aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-04-2016, 21h35

Placar da comissão sinaliza jogo duro no plenário

Governo chega vivo à reta final; oposição cria fato político
29

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O placar de 38 a 27 na comissão especial é um indicador de que será dura a batalha do impeachment na votação no plenário da Câmara. Não é recomendável fazer uma projeção para o plenário levando em conta a proporção do resultado na comissão, porque a negociação por votos será ainda mais fragmentada.

No entanto, é inegável que o governo chega vivo à reta final dessa guerra. Também será um erro subestimar o peso político da vitória da oposição na comissão. Ela criou um fato favorável à sua estratégia, aprovando o relatório de Jovair Arantes (PTB-GO). A possibilidade de impeachment não está enterrada.

No final das contas, os dois lados reuniram apoios relevantes. O governo obteve um voto a menos do que contabilizava. A oposição atingiu a marca que julgava realista.

*

Confronto de mapas

Para o confronto em plenário, o governo estima ter o apoio de 206 ou 207 deputados, incluindo eventuais ausências. É uma margem estreita

A oposição acredita que tem cerca de 315 parlamentares a favor do impeachment. Alguns membros dizem que já estão perto de obter 342 votos, que são os dois terços necessários para autorizar a abertura de processo de impedimento contra a presidente.

Mas não há segurança para cravar um resultado porque um grupo de 50 a 60 deputados continua a negociar com os dois lados. E ainda há fatores que poderão influenciar até o dia da votação, prevista para domingo. Exemplos: o peso dos atos políticos da cada lado, novos lances da Lava Jato e equívocos como a divulgação de um áudio no qual Michel Temer falava como se Dilma já tivesse caído.

*

Erro político

O vice-presidente da República disse que cometeu um engano, que gravou um discurso que seria transcrito e trabalhado pela assessoria. Ele afirmou que o usaria na eventualidade de a abertura de um processo de impeachment ser aprovada pela Câmara.

Temer admite que foi um erro político porque transmite a imagem de quem está conspirando _de quem se sentou na cadeira de presidente antes da hora. É uma mensagem que faz acenos ao mercado financeiro e para a área social, dizendo que manterá programas do PT.

Mas é um episódio que traz mais desgaste a Temer do que a Dilma.

Assista às participações no “Jornal do SBT”:

*

Comentários
29
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, o governo já perdeu; não há como reverter este placar, na câmara, teremos o público de testemunhas; serão pressionados a aprovar, o afastamento da dilma.
    O Temer, encontrará, muitos “cadáveres no armário”; como sempre, o PT deixa rastro, em suas “administrações”; não terá forças, para convencer o senado, que tudo mudará…
    O Supremo, não terá como, argumentar; os rigores da lei, foram seguidos, e até lá; muitos casos “novos surgirão, contra a dilma, que terá que se retirar, estes são os fatos”…

    • Joaquim disse:

      Concordo com você Walter, se na comissão onde os deputados foram escolhidos a dedo, pelos governista. Os mesmos tiveram uma derrota vergonhosa. Imagine no plenário, com votação aberta e nominal.Acabou somente isto e vai tarde.

      • Jeferson disse:

        Meu querido, a comissão foi escolhida a dedo pelo Presidente da Câmara Eduardo Cunha, colocou a dedo quem queria, além de colocar o relator e presidente da comissão favoráveis ao impeachment,então a votação foi muito boa para o governo. Não vai ter golpe!

        • Joaquim disse:

          Jeferson, com toda a certeza você esta vendo outra história. Não houve uma mudança do rito, conforme determinação do STF? Por a caso esta mudança não foi por pedido feito pelo partido comunista ( filial do PT)? Por acaso a Dilma fez de tudo para a eleição do Picciani?
          O governo Dilma esta dissolvendo como sorvete ao sol e só não vê quem não quer.

    • Edi Rocha disse:

      Entendo que deve-se agir com justiça.

      Governo ruim –> Dê o troco nas eleições.

      Punição aos corruptos –> Aí não estamos falando de Dilma, ela não tem acusações de recebimento de propina, contas na Suiça, ou coisas do tipo. Se quer mesmo combater a corrupção, então vão atrás de muitos deputados como Eduardo Cunha e senadores.
      A desculpa de querer tirar Dilma devido à corrupção não faz sentido, já que a princípio não foi ela quem roubou.

      • João Afonso disse:

        Cara Edi Rocha! Realmente não podemos afirmar que Dilma tenha roubado ou seja corrupta, mas em vista de ser a chefe de Estado e de Governo e mediante um governo mergulhado em corrupção já comprovada, não há como eximi-la da responsabilidade, pois quem aceita nomeação em estatais, em ministérios e propina em forma de financiamento “legal” de campanha é sim culpada, pois embora não tenha enriquecido ela mesma, permitiu que sua rede de apoiadores o fizessem. Ser honesta somente da porta da sua casa para dentro, mas permitir que a desonestidade ocorra dentro do seu trabalho não a inocenta, infelizmente. Muitas vezes pessoas honestas são levadas ao erro e ao crime por suas companhias. Creio que Dilma foi vítima de seus companheiros…afinal o conhecimento dos antigos sempre acerta: Diga-me com quem andas e direi quem és!

      • Joaquim disse:

        Edi, quem era presidente do conselho da Petrobras? Que era ministra das minas e energia? Quem destruí o sistema elétrico brasileiro? Quem perdeu o grau de investimento? Quem causou um buraco de 107BI ( pedaladas e mais descontrole) nas contas publicas?
        Se esta pessoa não é culpa, com toda certeza o papa deve ser.

        • Edi Rocha disse:

          Vejo que você misturou tudo.
          Entendo que para cada erro deve haver sua justa punição.
          .
          A presidente não cometeu atos de corrupção. Deputados e senadores sim.
          .
          A presidente cometeu inúmeros erros na condução do governo, isso sim merece as críticas que todos fazemos e que deveria ser refletido no voto nas próximas eleições, por exemplo, não elegendo o candidato que ela apoiasse.

          • Joaquim disse:

            Edi, você que não esta entende nada.
            Crime de responsabilidade não é igual a crime comum, estude um pouco.
            Sinceramente, com a perda da blindagem do cargo de presidente, espero que ela seja condenada e presa pelos crimes que cometeu e tenha certeza foram muitos, há começar pela irresponsabilidade na gestão da Petrobras enquanto presidente do conselho da empresa. Em outro tipo de pais esta senhora já teria sumido, que por vergonha ou por outra coisa.

  2. Por que será? disse:

    O ministro do STF Teori Zavaski tirou o Lula da alçada do judiciário de 1ª instância (juiz Sergio Moro) e isso funcionou como um alvará de soltura para ele, pois provavelmente já estaria preso. Não dá para entender o porquê disso, pois ele não tem direito ao famigerado foro privilegiado, visto que não ocupa nenhum cargo que dá direito a esse vergonhoso foro privilegiado!
    O resultado é o absurdo que todos estão engolindo, inclusive a justiça, que lhe negou a posso do cargo de ministro: está hospedado num hotel (provavelmente às custas de dinheiro do contribuinte), governando e comprando votos de deputados corruptos, para votarem contra o impeachment!

    • jairo disse:

      porque ele estaria preso? porque é investigado? de onde vc tirou isso que uma pessoa investigada deva estar presa? em qual faculdade de direito que vc estudou ? na trafico?
      uma. só pode mandar prender quem é culpado depois do julgamento, antes só se essa pessoa ameaçar testemunhas ou destruir provas de processo.
      as prisões acontecidas até agora, são ilegais lei e na juridicidade, pois se for assim a policia devera dotar tais prisões como de praxe , e vários delegados e equipes de policias que já foram condenados por tortura psicológica deveriam ser indenizadas pelo estado pois muitos foram condenados a perda do cargo por tais praticas.
      ainda você lembra do Protógenes o delegado da federal foi condenado por ter vazado noticias da santiagrara, e o processo foi todo anulado.
      agora pergunto se não crime fazer tudo isso, porque o delegado da PF foi expulso? e porque vários policias foram expulsos por tortura psicológica ?
      se agora esta acontecendo a mesma coisa?
      então !

    • GunneR disse:

      Estou tentando entender o porquê desse seu comentário neste tópico…
      .
      No mais, quanto ao seu “governando e comprando votos de deputados corruptos”, saiba que >>> Dos 38 deputados que votaram contra o Governo na comissão do impeachment, 35 são investigados pela justiça. Percebeu como vocês são golpistas???

  3. Rafael disse:

    Justamente porque o público será testemunha, o governo pode vencer. Para isso, o governo precisavam, além de conseguir votos, criar uma alternativa crível para justificar os votos nele. Para isso a tal escaramuça da comissão. E o governo conseguiu criar essa alternativa crível. Não quer dizer que vá conseguir evitar a derrota na batalha do plenário, mas criou condições que em tese podem evitar isso.

  4. Luiz Silva disse:

    Hoje surgiu a notícia de que o governo liberou 6 bilhões para emendas parlamentares em troca de votos. Agora que a notícia surgiu, não seria obrigação do MP cruzar votos x emendas? Se não ficar clara a venda de votos, pelo menos o MP cumpriu seu papel de investigar.

    • jairo disse:

      concordo com você que o MPF investigue em primeiro o trafico de drogas do heleicoca, depois investigue se existe dinheiro sendo liberado pélo os EUA igual ao golpe de 1964, depois ver se as emendas tem haver com a votação, pois são verbas já predeterminas, agora vim com essa que a presidente esta comprado voto, e a oposição esta fazendo o que pedindo simplesmente que o deputado de bom coração vote? é muita cara de pau mesmo inventarem isso, vamos ver as doações das próximas campanhas todos os que votaram na derrubada de dilma de onde viram?
      [

  5. Ernes disse:

    Não consigo entender como alguns desses deputados ainda defendem um governo falido e corrupto.
    Afinal, quem é o responsável pela alta taxa de desempregados? Pela inflação que corrói nossos parcos recursos? Será que o PT nunca se preocupou em saber a origem das propinas?

  6. Adriano disse:

    Se for para sair a Dilma e entrar o Temer com o Eduardo Cunha de “vice” seremos uma verdadeira república das bananas.

    • Flávio Regis disse:

      Eduardo Cunha não pode assumir a vice-presidência pois é réu no Supremo. Num eventual governo Temer, o cargo de vice jamais será ocupado por Cunha, essa é mais uma mentira deslavada que o PT propaga para conter o seu desespero! O governo Dilma já ruiu!!!

  7. Eduardo Oliveira disse:

    Fico bobo de ver como tem gente que sabe das coisas. Você que é da área, analisa que está tudo indefinido, mas alguns já estão certos do resultado. Sugiro que te demitam e coloquem um desses no lugar, com suas bolas de cristal.
    O que tá matando o Brasil são essas paixões cegas.

  8. João Alencar disse:

    A política tem repulsa a perdedores. Não há motivo racional nem de curto, nem de médio nem de longo prazo p/ votar contra o impeachment. Dilma não governa, e mesmo que permanecesse isso não mudará. O áudio “vazado” do Temer deixa claro que a proposta que ele apresenta é irrecusável nesse momento. Quem votar contra o impeachment vota contra o Brasil.

  9. Washington Gouvea disse:

    Fico imaginando caso não ocorra o impeachment, um país em crise com um governo ilegítimo que negociou seus cargos mais importantes nos ministérios em troca de voto, com pessoas não capacitadas para exercer esses cargos e pior com a minoria no congresso e sem o apoio do PMDB e com outro pedido de impeachment da OAB só esperando se por ventura esse não de certo, as delações das empreiteiras comprometendo a legitimidade da campanha do governo em 2014 e por fim o ministro Gilmar Mendes como presidente do TSE.
    Acho que de um jeito ou de outro esse governo não governa mais esse país.
    Também acho que os deputados deveriam pensar nisso, pois se esse governo não sair agora o país vai ficar parado até as próximas eleições em 2018 pois dificilmente vai conseguir aprovar alguma coisa no congresso.

  10. Marco Túlio Castro disse:

    Lula diz que a principal batalha pela democracia será no domingo. Nisto ele tem razão, se o governo perder a democracia sairá vitoriosa. O Brasil não pode ser governado de um quarto de hotel correndo o risco de ser governado de dentro de uma prisão.

  11. MARCO ANTÔNIO LEITE DA COSTA disse:

    MILHARDÁRIO
    COM DILMA OU SEM DILMA NADA MUDARÁ. POIS, CONTINUAREI SENDO POBRE, MARGINALIZADO E EXECRADO PELA ELITE BURGUESA DESTA NAÇÃO QUE NÃO É NAÇÃO, MAS SIM, UM KILOMBO DE MEIA DÚZIA DE MILHARDÁRIO QUE DEITAM E ROLA EM CIMA DA MASSA ATRASADA NA QUAL VOCÊ QUE ESTA LENDO ESTE PEQUENO TEXTO ESTÁ INCLUIDO!
    MARCO LEITE

  12. Jairo disse:

    Por incrível que pareça (mas não o que eu desejo)o governo Dilma/Lula (ou seria o contrário?)pode ainda se dar bem. Como diz a letra da música ” com dinheiro é fácil, quero ver sem ele” e nossos políticos gostam muito de dinheiro e não pensam na nossa saúde, educação (pelo menos os básicos à que temos direito, podem ainda aceitar às nossas custas a propina para salvar a Dilma. Quero que a votação seja aberta, pois quero anotar os nomes dos que votarem a contra o impedimento para nunca votar neles e nem em seus partdos, mas acho que o resultado será voto nulo.

  13. Pasquale disse:

    PMDB diz que já tem 334

  14. Marco Antonio disse:

    Os 206 ou 207 votos citados na matéria do Kennedy, já é o mínimo que o governo conseguiu para barrar o impedimento de Dilma. O que pode e deve acontecer é que haja aumento nos votos contra o impeachemt, que segundo alguns comentários na internet poderão chegar entre 230/240 votos, não mais que isso.

  15. Sieg Heil disse:

    Não estou convencido de que Temer tenha cometido algum engano ao endereçar o áudio. Fez o que fez planejadamente. E nada garante que cumprirá com o que disse. Tomará os rumos que os ventos de seus interesses ditarem. A não ser na parte em que fala de sacrifícios, esta sim, será seguida à risca. Às vezes, olhando a cara de Temer na tela de minha tv, um arrepio me percorre a espinha. Sempre, desde os tempos do MDB, esse Temer me transmitiu a imagem de um oficial da Gestapo. Cara dura, nariz empinado, corpo rijo, parece estar passando tropas em revista. E é outro mentiroso, nem faz questão de esconder. Um cara de pau, como se diz.

  16. Alberto disse:

    A única certeza é a derrota do (des)governo nessa comissão.O resto são os mantras de costume e a cegueira ideológica do grupo no poder e seus amealhados.

  17. Apenas um chute. serão mais de 380 votos favoráveis ao impeachment.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-10-19 03:40:34