cumprir outra coisa. Entendo também que o problema não é o Rei, neste caso Rainha, mas sim os amigos da Rainha, como apregoa o dito popular. A intolerância com a corrupção chegou a um limite que o povo está cansado. Não podemos compactuar com esta roubalheira, não é só PT, mas geral. Quantas prefeituras com obras superfaturadas, compras desnecessárias, quantidade de deputados federais, estaduais, vereadores, senadores, aposentadorias mirabolantes, auxílios fora do comum….é meu amigo, estamos cansados. Algo precisa ser feito urgentemente. Quantos prometeram reforma política, fiscal, tributária…desde os meus 18 anos de idade ouço isto….O copo transbordou e te digo mais…poderia ser com qualquer presidente, partido político etc etc etc

        • Ari Sanches disse:

          Alexssandro, só lembrando o SR. Leo, que o resultado da urnas foi válido conforme as regras, mas avisa-lo de que dos 142.821.358 eleitores , a presidente Dilma obteve somente 54.501.118, equivalente a 38% dos eleitores, os outros 88.320 eleitores equivalente a 62% dos eleitores,não escolheram a Dilma, e são esses eleitores que estão protestando por tudo que você disse.

          • claudia pedrini disse:

            Estamos encurralados .
            Uma presidente incompetente e omissa, diante dos escandalos de corrupção , porque nomeia ministros
            comprovadamente corruptos, não só de agora com a petrobras , mensalão , a anos que esses políticos
            estão envolvidos em maracutaias, e saem ilesos graças a manobras judiciais .
            Por outro lado , o vice tem moral para assumir, o presidente da camara e do senado podem continuar
            no “puder”?
            Temos que lutar e pressionar para que o povo não pague a conta da dívida que o governo tem. Que privilegios de governantes, ministros, deputados , senadores, juízes paguem por elas . Diminuir o nº de ministérios, essas aposentarias milionárias pagas a juízes .
            Essa turma tem que andar nos trilhos da moral . Estados miseráveis , como Maranhão, Alagoas, Piauí e outros que são governados por famílias riquíssimas enquanto o povo é tratado como boiada .
            Eu não aceito mais tamanha falta de vergonha .

          • fredmorsan disse:

            Então que esses 62% tivessem tirado a bunda do sofá e ido votar.

        • Harden disse:

          Alexssandro, quanto aos auxílios que disse, e tenho dó de um Juiz RJ, que ganha auxilio educação para os filhos, que se não me engano, é de R$7250,00. Será que uma pessoa destas, sabe quanto é um salário mínimo?????

      • Roberto disse:

        Posso não me definir como sádico, mas estou entre aqueles que assistem com satisfação ao sangramento da arrogante presidente e de seu igualmente arrogante e radical partido (que se auto intitula defensor dos pobres). Uma burrada seguida de outra. Nem precisa de oposição! Acredito que as urnas eletrônicas foram manipuladas. As pesquisas do Datafolha mostram isso, com elevado grau de insatisfação de todas as camadas da sociedade.

        • Luiz Carlos Alberto disse:

          Falando em pesquisa do DATAFOLHA, os resultados da última pesquisa de intenção de voto, na véspera da eleição, praticamente coincidiu com o resultado oficial da mesma. O mesmo com a pesquisa do IBOPE. O Voxpopuli apontava uma vantagem ligeiramente maior da Dilma do que o resultado oficial. Mesmo assim, nenhum grande jornal falou, no dia da eleição em pequena vantagem da Dilma, todos citavam empate técnico.

      • Itamaraty em Chamas disse:

        A democracia não termina nas eleições, ao contrário doque o PT agora prega, porque ganharam. A democracia continua, através do congresso, e da pressão popular. Não é só povo a classe D que depende de bolsa família, mas também a classe C que trabalha muito para ganhar pouco, e a classe B que trabalha muito e paga muito imposto, e depois ainda paga pelos serviços gratuítos que não tem qualidade adequada. E a classe A, que investe e arrisca para ganhar dinheiro, certamente também não quer ver o país em crise. Só quem gosta de crise é oposição. Mas quem faz a crise é o governo, e tem de pagar o preço da incompetência.
        O Collor conseguiu ficar sem nenhum apoio em seu governo. Errou muito na economia, até congelou o dinheiro das pessoas, e por isso foi derrubado, não por um golpe militar, mas por um processo democrático chamado impeachement. Há países aonde pode-se convocar uma eleição, a qualquer tempo, para revalidar o mandato de um político que se mostra isolado. Aonde há parlamentarismo, esse sistema democrático é perfeitamente regulado, normal, e ocorre quando as coisas não funcionam no governo. Porque aqui, aonde existe a figura do impeachement na constituição, só vale a eleição de 4 em quatro anos, e o resto é golpe?
        A Dilma ganhou a eleição. Mentiu descaradamente para faze-lo, e agora que começou o mandato, a mentira está sendo desmascarada. Se isso não é motivo para a revolta de quem não votou nela, e de alguns que nela votaram, então oque seria? Se tivesse falado a verdade, ou se tivesse mantido a atitude de quem acredita noque falou, talvez não atraísse a revolta e os pedidos de impeachement. Já na época das eleições, quem não votou nela sabia que ela estava mentindo sobre as condições do país, que o escândalo na Petrobrás seria desastroso, mas não fomos suficientes em número para evitar que ela assumisse novo mandato. Com Aécio, pelo menos ele teria credibilidade nos mercados para fazer o ajuste fiscal e para administrar a crise na Petrobrás, trocando os comandos e os processos. A Dilma, neste momento, tem credibilidade 0, porque a crise ocorreu embaixo do nariz dela, por 12 anos, sem que nada fosse feito a respeito. E ainda sem credibilidade, não faz nada, fica olhando o patrimônio do Brasil queimar em chamas. Pelo menos o FHC entregou o patrimônio das Teles para gente que não as destruiu, e as mesmas continuam prestando serviços, e muito melhor doque antes…

      • Anderson disse:

        vocé tem acesso ao processo das urnas eletronicas? Quem tem? Apenas um partido pode conferir os resultados e apenas um orgao por ele aparelhado. Se a apuraçao é secreta omo voce pode garantir que esse é de fato o resultado da urnas?

      • joao marques disse:

        Toda essa crise que estar acontecendo, se o povo Brasileiro nao fosse composto de 90% anaalfabetos e 5% semi analfabetos, e que usassem o bom senso humano, veria que foi criado pelo maior ant-Brasileiro da historia deste país aércio neves(minusculo este nome para os brasileiros), que tenta por todos os meios acabar com o maior patrimonio nacional que é a PETROBRAS, onde este aercio neves pratica o maior terror de toda as historia do Brasil, o senhor aércio neves queria a mesma boquinha que fez em Minas Gerais e não foi punido, o que falta é punição para este homem ANTI DEMOCRATA, sem Dilma, é muito melhor voltar o regime militar

      • Itamar Alvarenga disse:

        Se eu for realmente estudar a hitoria do Brasil desde a Proclamação da Republica, o que vejo é que a historia se repete anos após ano, não importa quantas crises vieram, e quantas virão, modelo politico brasileiro é corrupto a mais de 100 anos, todos que viraram historia na presidência, o fizeram as custas de muita maracutaia, e não existe você ou qualquer outra pessoa que possa justificar esta pouca vergonha que aconteceu no seculo passado e que que se repete neste seculo. Esta é a politica Brasileira, este é o Brasil e mais uma vez vamos enxergar a luz no final do poço.

    • Augusto disse:

      Meus parabens pelos seus comentários. Apenas lembrando que o PT colocou todo seu arsenal na rua para tirar o COLLOR da presidência e naquela época não foi considerado golpe.
      (Não que eu seja a favor do COLLOR, é so para lembrar)

      • Marco Túlio Castro disse:

        Mas aí para eles não era golpe não! Era o legítimo direito democrático. Respondendo ao furioso petista lá de cima, Collor também teve maioria. E mais, foi absolvido no processo do STF. E então ? Vai dizer que é diferente ?
        Atenção não estou dizendo que o Collor seja anjo, mais o Lula foi mais incoerente ainda por ter se tornado um aliado dele.

    • vagner disse:

      Kennedy voce foi muito infeliz . Endossar isto ? :” Uma parcela algo fascista da sociedade tem saído do armário com desenvoltura e agressividade. Existe um setor que não aceita o resultado das urnas e, como disse o economista Luiz Carlos Bresser Pereira, tem ódio ao PT pelas medidas boas que o partido adotou em defesa dos mais pobres”.

      ACORDA , TODO MUNDO QUE A CABEÇA DELA !!!!!!!!

      • cleyton disse:

        Gente eu só quero entender por que o petróleo esta com o preso caindo em todo o mundo e no Brasil a Gasolina esta aumentando. Então se eu for protesta sou fascista? Para falarem que eu sou burguês só ando de carro lembrem que tudo no Brasil e movimentado pelas estradas. Então com estes aumentos sem explicação tudo aumenta. Tenho quer ser fascista ou Burro. SO um detalhe sou funcionário publico da área de segurança publica. A chance de ser demitido e mínima.Mais meus pais, minha esposa e meus amigos. Todos dependem das leis do mercado indireta ou diretamente para desenvolverem suas atividade e sobreviverem.

  2. CBarros disse:

    Aécio é a nossa salvação! Homem íntegro, sem manchas na política com uma equipe de fazer inveja, com um passado brilhante. Aécio seria a redenção do Brasil e olhem que nem aeroporto ele precisaria mais construir, pelo menos fizeram isso no nosso país. Aécio conhece o caminho das pedras, sabe como colocar esse país nos eixos. Em dois meses seríamos fortes, respeitados, a Petrobrás voltaria a ser grande sem esses corruptos do PT e nós elite exemplar poderíamos com um dólar fraco continuar a gastar rios de dinheiro no GP de Mônaco, nos Cassinos de Las Vegas. Viva Aécio! Viva O Brasil! Viva nós da elite que sabemos o que é bom para o país!

    • Elionardo disse:

      Que digam os profissionais da área da Educação do Estado de Minas Gerais na época que seu Partido governou esse Estdo!!!

    • Roberto disse:

      É melhor ler isso do que ser cego…

    • Ricardo Presidio disse:

      Pessoal, é impossivel uma pessoa mudar o país. É necessario autorização de muita gente para aprovar um projeto. Portanto para mudar o país, será necessario reforma no parlamento Brasileiro. Precisamos retirar todos que estao no poder, e promover novas ideias, novas culturas. Enquanto estiver uma fruta podre no cesto, contaminará o restante.

    • jamin disse:

      Meu irmãozinho, não faça isso. Nem Aécio e nem Dilma.

    • Javan disse:

      Até hoje ninguém me respondeu porque Aécio perdeu tudo em Minas. O governo do Estado e o primeiro e segundo turno para DILMA.SERÁ POR QUE É CONHECIDO LÁ?

    • Celiodivo Dias disse:

      como é que se chama quem constrói aeroportos privados e clandestinos em terras de parentes COM RECURSOS PÚBLICOS? Ético ou aético? Não está na cadeia ainda mas logo estará…

  3. Deyse coutiho disse:

    O pane laço foi produzido nas areias nobre da cidade ,isso demostra que a maioria que e o pobre estar com a Dilma,e que puderam subir um degrau mais nada do que isso.

    • luciana garcia de oliveira disse:

      Eu acho que a população deve para de acreditar neste falso veu de que o PT e a Dilma e dos pobres, viver de esmola e de migalha e achar que isso e bom chega a ser humilhante diante do tanto de dinheiro que esse povo rouba , mas fazer o que tem muitos que acredita que come lasanha de domingo e luxo e deve isso ao pt e ao tio lula e a lindona da dilma nao tem noção de nada.

  4. Aldori Luiz Zulian disse:

    Esperem para ver se tudo der certo é o ínicio de novos protestos , maiores e melhores que em 2013, aguardem!!!!!!!!!!

  5. roberto disse:

    De fato como andam as coisas, a melhor opção é ela pegar o boné e adeus, senão as coisa poderão complicar a ela e aos demais…….~Fora isso não existe mais nada que venha a salvar esse desastroso governo…..

    • Jorge antonio disse:

      A elite chora por perder o controle que possuía por baixo dos panos por vários anos,e de repente viu a classe operaria ascender veloz mente para padrões que a décadas era impossível imaginar que seriam alcançados,seria impossível ter um governo com coragem para deixar a classe Trabalhadora ter uma voz para gritar sua vontade de obter um lugar ao sol!

      • Pasquale disse:

        A principal elite hoje é o PT,que mente para manter suas mordomias.
        O problema é que com o dólar a 3,10,a Petrobras com essa dívida que tem hoje.
        Vai ter que se reinventar para sobreviver,pois no cenário atual se fosse empresa privada já estaria falida.
        CUMPANHEIRO QUEM… ME RESPONDA QUEM,ENDIVIDOU A PETROBRAS???????????????????

        • iran disse:

          vamos la COLLOR FHC MAIS LULA MAIS DILMA OLHA O PSDB NA FILA GENTE.

          • Pasquale disse:

            De janeiro a março de 2002, a dívida bruta da Petrobras era de 18,56 bilhões de reais e a cobertura da despesa financeira liquida era de 61,94%.
            _____________________________________________________________________________________
            A Petrobras atingiu no primeiro trimestre o maior nível de endividamento entre as companhias de capital aberto do país desde 2002. Os dados são da consultoria Economática.
            _____________________________________________________________________________________
            De acordo com o levantamento, a empresa tem hoje 308,1 bilhões de reais em dívidas, com uma capacidade de cobertura das despesas financeiras de 10,42%
            _____________________________________________________________________________________

            Problema, são dados de maio 2014,hoje é bem pior.

        • VALDIR disse:

          Pasquale, não sou eu quem está dizendo. Os relatórios apresentados é que apontam.
          “O senador tucano Antonio Anastasia” (ex-governador de Minas Gerais), que recebeu propina de cinco das empreiteiras acusadas.

      • Lucicleide disse:

        Jorge Antonio, você mora no Brasil? Onde a classe trabalhadora tem seus direitos? Cadê educação, saúde?

      • Sem Ipocrisia disse:

        Abraão Lincoln disse: Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.
        Sem o rico como sera do pobre?
        Isso e fácil de responder!

      • Jorge Santos disse:

        Acho engraçado defender os 12 anos do Pt no poder sem citar o perdão de dívidas a outros países e os empréstimos bilionários a tantos outros.
        Aqui a população também sente falta de saneamento básico, saúde e educação decente. Esse bolsa família deveria ter um prazo de validade dando capacitação aos pais das crianças beneficiadas e não fazer com que mulheres nas regiões mais miseráveis do país tenham um filho por ano para ter a tal bolsa.
        Criaram uma geração de pessoas que não se procupam com trabalho por terem a tal bolsa.

  6. Thomaz Guilherme Attizani disse:

    FAZER REFORMA NÃO, DEVERIA SIM TER VERGONHA DO QUE ESTA ACONTECENDO, PUXA O CARRO, E FAZER NOVAS ELEIÇÕES PORQUE TODOS QUE ESTÃO AI TEM RABO PRESO, FAZER REFORMA É COMO O LULA FEZ JOGOU TUDO EM BAIXO DO TAPETE, COM O DIRCEU, GENOÍNO E OUTROS E LEVOU COM A BARRIGA, SAI DIABO VELHO

  7. manoel Guimarães disse:

    Respeito como democraticamente deve-se aceitar opiniões divergentes a nossa . Mas não concordo em sua analise que todos que estão contra o desmando do governo e a destruição por aparelhamento politico / corrupto da empresa de maior orgulho dos brasileiros SEJAM FASCISTAS E GOLPISTA

  8. suzinani de moraes disse:

    estou de acordo com a visao da imprensa,foram eles que fizeram o ANGU, COMO PODEMOS ACEITAR 39 CADEIRA DE MINISTROS.diferença estrondoza na correçao do imposto de renda,gasolina mais cara do mundom, e somos produtores de petroleo, salario minimo irreal,construçoes super faturadas, passaria o resto do dia exempleficando

  9. Eu ainda acho,que a Dilma,poderia se dar bem,se quisesce.Existe muita gente que la estao sem fazer nada.Os trabalhos para o governo , sao feitos,por emprezas particulares.Pra que tanta gente no governo?.Pra que tantos “deputados e tantos vereadores.Bastam 2 deputados por cada Estado.) Basta 1 vereador ,para cada municipio,(so para fazer opisiçao ao prefeito). Os vereadores nao precisam de assistente nenhum( nao tem trabalhos para eles)Vao criar vergonha na cara e deixar de roubar o “elario do Pais.Tenho dito.

  10. walter disse:

    O LULA É UM “CARA DE PAU” INCORRIGÍVEL; TUDO O QUE ELE QUER, É IMPOR NOMES, PARA TORNA-LA MAIS REFÉM DO QUE ESTA.
    SE ELE QUER TANTO, SALVAR A LAVOURA, CORRE ATRAS DO DINHEIRO DESVIADO, RECUPERA; QUEM SABE ASSIM, VAMOS OUVI-LO.
    O PAÍS TEM UMA INÁBIL NO PODER; SEU DISCURSO ONTEM, NÃO ENGANAVA NEM ANALFABETO; ELA SIMPLESMENTE, PARECIA DOPADA…
    POR ESTAS E POR OUTRAS, O QUE “O TAL BOM SENSO”, PODERIA PREVALECER; ELES DEVERIA PERMITIR, QUE O TEMER CONDUZA.
    SIMPLES; ELA PEDE UMA LICENÇA MÉDICA, RETIRA-SE PARA UM EXÍLIO, E PERMITE QUE O PAÍS RESPIRE; SERIA MAIS INTELIGENTE…

  11. ANIRTO ERNESTO DA SILVA disse:

    Reformas,mudanças no plano econômico,mais rigor nos gastos do Governo e ministérios,bem como
    de todos os políticos,é necessário para um Brasil melhor e mais confiável para nós brasileiros e para o mundo.
    Porém,se não houver participação de economistas, empresários, representantes do povo, e não somente opiniões ( ou palpites ) de alguns que são representante de partidos que apoiam o
    Governo, nada modificará, não encontraremos melhorias e não vamos acreditar em promessas.

  12. Marcos Venicio Santos disse:

    Dizer que a imprensa é culpada das mazelas cometidas por este desgoverno que é golpe, aliás a imprensa séria mostra a verdade do que ocorre no país, porém existe a imprensa que joga com o governo tanto é que deixou o LuLLa usar à ABI para insultar o povo brasileiro e mentir com é de costume neste partido/facção pois agem como ditadores e acreditam que o país é deles e podem fazer o que quiserem, inclusive roubar como se tem feito a exatos 12 anos na Brasil.
    Agora dizer que quem vai participar das manifestações de 15/03/2015 uma data que será histórica para nossa nação, é neofascistas, mal-educados e golpistas também é golpe, pois o direito democrático de se manifestar é legítimo, porém o que dizer de um ex-presidente que fica fazendo arruaças e insultando o povo que paga altos impostos e agitando os baderneiros do MST/MTSTS e todas as siglas bancadas por este desgoverno que ai esta de posse da nação?

  13. William Sant Anna Ribeiro disse:

    Acredito que o ex presidente Lula deveria a não palpitar no governo atual, pois o seu tempo já passou. Já que tanto quer participar do atual governo por que não peça um cargo para o presidente. Se eu fosse o Presidente daria para ele o cargo de articulador político junto ao Congresso.
    Quanto a questão da divisão de crise com o Congresso na minha opinião é muito boa, pois agora vamos ver quem tem compromisso com o povo,pois eles são os nossos representantes, quem não tiver o perfil, nas próximas eleições não o reelegermos.

  14. Lula não tem razão no meu pensar: Deixando os ladrões antigos no governo, penso que terás menos comissa para os desvios costumeiros. Colocando novos ministros que ainda não roubaram, eles irão a fora, roubar o que puderem. Penso que o prejuízo para o Brasil será maior. O interessante seria a saída total do PT do Executivo, Legislativo e Judiciário. Aí sim, seria uma bela reforma que em parte o povo tem culpa.

  15. David disse:

    Já é uma postura contumaz da Presidente: “colocar a culpa dos problemas dela e do pais a cargo de outros”.

  16. ALexandre Oliveira disse:

    Lula também participou da escolha do ministério, apesar da posição individualist da Dilma. Mas já quer mudança? A bagunça não ficaria maior ainda?
    Ontem Dilma pediu paciência – não precisava pedir, temos que ter mesmo não há alternativa. E insiste em que dizer que o problema vem de fora. Na verdade não aguentamos mais ouvir desfarces, devia mesmo enfiar a carapuça na cabeça e pedir desculpa. Difícil, mas necessário.

  17. Santos disse:

    …mas não era só uma “marolinha” que nem ia chegar ao “país do faz de conta”? Este é o grande problema dos nossos governantes, não só do PT, mas de todos os partidos: INCOMPETÊNCIA E ARROGÂNCIA. Mas que o PT é imbatível nessas 2 “qualidades” é verdade…

  18. José disse:

    Caro Kenedy, este seu artigo parece ser tão claro e tão obvio que fico impressionado pelo fato do atual governo não enxergarem o que está posto. Em outro artigo acima, falou-se de uma reforma ministerial, tanto para contemplar o PMDB quanto para reanimar a administração, mas creio que se o Lula defendeu esta reforma o melhor motivo dele seria o expurgo de uns neo aloprados que não enxergam um palmo na frete da fuça e insistem em querer passar por estrategistas, o fato é que não tem um sequer estadista nesta equipe e a nossa legítima presidente, apesar de todos os méritos, ainda pensa como uma jovem guerrilheira que defende seus valores com unhas e dentes mas esquece que governar é muito mais do que ser um Simão Bacamarte de saia, quanto a sua equipe, cá entre nós em uma coisa o PT é idêntico ao PSDB, ambos tem os ”aloyísios” que não servem para nada, zeros à esquerda, mesmo quando é de direita.
    Em tempo votei na Dilminha e votaria novamente, acho que é a mais honesta presidente que o Brasil já teve, mas, estou longe de estar satisfeito com a condução da política nacional e, não me refiro a corrupção na Petrobras que poderia ser ainda pior se fosse petrobrax como desejava o genro do FHC, e sim a falta de expertise e falta de visão estadista dos governos.
    José

  19. Leonardo Oliveira disse:

    Até quando esse senhor vai governar o país? O mandato dele já terminou, colocou essa senhora e fica dando palpite até hoje. Até hoje ela insiste em falar que a culpa é da crise de 2008!!! Até hoje? É muita cara de pau.

  20. Fabio Meirelles disse:

    Fora Dilma.
    Anastasia para presidente!!

  21. roberto disse:

    …..”como disse o economista Luiz Carlos Bresser Pereira, tem ódio ao PT pelas medidas boas que o partido adotou em defesa dos mais pobres.” Essa é boa. Achismo puro, mas para engrossar a lista com outras “medidas” do PT: sectarismo latente criando o famoso nós contra eles (Lula é mestre nisso, distilou ódio a fomentou a luta de classes em inúmeros discursos). A mentira repetida ad nauseam até virar verdade. Mensalão, Petrolão, Dossiês falsos, a eterna culpa alheia (mídia golpista, crise internacional, FHC, burguesia branca, EUA, etc), aloprados, etc. Isso sim irrita.

  22. ELISABETH disse:

    DILMA ESTA FORA DA REALIDADE, TIPO ALUCINAÇÃO DO PSICOTICO ESTÁ NECESSITANDO DE TRATAMENTO URGENTE, POIS VAI PIORAR CADA VEZ MAIS LEVANDO O BRASIL JUNTO.

  23. Ivo Matias disse:

    A lista de Janot está longe de estar completa. Excluiu, tentando blindar Dilma, como sempre fizeram com Lula. Maiores beneficiários de maior corrupção pública da história recente da humanidade. Destinatários do maior volume de recursos usurpados da Petrobras. Delatores e provas concretas materiais da fraude eleitoral autorizam a imediata CASSAÇÃO da presidente. O que é que o MPF e o próprio Procurador Geral da República estão esperando?

  24. CLEITON MENDES disse:

    A Presidente erra mais uma vez em achar que o marqueteiro com sua sagacidade e musiquinha no final do pronunciamento fosse emocionar a plebe.Deveria admitir seus erros, anunciar medidas de corte nos ministérios, acabar com os cargos comissionador, reduzir a máquina inútil e passar para a sociedade uma imagem de austeridade.Não cola exigir de todos sacrifícios e continuar com um estado enorme, caro e inútil.

  25. Afinal qtos presidentes tem o Brasil!O LULA pensa que é Deus. O Governo DILMA acabou.A conversa dos Petistas só cola em analfabetos e semi analfabetos que não sabem ler um jornal e entender o que está escrito,vivem nas nuvens e acreditam que Deus quer assim.

  26. Marcellus disse:

    É tudo culpa da crise externa (quando todo o mundo cresce), das elites, do congresso, da mídia golpista, e principalmente de um tal de FHC

  27. Luiz Lino de Moraes disse:

    Os derrotados nas 3 eleições, infelizmente, tem muito dinheiro e apoio de grandes setores para
    criticar o partido que tirou o Brasil do fundo do poço, quebrado desmoralizado e que Brasileiros no exterior, tinham vergonha de dizer que éram Brasileiros. Que tirou o Brasil da décima quarta para à sexta potência Mundial. No período que governaram, os Estados Unidos e toda Európa não tinham crise e o Brasil não tinha uma sêca que nunca existiu na história como vive hoje. Corrupção na Petrobras, existia em governo anterior conforme anunciado pela emprensa só que, os canalhas dos funcionários graduados da empresa, deram continuidade.

  28. LUIZÃO disse:

    É de ranger os dentes e espumar a boca presenciar a intromissão, xeretismo, ingerência e arrogãncia desse ex-presidente metendo o bedelho ainda nas importantes decisões que devam ser tomadas no Planalto. O sabe-tudo que deu início, em gestões anteriores, no holocausto economico pelo qual estamos passando, deve deixar o seu poste et caterva decidirem quanto mais vão errar e cometer mandrakices

  29. amorim disse:

    Realmente o PT e A Dilma merece tudo isso, o melhor é ver eles serem fritados no decorrer do ano. viva a incompetência da Dilma .

  30. Douglas Pinto disse:

    Tenho acompanhado e vivenciado toda esta situação ao lado de MUITOS CIDADÃOS brasileiros. Falam muito em liberdade de expressão. Minha percepção é que estão utilizando como “faixada” o termo “Democracia” porém na verdade estão praticando DITADURA que está maqueada em beneficio dos que estão no poder. É só verificar as praticas que o governo vem adotando, por exemplo, o intuito de “salvar a economia no pais”. Reflitam, se esta pesando na compra de alimentos ou no bolso dos governantes e também da atual presidente. Vê se eles estão comendo um dia sim e outro não para economizar objetivando ter dinheiro suficiente para pagar os impostos municipais, estaduais e federais por eles criados dia após dia! Metade dos brasileiros não tem culpa das falcatruas e armações que o governo vem planejando e articulando por anos e anos. Escandalos como Petrobras entre diversos outros divulgados na emprensa e que são pagos com o dinheiro do trabalhador; Está cheio de ladrões articulando no Governo. Até os verdadeiros ladrões de profissão na rua estão revoltados pois também vivem aqui. As manifestações programadas para os próximos dias com bom propósito contra os governantes e corruptos juntarão nas ruas pessoas do bem e do mal.. Os políticos e governantes que esquecem que foram eleitos pelo povo, com o dom da palavra, diga-se “diplomacia” tentam ludibriar e confundir sua mente e tomada de decisão através de suas respostas bem colocadas que defendem seus interesses.. Não sou da política, sou do povo e o povo já não aguenta mais falar do PT e sua turma entre outros partidos e que agora como na Ditadura tem programa obrigatorio todos os dias na televisão em horário nobre. Vemos mais propaganda partidária na televisão fora do periodo de eleições do que propaganda das Casas Bahia… Para onde estamos caminhando ? É o fim dos tempos…

  31. Sebastiao disse:

    Já passou da hora do Lula, desencarnar da Presidência. Ele não manda mais no pais, vai pescar, vao tomar sua pinga, vc não está no poder.Deixa pelo menos a essa coitada ( Presidenta) errar sozinha. Lula nos deixem em paz. Vai para a Venezuela, lá vc vai encontrar ouvidos para as suas besteiras.

  32. Itabajara Rosario disse:

    Não existe santo no governo atual,mas parece que a oposição é composta por santos milagrosos. Lembro-me que há 12 anos o Brasil de todos os santos era visto como aldeia, o povo como escravos, e a terra como quintal do mundo. Ninguém acreditava nem conseguia nada, a não ser trabalhar sem expectativas. A mesma empresa que “tá fraca” agora, é a que era insuficiente, não explorava,não ampliava,nem coisa nenhuma, era administrada pelos gênios da oposição de hoje, os mesmos que jamais aparecem nas investigações de corrupção, que fabricam a crise política, a seca e tantas outras. Quem quer falar da Vale, das Telefônicas, do Metrô e centenas de outras privatizadas ? Venderam tudo para arrecadar os impostos, hoje nem uma coisa nem outra. Também não me lembro do brasileiro ser recordista no turismo de consumo, de pobre nas faculdades e por aí vamos..

    • LUIZÃO disse:

      Pois é Itabajara. Não fosse a privatização de Vale do Rio Doce, Sid Nacional e outras o acontecimento com a Petrobras teria filiais e os roubos e abusos seriam muito mais potencializados. O cabidão de emprego a apaniguados estava insuportável. Você esqueceu de mencionar quantos vagabundos , bandidos , aumento de quadrilhas, desrespeito e desobiediência às condutas civilizadas que formaram-se nestes ultimos 12 anos impulsionados pelas ondas de promiscuidade e caos emanadas do chefe mor em Brasilia e suas hostes cruentas.

  33. jose irineu ferreira disse:

    Ola

    Sr s.

    Achamos que o Supremo Federal a Chamada Corto Brasileira , deferia conclamar outras eleições para tudo. a nossa governabilidade esta comprometida , tanto o Senado a Camera , esta inconfiável. não podemos percistir no erro fica ai a minha sugestão simples e mais correta novas eleições inclusive com a convocação do Dr. Joaquim

  34. Nei Bastos disse:

    Falta sensatez! A presidente Dilma, ontem no pronunciamento foi concisa e didática. Informou a situação à população. Há aqueles que querem mesmo o caos. O quanto pior melhor. Estes estão,sim, em setores localizados da sociedade. Seria muito bom um embate pacifico nas ruas para pro pingos nos “is”. Já que não bastou o resultado percentual das urnas. Será muito bom radicalizarmos e dividir o país. O problema é que justamente os perdedores, derrotados nas urnas chantageiam para governar juntos. Vamos às ruas para a disputa democrática. Quem perder fica fora de governo, fica na oposição responsável. Quem ganhar passe a governar para a parcela da população que deu a vitoria. É simples assim. Será que eles topam???

  35. Munir Chahine disse:

    Quero lembrar os colegas de que, “apesar da presença de neofascistas, mal-educados e golpistas, o panelaço e o buzinaço de domingo” é legítimo e democrático. Lembro também que esses neofascistas, mal-educados e golpistas, assim como estão nas manifestações populares, estão também espalhados em diversos órgãos e empresas públicas, desviando e roubando verbas descaradamente, debaixo dos nossos olhos.

  36. lidio santos disse:

    O CONSELHO GRANDIOSO QUE O “GURU ESPIRITUAL E FILOSÓFICO DE TODA NAÇÃO PETISTA(#LULA#) PODERIA SUGESTIONAR(DARIA) À PRESIDENTA DA BANANESCA REPÚBLICA,SERIA PEDIR-LHE QUE -“!RENUNCIASSE!”- EM NOME DA GOVERNABILIDADE BASTANTE AFETADA PELOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO, ABUSO DE PODER E FALTA DE LIDERANÇA, POIS, HÁ MUITOS TEMPO DESDE 2002, O PAIS ESTÁ ENTREGUE ÀS DENGUES. E OUTROS…ETC.

  37. ozorio soares disse:

    Eu só não entendo como é que até hoje o lula ainda não foi preso, eu não acredito que , ele que dá opinião em tudo e se acha o único brasileiro inteligente , não sabia dessa máfia criada pelo PT e seus aliado não tinha o conhecimento e até participação do lula, FORA todos os Ladrões, inclusive os que se dizem oposição, Exercito Já……!

  38. Antonio Camargo disse:

    Se ser fascista, mal-educado e golpista é reclamar, fazer panelaço e participar de manifestação pública com ordem, sou sim. Agora meu caro, mal-educado é o petista que responde meus comentários partindo para a baixaria, que nos ameça de morte, aquele sujeito que vai na ABR conclamar seu exército para intimidar manifestações legítimas.Esse é golpista. Fascista é um porta-voz de Lula vir a público pregar contra a companheira. O PT adotou medidas boas em favor dos mais pobres com uma mão e tirou muito mais com a outra.A balança das atitudes do PT pesa contra o Brasil.E você quer desequilibrar ainda mais.

  39. vanderlei luiz mazim disse:

    Eu do risada, pois quem comanda o Brasil é só um presidente o Lula, a Dilma atrapalhada e um fantoche que não deu certo e nunca vai dar.

  40. Fernando Martins de Castro disse:

    É Lamentável o que está acontecendo com o Brasil, escândalo pra tudo quanto é lado, roubalheira quem vai investir num pais desse.
    Gasolina um absurdo em quanto baixam os preços no resto do mundo aqui só aumenta, tá tudo errado.

  41. Cesar disse:

    Votei no PT nas últimas eleições , e estou desanimado, decepcionado e espantado com a incompetência e inabilidade da nossa presidente. É impressionante.
    Cuidado, Dilma. Não é só a elite coxinha que irá protestar dia 15. Se continuar pensando assim , não dura até 2018.
    O PT está morrendo. Em 2016, quantas prefeituras o PT leva ?
    Em 2018, nem Lula.

  42. Paulo disse:

    Este LULA acha que o povo é burro ele acha que troca de ministério esta resolvido toda questão fora com esse lixo.

  43. César disse:

    Eis o discurso que os brasileiros Honestos gostariam de ouvir.
    Brasileiros e Brasileiras. Boa Noite! Hoje, Domingo 08 de Março de 2015, Dia Internacional da Mulher. Dou os parabéns a todas as mulheres pelo nosso dia. Sim, eu também sou mulher. Uma mulher, que vem a público na noite de hoje não apenas para comemorar o nosso dia, mas também para pedir desculpas a Nação brasileira pelas mentiras que eu contei durante a campanha eleitoral de 2014. Sim meu povo, eu menti para me eleger. Menti descaradamente para não perder o cargo ao qual me apeguei. Menti descaradamente, pelo poder. Poder este, que seduz, e que me seduziu; Poder este, que corrompe, e eu me corrompi. O dinheiro cega, e me cegou. E cega pela ganância, falei que nada vi, por que só via o dinheiro na minha frente. Só que hoje eu sei que errei! Errei por acreditar em fantasias e ilusões, sonhos e promessas. A creditei que Papai Noel existe, e descobri que nem todo mundo que veste vermelho, usa barba, vem com um saco de promessas e distribui presentes, é o Papai Noel. Criei delegacias da mulher e mesmo assim a Pátria Mãe foi estuprada, a Petrobrás violentada em um assalto e a economia apanha todos os dias. No governo de uma mulher, as mulheres continuam a sofrerem e a serem diminuídas em suas importâncias. Desculpem minhas companheiras mas não tive coragem de mudar isto, me faltou atitude. Sancionei a Lei do feminicídio e a Nação está ameaçada de morte por vampiros que a sugaram diariamente por anos, e já lhe falta forças para se reerguer, caminha cambaleante e sem direção, atordoada e sangrando . A Nação pede socorro! Melhoramos o sistema de saúde com o programa mais médicos, mas a Justiça ainda está na fila do transplante de córnea, continua cega desde o nascimento, até os dias atuais e sem possibilidades de enxergar o sofrimento do povo e as suas necessidades. Vive perdida em sua própria escuridão. Nosso país, necessita muitas melhorias e ainda há muito por fazer. É por este motivo que eu estou aqui hoje a pedir-lhes desculpas por acabar com as esperanças de tantos, com o sonho de milhares, de que o Brasil é o país do futuro, mesmo sabendo que, se pensarmos bem o futuro não existe, é só uma abstração, algo sem corpo e sem alma, portanto sem vida, assim como o meu governo.
    Me desculpe Brasil pelo que fiz à você!

  44. paulo olviera disse:

    Sempre o véio lula, fidel de calças curtas, sem vergonha de carteirinha, velhaco que inventou o coronelismo direto de Brasilia, a bolsa miséria que compra voto direto do norte nordeste.

  45. LUIZ CALABREZA disse:

    Um governo perdulário movido por um partido com cegos, surdos e burros!!!

  46. Jose Maria disse:

    Mudanças nos ministérios não vai influir na solução dos gravíssimos problemas criados pelo governo Lula/Dilma/PT. Está na hora do governo entender que já não tem mais condição de governabilidade. Quesitos éticos e morais estão em cheque, por ingerência, a economia está destroçada e, portanto, desacreditada. O panelaço aconteceu, de fato.

  47. Renato disse:

    uaii, quem governa é a Dilma ou o Lula ? Não entendo o que Lula tem haver com isso!????

  48. César disse:

    Precisamos mais de bombeiros do que de incendiários, assim como precisamos mais de pessoas dispostas a defender o Brasil do que à partidos, ou que, desejem mais defender a democracia do que à políticos. Corrupção não foi inventada agora é obvio. Já existia há muito tempo. Hoje em dia tem se mostrado um problema mundial. Visto casos recentes na Inglaterra, Portugal, Japão, etc. O problema não está em um único partido, como não está em um único país. Só que a solução do problema, não está no passado e nem no futuro, os problemas de agora devem ser resolvidos no presente. Surge com a, operação lava jato a oportunidade de passarmos o país a limpo. De melhorarmos a nossa democracia. De fortalecermos as instituições e aprimorarmos sistemas de controle. Em uma democracia jovem como é a brasileira, que passou pelo trauma da ditadura militar é normal que tenhamos que fazer ajustes. O problema são os radicais que insistem em polarizar aos extremos, tanto à direita como à esquerda. Os que estão mais maduros, os que já tem mais experiências na vida, os que querem deixar para os seus filhos , netos, bisnetos, um país melhor, não querem mais serem governados por ditaduras, nem por ditadores, não importa se eles são de direita ou de esquerda. Ditadura nunca mais! Todas as democracias necessitam de partidos políticos. Não será nos destruindo uns aos outros que nos fará construirmos um país melhor e mais justo com todos. Esta História de pobre contra rico, brancos versos negros, Sul e Sudeste X Norte e Nordeste, direita x esquerda, só pode partir da cabeça de desequilibrados, de pessoas com problemas mentais graves, que em sua loucura tornam-se pessoas destrutivas , violentas, exteriorizando todo um ódio reprimido de suas próprias frustrações pessoais, pois isto não pode ser classificado como patriótico , nacionalista ou ideolôgico e sim de Radicalismo Insano. Precisamos de pessoas Honestas na política, mas precisamos de pessoas honestas em suas análises e Honestas com elas mesmas e que se perguntem com sinceridade: A pessoa na qual eu votei, está agindo corretamente? Pense nisto antes de defender o seu partido político. Defenda antes de tudo o Brasil, a democracia, e a liberdade. NÃO SÓ OS POLÍTICOS DEVEM SER HONESTOS, OS ELEITORES TABÉM DEVEM SER HONESTOS!

  49. Ler A Internacional Capitalista e 1964, A Conquista do Estado, de René Armand Dreifuss, Ajuda a Compreender o Momento no Brasil, na Venezuela, e Onde Mais os Interesses do Grande Capital Mirar no Globo Terrestre. Desde Sempre…

  50. MARCOS disse:

    porque não param de roubar

    abaixa o salario dos parlamentares

    e tira essa cambada de PT que ta ai

  51. Isabel disse:

    Tem gente que acredita cegamente em data falha. Acreditam em tudo que dá na mídia tucana. Bobinhos! Vão se informar melhor. Deixem de preguiça e pesquisem.

  52. serjão BH disse:

    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE .

  53. Robson Luiz disse:

    Eu acho que ela deveria era sair da presidência com toda essa Corja de Ladrões.

  54. Nylson Coelho disse:

    Enquanto o brasileiro não desenvolver sua consciência de classe, como povo, não conseguirá promover mudanças efetivas. Sair às ruas para reclamar do governo e da corrupção já demonstra o caráter político desse encontro. Creio que organizar uma manifestação para exigir reformas é maturidade demais para uma sociedade em desenvolvimento.

  55. Ronnie disse:

    Não entendi,o panelaço não foi um fiasco?

  56. roberto disse:

    Na época do Collor quem foi para a rua? O povo é que não foi.

  57. Emanuel disse:

    Ao invés de falarem tantas bobagens sem ao menos saberem administrar suas casas, caso soubessem não seriam tão afetados pelas trapalhadas do governo.Porque mão abrem a mente e tirem as vendas dos olhos Quem consegue desviar tanto dinheiro sozinho sem a conivência de todos os políticos situação e oposição Quem acha que um presidente manda sozinho sem o aval de todos os partidos,Quem não sabe o preço de se por em pratica uma boa ideia,apenas as pessoas que nunca passaram necessidades (fome,filas intermináveis,privação de qualquer “luxo”) que pode achar que o governo foi totalmente ruim.
    Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro e foi sempre honesto com os outros e si próprio.

  58. florencio disse:

    Na época que lula era presidente ele comentou que o Brasil tinha dinheiro para emprestar para outros países.
    Porque agora o Brasil está em crise aonde foi parar o dinheiro que tinha em caixa

  59. ribeiro disse:

    Kennedy, a elite branca odeia os humildes,e olha Dilma como alguém que defende os oprimidos.

    como tucano Bresser falou….puro ÓDIO de gente que não aceita dividir o Avião e as compras com

    massa trabalhadora que ganha melhor.

  60. Rodrigão disse:

    Só fico p… da vida porque todos que não são baba ovo do desgoverno petista,são alcunhados de neo fascistas,golpistas,ressentidos e,outros adjetivos poucos recomendáveis.Ora,só tendo memória curta ou, sendo cego,desonesto ou, no mínimo não querendo ver o óbvio,pois o PT quando oposição fez muito pior.Hoje sendo governo,subestima a oposição, e tenta desqualificar quaisquer manifestações contrária, como se esta fosse um “pecado mortal” e este(PT)um virtuoso à Madre Tereza de Calcutá,quando na realidade as evidências negam tal virtuosismo.Ora,um partido cuja cúpula está na Papuda ou lá “hospedou-se”,não deveria posar de vestal quando suas entranhas estão expostas e os que adoram ser enganados fingem não ver.Mas como não ficar p… da vida quando uma autoridade política na lista do PGR, vem a público e díz que está “cagando e andando(…)na cabeça de todos esses cornos?”E pelo andar da carruagem,está cagando e andando é na cabeça de todos nós cidadãos pagadores dos mais altos impostos do mundo.Enquanto isso…a vaca tosse,o “cara” ameaça botar o “exército” de Stédile nas ruas,os abduzidos deliram sonhando com o paraíso e, o resto segue tomando no Fuleco com pão e circo e,votando na indigência mental que é o BBB do Bial.

  61. valter disse:

    Acho engraçado o PT que em 1989 ao perder a eleição para Collor anunciou a criação de um governo paralelo e hoje não aceita nenhuma critica alegando que qualquer descontentamento não passa de golpe da elite e burguesia. Eu e meus colegas empregados metalurgicos não somos burgueses e estamos contra esse governo de trapalhões. Para quem acha que esses movimentos antigoverno são formados apenas por burgueses: CUIDADO.

  62. Renato disse:

    A conta veio. Quem está pagando? Dilma e os 40 Ministérios (curioso, bate com o número dos 40 ladrões)? Não – até aqui, ela nem toca no assunto de reduzir o tamanho da máquina e dos privilégios de boa parte de seus apaniguados.

    Pedir paciência e colaboração a nós que estamos pagando a conta já nem é mais uma questão de falta de respeito – ela está é demente mesmo. O discurso de ontem foi do tipo “vergonha alheia”. Só não dá pra sentir pena porque quando ela fica doente, vai para o Sírio e não para o SUS (aquela maravilha, de que fala o patrão dela, outro demente). Fosse o contrário, era questão de pena.

    Enfim, Dilma está acuada. E o PT já está se preparando para rifá-la, assim como o PMDB. E nós rifaremos ambos no dia 15.

    Lula disse que elegeria um poste e o fez. A questão é o tipo de ética que ronda a cabeça de um tipo como esse. A vaidade ficou acima do dever público.

  63. Armando Pinto disse:

    O que acho estranho é que o PT coordenou ativamente as campanhas Fora Sarney, Fora Collor e Fora FHC isso na visão do PT era um exercício da democracia, mas agora prova do próprio veneno, o líder dos caras pintadas se revelou um corrupto e vai se deparar com outro corrupto que é Collor, isso é o que? Sadismo? Lula cometeu um erro gravíssimo ao alimentar o confronto de classes, ao convocar o tal exército de Stédile. O “panelaço” de ontem no dia da mulher foi um recado das mulheres à outra mulher. As mulheres brasileiras organizaram a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” em 19/03/64 em 31/03/64 ocorreu o contra golpe militar, digo contra golpe, porque Jango já havia dado o golpe antes e agora Lula incorreu no mesmo erro, da mesma forma que o glorioso EB manteve o silêncio em 1964, agora nossos militares também permanecem calados. Dia 15 as mulheres brasileiras vão às ruas acompanhadas de seus maridos e filhos, que a essa altura já retiraram os coturnos do armário. Não existe sadismo algum, mas todo povo brasileiro, aqueles que trabalham honestamente e pagam seus impostos não suportam mais tanto roubo, tanta safadeza promovida por essa classe política formada por ladrões de todos os partidos sem exceção, inclusive do PSDB. A única esperança é que o nosso glorioso exército mais uma vez saia dos quarteis em socorro de sofrido país, há 15 anos espoliado pelo PT e sua companheirada nefasta. posso dizer sem sadismo algum: FORA LULA, FORA DILMA E FORA PT!

  64. Eugenio Barrps disse:

    Sou a favor da reforma ministerial a começar pelo ministro da fazenda – não entende de povo, só de números – sou contra compor com o PMDB é melhor arriscar uma composição com a sociedade, pois há muito o PMDB só faz chantagens e amarra o governo. Quer ser oposição, que vá para a oposição. Quanto aos muitos comentários, podemos perceber que estamos perdendo o pouco sentimento de brasilidade, são muitos adeptos do quando pior melhor, a começar pelo simpático ex-vice de aécio, o cara está sempre chupando limão.

  65. Joaquim Moura disse:

    Os petistas agora ficam com três mimimis para verem se algum deles cola…
    As três “ameaças” que eles mesmo inventaram para se fazerem de vítimas e paladinos da democracia:
    1. Quem repudia a Dilma e sente repulsa pelo PT é por que odeia os pobres, e não quer que os pobres melhorem de vida, atinjam um padrão tipo Chile, ou Coreia do Sul. Prefere viver no meio do um Haiti cada vez mais violento e inviável. Vai nessa…
    2. Prever que o impeachment será inevitável, dada a gravidade dos escândalos já descobertos e a descobrir, é golpismo, como se o instrumento do impeachment não estivesse perfeitamente previsto na Constituição, até para casos menos graves do que os que envolvem a Dilma.
    3. Qualquer crítica à Dilma, inclusive a mera sugestão de que o melhor é ela pedir perdão aos brasileiros e renunciar, é vista como tentativa de “terceiro turno”, se esquecendo que vencer uma eleição não significa que pode mentir, enganar, fazer tudo errado, demonstrar incompetência crônica, ser pastel diante da corrupção deslavada no governo. Pode sim ser criticada, ser processada e ser impedida. O melhor é ela renunciar para causar ainda mais males e prejuízos à nação.

  66. Alan disse:

    Certo. A Dilma sai e quem entra? OK. Sai do poder o PT todos os P’s possíveis e quem entra?
    Vejam que a discussão se baseia apenas na saída, mas não se fala e um nome
    para mudar essa bandalheira que SEMPRE foi o sistema politico brasileiro falido!
    Estamos realmente sem opções, todos tem culpa e somatizam para a crise. Pensando bem, quem é menos honesto? Aquele que subtrai atraves de esquemas de desvios de verbas
    ou aqueles que se reunem á vista do povo e votam em seus próprios salários?
    Ou será que são os mesmos nas duas práticas?

    Fato, o povo tem memória curta! Cada vez que entra um partido novo fraciona ainda mais a opnião publica,
    os roubos aos cofres existem mas ao final de cada episódio, quem além de ir pra cadeia (se for) irá devolver
    1 real sequer? Pois há quem pague a conta, e este que vos escreve infelizmente é um destes!

  67. Raymundo disse:

    Será trocar seis por meia dúzia. O afastamento do PMDB do governo petista, não tem volta. A briga que o Planalto comprou com o PMDB de Eduardo Cunha em sua postulação ao cargo que hoje ele ocupa, foi a maior mancada dos petistas e, principalmente do Planalto. De sobra, perdeu a conivência do Renan Calheiros e, do Michel Temer, sempre relegado ao segundo plano. É presidente do maior partido da base aliada, mas não tem nenhum prestígio aos olhos da presidente e, nem do PT.
    O grito do impeachement dia 15, trará um abalo na credibilidade, se é que ainda exista, para a manter no posto, a presidente que mentiu para seus eleitores para ganhar as eleições e hoje, não saber o que fazer e nunca soube, com o cargo que ocupa.

  68. A Presidência precisa saber que os 39 ministérios então engasgados na nossa garganta.
    A desinclusão social dos aposentados e pensionistas CLT está engasgada na nossa garganta.
    A manutenção dos dois fatores previdenciários para os trabalhadores CLT estão engasgados na nossa garganta.
    O teto ridículo do INSS CLT está engasgado na nossa garganta.
    A desinclusão social promovida pela tabela do IRPFísica defasada em mais de 60% desde o início do governo do PT,
    esta engasgada na nossa garganta. Ao contrário do que o ex-Presidente falou, dizendo que a tabela era proposcional, e bom esclarecer que a Associação dos ex-auditores fiscais há vários anos informa que há faixas com mais defasagem que as outras.
    O aumento dos juros e a inadimplência elevada dos cidadãos e micro empresários é sinônimo de um desgoverno.
    Os lucros exagerados dos bancos, os altos salários dos três poderes é sinônimo de governo fora de foco, fora do discurso de campanha. O número elevado de funcionários não concursados em Brasília também fica atravessado na nossa garganta. Privilégios de custeio de saúde aqueles que já deixaram o Congresso, também estão atravessados na garganta.
    Um governo que não houve as verdades que o povo tem mostrado nas ruas, que mente na campanha, perde moralmente a legitimidade de ter sido eleito; não fiscalizou as dezenas de Ministérios, e nem exigiu a imediata auditoria externa na empresa mais importante da América do Sul quando o escândalo do século começou a mostrar os responsáveis. O País está cheio de palavras. O povo quer ações imediatas, que demonstrem competência gerencial do Governo, sem penalizar os desincluídos e a classe trabalhadora e os cidadãos que já vivem a crise do desemprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 21:08:27