aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-08-2016, 20h59

Para Lula, Dilma falou de forma “segura” e “pro Brasil”

Discurso, porém, não deverá mudar tendência pró-impeachment
14

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Admitida até por seus críticos no Senado, a leitura política é que a presidente afastada, Dilma Rousseff, fez um discurso forte na luta pela fotografia histórica do impeachment. Foi um discurso que não deverá mudar votos, mas que buscou mostrar que Dilma batalhou até o fim contra o que considera uma injustiça.

Os destaques foram dizer que o impeachment não resolverá, mas agravará a crise e que a democracia está se sentando ao lado dela no banco dos réus pela segunda vez, numa alusão ao julgamento na ditadura militar que a mandou para a prisão.

*

Lula e Chico

O ex-presidente Lula disse que Dilma estava “segura” e “firme” ao discursar. Ele, que se sentou ao lado de Chico Buarque na galeria do Senado, avaliou que a fala criou um impacto político perante parcela da opinião pública que defende a presidente afastada e o PT. Segundo Lula, Dilma “falou pro Brasil” e não só para os senadores que vão julgá-la.

*

Temer investe em agenda positiva

Enquanto o Senado debatia o impeachment, Temer investiu numa agenda positiva, recebendo medalhistas olímpicos. A opinião do Palácio do Planalto é que o discurso de Dilma não deverá mudar a tendência de aprovação do impeachment por um placar próximo dos 60 votos.

Nos debates, o Palácio do Planalto considerou que o PSDB e o DEM se expuseram mais do que o PMDB. Os principais caciques peemedebistas que articulam o impeachment nos bastidores não se inscreveram para questionar Dilma.

*

Timing

Pelo andar da carruagem, é mais provável que haja um resultado do julgamento na madrugada de amanhã para quarta ou ao longo do dia de quarta. A melhor reação de Dilma aconteceu hoje, na reta final, quando já é bem difícil virar votos.

Temer passou os últimos dois meses e meio articulando apoios e fechando acordos com senadores para aprovar o impeachment.

Assista às duas participações no “SBT Brasil”:

*

Comentários
14
  1. eliana disse:

    Estava segura? A mulher não respondeu uma pergunta que poderia ter nos esclarecido e por isso agora tenho certeza que realmente ela cometeu muito mais atos indevidos do que aqueles que nós, o povo, conhecemos. Além disso , mesmo estando de saída, ela se mostra extremamente arrogante.

    • Edi Rocha disse:

      eliana, você assistiu? A presidente Dilma respondeu sim em relação aos crimes dos quais está sendo acusada. É um costume terrível a pessoa responder e as pessoas terem a mania de dizer que não foi respondido. Aí fica difícil.
      .
      Em relação a abertura de créditos suplementares, disse que foi autorizado na Lei Orçamentária Anual, que, no seu artigo 4º, autoriza o Executivo a abrir créditos suplementares e estipula as condições. Foi mais além, citando a Constituição, LRF e LDO na defesa.
      .
      Dilma explicou que sobre o Plano Safra, conforme a lei e referendado pelo MPF, a responsabilidade não é do presidente da república. Com isso, não há o que discutir aqui, o MPF já se posicionou.
      .
      É muita coisa, sugiro ver o vídeo de resposta a Antônio Anastasia.

  2. Mauro disse:

    O que o Brasil viu nesse dia, foi a continuidade da hipocrisia, da mentira e do engodo.
    O mote que norteou o governo Dilma Roussef, que a qualquer situação tinha sempre respostas prontas, quais sejam:
    -Não vi;
    -Não sou responsável;
    -Não me diz respeito;
    -Não fui comunicada sobre isso.
    Temos mais umas 36 horas de embromação e verdadeira tortura por parte dos aliados dessa infeliz senhora, que ainda chamamos de presidente (embora afastada) e o que o Brasil decente, honesto, trabalhador e que respeita o lema Ordem e Progresso espera é que seja virada essa funesta página de nossa história e que o periodo iniciado em 2003, jamais seja esquecido para que nunca mais se cometa o mesmo erro, que foi o de eleger gente com muita conversa, mas sem preparação e condiçoes de governar o pais! APRENDAMOS A VOTAR! É O QUE BASTA!

  3. Sebastiao Canabrava disse:

    E interessante ver aqui como alguns comentaristas sao tao incisivos. Afirmam ate com maior enfase do que um dos mais respeitados e isentos comentaristas politicos desta pais, o patrono deste blog. Sera que conhecem mais do que o Kennedy para afirmar mais do que ele? Pois bem, vamos aguardar o desfecho desta situacao politica. O tempo e’ o senhor da razao. Espero que o pais evolua da atual situacao. Mas gostaria tambem que estes comentaristas aqui do blog, os dono da razao (leia-se Tinhorao, Zika, Mauro e Walter – xii, mencionei de novo, mas nao precisa chiar para ter direito de resposta como BRADOU outro dia, Waltinho. Basta postar!) nao sumissem. Por que hoje, se sentem senhores da razao. Mas o tempo dira’. Acham que, a direita dando um golpe e derrubando um eleito legitimo, impondo sua vontade, e’ a maneira certa de agir. Chamam os apoiadores do governo de enganados, mas nao admitem que eles podem estar. Revejam a historia e vejam se nao foram as “raposas politicas” que enganam mais.

    • walter disse:

      Caro Sebastião, o sr não tem o direito de menosprezar os colegas comentaristas aqui…aliás, se respeita o Kennedy, comporte se…o sr zomba das pessoas por posições contrarias.
      Sua postura radical e de verdadeiro dono da razão esta evidente; não te dou o direito de desrespeitar a mim, que não o conheço.Só para constar, seus direitos terminam…lembra disso!
      O sr não traz nada de novo, se nem a dilma ontem, em 14 horas conseguiu…porque o sr acha que acrescenta alguma coisa…
      Faça sua parte, coloque suas posições, e por favor, não abuse do direito do excesso, o sr não tem esta licença…agradeço lhe…espero sinceramente, que um dia sua “ficha caia”…

  4. Sebastiao Canabrava disse:

    Sr. Mauro, respondendo ao Sr com um pouco de atraso, desculpe. Mas, onde o Sr estava no anos anos de 99 a 2002? Por que nesta epoca vivemos uma imensa crise, uma das mais altas taxa de desemprego. E o governo da epoca tinha gasto bilhoes com os bancos – incluindo o Nacional do genro de FCH. O governo petista foi eleito em meio a uma chuva de criticas de pessoas que pensam como o Sr. O terror foi implantado. Mas o que veio foi uma enorme geracao de empregos e um governo de sucesso reconhecido internacioamente (lembra-se do Obama dizer quem era o cara?) Bom, nao da’ para responder todas as suas indagacoes aqui. Apenas lembrei-lhe desta situacao passada em que o pais esteve. E para arrematar (contrariando o Sr, infelismente), lembre-se que, a Delacao Premiada que hoje esta servindo para mostrar as maracutaias, foi criada por quem, qual governo? Cite aqui alguma lei anti-corrupcao criada pela direita que o Sr. defende.

  5. Mauro disse:

    Realmente devo concordar com o mentor-mór de Dilma, pois ela falou de forma segura. Segura está de que vai ser banida! Isso é fato!
    Não há mais o que argumentar e não há mais o que falar e já que estamos sendo obrigados a suportar esse martírio, por pura teimosia, eu canto:
    APESAR DE VOCE AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA,
    EU PERGUNTO A VOCE COMO VAI SE ESCONDER,
    COMO VAI DEFENDER TODA A GRANA ESCONDIDA,
    COMO VAI RESISTIR QUANDO O MORO INSISTIR,
    EM PRENDER A QUADRILHA…
    VOCE VAI SE DAR MAL…ETC E TAL..LA LA IÁ…
    Tchau querida! Tchau querido! Tchau quadrilha! Esperamos com fé inabalavel que nunca mais sejam eleitos para alguma coisa e que não sejam nem sindicos de cemitério!

  6. Marco Túlio Castro disse:

    Os petistas não aceitam e nunca aceitaram a Constituição do Brasil.
    Estão colocando fogo em São Paulo. Isso é terrorismo. Mas não vai adiantar nada. Nós brasileiros não vamos ficar intimidados.

  7. Joaquim disse:

    Deu pena de quem deve por força do seu trabalho de ouvir 15 horas de lorotas. A total falta de humildade do pior presidente que o Brasil já teve, muito abaixo que o próprio Sarney. O que passara para história é uma presidente totalmente incompetente, gerente do maior roubo da história mundial, que em seu ultimo ato colocou a culpa em todo mundo, inclusive em São Pedro, pelos seus atos.VERGONHA, VERGONHA E VERGONHA.

  8. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    análise precisa Kennedy, e da forma que vc antecipou . . . o discurso de Dilma Rousseff não irá mudar os votos, mas irá atingir o fim a que se destina, qual seja, fortalecer sua imagem e constranger Temer (perante a opinião pública nacional e internacional), ajudando a mesmo perante o STF, bem como o PT nas eleições.

  9. Stanislaw. disse:

    O Impeachment é uma coisa.
    O julgamento criminal penalserá outra… do jeito que o lula alisava o bigode, com certeza, estava pensando nisso!

  10. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Walter, obrigado pela parte que diz respeito ao meu nome.
    Você tem minha outorga para contestar, discordar, apoiar, etc.
    Tua cultura e bom senso te autorizam para tanto e me honram!
    Quanto às viúvas do Lula & órfãos do PT, perderão seus cabides de emprego em poucos dias… é o que mantém toda essa convicção.

  11. NÃO ADIANTA TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA: NÃO PODE HAVER BRASILEIRO ACIMA DA LEI! disse:

    A senadora Vanessa Graziotin falou que muitos querem Dilma fora do poder para que se livrem da Lava Jato.
    A Lava Jato não pode parar, tem que continuar “forte”, a começar por continuar a investigar tudo o que se tem dito de Lula, Renan, Jucá, Cunha, Aécio, Serra, Humberto Costa, José Guimarães, Gleise Hoffman, Paulo Bernardo e todos os outros “suspeitos”, independentemente de que partido político seja.
    Investigações sérias, sem interferências partidárias, sem ministros protetores, doa a quem doer, não importando o partido político!
    O Brasil quer um novo Brasil!
    Não adianta trocar 6 por meia dúzia. Se altos empresários estão sendo condenados, presos, não pode haver brasileiro acima da lei!
    Os brasileiros querem o país novamente nos trilhos da economia, da política, do social e da justiça, e para isso todos os brasileiros devem ser iguais perante a lei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-13 17:14:35