aki

cadastre-se aqui
aki
Política
13-12-2016, 21h52

PEC do Teto exigirá debate sobre lobbies e corporativismo

Placar menor no 2º turno no Senado da sinal de alerta para Temer
3

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

O placar de 53 votos a favor da PEC do Teto no Senado serve como um sinal de alerta para o governo Temer. Em duas semanas, houve uma piora no clima político.

A margem de segurança do governo caiu de 12 para apenas 4 votos para aprovar emendas constitucionais, que exigem 49 votos no Senado. Isso pode atrapalhar a tramitação da reforma da Previdência.

Mas é inegável que foi uma vitória importante do presidente Michel Temer. Ele aprovou a principal medida proposta pela equipe econômica para tentar equilibrar as contas públicas no médio e longo prazo.

A PEC do Teto vai exigir um debate maior sobre as prioridades do Orçamento da União, se o dinheiro será direcionado para políticas sociais e investimentos em infraestrutura ou para o atendimento de pedidos corporativistas e de lobbies empresariais.

*

Guerra federal

O projeto contra o abuso de autoridade, que voltou a ser priorizado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, tem boa chance de aprovação, porque há um incômodo político do PMDB e do governo com a delação de Cláudio Mello Filho, executivo da Odebrecht. O PMDB e o governo suspeitam que o Ministério Público vazou a delação de Melo Filho em retaliação àquela decisão do Supremo Tribunal Federal na semana passada que manteve Renan no comando do Senado.

A aprovação desse projeto funcionaria como uma resposta da classe política contra o que seriam excessos da Lava Jato. Mas, nessa briga, todos podem sair perdendo se o projeto contra abuso de autoridade, que tem qualidades e que atualizaria uma lei de 1965, for usado como uma forma de vingança.

Assista aos temas de hoje do “SBT Brasil':

Comentários
3
  1. Marco Túlio Castro disse:

    Enquanto isso a esquerda vai depredando edifícios, fechando ruas e fazendo baderna contra algo que não se deram ao trabalho de ler.
    Na verdade não precisam ler, eles têm guias espirituais que fazem isto para eles e indicam o caminho.

  2. Romanelli disse:

    Limitação dos gastos e abusos corporativistas (um projeto que deveria ter saído da ESQUERDA) e abuso de autoridade (um detalhe que até dotô Ulisses deixou passar), pra mim um progresso
    .
    ..mas não só isso ..agora tem o projeto que limita o teto do funcionalismo, impedindo que continue a existir entre nós os ditos marajás (a ver ainda) tb será um gde passo na direção de construirmos um país mais JUSTO
    .
    Qto a reforma da previdência ..igualar homens e mulheres é questão de JUSTIÇA ..o mesmo sobre recalibrar pensões, acumulo de benefícios ..qto aos demais condicionantes, idade de 65 e mais de 4 décadas de contribuição, aquilo me parece o BODE na sala que sinaliza por uma negociação
    .
    Agora, tendo feito o serviço sujo e estando denunciado, será q Temer aguenta muito tempo? ele que entrará pra história como um trairia decorativo que assumiu arrombando a porta dos fundos ? ..tomara q não ..DIRETAS JÁ !!

  3. Wellington Alves disse:

    Concordo que precisamos de leis claras de abuso de autoridade para conter os MOROZITOS por ai. Mas dessa forma, por pura vingança, não funciona. Mostra um desrespeito institucional. Só acho engraçado que, contra o PT, o vazamento não tinha problema. Agora tem, até Gilmar Mendes é a favor do anulamento. Quer dizer que as delações vazadas usadas contra petistas presos deveriam ser anuladas? Fale-me mais sobre isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-12-13 18:48:14