aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-02-2015, 9h14

Para Lula e PT, Dilma erra ao lidar com crises

11

Postado por: Daniela Martins

O ex-presidente Lula e o PT avaliam que a presidente Dilma Rousseff lida mal com as crises. Exemplos: derrota na eleição para a presidência da Câmara e atropelos na troca da direção da Petrobras.

Lula e Dilma deverão se encontrar hoje, em Belo Horizonte, no ato de comemoração dos 35 anos do PT. Foi feito um trabalho de bastidor para tentar evitar cobranças públicas à presidente, mas há insatisfação no partido com Dilma.

Lula também está preocupado com o isolamento político do PT no Congresso e com o estilo centralizador da presidente. Dilma havia dito que ouviria mais no segundo mandato, mas mantém o estilo fechado.

Houve uma articulação para evitar discursos contra a nova política econômica e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Havia preocupação na cúpula do partido com eventuais pronunciamentos que pudessem soar como cobrança à presidente. Com a nona fase da Operação Lava Jato, que estragou o clima de festa dos 35 anos, deverá haver uma tentativa de demonstrar união. Mas a atmosfera é ruim, e o PT se sente acuado.

Lula e Dilma deverão discutir  uma estratégia de defesa do governo e do PT. Lula é sempre acionado quando a situação de Dilma piora, como aconteceu na campanha eleitoral, por exemplo. Petistas dizem que ele deve fazer um discurso forte em defesa do PT e do governo.

*

Houve reunião ontem à noite no Palácio da Alvorada para discutir a indicação da nova presidência da Petrobras. Muitas versões circularam, incluindo vários nomes aventados nos últimos dias. Mas a aposta mais forte após essa reunião da noite é de que seria um presidente de banco. De preferência, banco público e que tivesse credibilidade com a presidente Dilma.

Essa descrição reforçaria a possibilidade de ser indicado o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Mas não excluiria o Aldemir Bendine, que comanda hoje o Banco do Brasil.

O problema é que a indicação de Luciano Coutinho poderia ter repercussão ruim no mercado. Ele tem uma visão nacionalista, parecida com a de Dilma, e é um dos pais da política desenvolvimentista do primeiro mandato que não deu certo e que foi mudada com a indicação do Joaquim Levy para a Fazenda.

Pode soar também como uma solução improvisada, diante da dificuldade de achar um executivo de maior peso no mercado. Pode passar a ideia de ser um presidente temporário. Seria ruim indicar alguém temporariamente para presidir a maior empresa do país.

Outra versão é de que a presidente poderia surpreender e apresentar uma novidade ainda não cogitada. Ou seja, um nome respeitado pelo mercado. Portanto, convém ter cautela e aguardar a reunião do Conselho de Administração.

Seria importante repetir a estratégia que deu certo com a escolha de Joaquim Levy para a Fazenda: um nome que tenha credenciais para, na largada, ajudar a melhorar as expectativas sobre a empresa. O ideal é que seja alguém que transmita confiança de que a Petrobras poderá se recuperar.

Por último, precisaria ficar claro que o governo não tem mais espaço para intervenção política ou econômica na empresa como fez no primeiro mandato de Dilma e como a presidente fazia com Maria das Graças Foster. Deveria ser o começo de uma nova Petrobras.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
11
  1. antonio barbosa disse:

    Quem vai jogar a pá de cal sobre o ex-partido dos trabalhadores? Provavelmente a própria Dilma, haja visto que sua administração era um desastre anunciado. O impeachment vem ai, graças a Deus.

    • walter.nobre disse:

      O LULA ESTA VIBRANDO, TUDO O QUE ELE QUER, É VER A DILMA AJOELHADA; NÃO ADMITIRIA QUE A GESTÃO DELA, PUDESSE SUPERAR A SUA; ALIÁS,ESTÃO DO MESMO TAMANHO, NADA DE NOVO, COMO FOI A SUA; NÃO ACRESCENTOU NADA, EM OITO LOGOS ANOS.
      A GRANDE VERDADE QUE O DITADOR LULA, NÃO PERMITE QUE NOVAS IDEIAS NO PT PROSPEREM, TEM UM MONTE DE LACAIOS, NADA DE QUALIDADE, SÓ TEM CAPATAZ NO PARTIDO HJ.
      AO LONGO DESTES TRINTA E CINCO ANOS, FORAM PERDENDO A QUALIDADE DE SEUS ALIADOS; SEMPRE DETERMINARAM OS RUMOS DE UMA POLÍTICA EQUIVOCADA E TACANHA…ACHAREM QUE O BRASIL É CABIDE PARA PAIZINHOS QUEBRADOS; QUE ISSO DARIA CERTO, COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNO…ABANDONARAM OS GRANDES PARCEIROS; HJ O BRASIL NÃO CONSEGUE EXPORTAR PARA EQUILIBRAR SUA BALANÇA; SÃO INCOMPETENTES EM GESTÃO E PONTO.

  2. marcos disse:

    Eu tambem acho, como explicar o que já tá explicado, o melhor é calar a boca e deixar o trem rolar.

  3. O PT de Lula e Dilma saquearam a maior empresa do País. O Petróleo é nosso, mas o dinheiro é deles. O país vai mal em todos os aspéctos da economia, além da falta de água, temos falta de energia, falta dinheiro na Petrobrás, falta credibilidade dos governantes e falta vergonha ao Lula e Dilma que ao invés de pedirem apoio da população ficam aí dizendo que o PT é vítima de perseguição. E ao barco só afunda. O povo brasileiro precisa ajudar o país a sair da crise, depois a gente toma vergonha na cara, que eles não tem, e pé-no-traseiro deles.

  4. JOTA disse:

    O PT ESTA DESTRUINDO O BRASIL. OLHEM OS NÚMEROS E ESTATÍSTICAS. SOMENTE QUEM GANHA A BOLSA MISÉRIA, OS QUE ESTÃO MAMANDO NA CORRUPÇÃO E OS QUE VIVEM FORA DA LEI E ORDEM É QUE ESTÃO SUPORTANDO ESTA TRAGÉDIA EM QUE VIVEMOS. BRASIL PAÍS SEM PRESENTE, SEM FUTURO…

  5. A coisa tá ruim, acho melhor D.Dilma entregar o poder a quem tem capacidade, e se retirar da vida publica. FORA DILMA.

  6. Leo.. F. Lima disse:

    O que vem acontecendo desde o ano passado é uma sucessão de erros no governo Federal. Eu não consigo entender como ex-presidente tem tanta influencia no atual governo. Para mim é inadimissivel. O Pais esta mergulhado em escandalos. E por causa do jeitinho brasileiro é que o Pais não avançar mais. O País perdeu quando tiraram o Joaquim Barbosa e o ex-presidente colocou o Sr. Ricardo L. que soltou todos os envolvidos no caso de corrupcão da Petrobas. Para justificar estes aumentos nos combustiveis, não deveria ter Petrobras. O governo Federal diz que a petrobras e´auto-suficiente e tem um combustivel mais alto do mundo. eu não consigo enteder isto.

  7. CARTOLA disse:

    QUERO QUE AS COISAS SUBAM RAPIDO PARA QUE ESTES ANTI- PATRIOTAS SUMAM PARA SEMPRE

  8. domingos roberto disse:

    A saúde no Brasil é a maior vergonha de todos os tempos, segurança zero os banqueiros ganham bilhões e a população nas mãos dos marginais.

  9. duan disse:

    Essa presidente erra em tudo. É impressionante como ela nunca consegue da uma bola dentro. É muita incompetência pro meu gosto.

  10. gesiel disse:

    FINALMENTE o datafolha fez também “”UMA PESQUISA PARA MEDIR A APROVAÇÃO DO GOVERNO ALCKMIN do PSDB””, como o instituto JA VINHA FAZENDO depois da eleição EM RELAÇÃO AO GOVERNO DILMA do PT. E nessa pesquisa do Datafolha, mostrou que A APROVAÇÃO DO GOVERNO ALCKMIN, “””TAMBÉM CAIU MUITO”””. Com esta pesquisa do Datafolha sobre a aprovação do governo Alckmin, PARECE QUE OS DIREITOS IGUAIS, começam a chegar NA POLITICA, para que TODOS ENTENDAM que “””TODOS OS GOVERNOS INDEPENDENTE DE QUE PARTIDO SEJAM, TÊM OBRIGAÇÃO DE PRESTAR CONTA AO POVO”””; e assim o governador Alckmin, possa FAZER COMO A PRESIDENTE DILMA FAZ, e venha a publico RESPONDER TODAS AS PERGUNTAS QUE LHES SÃO PERGUNTADAS; pois “”HOJE HA MAIS MOTIVOS PARA SE PEDIR O IMPEACHMENT DO GOVERNADOR ALCKMIN do PSDB do que pedir o IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA do PT””; ja que: NO GOVERNO DILMA, ministros acusados de corrupção, são demitidos e levados à justiça, enquanto que NO GOVERNO ALCKMIN, secretarios acusados de corrupção continuam no cargo; NO GOVERNO DILMA funcionarios de estatais acusados de corrupção, são demitidos e encaminhados a justiça, enquanto que NO GOVERNO ALCKMIN, funcionarios de estatais acusados de corrupção, continuam no cargo, como é o caso do presidente da CPTM; NO GOVERNO DILMA os deputados da base aliada, “que são a maioria no congresso”, apoiam CPIs para que seja prestado conta a sociedade, enquanto que NO GOVERNO ALCKMIN, os deputados estaduais da base aliada, não assinam os pedidos de CPIs na ALESP; e NO GOVERNO DILMA, foram feitas obras para a prevenção de falta de luz, enquanto que NO GOVERNO DO ALCKMIN não foram feitas obras de prevenção da falta d’agua. PORTANTO tendo em vista que não ha nada que mostre o envolvimento da Dilma com corrupção, e não ha nada que mostre improbidade administrativa, “””””””””A UNICA ALEGAÇÃO QUE PODE SER FEITA PARA PEDIR O IMPEACHMENT DA DILMA, seria dizer que ela ACEITOU ATENDER O PEDIDO DE AJUDA QUE O ALCKMIN FEZ PARA RESOLVER O PROBLEMA DA FALTA D’AGUA AQUI EM SÃO PAULO.”””””””””

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 06:55:30