aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
24-02-2015, 9h16

PMDB apoia ajuste; Levy, Temer e Cunha saem vitoriosos

48

Postado por: Daniela Martins

O PMDB prometeu apoiar a aprovação das medidas provisórias do ajuste fiscal que estão tramitando no Congresso. Em jantar ontem à noite em Brasília, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a cúpula do PMDB acertaram um acordo pelo qual poderá haver alterações em alguns pontos, mas sem desfigurar a essência das medidas enviadas pelo Palácio do Planalto ao Congresso. Foi uma vitória política de Levy.

O jantar ocorreu no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer. Joaquim Levy foi acompanhado de um time de peso. Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, do Planejamento, Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Do lado do PMDB estavam no encontro os principais ministros e o grupo que manda no partido: Temer, os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha e os sete ministros do partido. Entre eles, Mangabeira Unger, que assumiu a Secretaria de Assuntos Estratégicos, os líderes partidários na Câmara e no Senado e o ex-presidente José Sarney.

Levy fez uma exposição detalhada da necessidade do ajuste. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, defendeu as medidas e disse que a bancada do PMDB na Casa daria apoio. Obter esse suporte de Cunha, que já havia almoçado com Mercadante ontem, era fundamental. Ajudará o governo a aprovar as medidas de ajuste e trará alívio político ao governo Dilma.

Os peemedebistas se queixaram do comportamento do governo. Disseram que a presidente Dilma Rousseff só recorre ao PMDB nas horas de crise, a fim de consertar seus erros. Foram críticas feitas pelos senadores, deputados e ministros.

Esse jantar já deveria ter acontecido no ano passado, logo após a eleição. A presidente, reeleita no final de outubro, perdeu alguns meses sem necessidade. Quando indicou a nova equipe econômica, já deveria ter estabelecido uma relação boa com o PMDB. Mas Dilma tentou enfrentar o PMDB. Acabou derrotada na Câmara.

A presidente e o PT se isolaram politicamente por incompetência. O governo só fez um gesto para o principal aliado e para o vice-presidente da República porque a vaca ameaçou ir para o brejo. É o típico exemplo de como os problemas crescem sem necessidade no governo Dilma.

Foi lembrado que Temer não é chamado para as reuniões do núcleo duro do governo e que isso é desrespeitoso com o PMDB. Houve uma espécie de desagravo a Michel Temer.

Mais uma vez, o vice-presidente costurou um apoio ao governo em momento de crise. No ano passado, quando não foi cumprida a meta de superávit primário e precisou ser alterada a Lei de Diretrizes Orçamentárias para que a presidente não cometesse crime de responsabilidade, foi Temer quem articulou a mudança.

Antes tarde do que nunca, Dilma seguiu o conselho de Lula e se reaproximou de Eduardo Cunha e de Michel Temer. Chega a ser espantosa a miopia política do governo, que só enxergou agora que, sem o PMDB, não consegue governar.

É a política como ela é. Joaquim Levy e os peemedebistas, especialmente Michel Temer e Eduardo Cunha, saíram vitoriosos, cada um ao seu modo, do jantar de ontem.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
48
  1. antonio barbosa disse:

    O marido da deputada Maria do Rosário (PT-RS), Eliezer Pacheco, usou as redes sociais para lançar seu grito de guerra: “Não foi nisso que nós votamos. Em defesa do nosso projeto e do PT, FORA, LEVY”. Pacheco, secretário na prefeitura de Canoas (RS), diz que está esperneando porque não é “cordeiro nem omisso”. Acusa o governo Dilma de ter optado por “achacar os assalariados”, como se fosse um governo de direita. E receita: enfrentar os sonegadores e o grande capital, e não trair “nosso projeto nem que a vaca tussa!”. “Nós estamos no pior dos mundos. A máquina do PT no governo executando o programa econômico dos tucanos”. Como se vê se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Esse é o PT, um ex-partido de traídos e traidores.

    • Otavio da Rosa disse:

      Bom dia … Tem gente fazendo fofocas o tempo todo de pessoas ligadas ao PT, que fulando disse e seclano disse aquilo, e o PT tem que tomar uma postura unica de todos seus lideres, não é um pensamento igual, é postura de governo…. chega desses fofoqueiros botando lenha na fogueira….

    • Renato disse:

      Criticar e minuto fácil, sempre votei nós candidatados do PT, mas fico decepcionado com as atitudes do partido de não acionar e compartilhar com o PMDB atitudes e decisões. Afinal não se governa um pais sozinho principalmente com o tamanho e as dificuldades que estamos passando. Foi muito acertado a decisão da presidenta em unir com o PMDB, pois não existe herói que vence uma batalha, mais uma equipe que vence a guerra e monta toda sua estratégica de vitoria.
      Que a Presidenta e o PT, observe com mais atenção ao seu lado e não perda o apoio que foi construído com os partidos aliados e principalmente o PMDB.

      • mauro rosemberg disse:

        Pois é vão cortar pela metade a pensão de viúvas e órfãos do INSS enquanto ex governadores como Jaques Wagner/PT – Bahia está recebendo uma oposentadoria de R$ 29 Mil Reais por 8 anos de governo…..isso sem fator previdenciário e sem redução de 50% p/ a viúva..

      • Julio Cezar Mendonça Medronho disse:

        Mussolini, para enfrentar o comunismo na Itália, filiou-se ao EIXO DO MAL- Alemanha/Japão/ Itália, e deu no que deu. Medidas as proporções, pra nós, trabalhadores brasileiros, está dando o que está dando, nos quatros cantos do País.

    • Marco Antonio disse:

      Porque os grandes nomes, que fundou o PT saiu?., será porque o que ficou é que está levando, não já levou o nome do PARTIDO DOS TRABALHADORES , para o ralo, junto com todas as falcatruas feitas, que envergonha não só os petistas dignos, como também todo o povo brasileiro honesto eMtrabalhador, que está sendo roubado por todos os lados. Reflitam e saiam da UTOPIA IDEOLÓGICA, porque o que o POVO BRASILEIRO precisa é de pessoas HONESTAS, e não o que está ahí……………….

  2. Walter disse:

    Nós, o povo brasileiro que paga a conta dos erros de incompetentes, sejam de direita, centro ou esquerda, nunca é levado em consideração, tem que suportar o ônus, como gado colocado no corredor do matadouro, acordos são feitos não para melhorar a situação da população, mas sim uma forma de manter os previlegios, dos eleitos, que se esquecem que são funcionários público com um cargo temporário. Aqueles que viveram a história recente do Brasil tem conhecimento de como tudo começou, e que pelo que se nota estão ávido para que a mesma se repita.

    “Ai de ti Brasil”

  3. Dario Lima disse:

    Dilma tem boas intenções no governo, mas é uma nulidade politica.

  4. Daniel disse:

    Que rídiculo esse historinha de levar para almoçar, jantar….
    Quanto ego e individualismo.
    Cada um olhando pro seu umbigo. Cada um preocupado com o seu mundinho, suas magoas e seus interesses proprios.
    E a Dilma? Cadê? O Levy está mais parecendo presidente do Brasil que a Dilma.

    • Laurindo disse:

      Daniel, ou você é ingênuo ou mal informado: o Levy é executivo bancário, logo, está a serviço dos banqueiros e eles é que governam o Brasil e faz tempo; Dilma, Lula, FHC são peças do faz-de-conta. Adivinhação: qual é o benefício social, comercial, industrial da elevada taxa Selic? Quem se beneficia com isso? Se você respondeu BANQUEIROS, acertou as duas questões. O engraçado é que elegeram Dilma e deu a turma do Aécio. Esse Brasil…

      • Daniel disse:

        Nenhum dos dois caro Laurindo.
        É que a Dilma é tão ruim que nem a “figura politica basica” de presidente ela consegue ser.
        O Levy vai aos congressos internacionais, reune as bases politicas para negociação, aparece na midia para dar esclarecimento….
        Ingênuos e mau informados são os que votarem nessa mulher.

  5. CLAUDIO disse:

    O texto do Kennedy mostra bem como funcionam os analistas políticos…para eles quando se referem a Dilma usam o ditado “SE CORRER O BICHO PEGA E SE FICAR O BICHO COME.”

  6. Vladimir Nunes disse:

    É sempre assim, no fim com pizzas td se resolve, e o povo que se dane! Bando de enganadores.

  7. Inacreditável perceber que o Sr. José Sarney continua a influenciar a politica nacional.
    Um homem que destruiu a história cultural, material, econômica e social do estado do Maranhão, tornando-o a unidade da federação mais miserável do Brasil, sendo recebido com honras de Rei e articulador de medidas corruptíveis que só visam o interesse da oligarquia predominante desde a época de Getúlio Vargas.
    Infelizmente, diante de tão grande nuvem de corruptos, não há esperança para o povo brasileiro!

  8. Ricardo disse:

    A manchete desta noticia deveria ser assim: PMDB apoia ajuste; Levy, Temer e Cunha saem vitoriosos e o povo brasileiro mais uma vez perde.

  9. will itaquerão disse:

    Passei minha infância nas décadas de 70 e 80 vendo meus pais trabalharem apenas para comprar alimentos e pagar nossas contas de água e luz, não podíamos ter bens de consumo pois a inflação não permitia, hoje meus filhos podem ter celulares com internet móvel, cinema 3D, possuímos carros, etc. Mas essa realidade conquistada a pouquíssimo tempo 2 décadas está changando ao fim, pois a ganancia e a corrupção extrema de nossos políticos que tanto imploraram pela libertação da ditadura, agora nos estão enviando de volta aos moldes daquela época! A pergunta que faço aos brasileiros que hoje são pais e avós é: “Deixaremos nossos filhos e netos experimentarem o gosto amargo da inflação, ficaremos inertes vendo o futuro desastroso que estão criando para eles?!” A imprensa e todas as classes sociais devem se mover, pois os únicos que estarão salvos serão ELES que já mandaram dólares através desses doleiros possuem dinheiro em Cuba, Venezuela, Bolívia, HSBC de Londres, etc. E aí vamos sentar e chorar ou vamos as ruas?!

  10. mineiro chato disse:

    Rio, 240215

    Bom dia brasileiros trabalhadores honestos…

    Os canalhas se juntam numa mesa ou coxo para saborear o capim ou ração farta e tome acordo de maus caráter… inclusive levando o defunto vivo da sarna do maranhão…

    O povinho nojento e melequento só merecem isso mesmo…

    brasil das vergonhas e nojos para todo lado…

    Amanhã… povinho vote neles e receba as contas dos safados.

    Espero que esse blog coloque meu texto… caso contrário… irei colocar noutros blogs.

  11. Chuck norris disse:

    Só não contaram pra nós, palhaços, o que foi que ele (Levy) prometeu.

  12. Carlos Eduardo Martins Ibrahin disse:

    Esta história de articulações, confirmou que estava latente no ar. Temos uma Presidente enfraquecida e isolada no seu palácio e seu partido ja não apoia mais ela. A Presidenta depende do PMDB pra tudo!

  13. ODAIR disse:

    Legal !
    Um belo jantar pago com dinheiro do povão, onde o tema da reunião foi apenas o que devemos fazer para ferrar os trouxas que vivem de seus salários honestos e aposentadorias e, sem nenhuma ajuda da PETROBRAIS, como diria alguém.

  14. Fábio disse:

    Levy, Temer e Cunha saim vitoriosos e nós, povo brasileiro, como sempre, Sifu.

  15. claudio disse:

    Vcs que votaram nela, agora estão esperneando, o Brasil tem que ser passado a limpo o qto antes, pq se ficar do jeito q está, atá o final do ano estaremos todos quebrados, com essa política do toma-la, da-ca.
    Na próxima eleição votem no Lula novamente, vcs merecem o governo q aí está.

    • Lucas disse:

      Seu Burro,se fosse o Aécio o País estaria na mesmo situação,sorte dele não ter Ganho as eleições.

      • Mas com o Aécio ou outro qualquer a credibilidade do país para investimentos vindos do exterior seria outra. Com essa corja de comunistas disfarçados, ninguém vai investir no país e muito menos na Petrobras. Mas o discurso bonito do sapo barbudo deixa a população ignorante inebriada e feliz. Toma povão sem noção, sem um mínimo de inteligência, só quer saber que esta contra a elite branca e predominante, que na verdade são os que estão lá no poder hoje.

  16. sucaneiro disse:

    É nisso que dá seguir a receita dos tucanos.
    Sem duvida nenhuma quem vai perder com a economia nas mãos do banqueiro Levy e dos traíras Pmdebístas e Petistas e os tucanos é, como sempre, os trabalhadores que acreditaram que a vaca não iria tussir.
    Pois é “a vaca está tussindo” ,e vai continuar cada vez pior para os trabalhadores com essa equipe econômica.
    Se o pais está mal de finanças que se taxem as grandes fortunas e se cobrem na marra os latifundiarios, politicos, industriais, e outros grandes inadimplentes com os impostos.

  17. Marconi disse:

    Em todo o país do mundo se governa fazendo política, seja ela de consumo interno ou de consumo de massas. No Brasil, que até 1985 era governado por uma ditadura militar, isso parece ser uma coisa de outro mundo, ainda temos a impressão que tudo gira em torno do governo central e que não existe outros poderes da república e que votar para câmera e senado é voto improdutivo e o que interessa é votar em presidente, governador e prefeito. Mas no mundo político a coisa gira conforme o parlamento quer,ou seja, nada é aprovado ou reprovado sem que deputados e senadores autorizem.

  18. MARIVALDO AURELIO COUTO disse:

    o tal almoço, foi mais uma reunião do sindicato, onde são colocadas as possibilidades de continuar os acordos para beneficiar a classe. só falta cobrar a contribuição sindical pois o corporativismo partidário (a classe dos políticos) e evidente. são eles organizados vivendo as custas do povo individualizado.

  19. José Carlos M Filho disse:

    Senhores, será que não está na hora do PMDB, descrudar do PT, pois pode ficar com uma mancha para proximas eleições.

  20. Isis Silveira disse:

    Parabéns ao PT e à Presidenta Dilma pela adesão – tardia porém, incondicional – ao neoliberalismo: só espero que tenham a mesma competência e sucesso dos tucanos para conduzir a política e a economia!

  21. Elias Florêncio disse:

    Gestão Pública é assim, com a união de todos, Banqueiros, politicos, sociedade civil. Tudo devidamente com respeito. Ministro Joaquim parabéns, um ótimo começo. Precisamos chegar ao final do ano cumprimdo nossa meta. aí sim, 2016 nossos vagões já estarão no trilho

  22. Jose Horacio Phipps disse:

    Kennedy, voce sabe muito bem que a Dilma é cabeça dura..
    Ela quis iniciar um novo governo tentando nao compactuar com a politica do “toma lá da cá” que SEMPRE reinou em nosso país (e praticamente no mundo todo)…

    Só que ela agora viu que nao dá… O governo e nem a sociedade nao estão ainda suficientemente prontos, preparados, evoluidos, para que melhoremos nossa politica, para diminuirmos nosso jogo comercial, nossa politica de interesses e favores…

    A sociedade ainda nao é assim.. E vai demorar pra mudar.. Enquanto isso, o congresso e nossa dinamica politica vai continuar sendo assim tbm.. Infelizmente..

    Mas menos mal que estamos em um governo que pende mais para o povo e para a independencia.. Caso fosse o oposto, seria o pior dos mundos…

    Assim, evoluimos devagar para uma economia independente, liberal (eu espero) e de certa maneira, desenvolvida, ao menos no caminho do desenvolvimento real, nacional, e nao vendido…

    E’ o melhor ‘menos mal’ que podemos ter…
    Tomara que isto continue por muito tempo, para nosso proprio bem..

    Caso contrario.. Descambaremos para uma guerra civil em pouco tempo.. .E ai’: salve-se quem puder…

    • Jose, você vê ganhos com essa corja? Deixa de ser romântico, acredita em Cuba, Venezuela e sei lá outros países com viés socialista? Amigo, para vencer na vida, tem que trabalhar, é o que esse governo não gosta de fazer, trabalhar. Me diz, se você presidente de uma empresa, do conselho de administração, não vê desmandos, ai isso ai ainda é menos mal? Por favor, reveja seus conceitos amigo.

  23. Não se esqueçam que na semana passada ela se reuniu com o ex-presidente Lula para saber o que deveria ser feito. O PT não pode dizer que está sendo traído e se eximir de culpa. A cúpula petista já se reuniu por varias vezes após a reeleição para combinar estratégias de governo e os caminhos que deveriam tomar. Todos sabem. traíram os seus eleitores. contaram mentiras durante toda a campanha eleitoral. Marina Silva vai governar com os banqueiros. Não vou retirar direitos trabalhistas nem que a vaca tussa. Não vai faltar energia no Brasil. ATENÇÃO CUT, ATENÇÃO CGT, ATENÇÃO TODOS OS SINDICATOS DO PAÍS, “DIREITOS TRABALHISTAS INDO PELO RALO”. O PT mostra a sua verdadeira face, mostra que é um partido como qualquer outro, só quer enriquecer e ter poder. Pra eles(políticos) tudo. Aumento de salário de $26.700,00 reais para $33.800,00 já para o povo migalhas. Essa gente já não faz parte das categorias “pobre” e “trabalhador” já faz tempo, só defendem os ricos pois se tornaram ricos com acumulo e aposentadorias por cargo, e não por idade é tempo de contribuição como é para o povo. Acumulam uma aposentadoria como vereador, uma como deputado estadual, uma como deputado federal, uma como senador, uma como ministro, e assim vai, e vão viver muito bem “obrigado povo burro” as nossas custas. Salários altos, aposentadorias cumulativas e integrais se falar nos “por fora” os “das cuecas”. E o melhor ,para bancar tanta mordomia e não faltar dinheiro para eles, retira-se direitos trabalhistas nossos. SÓ NÓS FAZEMOS SACRIFICIOS NAS HORAS DE DIFICULDADE DO PAÍS?

  24. O povo também foi convidado para o almoço e para o jantar. Que com certeza tinha vinho de primeira é filé mignon , tudo de primeira. Só que o povo foi lá só para pagar a conta é foi mantido no seu lugar, que é embaixo da mesa. Esperando caírem as migalhas.

  25. José Carlos Cruz disse:

    Será que ninguém está vendo o horror que será diminuir a pensão por morte pela metade?
    Há casos pontuais que precisam ser resolvidos. Tudo bem! Mas diminuir a pensão dos cônjuges pela metade, numa canetada só! Que horror! que horror! que horror! Deus nos ajude!

  26. Senhor Ministro Levi. Não se esqueça de pedir a devolução dos carros oficiais, os cartões corporativos, o auxilio paletó, auxilio moradia, verba de gabinete,corrigir os salários dos parlamentares pelo valor que será corrigida a tabela de cobrança do imposto de renda, de 4,5% etc, etc, etc, estamos em recessão econômica, é época de sacrifício de “TODOS OS BRASILEIROS”.TODOS!!!!

  27. Luis Carlos Gonçalves disse:

    O PMDB confirma que é um partido (?) de oportunistas. Fizeram todo o barulho dizendo que não aprovariam as medidas anti-sociais do governo Dilma só para conseguir algumas benesses. Agora, já está apoiando e vai continuar apoiando tudo o que vier, inclusive empréstimos (doações) para as republicas bolivarianas. É lamentável que o interesse coletivo seja colocado de lado! Fora PT! E leva junto o PMDB!

  28. Sem o PMDB fica difícil. Mas a única saída para o Brasil é se unir.

  29. Helio Guimaraes disse:

    Os economistas de hoje continuam arcaico não evoluem, aumentar imposto, não aumenta a arrecadação, trava o país, o consumo reduz, diminuindo o consumo a arrecadação despenca.
    Aumentar combustível, reduz consumo, o transporte fica caro, os preços aumentam, a renda fica curta. É, meu país precisa formar gente que pense que hoje não se pode fazer o que se fazia ou seja arrochar o povo, o caminho é outro.

  30. Luiz disse:

    Levy, Temer, Cunha, Renan, Sarney, Mangabeira…Deus nos ajude… olhem bem quem esta “tramando” nosso futuro!

  31. Daniel disse:

    Estamos todos perdidos com esse bando de ladrões no poder que só pensam em manter suas mordomias e arrebentar com o povão. Presidente da Camara e do Senado totalmente vendidos. Eduardo cunha mostra sua verdadeira cara, só fez pressão para conseguir as benécias oferecidas pelo Executivo. Mostrou-se um verdadeiro taidor.

  32. João Carlos disse:

    Brasil, que País é esse?
    Passou-se o carnaval mas, a folia na política continua… Políticos que se acham deuses, deveriam saber que o congresso deveria trabalhar para o País e não para servir as suas vontades pessoais e de seus partidos. Mais dinheiro para injetar na massa falida que é este sistema chamado de “Democracia”. Um País que infelizmente sempre será visto como grande produtor apenas de matéria-prima e mão de obra barata. Precisamos de políticos que sejam patriotas, que tenham caráter e compromisso com a nação… estamos cansados dos corruptos que a cada dia nos enforcam mais com estas cargas tributárias e medidas para levar o pouco que já não sobra mais.

  33. Jose Maria disse:

    Por ingerência petista quem perde, de fato, é o povo brasileiro. Sobrou pra nós, os Zé Mané.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-23 21:16:59