Para Planalto, hora de perguntas da PF prejudica Temer no TSE
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
Na avaliação do Palácio do Planalto, o envio na tarde de hoje do questionário da PF (Polícia Federal) ao presidente Michel Temer tem o objetivo de influenciar negativamente o julgamento da chapa PT-PMDB no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram encaminhas 82 questões para serem respondidas no prazo de 24 horas.
O receio do governo é que as perguntas e respostas venham a público até o fim da tarde de amanhã, poucas horas antes do início do julgamento no TSE. Temem que isso poderá aumentar a pressão no tribunal para cassar a chapa Dilma-Temer.
Advogados do presidente também consideram que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Rocha Loures para acelerar a apresentação de uma denúncia ao STF contra Temer. A defesa de Temer tem dito que Janot e Fachin agem de forma parcial.
Advogados do presidente citam justamente como exemplo de parcialidade o envio das perguntas da Polícia Federal hoje no fim da tarde a Temer. Há possibilidade de recurso ao STF, caso Temer perca no TSE. Mas o desgaste político reduziria a margem de manobra política do presidente.
*
Decisão à vista
Há um consenso no TSE de que o julgamento da chapa Dilma-Temer tem de ser rápido. Se houver pedido de vista de algum ministro nesta semana, a tendência é voltar a tratar do assunto até o fim do mês e tomar uma decisão. Não deve ser descartada a possibilidade de desfecho nesta semana.
Sobre o resultado, havia uma expectativa da defesa de Temer de obter vitória apertada se conseguisse tirar do processo as delações da Odebrecht e do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Mas a prisão do ex-deputado federal Rodrigo da Rocha Loures no sábado criou um fato negativo para o atual governo, que pode ter influência no resultado.
Assista aos temas do “SBT Brasil”:
Diretas Já. E chega de golpes patrocinados pelo empresariado.
Seria bom Wellington, se a população tivesse comprado esta ideia desde a dilma…pelo regulamento constitucional, não é possível…tem outro porem; as pessoas se perguntam, quem seria candidato; não temos nomes novos e isentos para tal…
A questão Temer ser cassado, surge o presidente da câmara, que por direito deve ser o cara…não fosse pelo fato, de estar citado na lava jato e ser parte chileno…Quanto as questões jurídicas que o temer vem apelando…não tem sentido,”quem não deve”…o tal Rodrigo Loures, o homem da mala, esta apelando ao supremo, para não rasparem a cabeça dele; o sujeito é uma piada ambulante; neste caso tudo indica, que fará delação por medo…