aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-05-2016, 7h07

Placar do Senado sela destino de Dilma: impeachment é inevitável

Foi atingida maioria qualificada de dois terços para aprovar queda definitiva
24

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O placar do Senado, com 55 a 22 votos pelo afastamento de Dilma Rousseff do cargo, praticamente sela o destino da presidente. Só um milagre político ou uma reviravolta hoje improvável evitariam a aprovação em definitivo do impeachment da presidente.

Com 55 senadores a favor do afastamento de Dilma do cargo por até 180 dias, está constituída a maioria qualificada de dois terços do Senado que é necessária para aprovar o impeachment. Ou seja, queda inevitável.

O governo esperava impedir que a oposição obtivesse 54 votos (dois terços). Imaginava que haveria 76 votos em disputa, o que exigiria o apoio de pelo menos 23 senadores para que a estratégia tivesse êxito. 78 senadores participaram da sessão. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não votou, o que ajudou indiretamente o governo. Mas, com 78 votos em disputa, a oposição marcou 55, atingindo o seu objetivo político.

Esse placar dá força ao iminente presidente Michel Temer para começar sua gestão. Por tabela, enfraquece a estratégia da presidente, que teve 367 votos na Câmara contra ela e mais 55 agora no Senado. A tendência é que a atração pelo poder leve mais senadores a apoiar o impeachment em definitivo.

O voto do ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA) simboliza esse tipo de comportamento. Foi auxiliar de Dilma, mas não resistiu ao canto da sereia do novo poder.

O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-MA) votou a favor do afastamento de Dilma. Foi uma ironia da História, porque o PT esteve no centro das articulações para derrubar Collor em 1992. Collor foi um dos políticos que avisaram Dilma do risco de queda por não saber lidar com o Congresso. Ela ignorou diversos alertas nesse sentido.

A nota dura do presidente do PT, Rui Falcão, sinaliza tentativa de apostar em uma nova eleição presidencial solteira ou uma disputa geral. A nota já prega “Fora, Temer”.

Ouça o comentário feito no “Jornal da CBN” logo após o resultado do Senado:

Comentários
24
  1. Obrigado à todos que se engajaram e ajudaram por todos estes anos a derrubar este governo corrupto.
    Agradecimentos especiais para:
    Dra. Janaina Pascoal
    Dr. Hélio Bicudo
    Dr. Miguel Reale Junior
    Deputado Jovair Arantes
    Senador Antônio Anastasia
    Ao Juiz Sergio Moro
    Aos investigadores agentes da Polícia Federal
    Aos membros do Ministério Público
    A Imprensa livre
    Agradeço á todos em meu nome e pelo nosso país.
    A nossa bandeira jamais será vermelha!
    Não nos tornaremos uma “Ditadura de Esquerda” idealizada no foro de São Paulo.
    Viva a Democracia!
    Viva a Liberdade!
    Viva o Brasil!
    Bom dia à todos!
    E mais uma vez,
    Muito Obrigado!

    • Coup in Brazil 2016 disse:

      Golpe!

      • Sergio Ricardo disse:

        É GOLPE sim. GOLPE nas finanças dos salafrários. GOLPE nas contas escondidas nos paraísos fiscais. GOLPE na falta de vergonha na cara. GOLPE nas palestras fantasmas. GOLPE na reforma do sítio. GOLPE na reforma do triplex. Agora vamos esperar o GOLPE que levará o chefe para a Papuda.

      • Heverson Barros disse:

        Golpe só se for de mestre, Tchau querida!

    • JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

      Seria muito bom que sua referência de agradecimentos fosse as urnas.

      Não sei se foi pedir demais.

      Sofrendo da síndrome da urna (URNA FOBIA),respeito sua condição de paciente convalescente.

      Cada qual dá o melhor de si.

      O tempo dará o tom do julgamento.

    • Sônia Ribeiro disse:

      E como não sofremos lobotomia, sabemos que a faxina tem que continuar; até que tenhamos extirpado esta maldita corrupção do nosso país e esta ditadura do proletariado. Nossa bandeira jamais será vermelha e nunca seremos uma Venezuela. Ah…., o choro dos lobotomizados é livre e o agradecimento aos “coxinhas”, que foram às ruas e exigiram mudanças, idem. Um dia, vocês petistas, que sofreram lavagem cerebral, também nos agradecerão, por termos os livrado dessa corja!

    • pedro disse:

      “…e o sol da liberdade em raios fulgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…”

  2. Juliano disse:

    Estamos em um GOLPE disfarçado de Democracia. Pois, as mesmas manobras que refletem na esfera Federal também ocorrem na Estadual e Municipal, porém, sem nenhum questionamento dos orgãos investigatórios. LAMENTÁVEL.

    • MARCO ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO disse:

      Se é golpe, com base em processo NULO, falta-lhe, portanto, justa causa para o processo (processo nulo). Assim, basta ingressar com Habeas Corpus junto ao STF requerendo o trancamento do processo. Bem da verdade é que inexiste justa causa para trancar esse processo, pois, se por muito menos o DR. José Eduardo Cardoso entrou com Mandado de Segurança, quiçá, por ausência de justa causa.

    • Carlos Augusto de Souza disse:

      O que nos leva as certas condições são as nossas ações, o que plantamos ontem colhemos agora e oque plantamos hoje, colheremos amanhã, é inevitável. O PT deu inicio a sua derrocada quando Lula por força de sus popularidade e arrogância escolheu Dilma para ser sua sucessora mesmo contra a maioria da base do partido, deste esse ato o PT vem diminuindo dia a dia e chegou onde chegou.
      Ninguém é culpado para a desgraça do outro se não ele mesmo, as pessoas que acham que precisam de bolsa família para viver e da minha casa minha dívida para ter uma moradia nunca terão dignidade plena e nunca serão capazes de sair da miséria. Para haja programas assistencialistas alguém tem que bancar e quem banca são os contribuintes, É justa alguém ganhar ter casas sem trabalhar enquanto outros trabalham a vida toda e nunca tem nada.
      Dai de Cesar o que é Cesar e de Deus o que é de Deus.

  3. RAfael disse:

    “Vamos fazer o diabo para ganhar a eleição” – Dilma Russef

  4. Gilberto disse:

    GOLPE foi o que o PT E Dilma fez com o Brasil e todos os Brasileiros Burrice defender um partido Corrupto e uma presidente incompetente que quebrou a Petrobras e afundou o pais

  5. Sonia Ribeiro disse:

    Tchau, querida! E que a faxina continue e seja intensificada pelo nosso realmente querido, Sergio Moro. Parabéns aos “coxinhas”, que foram às ruas e exigiram mudanças. Agora estaremos de olhos bem abertos neste Michel Temer, que deverá fazer as reformas tributária, previdenciária, política e penal. Caso contrário, retornaremos às ruas! Não abandonaremos mais o Brasil, que sempre renasce das cinzas! Estaremos atentos até que sejamos um país sério; de primeiro mundo, justo para todos, progressista e ordeiro. Verás que um filho seu não foge à luta! Faltam cair Renan Calheiros, 80% deste Senado e 80% deste congresso. Que entendam, DE UMA VEZ POR TODAS, QUE NÃO ADMITIREMOS MAIS DESMANDOS, CORRUPÇÃO, MENTIRAS E NEPOTISMOS!

  6. Sousa disse:

    Se Ferdinand Lassale hoje vivesse, e no Brasil, certamente diria que o Direito é a normatização dos interesses das classes dominantes, ou seja, normatização dos fatores reais de poder que a estas classes pertencem no nosso sistema econômico. Neste contexto, a Constituição forçosamente tem de se adaptar por “interpretação conforme” ou por mudança de texto.
    Normatização aqui teria a participação dos três poderes: Legislativo, Judiciário e parte do Executivo.

  7. Pasquale disse:

    Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.

  8. Paulo Costa disse:

    Graças a boa vontade de alguns politicos e juizes o Brasil livrou-se do cancer que é o PT no Governo Federal. Agora o proximo passo é eliminar os vestigios deste cancer nas esferas Estaduais e Municipais. E que este partidinho de lixo seja fulminado de vez da politica Brasileira. Vamos ficar muito ALERTAS a todos que já passaram por este partido.

  9. Alberto disse:

    O placar foi relevante.Pode-se pensar,seriamente, num REVERTERE AD LOCUM TUUM em até 180 dias.

  10. Ray Magno disse:

    BRASILEIROS E BRASILEIRAS:
    .
    Hoje de novo respiremos o Verde-Amarelo-Azul-e-Branco.
    .
    Festejemos e festejemos o nosso Brasil brasileiro.
    .
    Oremos a Deus para que os novos governantes ouçam, verdadeiramente, os clamores do povo.
    .
    E aqueles que saem do comando maior da nação, saibam, antes de tudo, pensar no Brasil – o lar de todos os brasileiros. E aqueles de ontem, juntos ao de hoje, mediante atos claros, sinceros e honestos inspirem-nos e conduzam-nos, a nós o povo, a sempre confiar e reconstruir, nunca destruir.
    .
    E implantem novos programas sociais e econômicos, façam todas as reformas que o povo deseja, precisa e quer, sem nunca retroagir por injunções de cancerígenos interesses político-partidários.
    .
    Ou seremos sempre um país grande, mas viciado em minúsculos modelos superados, corrompidos e inexoravelmente fadados ao fracasso.
    .
    Brasil,Brasil, Brasil, sempre Brasil!
    .
    Paz a todos!

  11. Carlos Augusto de Souza disse:

    Assim como todos puderam ver e ouvir ontem e até hoje pela madrugada os discursos do senadores
    poucos tiveram a grandeza do momento da importância que a história registrará.
    Muitos senadores esqueceram exatamente 2018, onde 2/3″ dos senadores serão renovados ou mantidos em seus mandatos. A verdade é que não se julga no presente para avaliar o futuro, se julga no presente o que foi feito no passado.
    O PT o PC do B e o demais partidos que apoiavam o Governo Dilma, nunca tiveram a intensão de defender políticas sociais de ninguém, criaram políticas sociais que nunca foi o suficiente para tirar ninguém da miséria, enquanto o bolsa família paga pouco mais de 80,00 para cada participante, O governo e seus apoiadores usam os cofres do Brasil para beneficiar seus parentes, amigos e conhecidos (militantes). Para não largarem a chave do cofre são capazes de qualquer coisa, foi isso que Dilma falou em um discurso na Alvorada aos militantes do PT.

  12. Antonio José disse:

    Eu, um cidadão comum como milhões de brasileiros, estou vivendo e convivendo com mais de cinco décadas de corrupção em todas as áreas. O sistema político partidário brasileiro (com minúsculas) não está, ele é apodrecido. Agora, ainda mais. Como é possível um País que se preze possuir trinta e cinco partidos políticos com programas de governo alternativos (tudo em minúsculas)? Uma só coisa é o programa político partidário brasileiro, genuinamente. A CORRUPÇÃO.

  13. Carlos Augusto de Souza disse:

    Nem os não não sabem ganhar como os não sabem perder merecem respeito.
    toda guerra é inútil, ninguém ganha literalmente, todos perdem, uns menos outros mais.
    Alguns senadores chegaram ao extremo de seus valores éticos e morais, esquecendo que estavam sendo vigiados pelo seus eleitores através dos meios de comunicação, para esses não será necessário comissões e nem horas de debates para avaliarem se são éticos ou cometeram falta de decoro, o povo os destituirá dos seus mandatos em apenas um dias.
    A história só tem lugar para os Grandes homem e mulheres, não tem lugar para os mais ou menos ou para os inúteis.

  14. Antenor disse:

    Os desalentados perdedores que insistem na ladainha ” golpe…golpe ” precisam aceitar e entender que, pelo menos, 90% dos brasileiros desejava e deseja a saída do desgoverno petista. Também, precisam aceitar e entender, que o STF o Ministério Público Federal e o TCU, deram pleno aval à deposição da Dilma. Dizer que o impeachment é “golpe” e choramingo de quem não quer aceitar a vontade de uma maioria ABSOLUTA. Esse choramingo vai logo acabar quando essa minoria perdedora cair na real. ACABOU! TCHAU QUERIDA!

  15. Evenio Oliveira disse:

    Calculavam acima de 60 votos para esmagar o PT, foi menos. Menos também desse partido tem que ser a certeza que vai dar conta sozinho. É hora de fazer sua lição de casa ouvido outros seguimentos que tenham o DNA da esquerda. Porque a resposta a neoliberal, devido ao que foi acrescentado às pessoas até como direitos será muito forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 07:40:59