PF informa à pasta da Justiça que Calero gravou Temer, Geddel e Padilha
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
O Ministério da Justiça recebeu da Polícia Federal a informação de que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero entregou ao órgão gravações de conversas com o presidente Michel Temer e os ministros Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Um auxiliar de Padilha também teria sido gravado.
O depoimento de Calero à PF levou a crise que envolvia o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria) para o gabinete presidencial. O ex-ministro da Cultura disse que se sentiu “enquadrado” por Temer devido à sugestão de remeter à AGU (Advocacia Geral da União) a decisão sobre a licença do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para um empreendimento imobiliário. Segundo Calero, Temer ficou ao lado do ministro da Secretaria de Governo.
Geddel queria a liberação da construção de 30 andares numa área histórica de Salvador. Calero defendia a posição que autorizava a construção de 13 pavimentos.
Quem conversou com Temer ouviu o seguinte: ele teria sugerido o envio do caso à AGU depois de Calero ter dito que não tomaria uma decisão. Segundo essa argumentação, quando há embates entre ministérios e órgãos do governo a respeito de uma política pública ou de uma autorização federal, é natural que se peça um posicionamento à AGU.
A oposição já ensaia uma articulação para pedir o impeachment de Temer. Aliados defenderam o presidente, sustentando que ele não pressionou Calero e não tem o hábito de agir assim.
Ouça o comentário feito na rádio CBN às 21:33:
“A oposição já ensaia uma articulação para pedir o impeachment de Temer.” Pergunto: e existe oposição? Temer tem um rolo compressor no congresso. Pode fazer o que quiser. Quando quiser e como desejar. Não acontecerá absolutamente nada.
Cláusula, discordo de você, não devemos nos acovardar. Se derrubamos a Dilma sem a lá estar condenada por um crime, porque não vamos tirar essa quadrilha de lá. Eles têm de estar juntos com o Cabral em Bangú.
Povo na rua já… Temer, vamos te derrubar!!
brasileiro, vai sonhando, voces junto com eles derubaram a Dilma porque ela é honesta, digna não cedeu, não fez acordos com a corja,não tem histórico de malandragem, agora coxarada vão pra rua só vão gastar saliva e sola de sapato TROUXA
Vamos pra Paulista!!! Vamos pra Paulista!!! Vamos pra Paulista!!!
O Cunha também “era” intocável… está cada vez mais óbvio de que o Nosso Brasil é vítima de golpes e mais golpes. Ou a coisa muda ou haverá uma guerra civil e ranger de dentes…
sabem de nada, inocentes! O congresso corrupto come na mão do Temer.
o psdb quer eleições indiretas e vai votar tranquilamente o impeachment do temeroso. A oposição e uma parte dos “apoiadores” do governo vão se juntar e o temer cai. Mas só no ano que vem, para que se cumpra a lei das eleições indiretas.
Rolo compressor? de traíras e corruptos? lembra do Cunha na hora H só ficaram 10. Nada como um dia após outro ou um fato após outro desse governo golpista.
verdade!!! em qualquer país sério do mundo essa denúncia seria motivo para abertura de processo de impeachment para o presidente de explicar.
em qualquer país sério do mundo sociedade/imprensa ficariam em cima até que fosse aberto processo de impeachment e o parlamento certamente abriria.
mas como no Brasil, com raras exceções, nenhum dos 3 (sociedade/imprensa/parlamento) é sério, não sei o que vai acontecer . . .
A pergunta que não quer calar, é: Quanto estamos pagando, para que o GOLPISTA tenha em sua mão esse rolo compressor?
Sinceramente caro Claus Casto, teoricamente o Temer tem maioria, mas o seu partido PMDB, é composto por “ciganos”; sempre faltou lisura, tanto isso é fato, que nunca elegeram um presidente no VOTO, são oportunistas; aproveitam se da situação…A criatura Geddel, é a maior prova da situação em que se encontra o temer, nada pode sem conchavos,são fatos. Tentaram salvar o oportunista confesso; mas o “índio juruna calero” gravou a conversa.O maior interesse neste momento, dos “cabeças de partidos”, é salvar os envolvidos em CAIXA DOIS, que são a maioria, com Renan e Jucá, correndo por fora.
Aquela velha música nunca esteve tão atual: se gritar pega ladrão não fica um…
Pior desculpa possível de Temer: afinal, como se “arbitra” um conflito entre ministros, em que um quer violar a lei e outro quer mantê-la?
melhor comentário
Como pode alguém que “representa” o povo estar preocupado que saibam o que fala durante suas “atividades profissionais”?
Divulgação de gravação pessoal íntima, ferindo sua moral, sua dignidade individual, seria outra coisa. Quem faz isso tem que responder criminalmente pelo dano que causar. Agora gravar alguém que ocupa cargo público, “COMETENDO CRIME”, quem tem que se explicar não é quem gravou, e sim quem cometeu o crime.
Foi o caso Dilma/Lula, é o caso agora das gravações do Calero.
Não acho que deva haver “cidadão especial”, pelo cargo que ocupa. A pessoa não “é” ela apenas “está” no cargo, portanto o cargo não faz parte dela, é provisório, temporário. Ninguém é Deus, é apenas um ser humano como qualquer outro, só que naquele momento está ocupando um “cargo” – e tem que cumprir normas, obrigações, algumas puníveis criminalmente se não seguirem o estabelecido pela lei. É hipocrisia alguém ser pego em crime e ainda quem está errado é quem descobriu o crime!
A República Golpista está com seus dias contados.
Apurando o ouvido aqui pra ver se ouço algum vizinho meu batendo panela. Também tô olhando pela janela e não vejo nenhuma passeata aqui na L2 Sul, em Brasília. Nenhum carro passou fazendo buzinaço até agora. E também não tem nenhum colega meu protestando no Facebook…
Depois dos sucessivos golpes contra a república que experimentamos nos últimos 14 anos e do que fizeram na Petrobras, essa história do Iphan é coisa de parquinho infantil.
“A sua corrupção é pior do que a minha”. Sério mesmo que seu argumento é esse?
Infantil é ter achado que a Dilma era o problema…. Agora você vê a extensão do buraco.
esta crise pode definir realmente um impeachment de temer, mas calero é tucano, não seria um cavalo de tróia plantado no ministério?
Calero é filiado ao PMDB. No depoimento dele à PF ele inclusive cita isso.
A casa caiu………
Diz o “presidente”: “…quando há embates entre ministérios e órgãos do governo a respeito de uma política pública…”
Que “política pública”? Que embate entre Ministros?
O interesse foi pessoal e econômico de um indivíduo que, por acaso e azar nosso, está ministro. Não há embate entre Ministros; há trafico de influência; advocacia administrativa; há crime.
Falta vergonha.
Interessante! Os VERMES estão unidos na alegria e na tristeza.
Para quem deu um golpe o que é um peido? Tudo isso não passa de normalidade para esses ratos.
Espero que a gravação seja apresentada a mídia nacional. É preciso mostrar mais ainda a população o quanto é podre a classe política brasileira. CADÊ O MOVIMENTO BRASIL LIVRE? CADÊ OS AUTORES DO IMPEACHMENT? CADÊ A OAB? É preciso limpar o Brasil dessa CASTA política podre que tomou posse do país. Desejo punição a todos independente do partido político.
Não era um triplex, era um tridiálogo.
kd os rapazes do mbl,;;;;nois vamos junto com a uni botar esses golpista para fora
prezados: o processo de impeachment demorou 9 meses (uma gestação) e pode até não ter parido uma alma gêmea, mas trocou 6 por meia dúzia.
Essa de oposição foi boa.A pergunta é: cadê a oposição? Esse Presidente conspirador colocou o congresso no bolso e continua fazendo em troca de jantares e sabe se lá mais o que.Somente um fato novo – e tomara que as delações em vista o traga – o fará apear do poder que ele usurpou da forma mais descarada.
Eleições Diretas Já!!!!
A bandidada da quadrilha do Lula, quando começou a perder as rédeas, foi chamada por ele de “aloprados”: nunca tinham comido melado e por isso estavam se lambuzando!
A bandidada do Temer está sendo chamada de “desesperados”: já não dormem mais, só pensando na Lava Jato!
Conclusão: Foi realmente uma troca de 6 por meia dúzia – uma troca de quadrilhas no comando!
obs: RENAN CALHEIROS E ROMERO JUCÁ, NAS DUAS QUADRILHAS!
Penso que deveria fazer um programa de humor com vocês que pediram o impeachment…
Coxinha, saibam, vocês ajudaram a colocar esse bando que esta acabando com o Brasil e estão apoiando um juiz que trabalha para a cia.
Respeite o juiz Moro, cara, não é fácil querer combater a corrupção quando a maioria dos políticos, governantes e grande parcela da população é formada por corruptos, ladrões, bandidos da pior espécie!
povo não tem memória mesmo…acha normal e natural que michel e seus assseclas põe e dispõe medidas autoritárias e que a corrupção continue, que diga rodrigo maia!
cadê os paneleiros contra a corrupção?
A desculpa de Temer e do Palácio tem um grande furo, a competência da AGU se dá quando há conflito de interpretação de Lei entre órgãos do governo federal no que diz respeito à alguma política pública, porém, nesse lamentável caso, de mistura do público com o privado, há apenas a decisão de um órgão do governo federal, o IPHAN, a posição de interesse pessoal do Ministro Gedel não é a posição de um órgão federal e muito menos de uma política pública, mas sim simplesmente a defesa de um interesse pessoal enquanto servidor público, e isso está devidamente tipicado no código penal como advocacia administrativa.
E o Calero não teria nada demais a gravar se não fosse o comportamento dos políticos do PMDB…
Onde está Janaína musa do impeachment? Tirou férias?
Onde está o japinha do Vem Pra Rua?Já viajou para ver a posse do Trump?
Duas perguntas
1. Quem tem de aprovar projetos e expedir licenças de obra?
As autoridades municipais;
O Presidene do Supremo;
O Papa?
2. É normal é legal gravar uma conversa com um Presidente da República?
1 Existem varias instancias, municipais, estaduais e nacionais, ambientais e culturais para liberação ou não de obras. QUando se há duvida, recorre-se ao orgão superior, exatamente como na justiça.
2 Ué, agora gravação de presidente é proibido? Antes não era?
Não vem ao caso quem aprova a licença da obra, não é disso que se trata. Essa estória, aliás, já deixou de ser sobre a obra em Salvador. Gravar algo de forma dissimulada para se defender é algo válido, até jurisprudência do STF aceita.
Para mim, tá muito claro que esse empreendimento pertence ao Ministro, tamanho quantidade de interesses e de parentes e aliados envolvidos na obtenção da liberação.
O tal Marcelo não foi pressionado para liberar nada, apenas cumprir o regimento e enviar o embrólho para AGU -Advocacia Geral da União a qual seria o órgão adequado para tal embate.
Não existe embate: o Iphan da Bahia liberou, o de Brasília, superior hierárquico, vetou. Acabou. Incomodados fossem à Justiça, pois não existe recurso à AGU da negativa do Iphan nacional, se houvesse Geddel recorreria sem precisar passar pelo Calero. Não havia contestação oficial de nenhum órgão que justificasse a intermediação da AGU. Só pressão ilegítima e ilegal do Geddel.
A AGU só pode ser chamada a arbitrar quando dois órgãos do Governo Federal têm interpretações diferentes. No caso atual, isso não existe: não há dois órgãos em posições conflitantes. Há um órgão (o IPHAN) que tem uma posição e um ministro atuando por interesses particulares.
Não havia embate, e sim pressão, pois o Geddel não tinha autoridade, incumbência legal, nem competência funcional para se imiscuir no assunto, mas, ainda se tivesse, deveria se declarar impedido de agir por ter interesse pessoal no assunto.
Pau que dá em Francisco tem que dá em Chico. Se houve a gravação, prova o crime de responsabilidade. O impeachment de Dilmar já estava quase morto quando a gravação ilegal do Moro o fez ressuscitar, espero que está gravação também permita que o impeachment do senhor Temer também ressuscite, lembra do Marco Aurélio? Agora será que aqueles que vestiam verde, azul e amarelo e que pediam o impeachment da presidente Dilma, por horror a corrupção, irão às ruas? ou será que foram apenas incomodados pelo bolsa família?
Onde estão os cochinhas batedores de panela agora?
Kennedy a ilegalidade da conduta do presidente e do Geddel é patente, em razão dos princípios que regem a administração pública, de que o agente público só pode agir de acordo com a lei, a legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Logo, agindo de forma contrária a lei, tanto por ausência de competência ou designação funcional para a área, quanto por ter interesse pessoal no caso, o ministro Geddel deveria responde processo administrativo e penal por advocacia administrativa, sem prejuízo de apuração da origem do patrimônio adquirido no empreendimento e das relações com os investidores. A ação do presidente é muito suspeita também, já que não havendo competencia do Min. Geddel, não havia conflito
O brasileiro e engracado, basta surgir um fato novo e todos esquecem o anterior, na noite de quarta para quinta foi aprovado a repatriação dos dolar do esterior de uma forma noticiada na imprensa e na quinta feira o progeto foi para a camara dos deputados diferente do aprovado no senado, ninguem falor desse pequeno “equivoço”, a parentada corrupta dos politiços agora podem legalizar o dinheiro de propina levado para o exterior, bom né.
trafico de infruencia e corrupoção e marca registrada do PMDB e PSDB a muitos anos, o PT entrou na onda, o PP e demais partidos da base aliada esta ate o pescoço nesse mar de lama, pois se venderam a quem pagou mais, todos corruptos e sem o minimo de respeito ao povo brasileiro.
como dizia cazuza a “burguesia fede”.
Infelizmente um consórcio entre monopólio da mídia, setores do judiciário, MP, PF, oposição golpista e FEBRABAM/FIESP levaram milhares de incautos pra rua, iludidos com a falsa promessa de que a Dilma era responsável pela crise do país e pela corrupção. A crise nunca foi tão profunda e a corrupçao Governa o país, cujo chefe é o TEMER.
Quando será que vamos ter sossego neste pais? tá difícil com um escandalo apos o outro.
Agora é a vez do Temer/ temer.
Quanta ingenuidade!!!!
Kenndey, afinal, a gravação existe da conversa com Temer existe ou não?
O Ex Ministro da cultura, está certíssimo, no meio de uma GUANGUE, tem de gravar tudo mesmo, para se proteger e mostrar ao Brasil a podridão desses canalhas.
Só faltava a imprensa marrom endossar o coro dos bandidos para desacreditar e desmoralizar o Diplomata.