aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-10-2014, 10h01

Pesquisas são boas para Aécio, mas não tão ruins para Dilma

Empatados tecnicamente, PSDB tem 51% contra 49% do PT em votos válidos
82

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

As pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quinta são boas para o senador Aécio Neves, mas não são tão ruins para a presidente Dilma Rousseff. Nos dois institutos, Aécio teria 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma _empate técnico.

Os levantamentos são bons para Aécio porque confirmam o seu bom momento político, embalado pelo sentimento de mudança de cerca de 70% do eleitorado. As pesquisas mostram a arrancada do candidato do PSDB. Dão ânimo à campanha neste começo de segundo turno.

Aécio virou o jogo para chegar ao segundo turno. Está numericamente à frente da presidente neste começo da segunda etapa, apesar de empatados tecnicamente. É um feito para um candidato tucano desde a eleição de 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito contra José Serra.

Para Dilma, as pesquisas não são tão ruins porque havia uma expectativa no próprio PT de que a presidente poderia estar atrás de Aécio, mas fora da situação de empate técnico. Os números do Ibope e do Datafolha mostram que acontece, hoje, uma disputa acirrada.

Como o PT se concentrou em atacar Marina no primeiro turno e deixou Aécio num segundo plano, já está em curso uma bateria de ataques ao tucano. A diferença em relação ao primeiro turno é que Aécio tem o mesmo tempo de TV. Tem armas para revidar.

Portanto, quem fizer a melhor campanha de TV terá mais chance de vencer. Dilma lidera no segmento do eleitorado com renda familiar até dois salários mínimos. Acima dessa patamar, Aécio está à frente da petista.

No entanto, a liderança do tucano na faixa de 2 a 5 salários mínimos de renda familiar mensal é de 49% contra 42% _uma dianteira estreita. Uma parcela da nova classe C deverá decidir a eleição num país hoje dividido ao meio.

Comentários
82
  1. Luiz Mattos disse:

    Estou ansioso em ver a lavagem de roupa suja em debates, será que estas são as únicas armas que estes políticos tem para ganhar a opinião da população.
    Gostaria de ver um debate em alto nível que esclareça o que cada um vai fazer.
    Sei que nesse galinheiro só vai mudar as galinhas de lugar e continuar cacarejando o que promete mas sabe que não vai cumprir.
    Mais uma vez a população perde e o Brasil fica a Deus dará.

    • José Alberci da Conceição Braz disse:

      A verdadeira chance de mudança morreu no 1º turno: Marina, Luciana Genro, Eduardo Jorge, até o Levy Fidélix… Dilma e Aécio, são mais do mesmo!!!

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      OLHA A CRISE NO BRASIL AFETANDO A ALEMANHA E A CHINA.
      O pessimismo persistente das bolsas estrangeiras com o crescimento econômico na Alemanha e na China também pesou nos negócios. A Reuters revelou que o governo alemão vai cortar as projeções de crescimento para 2014/15 e publicou uma prévia apontando que o Produto Interno Bruto (PIB) da China deve ter tido no terceiro trimestre a menor expansão em mais de 5 anos.

    • julles disse:

      Mas IBOPE E DATA FOLHA ainda gozam de alguma credibilidade? Margem de erro de 95% e índice de confiança é 2%. Isso significa que dentre 100 levantamentos 95 dará outros resultados bem diferente desse. É vergonhoso ainda utilizarem esses institutos.

  2. Hermann Luiz Kolonovits disse:

    A mudança de rumo do Brasil tem que ir muito além das coisas miúdas que envolvem os comentários diários dos horários políticos . Existem assuntos muito mais sérios em jogo . A tomada dos ativos da Petrobraz pela Bolívia , da hidrelétrica no Equador , a construção do Porto em Cuba , a construção de estrada na Venezuela , a importação de médicos cubanos , na qual ocorre uma afronta aos direitos trabalhistas brasileiros quando o trabalhador ( médico) somente recebe uma migalha enquanto o governo cubano embolsa uma fortuna , a desconstrução de acordos comerciais com os países mais desenvolvidos .

    • Omas disse:

      Sem dúvida a discussão precisa ir muito mais longe. Começando da tradição privacionista do PSDB e a sua tendêcia a diminuir o tamanho do estado. Passa também pela independência do banco central e o efeito que isto fez em economias durante a crise que começou em 2008 no mundo. O debate deve considerar também o desmonte da educação pública e a demissão em massa no governo de Minas Gerais entre outras coisas.

      • Sergio Martins Fernandes disse:

        Tradição privacionista?!?!?! Talvez você deva jogar pela janela seu celular!!! e talvez com a privatização não passariamos a vergonha que aflige a maior empresa do país a Petrobrás, ou o Banco de Brasil que foi usada para abastecer o mensalão que condenou vários lideres do partido do governo, ou o correio, ou… ou…e se o governo atual que fala que investiu tanto em tudo porque estamos com um crescimento próximo de zero e inflação crescente mesmo com preços de combustível e energia represados… imagine quando soltarem essa represa. Cansei de mentiras.

        • Orlando Cardoso disse:

          O Brasil deve ao governo FHC imensa gratidão por nos ter livrado das garras petistas em algumas antigas estatais. O PT já não é partido político, mas sim organização criminosa e nos proporcionou a mais triste história de como não deve se cuidar da coisa pública.
          Enganou, mentiu e continua mentindo para os mais desinformados e para falar a verdade conseguiu enganar a muitos que são também informados.
          A cada eleição, Lula e sua turma buscam um tema para enganar a população e assim continuarem a utilizar dos bens e empresas públicas para proveito próprio.
          A lama em que estão metidos é estarrecedor pensar que ainda tem coragem de falar das privatizações, e mesmo assim eles também tem feito, mas deve ser diferente são concessões.
          Enfim, o Brasil conseguiu alguns avanços graças a estrutura e política montada nos governos Itamar e FHC. As empresas privatizadas desenvolveram bastante e proporcionou serviços, produtos e principalmente arrecadação para o tesouro.
          Um tesoureiro do PT está preso e outro está a caminho. PT dá nojo.

        • Paulo Cesar Diderot disse:

          Na mesma idade em que Dilma estava lutando contra a ditadura, sendo presa e torturada, Aecinho, com vinte e poucos anos, ganhou uma rádio de presente do Sarney. Poucos anos antes, aos 25, ganha seu primeiro emprego como DIRETOR da Caixa Econômica Federal, também do Sarney, quando seu titio, o Dornelles E o cara ainda quer fazer campanha falando em “MERITOCRACIA”. Sem comentários, só aqueles que são conduzidos pela Mídia acreditam nesse cara.

  3. willians disse:

    Vamos poder escolher entre um partido que se aparelha do estado pra roubar (entupindo os cargos públicos com gente da pior espécia a fim de saquear o que puder), e outro que vai entregar nosso patrimônio pra iniciativa privada poder explorar, no pior sentido da palavra, a fim de que paguemos valores altos por produtos e serviços de baixa qualidade (como telefonia, rodovias, “Controlar”, etc)

    • Joaquim disse:

      Willian, pense só um pouquinho.
      Se o PT teve 12 anos no poder com maioria esmagadora no congresso e não investigou a dita ” Privataria Tucana “, você não acha que esta passando da hora de tocar neste assunto.
      Outro tema para meditar: Se as privatizações foram tão ruins, por que estas não foram desfeitas em 12 anos de governo. Talvez porque elas rendam para o estado muito mais em impostos e em empregos gerados.
      Então meu amigo esta cantilena já cansou. O pais não nasceu com o PT e se o PT pode fazer alguma coisa é porque o pais estava saneado. Mas o partido que cantava ética, não teve a coragem de moralizar o pais. Preferiu aderir aos ” 300 picaretas ” conforme palavras do próprio Lula.

    • SILVIO LUIZ disse:

      NÃO SEI SE VC SABE, MAS CASO SE INFORMASSE PODERIA SABER, TELEFONE ERA COISA PRA RICO, CHEGOU A CUSTAR 10 MIL DOLARES EM ALGUMAS REGIÕES, VOCE PAGAVA UMA ASSINATURA FIXA, USANDO OU NÃO, A TARIFA ERA AQUELE PREÇO E ACABOU NÃO TINHA CONCORRENCIA, UMA PANE LEVAVA DIAS PARA SER REPARADA, A VALE DO RIO DOCE EMPREGAVA OU MELHOR PENDURAVA NO CABIDE 34.000 TRABALHADORES, HOJE EMPREGA 174.000 E AINDA RECOLHE 10 VEZES MAIS IMPOSTOS EM DOLARES DO QUE QUANDO ERA PUBLICA…NÃO VAI NA ONDA NÃO, PESQUISE PRIMEIRO..VEJA O CASO DA PETROBRÁS CASO FOSSE PRIVATIZADA PODERIAMOS TER UMA GASOLINA DE MUITO MELHOR QUALIDADE, COM PREÇOS BEM MENORES, E NENHUMA CORRUPÇÃO… PENSE NISSO

    • Amilton Deina disse:

      Sou a favor da privatização, porque se não tivessem privatizado empresas como a Vale do Rio Doce, hoje estaria quebrada igual está a Petrobrás que foi roubada pelo PT, as estatais só servem para desvios de dinheiro dos governantes para alimentar campanhas políticas milionárias.

  4. Rogrio Lopes disse:

    …Acrdido q quem votou na mudança,por mas, que não der o seu voto para a alternativa, no caso Aécio nao vai dar seu voto a a continuidade. Partindo do principio que o voto nulo pode sair caro ou seja, dar a posibilidade da continuidade. Voto em Aécio 45.

  5. Elizabete Gomes disse:

    Falam em ataques do PT como se Aécio não fizesse o mesmo. Essa história já deu, naõ existe santo em politico. Mas do que os “ataques” ao PT tão propagados pela mídia o que mais me preocupa é o ódio dos eleitores de Aécio contra os nordestinos. É um absurdo vermos médicos, pregando a castração quimica dos nordestinos que votam no PT. Incrivel acreditar que uma classe que deveria salvar vidas a atender a todos sem distinção de cor, religião, convicções politicas se comporte de uma maneira tão baixa. Se Aécio ganhar, não vai ser pelo desejo de renovação, vai ser movido pelo ódio ao PT. O que mais me revolta é que a mídia não dá o mesmo destaque para casos como esses. Médicos pregando o holocausto é inadmissível!!!

    • Janaina França disse:

      Você acredita que isso é mesmo verdade? Que médicos falaram em castração quimica dos nordestinos que votam no PT? Nunca! Não se engane!

      • silvio disse:

        Meu amigo, não se engane você. Esse tipo de coisa não é nova. Começou nos primórdios do Orkut, quando uma campanha maciça de ataque aos menos favorecidos foi iniciada por essa elite (e a nova também) que está aí agora com um discurso de discriminação e ódio ainda maior.

  6. Veronica Melo disse:

    Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, mesmo assim só associo Aécio a imagem do PSDB de FHC, onde o Nordeste estacionou, mesmo com um Nordestino como Vice.Vou votar em Dilma e espero Luciana Genro daqui a 4 anos, agora sem levantar bandeiras, afinal ela vai ser candidata do povo brasileiro.

  7. Mário disse:

    Tacalipau neles Dilma!!!
    Ow povo de memória curta…
    Na época desses tucanos, o salário girava em torno dos 60 dólares. Hoje com um salário acima dos 300 dolares, ainda não estão contentes.
    As crianças do nordeste comiam a palma cacto, pois não tinham o que comer; hoje comem arroz, feijão e carne e conseguiram adquirir dignidade.
    Eu e minhas filhas, estamos concluindo a universidade graças a Deus em primeiro lugar e aos programas do governo atual, FIES, PROUNI, SISU e o ciências sem fronteiras que tem batido recordes de alunos brasileiros estudando no exterior totalmente sustentados pelo governo federal. Um governo que não apenas matou a fome da população, mas vem ainda ensinando a pescar.
    Enfim, nós os pobres passamos a ser dignos…
    Tomara que volte mesmo essa escumalha de tucanos e que deixem mesmo esses ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, pra aprenderem…, pois como diz na Bíblia: “Toda nação é digna de seus governantes”
    Quando vejo os ricos e a mídia do lado dos tucanos… compreendo; mas não consigo compreender quando um bando de pobres assim como eu, querendo que volte essa gente que tanto mal fez a nós.
    Me perdoem pelo desabafo.

    • Carlos disse:

      Realmente memoria curta da populacao, quem acabou com o maior mal do Brasil, a inflacao, de forma segura e eficaz com o plano Real foi o PSDB, que mesmo em meio a uma crise internacional bastante severa desempenhou um otimo 1o. mandato, embora em decadencia no 2o. Portanto, fanatismos por partidos politicos deveria ser deixado de lado, como esta sendo feito pelas pessoas sensatas, visto que estamos enfrentando uma situacao emergencial em que um governo provou ser incompetente para gerenciar o pais, fazendo da mentira, corrupcao e impunidade a sua bandeira.

      • Fernando disse:

        Acho que se enganou Carlos , se é que quer dizer que o plano foi elaborado pelo FHC está enganado . Primeiro pq ele não era e nunca foi economista e sim sociólogo . Se é para dar méritos políticos a alguém estes deveriam ser dados ao presidente Itamar Franco , que não era do PSDB. Muito pelo contrário o FHC quase pois tudo a perder na condução deste plano quebrando o país três vezes , se não fosse o PT assumir o comando a vaca teria ido para o brejo . E depois o Ermínio Fraga futuro escolhido pelo Aécio para ser seu ministro da fazenda ,pegou a inflação com 7% e a deixou com 12% , atualmente está em 6.75%. Vamos dar o mérito para quem merece , o grande presidente Itamar Franco , que bancou e garantiu politicamente o plano .

        • Carlos disse:

          Pois e, Fernando, voce acha que eu me enganei, mas eu tenho certeza que foi voce quem cometeu o engano, eu nao escrevi que o FHC fez o plano Real, eu escrevi que o PSDB fez, FHC ocupava um cargo executivo e, como todo executivo, manda seus subordinados desenvolverem planos e os aprova ou nao. O proprio Itamar Franco disse que nem sabia do plano Real, acredito nele. No governo do FHC a economia mundial estava em crise, mas devido ao bom trabalho do PSDB, principalmente no 1o. mandato, o seu sucessor do PT pegou um pais saneado, se limitou a espinafrar o PSDB para se perpetuar no poder e o transformou no pais que esta hoje, inclusive manipulando numeros; quem acha que a economia, saude, habitacao, seguranca, educacao, corrupcao e outras areas chaves estao melhor nas maos do PT, um partido anti-democratico, vide postura dele diante do Mensalao e todas as outras corrupcoes com as quais ele e conivente, pois foram denunciadas pela oposicao, devia fazer um exame de conciencia, afinal partidos passam, mas o pais tem que encontrar seus verdadeiros caminhos para o desenvolvimento.

    • esad disse:

      faço das suas palavras as minhas…

    • Diego Duarte disse:

      Parabéns pelo comentário, essa também é minha história e de minha esposa, nos formamos graças ao PROUNI, e também me lembro muito bem da época do FHC onde quem podia comprar DANONE no supermercado era só o rico, onde os financiamentos bancários eram praticamente impossíveis a classe média ou aos pobres onde O DESEMPREGO ESTAVA NA FAIXA ACIMA DE 20% ou seja a cada 5 pessoas uma estava desempregada, infelizmente essa idéia que estão fortalecendo de dividir o país entre ricos (acham que são) e pobres perdemos todos.
      Sou paulista, #VOTO_Dilma_13 porque vejo o governo investindo em educação com programas como o PROUNI, Ciência sem fronteiras, PRONATEC, além do Bolsa Família que ao meu ver é uma obrigação do governo (olhar para os mais pobres), #VOTO_DILMA_13 por conta da criação do SIMPLES NACIONAL para pequenas empresas que me ajudou muito já que sou empresário…#VOTO_DILMA_13 porque aqui NO ESTADO DE SÃO PAULO só é possível alguém votar nos tucanos se não tem filho nas escolas estaduais SUCATEADAS pelo governo Geraldo Alckmin que acabaram com o ensino do estado mais rico do país, sem contar nos hospitais da USP e UNICAMP referências nacionais que estão fechando por falta de verbas, estão quebrados…educação nunca foi prioridade deles…sem contar é claro o PCC que dispensa comentários…#VOTO_DILMA_13 porque tenho duas filhas e quero prover a elas um país melhor e não uma conta bancária gorda simplesmente.

    • Evandro Leite disse:

      Imagine então o que poderia ser feito se não fossem tão corruPTos.

      • Antonio Carlos disse:

        Fico indignado com o povo brasileiro,infelizmente só sabemos olhar para o nosso rabo. O governo está robando mas quem se importa, o que importa é que estou melhor do que estive ontem, hipócritas, nunca vamos ser um país de primeiro mundo com o pensamento de gente como você.
        Precisamos de um governo sério, comprometido com a mudança, será que o Aécio é essa pessoa nao sabemos, mas entre a esperança e o medo fico com a esperança, vamos por um fim a esta fase de corru~pção que foi esse governo nos ultimos anos.

  8. Gesiel disse:

    Han, pesquisas… O “conceituado” desconhecido instituto de pesquisa “paraná pesquisas”, foi o primeiro instituto de pesquisa a divulgar a subida meteórica do Aécio. Não apareceu a pesquisa do “instituto São Paulo pesquisas”, mas apareceu as pesquisas dos institutos: Datafolha de São Paulo e IBOPE; mostrando que o Aécio que perdeu em Minas e no Rio, e levou uma tremenda sapatada no Nordeste; passou a Dilma; mas dentro da margem de erro, como faz QUESTÃO DE FRISAR OS EXPERIENTES “PESQUISEIROS”. Enfim, teremos até a eleição, mais 4 pesquisas, onde o Aécio deverá crescer em mais UMA, se acomodar em mais DUAS e ter A SUA VOTAÇÃO REAL QUE SERÁ MOSTRADA NAS URNAS, mostrada na ultima pesquisa, para os institutos Datafolha de São Paulo e IBOPE poderem dizer que as suas “quinta pesquisa”, estão próximas ao resultado das urnas.

  9. Giovanny disse:

    Vejam bem, estão preocupados com Petrobrás, esquecem que os bandidos estão na rua, bandidos com 15, 16 anos que não podem ser presos, esquecemos que o juiz dá uma sentença de 10 anos e o cara fica no máximo 2 anos presos, por que não defini logo que ele só ficará 2 anos? É uma palhaçada, projetos mesmo, nada. A Dilma ainda esta mostrando alguma coisa, por exemplo, a lei anticorrupção, se realmente for adiante vai melhorar um pouco, porque corrupção existe desde que me entendo de gente, só que alguns escondem, para ganhar votos, claro. Votarei em Dilma, na candidata, partido é estória para boi dormir. Vejam só os que resolveram apoiar Aécio, adversários históricos. É uma jogo de quem vai para lá comer fácil. Os candidatos e apoiadores mudam de partido como se muda de camisa. Parem e pensem.

  10. robson disse:

    é verdade que num tá ruim não, ESTÁ PÉSSIMA, acharam que porque colocaram 20% de frenteira nas pesquisas de 1º turno a boquinha ia continuar a mesma, quebraram a cara, AGORA É 45. AÉCIO PRESIDENTE DO BRASIL, resta um consolo, a dilma pode se canditar em cuba que certamente será bem votada, haja visto que suas melhores obras são em cuba.

  11. Paulo Jose da Rocha disse:

    Sr. Mário, sou Aécio, mas, reconheço que o Pt fez algo de bom pela nação sim. Dizer que não fez nada é falta de sabedoria. Mas, não justifica a tomada dos ativos da Petrobras pela Bolívia , da hidrelétrica no Equador , a construção do Porto em Cuba , a construção de estrada na Venezuela , a importação de médicos cubanos , na qual ocorre uma afronta aos direitos trabalhistas brasileiros quando o trabalhador ( médico) somente recebe uma migalha enquanto o governo cubano embolsa uma fortuna , a desconstrução de acordos comerciais com os países mais desenvolvidos, só porque fez coisas úteis á nossa nação. E preciso enxergas não somente as virtudes do PT, mas, os erros absurdos dentre ela o mensalão e os 10 bilhões de reais desviados conforme Policia Federal descobriu. Pense bem amigo.

    • Mário disse:

      Concordo em partes com seu comentário, pois não sou idiota ao ponto de achar que o PT é um partido de santos, porém você mencionou muito pouco as coisas boas que eles fizeram e prefere ver as ruins ou as mentiras que são colocadas pela oposição e a mídia rica em geral.
      Sou a favor deste governo porque pesei na balança as atitudes boas e ruins que eles fizeram, e as atitudes boas pra nós da classe baixa superaram e muito as ruins, e que na maioria essas “ruins”, atingiram as classes mais altas.
      Não precisa ser muito esperto pra isso visualizar, os números estão aí, é só comparar.
      Se quiser votar nesse afilhado do Sarney… a opinião é sua, porém eu prefiro ficar com a afilhada do Lula.
      Abs.

  12. JOSÉ HONÓRIO SILVA disse:

    SR.MÁRIO,TAMBÉM SOU NORDESTINO E VIM PARA SP COM 17 ANOS EM BUSCA DE ALGO MELHOR PARA MINHA VIDA.POIS BEM, ESTOU AQUI DESDE 79 E LUTEI MUITO PARA CHEGAR ONDE CHEGUEI(NÃO MUITA COISA,MAS,MUITO MAIS DO QUE TÍNHAMOS LÁ.INFELIZMENTE ESTE GOVERNO NADA MAIS FAZ DO QUE TIRAR DA PARTE QUE PRODUZ(SUL E SUDESTE)PRINCIPALMENTE,PARA DAR ESTAS MISÉRIAS QUE CHAMAM DE BOLSAS NÃO SEI LÁ DO QUE.TODO ANO VOU EM PERNAMBUCO E FICO OBSERVANDO QUANTAS PESSOAS TRABALHAM NA AGRICULTURA(COMO ERA quando eu estava lá_TE RESPONDO:NINGUEM LÁ QUER SABER DE TRABALHAR NA ROÇA,É SÓ SUGANDO ESSES MONTE DE BENEFÍCIOS DE SE TROCA POR VOTOS.ESTOU DE SACO CHEIO DE TRABALHAR 12 HORAS POR DIA,PAGAR IMPOSTO ABSURDOS E TENDO QUE ASSISTER ESTA IDIOTICE DE DIZEREM QUE HOJE O NORDESTE É TRATADO DIFERENTE.ORAS,ONDE O PT GANHA,AQUI EM SP – RJ – BH…ONDE SE PRODUZ RIQUEZAS E GERA MILHÕES DE EMPREGOS?OU AÍ NO NORDESTE ONDE A MAIORIA SÓ PENSA EM TOMAR CACHAÇA E FORROZEAR O ANO TODO.BASTA. TAMBÉM NÃO TENHO BOAS LEMBRANÇAS DE FHC,MAS, TUDO QUE VIER(ATÉ LEVI FIDELIS)SERÁ MUITO MELHOR QUE ESTE ZÉ POVINHO DO PT(BANDO DE CORRUPTOS E MENSALEIROS).DESCULPA TAMBÉM MEU DESABAFO.

    • Clovis Barros disse:

      Fazia tempos que não ia ao NE e mais particularmente ao agreste de PE. Na vila onde nasci nunca apareceu nem curandeiro imaginem um médico. Pois bem, semana passada estive lá. Primeiro fiquei impressionado com as estradas de primeiro mundo, internet nas casas e fazendas, as crianças sendo transportadas dignamente em ônibus modernos, luz em todos os lugares, agua em cisternas e poços artesianos. Voltando ao caso do médico, passei em frente a um pequeno prédio recentemente construido e perguntei do que se tratava. Ele me respondeu é um posto médico. Eu então completei mais tem médico? Ele me disse, sim há uma médica cubana atendendo a todos.
      Essa é a verdade que vi. Talvez isso explique os votos de Dilma por lá.

    • Mário disse:

      Sr. José Honório Silva;
      Primeiramente parabéns por ler e se preocupar com o nosso país, pois são poucos que isso faz.
      Porém não poderia de deixar de repudiar seu comentário… Pois sou filho de pai nordestino e de mãe paulistana, sou nascido na capital paulista, porém amo de coração aquele povo sofrido que são meus irmãos e tenho o maior prazer em trabalhar 12 horas por dia e saber que do fruto de meu trabalho também estou contribuindo em acabar com o sofrimento das criancinhas daquela região, que tanto padeciam com a fome, sede, pestes, desnutrição e que culpa nenhuma tinham se os pais gostavam de tomar cachaça e forrozear, como mencionou… aliás, que frase triste e muito mal colocada de sua parte em chamar o povo nordestino de vagabundos, e isso vindo de um próprio nordestino, como mencionou ser… digno de pena.
      Essa realmente é a idéia principal deste governo, repartir com os mais pobres as riquezas deste país. Agora se você não gosta de repartir com os necessitados, vá em frente, vote no PSDB mesmo, pois esta é a meta principal deles com certeza.
      Abs.

  13. J K disse:

    Parece que o governo tem sido ludibriado. O mesmo dispositivo que leva informação de interesse para o governante é o que usa de uma 2a. face para atacar o governo, O PT está sendo usado para o seu proprio desmonte.
    Vou fazer 2 suposições:
    1 – um elemento “X” interessado em maltratar o governo cria ou contrata um sistema para identificar “possiveis desafetos” do governo e passa a monitorar os alvos. Na lista é possivel incluir nomes que sejam alvo de “X” por qualquer motivo, mesmo que seja alguma espécie de vingança ou defesa. Para validar tais informações vale qualquer coisa, inclusive aquelas ligadas ao mundo da espionagem. Sabotagem do sistema, fraude na informação. A guerra é virtual !
    2 – Uma vez montada a estrutura o elemento “X” pode:
    a) “vender” a informação de aviso de quem são os oponentes do governo (vender ao governo) incluindo na lista os seus alvos pessoais;
    b) barganhar o apoio para o outro lado à fim de colher benfícios no futuro;
    c) dependendo da qualidade da informação, o governo acaba por tomar medidas que favoreccm a “X” mas que terminam muito custosas causando um desgaste enorme contra si mesmo.
    ESSA É A TAL DA GUERRA VIRTUAL.
    Se minha tese for minimamente correta, vamos levar uns 10 anos para entender e desvendar o processo.
    Acredito na ideia que o governo possa estar sendo mal orientado por esse tipo de pesquisa e vai acabar perdendo a eleição orientado por seu ajudante e algoz enquanto atende os seus interesses.
    Abram os olhos.

  14. benesaturnino disse:

    Não é sem motivo que o PT detonou o partido da Marina, não é sem motivo que o PT dizia preferir Aécio no segundo turno e de fato o colocou no segundo turno detonando a Marina que não tinha tempo na TV para se defender.
    E porque preferia Aécio no segundo turno?
    Porque o PSDB tem um passado no governo fácil de ser atacado e o próprio Aécio é muito frágil, não ganhou nada em Minas porque o Pimentel desnudou o governo do Aécio que foi amplamente protegido pela imprensa.
    Ainda há os que dizem que o PT em último caso pode usar a máxima: “perdido por um perdido por mil”, e se tem algo na manga do paletó muito grave poderá usá-lo para detonar os tucanos e isso não é difícil acontecer porque o PT é especialista em fazer dossiês.
    Será por isso que criaram o tal do ‘BANCO DE DADOS’ no uso do Cartão Corporativo levantando todo o período FHC? E porque os tucanos se calaram apesar do tamanho da barbaridade.
    Pessoalmente, eu sei que o Aécio, dos males, é o menor,mas infelizmente os tucanos também tem um telhado de vidro enorme e por isso durante toda a campanha no primeiro turno o que mais se ouvia é que “o PT é o sujo, falando do mal lavado”””.É verdade.

  15. Ana Maria de Souza disse:

    Ai povão devolve o poder para elite, ai vocês verão o que vai acontecer. Vai enfrente vote nesta fraude que é Aecio Neves. Minas vai de mal e pior.

  16. redes disse:

    Realmente a o povo precisa acordar e entender que devem votar na Dilma para que nossos filhos possam estudar , o nordeste continue recebendo ajuda do governo , que a Petrobrás continue nas maos do Brasil se o PSDB ganhar eles irão privatizar tudo petrobras, banco do brasil, caixa economica e ai acabou nunca mais voltaremos a ter respeito que estamos tendo hoje, pensem porque senão será tarde. É o nosso futuro que está em jogo o futuro do Brasil.

  17. Carlos disse:

    Obviamente, depois dos numeros que eles fabricaram no 1o. turno, os institutos de pesquisa provaram, mais uma vez, que nao merecem credibilidade alguma pois tentaram, atraves da antecipacao de numeros forjados, influenciar o psique dos eleitores em beneficio de determinadA candidatA. Como estrategia final, poderiamos esperar um Aecio na descendencia e a candidatA numa reacao espetacular nos ultimos dias que antecedem o 2o. turno da eleicao a fim de favorece-la. Na verdade a re-eleicao foi um equivoco do FHC, que permitiria a um bando de espertinhos, que viriam depois, se perpetuar no pUder por pelo menos 12 anos, algo nunca visto neste pais, porem estamos numa situacao emergencial em que qualquer candidato e melhor que o governo atual, cujo tem tendencias altamente anti-democraticas como se viu no caso do Mensalao e dos inumeros casos de corrupcao ja detectados. Os sensatos e os meio-sensatos votam em Aecio Neves, os outros vao continuar pagando para ver um filme repetido, com o desenrolar e final bastante previsiveis.

  18. Ana Maria de Souza disse:

    Vai povão vote nesta frande que é Aecio Neves, devolve o poder para elite brasileira e vocês verão, pois Minas Gerais vai de mal a pior, educação e segurante só estão na cartilha, porque na realidade não passam de enganação.

  19. josean disse:

    voto Aécio pra tirar esse pt corrupto do poder.

  20. Pasquale disse:

    O que está aí hoje roubando, quer dizer destruindo,quer dizer governando,quer dizer enganando que governa.
    Se assemelha a doença ruim,tem que ser extirpado para o bem geral do País.

  21. josean disse:

    Só em querer diminuir a maioridade penal e botar esses marginais que se dizem menores na cadeia, já faz Aécio merecer meu voto.Vamos todos votar Aécio para presidente.

    • MARIA disse:

      Josean, por acaso você pesquisou na internet o voto de Aécio senador, quando foi votada
      a pauta de maioridade penal? Pois é vai ter uma surpresa, ele se absteve do voto, não participou nem das discussões, embora presente na sessão. ficou em cima do muro como sempre.

  22. Helena/S.André SP disse:

    Voto em Dilma para o Brasil continuar crescendo pois não quero a volta do desemprego, da desvalorização do salário mínimo e do entreguismo de nossas estatais, principalmente da Petrobrás. O pré -sal é nosso e não vamos deixar os gringos botar a mão não.

  23. Antonio Matarazzo disse:

    Sou do interior de São Paulo e eu e minha familia votamos Dilma.

  24. L. Souza disse:

    Não precisa haver lavagem de roupa suja porque o PT já fez muito mais pelo Brasil do que qualquer outro partido. Porque diminuiu a miséria. Porque com miséria, mesmo que não seja a da gente, nada tem valor. Temos que todos nós nos dedicarmos a combater a miséria, sem ter medo, e então o resto vai ser consequência. Só por isso Dilma já merece se reeleger. Hoje, mais uma vez, presenciei uma mostra da melhoria da saúde pública, quando o meu massoterapeuta conseguiu marcar o mesmo exame pelo SUS que eu pela Unimax (Unimed), só que com uma diferença: o dele foi quase um mês ANTES! Todos temos que concordar, a Presidente mexeu com um antigo vespeiro do Brasil e espantou algumas abelhas, mas conseguiu chegar na colmeia. E a presidente merece parabéns, pois “só” por isso, já pode se considerar uma vencedora, e, se alguns não estão concordando, faz parte.

  25. Adilson disse:

    Não sei se é o governo estadual ou federal, mais eles estão acabando com um polo calçadista que é Nova Serrana em Minas Gerais com uma ondem de que as fabricas tem que troca seus maquinarios mais moderno e sendo assim mais caro vai fechar quase todas ou todas, quando tinha 12 anos comecei o meu primeiro emprego em uma Guarda Mirim em minha terra consegui manter minha familia e a mim mesmo com o aprendisagem se tem o que tem devido ao começo e o PT DO LULA foi lar e acabou com tudo mandando mais de 2 mil jovens para uma vida que não tem futuro algum, gostaria que o candidato possa pensar nas pessoas e familias que não quer esmola e sim uma condição digna

  26. Mario Moraes disse:

    Caro Kennedy, a pesquisa precisa ser boa para o povo e não para os políticos.
    Pesquisa para entender os anseios da população, e assim desenvolver projetos que atendam a um maior número de cidadãos, propiciando assim uma verdadeira inclusão social.
    Clamo por liberdade para os 56 milhões de escravizados pelo Bolsa Família. O pobre miserável precisa entender que seu voto vale muito mais que R$77,00. Muito mais que uma migalha de pão, é dever do Estado e de Governo, promover educação, saúde, segurança…
    Muito pior que a corrupção institucional generalizada, agora ou em breve, teremos o vírus Ebola batendo em nossas portas.
    Com a saúde pública falida, a fragilidade de nossas condutas de imigração, a falta de educação generalizada, o saneamento básico precário e com 56 milhões de pobres ou miseráveis… viveremos uma situação calamitosa sem precedentes!
    Que Deus continue sendo brasileiro e que não seja partidário dos políticos brasileiros!
    “Não sabem de nada, não viram nada, nada ouviram…”
    Cordialmente.

    • Clovis Barros disse:

      Paulo Roberto Costa é o grande programa e foi a salvação da lavoura do PSDB. Sem ele o que seria de Aécio? Cadê as obras e suas realizações Aécio? Se a Globo mostrasse 1% das falcatruas do Metro de São Paulo Dilma teria ganho disparado no primeiro turno.

  27. Paulo disse:

    incrível como o preconceito, o ódio estão tomando lugar de argumentos. Isso é desespero pela derrota anunciada? Por favor nos poupem de certos absurdos que temos ouvido e visto nos ultimos tempos. Associar Aécio ao novo, como salvador da pátria e imune a corrupção é um pouco demais. Não vejo na imprensa uma linha sequer nem uma reportagem sobre o escândalo do metrô de São Paulo, é proposital por estarmos em plena campanha presidencial? Corrupção é um mal que existe no mundo todo, a diferença é que alguns escondem e engavetam, e outros não prejudicam a investigação nem são coniventes. A memória de alguns parece ta meio curta, ou esqueceram do Proer? Da reeleição de FHC? Dos irmãos Mendonça de Barros e os escândalos durante a privatização? E do Sérgio Mota? Do Geraldo Brindeiro (engavetador geral da república)que não encaminhava uma unica investigação, engavetava todas? Do valor dom salário mínimo durante e ao final de 8 anos de governo FHC? O quanto ele deixou de inflação ao final de oito anos? O desemprego nas alturas, e que diziam que Lula não cumpriria com a promessa eleitoreira só que ele cumpriu. Diante de tudo isso sou DILMA 13 por mais justiça social e oportunidades para todos.

    • José Valente disse:

      O Lula cumpriu com todas as promessas, mas o preço que pagamos foi muito alto.
      Não é moral justificar as robaleiras do PT em função de que outras já fizeram o mesmo.
      As garras do PT cresceram demais e é preciso cortá-las. Se o próximo governo fizer o mesmo, cortamos as garras deles também.

  28. Julia disse:

    Sabe o que eu acho digno de nota Sr. Kennedy? É que quando a disputa fervia entre Dilma e Marina publicava-se que elas estavam empatadas tecnicamente e que Marina estava resistindo muito bem aos ataques da adversária (ai que dó da Marininha – vai – com as outras) e agora quando a parada é entre a Dilma e o Aécio privilegia-se a publicação de que o Aécio Never está numéricamente à frente, depooois é que se diz que se trata de um empate técnico.
    Aiai… Tá divertido!

  29. luiz disse:

    É uma pena que o PT tenha perdido a áurea de ‘bom moço’, mas mesmo agora, com essas divulgações dos desvios (que cá entre nós, só quem está governando no momento é quem sofre ataques. Se fosse o PSDB no governo…) eu fico a imaginar como o Aécio poderia fazer diferente se os mesmo que estão ao lado dele agora são os que governaram o País atrás e lá nós não tivemos um parâmetro do ‘corruptometro’ pois o engavetador-geral fazia e acontecia para não mostrar à sociedade a verdadeira face daquele governo. E olha que o pouco que ficamos sabendo já foi de arrepiar!!! Voto na Dilma e cobrerei mais e mais ações de fiscalização e punição dos desvio se ocorrerem. E ingenuamente torço para que esse ‘sufoco’ que ela esteja passando agora lhe abra os olhos para as tais alianças. Porque infelizmente ela ou o Aécio dependerão de um PP, PMDB, DEM, PR …

  30. Roberval Freire disse:

    Ontem vi na propaganda política a insistência do Aécio em se dizer-se neto do Tancredo, como se isso fosse um selo que qualidade. Parece outra edição do Collor “salvador”. Realmente o debate nao avança. E acho também que este Congresso (agora piorado com estas eleições) não quer um Brasil melhor mas um Brasil dos mais espertos, dos lobbystas!

  31. Leandro Silva disse:

    Para escolher o melhor governo é muito simples, basta pegar os gráficos comparativos do DIEESE, entre o governo PT e PSDB, não adianta nada ficarmos aqui falando…fulado roubou..beltrano não fez isso. Está escancarado nos gráficos que o governo do PSDB foi um retrocesso para o Brasil, taxa selic em torno de 26%, desemprego na casa de 34% ao ano, baixissimas exportações de produtos…não sou eu que estou falando isso , vejam os gráficos…não estou nem ai pros dois candidatos….só estou pensando na vida dos meus filhos. Por isso vou votar em algo concreto e não uma mera expectativa…então vou ter que votar na Dilma.

  32. CLEBERSON disse:

    Voto em Dilma para o Brasil continuar crescendo pois não quero a volta do desemprego, da desvalorização do salário mínimo e do entreguismo de nossas estatais, principalmente da Petrobrás. O pré -sal é nosso e não vamos deixar os gringos botar a mão não.

  33. Joao Paulo disse:

    Qual Governo foi melhor para o Brasil PT ou PSDB. Todos sabem a resposta e portanto nem preciso dizer o meu voto. O que mais me deixa indignado é a memoria curta do povo. Tentem lembrar um pouco da situação do Brasil a 12 anos atras e como estamos hoje no cenário mundial. Todos sabem que casa própria, carro, um simples computador era sonho. Pra começar nem estaria aqui fazendo meu comentário pois internet também era para poucos. De 12 anos pra cá 40 milhões de pessoas sairão da miséria, o Brasil não faz mais partes do mapa da fome. O Brasil é hoje a sétima maior economia mundial, temos baixos níveis de desemprego. Chega a ser covardia comparar com a gestão passada.

  34. João Alberto Afonso disse:

    O que me deixa abismado é o fato de que, mesmo provada toda a corrupção dentro da Petrobrás a partir do governo PT, ainda assim há que defenda a Dilma. Para esses fanáticos, não importa que essa cidadã, com mentiras, derrubou a Marina, essa sim, com princípios éticos e morais.

  35. Antonio Marcos disse:

    Querem mudança? Que mudança? Como o povo brasileiro, com exceção das novas gerações, tem mente curta! Estão entoando que o PT é o maior ladrão de todos os tempos e se esquecem do tempo em que o PSDB, capitaneado por FHC, governou este país. O que FHC e seu ministro da fazenda fizeram, apenas, foi, a duras custas,manter, apenas,a estabilidade da moeda, o Real e não da Economia, como um todo. E, diga-se de passagem, essa falsa estabilidade monetária deu-se a custas penosas para a maior parte dos trabalhadores brasileiros, com o aumento do desemprego, salários estagnados, funcionalismo público jogado às minguas, com exceçãodas carreiras de Estado, salário mínimo defasado (só reajustado no limite da inflação), venda de quase todo o patrimônio público para os estrangeiros, a preço de banana, quase quebra do Plano Real em 1999, como confessou alguns anos depois o próprio FHC,compra de votos para aprovação da reeleição (há provas relatadas e confissões de vários deputados),entre outras coisas mais. Não falo aqui do escândalo de corrupção do metrô de São Paulo, bilhoes de reais, abafados pelo PSDB e aliados. Então, é essa a mudança que desejam? Minha conclusão: PSDB roubou e rouba tanto quanto o PT, se duvidar, até mais, porém engavetam e encobrem todas as suas falcatruas. E pelo jeito a maior parte dos brasileiros deseja que esses senhores voltem novamente ao poder. Só me resta dizer: Que Deus nos abençoe pelos próximos quatro anos!!!

  36. CLEITON MENDES disse:

    Pesquisas não dizem nada! Aécio provavelmente já está a 10 pontos na frente de Dilma, basta dar uma olhada ao redor, ninguém acredita mais no Ibope e Datafolha!

  37. Francisco disse:

    O PT sabe que já perdeu, só está esperneando. Com tanta corrupção não tem jeito. Ninguém consegue enganar tantos por muito tempo. O povo brasileiro não é tão burro assim e sabe quando estão metendo a mão no seu bolso.
    Esse João Vaccari Neto é raposa velha, fez a mesma coisa no caso Bancoop, estaria na cadeia se tivéssemos mais Joaquims Barbosas no país.

  38. Carlos disse:

    Pelos comentarios “deles” podemos perceber que estao tentando estabelecer uma luta de classes no pais, quando menosprezam a inteligencia alheia postando que o pt governa para os pobres enquanto o psdb governa para os ricos, mesmo tendo o psdb criado o plano Real que beneficiou pobres e ricos, pelo raciocionio equivocado que eles propositadamente transmitem, a maioria da populacao teria obrigacao de votar no pt, desde que e composta de pobres, mas deveriam, ao inves de tentarem confundir mentes mal informadas, se perguntar, por exemplo, porque a os valores de compra e aluguel de imoveis, estagnados com o psdb, aumentaram 600% no governo do pt, este parametro da habitacao e um dos mais paupaveis para se medir o empobrecimento de uma populacao, nao a compra de danoninho em supermercado, e seria mais que conveniente ainda indagar porque aqueles politicos que eles postam como “trabalhando tanto para os pobres” tiveram aumentos incalculaveis em seus reais patrimonios enquanto no poder, portanto este discurso de pobres X ricos esta com o prazo de validade ha muito vencido.

  39. Edson Santiago disse:

    Infelizmente deixaram José Dirceu fora de combate, um homem que estava tentando consertar o Brasil, afinal para aprovar as melhorias ele tinha que comprar alguns deputados e senadores, porem infelizmente o que vale aqui é a politica do quanto pior melhor, então alguns maus intencionados percebendo que ele seria o futuro presidente(sucessor de Lula) trataram de denunciar-lo por práticas que todos fazem, e para completar vem um Joaquim Barbosa do auto da sua demagogia e hipocrisia, sercense e aplica pena alta, ele deveria ser patriota e reconhecer quem é JOSÉ DIRCEU para o Brasil.

  40. João Carlos disse:

    Concordo que o AÉCIO não é perfeito…alias inexiste perfeição no ser humano,imaginem em politicos …mas para o BRASIL, retirar o atual governo é questão de bom senso . Uma troca sempre é necessaria ,principalmente na politica a nivel de PRESIDENTE ,para não se tornar uma ditadura com os vicios,desvios abusivos de verbas etc., que repercutem em toda a sociedade .
    Eternizar alguem ou partido no poder máximo de uma nação é algo que inexoravelmente levara o país a submissão alienatória,estagnando o processo evolutivo e destruindo este país maravilhoso em que ora vivemos BRASIL .
    Eu tento fazer a minha parte ….
    Sou literalmente contra reeleição em todos os niveis .

  41. edevaldo disse:

    Se Aecio foi tão bom governador em Minas Gerais, como pode ter perdido para a Dilma lá, alguma coisa esta errado. Eu sei que existe muitas coisas ruins no governo PT, porém não podemos deixar de negar que ouve um avanço em relação a população de baixa renda, Eu mesmo depois de tentar fazer uma faculdade quando jovem tive que parar pois não tinha condições financeiras de continuar pagando as mensalidades. Hoje porém já consegui fazer 2 faculdades e um curso de complementação pedagógica, tenho o meu próprio emprego, então voto na Dilma.

  42. Edgardo U F Piriz disse:

    Com esses candidatos não vai haver mudança nenhuma…ou segue igual ou haverá até um retrocesso. Ninguém merece!!!

  43. J K disse:

    Meus pressentimentos são os piores. Não que eu seja contra aecio. Tampouco contra dilma. O que acontece é que dado os “assistentes” que o pt inocentemente admitiu ajudarem em sua campanha, parece que estão, na verdade, trabalhando para quebrar o partido e levar a oposição ao planalto. Assopra e morde.
    Em caso de êxito, como sempre, a fatura vai ser cobrada, dessa vez talvez não em forma de propina, mas em PODER. Influências do mal se instalarão no poder central aumentando sua área de influência que já não parece pequena. O aspecto será de austeridade mas a corrosão se dará no coração do sistema.
    Acordem partidos. Prestem atenção em quem voces tem nos seus quadros. Vejam com quem andam. Ao pt eu digo:cuidado, seus melhores amigos podem estar enganando seus pares, prometendo poder em troca de ter acesso imediato às decisoes, usando da boa-fé misturada com a ganancia de seus membros de alcançar a vida eterna no partido e com isso levando dados incorretos para desfigurar o entendimento da situaçao que resulta em tomada de açoes erradas.
    Ao psdb , cuidado também: o que vos parece parceria pode virar chantagem depois.
    O melhor é que cada um faça uma campanha propositiva. Mostre-nos como enxergam os problemas e quais possiveis soluçoes.
    Diga-me com quem andas que eu te direi quem és.

  44. neusa barbosa disse:

    lamentável tudo que está acontecendo no Brasil. Tivemos tudo para dar certo com “diretas já” e o povo preferiu o “presidencialismo”. Lamentável os que criticam o governo do Lula e Dilma e esquecem que o FHC foi o criador do “fator previdenciário”, ou seja, “encurtar o salários dos aposentados, que um dia qualquer u, de vocês chegarão lá, e também o criador do pedágio em 1999, obrigando o brasileiro a trabalhar mais. fora as outras irregularidades também praticadas pelo mesmo e seus assesclas. No pior de tudo, ainda fico com a Dilma.

  45. Robson disse:

    Algumas observações. O Governo do FHC reduziu a inflação no Brasil , que é o maior imposto para o trabalhador. O PT foi irresponsável perdendo o controle da inflação. Embora falam em 6,5%, a inflaçao real é muito maior.
    No governo Lula por duas vezes foi vetado o fim do fator previdenciário, que rouba descaradamente dos aposentados que começaram a trabalhar cedo. A Dilma também não quis discutir o assunto e vai pagar caro.
    A tabela do imposto de renda, desde o plano Real está defasada em mais de 60%, pois a correção não é pela inflação, é tabelada, outro roubo que o governo atual não corrige.
    Algumas discussões falam das privatizações. Eu sou do tempo que telefone era o preço de um carro usado. Algumas privatizações são viáveis, pois o governo não consegue administrar quase nada.
    Votei no primeiro mandato do Lula, acreditando que o partido tinha ética e iria governar para os trabalhadores. Foi engano, para mim que sou assalariado, só sou explorado para pagar a conta de quem não trabalha.
    Outra coisa, além dos escândalos, durante esses 12 anos de governo não foi feita nenhuma reforma que tornasse o país competitivo. É um país burocrático e com alta carga tributária.
    Mais uma, a política externa do Brasil é desatrosa. Puxa-saco dos bolivarianos, quando deveria estar integrado com os países desenvolvidos.
    O PSDB pode não ser as mil maravilhas, para PT nunca mais.

  46. douglas disse:

    A presidente Dilma é honesta e merece meu voto e da minha familia porque entendemos que se não fosse tudo estava em baixo do tapete como fazia o PSDB. se querem acabar com a corrupção o PT deve continuar, lá não existe brindeiros.

  47. walasson disse:

    a força que o Brasil precisa chamou ae ae ae aécio e vou tenho certeza se ele for eleito ele muda o Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-24 12:18:54