aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-04-2014, 10h58

Para Planalto, é provável greve da PF antes da Copa

Há preocupação em criar alternativa para manter ativo controle de passaportes
27

O Palácio do Planalto avalia como provável uma greve da PF (Polícia Federal) pouco antes da Copa do Mundo. Há preocupação em criar uma alternativa caso seja necessário substituir os policiais que fazem o controle de passaportes nos aeroportos.

Em 2012, a PF rejeitou a proposta de reajustes para o funcionalismo público federal que previa aumentos seguidos de 5% por ano entre 2013 e 2015.

A Copa do Mundo serviria como fator de pressão para o governo federal aceitar um reajuste para a categoria.

No governo, há quem diga que a contundência da Operação Lava Jato tem ligação com insatisfação salarial entre uma ala dos policiais federais.

Comentários
27
  1. Mauricio Abreu disse:

    Não existe rejeição à proposta de reajuste de 5% ao ano oferecido pelo Governo Federal. O que existe é o tratamento diferenciado dado à outras categorias do Departamento de Polícia Federal, como exemplo o reajuste de 26% para Peritos e Delegados, ambos da CARREIRA POLICIAL, conforme expresso no art. 144 da CF do Brasil que trata como CARREIRA POLICIAL OS AGENTES, ESCRIVÃES, PAPILOSCOPISTAS, DELEGADOS E PERITOS, sem distinção de hierarquia entre os mesmos. Além disso, o Governo Federal não cumpre a LEI de 1996 que trata de toda a CARREIRA POLICIAL FEDERAL como de nível superior. As atribuições eram tratadas por uma portaria já ultrapassada que foi derrubada na justiça recentemente, logo os policiais estão sem atribuições previstas em Lei por conta da omissão do GF, MPOG, MJ e Direção Geral do DPF. Isso é só um resumo!

  2. Adilson Gonçalves de Oliveira disse:

    O Governo do PT diz que os casos de corrupção no seu governo é culpa da Polícia que pressiona por reajuste salarial. Por outro lado, os policiais afirmam que o Governo do PT não reajusta os salários por ressentimento das prisões de seus companheiros que são feitas. Afinal de contas, quem diz a verdade?????

    • As ações policialescas contra a corrupção renderam ao País credibilidade nacional e internacional, afinal imaginava-se que, agora, com uma polícia fortalecida a corrupção não teria mais espaço e então todos puderam desfrutar de um período de crescimento e de sentimento de justiça, mas, enfim, depois de um breve período de governo, veio o desgoverno, com os corruptos se associaram e então sentiram na própria carne a força da polícia e da sociedade, mas, como têm o poder nas mãos a resposta veio a galope, deixam morrer de inanição aqueles que os afirmaram no poder, até porque quando assumiram forma legitimados nas urnas, mas, nas ações não tinham legitimidade fato que os abnegados policiais federais lhes deram com um verdadeiro trabalho da polícia a quem todos os brasileiros confiam a POLÍCIA FEDERAL, então, para desconstituir o trabalho dos verdadeiros obreiros da sociedade brasileira passaram a fomentar a cisão dentro do órgão privilegiando, ao contrário do que pregavam antes de assumirem o poder, as classes que segundo sua pouca visão dominam a polícia, mas, a venda que possuem não os pode deixar enxegar o por quê dos caos da insegurança pública, a falência múltipla da segurança pública está na centralização do poder, gerando, sim, a corrupção e o descontrole geral….

  3. José Marcos Lisboa disse:

    Tem de fazer greve mesmo. Dinheiro tem a vontade para valorizar o Serviço e o Servidor Público. Veja quanto dinheiro escoa pelos ralos da corrupção. Não há é interesse, principalmente em fortalecer carreiras quer ajudam a colocar os corruptos na cadeia.

  4. almir disse:

    Quero lembrar antes do reajuste conforme maurício de abreu, que o governo tem obrigação de fazer o reajuste conforme disposição constitucional abaixo:
    “X – a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; ”
    O governo não cumpre a legislação, dá tratamento diferenciado as categorias para situações iguais com relação a perda salarial. Não há reajustes desde de 2009.

  5. Luis Antonio disse:

    E o Governo Federal continua a plantar informações distorcidas para tentar estancar os prejuízos que vem tendo com a presença de partidários envolvidos em escândalos públicos de corrupção. Ao Kennedy, nosso grande jornalista e agora blogueiro, nosso esclarecimento de que o Governo Federal encontra-se em mora com a grande maioria dos policiais federais, desde março de 2012, quando houve acordo para regularização da carreira policial federal através de Lei, respeitando a Constituição Federal, a Lei 9266/96 e as decisões do STF. A questão salarial seria mera consequência de tudo. O Governo Federal fez sua aposta em valorizar apenas o cargo de delegado, elevando seu salário ao teto do Poder Executivo, e deixando os demais da carreira jogados à própria sorte e humilhando-os perante as outras carreiras típicas de Estado. O erro estratégico, neste caso, é que as investigações são feitas por equipes completas, multidisciplinares, e os privilegiados delegados não têm controle de tudo, como apostaram. Por fim, a greve não está anunciada para pouco antes da Cops, será bem antes, caso o Governo Federal não cumpra a CF, a Lei 9266 e os acordos feitos com os Federais.

  6. LUCIO GOMES disse:

    É lamentável, entretanto, os Policiais Federais amargam mais de 5 anos sem qualquer reposição salarial. Ausente qualquer atitude de bom senso e presente o descaso por parte do Governo Federal com a categoria.

  7. Sebastião Cesar de Oliveira disse:

    Corroborando o comentário do leitor Maurício Abreu, há de se acrescentar que agentes federais tentar negociação com o GF desde 2010, sem sucesso. Apenas negativas e punições. A PF está agonizando, seus policiais estão desmotivados e os mandatários empurram o problema para depois. Retrato de um país onde nada é planejado com seriedade.

  8. Carlos Antonio disse:

    O governo do PT, através do MJ, está sucateando a PF. Há inclusive cota de combustíveis. Se esta cota acabar, a viatura não sai. E agora, como investigar? Houve restruturação de diversas carreiras do funcionalismo público federal, e a PF ficou na geladeira. Por que será? A PF incomoda o PT, a investigação da Petrobrás está aí pra confirmar isso. Puna-se a PF, desvalorize o seu servidor, pois eles incomodam, investigam as maracutaias desse governo. A população deve ir para as ruas em defesa da NOSSA PF. Os policiais federais devem ter remuneração condizente com a sua importância. Por que não aplicaram os 26% para todas as classes? Chega de PT!!!

  9. Carlos Eduardo disse:

    Vale lembrar a todos que o ultimo aumento remuneratório de Agentes da PF foi em 2006 cujo % foi dividido em 2007 , 2008 e 2009. Em 2010 começou outra negociação onde o Governo assinou protocolo, através do falecido DUVANIER (Secretário do Planejamento) , de que cumpriria a LEI 9266/96 onde a PF era reconhecidamente NIVEL SUPERIOR porém o Governo Federal os tratava há 14 anos como carreira TIPICA DE ESTADO DE NIVEL MÉDIO. Simplesmente após o falecimento do secretário o Governo RASGOU O PROTOCOLO de acordo feito entre as partes e desde então resolveu MASSACRAR e PUNIR todos os Agentes Escrivães e Papiloscopistas que lutam pelo reconhecimento da LEI 9266/96. Outra que o Governo não admite é que a PF não possui atribuições em LEI. Tais atribuições sao designadas por uma portaria do planejamento de 1989 (data posterior a Constituição , o que é proibido) tanto que a JUSTIÇA do DF JÁ DECRETOU A PORTARIA ILEGAL. E para acabar o assunto o Governo critica a DITADURA mas se utiliza de uma lei de 1965 (ÉPOCA DA DITADURA) , LEI 4878/65 para PUNIR E SUSPENDER AGENTES , ESCRIVÃES E PAPILOSCOPISTAS com artigos antidemocráticos e ditatoriais.

  10. Marcelo disse:

    O Governo só demonstra com esta afirmativa de que vai seguir sua linha de desvalorizar os agentes de Polícia Federal. Rasgam a constituição ao manter por 7 anos essa categoria sem ao menos o reajuste para correção inflacionária. E vai ficando por isso mesmo.

  11. waldomiro roberto calmasini disse:

    é uma honra, sermos acusados de intensificar o trabalho, quando somos perseguidos por este governo de malfeitos…

  12. Tunim disse:

    Pelo jeito o pessoal dos camaradas vão ter trabalho com esta turme. Não dá para fazer da PF um Ipea,IBGE ou Petrobras. E a cobra vai fumar.

  13. Rosane disse:

    necessário substituir os policiais que fazem o controle de passaportes nos aeroportos????? Gostaria de saber em que aeroporto brasileiro ainda são policiais que fazem controle de passaporte. Há muito o Governo já delegou a terceirados esta função tão primordial da soberania do Estado, assim como terceirizados ficaram todos as ações sérias de interesse social. E não foi rejeitada proposta de reajuste algum, mesmo porque 5 por cento não é sequer a atualização do valor da remuneração dos polciais que tem seus vencimentos corrompidos pela inflação, foi rejeitado toda a proposta que não atendia nem aos policiais, menos ainda aos interesses futuros da saciedade, os atuais já estão perdidos mesmo. Toda esta matéria precisa ser repensa para se adequar a realidade, desculpa a crítica.

  14. FERNANDO CARVALHO disse:

    Com relação a informação que AGENTES DA POLICIA FEDERAL rejeitaram a proposta de 5% de aumento é ERRADA… O GOVERNO FEDERAL quer dar 15,8% a titulo de REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA.. QUE É OUTRO ASSUNTO DIFERENTE DE AUMENTO SALARIAL……
    AUMENTO É UM ASSUNTO … E REESTRUTURAÇÃO É OUTRO.. bem diferente..
    REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA é o que ocorreu com vários categorias do Governo Federal… as quais os senhores já devem estar cientes… porque o que foi dado em termos de REESTRUTURAÇÃO para outras categorias, deixou de beneficiar os AGENTES, ESCRIVÃES E PAPILOSCOPISTA DA POLÍCIA FEDERAL, que até hoje aguardam….
    AUMENTO SALARIAL É OUTRA COISA…. os delegados receberam de 15,8 % a 26 % porque o mesmo aumento deixou de ser concedido aos outros policiais…. parece ser DISCRIMINATÓRIO….. ou estou enganado……

  15. A melhor maneira de derrotar um inimigo, é fragilizá-lo, isso é o que o governo do PT vem fazendo com a PF. Vergonhosa.

  16. giovani grangeiro disse:

    É preciso lembrar que foi por conta da terceirização promovida pelo GF nos serviços típicos policiais, que proporcionou a “escapadela” de Pizzolato do País. Os procurados conseguem sair, imaginem o que pode entrar ou quem pode entrar em um País como esse, sem investimento em segurança, onde o órgão responsável pela fiscalização em portos e aeroportos vem diariamente sendo vilipendiado, massacrado e sucateado pelos administradores que aí estão?!
    Sinceramente… dá até medo sobre o que pode vir a acontecer nesses “grandes eventos”.

  17. Jair Haas disse:

    Lamentável esta posição do Gov. Fed. Este é um verdadeiro desgoverno. Sucateando tudo: Petrobrás, IBGE, PF, Universidades, Embrapa, DNINT. Será que tem alguma coisa de bom neste desgoverno do PT? Só é divulgado o que é de interesse para a perpetuação no poder. O resto é o resto, não interessa ao povo brasileiro. Tem algumas atividades que precisam ser executadas por servidores efetivos por serem exclusivos de estado, ao menos é o que diz a Cons. Federal e as leis brasileiras. Mas para este desgoverno isto não vale nada… só vale o que lhes interessa….

  18. carlos dias disse:

    acho que já foi mais do que explicado…

    Só uma ressalva o GF vai dizer que a greve é um ato contra o país, que esperaram a copa para parar, vamos abrir a cabeça, isso precisa ser divulgado amplamente, TUDO ISSO SE ARRASTA DESDE 2011, sem levar em consideração que o GF NÃO ATUALIZA OS SALÁRIOS DOS PFs DESDE 2009, e como ASSIM 15%, SE SÃO 6 ANOS (2010 A 2105) com inflação de pelo menos 5% ao ano, seriam 30% pelo menos…sem contar que o que se pede é o cumprimento de uma lei, só isso…pq não se cumpre a lei…há interferência de quem????

  19. Luciano disse:

    Os AGENTE, ESCRIVÃES E PAPILOSCOPISTAS rejeitaram a proposta, pois o Governo Federal não cumpre com sua palavra, não reconhecem os cargos como nível superior, apesar de uma lei de 1996. Tratam os servidores de maneira diferenciada, para Delegados e Peritos ofereceram aumento de 26%, pq para os demais cargos ofereceram 15,8% somente ? E ainda por cima, o Governo descumpriu diversos acordos e desvalorizou os cargos mencionados no início, tendo vista que em 07 anos sem reajuste, seu poder aquisitivo foi diminuído pela metade, hoje das carreiras típicas de estado a os AGENTES FEDERAIS são os que tem o menor salário. O Governo quer desmotivar os verdadeiros policiais federais e está conseguindo em prol de valorizar os servidores que ficam em Gabinetes e salas com ar condicionado assinando ofícios, mas não deixaremos isso acontecer, a Instituição é muito maior que este Governo, ou o órgão cresce de uma vez ou afunda de vez para TODOS.

  20. Marcio Pontes disse:

    Viche! Pelo visto esta instituição está em crise. Brasil está em crise. Corrupção sendo escondida pelo governo federal. Magistrados com votos já comprados sendo empossados no STF. Filha de ministro sendo empossada, sem concurso, como desembargadora.
    Onde vamos parar, Kennedy?

  21. Gianone Carlos Custodio disse:

    Se o governo está errado e, até creio que está,mas, nada justifica uma greve justo no Campeonato Mundial da FIFA.
    Essa é uma forma de pressão covarde e mesquinha dos Policiais Federais.
    Não se desrespeita o povo com golpes baixos, e agressões sem haver uma solução alternativa.
    A PF é de extrema importância em um evento de tamanha magnitude que, envolve o mundo todo.
    Deem um prazo ao governo, para depois da Copa. E, não havendo atendimento, faça-se a greve.

    • Zandor disse:

      Já fizemos isso na Rio +20 em 2012 Gianone. O Ministro Cardozo pediu um “voto de confiança” dizendo que resolveria nossa situação após o evento. Quando este acabou, ele simplesmente falou que não ia dar nada. Estamos negociando desde 2010 e só recebemos mentiras, humilhação e desprezo. Acabaram os “votos de confiança”, afinal eles não merecem confiança. O Governo não precisa de tempo, se quiser resolve agora, mas não fazem por que não querem. Então, como último recurso, nos resta a greve. Quem não conhece a história acha que estamos chantageando o governo, mas quem conhece, sabe a maneira vil que o governo vem tratando uma das categorias mais respeitadas do serviço público.

    • Reinaldo disse:

      Gianone, creio que você não está por dentro das notícias. A Polícia Federal não vai fazer greve por que estamos na copa do mundo. A PF já está fazendo greve e reivindicações a alguns anos. A greve que deverá acontecer durante a Copa é apenas mais uma delas. A PF não é oportunista e nem joga sujo. Veja alguns comentários acima e procure se informar melhor.

  22. Aderbal disse:

    Quando soube que a Copa seria no Brasil, acreditei que seria um grande evento para o nosso país, que iria melhorar os aeroportos, rede hoteleira, etc… uma grande festa! Realmente foi uma grande festa para empreiteiros e administradores! Achei que a PF faria parte de um corpo de fiscalização junto com MPF e TCU. Puro engano!! pelo contrário o GF aniquilou a PF “para ficar quietinha” e ficou! agora o futuro do país está nos pés do Neymar, então vamos torcer contra ele! Só isso nos resta agora!

  23. gesiel disse:

    E’ INEGAVEL QUE POLICIA FEDERAL, passou a trabalhar muito mais nos governos do PT do que nos governos do PSDB; quando era praticamente engessada, e impedida de fazer operações de combate a corrupção. Acho que NÃO SÓ A POCICIA FEDERAL, mas todas as policias do Brasil deveriam ganhar muito bem; principalmente AS POLICIAS CIVIL E MILITAR DE SÃO PAULO, que têm um dos poiores salarios da policia do Brasil, SÃO EXPOSTAS TODOS OS DIAS AO PCC, que comanda o crime de dentro dos presidios paulistas; e o governador Alckmin não manda o Marcola do PCC para um presidio federal e ainda acha que vai resolver o problema da segurança de São Paulo, COM “BONUS” aos policiais ao invés de MELHORES SALARIOS.

  24. Joao disse:

    Na minha opinião, o único órgão neste país que realmente combate a corrupção é a PF. Então, basta o governo sucatea´-la e não dar aumento salarial aos policiais que investigam que está formada a receita da impunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-26 21:38:22