aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-02-2014, 18h34

PMDB devolve a Dilma a crise que ela criou

Partido se sentiu desrespeitado por ofertas que beneficiam Cid Gomes
13

O PMDB pretende manter a aliança de apoio à reeleição presidente Dilma Rousseff, mas se sente desrespeitado pela forma como ela conduz a reforma ministerial. Por isso, a resposta da Câmara hoje, ao dizer que entrega seus dois ministérios, foi combinada pela cúpula do partido.

Há dois episódios que o PMDB atribui à inabilidade presidencial. Dilma alimentou, desde outubro, a ideia de que o senador Vital do Rego (PB) seria ministro da Integração Nacional. Em janeiro, afirmou que tinha outro plano: manter a pasta sob a esfera de influência do governador Cid Gomes, que trocou o PSB pelo Pros a fim de apoiar a reeleição da petista.

O PMDB custou, mas engoliu. O presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), ficou contrariado. Na segunda-feira, a coisa piorou: peemedebistas ouviram da própria Dilma que ela gostaria de dar a Integração Nacional ao senador Eunício Oliveira, pré-candidato a governador pelo PMDB do Ceará. Foi a gota d’água.

A pasta que não poderia ser do PMDB voltou a ser oferecida ao partido para tirar do páreo um adversário do grupo de Cid Gomes na disputa pelo governo do Ceará. No desenho, havia ainda uma possibilidade de a Câmara perder uma pasta para acomodar Vital do Rego. Resumo: dinamitava um palanque regional da legenda e ainda gerava uma guerra entre as bancadas da Câmara e do Senado.

O PMDB resolveu reagir. Agora, Dilma tem um problema nas mãos. Caberá a ela e ao ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, desfazer a crise que fizeram. Os erros foram da presidente, que tem dificuldade de acomodar tantos aliados no mesmo barco. Um cacique peemedebista diz que Mercadante, na sua estreia na Casa Civil, não poderia ter deixado Dilma conduzir a negociação de modo tão desastrado.

*

Segundo time

A dificuldade de conseguir passar de 5 para 6 ministérios também gerou tensão entre o PMDB e o PT. Reservadamente, peemedebistas dizem que Dilma resolveu rapidamente o que fazer com os seus principais espaços no governo. Não abriu para aliados as áreas estratégicas da Casa Civil, Saúde e Educação. Fez trocas rápidas enquanto ganhava tempo para negociar com o PMDB e outros aliados.

Comentários
13
  1. Tursi disse:

    Incrível, o que a imprensa quer afinal de contas? Se Dilma enfrenta o PMDB é criticada, se Dilma cede ao PMDB é porque é refém da governabilidade. Sinceramente…

    • Everson disse:

      É assim mesmo Tursi, quando o LULLA se elegeu pela primeira vez, se tivesse coragem, ética e honestidade denunciaria e lutaria para acabar com todo esse esquema de politicagem existente para o povo brasileiro. Se o fizesse teria o apoio da população brasileira. Mas não foi o que fez e sim aproveitou-se do mesmo para seu benefício próprio e do partido. braZil, UM PAÍS DE TOLOS!!!

      • Tursi disse:

        Lulla? Você deve ser leitor da malfadada Veja. As regras do jogo estavam postas, se ele enfrentasse toda a estrutura montada não chegaria ao fim do mandato. Quanto ao apoio do povo, é bom não se esquecer que ele não é total, pois os pilantras do Congresso foram ELEITOS pelo povo.

        • Cláudio Cruz disse:

          Concordo que existia (e ainda existe) uma estrutura política(?) a ser combatida. Mas o Lula chegou ao poder com amplo respaldo do povo, prometendo mudanças, sob a égide da honestidade. Lamentavelmente, tornou-se mais do mesmo.

    • Paulo Renato disse:

      A Dilma nao tem moral em enfrentar o PMDB, alias ela nao tem moral e nem idoniedade de enfrentar qualquer partido, ter rabo preso e ruim meu amigo. Um partido podre igual ao PT, jamais deveria ter chegado ao poder. Infelizmente nesses ultimos tempos, todos os indicadores economicos sao um fiasco, o Brasil esta travado, claro que para quem recebe auxilio do governo , tanto faz se os numeros sao favoraveis ou nao ao crescimento do Pais. Esse governo esta a 11 anos no poder e ate hoje eles falam que a culpa é das zelites, do FHC, da Globo, da Veja. Todo mundo é culpado do fiasco e do fracassso desse partido, investimento nao ha em nenhum setor, agora o governo esta pegando nosso dinheiro e enchendo o bolso das geradoras de energia eletrica para nao aumentar o preço da luz, quero ver apos as eleiões onde tudo vai parar. Olha so a Argentina como esta. O Lulladrao foi de uma infelicidade quando disse que a economia do Brasil nao se abalaria com qualquer marolinha. UM GRANDE MENTIROSO>>>>

  2. Carlos André disse:

    Os bastidores da política são uma só podridão. Esquerda, direita, centro, isso no Brasil não faz sentido, pois quem manda é o dinheiro….

  3. J Mendonça disse:

    O PMDB de Ulisses ha muito foi desfigurado, hoje é uma P* de luxo, que não faz a menor questão de lançar candidato a presidente, prefere manter sempre um vice infiltrado. No congresso e no senado a coisa muda, ali ele apresenta a conta, engessa qualquer presidente que seja eleito e não se desgasta, deixa isto para aqueles que pensam estar no poder.

  4. paulo dias da silva disse:

    A “Feirinha” do planalto funciona a todo o vapor, vá lá Dilma, cria mais uns seis Ministérios, dinheiro não é problema, e esse problema de “criar” Ministérios não é dela ou do PT, os Tucanos também FAZIAM isso, não é assim que dizem, “eles” faziam Também”, MAS, nós eleitores não os elegemos para fazer o MESMO, como disseram nesses comentários, LuLLa, não quis mudar NADA, continuou e aumentou essa BANDALHEIRA, PAÍS DAS BANANAS, até quando?

  5. Eduardo dos Santos disse:

    Problema Maior Do Brasil… como ficaria essa frase abreviada??? a resposta é o motivo da corrupção no Brasil, o principal ralo, sempre foi situação e por isso estamos nessa situação.

  6. Paulo Renato disse:

    Num Pais serio essa corja toda do pT ja estariam presos e alguns fuzilados. O que nao consegue-se entender que quando é para fazerem os aconchavos as ideias e programas de governo sao iguais, depois de algum tempo eles rompem por divergencia nos programas e ideias. Quer Dizer quando a grana esta corfrendo parelha para os dois lados, esta tudo bem, mas quando alguem sente-se passado para tras reclama, Esse é o Brasil, essa é a nossa politica e esses sao os nossos politicos. Tem gente que acredita em Dilma, Lulla e que o mensalao nao existiu. Aquele monte de pessoas acampada em Brasilia para ser solidarios com os cumpanheiros da Papuda, devem viser de bolsa auxilio do governo, pois acredito que nao trabalham, passam dia e noite por la. Pobre Brasil

  7. andre luiz disse:

    ESTA CLARO QUE NENHUM PARTIDO ESTA AFIM DE APOIAR A DILMA APENAS PORQUE ELA POSSA SER UMA BOA GOVERNANTE. ISTO É CLARO OS PARTIDOS SO APOIAM O PT SE TIVER MUITAS VANTAGEM E O PT SABE QUE NÃO GANHA ELEIÇÃO SE NÃO DER PRESENTES GRANDES AOS PARTIDOS ALIADOS PORQUE SABE QUE O PT SOZINHO NÃO TEM FORÇA E NEM GANHA NEM ELEIÇÃO PARA SINDICO DE PREDIOS. O pt JÁ NÃO TEM MAIS APOIO DOS TRABALHADORES PORQUE PERDEU ESTA REFERENCIA O LULA CONSEGUIU ENGANAR A CLASSE TRABALHADORA O PT SO TEM VOTO MESMO NO CHAMADO BOLSA ESMOLA E LOGICO PARA GANHAR ELEIÇÃO TEM QUE DIVIDIR O BOLO COM SEUS ALIADOS QUE SO QUEREM MESMO LEVAR VANTAGEM. PRINCIPALMENTE O PMDB QUE HOJE É UM PARTIDO DE ALUGUL.

  8. Aluizio Vasconcelos disse:

    OLELÊ OLALÁ EDUARDO CAMPOS VEM AÍ E O BICHO VAI PEGAR.

  9. Alexssandro Loyola disse:

    Um governo com tantos ministérios, poderia ser diferente? Dilma comprova que o seu partido não faz a menor idéia do caminho que o Brasil deveria seguir para aprimorar suas instituições. Infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-22 08:43:20