aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
15-07-2014, 9h13

Para PT e Lula, Dilma demorou a defender a Copa

32

Daniela Martins
Brasília

O comentário no “Jornal da CBN” abordou a reunião que a presidente Dilma Rousseff fez ontem, com 12 ministros, para avaliar positivamente a Copa do Mundo e atacar o pessimismo. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, criticou os veículos de comunicação. Está em curso uma pesquisa Datafolha para medir a avaliação da população e o eventual efeito eleitoral do torneio. É direito do governo defender suas realizações. Há uma avaliação interna no PT, partilhada pelo ex-presidente Lula, de que Dilma errou na estratégia política pré-Copa. De acordo com essa avaliação, ela deveria ter assumido um discurso mais incisivo em defesa do evento. O governo ficou acuado e tenta, agora, reverter o dano político que sofreu. Outra razão para essa ofensiva de propaganda é que, no debate político, ganha vantagem quem escolhe os temas. Interessa ao governo debater a Copa, porque a oposição errou nas críticas pessimistas. E também porque adia o debate mais importante sobre a economia.

Comentários
32
  1. Luis Ricardo disse:

    Olha eu não sou petista, mas dessa vez sairei em defesa da Presidenta. Ela ficou sozinha, abandonada no campo de batalha tomando vaia, enquanto os “pensadores” e “articuladores” da campanha escondidos. O vaiômetro marcava 96%, era alto, a insatisfação ali foi alta que a taça foi entregue mais rápido que o “the flash” tá. Se o tal Lula estivesse lá junto com ela, dando apoio, acenando e fazendo aquele gesto petista, não resolveria! A vaia seria pior tá. O pt se afundou nas suas próprias tentativas.

    • LUIZ - SOROCABA disse:

      Olha Luis. Eu também não sou petista, nunca fui e nunca serei. Não saio em defesa da presidente com uma cara de emburrada, antipática entregando a taça ao vencedor alemão de uma maneira tal qual o açougueiro joga um pacote de carne de segunda, embrulhada em folhas de jornal, em cima do balcão para o freguês levar. Estou de acôrdo contigo quando diz que sorrateiramente o padrinho lulla deixou de comparecer (aparecer) nos estádios porque sabedor de que as vaias e os impropérios seriam em intensidade e volume muito maiores. Em seguida a senhora marrenta, foi embora largando Merkel, Putin, Blatter e outros convidados falando sózinhos. Pode conferir.

    • André disse:

      Pela TV dava para notar a vaia, imagina para quem estava lá. Ela recebeu a taça das mãos do Blatter e a entregou rapidinho só para não levar vaia e mesmo assim o povo tava arisco. Então tá na hora de refletir com o erro e os petistas que a criticam que estejam lá ao lado e recebem, também, a vaia.

    • Alexandre disse:

      Sinceramente, acho a oposição do governo um bando de hipócritas. A maioria sujou a boca pra falar mal do evento especialmente para criar mal estar e tentar diminuir a força e denegrir a imagem do PT. É muito fácil julgar a cara emburrada e infeliz da presidente uma vez que ela, ali sozinha, representando todo um governo diante dos olhares do mundo sob a vaia de torcedores hipócritas, que não economizaram palavrões contra a copa e estavam sentados entre a torcida assistindo a final da mesma copa que criticaram. A maioria vaiou nem sabem o que! O Brasil tem muito que melhorar, mas vaiaram a presidente por causa da corrupção? E os milhares de deputados, senadores, prefeitos, vereadores, promotores, juízes e servidores públicos, que corrompem e são corrompidos todos os dias? Humilharam a presidente diante do mundo para ficarem realizados do dever cívico cumprido? Acham que as vaias vão mudar as coisas? O povo que não vota consciente, arregaça as mangas e vai à luta pra fazer real diferença! Aos líderes que incitam os movimentos, sejam candidatos aos cargos políticos! Representem os brasileiros! Façam a mudança! Mesmo que diante da farta e morosa burocracia brasileira, conquistem pouco e sejam vaiados também, quem sabe de vaia em vaia se vai a algum lugar… Mostramos ao mundo que somos hospitaleiros… E mostramos como somos frágeis. Você costuma lavar a roupa suja enquanto recebe visita em sua casa? Mostrando aos seus convidados o que não lhes interessa? Os problemas do Brasil são dos brasileiros, vamos resolvê-los!

      • Miguel disse:

        Alexandre não sentido na sua colocação. A vaia foi pela situação do país, foi para o governo e o pt. Esse papo de corrupção não combatida, não combina com os desejos da sociedade que quer se ver livre dela. Então vem vc aqui pregar sobre corrupção em vez de combatê-la, vc usa a oportunidade e o argumento totalmente errado. Governo quando fala em corrupção deve ser sempre contra, nunca a favor como foi o mensalão.

      • Tomaz E.Robinson disse:

        Se o LULA, fez a festa quando conseguiu a indicação do Brasil para sediar a Copa, porque não compareceu em nenhum estádio, será que não tinha dinheiro para comprar o ingresso, uma vez que foi um evento para as Elites. Ou será que sabendo que seria hostilizado deixou a “bomba” só no colo da Dilma?

  2. Luiz Pinto Façanha disse:

    É sempre assim o PT como sempre dentro do partido fica a espera de um momento para fazer criticas a si mesmos. O Lula e alguns do PT agora vem dizer que a presidenta demorou em defende a Copa e que ela deveria ter assumido um discurso mais incisivo em defesa do evento. Dizer que o governo ficou acuado e tenta, agora, reverter o dano político que sofreu é muito fácil para quem foi emparedada com esses protestos NÃO VAI TER COPA uma coisa govardemente organizada para desestabilizar não só Copa mas o governo. Porque no auge dessa desordem toda que tomou conta do país o Lula e os que criticam a Dilma não assumiram também um discurso mais incisivo em defesa do evento. Pôôôrrraaa criticar é fácil o difícil é colaborar em conjunto para que as coisas caminhem para o sucesso. – Com a palavra quem hein?!

  3. E.Silva disse:

    A turma do não vai ter copa quebrou a cara! Disseram que iriam chacoalhar o país,mas quem realmente o fez, foi o bom acolhimento do povo brasileiro, e o bom reconhecimento dos estrangeiros.
    Quem estiver jogando contra, vai perder feio, pois o povo está deixando de ser bobo!

  4. Ewerton disse:

    O Brasil deveria ter outras prioridades se tinha grana pra fazer estádios pq não fizeram antes? e se tava sobrando tanto dinheiro assim pq não investiu em Faculdades, estradas, hospitais, segurança publica? construímos alguns elefantes brancos que ficarão sem a menor utilidade, dinheiro jogado fora e o povo continuará vivendo com as mesmas mazelas e tendo que pagar a conta! é isso que o PT ainda não entendeu, ninguem era contra a copa mas sim contra a falta de prioridades, e o povo não foi e nem estava incluído nelas.

  5. Alfredo Ribeiro disse:

    Rssssssssss…………….A presidente,Dilma,é merecedora de todo o respeito dos brasileiros.Quem não esta feliz, com ela no poder, que a detenha nas urnas,uma vez eleita pela maioria.nada pode ser feito, vós do povo vós de Deus.Só nos resta orar por ela,para que faço um segundo mandato,com qualidade, em todas areas.Tenho dito………….

    • Dado Duarte disse:

      Alfredo auto lá! Foi eleita pela maioria, quando a população estava adormecida e não haviam as manifestações. Agora o cenário mudou totalmente. As domésticas foram extintas, temos diaristas. Os médicos foram discriminados, trouxeram os cubanos que tb abandonam o posto. Afronta e crítica ao STF. Petrobras e Pasadena. Inflação, péssima saúde com copa gastando bilhões e uma gama de bolsa para manipular os de pouca renda, mas se esqueceram que muitos da classe média leem, daí o cenário mudou. Alguém vai ganhar a eleição, com certeza, não será o pt.

      • sergio lima disse:

        realmente concordo com você , na verdade o pt quer emobrecer todo mundo pra poder manipular todo mundo com bolsas familias , pois ai nunca mais s
        saem do poder , e o JOAQUIM Barbosa FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU PARA O povo BRASILEIRO

  6. ari busanello disse:

    A PRESIDENTE SÓ SE PREOCUPOU COM A COPA, AGORA QUEREMOS SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, COM OS MESMO PADRÃO FIFA, E UMA ECONOMIA FORTE, PORQUE NÃO PENSA QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO ESPERANDO ATENDIMENTO EM HOSPITAIS, PENSA QUE ESTA TUDO BEM.TEMOS QUE LEMBRAR QUE AS DIVIDAS QUE SOBRARAM DAS ESTRUTURAS TEM QUE SER PAGA.

  7. Pedro Eugenio Leite disse:

    Políticos serem vaiados em estádios já é um clássico nacional!
    A Copa foi um grande sucesso! E tudo funcionou, menos a seleção do Felipão.

    • Marcos disse:

      Olha só o petista Pedro. Se tá equivocado amigo, não se trata de político e sim da presidenta, isso é grave, ou seja, a insatisfação é geral.

  8. Daniel disse:

    Deu pena da Dilma, ela pode ser uma excelente pessoa, porem assim como nós brasileiros está em mãos de bandidos deste partido que sujou a nação com esta roubalheira toda, Agora o PT quer por força pressionar a Dilma e ganhar a eleição porém é tarde demais…..o POVO não aguenta mais ser apunhalado pelas costa, com tantas mentiras rolando por aí. Sinto muito Dilma.

  9. CARLOS Z disse:

    SÓ TENHO UMA PERGUNTA SOBRE A COPA:

    O QUE VAI MUDAR NA MINHA VIDA AQUI EM VARGEM GRANDE PAULISTA, EM DECORRÊNCIA DO LEGADO DA COPA?

  10. Luiz disse:

    Só não entendi a parte do “oposição errou nas críticas pessimistas” . Que oposição? Ela não tem nome? Aécio? Campos? Marina? Eu não vi nenhum destes fazendo críticas pessimistas. Vi apenas a imprensa (ou o Sr. Kennedy considera que a imprensa seja oposição ao governo? Neste caso se justifica uma lista negra não?) manifestando preocupação com as obras que o governo não entregou à tempo da copa (E que ainda não estão prontas, mesmo depois do fim do torneio), com a falta de infra-estrutura e outros problemas que o povo brasileiro superou e fez uma bela Copa do Mundo. Mas este não seria o verdadeiro papel da imprensa?

  11. gilvanea disse:

    é mesmo muito complicado ser um povo ignorante, esse desgoverno mostra que só precisa de 12 ministros para governar no entanto carrega 39 é muito desperdício com o dinheiro público, e a copa de novo, não para falar o que funcionou e porque, mas exaltar que tudo foi maravilhoso e deu certo, como se todos estivessem de pleno acordo, sempre querendo enrolar.

  12. Vitor disse:

    Não voto no PT,mas não posso deixar passar que Lula disse que Dilma seria a sua sucessora,logo,tudo de errado no governa,com ela,é culpa do Lula,que mais uma vez,usou alguém para se beneficiar,mesmo que esse alguém seja seu parente ou de seu partido.
    Ele não merece mais votos pois não mostra a cara nos piores momentos do país.
    Fazer propaganda no meio de seu partido não significa nada.
    O PT poderia ter ganho mais votos se Lula estivesse nos estádios recebendo vaias,ou assumindo que indicou alguém a presidência só por indicar.
    A culpa também é de seu estado de saúde,que não é o mesmo.

  13. Renato disse:

    Hoje não tenho dúvida. O PT fez muito mal ao País. Todas as ações foram tomadas para benefício próprio, nada foi efetivamente investido em fundamentos estruturais, tais como educação, saúde, infraestrutura e transporte. A idéia é perpetuação no poder via a falsa distribuição de renda que distribuição não tem nada. A inflação voltou, a dívida interna explodiu e tão divulgado pagamento da dívida externa também voltou. Sem contar as inúmeras falcatruas dos membros de seu quadro.

  14. Luciano Beregeno disse:

    Concordo em parte com o Luiz Ricardo, ao afirmar que Dilma ficou sozinha. Há uma certa letargia no PT em reagir aos ataques e se antecipar a eles. Quanto ao principal debate da eleição ser a Economia, me despindo das vestais de jornalista e me assumindo eleitor comum, vejo com ceticismo essa premência do tema sobre os desejos mais mundanos e imediatos do eleitor. Até podemos admitir que a Economia seja pauta de um eleitorado muito específico, porém, reduzido. O debate sobre economia não atinge as camadas mais baixas desse eleitorado. O digo pelo que observei ao longo dos últimos 20 anos cobrindo eleições e coordenando campanhas.

    • Guilherme disse:

      Luciano você pode até tirar suas vestes de jornalista e vestir o que lhe agrada, mas que o impacto da inflação e a economia vai lhe atingir isso é fato, atingirá todos. Até aquele ratinho esperto que fica lá, às vezes, incomodando vai ser atingido faça aí o seu fluxograma e veja na ponta do lápis se ele não vai ficar sem o queijo. Não ri não amigo, é sério. Quando doer em cima, embaixo já estará gritando.

  15. João Reinaldo disse:

    A organização da Copa do Mundo foi exemplar, ninguém pode falar nada e quem falou vai ter que engolir (as críticas anteriores foram politiqueiras), bateu até recordes internacionais: espera nos aeroportos, internet, celular, segurança, estádios etc.

  16. airton barbosa disse:

    A copa só deu certo, porque O governo com medo das previsões
    pessimistas ficou escondido , e a oposição quando viu que a
    coisa ia dar certo desapareceu.
    Que Bom ….

    • Nuno disse:

      Airton Barbosa TODO MUNDO VIU A DILMA TOMANDO VAIA NO ITAQUERÃO E NO MARACANÃ,como todo mundo viu a Dilma na TV UM DIA ANTES DA COPA, e DURANTE A COPA nas redes sociais TORCENDO E MANDANDO MENSAGENS PARA OS JOGADORES da seleção. Quem se escondeu FOI O PSDB, onde o governador Alckmin, SEQUER TEVE A CORAGEM de ir ao ITAQUERÃO que fica NO ESTADO DE SÃO PAULO, que ele É O GOVERNADOR.

  17. Galego disse:

    Até que não é dificil administrar. É só soltar o dinheiro necessário: necessário à construção dos estádios e ao caixa 2; entregar assuntos específicos a quem entende, como no caso dos aeroportos que foram privatizados e entregues a iniciativa privada; e colocar gente competente na administração geral, deixando os políticos de fora, como o ministro dos esportes que virou figura decorativa. E agora, como o povo que construiu os estádios mas não tinha dinheiro para pagar os ingressos caros da fifa, que depende de hospitais públicos, de escolas públicas, de segurança, vai ser beneficiado com o tal “legado da copa”.
    País rico é país sem analfabeto funcional.!!

  18. LUIZ CARLOS OLIVEIRA disse:

    NA MINHA MODESTA OPINIÃO, AS VAIAS NÃO SÃO SÓ PARA A PRESIDENTA, DILMA. MAS SIM, PARA TODO O PT, QUE DEFENDEU O MENSALÃO E ACUOU O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA!

    LUIZ CARLOS OLIVEIRA

  19. ALOISIO LOBO disse:

    Dilma fez o que caberia fazer. Deu condições a que o evento ocorresse da forma que ocorreu. Nada melhor como o tempo para dizer quem tem razão. A copa deu certo. foi isso que aconteceu. Para quem critica e criticou o evento, argumentando que o dinheiro poderia ser aplicado em áreas prioritárias, precisa aprender a pesquisar. Entrem no site da transparência e vejam quanto foi investido nos últimos quatro anos nas áreas prioritárias, como saúde e educação. Outra coisa que precisa ficar clara: o investimento do dinheiro público é totalmente planejado(orçamentos anuais e plurianuais) e segue lei específica (LDO). os investimentos nos estádios da copa, são privados (financiamento do BNDES, portanto, terão retorno).

    • Rogério disse:

      Não se doa dinheiro público sem fiscalização amigo Aloísio. Que papo é esse de LDO, site. Não se trata de aplicação e sim fiscalização, cobrança, resultados. Se vc for a um hospital federal e ver as pessoas nos corredores, daí vc chama a direção e ela diz que não tem recursos aí a culpa é de quem? Se o governo enviou então deveria, em auditorias, acusado quem recebeu e resolvido o problema. Agora vc vir aqui falar para pesquisar sobre algo que quem critica deveria ter fiscalizado e resolvido não né. Vá lá nos hospitais dizer que não tem dinheiro, porque tava na copa.

      • Nuno disse:

        Rogerio, “NÃO CONFUNDA” “EMPRESTIMOS DO GOVERNO FEDERAL COM DOAÇÕES”. A Dilma do PT “FINANCIOU A COPA EMPRESTANDO DINHEIRO AOS ESTADOS QUE DISPUTARAM COM OUTROS ESTADOS E GANHARAM O DIREITO DE SEDIAR A COPA”. Ao contrario dos governadores, como os do PSDB Alckmin, Beto Richa e Anastasia; PEGARAM EMPRESTIMOS DO GOVERNO FEDERAL, através do BNDES e terão que paga-los. QUEM DEU DINHEIRO PARA RICO, foi o governo do FHC, que criou o “PROER” “O BOLSA BANQUEIRO”, que deu dinheiro para os banqueiro e não emprestimos. Sobre os hospitais federais, não são diferentes dos daqui de São Paulo, onde os MEDICOS COM MEDO DO PCC, se recusam a ir atender na periferia; E BEM MELHOR QUE A SAUDE EM MINAS, onde os paciente têm que viajar para outros estados, porque não tem hospitais e o governo Aecio Neves do PSDB, foi ACUSADO DE DESVIO DE DINHEIRO DA SAUDE PARA O SANEAMENTO.

  20. Rogério disse:

    Poxa petista Nuno, vc leu e não entendeu e ainda não respondeu, tem nada de confundir não, pelo contrário vc divagou. É dinheiro público amigo, sendo empréstimo ou não, o repasse deve ser controlado, fiscalizado e aplicado no fim a que se destina, é isso que o povo espera do governante. O governo deve cobrar, porque é cobrado do povo, juntamente com o governo dos estados e municípios. Sem essa de se eximir da culpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-25 01:49:59